Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística

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Cabral, Vinícius Neves de

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Resumo

Resumo: Com base no Materialismo Histórico-Dialético-Cultural, esta pesquisa se propõe, por meio de um balanço (2-216) das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Letras/Linguística e Educação do Brasil, a catalogar e analisar as produções que tivessem como foco o ensino de inglês para alunos com deficiência A análise das pesquisas se justifica na compreensão da produção cultural intelectual como exercício ambíguo da expressão da cultura e da possibilidade de crítica e descolamento da cotidianidade e do senso comum Busca-se encontrar nos trabalhos, possíveis contradições entre o papel da pesquisa como fonte de crítica e transposição ou conservação da ordem social vigente A pesquisa se caracteriza como estudo bibliográfico e teve como fonte de dados as páginas dos programas de pós-graduação das áreas supracitadas Os programas foram acessados por meio da Plataforma Sucupira, a base de dados da pós-graduação brasileira, supervisionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Foram consultados 178 programas e catalogadas 46 256 dissertações e teses Destas, 2 dissertações e três teses tinham o foco procurado Acessou-se e analisou-se 2 trabalhos Os resultados indicam a concentração da pós-graduação nessas áreas concentrada no Sudeste e Sul do país, evidenciando a necessidade do atendimento público à pós-graduação nas outras regiões A análise dos trabalhos aponta: 1) para o preocupante esvaziamento teórico da pesquisa em Ciências Humanas, dando voz ao senso comum dentro da produção intelectual; 2) e consequente contradição entre a concepção da deficiência como social e as propostas de ensino de inglês para alunos com deficiência; 3) o foco das pesquisas na visão do professor como incapaz de ensinar; 4) a percepção do espaço segregado de ensino como melhor possibilidade e 5) a necessidade de pesquisas que tenham como objetivo principal propostas e testes de atividades para ensino de inglês para alunos com deficiência

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Palavras-chave

Educação especial, Língua inglesa, Estudantes deficientes, Linguística aplicada, Special education, Study and teaching, Students with disabilities, Applied Linguistics, English language

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