Gênero e formação docente : aproximações possíveis, complexas e necessárias nos cursos de pedagogia da UEL e da UNIR

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Silva, Adrielen Amancio da

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Resumo

Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Senso da Universidade Estadual de Londrina pela Linha de Pesquisa “Docência: Saberes e Práticas” do Núcleo 1: “Formação de Professores” Tivemos como geral compreender como as relações entre Gênero e Formação Docente são articuladas, por meio de um componente curricular, e são percebidas e questionadas por estudantes e docentes dos cursos de Pedagogia da UEL e da UNIR A investigação se desenvolveu em duas universidades públicas: uma da Região Norte, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, e outra da Região Sul, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Os procedimentos metodológicos foram o questionário aplicado aos discentes, a entrevista semiestruturada desenvolvida com as docentes que ministraram os componentes curriculares “Educação e Diversidade” na UEL e “Educação, Gênero e Sexualidade” na UNIR e o estudo documental nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia dessas duas instituições, focalizando as ementas desses dois componentes Já o método de análise se pautou em uma perspectiva qualitativa sendo desenvolvido por meio da Análise de Conteúdo segundo Bardin (26) Os dados produzidos estão apresentados em três momentos: no primeiro trazemos uma breve discussão sobre os componentes, assim como as falas das docentes No segundo momento apresentamos uma caracterização dos participantes, sendo desenvolvidos os contextos de quem fala No terceiro, sendo denominado “para dizer o que?”, realizamos a categorização temática a partir das respostas dos questionários e entrevistas As categorias centrais que emergiram dos dados foram: Experiências Formativas; Concepções de Gênero; Transformações Conceituais; Gênero e Formação; Mulheres e Docência e Transformação Social Cada uma delas, com exceção da última, são ramificadas em subcategorias De maneira geral, constatamos que esses componentes sobre gênero têm um importante papel na formação, pois as e os estudantes chegam à universidade com conhecimentos precários sobre as relações de gênero Também conseguimos constatar que essas instituições fazem parte de duas realidades sociais, culturais, econômicas e políticas completamente diferentes, assim como a própria descrição e fundamentação de cada componente, sendo o da UNIR mais específico nas discussões de gênero e o da UEL mais abrangente Também foi importante perceber que todo o processo formativo não se restringe ao ambiente da sala de aula, ele é movimento, é processual e se complementa com outras experiências

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Palavras-chave

Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Professores, Formação, Gênero, Education - Brazil, Teacher training, Gender, Curriculum

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