Relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional e a eficiência na alocação de recursos : uma análise longitudinal das escolas municipais de Londrina - PR

Data

Autores

Ferreira, Thiago Spiri

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: A presente pesquisa busca analisar a evolução da relação entre os custos e o desempenho das unidades escolares municipais de Ensino Fundamental (anos iniciais) de Londrina/PR nos anos de 211, 213, 215 e 217 A escolha dos anos está direcionada a divulgação da variável desempenho que é a nota do IDEB, publicação bienal dos resultados por escolas No que tange ao referencial teórico, o projeto está estruturado em dois pilares: a temática de custos no setor público e a de educação básica e desempenho escolar A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva, desenvolvida por meio de levantamento Em relação a universo e amostra, foi levantado as análises junto a tentativa de censo das escolas urbanas do ensino fundamental municipal de Londrina/PR, conforme dados do QEdu (214) Dentre os resultados encontrados a evolução das notas do IDEB estão acima das metas propostas pelo MEC/INEP, o nível socioeconomico tem associação forte junto ao desempeno dos alunos, os custos pedagógicos correspondem com a maior parte dos custos médio por aluno, dentre as analises estatisticas de correlação e regressão as variaveis estudadas foram identificadas apenas correlação e regressão significativa com o INSE, e nas evoluções dos custos comparando com o salário mínimo representa cerca de 6% do custo aluno de um salário minimo As praticas das escolas de maior desempenho do IDEB foi apresentado como sugestão para padronizar as ações das escolas menos eficientes, utilizando o SIADV propondo benchmaking para as escolas aumentarem seus desempenho academico para os alunos dos anos iniciais das escolas municipais urbanas de Londrina-PR

Descrição

Palavras-chave

Escolas, Desempenho, Educação, Custos, Administração escolar, School management, School, Performance

Citação