A moda como linguagem de comunicação: análise semiológica da identidade visual em Rita Lee

Data

2025-07-24

Autores

Assis, Heloisa Fonseca de Freitas

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Resumo

A cantora Rita Lee se manifesta por meio da moda e a utiliza como linguagem para expressão pessoal e propagação de ideais e temáticas específicas, particularizadas nos signos reunidos em sua indumentária e nos elementos conexos. Essa forma de atuar contém mutações no transcurso de sua trajetória artístico-cultural, propiciando a materialização que conecta discurso linguístico-visual a empoderamento e militância. Este trabalho buscará analisar a forma como a cantora utilizou a moda como linguagem comunicacional visual, para extrapolar a sonoridade, a poesia e a natureza dos signos presentes em suas composições. O objetivo da pesquisa é explicar a produção de sentidos nos conteúdos socioculturais e históricos emanados dos signos não verbais ligados aos figurinos associados às mensagens musicais. A pesquisa é qualitativa de enfoque descritivo e explicativo, com delineamento também bibliográfico. O aporte metodológico é proveniente da semiologia de Roland Barthes para aferir os padrões de comunicação legados por essa importante personalidade da cultura musical brasileira. O procedimento é de estudo de caso, e os dados são obtidos nos relatos das memórias e histórias de Rita Lee, em figurinos no ensaio FavoRita, publicado em forma de livro, em 2018. O recorte temático é o papel da Moda enquanto linguagem de comunicação. Os resultados permitem afirmar que os contextos de cultura, contracultura e de inquietações sociais, alinhados com os elementos afirmativos apresentados pela artista, aparecem eficazmente ligados à representatividade, às críticas sociais e às subjetividades com que a intérprete revestiu suas letras e declarações.

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Palavras-chave

Produção de sentidos, Linguagem visual, Signos não verbais, Semiótica, Linguagem, Moda, Comunicação, Contracultura, Semiologia

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