Casas e corpos em chamas : a repetição em Diários 1970-1986, Nostalgia e O sacrifício, de Andrei Tarkovski

Data

2024-05-23

Autores

Rios, Anderson Negretti

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Resumo

Nossa pesquisa parte das repetições no livro Diários 1970 – 1986 (2012) do cineasta russo Andrei Tarkovski, bem como de seus últimos dois filmes planejados e filmados no exílio: Nostalgia (1983) e O Sacrifício (1986). Neste percurso, analisamos repetições, como as casas que retornam em seus filmes e em seus diários, além da recorrência do fogo e seus simbolismos. Diante do exílio, dos boicotes sofridos pela censura e dos sacrifícios que ele fez para continuar produzindo sua arte, esses elementos formaram alegorias na narrativa de ficção. Observamos as repetições da casa, como aquela onde passou a infância em Miasnoye; a casa que tentou construir por anos e que, ao fim da vida, nunca pôde habitar em Yureviet; e as casas que simbolizam toda a sua obra, mencionadas em seus diários. Além disso, examinamos como as anotações que se repetem assemelham-se às cenas de casas e ao corpo em chamas. Na busca por essas repetições, unimos as recorrências fílmicas com trechos do livro Diários 1970 – 1986 (2012), que nos proporcionou pensamentos, insights, vontades e medos do diretor, em paralelo às repetições presentes na obra fílmica e nos sacrifícios do autor, que em partes são representados por seus personagens e nas cenas analisadas. Para esta pesquisa, apoiamo-nos em teóricos como Deleuze, com o livro Diferença e Repetição (2018), e Bachelard, com os livros Psicanálise do fogo (1994), A Poética do Espaço (1978) e A Chama da Vela (1989).

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Palavras-chave

Repetição, Sacrifício, Tarkovski, Diários, Letras, Diários (Literatura), Literatura, Repetição em literatura, Filmes

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