Estilhaços cotidianos : a ficção de Fernando Bonassi
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Rocha, Natasha Fernanda Ferreira
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Resumo
Resumo: Esta investigação tem como objetivo analisar uma parte da ficção de Fernando Bonassi Inserido no campo da literatura contemporânea, o autor paulistano atende a uma série de características, elencadas pela crítica especializada, que correspondem à arquitetura das manifestações artísticas atuais Uma literatura rápida, por vezes fragmentada, que busca apresentar a relação de um sujeito subjugado a seu tempo e seu espaço Espaço esse predominantemente urbano e sufocante, imerso em uma rapidez lancinante Assim, tem-se como corpus para as análises literárias duas obras representativas de seu projeto narrativo, os romances: Súburbio, publicado originalmente em 1994, e O menino que se trancou na geladeira, lançado no ano de 24 Como objetivo, busca-se analisar ambas as obras por três segmentos principais – espaço, opressão/silenciamento e violência – e pensar nas razões para que a representação do espaço e o trabalho estético com a linguagem, forma e conteúdo tenham sido figurados de uma forma tão distinta nesse espaço de um decênio entre as duas publicações Metodologicamente, a pesquisa se deu a nível bibliográfico, amparados principalmente nos estudos de Karl Erik Schøllhammer (211, 213) e Beatriz Resende (28) quanto às considerações acerca da literatura brasileira contemporânea; Giorgio Agamben (29) e Anne Cauquelin (25) sobre contemporaneidade e arte; Zygmunt Bauman (21, 28) no trato com os problemas sociais da atualidade Para a reflexão acerca da violência, um dos eixos principais deste trabalho, recorreu-se aos textos de Yves Michaud (1989) e Slavoj Žižek (214) Os resultados comprovam que Bonassi tenta, em sua literatura, refletir amplamente sobre o espaço da cidade e das relações sociais que nele se constroem e por ele são construídas Faz da figuração da violência e da infelicidade humana peças constituintes de seu projeto literário A exposição do embrutecimento dos homens e mulheres, focalizada a partir da comparação de duas obras tão distintas, mas com pontos de contato, é o instrumento utilizado pelo autor para a análise crítica do corpo social
Descrição
Palavras-chave
Ficção brasileira, Violência na literatura, Brazilian fiction, History and criticism, Violence in literature