O filho da mãe, de Bernardo Carvalho, e a figuração do amor na escrita patrocinada da Coleção amores expressos

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Santos, Vinícius Ferreira dos

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Resumo: Este estudo analisa a figuração do amor na coleção temática Amores Expressos da Companhia das Letras, que teve seu início no ano de 27, focando-se, em especial, na obra O filho da mãe, de Bernardo Carvalho (29) A presente pesquisa tem como finalidade compreender: a) como se dá a configuração de um campo simbólico, por meio de uma editora, ao inserir um autor consagrado em uma coleção sob eixo temático; e b) como o tema do amor está figurado, de modo geral, na coleção e, principalmente, em O filho da mãe As editoras, como mercadores de cultura, têm papel relevante não somente como distribuidores de bens simbólicos, mas também na relação que se estabelece no campo literário, sobretudo por seu papel de índice de eficácia para consagração e por sua participação nos processos de criação literária, tendo em vista um projeto como o Amores Expressos Este, por sua vez, teve como ponto de partida a viagem de 17 escritores ao redor do mundo para compor uma história de amor que deveria ser ambientada no país que ficou a cargo de cada autor Tal empreitada da editora suscitou, para nosso estudo, inevitáveis discussões sobre processos de legitimação, uma vez que coloca em xeque questões sobre autenticidade autoral, devido à presença da editora no processo criador, e sobre a publicação dessas obras nas demandas estimuladas pelas relações simbólicas Além disso, um dos pontos principais a ser investigado é o do interesse de um projeto de encomenda enredar histórias sobre o amor, sendo este um sentimento intangível em tempos esmaecidos de afeto e embrutecido graças a um contexto exacerbado de consumo Assim, o critério utilizado para definir a referida obra como corpus fez-se pela forma com que nela se figura a temática do amor, diluindo-se o tema na reflexão sobre identidade e memória em diálogo com a tradição literária Na obra de 29, é possível perceber, como resposta a uma proposta formal do projeto, como o romance estabelece uma relação com a linguagem cinematográfica, que abordaremos na conclusão do nosso trabalho, para evidenciar a união favorável entre forma e conteúdo Dessa forma, em O filho da mãe, Bernardo Carvalho consegue, ao responder à proposta do projeto da Companhia das Letras, manter a proeza e a consistência ficcional que o tem classificado como um dos grandes escritores da atualidade, o que se confirma pela linguagem que se constrói como ruína

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Palavras-chave

Ficção brasileira, Amor na literatura, Coleção Amores Expressos, Indústria cultural, Brazilian fiction, History and criticism

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