Gênero ensaio : um estudo teórico e metodológico na formação docente inicial

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Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira

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Resumo: Esta tese de doutoramento, situada na área das Ciências Humanas, à luz da Linguística Aplicada, objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa na formação docente inicial, ao privilegiar o estudo de enunciados concretos do gênero discursivo ensaio, na esfera literária, refletindo se as ações contempladas contribuem para uma aprendizagem significativa A pesquisa, proposta para uma turma de primeiro ano do curso de Letras, durante as aulas na disciplina de Práticas de Leitura e Produção de Textos, investiga conhecimentos prévios que os educandos trazem para o ensino superior ao longo dos estudos na educação básica, para, a partir desses conhecimentos, propor a teorização da prática social de modo a conduzir o estudante a uma postura reflexiva e crítica do conteúdo Para tanto, acredita que o trabalho com os gêneros discursivos, compreendidos como eixo de progressão e articulação, e com os enunciados concretos ou textos-enunciados que os representam, possibilita uma proposta de ensino do português a partir do uso social da língua e, portanto, pode representar um caminho para um ensino-aprendizagem significativo e crítico Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de caráter etnográfico, movida pela pesquisa-ação estratégica, a qual permite investigar a própria prática docente, procurando exotopicamente refletir sobre o estudo teórico e a aplicação prática A pesquisa ancora-se nos pressupostos filosófico-linguísticos do Círculo de Bakhtin; nos estudos de ordem psicológica desenvolvidos por Vigotski, relativos à aprendizagem; e didático-metodologicamente nas contribuições de Saviani e Gasparin, através da pedagogia e da didática histórico-crítica O estudo compreende dois caminhos: i) a configuração do gênero discursivo ensaio na esfera literária e a proposta de didatização de textos-enunciados do gênero; e ii) a análise da didatização e sua apropriação pelos acadêmicos A escolha do gênero ensaio é justificada por corresponder a uma modalidade do discurso com pouca bagagem teórica quanto aos seus aspectos constituintes e, frequentemente, desconhecido pelos estudantes No que concerne à opção pelo encaminhamento didático proposto por Gasparin, a preferência sustenta-se por tratar de uma pedagogia, cujo referencial epistemológico compreende o processo dialético do conhecimento e o sujeito como ser socio-histórico A geração de dados, através de questionários, diários de aula da professora-pesquisadora, gravações em áudio, atividades e autoavaliação dos discentes, conduz a investigação dos conceitos apropriados pelos alunos ao longo do processo de didatização, possibilitando, através da adaptação das categorias de análise do pensamento crítico, a reflexão quanto à aprendizagem crítica e significativa A proposta de ensino-aprendizagem, via enunciados concretos do gênero ensaio, representa uma possibilidade de transcender o ensino fragmentado da língua e demonstrar, em contexto de formação docente inicial, propostas contextualizadas de estudo da língua materna, permitindo a apropriação crítica do conteúdo, assim como um espaço de reflexão da prática docente

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Palavras-chave

Ensaio, Professores, Formação, Análise linguística (Linguística), Gêneros discursivos, Linguistic Analysis (Linguistics)

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