A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR

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Pereira, Renata Storti

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Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mensurar a relação das variáveis de custos, socioeconômicas e de estrutura escolar e pedagógica no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR Para tanto, o referencial teórico abarca a avaliação de políticas públicas, incluindo os tipos de avaliação, bem como a avaliação de políticas públicas educacionais brasileiras Posteriormente apresenta-se a estrutura da educação no Brasil, e em seguida, discute-se a importância de se utilizar as informações de custos na administração pública O referencial empírico apresenta pesquisas que utilizaram as informações de custos, estrutura escolar e pedagógica e informações socioeconômicas para analisar o desempenho educacional dos alunos; apresenta-se também as hipóteses encontradas nesses estudos, a fim de nortear a presente pesquisa Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quantitativa, descritiva, realizada através de censo das escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR A coleta de dados foi feita tanto no município, em relação aos dados de custos, quanto através de dados secundários disponibilizadas pelo Inep e QEdu, referentes aos dados socioeconômicos e de estrutura escolar e pedagógica As análises foram realizadas através de estatística exploratória/descritiva, georreferenciamento, correlação, regressão, e análise de eficiência Ao se calcular os custos mensais das 53 escolas estudadas, verificou-se grande variação nos resultados, pois os custos vão de R$151,9 a R$355,92 (por aluno) Também foram encontradas divergências na distribuição de recursos materiais e pessoais entre as escolas, que são referentes às variáveis de estrutura escolar e pedagógica Observou-se que a experiência média dos professores e o nível socioeconômico das escolas, possuem relação pequena e moderada com a média de desempenho educacional dos alunos Na regressão, obteve-se apenas um modelo, em que o nível socioeconômico explica a variação da média Saeb em 3,7% Por fim, ao analisar a eficiência das escolas, verificou-se que apenas uma é 1% eficiente, enquanto 1 possuem eficiência abaixo de 8% Ademais, o estudo é relevante para a área de Administração, pois a presente pesquisa apresenta um novo modelo de método de análise das características educacionais no âmbito municipal

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Palavras-chave

Educação e Estado, Administração pública, Educação, Custo direto, Educação, Education and State, Public administration, Direct costing, Social costs, Educational indicators, Costs, Education

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