Irracionais e frações contínuas no ensino médio
Arquivos
Data
Autores
Oliveira, Antonio Marcos Nunes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionais
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Estudo e ensino, Matemática (Ensino médio), Números irracionais, Frações contínuas, Irrational numbers, Continued fractions, Sequences (Mathematics), Mathematics - Study and teaching