Irracionais e frações contínuas no ensino médio

Data

Autores

Oliveira, Antonio Marcos Nunes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionais

Descrição

Palavras-chave

Matemática, Estudo e ensino, Matemática (Ensino médio), Números irracionais, Frações contínuas, Irrational numbers, Continued fractions, Sequences (Mathematics), Mathematics - Study and teaching

Citação