O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
Arquivos
Data
Autores
Borgato, Keyla Cristina
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômios
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Estudo e ensino, Álgebra, Geometria, Polinômios, Mathematics, Geometry, Polynomials, Mathematics education, Study and teaching