Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
Arquivos
Data
Autores
Martins, Everton Vieira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar dois programas de capacitação informatizada para pais de filhos que apresentam problemas de comportamento Foram realizados três artigos O artigo 1 realizou uma revisão de literatura sumarizando investigações prévias acerca do Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos (DRA) publicadas no Journal of Applied Behavior Analisys O Artigo 2 aplicou e avaliou duas capacitações informatizadas com diferentes conceitos da análise do comportamento em 4 mães de crianças com problemas de comportamento Aqui é testada a variação no número de conceitos ensinados em uma capacitação informatizada No Artigo 3 foi realizada a avaliação dos efeitos das capacitações realizadas em relação ao comportamento das 4 mães das crianças com problemas de comportamento Foram analisadas quatro filmagens de sessões de interação das mães com as crianças em situação de jogo e de tarefa escolares Os participantes realizaram uma capacitação informatizada com o uso do software ENSINO 16 Este programa utiliza situações-problema para ensinar princípios da Análise do Comportamento, Análise Funcional e Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos Foi utilizado o delineamento quase experimental com avaliação pré e pós-intervenção o qual foi dividido em três etapas: 1- avaliação pré-intervenção, 2- intervenção e 3- avaliação pós-intervenção Na Etapa 1 foi realizada uma entrevista, aplicação das escalas CBCL e Protocolo de Avaliação e, em seguida, uma gravação da interação da mãe com seu filho em 2 min de situações de jogo e 2 min de tarefas escolares A capacitação feita na Etapa 2 teve duas fases (conceitos e DRA) Nela foi realizado o ensino dos conceitos da análise do comportamento Para P1 e P3 foi programada uma capacitação com 2 conceitos P2 e P4 realizaram uma capacitação com 1 conceitos Foram apresentadas seis situações de treino e três de teste de cada conceito A avaliação pós-intervenção - Etapa 3 consistiu de uma nova aplicação dos instrumentos da pré-intervenção com a adição do inventário de satisfação Houve uma nova filmagem e outra entrevista nesta etapa Os resultados indicam que houve melhoria de desempenho dos quatro participantes e que esta melhoria foi mais acentuada nos participantes que realizaram a capacitação com todos os 2 conceitos Houve mais reprovações nos conceitos da etapa DRA Foi verificada mudança no padrão de comportamento dos participantes nas filmagens que passaram a aproveitar melhor as oportunidades de reforçar o comportamento adequado de seus filhos e a extinguir e punir os comportamentos inadequados dos mesmos
Descrição
Palavras-chave
Análise do comportamento, Crianças, Conduta, Mães, Aspectos psicológicos, Behavioral analysis, Behavior of children, Reinforcement (Psychology), Training, Punishment (Psychology), Mothers, Psychological aspects