Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
Arquivos
Data
Autores
Dantas, Ludmila Zatorre
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: Estudos experimentais sobre controle instrucional e resistência do comportamento à mudança são escassos e apresentam dados divergentes Esses estudos manipularam as instruções somente entre grupos Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de instruções diferentes em um múltiplo FI FI sobre a resistência do comportamento à mudança com análise intraparticipante Para isso, cinco universitários foram instruídos a pressionar um botão para obter pontos, que posteriormente foram trocados por dinheiro Na Linha de Base (LB) o participante foi exposto a um programa múltiplo de reforço com três componentes FI EXT FI com duração de 3 min cada O componente de EXT foi sempre intercalado com um componente instruído (FI) No Teste, o programa foi alterado para um múltiplo EXT EXT com aumento do esforço físico (Experimento 1) e (2) um múltiplo FI FI com aumento do esforço físico (Experimento 2) O comportamento no componente que fornecia a instrução correspondente foi mais resistente à mudança para a maioria dos participantes, considerando-se ambos os experimentos Isso ocorreu independentemente da diferenciação das taxas de respostas entre os componentes na LB Em geral, esse resultado corrobora aqueles resultados de estudos sobre comportamento instruído, nos quais seguir instruções correspondentes tende a gerar maior persistência frente a mudanças no ambiente
Descrição
Palavras-chave
Análise do comportamento, Regras (Psicologia), Mudança (Psicologia), Behavioral analysis, Change (Psychology), Rules