A docência universitária : implicações das ações docentes para a emancipação humana

Data

Autores

Dias, Vânia Alboneti Terra

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Este estudo apoia-se em algumas ações realizadas pela linha de Pesquisa; Docência: Saberes e Práticas, e investiga atividades de ensino junto ao trabalho dos professores da Universidade Estadual de Londrina, o qual se justifica em virtude da importância da formação pedagógica para que ocorra a transposição do conhecimento científico em caráter emancipador Esta pesquisa tem como objetivo geral: verificar e analisar as práticas da ação docente em todos os Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Londrina, a fim de vislumbrar diante de questões que versam sobre planejamento, estratégias de ensino e avaliação, se há na ação didática a práxis educativa Para tanto, busca analisar questões diante desse enfoque didático enviadas por meio de um questionário on-line A investigação elegeu como problema de pesquisa: Quais ações pedagógicas são desenvolvidas na Universidade Estadual de Londrina, tendo em vista as demandas historicamente construídas de aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino da graduação? Assim, a pesquisa se organiza sob os seguintes objetivos específicos: a) compreender os subsídios que compõem o homem como sujeito Histórico e Social que se desenvolve a partir das relações sociais e o trabalho; b) perceber a estrutura de expansão do Ensino Superior no Brasil; c) verificar se as ações docentes se configuram em práxis pedagógica capaz de transpor-se em qualificação profissional dos graduandos Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem crítico-dialética, com delineamento de levantamento e tratamento de dados quanti-qualitativo, de modo que se apresente um debate instrumentalizado quantitativamente em conjunto aos elementos: histórico, político e sociais O arcabouço teórico que subsidia a pesquisa e o processo de análise são: as perspectivas do Materialismo Histórico e Dialético, da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica A partir do enlace teórico as análises serão realizadas sob o movimento dialético, a categoria trabalho e o conceito de práxis Entre os resultados, surge a necessidade de reflexão da situação atípica da pandemia vivenciada em 22, em face da aceleração de processos que já estavam em curso, como a educação a distância Os resultados mostraram um número pequeno de professores que se propuseram responder os questionários, contudo, distribuídos nos diferentes centros da Universidade As análises revelaram uma proposição em direção a práxis educativa, mas que relevam uma fragilidade teórico pedagógica

Descrição

Palavras-chave

Ensino superior, Professores universitários, Prática de ensino, Dialética, Higher education, College teachers, Student teaching, Dialectic

Citação