A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
Arquivos
Data
Autores
Gejão, Natalia Germano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945)
Descrição
Palavras-chave
História, Estudo e ensino, Brasil. Presidente (1930-195 : Vargas), Formação de conceitos, História, Study and teaching, Images, Photography in historiography, History - Interpretation