Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar

Data

Autores

Martins, Fábio Luís

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de tipo etnográfico, onde por meio de observações, entrevistas e análise de currículo, textos e desenhos se pode interpretar quais os sentidos presentes nas aulas de Educação Física em sua relação com o lazer, sendo realizada em uma turma de quarta série de uma escola municipal de Londrina-PR Pautamo-nos nos conceitos de cultura provindos da antropologia, em específico no conceito semiótico de Geertz, e pela relação que se estabelece entre cultura e educação, a partir de perspectivas críticas e pós-críticas, entendemos que a Educação Física escolar ao ter a cultura corporal de movimento como objeto de estudo mantêm relação com a esfera do Lazer Os objetivos desta pesquisa foram: (a) interpretar os significados que a professora de Educação Física e seus alunos(as) produzem nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas; (b) conhecer os sentidos atribuídos à disciplina de Educação Física, identificando as relações existentes entre a Educação Física escolar e o Lazer Verificamos que são diversos os sentidos atribuídos à Educação Física, destacando-se: exercitar o corpo, momento de lazer, aprender jogos, esportes e ginásticas Em sua relação com o lazer, as aulas de Educação Física têm alguns conteúdos que também estão presentes no lazer, tais como os jogos, os esportes e as ginásticas, caracterizando uma educação também voltada para o lazer, apesar de nem a professora e nem os alunos expusessem isto Para uma parcela dos alunos a própria aula é momento de lazer, pois na aula podem vivenciar sensações de prazer, satisfação e descanso

Descrição

Palavras-chave

Educação, Currículos, Educação física, Estudo e ensino, Lazer, Curriculum, Study and teaching, Leisure, Physical education - History, Education

Citação