Corporeidade e natureza : experiência e percepção na infância
Arquivos
Data
Autores
Silva, Jéssica Aparecida Porfirio da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: A sociedade moderna, tem apresentado um movimento de afastamento em relação a natureza/Natureza, culminando em uma perda crescente da conexão entre homem e natureza Em meio a este contexto esta a criança, a qual desde a sua primeira infância interage com o mundo em resposta a estímulos externos, revelando por meio da sua corporeidade, a singularidade com que interpreta o mundo ao seu redor A natureza proporciona a criança desenvolver diversas habilidades, ampliando suas memórias e sensações, propiciando assim um ambiente favorável à sua corporeidade e humanidade, via uma relação de empatia Considerando tal problemática, o objetivo dessa pesquisa foi compreender a relação da criança com a natureza por meio de suas percepções e experiências na infância, fase decisiva do desenvolvimento corporal, pessoal e da construção de valores Fundamentada pela Fenomenologia da experiência, da imaginação e na filosofia de Merleau-Ponty, pautada em uma lógica descritiva e compreensiva, esta pesquisa foi balizada pela metodologia qualitativa, com a pesquisa participante junto as crianças das séries iniciais do ensino fundamental I, colaboradoras da presente investigação, por meio de experimentações de interação entre estas em alguns ambientes intencionalmente selecionados para as intervenções pedagógicas e investigativas Nossos resultados evidenciaram que frutos importantes podem ser semeados durante a infância, visto que ao longo das investigações observamos que as crianças necessitam manter um contato com a natureza fora delas, criando laços com o seu eu/natural e enxergando-se como parte da natureza e não como detentoras dela Concluímos que a compreensão das experiências da criança, bem como da forma como ela relaciona-se com o mundo em si e com a natureza, fornece subsídios importantes que indicam a necessidade de uma educação ambiental vivencial, mediada pela escola, provendo a criança de experiências que visam seu desenvolvimento humano e altruísta
Descrição
Palavras-chave
Geografia, Crianças, Natureza, Percepção nas crianças, Experiência, Geography, Children, Nature, Perception in children, Experience