02 - Mestrado - Geografia

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    Análise da fragilidade dos solos da microbacia do Ribeirão das Marrecas, Londrina-PR
    Parizoto, Daniel Galvão Veronez; Stipp, Nilza Aparecida Freres [Orientador]; Torres, Eloísa Cristiane; Stipp, Marcelo Eduardo Freres; Pereira Neto, Oswaldo COelho; Fresca, Tânia Maria
    Resumo: Este trabalho abordou uma metodologia de avaliação da fragilidade do solo, através de investigações consagradas a respeito do relevo, pluviosidade e uso da terra, com base na produção de cartas e experimentos de campo Todo o trabalho de análise ambiental tomou como base a microbacia hidrográfica do Ribeirão das Marrecas localizada a sudeste do Município de Londrina, Estado do Paraná O planejamento foi entendido segundo os conceitos das Unidades Ecodinâmicas Instáveis e Estáveis propostas por Tricart, onde o ambiente é visto de acordo com a Teoria dos Sistemas e os conceitos de Ross que ampliou os graus das Unidades Ecodinâmicas Instáveis, em uma escala desde muito fraca a muito forte e também das Unidades Ecodinâmicas Estáveis, que mesmo estando em equilíbrio dinâmico apresentam instabilidade potencial qualitativamente previsível através do mapeamento das suas fragilidades Como resultados da pesquisa foram produzidos documentos como, carta de tipos de solos, carta atual do uso da terra, carta pluviométrica, carta de declividade, entre outras Dois tipos de ensaio de campo foram efetuados, análises de resistência do solo à penetração através do emprego de dois tipos de penetrômetro e a medição da infiltrabilidade do solo com a utilização do Infiltrômetro de anéis duplos concêntricos As cartas finais de fragilidade apontaram as áreas de maior e menor instabilidade emergente e instabilidade potencial, demonstrando necessidade de utilização correta da terra com emprego de técnicas adequadas a cada grau de fragilidade
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    As hortas urbanas em Londrina : a produção do espaço urbano e o caso da horta da Vila Industrial
    Guimarães, Matheus Gamas; Antonello, Ideni Terezinha [Orientador]; Veiga, Léia Aparecida; Azevedo, Francisco Fransualdo de
    Resumo: A Horta Urbana em âmbito mundial é um fenômeno que traz novas dinâmicas para o espaço urbano A presente pesquisa possui por objetivo analisar e discutir a produção do espaço, com foco na cidade de Londrina, e salientar a importância que a agricultura urbana possui nesse contexto, além de buscar entender pela ótica dos indivíduos envolvidos na produção de agricultura urbana qual o significado das atividades para eles Buscou-se atingir esse objetivo por meio de uma discussão teórica baseada em Henri Lefebvre, posteriormente discutindo o processo de urbanização brasileira e, por fim, trazendo à luz a agricultura urbana e as hortas urbanas comunitárias como foco principal da pesquisa Nesse principal foco, o objetivo é analisar brevemente as hortas urbanas comunitárias em Londrina e chegar especificamente numa aproximação da Horta Comunitária da Vila Industrial Portanto, a pesquisa desenvolve-se em duas etapas principais, primeiro há o resgate teórico voltado para as temáticas supracitadas e depois há a aplicação metodológica no contexto das hortas urbanas comunitárias londrinenses, por ordem qualitativa, contendo entrevistas aprofundadas com os atores sociais da horta As conclusões indicam que o processo de formação das hortas urbanas está entrelaçado com a teoria da produção do espaço urbano e são produzidas pelo mundo inteiro com algumas características principais detectadas, como seus efeitos terapêuticos na população e a potencialidade de suprir uma segurança alimentar grande para os atores envolvidos, mesmo que nem sempre essa seja a realidade Essas práticas também se encontram por toda a cidade de Londrina e demandam maiores investigações posteriores, principalmente desdobrando a mesma metodologia para as outras hortas da cidade
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    Hidrovias e ferrovias : políticas de caminhos estratégicos no Paraná
    Souza, Dreico Esli de; Ferreira, Yoshiya Nakagawara [Orientador]; Angelis, Bruno Luiz Domingos De; Archela, Rosely Sampaio
    Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar importantes caminhos planejados e percorridos dentro do território paranaense Esses caminhos estratégicos refletem as intencionalidades geopolíticas, econômicas e sociais do Governo do Estado do Paraná, resgatam também os aspectos históricos e geográficos diretamente relacionados aos primeiros percursos implementados na expansão ao interior do Estado Fornecem informações sobre os fatores fronteiriços e estratégico-políticos constantemente presentes no Paraná, desde as expedições militares espanholas e portuguesas no século XVI, passando pelo projeto de uma rota hídricas do governo provincial no século XIX, ao atual projeto de caminho ferroviário, neste século XXI A análise deste trabalho ainda aponta as dificuldades, principalmente fisiográficas, encontradas na efetivação desses caminhos Dentre esses projetos, dois receberam ênfase, por seus audaciosos projetos de ligação do litoral paranaense ao interior da América do Sul O primeiro deles, o projeto hídrico, apresentado logo após a emancipação no Paraná, em 1853, e discutido até o fim da Guerra do Paraguai em 187, e o segundo, e mais recente projeto paranaense, tendo os mesmo objetivos geopolíticos de ligação com os países vizinhos, e propondo percorrer todo o território paranaense, o projeto FERROSUL, ao propor a utilização do modal ferroviário O trabalho possui um recorte de análise historiográfica, tendo como base metodológica conceitos da Geografia Teve como principal processo metodológico a análise dos documentos oficiais do século XIX, documentos contemporâneos e trabalhos de campo vinculados as instituições responsáveis pela logística estrutural de transportes no Paraná
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    Formação de depósitos tecnogênicos em decorrência do uso e ocupação do solo no perímetro urbano do município de Londrina - Paraná
    Marquezin, Paula Pereira; Vendrame, Pedro Rodolfo Siqueira [Orientador]; Torres, Eloiza Cristiane; Nunes, João Osvaldo Rodrigues
    Resumo: Os estudos relacionados aos depósitos tecnogênicos no Brasil, começaram na década de 199, onde as pesquisas se iniciaram em torno de elaboração de definições e classificações para essas formações, tendo como base de estudos tanto áreas rurais quanto áreas urbanas Os depósitos tecnogênicos são resultados das interações e intervenções da relação sociedade/natureza A cidade de Londrina apresenta diversos pontos com a presença de depósitos tecnogênicos, em sua maioria acarretados por um processo de urbanização muito acelerado, somado ao descuido com as questões de preservação ambiental O presente trabalho buscou caracterizar depósitos tecnogênicos de quatro pontos do perímetro urbano de Londrina, relacionando sua gênese em decorrência do uso e ocupação do solo A escolha dos pontos foi feita considerando diferentes usos, localização do relevo e potenciais econômicos As amostras foram coletadas utilizando um trado holandês, retirando camadas de 2 cm até atingir a profundidade de 1 cm, desde que possível As amostras coletadas foram levadas ao Laboratório de Pedologia da Universidade Estadual de Londrina, onde passaram por procedimentos de secagem, separação dos materiais tecnogênicos e análises granulométricas Para auxiliar na interpretação dos dados físicos, além do levantamento bibliográfico acerca da caracterização física e social das áreas escolhidas, mapas de uso e ocupação do solo foram elaborados Através dos resultados obtidos em laboratório e observações em campo, foi possível identificar depósitos tecnogênicos em três dos quatro pontos, sendo eles, Jardim Cláudia, Jardim Cristo Rei, Jardim dos Alpes, foram caracterizados como depósitos de primeira ordem (induzidos e construídos) constituídos de materiais úrbicos e gárbicos, homogêneos provenientes de ambientes urbanos O último ponto correspondente ao Residencial Vista Bela, não foi caracterizado como depósito tecnogênico Conclui-se neste trabalho que uma séries de medidas de ações urbanísticas e políticas públicas são necessárias como forma de mitigar os impactos provocados por populações residentes em áreas irregulares
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    Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
    Nascimento, Edson José do; Pereira, Adriana Castreghini de Freitas [Orientador]; Moura, Jeani Delgado Paschoal; Francischett, Mafalda Nesi
    Resumo: Novas práticas de ensino são bem-vindas, uma vez que a educação deve caminhar sob olhar atento às transformações que ocorrem na sociedade atual, onde a informação circula rapidamente Portanto, tornar as aulas mais atraentes e envolver os estudantes na tarefa de aprender e compreender os conteúdos em sua realidade é fundamental para uma boa aprendizagem Nesse sentido, esta pesquisa procurou analisar o material didático utilizado no ensino de Geografia, nas escolas públicas e privadas de Ibiporã/PR; o Caderno de Expectativas do Paraná, para a disciplina de Geografia: Os conteúdos a nível nacional, para o 7º ano, sobre as pequenas cidades, com o propósito de verificar se as temáticas são tratadas de modo que os estudantes se reconheçam e reconheça seu espaço de vivência nesses conteúdos, como referência para as temáticas geográficas As temáticas trabalhadas foram: campo e cidade (no Paraná e no Brasil); tecnologia e agropecuária; o Brasil urbano; a urbanização; cartografia na aplicação prática e aulas de campo Como proposta em colaboração com o Ensino Fundamental, buscou-se apresentar possíveis conteúdos para se trabalhar a pequena cidade, considerando o espaço de vivência do aluno nas aulas teóricas e como práticas de campo, com uso de mapas, maquetes, GPS, websites, Datashow, em aulas teóricas e práticas, onde se busca trabalhar a Paisagem, com imagens que mostram desde o início de Ibiporã ate os dias atuais, comparando como foi e como é hoje a cidade de Ibiporã, ainda considerando a Conurbação, Ibiporã/Londrina/Cambé, como ela surgiu, e o porquê das conurbações em certas regiões Realizou-se também um trabalho de campo, considerando o espaço da fazenda Santa Terezinha, campo experimental da Embrapa Soja em Londrina/PR, o Território como forma de poder e em diferentes níveis, federal, estadual, municipal e paralelo e ainda o controle das Fronteiras Ainda buscou-se trabalhar os imigrantes e migrantes que colonizaram o Estado do Paraná, influenciando sua cultura, e a pequena cidade de Ibiporã, que será demonstrada através de uma maquete, além da possibilidade de se trabalhar na pequena cidade, com seus possíveis planos de aulas
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    A territorialização de migrantes do Haiti em Cambé-PR e Rolândia-PR : as demandas das mulheres haitianas e as ações realizadas
    Pizaia, Jéssica Costa; Pereira, Adriana Castreghini de Freitas [Orientador]; Antonello, Ideni Terezinha; Silva, Márcia da
    Resumo: Durante as mobilidades populacionais internacionais são as mulheres que se encontram em maior situação de vulnerabilidade No Brasil, a intersecção das características identitárias negra, mulher, mãe e estrangeira geram também outros problemas, relacionados ao racismo, estigma e xenofobia, dificultando os processos de territorialização após todo o movimento migratório Assim, a presente pesquisa objetiva compreender o processo de territorialização das mulheres haitianas em duas cidades do Paraná: Cambé e Rolândia, além de compreender quais as demandas, políticas e ações que têm sido realizadas e que se voltam a esta população Durante a pesquisa, buscou-se se alicerçar nos princípios éticos das Geografias Feministas, e a partir disto, escolheu-se o método de entrevistas não-dirigidas para alcançar o objetivo elencado Foram realizadas entrevistas com 22 pessoas, sendo sete mulheres e sete homens haitianos moradores do Jardim Santo Amaro em Cambé e do Jardim Novo Horizonte em Rolândia, quatro profissionais da saúde, uma professora de português e três membros e coordenadoras de organizações ligadas a entidades religiosas que prestam assistência à imigrantes e refugiados (Cáritas, Pastoral do Migrante e Centro Espírita Kardecista) A partir disto, foi possível apresentar a configuração territorial dos estabelecimentos que atendem esta população, visualizar a importância dos templos religiosos, obter informações e compreender as demandas relacionados à saúde, educação e trabalho, e entender a dificuldade no processo de integração das mulheres no território Por fim, concluiu-se que as mulheres encontram-se mais des-territorializadas e em posição de maior vulnerabilidade em relação aos homens da mesma nacionalidade Diferente deles, quase metade pretende migrar novamente devido a problemas relacionados a renda, trabalho, saúde e criação dos filhos As demandas das mulheres haitianas, relacionadas aos diferentes costumes, diferenças culturais, a diferença da língua, aalta fecundidade, entre outras, muitas vezes não são consideradas e atendidas pelas entidades públicas e, no caso de Rolândia, também não o são pelas entidades religiosas, sendo necessária uma reorganização na abrangência territorial das mesmas Incluindo também a sensibilização dos profissionais ou empregadores que atendem a população haitiana, a qual relatou situações de xenofobia e racismo
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    O amargo gosto da fome no Doce : uma análise das condições socioeconômicas de uma comunidade cabocla, no território Núcleo Rio Doce : herança de uma guerra em Trombudo do Contestado - SC
    Silva, Mariana Pereira da; Fraga, Nilson Cesar [Orientador]; Silva, Carla Holanda da; Mendes, João Roberto
    Resumo: As abordagens sobre a fome tornaram-se para alguns um assunto repetitivo, mas é preciso observar a sua complexidade, pois como bem aborda Josué de Castro, é um fenômeno criado pelo ser humano não é algo natural, portanto, se torna um problema social, econômico, político, ambiental e cultural Desta forma o principal objetivo da Dissertação tornou-se analisar os aspectos socioeconômicos para a elucidação da fome no território do bairro Núcleo Rio Doce localizado no município de Trombudo do Contestado no Estado de Santa Catarina O município é um dos principais territórios das batalhas da Guerra do Contestado, guerra que teve início com a disputa de territórios entre o Estado do Paraná e Santa Catarina e se findou com batalhas entre a República Federativa do Brasil e os caboclos, causando uma carnificina A guerra deixou muitas heranças positivas como a cultura, a bondade cabocla, a fé no Monge, e as heranças negativas como um possível esquecimento pelas forças do poder público, que marca algumas cidades da Região do Contestado com a pobreza e fome A pobreza por sua vez leva a não somente a falta de renda, mas também a falta de capacidades como Amartya Sen aborda A pobreza extrema leva o indivíduo a fome A fome pode ser classificada como estrutural, que parte da ausência constante de alimentos, onde enfraquece o corpo humano, deixando sem imunidade exposto a adquirir outras doenças, uma forma silenciosa, a que poucos conhecem, e que pode deixar sequelas e aos poucos levar o indivíduo a morte E a fome conjuntural, que envolve a destruição brutal de um território, exemplo são as guerras e as catástrofes naturais Para detectar a fome no o bairro Núcleo Rio Doce além dos dados municipais, utilizou-se de entrevistas com os moradores e funcionários da prefeitura, apoiando no método indutivo, identificou-se a fome estrutural, que procede não pela falta de alimentos, mas sim pela má distribuição de renda, deixando não apensa um bairro numa situação socioeconômica desigual, mas uma Nação toda, onde poucos tem muito e muitos tem pouco
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    O flúor na porção norte da Bacia Hidrográfica do Rio das Cinzas-PR : qualidade das águas subterrâneas sob a ótica da geografia da saúde
    Santos, Willian da Silva; Pinese, José Paulo Peccinini [Orientador]; Guimarães, Raul Borges; Celligoi, André
    Resumo: Esta pesquisa lança um olhar sobre a qualidade das águas subterrâneas e riscos oferecidos pelos teores de flúor naturalmente dissolvidos pelo contato água – rocha e seus impactos à saúde A Geografia da Saúde apoiada nos saberes da Geologia Médica busca compreender a comunicação entre os fatores geológicos do ambiente e sua interação com o organismo humano por desequilíbrios em cenários de alta concentração, denominados esses, anomalias geoquímicas O elemento químico Flúor (F) tem sido empregado na prevenção dos dentes contra a cárie dental, através da diluição de valores pré-estabelecidos na água de abastecimento público no Brasil e no mundo Entretanto, algumas áreas dos sistemas aquíferos possuem concentrações elevadas do elemento, o que resulta nas doenças geoquímicas Fluorose dental e Fluorose óssea, dentre outras possíveis morbidades também associadas A portaria nº635/Bsb de dezembro de 1975 do Ministério da Saúde, delimita valores máximos de flúor para consumo humano, esses regulados pelas médias térmicas máximas diárias, possibilitando, portanto, caracterizar áreas de baixa e alta concentração Através da cartografia e técnicas geoespaciais analisou-se a distribuição do elemento flúor nos 14 municípios da porção Norte da bacia hidrográfica do Rio das Cinzas – PR, em 73 amostras coletadas em poços tubulares, além de informações de parâmetros da água como Temperatura, pH, Condutividade Elétrica, Turbidez e Oxigênio dissolvido Verificou-se que além dos 54 poços com valores deficientes de flúor (,1 - ,6 mg/L), 15 poços apresentaram valores elevados (,8 mg/L – 4,7 mg/L), caracterizando áreas fluoranômalas contínuas e pontuais sobretudo na porção Leste e Noroeste da área de estudo, esta área sob a formação geológica Serra Geral associada a afinidade geoquímica do flúor em rochas ígneas vulcânicas Sobretudo a porção Leste, quando sobreposta com estudos anteriores para o mesmo elemento, na mesma área, apresentou correlação distributiva dos pontos de anomalia geoquímica, reforçando a hipótese da existência de um “cinturão anômalo” nos municípios limítrofes de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Jundiaí do Sul e Guapirama Somado a isto, a prevalência de morbidades secundárias associadas ao flúor reforça a possibilidade de impactos a saúde num ambiente de altas concentrações A saúde das populações inseridas na porção Norte da Bacia hidrográfica do Rio das Cinzas-PR necessita de um olhar atento às manifestações de doenças relacionadas ao consumo excessivo elemento flúor pela água subterrânea consumida
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    Ribeirão Cambé : um estudo direcionado ao entendimento das enchentes urbanas em Londrina - PR
    Vacario, Ester Paula Leite; Machado, Gilnei [Orientador]; Nascimento Junior, Lindberg; Fraga, Nilson Cesar
    Resumo: A Dissertação intitulada “Ribeirão Cambé: um estudo direcionado ao entendimento das enchentes urbanas em Londrina - PR” tem como objetivo central fazer uma análise da influência do crescimento urbano na ocorrência de enchentes na bacia do Ribeirão Cambé Discutindo os efeitos do uso e ocupação dos espaços urbanos na ocorrência de enchentes e inudações O trabalho é constituido por dois artigos sendo que o primeiro trata de uma discussão teórica, voltada ao entendimento da expansão urbana e sua influencia na drenagem das águas superficiais, trazendo também um breve estudo sobre alguns casos de inundação em Curitiba PR O segundo artigo objetivou discutir as transformações ocorridas na bacia do Ribeirão Cambé em função da urbanização da mesma e a relação destas transformações com a ocorrência de inundações na referida bacia Para tanto, foram realizados trabalhos de campo, bem como entrevistas, análises de dados pluviométricos, entre outros estudos necessários á pesquisa Para o entendimento do processo de expansão foi necessária a confecção de um mapa de uso e ocupação do solo, e mapas referentes aos pontos de inundação na bacia O trabalho chama a atenção para a necessidade de um planejamento urbano adequado, que busque a prevenção e e conservação dos cursos hídricos
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    A participação popular na elaboração do plano diretor jovem participativo de Londrina : uma experiência de cidadania
    Alves, Elisabeth Aparecida; Antonello, Ideni Terezinha [Orientador]; Moura, Jeani Delgado Paschoal; Cargnin, Antônio Paulo
    Resumo: O projeto do Plano Diretor Jovem iniciou seus trabalhos em 26, e fez parte do relatório da participação popular do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (PDPML), em 28 A comunidade escolar teve oportunidade de entender e refletir sobre o planejamento que, embora seja essencial para o desenvolvimento do município, já foi visto como de domínio exclusivo de engenheiros, arquitetos e urbanistas, entre outros profissionais Esta investigação visa contribuir para o planejamento urbano de Londrina mediante a defesa da necessidade da participação popular adequada para a elaboração do Plano Diretor Municipal Tendo em vista que o Estatuto da Cidade (21) tem como premissa a leitura da realidade a partir da vida das pessoas em todas as regiões dos municípios brasileiros, neste caso específico as contribuições da participação popular para a elaboração da lei geral do Plano Diretor do Município de Londrina O objetivo central dessa pesquisa foi analisar como o conteúdo planejamento urbano a partir da elaboração do Plano Diretor foi trabalhado no contexto pedagógico escolar no ensino básico nas escolas município de Londrina (PR), verificando como a participação dos alunos pode ser efetivada nas discussões da temática sob a perspectiva do planejamento e gestão da cidade, e se as propostas elaboradoras pelos alunos no processo de realização e elaboração do Plano Diretor Jovem Participativo de Londrina (PDJPL) foram incorporadas na Lei Geral do (PDPML, 28) Esta pesquisa analisou a participação dos alunos presentes na conferência do Plano Diretor Jovem por meio das suas propostas para o município que envolvia área urbana e rural; fundamentou-se na revisão bibliográfica para formular a base teórica sobre a educação cidadã, planejamento participativo e autonomia para a construção de novos conhecimentos que contribuísse para a formação plena da cidadania pelos alunos Como resultado verificou-se que as propostas apresentadas na Conferência do Plano Diretor Jovem Participativo de Londrina (PDJPL) foram contempladas nos objetivos e diretrizes da Lei Geral do Plano Diretor nº 1637 de 24 de dezembro de 28, e também foram incorporadas nas políticas públicas definidas para cada secretaria municipal e deveriam ser aplicadas durante a vigência do Plano Diretor, prazo de 1 anos a partir da sua aprovação Verificamos que o projeto do PDJPL não teve sequência nos anos seguintes e que o mesmo não está contemplado na revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina nos próximos dez anos 218-228
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    Educação ambiental crítica como instrumento na política nacional de resíduos sólidos : prática pedagógica na instituição filantrópica Casa do Caminho de Londrina-PR
    Massi, Clarissa Gaspar; Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]; Veiga, Léia Aparecida; Bosco, Tatiane Cristina Dal
    Resumo: O gerenciamento de resíduos sólidos é um tema discutido pela maioria dos países, especialmente na procura de soluções para sua destinação final Em busca da melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos, no Brasil foi criada a Lei Federal n 1235 de 21, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, trazendo definições, objetivos, instrumentos e princípios acerca da temática Na referida lei, encontra-se previsto como importante instrumento a educação ambiental No Brasil, diversos trabalhos são realizados utilizando a temática de resíduos sólidos, em sua maioria, utilizando a concepção da educação ambiental comportamental, trabalhando principalmente a coleta seletiva, a compostagem e a reciclagem Diante disso, o presente trabalho objetivou desenvolver uma sequência de práticas pedagógicas para promover e consolidar ações de educação ambiental junto às crianças que fazem parte do projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na instituição filantrópica Casa do Caminho, localizada em Londrina-PR em 216, tomando como foco de ação a problemática dos resíduos sólidos A metodologia utilizada foi a investigação/ação, em uma abordagem crítica da educação ambiental com base na prática educativa de Paulo Freire (método dialógico e participativo) Verifica-se, ao final do trabalho, o desenvolvimento de uma visão integrada do meio ambiente, a participação da comunidade, proporcionando melhorias na instituição e a procura de soluções práticas para os problemas referentes aos resíduos sólidos no cotidiano das crianças e mudanças na prática pedagógica e educativa dos educadores sociais Conclui-se que a educação ambiental, empregando a abordagem crítica, pode contribuir na formação de agentes críticos, capazes de agirem e decidirem, de maneira individual e coletiva, perante os desafios socioambientais que convivem diariamente nos centros urbanos
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    Transferências de unidades produtivas e a intensificação da industrialização de Cambé - PR
    Rocha, Cássia Marques da; Bragueto, Cláudio Roberto [Orientador]; Fresca, Tânia Maria; Firkowski, Olga Lúcia Castreghini de Freitas
    Resumo: A pesquisa realizada teve como objetivo analisar e compreender o contexto em que ocorreram as transferências de unidades produtivas e a intensificação da industrialização de Cambé no período de 199 a 214 Para tanto, foi necessário o levantamento bibliográfico acerca da organização do espaço urbano a partir da atividade industrial, a divisão territorial do trabalho, a industrialização do Brasil e do estado do Paraná, para então se dedicar a explanação sobre a industrialização do município de Cambé Realizou-se a coleta de dados primários acerca do cadastro imobiliário de Cambé, de 199 a 214, aplicação de questionários em quatro indústrias que se transferiram para o município durante esse período e com o atual prefeito Os dados secundários decorrem do MTE/ RAIS, do número de estabelecimentos e de pessoal ocupado de Cambé e dos municípios da Região Metropolitana de Londrina e o Valor Adicionado Fiscal de Cambé de 1997 a 214, para análise do crescimento industrial do município Por meio desse processo, foi possível compreender a intensificação industrial de Cambé, que se deu em um contexto de abertura econômica e de desconcentração industrial Dessa forma, o município recebeu indústrias transferidas de outras partes do Brasil e do mundo, além de ter o número de indústrias de capital local e regional ampliadas O que justifica o destaque do setor industrial de Cambé, são as condições gerais de produção que esse apresenta, como a ampla malha viária e ferroviária, mão de obra disponível, Parques e Distrito Industriais, incentivos fiscais, econômicos e estruturais previstos por lei municipal e o mais importante, a proximidade com o município de Londrina, que concentra diversos serviços do setor terciário e secundário Todos esses fatores contribuem para que Cambé obtenha destaque no setor secundário, promovendo maior participação na nova divisão territorial do trabalho
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    Dimensão educadora da cidade : poética e imaginação na experiência urbana
    Araujo, Danieli Barbosa de; Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]; Marandola Junior, Eduardo José; Antonello, Ideni Terezinha
    Resumo: A cidade esboça em si sonhos, desejos e significações, apesar de ser vista, via de regra, como inanimada, reduzida a formas geométricas, com pouco significado aos que nela vivem O objetivo dessa pesquisa é compreender como a cidade se mostra aos seus citadinos em uma época de perda de conectividade com os espaços vividos Fundamentada pela Fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard, a pesquisa revela a experiência urbana como formadora, e a cidade como um repertório poético e educador A metodologia de pesquisa, do tipo qualitativa, contou com trabalhos de campo pela cidade de Londrina -PR, e a elaboração de um diário, com os relatos das experiências e observações sobre a mesma Fez-se uso de fotografias e pinturas, denominados de documentos poéticos, a fim de retratar o imaginário urbano Como resultado, demostra-se como a cidade está para além de sua materialidade, exibindo em si a dimensão poética e educadora, capaz de criar laços de conectividade com os espaços vividos
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    Espacialização de riscos : análise de indicadores de doenças respiratórias, hipertensão e diabetes na zona norte de Londrina
    Ferrari, Heitor Petinari; Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]; Rocha, Marcelo Augusto; Pereira, Adriana Castreghini de Freitas
    Resumo: Esta pesquisa busca analisar e avaliar as condições de saúde da população de crianças e idosos residente na Zona Norte da cidade de Londrina Foi estudado desde o surgimento da Geografia da Saúde até a criação do Sistema Único de Saúde no Brasil Como metodologia foi realizado um mapeamento de indicadores de saúde da região estudada Esses indicadores, guardados num banco de dados, antes utilizava-se o SIAB e atualmente utiliza-se o E-sus, mostram as doenças típicas da faixa etária estudada Foi considerado também neste estudo, as variações sócio demográficas que influenciam diretamente nas condições de saúde da população, além do nível de instrução, condições sanitárias, entre outros Foi realizado uma discussão referente a utilização do termo de território na concepção da saúde Como resultados, obteve-se a espacialização dos indicadores de saúde, juntamente com a interligação com a saúde pública e compreensão de sua importância para realizar um planejamento de ações voltadas para a melhoria do bem-estar da população
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    Migração e trabalho : o caso dos haitianos em Cascavel/PR
    Nunes, Lineker Alan Gabriel; Antonello, Ideni Terezinha [Orientador]; Brumes, Karla Rosário; Lanza, Líria Maria Bettiol
    Resumo: A presente pesquisa tem dois objetivos inter-relacionados O primeiro visa abordar a migração dos haitianos para o Brasil e Cascavel/PR e o segundo analisar a inserção do imigrante haitiano no mundo do trabalho no município de Cascavel/PR, considerando-se a centralidade do trabalho como estratégia de reprodução social do migrante no Brasil Para a fundamentação teórica da pesquisa, utiliza-se autores que tratam da categoria trabalho e das transformações ocorridas no trabalho a partir do sistema de metabolismo do capital Também são abordados conceitos e tipologias da migração com a finalidade de, posteriormente, melhor compreender o fenômeno da migração haitiana em direção a Cascavel/PR A metodologia da pesquisa é de natureza mista (quantitativa e qualitativa) Assim, A partir da aplicação de questionários (23), em Português e Francês, junto aos imigrantes haitianos e de entrevistas semi-estruturadas com imigrantes haitianos e com um grupo de haitianos, representantes de instituições públicas (Agente da Polícia Federal e Vereador) e de instituições religiosas (Cáritas e Ágape) foram levantados os problemas enfrentados pelos imigrantes haitianos no espaço cascavelense: Preconceito racial, seletividade no ambiente de trabalho, desemprego, moradias precárias, ausência da presença e assistência do poder público, dentre outros Assim, de maneira geral, a presente pesquisa elencou e discutiu o que concerne a problemática da inserção no mercado de trabalho, que constitui-se como elemento central para o entendimento da migração haitiana em Cascavel/PR
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    Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
    Vaccari, Thaís Gaffo; Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]; Veiga, Léia Aparecida; Barbosa, Andrea Haddad; Boas, Marquiana de Freitas Vilas
    Resumo: A Dissertação apresentada tem como objetivo analisar a perspectiva dos alunos de oitavo ano do ensino fundamental II de dois colégios estaduais de Rolândia- PR acerca do tema socioambiental por meio do mapa mental, discutindo assim, a importância do mapa mental em sala de aula, entender o conhecimento prévio dos alunos acerca do estudo socioambiental e apontar se houve a construção do conhecimento por meio dos resultados alcançados Em primeiro momento da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao tema a ser desenvolvido, para que se tenha entendimento teórico do assunto Durante o levantamento bibliográfico, foram realizadas visitas nos colégios objetivando conhecer os professores que autorizaram a aplicação das oficinas e dialogar com os mesmos, bem como para explicar o trabalho que em termos de aplicação em cada etapa o que seria realizado e como seria aplicado, deixando evidente os procedimentos de cada etapa Com o consentimento dos professores, foram iniciadas as oficinas com os alunos, primeiro no Colégio Estadual Souza Naves, e em seguida, no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva Ao termino das oficinas, foi possível descrever o seu andamento e também analisar os mapas mentais que foram produzidos pelos alunos/as podendo assim discutir os resultados alcançados Foi verificado que os alunos ainda possuem um pensamento de ambiente longe do ser humano e não se sentem pertencentes ao mesmo, podendo assim concluir, que não haverá cuidados com o ambiente enquanto não houver pertencimento ao ambiente Ao final da pesquisa, pode-se verificar por meio dos mapas mentais que houve a construção do conhecimento por parte dos alunos
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    Invisibilidade das favelas de Londrina nos dados censitários do IBGE : implicações nos diagnósticos urbanos de vulnerabilidade
    Castro, Letícia de; Barros, Mirian Vizintim Fernandes [Orientador]; Cunha, Lúcio Sobral; Moura, Jeani Delgado Paschoal
    Resumo: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, uma das principais fontes de dados populacionais e urbanos das cidades brasileiras, possui uma metodologia de recenseamento em áreas de favelas que pode distorcer a realidade das mesmas, quando os dados são espacializados em setores censitários comuns Em Londrina, no ano de 21, foram identificadas 59 favelas pelo Plano Local de Habitação e Interesse Social – PLHIS, enquanto que o resultado do censo deste mesmo ano não delimitou e publicou nenhuma delas Assim, a presente pesquisa objetiva aferir se os dados IBGE, espacializados em setores censitários, representam as condições de infraestrutura urbana destas favelas conforme o PLHIS, a partir da construção de um Índice de Vulnerabilidade Infraestrutural que foi aplicado para os dois recortes espaciais – setores censitários e favelas Para o cálculo deste índice, foram selecionados indicadores que são comuns às duas fontes de dados – IBGE (21) e PLHIS (211), para que estes possam ser comparados e assim identificar os conflitos Houve discrepância de resultados em aproximadamente 2/3 das favelas londrinenses, pois estas não tiveram suas condições de vulnerabilidade representadas no recorte dos setores censitários Como as favelas daquele ano estavam localizadas sobretudo em áreas de preservação ambiental e todas apresentaram algum grau de vulnerabilidade infraestrutural, foi construído um Índice de Vulnerabilidade Ambiental para estas favelas, com os dados de 21 do PLHIS, possibilitanto a identificação de 19 favelas com graves condições de vulnerabilidade infraestutural e também risco à inundação e movimentos de massa No intuito de analisar as condições ambientais das favelas atuais, foi realizado um diagnóstico de riscos à inundação e movimentos de massa nestes espaços com informações de 217, identificando 19 favelas com graves condições de risco, onde vivem cerca de 1841 moradores Por último, ampliou-se a escala espacial de análise para o espaço da favela Marieta, que permitiu examinar as diferentes situações de vulnerabilidade neste ambiente e também os domicílios com situações mais graves Os diferentes recortes espaciais e temporais e as diferentes fontes dos dados permitiram o refinamento dos diagnósticos de vulnerabilidade nas favelas de Londrina
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    A formação de depósitos tecnogênicos entre o médio-baixo curso do Ribeirão Quati - Londrina - PR
    Silva, Edmiler José da; Machado, Gilnei [Orientador]; Nunes, João Osvaldo Rodrigues; Fortes, Edison
    Resumo: A ação antrópica sobre o relevo tem sido responsável pela manifestação de processos degradativos, principalmente em áreas urbanas, comprometendo a qualidade socioambiental nessas áreas Neste âmbito, durante a ocupação da bacia hidrográfica do ribeirão Quati, em Londrina-PR foi testemunhado a relação adversa entre sociedade-natureza apresentando como resultado deste processo a deposição de materiais de origem antrópica formando depósitos tecnogênicos ao longo do curso do ribeirão Quati Dessa forma, este trabalho busca identificar e caracterizar os depósitos tecnogênicos localizados entre o médio baixo curso do ribeirão Quati Para esta pesquisa foram realizados trabalhos de campo onde identificou-se doze depósitos tecnogênicos entre o médio e o baixo curso Em cada depósito foram realizadas amostragens com a utilização de canos PVC, com 4 cm de comprimento e 1 mm de diâmetro Esse material foi levado ao Laboratório de Pedologia do Departamento de Geografia da UEL para a análise quali-quantitativa procurando identificar a contribuição da ação antrópica em cada depósito Os resultados mostraram forte influência humana em todas as amostras analisadas, sendo os materiais delas constituintes representados basicamente pelos originários da construção civil, o que permitiu relacionar as atividades referentes à expansão urbana com a geração de resíduos, que por sua vez chegam até o canal fluvial, conduzidos pela rede de drenagem pluvial e feições erosivas Portanto os depósitos tecnogênicos a partir de seu material amostrado foram classificados como depósitos de composição tecnógeno-aluvial A gênese dos depósitos foi considerada induzida pelos processos humanos de ocupação da bacia ao longo do tempo, esses processos antrópicos tem se mostrado intensos devido ao ambiente em que o ribeirão se localiza: área urbana Por estar em contato direto com o canal fluvial a forma de ocorrência dos depósitos foi considerada do tipo aluviforme, fato que não permitiu que os depósitos estivessem organizados internamente, apresentando estrutura do tipo maciço
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    Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
    Oliveira, Larissa Alves de; Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]; Antonello, Ideni Terezinha; Marandola Junior, Eduardo José
    Resumo: A pesquisa parte da inquietação sobre o papel da ciência na formulação de conceitos e temas e das experiências humanas na tarefa de desvelar o ser Faz-se pertinente a discussão dos caminhos pelos quais a Geografia tem percorrido, e que ainda pode contribuir para o desvelar dos mundos particulares O objetivo da pesquisa é repensar os conceitos de educação geográfica e ensino de Geografia e de que modo um coexiste no outro, considerando como elemento balizador o existencialismo A pesquisa teve como base os escritos de Martin Heidegger filósofo cujo pensamento contribui para construir uma Geografia existencial capaz de abarcar a educação geográfica e o ensino dessa ciência com o propósito de desvelar o ser-no-mundo e a compreensão de sua complexidade A metodologia aplicada na pesquisa se pautou na leitura das obras heideggerianas e autores que dialogam com seus escritos e ideias fundamentais Estes estudos permitiram re(pensar) os conceitos de educação e ensino e suas particularidades, enfatizando a necessidade de um se substanciar no outro para a realização de uma vivência mais humanizada, que conduza a liberdade em seu sentido existencial A partir dos mundos particulares onde se situam muitas geografias do porvir o desvelar do ser-no-mundo pode ser campo fértil para pensar a ciência, bem como outros conceitos como mundo, geograficidade e geosofia A Geografia pode substanciar a prática docente voltada para uma pedagogia das experiências humanas sobre a Terra, enlevando o pensamento e as práticas dos sujeitos para além dos muros escolares
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    Variabilidade anual das chuvas no estado do Paraná e sua relação com os índices climáticos
    Franco, Regina Magna; Ely, Deise Fabiana [Orientador]; Limberger, Leila; Costa, Ângela Beatriz Ferreira da
    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal estabelecer possíveis relações da variabilidade das chuvas no Paraná com índices de teleconexões Primeiramente, foi realizada uma análise da variabilidade das chuvas por meio da aplicação da metodologia MGCTI - Método Gráfico Cronológico de Tratamento da Informação Com base nas informações dos volumes totais das chuvas de 33 estações pluviométricas no período de 1977 a 214 O método utilizado permitiu observar a alternância de períodos decenais, mais secos e mais úmidos, na variabilidade das chuvas no Estado Também propiciou a obtenção do percentual das estações com anos secos e úmidos e comparação com alguns índices de teleconexões tais como: (AAO - Antarctic Oscillation, AMM - Atlantic Meridional Mode, AMO - Atlantic Multidecadal Oscilallation, ENOS (El Niño Oscilação Sul), PDO - Pacific Decadal Oscillation, TNA - Tropical Northern Atlantic, TSA - Tropical Southern Atlantic, IOS – Índice de Oscilação Sul NIÑO 3 e NIÑO 34) Como resultado, constatou-se que as oscilações da TSM do Pacífico Equatorial não refletem diretamente sobre a variabilidade das chuvas no Paraná Somente quando ocorrem eventos severos de ENOS é que repercute sobre a pluviosidade na maioria das localidades estudadas Foi possível estabelecer uma relação da variabilidade pluviométrica no Paraná com a variabilidade positiva/negativa das seguintes teleconexões: AAO, AMM, AMO, NAO e TNA Quanto às teleconexões NIÑO 3, NIÑO 34 e TSA não foram percebidas nenhuma relação com a variação das chuvas no Estado