Por uma formação cidadã : possibilidades e limites das diretrizes curriculares de geografia do estado do Paraná : 2008

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Silva, Luciene Barbosa da

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Resumo

Resumo: A questão da cidadania é uma discussão contemporânea, e definí-la é algo complexo Percebe-se que na sua construção diferentes tipos de cidadania se associam na tentativa de uma só expressão humana Nesta pesquisa levantou-se um pouco da história da cidadania e alguns de seus conceitos e também tratou-se a das possibilidades e limites de uma formação cidadã dentro das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná 28 Para tanto, é necessário pontuar que se considerou que educar para a cidadania é um ato de formar para uma leitura crítica, reflexiva e dialética do mundo É desenvolver junto aos educandos um processo de formação que envolva, antes de tudo, a conscientização Ou seja, é preciso despertá-los para suas realidades, seus contextos e seus problemas espaciais; ajudando-os a entenderem o espaço público como uma produção social, um direito e, acima de tudo, uma responsabilidade de todos os cidadãos Desta forma partiu-se da seguinte situação investigativa, de que maneira a formação cidadã é concebida dentro das Diretrizes Curriculares de Geografia do Estado do Paraná? Com o objetivo de identificar nas DCE de Geografia do estado do Paraná, as contribuições para uma formação cidadã, estabelecendo limites e possibilidades para a educação geográfica; pretende-se ao analisar a DCE do Paraná, perceber conceitos explícitos e implícitos de uma consciência reflexiva e crítica A pesquisa estruturou-se em três capítulos, além da introdução e das considerações finais Ela está embasada na metodologia da pesquisa qualitativa utilizando como método para análise de dados a Análise de Conteúdo de Bardin (1977; 1994; 211) Esta Dissertação procurou proporcionar reflexão e discussão a respeito da formação cidadã vinculada à educação escolar, entendendo que o papel da instituição escolar é alcançar uma possibilidade da melhoria das condições humanas por meio do conhecimento Trouxe-se para discussão também as contribuições da geografia escolar à formação de uma consciência espacial-cidadã e considerou-se assim a evolução do ensino de Geografia para se entender que há grande preocupação na formação do educando tendo em vista o desenvolvimento de um saber politicamente comprometido com o seu desenvolvimento crítico Foi apresentado ainda algumas ideias e concepções de currículo, para o entendimento das transformações que ocorrem nas teorias curriculares Em seguida, discorre-se a respeito da construção das Diretrizes Curriculares Estaduais (doravante, DCE), dessa forma as transformações ocorridas nos currículos escolares de Geografia e a construção desta disciplina na escola são o enfoque desta análise E a partir da interpretação e da análise dos dados, na qual se tomou os conteúdos estruturantes das DCE como categorias, tem-se nelas a preocupação da criticidade do aluno, entretanto, os saberes diferenciados da experiência pessoal e acadêmica dos professores servirão de referência para organização do seu trabalho, mesmo porque, a geografia vai se construindo A produção do espaço deixa de ser natural e assume também uma dimensão social, onde o espaço é reconstruído no conjunto de suas relações Por fim, constatou-se que, de acordo com as quatro categorias e suas unidades de registro, se faz necessária a interligação entre o objeto de estudo da geografia, que é o espaço geográfico; o aluno como agente transformador e as relações de trabalho alterando esse espaço, sendo o professor mediador desse processo de ensino-aprendizagem, potencializando a formação dos educandos, principalmente no que tange a atitudes de ações cidadãs

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Palavras-chave

Geografia, Cidadania, Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Citizenship, Education - Brazil, Geography, Study and teaching - Environment

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