01 - Doutorado - Ciência da Informação

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    Representações sociais expressas nos discursos de arquivistas acerca do gerenciamento de riscos nos arquivos das universidades federais brasileiras.
    (2025-03-24) Menezes, Priscila Lopes; Albuquerque, Ana Cristina de; Pizarro, Daniella Camara; Aleixo, Diana Vilas Boas Souto; Molina, Letícia Gorri; Oliveira, Izângela Maria Sansoni Tonello de; Moraes, Marcos Antônio de
    Esta pesquisa resgata o discurso dos gestores de arquivos das universidades federais brasileiras sobre a Gestão de Riscos, utilizando a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. O estudo busca evidenciar o DSC como metodologia eficaz para compreender as Representações Sociais dos gestores em relação à Gestão de Riscos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e aplicada, baseada em pesquisa documental, estudo de caso múltiplo, entrevistas semiestruturadas e observação direta, sendo o DSC empregado para o tratamento e análise dos dados. Os resultados evidenciam o reconhecimento da importância da Gestão de Riscos por parte dos profissionais responsáveis pelos arquivos. No entanto, a aplicação prática dos planos de gestão enfrenta desafios, como a escassez de pessoal, a falta de valorização dos arquivos e os cortes orçamentários nas universidades. Diante desse cenário, os gestores buscam sensibilizar a administração superior e os usuários por meio de ações de difusão, visando ao reconhecimento e à valorização dos acervos, cuja preservação é essencial para a memória institucional e o acesso à informação. A partir da metodologia do DSC, foi possível demonstrar a visão dos gestores dos arquivos universitários federais quanto às atividades que desempenham no âmbito da Gestão de Riscos. Com isso, validou-se a contribuição teórico-metodológica do DSC para resgatar as Representações Sociais e revelar o pensamento coletivo por meio da discursividade.
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    O processo de gestão do conhecimento no ecossistema de inovação de Londrina : proposta de um modelo integrativo
    (2025-02-12) Shirado, Luciana Yuri; Molina, Letícia Gorri; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Silva, Terezinha Elizabeth da; Santos, Juliana Cardoso dos; Valentim, Marta Lígia Pomim
    Com o acelerado desenvolvimento tecnológico e digital, as organizações e os grupos sociais passaram a enfrentar a necessidade de responder com celeridade aos novos padrões e paradigmas socioculturais, especialmente no que diz respeito ao compartilhamento e gestão do conhecimento gerado em determinados contextos sociais. Nesse cenário, o presente estudo teve como objetivo analisar os processos de Gestão do Conhecimento dentro do Ecossistema de Inovação de Londrina (EIL), composto por onze Governanças Setoriais e uma Governança Geral, denominada Estação 43. Para atingir tal objetivo, o estudo foi conduzido por meio das seguintes etapas: 1) Identificação dos processos e fluxos informacionais, de conhecimento e de inovação presentes no EIL; 2) Mapeamento das ações e atividades que promovem e evidenciam a Gestão do Conhecimento entre os atores envolvidos no EIL; e 3) Proposição de um modelo ou plano de ação integrativo para o processo de Gestão do Conhecimento e da Inovação. A pesquisa envolveu uma amostra intencional composta por 48 atores/participantes, todos engajados ativamente nas atividades do EIL, distribuídos entre as onze Governanças Setoriais e a Governança Geral, a Estação 43, e simultaneamente inscritos em projetos inovadores desenvolvidos por entidades parceiras do Ecossistema, como SEBRAE, SENAI, ACIL, PEIEX, entre outras. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi de natureza básica, com abordagem qualitativa, e seguiu a tipologia exploratória-descritiva. Além disso, foram consideradas múltiplas fontes de dados, incluindo fontes primárias, secundárias, terciárias, documentais e digitais. Destaca-se que esta pesquisa se configurou como um estudo de caso único, voltado para o contexto do EIL - Estação 43 e suas respectivas Governanças. A técnica de Análise de Conteúdo foi adotada, com ênfase na Análise Categorial, a fim de interpretar as quatro fontes de evidências coletadas: questionários online, observação in loco, entrevistas e análise documental, alinhadas com os objetivos inicialmente propostos. Como principal resultado, foi proposto um modelo de Gestão do Conhecimento, que abrange: diagnóstico contínuo das lacunas nos fluxos informacionais, desenvolvimento de uma estratégia integrada para a gestão do conhecimento, implementação de ferramentas tecnológicas acompanhadas de capacitação, monitoramento com métricas claras e realização de fóruns regulares para promover a colaboração e a melhoria contínua. Conclui-se que a adoção deste modelo pode potencializar a gestão do conhecimento, consolidando Londrina como referência em inovação no Brasil e, consequentemente, impulsionando o alinhamento estratégico e a competitividade regional.
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    Inserção de códigos imagéticos em portais de transparência brasileiros: análises de perspectiva semiótica peirceana na organização e representação da informação
    (2024-12-19) Madkur, Federico Natalio; Contani, Miguel Luiz; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Machado, Gilnei; Kulak, Sergio Marilson; Suguihiro, Vera Lúcia Tieko
    O estudo aqui proposto tem o objetivo de analisar os efeitos sugestivo, indicativo e representativo para avaliar o impacto produzido pela inserção de visualidades na informação tornada acessível pela gestão pública nos portais de transparência. Nesse mesmo procedimento, pretende-se aferir o grau em que são alcançados os parâmetros recomendados com base na Lei de acesso à informação (LAI), voltada a promover sua plena compreensão. A pesquisa é do tipo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. O aporte teórico é proveniente da teoria dos signos de Charles Sanders Peirce aplicada à organização e representação da informação, com base no entendimento de que a aferição dos aspectos qualitativo-icônico, singular-indicativo, convencional-simbólico compõem a etapa que precede a uma estruturação bem-sucedida da informação. O resultado da pesquisa evidenciou que a inserção de códigos imagéticos, seja na forma de gráficos, infográficos, iconografias, painéis ou outros, nos portais dos governos estaduais e universidades do Brasil, contribui para melhorar o entendimento das informações disponibilizadas, e, sob essa perspectiva, a compreensão dos ganhos proporcionados pelas imagens nos enfoques da área de Organização e Representação da Informação. Conclui-se que a tese apresenta contribuições para indicação de diretrizes e adequação de critérios para inclusão de códigos imagéticos nos Portais de Transparência brasileiros, sustentadas em análises de fundamento semiótico com foco nos elementos constitutivos de visibilidade e inferência. Assim, pretende-se, para trabalhos futuros, expandir a pesquisa nos Portais de Transparência no âmbito dos municípios e das gestões estaduais, desenvolvendo um projeto de pesquisa dentro da instituição.
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    Gestão do conhecimento em ecossistemas de inovação: uma análise do registro, preservação e compartilhamento da informação e do conhecimento
    (2025-03-25) Pinto, Danieli; Molina, Letícia Gorri; Silva, Terezinha Elizabeth da; Zaninelli, Thais Batista; Santos, Juliana Cardoso dos; Maran, Maria Fabiana Izídio de Almeida
    Os ecossistemas de inovação conectam atores que colaboram entre si para gerar conhecimento, ativo fundamental para a inovação. Entretanto, a diversidade de interesses entre esses atores exige uma governança eficaz para coordenar as ações e promover a gestão do conhecimento, garantindo que o conhecimento relevante seja preservado, acessível e compartilhado de forma eficiente, beneficiando todos os envolvidos no processo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as governanças atuantes na Estação 43 realizam o registro, a preservação e o compartilhamento da informação e do conhecimento. Para tal, foi realizado um estudo de caso único, de cunho qualitativo-quantitativo e exploratório-descritivo. Os dados foram coletados entre os meses de março e agosto de 2024 a partir de três instrumentos de coleta: entrevista, questionário e checklist. As entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado e foram direcionadas aos representantes das 12 governanças verticais, a dois representantes da governança geral e a um representante do SEBRAE. O questionário foi adaptado de Bukowitz e Williams e foi direcionado aos membros das 12 governanças verticais. O checklist analisou elementos relacionados ao registro, à preservação e ao compartilhamento do conhecimento de todas as governanças nas redes sociais, especialmente no Instagram, LinkedIn e websites. Os resultados evidenciaram que, embora existam práticas e ferramentas voltadas para o registro, a preservação e o compartilhamento do conhecimento na Estação 43, ainda há fragilidades significativas, como a falta de padronização e formalização dos processos, a ausência de uma estrutura integrada de gestão do conhecimento e desafios relacionados ao engajamento dos membros e à segurança das informações, o que impacta as ações realizadas pelas governanças. A partir dos resultados, foram propostas ações estratégicas de melhoria, incluindo a formalização dos processos de gestão do conhecimento, a implantação de um sistema único para centralizar as informações das governanças e a criação de indicadores de desempenho para avaliar a efetividade das ações realizadas. As melhorias apresentadas são sustentadas por um framework para orientar a implementação delas. Espera-se que essas iniciativas fortaleçam a governança colaborativa e a gestão do conhecimento na Estação 43, promovendo um ecossistema de inovação mais eficiente e sustentável.
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    A gestão do conhecimento indígena: proposta de um modelo conceitual para o contexto amazônico
    (2025-03-13) Fonseca, Diego Leonardo de Souza; Zaninelli, Thais Batista; Gracioso, Luciana de Souza; Inomata, Danielly Oliveira; Demarchi, Ana Paula Perfetto; Santos, Juliana Cardoso dos; Barbalho, Célia Regina Simonetti
    A tese aborda o Conhecimento Indígena como um saber coletivo, dinâmico e espiritual, com práticas de transmissão fundamentadas na oralidade e na ancestralidade, destacando sua importância para a preservação cultural e a construção de identidades comunitárias. O principal objetivo foi propor um modelo conceitual de Gestão do Conhecimento Indígena para o contexto amazônico, com objetivos específicos de compreender conceitos, dimensões e manifestações do CIn; analisar seus processos de compartilhamento, preservação, uso e adaptação; identificar elementos sui generis de representatividade cultural, social e econômica; e desenvolver um modelo avaliado e validado por pesquisadores acadêmicos indígenas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com embasamento na Teoria Fundamentada nos Dados para a análise dos dados coletados por meio de entrevistas, validação participativa e pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados culminaram na proposição de um modelo conceitual que incorpora as dimensões física (humano) e espiritual (outros humanos) do conhecimento indígena, reconhecendo a relação inseparável entre o material e o imaterial na transmissão e preservação dos saberes. O modelo final contribui significativamente para a Ciência da Informação ao promover um diálogo intercultural que valoriza epistemologias indígenas, oferecendo uma base teórica e prática para novas pesquisas. Além disso, destaca-se a possível aplicabilidade do modelo conceitual como ferramenta para a amplificação de pesquisas voltadas a preservação cultural e social de comunidades indígenas. Embora desenvolvido para o contexto amazônico, o modelo possibilita articular diretrizes flexíveis para estudos futuros e adaptações locais, reforçando a preservação dos saberes indígenas e a autonomia das comunidades.
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    A competência em informação e a necessidade de pertencimento das mães de pessoas com surdez
    (2024-12-13) Pereira, Ana Paula; Alcará, Adriana Rosecler; Coneglian, André Luís Onório; Condurú, Marise Teles; Bortolin, Sueli; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey
    Discute a competência em informação e o aprendizado das mães de pessoas com surdez como fator de apoio para a necessidade de pertencimento, a partir da Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas, que integra a Teoria da Autodeterminação. Parte da hipótese de que a competência em informação é influenciada pela necessidade de pertencimento assim como o pertencimento também pode ser impactado pela competência em informação. Tem como objetivo analisar as relações entre a competência em informação e a necessidade de pertencimento das mães de pessoas com surdez. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa de campo realizada com mães de pessoas com surdez e profissionais vinculados à uma instituição especializada na área da surdez e uma Associação de Pais e Amigos dos Surdos de um município localizado no norte do Paraná/BR. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a entrevista semiestruturada e o questionário com questões abertas aplicado às mães surda e ouvinte, a entrevista gerativa de narrativa com uma questão gerativa de narrativa para os profissionais da instituição especializada e da Associação de Pais e a observação do evento comemorativo do Dia Nacional dos Surdos promovido pela instituição especializada, Associação de Pais e Secretaria da Educação. A técnica de análise dos dados adotada foi a análise categorial da análise de conteúdo de Bardin. Dentre os resultados constatou-se que as principais habilidades para a formação e o desenvolvimento da competência em informação das mães são: aprender e saber buscar e localizar informações sobre a surdez e outras questões (educação, direitos), aprender e saber lidar com necessidades e fontes informacionais, aprender e saber buscar o apoio de instituições especializadas na área da surdez, aprender a Língua Brasileira de Sinais em família e outras formas de comunicação e com isso fortalecer ainda mais o pertencimento. As principais variáveis identificadas que implicam no sentimento de pertencimento das mães surda e ouvinte estão: o estado emocional e psicológico, as experiências profissionais e de vida (ser surdo, ser mãe ouvinte ou surda, ter familiar surdo, atuar em uma instituição especializada), convivência com pessoas surdas, saber criar e manter laços afetivos, frequência, participação e envolvimento nas ações promovidas pela instituição. As variáveis do pertencimento influenciam a formação da competência em informação das mães quando apresentam dificuldades para lidar com o diagnóstico e com a surdez; necessidades informacionais e outras dificuldades que elas possuem; motivação para não desistir; contexto (entorno) em que as mães estão inseridas e suas condições econômicas; ambientes acolhedores e receptivos; oportunidades de compartilhar informações e experiências positivas e negativas; barreira comunicacional e barreira atitudinal; habilidade para manter relações saudáveis com os profissionais e outros familiares. Assim, com os resultados das quatro fontes de evidência e apoiando-se na fundamentação teórica, propõem-se 15 princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mães surdas e ouvintes. Conclui-se que mães sem um sentido de pertencimento estabelecido terão mais dificuldades para estabelecer propósitos e objetivos ao longo da vida, já mães com sentimento de pertença fortalecido estarão mais inclinadas para o aprendizado e, por consequência, à desenvolver as habilidades da competência em informação.
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    Representação da informação não textual em meios digitais: possibilidades de atuação do arquivista com foco na acessibilidade
    (2025-01-30) Kawakami, Tatiana Tissa; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Oliveira, Izângela Maria Sansoni Tonello de; Nascimento, Natália Marinho do; Santos, Juliana Cardoso dos; Santos, Cristina Ribeiro dos
    Discute a informação não textual – aquela expressa por meio visual e/ou sonoro – e a necessidade de representação desses conteúdos, principalmente para pessoas com deficiência auditiva e/ou visual. Salienta, nesse sentido, que o arquivista pode (e deve) se posicionar como um profissional com potencial de contribuição nessa conjuntura. Desse modo, se estabeleceu a seguinte problemática: como o arquivista pode atuar, no contexto digital, de forma a contribuir para que pessoas com deficiência tenham acesso à informação? De acordo com essa perspectiva, objetivou-se evidenciar o campo de atuação do arquivista na representação da informação não textual em materiais digitais, com foco na acessibilidade. Para tanto, realizou-se pesquisa de natureza pura, qualitativa e com objetivos descritivos, utilizando a revisão bibliográfica integrativa. Pauta-se em informações coletadas em consulta à Base de Dados em Ciência da Informação bem como ao catálogo de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas e diretrizes de acessibilidade identificadas na Web Content Accessibility Guidelines 2.2. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que, embora tenham sido recuperadas pesquisas que envolvem o arquivista, arquivos, a arquivologia e a acessibilidade, ainda assim há carência de investigações nesse sentido. Reitera-se, nessa direção, o chamado para que arquivistas desempenhem seu papel profissional e social, e contribuam para o fomento de discussões e práticas concernentes ao acesso à informação por pessoas com deficiência.
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    Epistemologia do mapa conceitual em sistema de organização do conhecimento por meio da historicidade dos conceitos
    (2023-03-27) Rodrigues, Maria Rosemary; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Francelin, Marivalde Moacir; Barité, Mario; Albuquerque, Ana Cristina de; Contani, Miguel Luiz
    O Mapa Conceitual tem se demonstrado como um Sistema de Organização do Conhecimento porque sua epistemologia se revela por meio da historicidade dos conceitos, tanto na organização sociocognitiva do conhecimento, por apresentar-se pelo conhecimento como um todo, quanto na organização intelectual do conhecimento, pelo conhecimento específico, em que as duas dimensões foram aplicadas como mapas de conhecimento em outros períodos. A contribuição deste estudo foi promover um outro status para o Mapa Conceitual, denominando-o como um novo paradigma de conhecimento, trazendo e demonstrando o enunciado lógico de materialização para o domínio da Organização do Conhecimento. Buscou-se responder à questão de estudo: Quais as bases epistemológicas no domínio da OC que podem resultar na fundamentação da Epistemologia do Mapa Conceitual por meio da historicidade dos conceitos, com ênfase no processo de construção e sua aplicabilidade? A hipótese procurou comprovar que a historicidade do Mapa Conceitual, por meio de conceitos, pode gerar a sua fundamentação no contexto do SOC utilizando-se do processo e seus diferentes usos como estrutura lógica de representação conceitual. Defende-se a tese de que o Mapa Conceitual é pertinente ao Sistema de Organização do Conhecimento porque sua epistemologia se revela por meio da historicidade dos conceitos de diferentes maneiras e em diferentes períodos, contextualizando, através do processo, seus sentidos e aplicações. O objetivo geral deste estudo é apresentar a epistemologia do Mapa Conceitual por meio da historicidade dos conceitos para a representação do Mapa Conceitual no contexto do Sistema de Organização do Conhecimento. A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa por meio da Teoria Fundamentada e Análise de Domínio. A fundamentação epistemológica dos filósofos Aristóteles, Kant, Heidegger e Peirce revelou as estruturas lógicas de representação conceituadas através dos processos, das categorias e do conceito/conhecimento. A origem e a historicidade epistemológica foram representadas no contexto histórico e social mediante processos categoriais e cognitivos para enunciados lógicos de materialidade na construção e representação de conhecimento. A teoria-metodológica estabeleceu a sua estrutura lógica no âmbito do Sistema de Organização do Conhecimento pelo estudo histórico de Heidegger, percebendo que a sociedade científica representa o conhecimento de algum conteúdo temático em algum tempo na história. O estudo epistemológico por Aristóteles e Kant trouxe uma visão teórico-metodológica por meio de sistemas conceituais. O estudo terminológico, fundamentado em Peirce, desenhou a representação dos termos para comunicá-los, pela linguagem, à temática de algum documento. Conclui-se que a fundamentação na epistemologia do conhecimento desenhado demonstrou-se o significado da estrutura lógica do Mapa Conceitual por meio da historicidade dos conceitos de forma ampla, por ser estrutura e função dos sistemas inseridos no Sistema de Organização do Conhecimento, e de forma restrita, por ser enunciado lógico de materialização do conceito.
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    Os arquivos comunitários na pesquisa e educação arquivística: uma análise a partir da Archival Education Research Initiative
    (2022-12-21) Alencar, Maíra Fernandes; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Tognoli, Natália Bolfarini; Contani, Miguel Luiz; Redigolo, Franciele Marques; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Barité, Mario
    Inserida na arquivística contemporânea engajada com questões de justiça social, direitos humanos e decolonialidade, dentre outros, selecionamos a Archival Education Research Initiative, uma comunidade discursiva que visa, entre outros focos, atuar sobre e com comunidades historicamente marginalizada, a partir de um suporte de nível educativo e de pesquisa. Delimitamos nosso problema em: considerando a AERI enquanto uma iniciativa inovadora, e pioneira nas discussões sobre as dimensões inclusivas, como caracterizar essa comunidade discursiva, de modo que a temática dos Arquivos Comunitários seja contemplada em conjunto com outras especificidades dessa comunidade? Quais ações de foco plural podem ser descritas a partir dessa análise para a educação e pesquisa arquivística possíveis para o contexto brasileiro? O objetivo geral da pesquisa é fomentar as discussões dos estudos arquivísticos de cunho pluralista, com especial ênfase sobre os arquivos comunitários, por meio da caracterização da comunidade discursiva da AERI. São os objetivos específicos: 1) Situar teoricamente as dimensões da análise de domínio, bem como a intersecção das lentes epistêmicas/de estruturação científica e terminológicas; 2) Implementar um estudo teórico-conceitual da discussão sobre o pluralismo arquivístico, a partir da perspectiva decolonial, e; 3) Sistematizar a análise realizada da AERI, a partir da intersecção das lentes epistêmica-biográfica, estruturação científica e terminológica pontual, sobre o contexto de uso do termo “arquivos comunitários”. O método da pesquisa é hipotético-dedutivo, a natureza da pesquisa é qualitativa; o tipo de pesquisa é exploratório e descritivo, e utiliza enquanto método a Análise de Domínio (HJØRLAND, 2002). Para a coleta das publicações analisadas fizemos uso da base Library, Information Science & Technology Abstracts, a partir da busca por nome dos membros e para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Domínio (AD) Hjørland (2002), com os: 1) Estudos de Estrutura na Comunicação Científica; 2) Estudos Epistemológicos e Críticos, e 3) Estudos Terminológicos. Em conformidade com a análise realizada, demonstramos a hipótese apresentada de que a intersecção das lentes epistemológicas, de estruturação científica e terminológica da Análise de Domínio ajudam a caracterizar a comunidade AERI dando visibilidade aos Arquivos Comunitários e, mediante tal análise temos três ações derivadas dessas lentes, o campo biográfico, campo da prática e do envolvimento comunitário com e/ou sobre comunidades marginalizadas, e o campo da comunicação científica, possíveis de serem focos para o contexto da perspectiva inclusiva e pluralista para a educação e pesquisa arquivística brasileira.
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    Competência científica na ciência da informação: ideários conceituais e correlações com a competência em informação
    (2024-05-27) Souza, Jéssica Gabriela Tamião de; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman de; Alcará, Adriana Rosecler; Freire, Gustavo Henrique de Araujo; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Mata, Marta Leandro da; Moraes, Marcos Antonio de
    A sociedade da informação, acompanhada de recursos tecnológicos e informacionais cada vez mais complexos, requer uma nova gama de demandas, em um processo gradual de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, no campo educacional como no laboral. Este contexto exige reconsideração constante sobre novas competências, em um movimento de interferências, confluências e determinações de campos de estudo e de práticas manifestas. Sendo assim, estudos e pesquisas acadêmico-científicas sobre Competência Científica têm sido gradativamente ampliados, sobretudo em campos de estudo, como é o caso da Ciência da Informação. Considerando este escopo, a pesquisa apresentou como objetivo geral discutir os ideários conceituais da Competência Científica e suas correlações com a Competência em Informação, enunciadas nas teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2017 a 2022. O corpus foi composto por documentos (teses e dissertações) extraídos da BDTD, considerando o período de 2017 a 2022 e análise de conteúdo tomou como base a orientação de Bardin (2010). A escolha do corpus deu-se, sobretudo, para verificação e comparação do uso dos termos nas publicações acadêmicas brasileiras, no período mencionado. Os estudos empregados possibilitaram traçar ideários conceituais para Competência Científica dentro da Ciência da Informação, por meio de suas correlações e diferenças. Apresenta também o conceito de Competência Científica para a Ciência da Informação, com vistas a fundamentar aspectos teóricos e epistemológicos do termo, bem como contribuir na democratização da informação.
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    A dimensão fator esquecimento nos processos de organização e representação do conhecimento
    (2024-03-07) Rosa, Pedro Henrique Cremonez; Contani, Miguel Luiz; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Paletta, Francisco Carlos; Kulak, Sergio Marilson; Pires, Jorge de Barros
    O objetivo desta tese é analisar a participação e a relevância do fator esquecimento nos processos de organização e de representação do conhecimento, como forma de delinear futuros métodos, voltados a contribuir para o resgate de conhecimentos como forma de contraste à presença desse componente. A pesquisa é de tipo hipotético-dedutivo, qualitativa quanto à abordagem, descritiva e explicativa quanto aos objetivos, e bibliográfica quanto aos procedimentos técnicos. O emprego da expressão esquecimento é associado a uma multiplicidade de acepções, explicitadas ao longo da fundamentação teórica e da descrição dos procedimentos metodológicos. A tese defendida é de que, nos processos de organização e de representação do conhecimento, é indispensável uma permanente atitude de contrastar as condições de excludência e de esvaziamento, de descaracterização e de desconsideração dos múltiplos saberes; a aplicação de princípios da tradução intercultural, associada ao conceito semiótico de experiência colateral contém o potencial reversivo de inclusão e resgate. Todo conhecimento é construído, aprimorado e se torna apto a ser disseminado; pode, no entanto, vir a ser perdido devido a superações, desuso, negação, destruição, dificuldade de acesso. Aquisição e perda são dois movimentos que, embora opostos e antagônicos, necessitam ser também entendidos como complementares; aqui se incorpora o esquecimento como um fator a ser levado em conta. Diante de critérios que buscam padronizar e legitimar as construções do conhecimento, o que ainda não se enquadra tende a ser “esquecido”; a recuperação requer processos de tradução de conceitos na indexação, e neutralização das monoculturas do saber. A visão triádica da semiótica de C. S. Peirce é adotada, com destaque para a mediação encontrada nas representações visuais, sonoras e verbais, como integrantes da lógica da conduta. O conceito de autocontrole é valorado na produção dos sentidos que se projetam nas dimensões designadas esquecimento perceptivo, esquecimento interpretativo, esquecimento consensual. O resultado permite afirmar que analisar a relevância do esquecimento nesses processos, instrumentaliza uma permanente mediação para assegurar o tratamento inclusivo na Organização e na Representação do Conhecimento.
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    A presença invisível : a “Classificação Primária” de álbuns fotográficos e as perspectivas do colecionismo para a organização e representação do conhecimento
    (2024-04-11) Santos, Cristina Ribeiro dos; Albuquerque, Ana Cristina de; Oliveira, Izângela Maria Sansoni Tonello de; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Gracioso, Luciana de Souza; Moraes, Marcos Antonio de
    Esta pesquisa realizou a Análise Conceitual em álbuns fotográficos a partir da perspectiva do colecionador. Tal intenção evoca questões vinculadas à análise de conceitos, classificação primária, Análise de Conteúdo e o Colecionismo, bem como as relações destes, enquanto parte integrante de um domínio de conhecimento. A questão norteadora se instala da seguinte forma: como se dá a Análise Conceitual a partir do colecionador, em documentos específicos como os álbuns fotográficos? Neste contexto, a análise observa os álbuns fotográficos, por meio da classificação primária executada pelo colecionador, como um processo complexo de construção de sentido que atua por meio do colecionismo, dos conceitos, ou mesmo nos modelos e esquemas mentais, que se inserem na classificação primária visando a organização do conhecimento. Destarte, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa visando contribuir com a organização do conhecimento, oriundo dos álbuns fotográficos, que pressupõe reflexões direcionadas ao contexto de produção, ao sentido, às suas peculiaridades e classificações, bem como o uso dos conceitos pelo colecionador. E é neste preâmbulo que envolve o colecionador e seu contexto sociocultural (domínio), que se discute na pesquisa que a “classificação primária” e os seus conceitos, possuem uma riqueza informacional que pode situar e enriquecer os processos de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, que a partir da sua compreensão pode auxiliar os processos de análise e síntese por parte do profissional da informação, buscando assim, o entendimento e as apropriações dos conceitos utilizados, e os seus vínculos, ou seja: seu contexto sociocultural e político. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa possui natureza básica, abordagem qualitativa, é tipologicamente exploratória e descritiva com delineamento bibliográfico e documental e recorreu ao método Análise de Conteúdo, especificamente a técnica de análise categorial. As categorias definidas a priori com base em Fujita (2003), e a caracterização do documento se direcionaram ao “Álbum de Canudos” de “Flávio de Barros”. Como resultado, evidencia-se que os álbuns fotográficos, possuem marcas do seu contexto sociocultural que percebe o “outro” o sertanejo morador do Arraial de Canudos como “Jagunço”. Nesse contexto, conclui-se que a compreensão e recuperação da classificação primária que o produtor desenvolveu, seu sentido originário, seus conceitos se fazem necessário, para a compreensão deste material. Essas definições não são fornecidas de pronto entendimento ao seu leitor. Nesse sentido, a percepção da classificação como um objeto de fronteira, como discutido por Olson (1999), é essencial para promover um diálogo eficaz com a Organização e Representação do Conhecimento. A percepção do colecionismo e a classificação primária requer uma compreensão sensível dessas nuances, a fim de preservar e promover a riqueza do diálogo que ocorre nessa fronteira entre diferentes mundos sociais e evitar, como no caso “Arraial de Canudos”, novos silenciamentos.
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    Feminismo e competência em informação : debates teórico-práticos a partir da epistemologia social
    (2024-03-27) Miranda, Ana Maria Mendes; Alcará, Adriana Rosecler; Albuquerque, Ana Cristina de; Mata, Marta Leandro da; Santos Neto, João Arlindo dos; Farias, Gabriela Belmont de
    Com o desenvolvimento do capitalismo, o patriarcado, assim como o racismo, se converte em aliados indispensáveis para a exploração e a manutenção do status quo. Nesse contexto, os aspectos informacionais se apresentam como um recurso e fator marcante nas lutas de movimentos políticos e sociais feministas na atualidade. É nesse escopo que o desenvolvimento de um conjunto de habilidades, somadas ao acesso à informação e conhecimentos, pode auxiliar na compreensão das diversas “amarras” do tecido social, denominado no campo da Ciência da Informação como competência em informação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a competência em informação sob a perspectiva da Epistemologia Social e suas relações com as teorias feministas. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa teórico prática descritiva, com abordagem quantiqualitativa. Num primeiro momento, desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura, com delineamento bibliográfico, seguida de uma análise das práticas de competência em informação por meio de pesquisa documental. Com os dados bibliográfico realizou-se uma análise bibliométrica, identificando autorias mais produtivas da temática, e textos e autorias mais referenciadas pelo corpus de análise. Posterior a isso, ambas as coletas foram analisadas com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Foram localizadas 79 pesquisas de 1997 a junho de 2023 em português, inglês e espanhol que relacionam a competência em informação com o feminismo, revelando distintas bases teóricas e uma aproximação com o feminismo interseccional e pós-estruturalista. No que se refere às práticas, mapearam-se 347 ações promovidas por unidades de informação brasileiras relacionadas ao feminismo ou às mulheres, destacando-se rodas de conversa, palestras e clubes de leitura. As categorias temáticas nas quais elas foram organizadas incluem violência doméstica, direitos das mulheres, trabalho, maternidade, saúde, empoderamento, autoestima, arte, literatura, visibilidade e acesso à informação. Compreendendo as características teóricas e as ações práticas da competência em informação relacionadas às mulheres, surge a questão sobre como se dá uma competência sob a perspectiva da Epistemologia Social. Seu maior ponto de encontro está no conhecimento e sua noção coletiva, podendo contribuir para novos olhares da competência em informação sobre um aspecto central de seus estudos. É também nessa perspectiva de conhecimento coletivo que a competência em informação pode se encontrar com a teoria feminista marxista, promovendo a formação das consciências para a transformação da realidade. As unidades de informação, por meio da competência em informação e outras ações voltadas para o acesso à informação, desempenham papel preponderante ao permitirem o compartilhamento e a troca de informações, além de ajudarem na promoção do senso crítico e aplicação ética das informações. Conclui-se que a Epistemologia Social pode contribuir para pensar diversos aspectos da competência em informação, principalmente o conhecimento, e uma competência em informação preocupada com questões coletivas e sociais pode auxiliar na compreensão de meninas e mulheres sobre questões relevantes de sua realidade, contribuindo para o enfrentamento da desigualdade de gênero.
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    Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) : mapeamento do processo de formulação e reflexos na Ciência da Informação
    (2024-03-06) Francisco, Lucilene Aparecida; Silva, Terezinha Elisabeth da; Barros, Dirlene Santos; Eirão, Thiago Gomes; Molina, Letícia Gorri; Bortolin, Sueli
    Esta tese analisa o processo legislativo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no cenário brasileiro e suas implicações para a Ciência da Informação (CI), a partir de uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados dos discursos dos parlamentares (relatores) envolvidos no processo de aprovação da Lei, das notícias divulgadas na imprensa nacional e de entrevistas com instituições representantes da CI. Os dados levantados nas diferentes fontes de evidências foram organizados de modo a explicitar: a) a construção, proposição e tramitação do projeto no Congresso Nacional; b) as repercussões do tema na mídia; c) os reflexos da Lei para a CI. Essas categorias de dados foram examinadas a partir da técnica de análise de discurso fundamentada na perspectiva do Regime de Informação. Os resultados revelam que o processo de formulação dessa Lei foi amplamente debatido, contando com a participação de atores de diversos segmentos sociais em audiências públicas e seminários. Evidencia-se que o principal objetivo da legislação foi adequar o Brasil às normas do comércio internacional, em face às exigências da União Europeia, atribuindo ao titular a responsabilidade por consentir ou não com a coleta e o uso de seus dados. Embora os sujeitos tenham autonomia para decidir, ainda lhes falta habilidade para a avaliação crítica do que poderá ser feito com as suas informações. Preocupa também o fato de, muitas vezes, a cessão dos dados ser condição para o acesso a serviços essenciais, o que leva o titular a entregá-los de forma quase automática. A participação da Ciência da Informação no processo de formulação dessa Lei se deu de forma indireta, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, que apresentou contribuições no sentido de evitar a falta de regulamentação e, consequentemente, a exposição dos usuários à situações de apropriação indevida de seus dados ou, por outro lado, que o excesso regulatório viesse a representar perdas de oportunidades econômicas, tendo em vista a influência da Lei no desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente, da Internet das Coisas (IoT). Para a Ciência da Informação, a legislação abre uma janela de oportunidades de atuação que vai desde a compreensão dos limites entre a promoção do acesso à informação e a proteção de dados, à formação de competência crítica que leve o titular a compreender o contexto político e econômico envolvido no processo de coleta/extração e uso de seus dados, levando-o a melhor refletir a respeito da cessão ou não deles.
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    Comportamento informacional e subjetividade : uma análise a partir da prática docente na educação a distância
    (2023-08-31) Cruz, Dalila Gimenes da; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Guerchmann, Ana Céli Pavão; Mata, Marta Leandro da; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Santos, Raimunda Fernanda dos; Albuquerque, Ana Cristina de
    As concepções trazidas pela abordagem cognitiva em meados da década de 1980 pelo autor Tom Wilson ampliaram a visão sobre os comportamentos de busca e uso da informação ao desenvolver modelos de comportamento informacional que passaram a considerar o indivíduo enquanto ser social, com diferentes necessidades fisiológicas, cognitivas e/ou afetivas que ocorrem a partir do contexto que envolve cada pessoa, o papel que ela desempenha no trabalho/vida, ou o próprio ambiente político, tecnológico e econômico em que está inserida. Somada a essa visão, essa tese busca associar a influência de variáveis constituintes da subjetividade, tais como história de vida, experiências vividas, características pessoais, crenças, sentimentos e emoções com o processo de necessidade, busca e uso da informação. Elegeu-se como pano de fundo um Curso de Biblioteconomia ofertado na modalidade à distância ao considerar esse cenário em contato constante com a informação, favorável para entender de que forma determinados aspectos da subjetividade podem influenciar/ impactar na manifestação do comportamento informacional dos professores. Esse processo ressalta a importância em se olhar para o comportamento informacional como algo em constante movimento, moldado pelas influências ambientais, sociais, emocionais, histórico-culturais e subjetivas. Tal consideração justifica-se pelo fato de que o próprio comportamento em si não se constitui apenas por influências externas, tais como mudanças no contexto informacional e tecnológico. Às suas práticas somam-se ainda fatores individuais constituídos por experiências anteriores, histórico de vida e construções simbólicas e afetivas que fazem parte da constituição da subjetividade. Assim, teve como objetivo, analisar a subjetividade como fenômeno, cujos elementos constituintes e constituídos podem ser considerados variáveis que interferem no comportamento informacional de professores que atuam na modalidade EaD. Para alcance dos objetivos, optou-se por uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. O universo de pesquisa constitui-se por professores de um Curso de Biblioteconomia na modalidade EaD, utilizando enquanto aporte metodológico e de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como referencial para análise dos dados coletados optou-se pelo método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A partir da análise das entrevistas realizadas e do referencial teórico desenvolvido foi possível constatar correlações entre o comportamento informacional dos professores com elementos constituintes da subjetividade. Assim, as evidências conceituais e teóricas confirmam a hipótese levantada, visto que a subjetividade, enquanto conceito que compreende algo em constante construção, com base nos sentidos que os sujeitos vão produzindo na condição singular em que se encontram inseridos em suas trajetórias de vida e ao mesmo tempo, em suas diferentes atividades e formas de se relacionar com a informação, influencia inclusive seus comportamentos e interação com a informação.
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    Sobreposição entre as diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web (WCAG) e a otimização para mecanismos de busca (SEO)
    (2023-07-03) Fernandes, Rogério Paulo Muller; Contani, Miguel Luiz; Albuquerque, Ana Cristina de; Franklin, Benjamin Luiz; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Bufrem, Leilah Santiago
    Analisa a sobreposição entre as técnicas e estratégias de otimização de mecanismos de busca (SEO) e as Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). Aponta que acessibilidade na web e SEO são dois campos de estudo aparentemente distintos em suas concepções teóricas, mas que na prática, ao serem implementados, apresentam importantes sobreposições que não têm sido estabelecidas ou mesmo problematizadas na literatura. Enquanto a acessibilidade almeja tornar o conteúdo web mais acessível para todos os usuários, o SEO visa tornar o conteúdo encontrável. O foco da acessibilidade está nos usuários, enquanto o foco do SEO está nos mecanismos de busca, sendo o elo fundamental que os une, o conteúdo, que precisa ser desenvolvido e estruturado considerando tanto os seres humanos com deficiências quanto os mecanismos de busca. Defende a tese que a acessibilidade na web e SEO tem muitos pontos em comum e utilizam técnicas similares no alcance de seus objetivos. Fundamenta o percurso metodológico desta pesquisa teórica, de caráter descritivo no Modelo Ampliado de Análise Dimensional de Bufrem. Identifica, descreve e destaca visualmente os fatores sobrepostos e para comprovação da sobreposição cria um site temporário específico para esse objetivo. Identifica na pesquisa um conjunto de 17 fatores comuns aos elementos SEO e critérios de sucesso da WCAG 2.1, representando um percentual de 24,36% do total de critérios existentes, sugerindo que há uma evidente sobreposição entre os campos SEO e acessibilidade na web. Conclui que os resultados da pesquisa comprovam a hipótese de que ao assegurar a acessibilidade de um site, mesmo que parcialmente, automaticamente seu conteúdo será otimizado para os mecanismos de busca.
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    Sistema infográfico para representações multimodais : proposta de um modelo conceitual interdisciplinar
    (2023-09-11) Barizon Filho, Antonio Lucio; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Jorente, Maria José Vicentini; Contani, Miguel Luiz; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Gomes, Rogério Zanetti
    O infográfico é um material informacional híbrido que combina linguagens textuais e visuais de modo a tornar a informação mais clara e acessível. Tem como objetivo geral propor um sistema infográfico interdisciplinar para a Representação da Informação por meio de infográficos e sua representação por meio de um modelo conceitual. Para atender ao objetivo geral, tem como objetivos específicos: descrever de que forma a informação é visualizada por meio de infográficos; identificar os fatores relevantes da Representação, Arquitetura e Design da Informação para a estruturação e visualização da informação nos infográficos; discorrer as relações teóricas e práticas da visualização da informação na Infografia e analisar de que forma a informação é organizada, estruturada e visualizada em infográficos. Emprega metodologia de caráter descritiva e aplicada com abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa documental, que compreende uma amostra de infográficos premiados nas 28ª e 29ª edições do Malofiej. Tem como método de análise a metodologia proposta por Rosenfeld, Morville e Arango (2015) para análise da Arquitetura da Informação, a partir do mapeamento das informações dos infográficos selecionados e análise praxeológica do conteúdo segundo a proposição de Mortensen (2010, 2011). Busca subsídio teórico-metodológico na Representação, Arquitetura e Design da Informação no intuito de contribuir para uma abordagem interdisciplinar com conhecimentos que permeiem todo processo da informação. Destaca que a interdisciplinaridade potencializa a capacidade informativa do infográfico e identifica práticas e conhecimentos adequados para seu desenvolvimento. Constata que infográficos apresentam estruturas, elementos e componentes recorrentes e propõe uma sistematização dos processos de organização, estruturação e visualização presentes na infografia. Apresenta um modelo conceitual que representa o sistema proposto e considera que sua compreensão pode fortalecer o aspecto informativo e ampliar a utilização de infográficos enquanto representação da informação. Apresenta exemplo de aplicação no desenvolvimento de um resumo visual e como recurso para mapeamento da informação. Conclui que a infografia é inerentemente interdisciplinar e que processo de organização e estruturação da informação são tão importantes para o resultado quanto as decisões estéticas referentes à sua visualidade.
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    Identidade profissional do bibliotecário e sua atuação em ambientes não convencionais
    (2023-01-24) Reis, Sandra Gomes de Oliveira; Bortolin, Sueli; Zaninelli, Thaís Batista; Santos Neto, João Arlindo dos; Valentim, Marta Ligia Pomim; Valls, Valéria Martin
    O desenvolvimento da ciência, assim como as mudanças ocorridas tanto no fazer do bibliotecário como na melhor forma de utilização dos recursos que estes dominam; são indispensáveis para a compreensão dos caminhos da prática bibliotecária. Assim sendo, é necessário entender e assimilar com melhor exatidão as constantes transformações da área de informação no decorrer dos anos no Brasil. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a identidade profissional do bibliotecário e a sua atuação em ambientes não convencionais. Para isso mapeamos os bibliotecários que atuam nos segmentos/nichos não convencionais existentes no mercado de trabalho, identificando e caracterizando as funções e as atividades exercidas nesses ambientes; verificamos quais elementos se relacionam à sua identidade profissional; sistematizamos os segmentos/nichos não convencionais de atuação do bibliotecário e as competências essenciais para atuar nesses espaços de trabalho. Destacar a atuação desses profissionais se faz necessário com o alvo de entusiasmar os bibliotecários, graduandos e a sociedade quanto a projeção da imagem profissional do bibliotecário. A pesquisa envolveu a caracterização das atividades desenvolvidas por esse profissional em ambientes diferentes dos comumente divulgados. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizamos a abordagem qualitativa, tendo o universo da pesquisa composto de 142 bibliotecários que atuam em espaços não convencionais, destes 58 foram entrevistados e estão distribuídos em segmentos como e-commerce, mercado financeiro, educação, consultorias, gestão do conhecimento e empreendedorismo no âmbito brasileiro e internacional. O método de pesquisa foi a Bola de Neve e a técnica de coleta de dados a Entrevista Narrativa que possibilitou ao entrevistado discorrer sobre sua atuação em ambientes não convencionais. Após os dados coletados utilizamos a técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo que demonstrou que os bibliotecários entrevistados atuantes em ambientes não convencionais foram autoafirmando sua identidade profissional conforme sua interação nesses ambientes e suas relações sociais. Concluímos que a compreensão de sua identidade profissional e de suas competências o leva a buscar ambientes não convencionais. Tende a aumentar seu entendimento de que além do local de atuação e do objeto, ele é um bibliotecário e sua autoafirmação o leva a se valorizar e mudar a forma como o outro o vê. Pode ainda mudar o seu espaço de atuação, suas relações sociais e sua autoimagem e, por isso, há a eminente necessidade de trazer luz sobre os profissionais que atuam em ambientes não convencionais.
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    A organização e representação do conhecimento em uma perspectiva decolonial: análise dos conceitos do relatório Figueiredo a partir da classificação facetada
    (2023-11-17) Zammataro, Ana Flávia Dias; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Furlanete, Fábio Parra; Barité, Mario; Gracioso, Luciana de Souza; Crippa, Giulia
    Introdução: Esta tese tem como objeto de estudo o Relatório Figueiredo, documento que resulta de uma Comissão de Inquérito instaurada em 1967 a respeito da conivência do extinto Serviço de Proteção ao Índio com a violência cometida contra os povos indígenas do Brasil. São coletados termos do Relatório, por meio de processo de inferência e por software de mineração de dados, submetendo-os a uma categorização por meio do uso de facetas, oriunda da Teoria da Classificação Facetada elaborada por Shiyali Ramamrita Ranganathan. Objetivo: Analisar os conceitos do Relatório Figueiredo sob uma perspectiva epistemológica decolonial aplicada à Organização e Representação do Conhecimento a fim de elaborar sistemas de organização do conhecimento com características decoloniais. Metodologia: Pesquisa de caráter documental e bibliográfica, de enfoque qualitativo, com o uso da abordagem metodológica da Análise de Domínio, por meio das abordagens dos estudos históricos, epistemológicos e das classificações especiais. A metodologia empregada contribui para responder ao seguinte problema de pesquisa: De que maneira o fundamento epistemológico decolonial contribui para embasar discussões contra-hegemônicas na Organização e Representação do Conhecimento e, a partir disso, elaborar sistemas de organização do conhecimento que tenham características decoloniais? Resultados: A categorização dos conceitos no sistema facetado de Ranganathan e as múltiplas possibilidades de combinações entre suas facetas e subfacetas, em conjunto com uma ferramenta de mineração de dados do documento em estudo na tese, fomentaram a elaboração de uma proposta de modelagem conceitual, cujas entidades, atributos e relações, quando estruturados e representados com base na epistemologia da decolonialidade de Anibal Quijano, podem ter características decoloniais e contra-hegemônicas, demonstrando assim a viabilidade de elaborar sistemas de organização do conhecimento alinhados às necessidades de suas respectivas unidades de informação e, ao mesmo tempo, que contribua com a desconstrução da colonialidade do poder, dialogando com problemáticas históricas que se refletem em questões da realidade social e representando a diversidade étnica e cultural brasileira. Conclusão: As discussões colocadas expressam que, embora seja possível, a literatura da Organização e Representação do Conhecimento a respeito das bases decoloniais ou pós-coloniais está, ainda, em fase de desenvolvimento, necessitando, portanto, solidificar seus alicerces para a construção de uma área que opere pela inclusão e pela contra-hegemonia. Assim, torna-se possível a constituição de processos e sistemas de organização do conhecimento que possam adquirir características decoloniais e contra-hegemônicas.
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    A representação temática da literatura de Cordel à luz da teoria dos campos lexicais
    (2023-03-14) Paiva, Andréia Del Conte de; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; Albuquerque, Ana Cristina; Santos, Raimunda Fernanda; Moraes, Marco
    A Literatura de cordel possui incontestável importância para a sociedade, seja como documento histórico, fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação ou pesquisa científica. Registros da memória, da trajetória social, política e econômica do povo brasileiro, trata-se de um gênero literário que se estabelece como significativo instrumento no processo de ensino e aprendizagem em variadas áreas do conhecimento. Devido às suas características, a gama de contextos de utilização e o grau de aceitação por variados tipos de leitores, surge à necessidade de organizá-los. Nesse sentido, evidencia-se a Ciência da Informação (CI) a qual, por intermédio do Tratamento Temático da Informação, possibilita o acesso a estas obras literárias. Nessa perspectiva, a questão norteadora da pesquisa em tela caracteriza-se em como propiciar aos profissionais da Área condições de representar de forma eficiente os folhetos de cordel. Representar para organizar esses materiais, constitui-se em processo de expressiva complexidade. As competências informacionais inerentes ao processo do Tratamento Temático da Informação, requeridas aos profissionais da informação, entre outros aspectos, reforça a hipótese de que o delineamento da classificação dos folhetos fundamentados nas vinte e sete classes temáticas propostas por Albuquerque (2011), bem como da Teoria dos Campos Lexicais, contribuirão com a organização e acesso a estes materiais. Objetivando aplicar a Teoria do Campo Lexical no que tange o Tratamento Temático da Informação da literatura de cordel. O percurso metodológico concretizou-se por um estudo de caráter qualitativo, com objetivos exploratórios descritivos utilizando-se do procedimento da pesquisa-ação. Justifica-se este trabalho, devido à escassez de estudos relacionados à construção teórica e metodológica para a representação do conteúdo informacional dos folhetos, contribuindo com os profissionais da informação para o tratamento temático dos folhetos de cordel.