01 - Doutorado - Ciência da Informação

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    Sobreposição entre as diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web (WCAG) e a otimização para mecanismos de busca (SEO)
    (2023-07-03) Fernandes, Rogério Paulo Muller; Contani, Miguel Luiz; Albuquerque, Ana Cristina de; Franklin, Benjamin Luiz; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Bufrem, Leilah Santiago
    Analisa a sobreposição entre as técnicas e estratégias de otimização de mecanismos de busca (SEO) e as Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). Aponta que acessibilidade na web e SEO são dois campos de estudo aparentemente distintos em suas concepções teóricas, mas que na prática, ao serem implementados, apresentam importantes sobreposições que não têm sido estabelecidas ou mesmo problematizadas na literatura. Enquanto a acessibilidade almeja tornar o conteúdo web mais acessível para todos os usuários, o SEO visa tornar o conteúdo encontrável. O foco da acessibilidade está nos usuários, enquanto o foco do SEO está nos mecanismos de busca, sendo o elo fundamental que os une, o conteúdo, que precisa ser desenvolvido e estruturado considerando tanto os seres humanos com deficiências quanto os mecanismos de busca. Defende a tese que a acessibilidade na web e SEO tem muitos pontos em comum e utilizam técnicas similares no alcance de seus objetivos. Fundamenta o percurso metodológico desta pesquisa teórica, de caráter descritivo no Modelo Ampliado de Análise Dimensional de Bufrem. Identifica, descreve e destaca visualmente os fatores sobrepostos e para comprovação da sobreposição cria um site temporário específico para esse objetivo. Identifica na pesquisa um conjunto de 17 fatores comuns aos elementos SEO e critérios de sucesso da WCAG 2.1, representando um percentual de 24,36% do total de critérios existentes, sugerindo que há uma evidente sobreposição entre os campos SEO e acessibilidade na web. Conclui que os resultados da pesquisa comprovam a hipótese de que ao assegurar a acessibilidade de um site, mesmo que parcialmente, automaticamente seu conteúdo será otimizado para os mecanismos de busca.
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    Sistema infográfico para representações multimodais : proposta de um modelo conceitual interdisciplinar
    (2023-09-11) Barizon Filho, Antonio Lucio; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Jorente, Maria José Vicentini; Contani, Miguel Luiz; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Gomes, Rogério Zanetti
    O infográfico é um material informacional híbrido que combina linguagens textuais e visuais de modo a tornar a informação mais clara e acessível. Tem como objetivo geral propor um sistema infográfico interdisciplinar para a Representação da Informação por meio de infográficos e sua representação por meio de um modelo conceitual. Para atender ao objetivo geral, tem como objetivos específicos: descrever de que forma a informação é visualizada por meio de infográficos; identificar os fatores relevantes da Representação, Arquitetura e Design da Informação para a estruturação e visualização da informação nos infográficos; discorrer as relações teóricas e práticas da visualização da informação na Infografia e analisar de que forma a informação é organizada, estruturada e visualizada em infográficos. Emprega metodologia de caráter descritiva e aplicada com abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa documental, que compreende uma amostra de infográficos premiados nas 28ª e 29ª edições do Malofiej. Tem como método de análise a metodologia proposta por Rosenfeld, Morville e Arango (2015) para análise da Arquitetura da Informação, a partir do mapeamento das informações dos infográficos selecionados e análise praxeológica do conteúdo segundo a proposição de Mortensen (2010, 2011). Busca subsídio teórico-metodológico na Representação, Arquitetura e Design da Informação no intuito de contribuir para uma abordagem interdisciplinar com conhecimentos que permeiem todo processo da informação. Destaca que a interdisciplinaridade potencializa a capacidade informativa do infográfico e identifica práticas e conhecimentos adequados para seu desenvolvimento. Constata que infográficos apresentam estruturas, elementos e componentes recorrentes e propõe uma sistematização dos processos de organização, estruturação e visualização presentes na infografia. Apresenta um modelo conceitual que representa o sistema proposto e considera que sua compreensão pode fortalecer o aspecto informativo e ampliar a utilização de infográficos enquanto representação da informação. Apresenta exemplo de aplicação no desenvolvimento de um resumo visual e como recurso para mapeamento da informação. Conclui que a infografia é inerentemente interdisciplinar e que processo de organização e estruturação da informação são tão importantes para o resultado quanto as decisões estéticas referentes à sua visualidade.
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    Identidade profissional do bibliotecário e sua atuação em ambientes não convencionais
    (2023-01-24) Reis, Sandra Gomes de Oliveira; Bortolin, Sueli; Zaninelli, Thaís Batista; Santos Neto, João Arlindo dos; Valentim, Marta Ligia Pomim; Valls, Valéria Martin
    O desenvolvimento da ciência, assim como as mudanças ocorridas tanto no fazer do bibliotecário como na melhor forma de utilização dos recursos que estes dominam; são indispensáveis para a compreensão dos caminhos da prática bibliotecária. Assim sendo, é necessário entender e assimilar com melhor exatidão as constantes transformações da área de informação no decorrer dos anos no Brasil. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a identidade profissional do bibliotecário e a sua atuação em ambientes não convencionais. Para isso mapeamos os bibliotecários que atuam nos segmentos/nichos não convencionais existentes no mercado de trabalho, identificando e caracterizando as funções e as atividades exercidas nesses ambientes; verificamos quais elementos se relacionam à sua identidade profissional; sistematizamos os segmentos/nichos não convencionais de atuação do bibliotecário e as competências essenciais para atuar nesses espaços de trabalho. Destacar a atuação desses profissionais se faz necessário com o alvo de entusiasmar os bibliotecários, graduandos e a sociedade quanto a projeção da imagem profissional do bibliotecário. A pesquisa envolveu a caracterização das atividades desenvolvidas por esse profissional em ambientes diferentes dos comumente divulgados. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizamos a abordagem qualitativa, tendo o universo da pesquisa composto de 142 bibliotecários que atuam em espaços não convencionais, destes 58 foram entrevistados e estão distribuídos em segmentos como e-commerce, mercado financeiro, educação, consultorias, gestão do conhecimento e empreendedorismo no âmbito brasileiro e internacional. O método de pesquisa foi a Bola de Neve e a técnica de coleta de dados a Entrevista Narrativa que possibilitou ao entrevistado discorrer sobre sua atuação em ambientes não convencionais. Após os dados coletados utilizamos a técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo que demonstrou que os bibliotecários entrevistados atuantes em ambientes não convencionais foram autoafirmando sua identidade profissional conforme sua interação nesses ambientes e suas relações sociais. Concluímos que a compreensão de sua identidade profissional e de suas competências o leva a buscar ambientes não convencionais. Tende a aumentar seu entendimento de que além do local de atuação e do objeto, ele é um bibliotecário e sua autoafirmação o leva a se valorizar e mudar a forma como o outro o vê. Pode ainda mudar o seu espaço de atuação, suas relações sociais e sua autoimagem e, por isso, há a eminente necessidade de trazer luz sobre os profissionais que atuam em ambientes não convencionais.
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    A organização e representação do conhecimento em uma perspectiva decolonial: análise dos conceitos do relatório Figueiredo a partir da classificação facetada
    (2023-11-17) Zammataro, Ana Flávia Dias; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Furlanete, Fábio Parra; Barité, Mario; Gracioso, Luciana de Souza; Crippa, Giulia
    Introdução: Esta tese tem como objeto de estudo o Relatório Figueiredo, documento que resulta de uma Comissão de Inquérito instaurada em 1967 a respeito da conivência do extinto Serviço de Proteção ao Índio com a violência cometida contra os povos indígenas do Brasil. São coletados termos do Relatório, por meio de processo de inferência e por software de mineração de dados, submetendo-os a uma categorização por meio do uso de facetas, oriunda da Teoria da Classificação Facetada elaborada por Shiyali Ramamrita Ranganathan. Objetivo: Analisar os conceitos do Relatório Figueiredo sob uma perspectiva epistemológica decolonial aplicada à Organização e Representação do Conhecimento a fim de elaborar sistemas de organização do conhecimento com características decoloniais. Metodologia: Pesquisa de caráter documental e bibliográfica, de enfoque qualitativo, com o uso da abordagem metodológica da Análise de Domínio, por meio das abordagens dos estudos históricos, epistemológicos e das classificações especiais. A metodologia empregada contribui para responder ao seguinte problema de pesquisa: De que maneira o fundamento epistemológico decolonial contribui para embasar discussões contra-hegemônicas na Organização e Representação do Conhecimento e, a partir disso, elaborar sistemas de organização do conhecimento que tenham características decoloniais? Resultados: A categorização dos conceitos no sistema facetado de Ranganathan e as múltiplas possibilidades de combinações entre suas facetas e subfacetas, em conjunto com uma ferramenta de mineração de dados do documento em estudo na tese, fomentaram a elaboração de uma proposta de modelagem conceitual, cujas entidades, atributos e relações, quando estruturados e representados com base na epistemologia da decolonialidade de Anibal Quijano, podem ter características decoloniais e contra-hegemônicas, demonstrando assim a viabilidade de elaborar sistemas de organização do conhecimento alinhados às necessidades de suas respectivas unidades de informação e, ao mesmo tempo, que contribua com a desconstrução da colonialidade do poder, dialogando com problemáticas históricas que se refletem em questões da realidade social e representando a diversidade étnica e cultural brasileira. Conclusão: As discussões colocadas expressam que, embora seja possível, a literatura da Organização e Representação do Conhecimento a respeito das bases decoloniais ou pós-coloniais está, ainda, em fase de desenvolvimento, necessitando, portanto, solidificar seus alicerces para a construção de uma área que opere pela inclusão e pela contra-hegemonia. Assim, torna-se possível a constituição de processos e sistemas de organização do conhecimento que possam adquirir características decoloniais e contra-hegemônicas.
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    A representação temática da literatura de Cordel à luz da teoria dos campos lexicais
    (2023-03-14) Paiva, Andréia Del Conte de; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; Albuquerque, Ana Cristina; Santos, Raimunda Fernanda; Moraes, Marco
    A Literatura de cordel possui incontestável importância para a sociedade, seja como documento histórico, fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação ou pesquisa científica. Registros da memória, da trajetória social, política e econômica do povo brasileiro, trata-se de um gênero literário que se estabelece como significativo instrumento no processo de ensino e aprendizagem em variadas áreas do conhecimento. Devido às suas características, a gama de contextos de utilização e o grau de aceitação por variados tipos de leitores, surge à necessidade de organizá-los. Nesse sentido, evidencia-se a Ciência da Informação (CI) a qual, por intermédio do Tratamento Temático da Informação, possibilita o acesso a estas obras literárias. Nessa perspectiva, a questão norteadora da pesquisa em tela caracteriza-se em como propiciar aos profissionais da Área condições de representar de forma eficiente os folhetos de cordel. Representar para organizar esses materiais, constitui-se em processo de expressiva complexidade. As competências informacionais inerentes ao processo do Tratamento Temático da Informação, requeridas aos profissionais da informação, entre outros aspectos, reforça a hipótese de que o delineamento da classificação dos folhetos fundamentados nas vinte e sete classes temáticas propostas por Albuquerque (2011), bem como da Teoria dos Campos Lexicais, contribuirão com a organização e acesso a estes materiais. Objetivando aplicar a Teoria do Campo Lexical no que tange o Tratamento Temático da Informação da literatura de cordel. O percurso metodológico concretizou-se por um estudo de caráter qualitativo, com objetivos exploratórios descritivos utilizando-se do procedimento da pesquisa-ação. Justifica-se este trabalho, devido à escassez de estudos relacionados à construção teórica e metodológica para a representação do conteúdo informacional dos folhetos, contribuindo com os profissionais da informação para o tratamento temático dos folhetos de cordel.
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    Dimensões da competência em informação nos processos educacionais de idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Unicentro
    (Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-28) Gardin, Daniela do Amaral Oliveira; Alcará, Adriana Rosecler; Bortolin, Sueli; Santos Neto, João Arlindo dos; Vitorino, Elizete Vieira; Mata, Marta Leandro da; Zaninelli, Thais Batista; Berti, Ilemar Christina Wey; Santos, Juliana Cardoso dos
    Resumo: O estabelecimento da informação e do conhecimento como fatores de desenvolvimento têm transformado os procedimentos de gestão das nações, entre eles os da educação. Nesse cenário, se inserem os pressupostos das diversas ciências, assim como a competência em informação, campo disciplinar da Ciência da Informação, que trata das ações referentes à informação no que tange à sua identificação, localização, seleção, avaliação e uso consciente. Também sendo associada aos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos pessoais e no aprendizado ao longo da vida. A competência em informação é integrada pelas dimensões técnica, estética, política e ética, as quais, por sua vez, estão relacionadas ao saber fazer e ao uso das tecnologias, à reflexão crítica e à sensibilidade junto à informação e, referem-se, também, à responsabilidade e à interação dela com a coletividade. Sob essa perspectiva, problematizou-se a influência que os pressupostos da competência em informação e suas dimensões promovem no desenvolvimento dos processos educacionais para o aprendizado ao longo da vida, no tocante ao aperfeiçoamento da autonomia, qualidade de vida e exercício da cidadania de idosos, no âmbito de um programa de extensão universitária. Assim, investigou-se de que maneira as dimensões técnica, estética, política e ética da competência em informação encontram-se refletidas nos processos educacionais e pedagógicos desenvolvidos na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pesquisa tem natureza básica com abordagem qualitativa, compreendendo-se ainda como exploratória e descritiva. Caracterizou-se como um estudo de caso e foi instrumentalizada a partir das técnicas de levantamento documental, entrevista e grupo focal, realizados no âmbito do projeto pedagógico, com os idosos e os agentes educacionais do programa de extensão da Unati. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada para o desenvolvimento da interpretação dos achados científicos. Os resultados demonstraram a manifestação das dimensões da competência em informação sob três vieses específicos. Um projeto pedagógico voltado para o alcance do bem estar, da qualidade de vida e do exercício da cidadania dos idosos. Comportamentos, habilidades e atitudes dos agentes educacionais respaldados a partir de condutas específicas. E a disponibilidade e disposição dos sujeitos aprendizes em se engajarem e se inserirem no universo de aprendizado contínuo e permanente. Dessa forma, na medida em que se manifestam harmônicas com a tríplice atuação das partes nesse processo, as dimensões tornam os unatianos pessoas com competência em informação no âmbito dos desafios impostos pela sociedade da informação e do conhecimento. Abstract: The establishment of information and knowledge as development factors has transformed the management procedures of nations, including education. In this scenario, the assumptions of the various sciences are inserted, as well as information literacy, a disciplinary field of Information Science, which deals with actions related to information in terms of its identification, location, selection, evaluation and conscious use. Also being associated with personal knowledge, skills, attitudes and behaviors and lifelong learning. Information literacy is integrated by the technical, aesthetic, political and ethical dimensions, which, in turn, are related to know-how and the use of technologies, critical reflection and sensitivity to information and also refers it responsibility and it interaction with the community. From this perspective, the influence that the assumptions of information literacy and its dimensions promote in the development of educational processes for lifelong learning was problematized, with regard to the improvement of autonomy, quality of life and exercise of citizenship of the elderly, under a university extension program. Thus, it was investigated how the technical, aesthetic, political and ethical dimensions of information literacy are reflected in the educational and pedagogical processes developed at the Open University for the Elderly (Unati) of the State University of the Midwest (Unicentro). The research has a basic nature with a qualitative approach, understanding itself as exploratory and descriptive. It was characterized as a case study and was instrumentalized from the techniques of documentary survey, interview and focus group, carried out within the scope of the pedagogical project, with the elderly and educational agents of the Unati extension program. The content analysis technique was used to develop the interpretation of scientific findings. The results demonstrated the manifestation of the dimensions of information literacy under three specific biases. A pedagogical project aimed at achieving well-being, quality of life and the exercise of citizenship for the elderly. Behaviors, skills and attitudes of educational agents supported by specific behaviors. And the availability and willingness of the learning subjects to engage and insert themselves in the universe of continuous and permanent learning. Thus, to the extent that they manifest themselves as harmonious with the triple action of the parties in this process, the dimensions make unatianos people competent in information within the scope of the challenges imposed by the information and knowledge society.
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    Representação Temática da Informação no contexto da saúde em folhetos de cordel de Manoel Monteiro
    (Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-30) Lage, Sandra Regina Moitinho; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Albuquerque, Ana Cristina; Loch, Mathias Roberto; Santos, Raimunda Fernanda dos; Gaudêncio, Sale Mário; Nogueira, Carlos Manuel Teixeira
    Resumo: Em tempos em que pesquisar a temática “Saúde” torna-se recorrente e fundamental, esta tese traz como questionamento se o conteúdo dos folhetos de cordel de circunstância, produzidos pelo poeta Manoel Monteiro, representa a informação confiável, quando produzidas temáticas pertinentes à saúde. Para responder à questão, objetivou-se analisar como estão representados os assuntos, relacionados à saúde, em folhetos de cordel produzidos pelo poeta Manoel Monteiro. De modo específico, a tese teve como requisito caracterizar a relevância da área da Ciência da Informação, em especial a Representação Temática da Informação; constatar o caráter circunstancial e informativo dos folhetos de cordel analisados e cotejar as temáticas da saúde apresentadas nos cordéis de Manoel Monteiro, com base em documentos científicos validados. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental, descritivo e qualitativo, no qual foi empregada a amostragem intencional e a Revisão Bibliográfica Integrativa, que tem por finalidade reunir, construir e sintetizar resultados que estejam relacionados ao tema como contribuição para os assuntos pesquisados. Assim sendo, após o acesso a 163 (cento e sessenta e três) folhetos de cordel do poeta, optou-se pela análise de dez (10) folhetos, caracterizados cordéis de circunstância, uma vez que assumem o papel de informar temas pertinentes à Saúde Pública. Aplicada a Teoria do Campo Lexical, foi possível identificar o conteúdo informacional dos folhetos, a saber: Saúde Mental; Envelhecimento; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Vulnerabilidade Social; Alimentação Saudável; Mudanças Climáticas; Tabagismo e Substâncias Nocivas; Diabetes Mellitus; Violência de Gênero; e Violência Juvenil. Conclui-se que os folhetos são importantes recursos informacionais, visto que como um dos principais critérios de validação, fundamentam-se em documentos cientificamente aprovados. Estudos na Área da Ciência da Informação, abarcando à Representação Temática oferecem aos usuários, na busca pela informação desejada, possibilidades de acesso e recuperação de conteúdos documentais. Assim, destaca-se o interesse e competência da Ciência da Informação, no diálogo e na interseção com outras Ciências, reforçando desta forma seu caráter interdisciplinar ao colaborar com outros saberes científicos e, assim, permitindo ampliar perspectivas com vistas ao processo de democratização e socialização da informação. Abstract: In times when researching the theme "Health" becomes recurrent and fundamental, this thesis brings as a question whether the content of cordel leaflets of circumstance, produced by the poet Manoel Monteiro (1937-2014), represents reliable information, when produced themes relevant to health. To answer the question, we aimed to analyze how issues related to health are represented in cordel leaflets produced by the poet Manoel Monteiro. Specifically, the thesis had as a requirement to characterize the relevance of the area of Information Science, in particular the Thematic Representation of Information; to verify the circumstantial and informative character of the cordel leaflets analyzed and to compare the health themes presented in Manoel Monteiro's cordels, based on validated scientific documents. This is a bibliographic, documental, descriptive, and qualitative study, in which intentional sampling and the Integrative Bibliographic Review were employed, whose purpose is to gather, build, and synthesize results that are related to the theme as a contribution to the researched subjects. Thus, after access to 163 (one hundred and sixty-three) leaflets of the poet, we chose to analyze ten (10) leaflets, characterized as cordéis of circumstance, since they assume the role of informing themes pertinent to public health. Applying Lexical Field Theory, it was possible to identify the informational content of the leaflets, namely: Mental Health; Aging; Sexually Transmitted Infections; Social Vulnerability; Healthy Eating; Climate Change; Smoking and Harmful Substances; Diabetes Mellitus; Gender Violence; and Youth Violence. It is concluded that the leaflets are important informational resources since as one of the main validation criteria, they are based on scientifically approved documents. It is noteworthy that studies in Information Science, encompassing the Thematic Representation offer users, in the search for the desired information, possibilities of access and retrieval of documentary content. Thus, the interest and competence of Information Science is highlighted, in the dialogue and intersection with other Sciences, reinforcing its interdisciplinary character when collaborating with other scientific knowledge and, thus, allowing to broaden perspectives with a view to the process of democratization and socialization of information.