01 - Doutorado - Ciência da Informação

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    Dimensões da competência em informação nos processos educacionais de idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Unicentro
    (Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-28) Gardin, Daniela do Amaral Oliveira; Alcará, Adriana Rosecler; Bortolin, Sueli; Santos Neto, João Arlindo dos; Vitorino, Elizete Vieira; Mata, Marta Leandro da; Zaninelli, Thais Batista; Berti, Ilemar Christina Wey; Santos, Juliana Cardoso dos
    Resumo: O estabelecimento da informação e do conhecimento como fatores de desenvolvimento têm transformado os procedimentos de gestão das nações, entre eles os da educação. Nesse cenário, se inserem os pressupostos das diversas ciências, assim como a competência em informação, campo disciplinar da Ciência da Informação, que trata das ações referentes à informação no que tange à sua identificação, localização, seleção, avaliação e uso consciente. Também sendo associada aos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos pessoais e no aprendizado ao longo da vida. A competência em informação é integrada pelas dimensões técnica, estética, política e ética, as quais, por sua vez, estão relacionadas ao saber fazer e ao uso das tecnologias, à reflexão crítica e à sensibilidade junto à informação e, referem-se, também, à responsabilidade e à interação dela com a coletividade. Sob essa perspectiva, problematizou-se a influência que os pressupostos da competência em informação e suas dimensões promovem no desenvolvimento dos processos educacionais para o aprendizado ao longo da vida, no tocante ao aperfeiçoamento da autonomia, qualidade de vida e exercício da cidadania de idosos, no âmbito de um programa de extensão universitária. Assim, investigou-se de que maneira as dimensões técnica, estética, política e ética da competência em informação encontram-se refletidas nos processos educacionais e pedagógicos desenvolvidos na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pesquisa tem natureza básica com abordagem qualitativa, compreendendo-se ainda como exploratória e descritiva. Caracterizou-se como um estudo de caso e foi instrumentalizada a partir das técnicas de levantamento documental, entrevista e grupo focal, realizados no âmbito do projeto pedagógico, com os idosos e os agentes educacionais do programa de extensão da Unati. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada para o desenvolvimento da interpretação dos achados científicos. Os resultados demonstraram a manifestação das dimensões da competência em informação sob três vieses específicos. Um projeto pedagógico voltado para o alcance do bem estar, da qualidade de vida e do exercício da cidadania dos idosos. Comportamentos, habilidades e atitudes dos agentes educacionais respaldados a partir de condutas específicas. E a disponibilidade e disposição dos sujeitos aprendizes em se engajarem e se inserirem no universo de aprendizado contínuo e permanente. Dessa forma, na medida em que se manifestam harmônicas com a tríplice atuação das partes nesse processo, as dimensões tornam os unatianos pessoas com competência em informação no âmbito dos desafios impostos pela sociedade da informação e do conhecimento. Abstract: The establishment of information and knowledge as development factors has transformed the management procedures of nations, including education. In this scenario, the assumptions of the various sciences are inserted, as well as information literacy, a disciplinary field of Information Science, which deals with actions related to information in terms of its identification, location, selection, evaluation and conscious use. Also being associated with personal knowledge, skills, attitudes and behaviors and lifelong learning. Information literacy is integrated by the technical, aesthetic, political and ethical dimensions, which, in turn, are related to know-how and the use of technologies, critical reflection and sensitivity to information and also refers it responsibility and it interaction with the community. From this perspective, the influence that the assumptions of information literacy and its dimensions promote in the development of educational processes for lifelong learning was problematized, with regard to the improvement of autonomy, quality of life and exercise of citizenship of the elderly, under a university extension program. Thus, it was investigated how the technical, aesthetic, political and ethical dimensions of information literacy are reflected in the educational and pedagogical processes developed at the Open University for the Elderly (Unati) of the State University of the Midwest (Unicentro). The research has a basic nature with a qualitative approach, understanding itself as exploratory and descriptive. It was characterized as a case study and was instrumentalized from the techniques of documentary survey, interview and focus group, carried out within the scope of the pedagogical project, with the elderly and educational agents of the Unati extension program. The content analysis technique was used to develop the interpretation of scientific findings. The results demonstrated the manifestation of the dimensions of information literacy under three specific biases. A pedagogical project aimed at achieving well-being, quality of life and the exercise of citizenship for the elderly. Behaviors, skills and attitudes of educational agents supported by specific behaviors. And the availability and willingness of the learning subjects to engage and insert themselves in the universe of continuous and permanent learning. Thus, to the extent that they manifest themselves as harmonious with the triple action of the parties in this process, the dimensions make unatianos people competent in information within the scope of the challenges imposed by the information and knowledge society.
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    Representação Temática da Informação no contexto da saúde em folhetos de cordel de Manoel Monteiro
    (Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-30) Lage, Sandra Regina Moitinho; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Albuquerque, Ana Cristina; Loch, Mathias Roberto; Santos, Raimunda Fernanda dos; Gaudêncio, Sale Mário; Nogueira, Carlos Manuel Teixeira
    Resumo: Em tempos em que pesquisar a temática “Saúde” torna-se recorrente e fundamental, esta tese traz como questionamento se o conteúdo dos folhetos de cordel de circunstância, produzidos pelo poeta Manoel Monteiro, representa a informação confiável, quando produzidas temáticas pertinentes à saúde. Para responder à questão, objetivou-se analisar como estão representados os assuntos, relacionados à saúde, em folhetos de cordel produzidos pelo poeta Manoel Monteiro. De modo específico, a tese teve como requisito caracterizar a relevância da área da Ciência da Informação, em especial a Representação Temática da Informação; constatar o caráter circunstancial e informativo dos folhetos de cordel analisados e cotejar as temáticas da saúde apresentadas nos cordéis de Manoel Monteiro, com base em documentos científicos validados. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental, descritivo e qualitativo, no qual foi empregada a amostragem intencional e a Revisão Bibliográfica Integrativa, que tem por finalidade reunir, construir e sintetizar resultados que estejam relacionados ao tema como contribuição para os assuntos pesquisados. Assim sendo, após o acesso a 163 (cento e sessenta e três) folhetos de cordel do poeta, optou-se pela análise de dez (10) folhetos, caracterizados cordéis de circunstância, uma vez que assumem o papel de informar temas pertinentes à Saúde Pública. Aplicada a Teoria do Campo Lexical, foi possível identificar o conteúdo informacional dos folhetos, a saber: Saúde Mental; Envelhecimento; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Vulnerabilidade Social; Alimentação Saudável; Mudanças Climáticas; Tabagismo e Substâncias Nocivas; Diabetes Mellitus; Violência de Gênero; e Violência Juvenil. Conclui-se que os folhetos são importantes recursos informacionais, visto que como um dos principais critérios de validação, fundamentam-se em documentos cientificamente aprovados. Estudos na Área da Ciência da Informação, abarcando à Representação Temática oferecem aos usuários, na busca pela informação desejada, possibilidades de acesso e recuperação de conteúdos documentais. Assim, destaca-se o interesse e competência da Ciência da Informação, no diálogo e na interseção com outras Ciências, reforçando desta forma seu caráter interdisciplinar ao colaborar com outros saberes científicos e, assim, permitindo ampliar perspectivas com vistas ao processo de democratização e socialização da informação. Abstract: In times when researching the theme "Health" becomes recurrent and fundamental, this thesis brings as a question whether the content of cordel leaflets of circumstance, produced by the poet Manoel Monteiro (1937-2014), represents reliable information, when produced themes relevant to health. To answer the question, we aimed to analyze how issues related to health are represented in cordel leaflets produced by the poet Manoel Monteiro. Specifically, the thesis had as a requirement to characterize the relevance of the area of Information Science, in particular the Thematic Representation of Information; to verify the circumstantial and informative character of the cordel leaflets analyzed and to compare the health themes presented in Manoel Monteiro's cordels, based on validated scientific documents. This is a bibliographic, documental, descriptive, and qualitative study, in which intentional sampling and the Integrative Bibliographic Review were employed, whose purpose is to gather, build, and synthesize results that are related to the theme as a contribution to the researched subjects. Thus, after access to 163 (one hundred and sixty-three) leaflets of the poet, we chose to analyze ten (10) leaflets, characterized as cordéis of circumstance, since they assume the role of informing themes pertinent to public health. Applying Lexical Field Theory, it was possible to identify the informational content of the leaflets, namely: Mental Health; Aging; Sexually Transmitted Infections; Social Vulnerability; Healthy Eating; Climate Change; Smoking and Harmful Substances; Diabetes Mellitus; Gender Violence; and Youth Violence. It is concluded that the leaflets are important informational resources since as one of the main validation criteria, they are based on scientifically approved documents. It is noteworthy that studies in Information Science, encompassing the Thematic Representation offer users, in the search for the desired information, possibilities of access and retrieval of documentary content. Thus, the interest and competence of Information Science is highlighted, in the dialogue and intersection with other Sciences, reinforcing its interdisciplinary character when collaborating with other scientific knowledge and, thus, allowing to broaden perspectives with a view to the process of democratization and socialization of information.