02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática

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    Representações sociais de ciência cidadã e cidadania em um curso de formação de professores
    (2025-04-11) Gomes, Iago Oliveira; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Pacheco, Jailson Rodrigo; Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
    A Ciência Cidadã (CC) envolve atividades que integram a participação dos cidadãos com os cientistas na pesquisa científica. Esta investigação objetivou identificar as Representações Sociais (RS) de Ciência Cidadã e Cidadania dos indivíduos que participaram de um curso de formação continuada de Ciência Cidadã na escola. Para a coleta inicial, foi utilizado um questionário com a Técnica de Associação Livre de Palavras, estruturado com termos indutores que constituíram três eixos de análise: (i) Cidadania, (ii) Ciência Cidadã e (iii) Protocolos. Essas evocações foram submetidas ao software Tri-Deux-Mots, que permitiu a visualização das palavras mais representativas para os termos e a formação de grupos sociais a partir da Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Esses dados foram analisados à luz das Representações Sociais, considerando o campo comum (representações compartilhadas), as heterogeneidades (representações divergentes) e as ancoragens (elementos onde estão ancorados essas representações) nos grupos formados. A segunda etapa de coleta compreendeu a realização de entrevistas estruturadas, a partir de ligações no Google Meet e no Whatsapp, buscando identificar a visão dos participantes a respeito dos principais elementos que constituem a Ciência Cidadã. A análise do eixo I (cidadania) evidenciou o campo comum de cidadania, a partir de direitos e deveres da população na sociedade. A heterogeneidade revelou que os participantes menos experientes e especializados enfatizam os aspectos da cidadania moderna e, em contraste, os professores mais experientes e especializados representam elementos da cidadania moderna e pós-moderna. As ancoragens podem indicar que a experiência docente e o nível de formação acarreta uma compreensão mais ampla de cidadania. A Ciência Cidadã (eixo II) foi representada, a partir de seu campo comum, como atividades participativas da sociedade na pesquisa científica. As heterogeneidades demonstraram que grupos sociais com menos experiência e especializações possuem concepções mais diversificadas do que os grupos mais experientes e especializados. Isso pode estar ancorado no fato de que os grupos mais jovens possuem uma maior abertura para novas abordagens, enquanto os professores mais experientes, com maior carga horária e responsabilidades, tendem a priorizar métodos mais tradicionais de ensino. Para o campo comum, os Protocolos foram representados de maneira mais instrumental e prescritiva, sendo que, essa ideia pode estar ancorada no fato de que em um primeiro momento, é comum que os cidadãos entendam os protocolos Ciência Cidadã de forma mais instrumental. A heterogeneidade que destacou-se foi representada pelo grupo de graduandos, que considerou facilidade em aprender ciências pelos protocolos. Para os dados da entrevista, foram criadas seis temáticas, sendo que, para a primeira, os participantes compreendem que as principais características da Ciência Cidadã são a participação, em especial a participação da população na ciência, o conhecimento científico e as práticas associadas ao cotidiano dos alunos. A respeito dos projetos ideais de Ciência Cidadã, na visão dos participantes, são aqueles que envolvem o cotidiano, a participação e os conhecimentos científicos. Para a temática de protocolos e a temática de prática docente e Ciência Cidadã, os participantes destacaram que a CC contribui de diversas formas, como, por exemplo, a contribuição com a prática pedagógica e o aprendizado dos alunos. Os entrevistados compreendem que os alunos que participam dos projetos de Ciência Cidadã são mais conscientes, motivados, protagonistas e participativos. Por fim, as entrevistas revelaram que a cidadania na Ciência Cidadã foi associada à participação, ao conhecimento científico, ao cotidiano e à motivação. Portanto, de modo geral, os dados da entrevista revelam a associação de Ciência Cidadã aos seus princípios básicos e indicam que esses projetos potencializam a formação científica cidadã.
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    Concepções epistemológicas de experimentação em atividades de livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias
    (2025-02-21) Caetano Júnior, Edmilson; Zompero, Andréia de Freitas; Rosa, Cleci Teresinha Werner de; Frasson, Fernanda
    A experimentação é uma proposta relevante para a aprendizagem no Ensino de Biologia, pois além de promover maior compreensão dos conceitos biológicos, possibilita o desenvolvimento de habilidades, como a coleta de dados, a observação sistemática, procedimentos manipulativos, dentre outras. Esta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou identificar e analisar as Concepções Epistemológicas de Experimentação nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados no PNLD 2021, por meio da Análise de Conteúdo e Análise Documento. Para isso, foram selecionados 42 Livros Didáticos de quatro editoras diferentes para a realização da análise. Destes, identificamos 16 atividades de Experimentação. Uma vez identificadas, foram analisadas considerando concepções Demonstrativa, Empirista-Indutivista, Dedutivista-Racionalista e Construtivista. As análises demonstraram que há uma predominância de características Empirista-Indutivista nas atividades, correspondendo a nove atividades. Identificamos quatro atividades com predominância de características Construtivistas e, por fim, identificamos três com predominância de características Dedutivista-Racionalista. O predomínio da concepção Empirista-Indutivista reflete na compreensão dos discentes sobre a Experimentação na Ciência, o que pode ser um limitante, visto que essa concepção, embora fundamental, pode restringir o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Por fim, para uma compreensão mais integrada da Experimentação na Ciência, é essencial que as futuras edições dos Livros Didáticos incluam mais atividades referentes às concepções dedutivista-racionalista e construtivista, enriquecendo a formação dos alunos e os capacitando para enfrentarem os desafios contemporâneos.
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    Uma trajetória hipotética de aprendizagem auxiliando o reconhecimento de funções por meio de representações : análise de erros e dificuldades em tarefas na 8ª classe no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral em uma Escola de Quelimane – Moçambique
    (2023-10-16) Semente, Ezequiel Elias Forma; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Inarejos Filho, Osvaldo; Polegatti, Geraldo Aparecido
    Este estudo, de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, analisa as representações de funções por diagramas de Venn-Euler e de gráficos e a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem como um meio auxiliar no processo de ensino do conceito de funções. O objetivo da pesquisa foi verificar erros e dificuldades de estudantes, a respeito das formas de representação de funções em diagramas e gráficos, na 8ª classe do Ensino Secundário Geral de Quelimane, Moçambique. O programa de ensino e o caderno de atividades mereceram um destaque. Os dados foram coletados a partir da aplicação de tarefas diagnósticas e de tarefas pós-aplicação de uma oficina; além disso, foram analisadas falas dos estudantes produzidas durante a oficina. Foi desenvolvida uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem ampliada para auxiliar no ensino e aprendizagem do conceito de funções. O estudo foi realizado com uma turma de 40 alunos da 8ª classe no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral em uma Escola Secundaria Geral de Quelimane. Deste modo, conclui-se que os estudantes, na resolução de tarefas diagnósticas, cometeram erros conceituais, de definição, de associação incorreta de fatos, erro estratégico e de linguagem. Com o desenvolvimento das atividades propostas pela oficina, verificou-se melhora nas tarefas com a redução dos erros, prevalecendo, pós-aplicação das tarefas, os erros cometidos por equívocos, de linguagem e de associação incorreta de fatos.
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    Tendências da Educação em Saúde em livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
    (2025-02-15) Lourenço, Vinicius Ferreira; Zompero, Andréia de Freitas; Oliveira, Silmara Sartoreto; Venturi, Tiago
    A Saúde é um processo sistêmico e dinâmico, no qual envolve fatores sociais, ambientais, políticos, culturais, dentre outros, que dizem respeito às condições de vida e de trabalho. Por conta disso, a participação dos cidadãos nas tomadas de decisões sobre a saúde coletiva tem sido apontada como fator fundamental da promoção da saúde e qualidade de vida. Dessa forma, considera-se a Literacia em Saúde como a capacidade do sujeito acessar, compreender, avaliar e utilizar a informação para promover e manter boas condições de vida para si e para a comunidade. Nesse sentido, defende-se neste trabalho uma Educação em Saúde (ES) focada na construção de conhecimentos, no desenvolvimento do pensamento crítico e de habilidades que forneçam a capacidade de agir de maneira autônoma sobre as questões relacionadas à saúde. Trata-se de uma tendência reflexiva da ES. No entanto, tradicionalmente, a ES escolar têm adotado objetivos centrados em mudanças comportamentais, ou seja, a adoção de comportamentos considerados saudáveis, utilizando-se de estratégias de transmissão de conhecimentos sobre doenças, apoiadas numa visão reducionista da saúde, compreendida como a normalidade do funcionamento dos órgãos e sistemas, associada principalmente a fatores biológicos e comportamentais, caracterizando uma tendência normativa da ES. Em grande parte, este fato decorre da carência de se abordar o tema “saúde” na formação dos professores. Em decorrência disso, as práticas em Educação em Saúde geralmente seguem a lógica prevista nos livros didáticos, que são um dos principais materiais de apoio à prática pedagógica, muitas vezes o único material didático disponível em sala de aula. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi averiguar quais tendências da ES são abordadas nas atividades presentes nos livros da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e suas implicações para a Literacia em Saúde dos estudantes. Para tanto, considera-se as tendências normativa e reflexiva, acima descritas. Para alcançar o objetivo proposto, foram selecionados os livros didáticos aprovados pelos PNLD/2021, que contém seções dedicadas à tratar do tema “saúde”. A análise se deu à luz da Análise de Conteúdo (Gomes, 2009). Os achados revelam a coexistência das duas abordagens, com predominância da tendência normativa, sugerindo uma possível inserção de uma tendência reflexiva. No entanto, a discrepância na ocorrência de atividades tecnicistas, questionamentos objetivos que remetem a uma visão positivista da educação, indicam forte presença de objetivos normativos, afastando-se do intuito de formar cidadãos com LS suficiente para promover a saúde e o bem-estar coletivo. Considera-se necessário propor materiais que oportunizem aos estudantes a investigação e a reflexão de problemas concretos que envolvem a saúde, visando a construção de conhecimentos e habilidades necessários à ação autônoma, bem como a avaliação contínua e criteriosa da qualidade destes materiais.
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    Práticas epistêmicas: análise documental dos currículos de ciências da natureza de países da América do Sul
    (2023-02-24) Silva, Ana Suellen Gomes da; Zômpero, Andréia de Freitas; Lozano, Diana Lineth Parga; Camargo Filho, Paulo Sérgio de
    O ensino das disciplinas que compõem as Ciências da Natureza necessita oportunizar aos estudantes bem mais do que os conhecimentos considerados declarativos da ciência. É preciso que os alunos possam se engajar nos aspectos sociais, culturais e epistêmicos do empreendimento científico. O Ensino de Ciências pautado nas práticas epistêmicas vem ganhando destaque nas pesquisas desta área, visto que estas práticas estão relacionadas com as ações que uma determinada comunidade utiliza para a proposição, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento científico. Além disso, a articulação das práticas epistêmicas ao Ensino de Ciências pode propiciar ao aprendiz bem mais que somente o entendimento dos conceitos, direcionando-o a compreender como o conhecimento científico é construído. Destaca-se que as práticas epistêmicas já compõem os currículos de países da Europa, Ásia e América do Norte. Considerando estes aspectos, o objetivo desta pesquisa visou identificar e analisar as práticas epistêmicas nos currículos de Ciências da Natureza de países da América do Sul. Realizou-se uma pesquisa documental de caráter qualitativo com elementos descritos de forma estatística e exploratória dos currículos de Ciências da Natureza da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, referentes ao Ensino Médio. Os dados coletados desses documentos foram analisados por meio de um instrumento analítico apropriado para análise de práticas epistêmicas de diferentes dimensões do conhecimento científico. Por meio das análises foi possível encontrar práticas epistêmicas relativas as três dimensões do conhecimento: produção, comunicação e avaliação. Observou-se a predominância das práticas epistêmicas relacionadas a dimensão de produção do conhecimento nos currículos dos países analisados, seguida das práticas de comunicação e avaliação. Desta forma, pode-se dizer que a formação dos estudantes, de acordo com seus currículos, caracteriza-se como um Ensino de Ciências voltado para os processos de produção do conhecimento científico
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    Corpos que sangram : sobre discursos de menstruação e ciências
    (2023-04-20) Hyrycena, Ana Carolina; Oliveira, Moisés Alves de; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Fary, Bruna Adriane
    Na cultura ocidental a menstruação opera em regimes de verdade que evidenciam a vergonha e ensinam a mantê-la em sigilo. Há séculos, diferentes discursos sobre a menstruação circulam entre nós, definindo o que é natural, positivo ou desejável. As práticas-discursos que a atrelaram ao nojo e a vergonha, gerando repressão e silenciamento perduram e se sobressaem mais como eventos místicos que mantêm de fora as influências das ciências. Nos propomos a investigar de que forma a ciência se articula a essas práticas que regem a menstruação. Para tal, elaboramos um questionário eletrônico contendo questões a respeito da menstruação, costumes e crenças relacionados a ela. A pesquisa contou com a participação de 69 pessoas, sendo 61 mulheres e 8 homens, na faixa etária de 18 a 64 anos, que tiveram acesso ao questionário a partir das redes sociais. O desdobramento analítico se deu com base em teorizações foucautianas acerca do discurso. Organizamos a análise em três eixos: o corpo; a dor; e a feminilidade e a maternidade. Para concluir, a partir dos discursos das participantes, elaboramos argumentos que evidenciam eventos em que as ciências se articulam tanto na manutenção de estruturas que oprimem e controlam os corpos que menstruam, quanto na sustentação de resistências à essas estruturas, e nesse jogo de poderes são estabelecidas conexões com a cultura, economia, religiões, misticismo e biopolítica.
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    As (re)construções das identidades de um professor de matemática : uma interpretação a partir das narrativas
    (2023-02-23) Consani, Ana Carolina Coutinho; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Bussmann, Christian James de Castro; Polegatti, Geraldo Aparecido; Camargo, Ligia Bittencourt Ferraz de; Souza, Mariany Layne de
    A identidade é um tema que tem despertado interesse em diversas áreas de pesquisa nas últimas décadas. Dentre essas áreas está a Educação Matemática, com investigações com foco tanto na identidade do estudante quanto na do professor de Matemática. Tal interesse justifica-se pelo fato de a identidade funcionar como uma lente que possibilita a análise e a compreensão da complexidade dos processos educacionais. Nesta dissertação é adotada a definição de identidade fornecida por Sfard e Prusak (2005), segundo a qual as identidades consistem em um conjunto de narrativas significativas, endossáveis e reificantes. As reflexões presentes neste trabalho são feitas à luz da teoria pós-moderna, que considera que as identidades, que são construídas no interior de um sistema cultural, são sólidas ao mesmo tempo que são frágeis, são múltiplas, contraditórias e eternamente inacabadas. Nesse contexto, esta dissertação tem por objetivo compreender a forma como um professor participa do discurso da Matemática e as práticas com as quais ele se envolve, investigando por meio das histórias que ele conta de si mesmo os processos de construção das suas identidades. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e conta com a realização de entrevistas semiestruturadas com um professor licenciado em Matemática que atua como professor desta disciplina na Educação Básica na rede pública de ensino. A exploração dos dados obtidos nas entrevistas é feita seguindo o arcabouço teórico da Análise Dialógica do Discurso, em que se busca compreender o enunciado por meio da contínua atribuição de sentidos (BRAIT, 2006a; SOBRAL, 2014). Argumenta-se que as narrativas significativas, endossáveis e reificantes de um professor de Matemática são mais do que apenas histórias, são identidades. Conclui-se que são as identidades, que consistem em narrativas reflexivamente ordenadas, que dão a esse professor as ferramentas com as quais ele dá coerência à vida e que é nelas que ele encontra abrigo temporário em um mundo que é fluído, transitório e incerto. Ainda, as práticas profissionais são norteadas pelas identidades desse professor porque as suas ações são direcionadas de forma a sustentar a autenticidade dessas histórias. Por fim, conclui-se que mudanças nas práticas profissionais só serão bem-sucedidas e sustentáveis a longo prazo se os programas de formação profissional forem atraentes às identidades desse professor.
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    Representações sociais de ciência e saúde de professores de biologia do NRE de Londrina-PR : uma busca de aproximações da leitura marxista da epistemologia fleckiana
    (2023-02-17) Rosa, Marllon Moreti de Souza; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Lorencini Júnior, Álvaro; Campos, Luciana Lunardi
    Este trabalho tem como objetivo identificar, por meio de Representações Sociais, como Professores de Biologia do Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina-PR concebem Ciência e Saúde. Para isso, realizamos uma leitura marxista da epistemologia de Ludwik Fleck como referencial teórico para a sustentação das análises. A partir disso, analisamos representações sociais de 56 professores de 71 colégios em 16 cidades do Norte do Paraná. Para a identificação das Representações Sociais, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para captar evocações dos professores do NRE mediante termos indutores relacionados à Ciência e Saúde. Essas falas foram analisadas quantitativamente através do software Tri-Deux-Mots, realizando uma Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Posteriormente, os resultados da AFC foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo (1998). Constituímos, a partir dos dados, quatro grupos sociais, considerando as variáveis sociodemográficas nível de formação, tempo de trabalho, concepção de ciência, visão de educação e participação de Grupos Sociais. Os Grupos Sociais (GS) são: GS I (Professores de Biologia do NRE de Londrina-PR com Mestrado, que atuam como professores pelo tempo de trabalho de 5 a 9 anos e apresentam visão de educação que se aproxima da tecnicista), GS II (Professores de Biologia do NRE de Londrina-PR com Especialização lato sensu, que atuam como professores há 16 anos ou mais e apresentam visão de educação que se aproxima da tecnicista), GS III (Professores de Biologia do NRE de Londrina-PR com apenas Graduação, que trabalham como professores por 0 a 4 anos e apresentam uma visão de educação que se aproxima da perspectiva crítica) e GS IV (Professores de Biologia do NRE de Londrina-PR com Doutorado, que trabalham como professores pelo tempo de 10 a 5 anos e apresentam uma visão de educação que se aproxima da perspectiva tecnicista). Percebemos que a teoria das Representações Sociais enquanto um aparato metodológico para coleta de dados é importante, mas necessita de uma articulação com outros métodos que possibilitem uma análise processual e histórica, tanto do desenvolvimento dialético da realidade ao longo do tempo, quanto da própria história dos sujeitos presentes no mundo.
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    Ações docentes e discentes em atividades de modelagem matemática no ensino superior
    (2023-02-27) Juvanelli, Caio; Passos, Marinez Meneghello; Arruda, Sergio de Mello; Hermann, Wellington; Dias, Mariana Passos
    Esta é uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de descrever ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática, realizadas durante aulas remotas de um curso de Licenciatura em Matemática. A questão norteadora da investigação foi: quais categorias podem descrever as ações docentes e discentes no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática durante aulas remotas em curso de Licenciatura em Matemática? Os dados foram coletados no decorrer do ano letivo de 2021 durante aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática, de um curso de Licenciatura em Matemática em uma universidade estadual do Paraná. As aulas foram gravadas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo. Do nosso movimento analítico foi possível elencar categorias gerais de ação docente: Perguntar(Doc) e Explicar(Doc), que são complementadas por um conjunto de subcategorias (PDOC1, PDOC2, PDOC3, PDOC4, EDOC1, EDOC2, EDOC3, EDO4 e EDOC5). E para a ação discente as seguintes categorias: Perguntar(Dis) e Explicar(Dis), que são complementadas por um conjunto de subcategorias (PDIS1, PDIS2, PDIS3, PDIS4, EDIS1, EDIS2 e EDIS3). Os dados revelam que a professora esteve nos diferentes momentos da aula, perguntando, questionando e indagando os alunos no decorrer do desenvolvimento da atividade, além de ter proferido explicações sobre os temas desenvolvidos, elucidado termos, conceitos e os direcionado para a resolução e validação dos resultados. Os discentes realizaram perguntas, questionamentos e indagações, além de descreverem seus raciocínios, articulando ideias e argumentarem com outros colegas e a professora no desenvolvimento da atividade.
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    Focos da aprendizagem remota : elaboração e aplicação
    (2022-02-22) Cardoso, Franciane; Arruda, Sergio de Mello; Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes; Passos, Marinez Meneghello
    Esta dissertação apresenta a proposta de um instrumento de análise dos possíveis indícios de aprendizagem relacionados especificamente ao ensino remoto emergencial (ERE) evidenciados por discentes de uma disciplina remota do de um programa de pós-graduação Stricto Sensu – UEL. A construção deste instrumento de análise se deu por analogia aos conjuntos de Focos da Aprendizagem já elaborados anteriormente, os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) proposto por Arruda, Passos, Piza e Felix (2013); os Focos da Aprendizagem Docente (FAD) criado por Arruda, Passos e Fregolente (2012); os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa (FAP) elaborado por Teixeira, Passos e Arruda (2015), os Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP) elabora por Vicentin (2017), os Focos da Aprendizagem de um Saber (FAS) elaborado por Arruda, Portugal e Passos, (2018) e os Focos do Ensino Científico (FEC) elaborado por Portugal (2018). A partir desses conjuntos de categorias a priori e tendo como subsídios as habilidades necessárias básicas para a educação na era digital apresentadas por Bates (2017), foram elaborados um novo conjunto de categorias para análise das aprendizagens discente em uma situação remota, os Focos da Aprendizagem Remota (FAR). Os FAR são constituídos de cinco focos: Foco 1 – Interesse (Motivação e envolvimento com o Ensino Remoto); Foco 2 – Conhecimento (Aprendizado das tecnologias digitais e equipamentos); Foco 3 – Reflexão (Reflexão sobre o próprio aprendizado remoto); Foco 4 – Comunidade (Engajamento com a comunidade remota) e Foco 5 – Identidade (Visão de si mesmo como um aprendiz que utiliza as ferramentas e estratégias do Ensino Remoto). O objetivo desta pesquisa foi identificar possíveis evidências de aprendizagem especificamente relacionadas ao Ensino Remoto. Os procedimentos metodológicos se basearam na análise de conteúdo (AC), a partir da qual se desenvolveu uma análise de caráter qualitativo e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 discentes. Quanto aos resultados, em relação a utilização dos FAR como instrumento de análise, todos os focos foram evidenciados, sendo possível considerar os cinco focos do FAR, como focos gerais, podendo ser aplicados em outras situações similares. Em relação às análises dos trechos de falas dos estudantes em relação a cada um dos focos do FAR, foi possível identificar algumas singularidades específicas dos sujeitos desta pesquisa, implicando na caracterização de subcategorias e sub subcategorias emergentes para cada um dos focos. Por fim, podemos afirmar que essas constatações confirmam de forma notória que houve um aprendizado de habilidades específicas ao ERE e que não se limitaram apenas às tecnologias da informação e comunicação.
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    Um estudo acerca da intencionalidade da ação docente em aulas de ciências do ensino fundamental
    (2023-02-09) Meneguete, Hemilyn da Silva; Passos, Marinez Meneghello; Arruda, Sergio de Mello; Piratelo, Marcus Vinícius Martinez
    Esta dissertação apresenta um estudo acerca da intencionalidade da ação docente em aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi compreender: Quais as intenções do professor quando desenvolve suas ações em sala de aula. Os dados são provenientes das gravações de aulas de duas professoras, que ocorreram no ano de 2019 na modalidade do ensino presencial e que foram retomadas como objeto de pesquisa em 2021 para a realização de entrevistas, em procedimento denominado autoscopia. A organização, categorização e análise dos dados foram pautadas nos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Nesta pesquisa, assumimos que a intenção tem duas componentes, que se referem ao plano de ação e objetivo. E por meio destes fundamentos analisamos em forma de episódios duas aulas de cada professora. Os resultados apontaram no Plano de Ação para as ações das docentes executadas durante a gravação, e os Objetivos foram identificados a partir dos discursos proferidos no dia da entrevista, que dizem respeito às motivações que deram origem às mobilizações visualizadas. Além disso, para cada episódio foram identificadas aproximações entre os dois componentes da intenção, e, desta forma, compreendemos que uma intenção fundamenta as ações do sujeito professor. Em síntese, no que tange aos resultados de P1 acerca das duas aulas analisadas no que diz respeito aos Objetivos Centrais, foram encontrados elementos próximos as percepções de explicação do conteúdo, valorização da autonomia, utilização de material de apoio, fundamentação na afetividade, e aprendizagem autônoma e significativa. Já no que tange aos resultados de P2 acerca das duas aulas analisadas no que diz respeito aos Objetivos Centrais, foram encontrados elementos próximos as percepções de valorização dos conhecimentos prévios, explicação do conteúdo, utilização de diversas metodologias, acolhimento dos alunos, fazer relações interdisciplinares, atender as especificidades dos alunos no que tange às suas necessidades para alcançarem a aprendizagem.
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    Educação científica para o entendimento da sexualidade: análise bibliográfica e documental de aspectos de ensino destinados aos estudantes surdos de escolas bilíngues do ensino fundamental
    (2022-08-19) Silva, Danley Greg Bezerra da; Batista, Irinéa de Lourdes; Rocha, Luiz Renato Martins da; Felicetti, Suelen Aparecida
    No ensino de Ciências, a sexualidade é um tema que deve ser amplamente abordado, principalmente entre adolescentes que, com a puberdade, passam por mudanças físicas e emocionais geradoras de diversos questionamentos. No/a adolescente surdo/a, isto não é diferente, haja vista que a puberdade também aflora o seu desenvolvimento emocional e sexual. Conforme evidencia a literatura, é baixa a quantidade de pesquisas que buscam articular as temáticas da sexualidade e da surdez. É nesse sentido que buscamos contribuir, analisando e sistematizando elementos relativos ao ensino da sexualidade destinados aos estudantes surdos do Ensino Fundamental. Por meio desse movimento, torna-se possível, por exemplo, elaborar futuras abordagens voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos/as, bem como para a formação inicial e em serviço de docentes. Logo, o principal objetivo que guiou essa pesquisa foi identificar, problematizar e analisar aspectos de ensino interligados à sexualidade do estudante surdo presentes na literatura e contrastá-los com os documentos norteadores de escolas de Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue para surdos. As características da presente investigação coadunam-se às particularidades da pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Como abordagem metodológica, adotou-se um levantamento bibliográfico e uma análise documental, em função de sua pertinência e adequação às intencionalidades estabelecidas na pesquisa. A obtenção e análise dos dados subsidiou-se no referencial teórico metodológico da análise de conteúdo. Dentre as inferências é possível destacar a carência de investigações que interligam as temáticas sexualidade e surdez, contribuindo para entraves epistemológicos. Ademais, constatamos que a sexualidade não é abordada de forma significativa nos documentos específicos da Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue de Surdos/as, uma vez que foi baixo o número escolas que trataram dessa temática de forma aprofundada e levando em consideração as múltiplas dimensões da sexualidade. Desta forma, é preciso que os documentos escolares, sejam eles de escolas de surdos ou não, estejam em conexão com estudos científicos para que a sexualidade seja tratada de forma significativa nos espaços escolares.
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    Prova-escrita-em-fases: uma análise à luz da educação matemática realística
    (2024-03-18) Trombini, Thiago; Ferreira, Pamela Emanueli Alves; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Mendes, Marcele Tavares; Silva, Gabriel dos Santos e; Pires, Magna Natalia Marin
    Esta dissertação tem como objetivo investigar características de uma Prova-escrita-em-fases à luz da Educação Matemática Realística (RME), a partir de teses e dissertações brasileiras que tratam dessa temática. Para tanto, apresenta-se uma perspectiva de avaliação formativa, tomada como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, em acordo com os trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA). Em seguida, apresenta-se o instrumento avaliativo que é foco deste trabalho, a Prova-escrita-em-fases e a, abordagem de ensino (RME) que servirá também como “lente” para esta pesquisa. São apresentados os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, que utiliza como base de informações dez produções que relatam utilizar o instrumento avaliativo Prova-escrita-em-fases, encontradas no portal de teses e dissertações da CAPES. A análise foi desenvolvida a partir de dois aspectos identificados: estrutural e desenvolvimental. Nesse sentido, foi possível [identificar e retirar] analisar características voltadas ao aspecto estrutural do instrumento, quanto ao público-alvo, tarefas, número de fases e correção da prova que referem-se à elaboração e construção do instrumento; e relacionadas ao aspecto desenvolvimental quanto à intervenção, regulação, intencionalidade e (re)planejamento. As características identificadas mostram-se ligadas a intencionalidades e planejamentos realizados dentro do processo avaliativo, no qual o instrumento é proposto, permitindo uma dinamização do processo avaliativo, considerando o tempo entre as fases e todas as oportunidades que podem ser criadas dentro dele.
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    Ensino por investigação e formação continuada: um estudo da visão dos professores de química acerca da perspectiva investigativa
    (2024-02-16) Vital Junior, Antonio Aparecido; Zômpero, Andréia de Freitas; Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da; Broietti, Fabiele Cristiane Dias
    O avanço tecnológico e o desenvolvimento da ciência têm trazido diferentes comportamentos nos estudantes e levado pesquisadores da área da Educação a problematizar as relações de ensino e aprendizagem, fato este que leva os professores a adequarem suas práticas pedagógicas às demandas da contemporaneidade. No Ensino de Química sobretudo, essas inquietações são frequentes, uma vez que as práticas pedagógicas conduzidas nesse componente curricular se dão de maneira expositiva, o que gera um ensino descontextualizado e desmotiva o aluno. Assim, vemos potencialidade na utilização de abordagens investigativas para a promoção de uma formação crítica-reflexiva e um ensino contextualizado. Com isso, fez-se proveitoso entender as percepções dos professores em relação a utilização do Ensino por Investigação. Dessa forma, este estudo tem por objetivo investigar qual a visão de professores do Ensino Médio em relação às potencialidades do Ensino por Investigação para o ensino e aprendizagem de Química. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva. Para a tomada dos dados utilizou-se de questionário contendo treze perguntas. As respostas foram analisadas por meio de análise de conteúdo, como proposta por Bardin. Os resultados foram organizados em quatro dimensões, a saber: i) a identificação dos participantes; ii) a formação docente; iii) a abordagem do Ensino por Investigação e iv) abordagem do Ensino por Investigação na atuação docente e nos levam a inferir que os professores conhecem as abordagens investigativas e acreditam que há potencialidades em sua utilização, contudo, fatores políticos e sociais como a sobrecarga de trabalho, falta de estrutura da escola e de tempo para preparo das aulas impossibilitam uma maior adesão dos professores às abordagens ativas. Como resultados emergiram quatro dimensões de análise que nos levaram a inferir que em sua maioria os professores conhecem o Ensino por Investigação, conseguem elencar características da abordagem e reconhecem as potencialidades para o ensino e a aprendizagem de Química, contudo, há fatores como tempo escasso, currículo, sobrecarga de trabalho, falta de infraestrutura e formação inadequada que impedem a implementação de abordagens investigativas no ensino.
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    Elementos investigativos presentes nas atividades de licenciandos em ciências biológicas : desafios e possibilidades na elaboração
    (2023-12-15) Sodré, Jonas Souza; Zômpero, Andréia de Freitas; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Rodrigues, Isilda Teixeira
    Atualmente fala-se muito sobre o ensino de Ciências e como deve ser ensinado nas salas de aula, para isso tem surgido uma variedade de metodologias e abordagens de ensino que visam tornar a sala de aula mais dinâmica e possibilite maior liberdade ao estudante. Nesse sentido destaca-se Ensino por Investigação, porém, é preciso que os licenciandos tenham contato com práticas investigativas durante a formação inicial. Esta pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo, teve como principal objetivo identificar e analisar os elementos investigativos presentes em atividades de investigação produzidas por licenciandos de Ciências Biológicas. A coleta dos dados ocorreu durante um curso de formação ofertado aos licenciandos em Ciências Biológicas relativo ao Ensino de Ciências por Investigação e contou com um número total de catorze participantes. Os dados foram analisados em duas etapas, primeiramente foi produzido um instrumento analítico a fim de analisar as sete propostas de atividades investigativas que os participantes elaboraram e apresentaram no último dia do curso de formação, caracterizado como etapa 1. Esta ferramenta foi apresentada e validada nas reuniões do Grupo de Estudos “Ensino Aprendizagem e Educação Científica” – GENAPEC. Os resultados dessa etapa revelaram que a maior parte das atividades apresentaram os elementos investigativos como, por exemplo, problema, hipóteses, confronto de hipóteses, evidencias e conclusão. Na etapa 2 foi feita a análise de um questionário que os licenciandos responderam concernentes às limitações e principais dificuldades encontradas, bem como das possibilidades na elaboração da proposta da atividade investigativa. Ao todo, treze discentes se dispuseram a responder ao questionário e pôde-se, assim, identificar que os participantes encontraram dificuldades que vão desde a proposição do tema e situação-problema, até a elaboração da conclusão.
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    A utilização de multimodos de representação na educação em saúde como recurso para promover a aprendizagem significativa no Ensino Médio
    (2023-12-08) Bastos, Raquel Ribeiro de Carvalho; Zômpero, Andréia de Freitas; Lorencini Júnior, Álvaro; Lemos, Evelyse dos Santos
    O presente estudo busca identificar e analisar a aprendizagem proposicional de alunos do segundo ano do Ensino Médio, mediante as relações que estabelecem com o conceito de zoonoses, ação antrópica e desequilíbrio ambiental, por meio de um material instrucional desenvolvido. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, foram realizadas atividades fundamentadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e da multimodalidade. Foram quatro dias de intervenção, totalizando 11 horas aula, em uma turma de 25 alunos, a qual a investigadora não possuía vínculo. Os dados provenientes dessas atividades foram selecionados e posteriormente analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo de análise foi dividido em três etapas, focando na identificação dos conhecimentos prévios dos alunos (etapa A) e no desenvolvimento do material instrucional (etapas B e C). A etapa A foi marcada pelos dois momentos de averiguação dos conhecimentos prévios, o questionário e a discussão com imagens. Durante a etapa B, analisamos as respostas de um questionário relacionado a um filme, foram estabelecidas associações entre o conteúdo de zoonoses desenvolvido e a mídia cinematográfica. Na etapa C, examinamos o questionário final para entender as noções que os alunos construíram sobre os conceitos discutidos após interagirem com o material didático. Por fim, o avanço de cada conceito foi debatido, sendo estes: zoonoses, hospedeiro acidental, reservatório natural, agente causador/etiológico, vetor, sintomas, modo de transmissão e a relação entre o aumento de zoonoses e a ação antrópica no desequilíbrio ambiental. Identificamos indícios de aprendizagem significativa mediante a análise detalhada das proposições formadas pelos alunos. Essa avaliação indica que o material instrucional cumpriu com os requisitos necessários, demonstrando um potencial significativo para o processo de ensino.
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    O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
    (2007-11-13) Passerini, Gislaine Alexandre; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Soares, Maria Tereza Carneiro; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
    Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário. Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de Licenciatura.
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    Projetos de orientação sexual na escola: seus limites e suas possibilidades
    (2006-06-08) Maistro, Virginia Iara de Andrade; Lorencini Júnior, Álvaro; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal; Arruda, Sergio de Mello
    Este estudo tem como principal objetivo identificar os limites e possibilidades pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o desenvolvimento de projetos do tema transversal Sexualidade na escola. A proposta dos PCN para Orientação Sexual se baseia no princípio que a escola deve tratar a sexualidade como um elemento fundamental na vida dos indivíduos em sociedade, considerando um tema amplo e polêmico, multidimensional, demarcado pela história, pela cultura e pela evolução social. Desse modo, as nossas investigações partem dos seguintes questionamentos: a) Quais são os limites dessas possibilidades presentes nos PCN que impedem a implantação e desenvolvimento de projetos que contribuem efetivamente para a construção da sexualidade dos alunos? b) Quais são os elementos pedagógicos que estão presentes nos projetos de Orientação Sexual nas escolas, desenvolvidos ou em desenvolvimento que contribuem positivamente para a sexualidade dos alunos? Estes questionamentos foram convertidos em questões a serem investigadas, a saber: a) Identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores e a direção da escola, bem como a natureza e a dimensão a qual pertencem esses obstáculos, no que tange à implantação e implementação dos projetos de Orientação Sexual. b) Identificar os elementos pedagógicos presentes no desenvolvimento dos projetos de Orientação Sexual nas escolas investigadas que contribuem efetivamente para a construção da sexualidade nos alunos. Para responder essas questões, o presente estudo investigou três escolas da rede pública do Ensino Fundamental do Estado do Paraná, nas quais foram coletados registros na forma de questionários e entrevistas com a direção e professores. Com os dados coletados, fizemos uma análise qualitativa agrupando as falas e as respostas, de acordo com as regularidades encontradas, convertendo em categorias, a saber: 1) Origem e organização do projeto; 2) Planejamento, tomada de decisões e envolvimento da comunidade no projeto; 3) Identificação de um problema, compartilhamento de idéias e discussões das prioridades; 4) Integração da sexualidade com os eixos - corpo, gênero e DST propostos pelos PCN, nas diversas áreas do conhecimento; 5) Autorização e resistências dos pais; 6) Assuntos polêmicos (homossexualismo, masturbação, aborto, estupro, etc.); 7) Metodologia aplicada; 8) Parcerias estabelecidas; 9) Ênfase dos projetos; 10) Eficácia dos projetos. Com base nos resultados obtidos, podemos considerar que os projetos implementados nas escolas investigadas têm como possibilidades pedagógicas a construção da sexualidade e o desenvolvimento pessoal esocial dos alunos, corroborando a proposta sugerida pelos PCN. Por outro lado, os projetos sobre sexualidade encontram limites pedagógicos para o pleno desenvolvimento, no que tange às resistências dos professores em tratar o assunto; à deficiência na formação inicial e continuada dos professores sobre a multifacetada temática; à ausência das contribuições dos pais no planejamento e desenvolvimento dos projetos, bem como à postura pouco flexível dos pais que resistem ou coíbem a participação dos filhos nos projetos; à deficiência da forma continuada e sistemática de atualização dos demais agentes escolares sobre o referido tema e às dificuldades que a escola encontra em manter as parcerias com outros setores da sociedade para auxiliar no desenvolvimento de projetos de Orientação Sexual.
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    A construção dos saberes docentes e a relação de identificação no estágio supervisionado de Biologia
    (2007-02-28) Lopes, Francisca Michelli; Arruda, Sergio de Mello; Barros, Marcelo Alves; Freitas, Denise de
    Este trabalho teve como objetivo investigar a formação inicial de professores de Biologia e Ciências, os saberes construídos no período de estágio supervisionado, bem como abordar elementos que auxiliem na compreensão da construção da identidade profissional. Participam dessa pesquisa estagiários do quarto ano do curso de Ciências Biológicas, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Durante as entrevistas o estagiário era questionado sobre escolha do curso, o seu contato inicial com a sala de aula. Para a análise dos dados utilizou-se os saberes docentes propostos por Tardif e alguns conceitos da teoria psicanalítica, em particular o conceito de identificação. Apontamos que o processo de construção da identidade docente do estagiário tem raízes, na maioria das vezes em sua experiência prévia enquanto aluno, sob influência do ambiente escolar e familiar. Ao inserirse na sala de aula e ocupar a posição de professor, o estagiário parece construir-se a partir de um traço que é a marca do seu discurso e pelo qual vai construindo a si mesmo como professor e seus saberes docentes.
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    Natureza da ciência ou da tecnologia? concepções de alunos do ensino médio
    (2007-09-18) Antunes, Fabiano; Salvi, Rosana Figueiredo; Lorencini Junior, Álvaro; Reis, Pedro Guilherme Rocha dos
    A Natureza da Ciência tem sido pesquisada por diversos autores junto a alunos das mais diversas faixas etárias e níveis de escolarização. Porém, será que o os alunos referem-se à Natureza da Ciência da mesma forma como os pesquisadores a entendem? Segundo Acevedo (1997) quando se trata de ciência moderna, trata-se muitas vezes não de uma Ciência acadêmica, mas sim de uma Tecnociência. Investigações a respeito da Natureza da Ciência (NdC) realizadas no século passado tinham atenção quase exclusiva aos traços característicos da natureza da Ciência acadêmica dominante. Isso, sem ter em conta que desde o último quarto do século XX uma boa parte da Ciência é Tecnociência e a sua natureza não responde aos mesmos padrões (ACEVEDO et. al., 2005). De acordo com Thomas (1997), algumas pesquisas têm revelado que a imagem pública da Ciência é determinada pelas questões sócio-científicas mais recentes. Questões controversas, como a utilização ou não de células tronco embrionárias e o plantio de transgênicos, têm sido alvo de repetidas reportagens tanto televisivas quanto impressas. Tais reportagens podem, então, contribuir para uma visão distorcida da Ciência em geral, dependendo de como a informação é tratada e transmitida a todo o público. Nesse sentido, a atual pesquisa propô-se a investigar se as concepções trazidas pelos alunos sobre a Ciência, referem-se mais propriamente à Tecnociência. Também foi investigado se os alunos consideram a Ciência como universal ou influenciada por valores sociais e que características eles relacionam aos cientistas. Os dados foram tratados por meio da triangulação entre histórias de ficção científica escritas pelos alunos, e as respostas dadas por eles em questionários abertos. Os resultados encontrados apontam: os alunos pesquisados entendem a Ciência como uma Tecnociência; a visão de cientista é, em grande parte, estereotipada; a maioria dos alunos que considera a Ciência como universal (aproximadamente 50%), possui uma concepção ingênua da atividade científica, enquanto a maioria que a considera como influenciada por valores sociais (outros 50%) possuem uma concepção mais adequada de Ciência.