02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 254
  • Item
    Um estudo bibliográfico de pesquisas sobre ensino de física para alunos deficientes visuais
    Saito, Rafael Yukio; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Arruda, Sergio de Mello; Carvalho, Marcelo Alves de
    Resumo: A presente Dissertação é uma pesquisa bibliográfica e apresenta um levantamento de artigos encontrados no banco de dados da Capes, os quais discutem o ensino de Física para alunos deficientes visuais em um período de 2 anos (1999 a 219) e têm por objetivo identificar e compreender o panorama das pesquisas, bem como analisar os aspectos encontrados nos artigos que influenciam as práticas pedagógicas no movimento de inclusão de alunos deficientes visuais em sala de aula Para o desenvolvimento da Dissertação questionou-se o seguinte: o que mostram as publicações em revistas acadêmicas a respeito do deficiente visual no contexto do Ensino de Física? Quanto à prática docente, como ocorrem as articulações das práticas inclusivas frente ao ensino para alunos deficientes visuais em aulas de Física? A busca pelas respostas ocorreu a partir do estudo bibliográfico das pesquisas, cujo corpus foi constituído por 18 artigos que abordam o ensino de Física para alunos deficientes visuais A metodologia da pesquisa seguiu a Análise de Conteúdo de Bardin (211), em que unidades de registro foram recortadas e, posteriormente, elaborou-se categorias relacionadas com os elementos textuais dos artigos Sua elaboração deu-se com base nos dados encontrados na introdução, desenvolvimento e consideração final dos artigos Analisando os dados e o panorama das pesquisas, identificou-se que as dificuldades relacionadas à prática pedagógica dizem respeito com a comunicação e à não dissociação da visão no processo de ensino e aprendizagem Outro aspecto que dificulta a inclusão do aluno é a falta de recursos e materiais didáticos adaptados Apesar das dificuldades, foram identificadas também alternativas de inclusão, como a promoção de um ambiente interativo, utilização de linguagem acessível, materiais táteis e auditivos Embora existam pesquisas, a produção de artigos na área do Ensino de Física é pequena, levando em consideração o período de 2 anos estabelecido Portanto, conclui-se que, apesar de atualmente a inclusão ser algo já estabelecido na sociedade e fazer parte do cotidiano, há uma necessidade de discutir esse tema no Ensino de Física, tanto na formação inicial quanto no desenvolvimento de pesquisas, pois debates fomentam a busca de estratégias, a fim de superar a questão da exclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas redes regulares de ensino Almeja-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o progresso de estudos sobre a inclusão de alunos deficientes visuais no ensino de Física Enfim, o estudo bibliográfico possibilitou compreender o panorama das pesquisas, bem como verificar desafios a serem superados e alternativas de inclusão
  • Item
    Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
    Nardy, Mariana; Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]; Lorencini Junior, Álvaro; Tozoni-Reis, Marília F. de C.
    Resumo: A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável
  • Item
    "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" : a vida acadêmica e as formações identitárias de Peter Parker nas histórias em quadrinhos do Homem-aranha
    Camargo, Susan Caroline; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Pricinotto, Gustavo; Oliveira, Moisés Alves de; Rivelini-Silva, Angélica Cristina [Coorientadora]
    Resumo: Em nosso cotidiano, estamos rodeados por manifestações midiáticas Na perspectiva dos Estudos Culturais, esses produtos veiculam em seus discursos marcadores que impactam diretamente na constituição de nossas vontades, nossas percepções de mundo e, principalmente, nossas identidades Guiada por esse entendimento e por algumas discussões realizadas pelo sociólogo Stuart Hall acerca da formação cultural da identidade, esta Dissertação objetiva caracterizar e problematizar, a partir de uma análise cultural, as formações identitárias do personagem Homem-Aranha/Peter Parker, da editora Marvel Comics, e discutir o modo como alguns dos elementos presentes nesses enredos são capazes de fomentar as produções identitárias do público que os consome As histórias escolhidas para a análise foram publicadas originalmente entre 1962 e 21, com enredos que compreenderam fases que considerei serem as principais na vida acadêmica do personagem, indo do Ensino Médio até a Pós-Graduação, e foram lidas e interpretadas à luz da Análise de Discurso Durante as análises, interpretei três formações identitárias como sendo as mais expressivas: a formação identitária do nerd; a do pesquisador/cientista em formação; e a de docente, em um momento em que o personagem já não mais é apresentado como estudante Acerca dessas formações identitárias do personagem, minhas interpretações permitiram-me concluir que, nos enredos considerados para esta pesquisa, elas não necessariamente substituem umas às outras, mas coexistem, de modo que uma identidade era apenas posta sob rasura – para usar um termo discutido por Hall – quando outra(s) entrava(m) em funcionamento Com as análises dos quadrinhos do Homem-Aranha, foi possível, também, entender que os elementos presentes nos enredos do personagem, por mais que tratem de questões cotidianas e, de certa forma, universais, não permitem a identificação de leitores com um perfil diferente daquele que Peter Parker (re)produz, o que acaba excluindo essa possibilidade para uma parcela do público Apesar das problematizações e das discussões que realizo, não é minha intenção, com esta pesquisa, propor um modo único de olhar ou instituir uma metodologia de análise para produtos da mídia tais quais os quadrinhos do Homem-Aranha O que busco, aqui, é chamar a atenção para a potência que instâncias dessa natureza possuem, ao colocar em funcionamento uma pedagogia própria para ensinar-nos, entre outras coisas, modos de ser e de agir, influenciando nossas constituições, em especial as identitárias, quando nos posicionamos como público consumidor dessas produções
  • Item
    Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
    Silva, Lucyana Nayara Afonso; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Meglhioratti, Fernanda Aparecida; Lucas, Lucken Bueno
    Resumo: Os livros didáticos são um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula e importantes mediadores no processo de ensino e de aprendizagem Os livros didáticos são relevantes para o currículo e para a formação dos alunos A evolução biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados ao desenvolvimento, à genética, seleção natural, além de outras áreas, e seu ensino é permeado por obstáculos epistemológicos no livro didático O que torna relevante a necessidade de analisar este tipo de material didático principalmente conteúdos como a biologia evolutiva Devido a importância de se compreender que a História e a Filosofia da Ciência têm um papel fundamental na construção do conhecimento científico, sendo uma área capaz de minimizar os equívocos sobre a evolução e ainda entendendo que a ciência se constitui por meio de controvérsias científicas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da ciência, esta pesquisa objetivou identificar e analisar a presença de temas controversos no conteúdo de evolução biológica nos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio aprovados pelo PNLD 218 A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico Dos dez livros aprovados pelo PNLD 218, sete foram analisados Para analisar as controvérsias científicas encontradas foram elaboradas unidades de contexto e de registro, sob dois aspectos: 1) aspectos epistemológicos e 2) aspectos históricos As unidades de contexto são referentes aos aspectos epistemológicos das controvérsias (UC1), aos aspectos do conteúdo da extinção dos dinossauros (UC2) e dos aspectos do conteúdo do melanismo industrial (UC3) Observamos que, embora alguns autores apresentem os temas controversos, o conteúdo de evolução tende a ser descrito de maneira aglomerada e muitas vezes historicamente descontextualizada, podendo dificultar a percepção dos conceitos evolutivos e o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento biológico
  • Item
    Corpos e bio-virtualidades : pedagogias do eu no vale dos homossexuais
    Polizel, Alexandre Luiz; Oliveira, Moisés Alves de [Orientador]; Carvalho, Fabiana Aparecida de; Castro, Bruna Jamila de
    Resumo: Na contemporaneidade, insurge uma grande preocupação com os estudos acerca dos corpos Os corpos das ciências, os corpos das educações, os corpos e as tecnologias de poder, os corpos Todavia, os corpos sempre se mantiveram como o cerne dos problemas filosóficos e da movimentação do pensamento Este manuscrito, então, opera pelos corpos como fio condutor, buscando traçar explanações acerca de “Como fazem-se os corpos nas virtualidades?” Muitos espaços seriam possíveis para tratar tal questão, optei por buscar dicas no ciberespaço, em um grupo na rede social, Facebook, tratado aqui como Vale dos Homossexuais A partir de uma perspectiva ontológica do diagnóstico do presente, compreendendo o fazer-se corpo como um instaurador de existência, lanço mãos de conceitos Nietzscheanos, Foucaultianos e Latourianos para buscar uma taxonomização deste fazer corpo Deste movimento emerge apolíneas Pedagogias do Eu, que vejo operar em, ao menos, cinco tecnologias: a) Tecnologia das confessionalidades; b) Tecnologia da fanficzação; c) Tecnologia da hipertextualização; d) Tecnologia da exposição; e) Tecnologia do Corpo-arquivo e das banalidades Vê-se que o corpo se fazer no ciberespaço, em movimentos de atualização encontra-se interligado na produção constante de verdade de si e do Outro, via confissão, ficcionalização, combinações hipertextualizadas, exposições de si-Outro e na transformação do corpo em arquivo Essas movimentações levam a múltiplas possibilidades de produções do corpo via composições ligando os recortes das narrativas deixadas, conexões utilizadas de modo interessado A investigação leva a considerar que tais composições interessadas têm reverberado na produção de linhas de subjetivação que valorizam um corpo-Eu enquanto produto a ser cultuado – corpolatria –, uma Pedagogia de centralização no Eu, na semelhança e na captura da atenção via fazer-se visível, bem como no esforço para tornar-se supostamente e repetitivamente: eventos inéditos
  • Item
    A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
    Rejan, Daniela Cristina Lopes; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Sant´Ana, Débora de Mello Gonçales
    Resumo: A educação não-formal é realizada fora do ambiente formal de educação, a escola, mas na qual também ocorrem ações educativas e promoção de aprendizagem Nestes ambientes, a figura do monitor, ou mediador, é fundamental para que a educação não-formal aconteça, pois ele é o responsável, sob supervisão, pela elaboração de toda a atividade, sendo um elo entre o conteúdo e o participante, participando da construção de conhecimento científico Entretanto, sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça e para que o mediador compreenda seu papel Baseada na perspectiva de aprendizagem mediada de Vygotsky, e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, esta pesquisa teve por objetivo desta pesquisa analisar aspectos relacionados ao trabalhos dos monitores mediadores, que atuam em uma atividade de educação não-formal, e como estes compreendem e realizam seu papel neste tipo de atividade Estes mediadores fazem parte do Projeto Novos Talentos, uma iniciativa dos Departamentos de Anatomia e Histologia da Universidade Estadual de Londrina A coleta de dados utilizou dois instrumentos, questionários eletrônicos, com todos os mediadores, e entrevistas semiestruturadas com uma amostra representativa Os resultados mostram que os mediadores ainda estão longe da ideia de mediação e do que seria seu papel, e também que atividades como as propostas pelo Projeto Novos Talentos necessitam de formação mais específica para suprir esta demanda Também apontam que os mediadores não são preparados para a extensão universitária, que é um dos pilares da Universidade
  • Item
    Apropriação de conceitos referentes à polinização a partir de representações imagéticas de estudantes do ensino médio
    Marinho, Juliana Benassi; Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]; Klein, Tânia Aparecida da Silva; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
    Resumo: A linguagem visual representa uma ferramenta didática no ensino Na Biologia, ela ancora os conteúdos permitindo a aproximação do ensinado O objetivo desta pesquisa foi investigar a apropriação de conceitos referentes à polinização por meio das representações encontradas nos desenhos de estudantes do Ensino Médio em situações de aprendizagem Para tal, as ações pedagógicas que se seguiram no decorrer da pesquisa foram planejadas nos moldes das múltiplas representações, visando explorar o conceito de polinização de diversas maneiras, com o objetivo de melhor atender aos estudantes em sua pluralidade de conhecimentos e disponibilizar objetos e contextualizações para ocorrer o processo de conceitualização Ao final da atividade, foi entregue aos estudantes um papel contendo um texto elaborado pela professora-pesquisadora Cada estudante produziu um desenho relacionado ao texto Para fins de análise metodológica da pesquisa, foram estabelecidos critérios para observar os elementos contidos nos desenhos produzidos, inspirados no instrumento analítico de Klein (211) O instrumento estabelece três domínios, sendo eles domínio descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo, cada qual com dois níveis de significação Os trabalhos, em sua maioria, encaixam-se em uma tentativa de resolução do exercício proposto O domínio interpretativo científico envolve uma maior complexidade de processos cognitivos para ser associado ou representado, sendo uma contextualização do conceito de polinização A maioria dos estudantes atingiu este nível, indicando que a estratégia de múltiplas representações, utilizada durante o percurso metodológico, contribui para a contextualização do conceito Os elementos constituintes nas imagens produzidas pelas estudantes na atividade sobre síndromes de polinização foram traduzidos na forma de um novo conjunto de elementos, mais complexos e com linguagem científica na rede semântica das mesmas, processo considerado como conceito por Giordan e Vecchi (1996) Com isso, são estabelecidas novas aprendizagens que, segundo Ausubel (2), são um importante aspecto para a criação de significados e resolução de problemas
  • Item
    Estudo exploratório do ensino por investigação : pesquisas no contexto da física do ensino médio
    Souza, Paulo Venancio de; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Sasseron, Lúcia Helena; Zômpero, Andréia de Freitas
    Resumo: Esta Dissertação apresenta uma Pesquisa Bibliográfica de Estudo Exploratório que teve por objetivo analisar quais aspectos teóricos e epistemológicos que fundamentam a abordagem do Ensino por Investigação (EI) no Ensino de Ciências (EC), em especial o Ensino de Física (EF) Nossa pesquisa se preocupou em responder à seguinte questão: Quais aspectos relativos ao EI têm sido abordados nas pesquisas em EF? Mais especificamente as pesquisas que envolvem a participação de estudantes do Ensino Médio (EM) na abordagem do EI? Para respondermos a esta questão elaboramos uma revisão bibliográfica em trabalhos já elaborados que abordam a respeito do EI A partir destes trabalhos, escrevemos dois capítulos de fundamentação teórica nos quais apresentamos algumas influências exercidas por John Dewey e Joseph Schwab no EI, concepções históricas do EI, variações quanto à sua concepção e uso, e também críticas a seu respeito A partir de termos de busca específicos que abrangem algumas das diferentes concepções do EI, realizamos um levantamento de artigos publicados em 14 periódicos nacionais e 16 internacionais da última década que apresentam estratos A1, A2 e B1 no Qualis Capes, de acordo com a classificação de periódicos do quadriênio 213-216 pertencentes à área de avaliação Ensino Por conta do nosso problema e objetivos de pesquisa, estipulamos alguns critérios para selecionarmos o corpus, que por fim se constituiu de 13 artigos (1 nacionais e 3 internacionais) Para analisarmos o corpus utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (211), mais especificamente, elaboramos unidades de contexto e unidades de registro Estas unidades de contexto e registro foram elaboradas a partir de reflexões referentes aos aspectos do EI abordados nos capítulos teóricos de fundamentação desta Dissertação , e teve como propósito investigar o conteúdo das mensagens contidas nos textos dos artigos que compuseram o corpus A partir da análise dos dados consideramos que as intenções do uso do EI nas pesquisas do EF no EM vêm sendo direcionadas para a promoção da aprendizagem dos estudantes, melhorando suas compreensões a respeito do conhecimento científico e do desenvolvimento de competências e habilidades do fazer científico A maneira com que as pesquisas utilizam as abordagens do EI e seus objetivos variam entre si, no entanto os artigos o utilizam como proposta central ou como base para investigar outras propostas Devido a apenas 13 artigos nos últimos 1 anos pesquisarem a participação dos estudantes do EM em abordagens do EI, percebemos uma carência neste campo de pesquisa Concluímos que, apesar de toda discussão teórica que existe em relação à definição do termo e da diversidade de possibilidades ou contextos do EI que não buscam uma definição única, nota-se que nos trabalhos analisados não há uma preocupação com a delimitação da abordagem utilizada, de seus referenciais norteadores, principalmente os epistemológicos
  • Item
    As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
    Colman, Diego Armando Lopes; Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]; Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira; Oliveira, Silmara Sartoreto de
    Resumo: O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do individuo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do individuo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construída
  • Item
    Uma análise do caso multimídia "Explorando perímetro e área" para a formação de professores que ensinam matemática
    Fraga, Taynara Cristina Gaffo; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]; Silva, Gabriel dos Santos e; Baldini, Loreni Ferreira; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Coorientadora]
    Resumo: Essa pesquisa qualitativa de cunho teórico e interpretativo tem como contexto de investigação o caso multimídia “Explorando perímetro e área” Um caso multimídia reúne um conjunto de mídias que podem ser utilizadas para a formação de professores que ensinam matemática (PEM) Assim, essa investigação busca responder a seguinte questão geral: “Que elementos do caso multimídia ‘Explorando perímetro e área’ podem ser problematizados na formação de PEM?” Para tal a pesquisa foi organizada no formato multipaper contendo quatro capítulos no formato de artigos acadêmicos que são articulados entre si para responder à questão geral O primeiro capítulo tem como objetivo discutir conhecimentos pedagógicos de matemática que podem ser mobilizados por professores que ensinam matemática, em programas de formação, no trabalho com o caso multimídia “Explorando perímetro e área" O segundo capítulo analisar conhecimentos específicos matemáticos que podem ser mobilizados por professores que ensinam matemática, no trabalho com o caso multimídia “Explorando perímetro e área" em contextos de formação Para os dois primeiros capítulos pautamo-nos no modelo do conhecimento matemático necessário para o ensino de Ball, Thames e Phelps (28) e Ball e Bass (29), buscando identificar conhecimentos pedagógicos e matemáticos relacionados aos conceitos de área e perímetro que podem ser problematizados no trabalho com o caso multimídia O terceiro capítulo tem como objetivo discutir as reflexões promovidas pela professora protagonista do caso multimídia “Explorando perímetro e área”, antes e após duas aulas na perspectiva do Ensino Exploratório Para isso, utilizamos os níveis de reflexão propostos por Muir e Beswick (27) e analisamos as reflexões promovidas pela professora protagonista que também podem ser evidenciadas em contexto formativo Por fim, o capítulo quatro tem por objetivo analisar elementos relacionados ao papel do formador na exploração do caso multimídia “Explorando perímetro e área” em programas de formação de PEM Isso se fez evidenciando elementos considerados pelo Gepefopem no momento de construção do Recurso Multimídia e analisando as diversas mídias que o caso multimídia possui com vistas a salientar elementos que devem ser considerados pelo formador, bem como o papel do formador em contextos de formação Conclui-se que esses elementos, quando explorados de maneira articulada e interconecta, contribuem de forma significativa para a formação e a aprendizagem profissional de PEM, uma vez que permitem ao PEM refletir sobre sua prática, sobre os conhecimentos necessários ao ensino e sobre seu papel no processo de ensino e de formação Aliado a isso, evidenciamos a importância do uso de tecnologias digitais, tendo em vista sua expansão nos dias atuais, em sala de aula e em contextos de formação
  • Item
    A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
    Miranda, Renan Santos; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Costas, José Manuel Moran; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Coorientadora]
    Resumo: A presente investigação buscou inserir aspectos que relacionam/abordam a temática ambiental, por meio da aprendizagem ativa com vistas a provocar o pensamento reflexivo, de estudantes do sétimo ano na disciplina de Ciências, oriundos de um colégio público localizado na cidade de Londrina/ Pr A pesquisa realizada se ancorou nos princípios qualitativos, a mesma foi efetivada no período de Março a Abril/217, totalizando seis encontros, denominados nesta Dissertação de momentos, sendo construídos no formato de oficinas totalizando onze estratégias diversificadas Os instrumentos de coletas de dados se centraram na produção dos estudantes, após o desenvolvimento das diferentes atividades, ora por meio de texto, desenhos, vídeos, apresentações, ora por meio das fotos tiradas pelo pesquisador e anotações no diário de campo As produções foram analisadas por meio de quatro níveis de reflexão, elaborados pelo pesquisador -1° interação com o conhecimento; 2°Relações sociais do conhecimento com vistas ao cotidiano; 3° Relações criativas; 4° Elementos que apontam o significado de meio ambiente-, que possuem o objetivo de analisar/ caracterizar atitudes presentes nos estudantes, com atitudes e reflexões nas questões ambientais em estudo Diante destas análises, foi possível a elaboração de dois quadros, sendo o primeiro quadro síntese 12, que discute/caracteriza os níveis de reflexão nos estudantes durante o processo das atividades, se mostrando relevante como instrumento de caracterização do pensamento reflexivo Já o quadro síntese 13, discute oito etapas que se mostraram significativas para provocar o pensamento reflexivo durante o processo das atividades, levando a elaboração de um modelo pedagógico ativo para a aprendizagem em temas ambientais Por fim, o pesquisador aponta para as possibilidades de implementação de atividades ativas, em ambientes que apresentam predominância tradicional
  • Item
    Significados de solubilidade manifestados por meio das representações verbal e gestual de estudantes do ensino médio
    Frauzino, Maysa de Fátima Moraes; Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]; Salvadego, Wanda Naves Cocco; Broietti, Fabiele Cristiane Dias
    Resumo: A utilização de estratégias de ensino embasadas na Diversidade Representacional, além de conferir benefícios motivacionais, conduz o estudante a um melhor entendimento do conteúdo científico a ser trabalhado Com isso, podemos inferir que este referencial pode ser didaticamente explorado na educação científica, com o intuito de promover a aprendizagem com um maior significado pois, como bem se sabe, a aprendizagem é caracterizada por um processo contínuo e organizado Dentre as modalidades representacionais pretendidas e investigadas nesta pesquisa, destacam-se os modos verbais (oral e escrita), gestual (gestos e gesticulação) e a experimentação Esta pesquisa, de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo, foi realizada com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de um Instituto Federal do Paraná Dentre os objetivos centrais que abarcaram a pesquisa tem-se: descrever e analisar quais as divergências de aprendizagem de estudantes em relação ao conteúdo Solubilidade, mediante os modos representacionais verbal e gestual; buscar indícios de quais as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes, quando estes saem da sala de aula e adentram o laboratório de química; entender qual a dinâmica estabelecida nesta pesquisa, quando da integração dos gestos e verbalização no laboratório; utilizar as categorias propostas por Kendon (24) para identificar os gestos manifestados pelos estudantes no decorrer das atividades experimentais O problema de pesquisa pretendido por nós, foi investigar quais os equívocos (falhas) e acertos manifestados por estudantes do Ensino Médio acerca dos conceitos de solubilidade, à luz de suas interações verbais e gestuais Para a coleta de informações e análise dos resultados, a pesquisadora videogravou um total de seis aulas, sendo duas delas em sala e quatro no laboratório de química A pesquisa compreendeu duas etapas distintas, categorizadas por: momento sala de aula e momento laboratório didático I e II Os estudantes pertencentes ao estudo, fazem referência somente aos que participaram de ambas etapas No momento laboratório didático I, tivemos a realização de quatro atividades experimentais em grupos e no momento II, os mesmos quatro experimentos, contudo, os estudantes foram analisados individualmente, isto é, um representante de cada grupo O cerne deste estudo se concentrou nas interações discursivas entre professora e estudantes, entre os próprios estudantes e, em uma segunda instância, nas gesticulações, gestos instantâneos e interações discursivas de estudantes no ambiente empírico Dentre os resultados encontrados têm-se que na sala de aula, os estudantes deram indícios de boa compreensão do conteúdo Em relação ao trabalho realizado no laboratório pelos estudantes em grupo e individualmente, tivemos praticamente a manifestação dos mesmos equívocos e acertos, além de fortes tendências a generalizações Ao correlacionarmos o momento sala de aula com os experimentos realizados nos momentos laboratório didático I e II, depreendemos que os estudantes que denotaram maior interatividade em sala de aula, também se sobressaíram verbal e gestualmente no decorrer das atividades experimentais Uma outra observação oriunda de nossas análises foi que os estudantes pareceram interiorizar o conteúdo, porém, sem muito significado Podemos atribuir tais inconsistências a fatores como: ao conhecimento assistemático dos estudantes muito arraigado em sua estrutura cognitiva; generalizações em demasia no tocante ao conteúdo; falta de atenção; não articulação entre os momentos sala de aula e laboratório; trocas e/ou integrações representacionais indevidas Em outras palavras, a grande maioria dos estudantes não foram ensinados e consequentemente, inseridos em uma cultura de diversidade representacional Esta Dissertação procurou mostrar que as componentes verbal e gestual foram descritas e analisadas, no sentido de propiciar informações pertinentes que contribuam com a área educacional
  • Item
    Devir da química e vertigens da diferença : série Breaking Bad
    Fary, Bruna Adriane; Oliveira, Moisés Alves de [Orientador]; Grisotto, Américo; Corazza, Sandra Mara
    Resumo: Nesta Dissertação são tratadas as tensões, devires e agenciamentos que emergem como acontecimentos nas alianças química-arte no seriado televisivo Breaking Bad Para desenvolver essas tensões, nos encontramos com a Filosofia da Diferença, conforme ideias exploradas por Gilles Deleuze e Félix Guattari Desses autores nos detivemos principalmente nos pensamentos de diferença, repetição, ciência maior, ciência menor e linhas de fuga Pois constituem poderosas ferramentas analíticas para a compreensão das articulações entre essas ideias e a química que surgiram na série televisiva Estes conceitos permitiram a emergência da noção de acontecimento, entendido neste trabalho como um crivo no infinito, um instante de ordem no caos e um cuidado ao escolher palavras, autores e pensamentos As experimentações realizadas produziram sentido de uma química construída nas relações ambíguas que são, ao mesmo tempo, produzidas por desejos individuais e coletivos O que vimos foi uma química sempre em vias de se fazer, o que abre possibilidades para pensar em um devir química
  • Item
    O ensino por investigação por meio da resolução de problemas : análise de uma sequência didática para o ensino de microrganismos e vírus
    Levorato, Ana Carolina Cola Santos; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Lorencini Junior, Álvaro; Lucas, Lucken Bueno
    Resumo: Em aulas expositivas tradicionais, o professor expões os conhecimentos e os alunos, simplesmente, acompanham No Ensino por Investigação, os estudantes tomam o lugar do protagonista em busca da resolução de um problema Essa modalidade de ensino visa desenvolver habilidades nos alunos que estejam próximas a cultura cientifica, e criar condições para eles trabalharem a partir de um problema, não buscando formar cientistas, mas sim com que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico de uma maneira diferente, usando habilidades cognitivas próximas a uma prática científica A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, da cidade de Londrina Para a realização do trabalho foi elaborada uma Sequência Didática investigativa, baseada na resolução de problemas, que buscou identificar se o Ensino por Investigação é eficaz ao abordar a caracterização e classificação, de maneira contextualizada, de Vírus e dos Reinos Monera, Fungi e Protista, e se o mesmo possibilita que os alunos desenvolvam atividades investigativas de resolução de problemas Ao final da pesquisa, foi possível considerar que inicialmente as dúvidas apresentadas pelos alunos foram referentes ao desenvolvimento das atividades e sobre a estrutura da Sequência Didática e, com o passar das aulas, elas tornaram-se referentes aos aspectos do conteúdo da Sequência Didática A falta de vocabulário apresentada pelos alunos e a não realização de uma dinâmica para a preparação dos alunos para trabalharem em grupo foram consideradas empecilhos para a realização do estudo Porém a motivação dos alunos, frente a nova modalidade de ensino, foi a principal potencialidade apresentada durante o desenvolver das atividades É possível citar o aumento da autonomia dos estudantes, que foi desenvolvida por eles ao resolverem os problemas propostos, e uma melhora no relacionamento entre eles, pois os mesmos precisavam expor suas ideias, defender seu ponto de vista e chegar a uma conclusão para solucionar os problemas propostos Assim, o Ensino por Investigação, foi eficaz, pois possibilitou aos alunos o desenvolvimento das atividades investigativas de resolução de problemas e o aprendizado das principais características e classificação dos Vírus e dos Reinos Fungi, Monera e Protista
  • Item
    Imagens no ensino de ciências : análise da taxonomia de imagens presentes no material didático "Caderno do aluno" do estado de São Paulo
    Zama, Maristela Yuka; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira; Carneiro, Maria Helena da Silva
    Resumo: No ensino de ciências da natureza é frequente o uso de diferentes gêneros de leitura como textos, tabelas, gráficos, figuras, mapas, entre outros, comuns no cotidiano e que necessitam, portanto, de interpretações adequadas A Alfabetização Visual significa aprender a ler imagens, detectar o que se produz no interior desta Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo identificar as imagens e sua diversidade de formas encontradas no “Caderno do Aluno – Ciências 7o ano, volume 2, material do currículo oficial do Estado de São Paulo por meio de adaptações realizadas em algumas subcategorias da taxonomia de Perales e Jiménez (22) utilizada na disciplina de Física para a disciplina Ciências da Natureza, as relações entre as imagens e os textos ou propostas de ensino de três unidades presentes no material de estudo Foi realizada uma pesquisa documental abordando o currículo do Estado de São Paulo e posterior categorização e análise das imagens Quantificamos as imagens em relação às cinco categorias estudadas e suas subcategorias Observamos que na categoria “Em função das sequências didáticas em que aparecem as ilustrações” a maior quantidade de imagens se encaixou na subcategoria Descrição (11), onde são mostrados eventos supostamente desconhecidos e que permitem fornecer um contexto necessário para entendimento do conceito, contribuindo para entendimento de um todo Na categoria “Iconicidade” observamos um número expressivo na subcategoria Fotografia (17), visto que nesta disciplina dentro dos eixos temáticos estudados “Ciência e tecnologia” e “Vida e ambiente” este formato de imagem é constantemente utilizado, pois mostram eventos realistas Na categoria “Funcionalidade” a subcategoria mais constatada foi a Inoperante (15), pois nesses mesmos eixos temáticos muitas das imagens não apresentam detalhes mais complexos Já na categoria “Relação com o texto principal” dentro do eixo temático “Ser humano e saúde”, a subcategoria mais observada foi a Sinótica (31), aqui várias imagens possuem textos e dados indicadores para se trabalhar as informações que são necessárias para entendimento da imagem como um todo Posteriormente à categorização, para melhor análise das imagens, escolhemos unidades de ensino que apresentassem imagens com formato diferenciado para observarmos aspectos variados Com essas informações conseguimos observar que a alfabetização visual é complexa, e que é imprescindível que seja trabalhada com a mesma importância que outros tipos de alfabetização, como a escrita É necessário se ater ao tipo de imagem a ser analisada, pois não se observa da mesma maneira uma fotografia de um mapa, ou um quadro de um gráfico Assim, os aspectos a serem considerados também diferem, e as categorias e subcategorias variam de acordo com a finalidade que a imagem se põe a transmitir Consideramos que este trabalho poderá servir de orientação para que as imagens em outros instrumentos de ensino e em diversas disciplinas possam ser analisadas nos seus variados aspectos e características, facilitando sua análise e interpretação
  • Item
    As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática : categorizações e possíveis conexões
    Dias, Mariana Passos; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de; Broietti, Fabiele Cristiane Dias
    Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre as ações realizadas por professores e alunos em salas de aula de Matemática As questões que orientaram nossa pesquisa foram: O que os alunos e os professores fazem, de fato, nas salas de aula de Matemática e quais categorias poderiam descrever suas ações? Que conexões podem ser estabelecidas entre as ações dos professores e dos alunos? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa Os dados foram obtidos por meio da observação direta de aulas de professores de Matemática do Ensino Fundamental II em uma escola pública do município de Londrina/Paraná Ao planejarem as aulas, os professores usaram as tendências/perspectivas da Educação Matemática Quanto aos resultados, foram encontradas vinte categorias da ação docente (agradecer, ameaçar, argumentar, chamar a atenção, comentar, conferir, deslocar, escrever, esperar, executar, explicar, negociar, organizar, parabenizar, pedir, perguntar, providenciar, reprovar, responder, supervisionar) e dezenove categorias da ação discente (aceitar, brincar, chamar pela professora, colaborar, comemorar, comentar, comunicar, conversar, copiar, deslocar, executar, lamentar, organizar, pedir, perguntar, prestar atenção, reclamar, responder, valorizar) Com relação às possíveis conexões entre as ações docentes e discentes, os resultados que alcançamos indicam que as ações realizadas pelo professor realmente influenciam as ações realizadas pelos alunos Mas a conexão não é causal: as ações realizadas pelos alunos muitas vezes não são consequências diretas das ações do professor É o caso das ações conversar e brincar, que são ações dispersivas e não estão relacionadas diretamente com a tarefa que está sendo executada no momento
  • Item
    Trigonometria na formação inicial de professores de matemática
    Stal, Juliana Çar; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Morey, Bernadete Barbosa; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
    Resumo: Esta pesquisa traz uma discussão a respeito da inserção da trigonometria na formação inicial de professores de Matemática e das propostas de ensino da mesma na Educação Básica no estado do Paraná O principal objetivo foi investigar como está a formação dos (as) futuros (as) professores (as) de Matemática para ensinar a trigonometria na Educação Básica nesse estado Para a realização desse estudo foram utilizados dois tipos de metodologia: Análise Documental e Análise de Conteúdo A primeira foi utilizada para analisar os Projetos Políticos Pedagógicos e ementas das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática de instituições públicas de Ensino Superior do estado do Paraná que obtiveram notas 4 e/ou 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) nos anos de 211 e 214 A segunda foi utilizada para analisar questionários aplicados para estudantes das instituições selecionadas que estão em fase de conclusão, ou seja, que já cursaram setenta e cinco por cento (75%) ou mais das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática Por meio desta pesquisa observou-se que a trigonometria está inserida nos cursos de Licenciatura em Matemática de modo específico e relacionada a outros conteúdos matemáticos Com a aplicação dos questionários e sua respectiva análise observou-se que a trigonometria está apresentada explicitamente e implicitamente nas ementas de cada disciplina Também inferiu-se que o ensino da trigonometria está inserido na formação inicial de professores, porém não há a formação para o ensino de tal conteúdo na Educação Básica de modo contextualizado como está proposto nos documentos oficiais da educação no estado A maioria dos(as) estudantes de Licenciatura em Matemática que participaram desta pesquisa afirmaram ter dificuldades ao aprender o referente conteúdo durante os seus estudos
  • Item
    Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
    Oliveira, Andressa Cordeiro de; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Passos, Ângela Meneghello; Carvalho, Diego Fogaça
    Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre a aprendizagem Matemática tendo como base artigos publicados no periódico Bolema da área de Educação Matemática no período de 213 a 217 A problemática que orientou esta pesquisa foi : que aspectos apresentados pelos autores/pesquisadores de artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 caracterizam a aprendizagem Matemática? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa Os dados foram obtidos por meio de fragmentos retirados dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217, que apresentaram a expressão “aprend” ou “learn” em seu corpo textual De um total de 31 artigos que estão disponíveis no acervo do periódico nesses cinco anos, foram selecionados 291 artigos que contiveram as expressões “aprend” ou “learn”, dos quais 7 artigos apresentaram pelo menos duas das características de aprendizagem que emergiram dos dados, cujo estes compõem o nosso corpus Quanto aos resultados, os primeiros movimentos com o corpus evidenciaram quatro características de aprendizagem Matemática: “quem aprende”; “o que aprende”; “em que contexto aprende” e “como aprende” O segundo movimento que emergiu da primeira análise, revelaram o entrelace da aprendizagem com o ensino Os resultados indicaram que os autores / pesquisadores dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 publicaram sobre a aprendizagem Matemática enfatizando os sujeitos da aprendizagem, por exemplo: os alunos do Ensino Fundamental, os licenciandos em Matemática e os professores que ensinam Matemática Tais sujeitos aprendem sobre conceito matemático, conteúdo matemático e prática docente Pode-se observar tal fato em contextos como as abordagens / tendências da Educação Matemática, em comunidades práticas, no estágio supervisionado e com produto educacional por meio da Resolução de Problemas, da Investigação Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Quem se destaca para ensinar esses sujeitos é o pesquisador e o professor pesquisador
  • Item
    Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
    Jorge, Jair Lucas; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de; Luccas, Simone
    Resumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMA
  • Item
    A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
    Mendes, Thiago Fernando; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Silva, Karina Alessandra Pessôa da; Robim, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que os signos interpretantes produzidos ou utilizados em atividades de modelagem matemática nos permitem inferir com relação ao conhecimento matemático dos estudantes Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos da Semiótica Peirceana, mais especificamente, no que diz respeito à teoria dos interpretantes Com o intuito de alcançar o objetivo proposto desenvolvemos com alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de uma universidade pública do estado do Paraná uma sequência de atividades de modelagem matemática As atividades foram desenvolvidas seguindo o esquema padrão propostos por Lesh et al (23) para sequências de atividades de modelagem matemática A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva baseada, principalmente, nas indicações de Moraes e Galiazzi (27) Para a análise dos dados, três categorias foram consideradas: nível significante imediato em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível significante dinâmico em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível significante final em uma sequência de atividades de modelagem matemática Com a análise, ficou evidenciado que no desenvolvimento de uma sequência de atividades de modelagem matemática momentos de exploração e aplicação de modelos são propiciados A análise nos permite inferir também que uma sequência de atividades de modelagem matemática possibilita a organização e a elaboração de signos de tal maneira que é possível ter acesso, mesmo que indiretamente, àquilo que o estudante está construindo em sala de aula no que diz respeito ao conhecimento matemático