02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Item Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da aprendizagem significativaSaviski, Samuel de Oliveira Fajardo; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Salvi, Rosana FigueiredoResumo: O estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular de Londrina, com intenção de encontrar possíveis relações de uma síntese histórica da Física do Plasma com a Aprendizagem Significativa Crítica, por meio das Unidades Potencialmente Significativas e dos Mapas Conceituais Foi elaborado uma sequência didática, com pressupos nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), para a ser implementada em horário extra curricular e sem atribuição de notas Foram feitas duas implementações, na primeira implementação compareceram seis alunos que construíram um mapa durante a implementação da sequência e outro seis meses depois Na segunda implementação foram convidados alunos de dois colégios e compareceram 14 alunos, que construíram somente mapas durante a implementação Após a elaboração dos mapas foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin para analisar os mapas, depois do estudo de cada implementação foram feitas comparações por meio das unidades mais frequentes para estabeler as relações A partir dessas relações, busca-se entender se uma síntese histórica aliada a conteúdos de física moderna poderia ser utilizada como facilitadora da Aprendizagem Significativa CríticaItem Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médioCosta, Márcia da; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Ostermann, Fernanda; Andrade, Mariana A. B. Soares deResumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem SignificativaItem Uma abordagem histórico-filosófica na educação matemática : contribuições ao processo de aprendizagem de trigonometria no ensino médioSampaio, Helenara Regina; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores; Pasquini, Regina Célia GuapoResumo: Esta pesquisa buscou investigar o processo de construção de uma abordagem histórico-filosófica por meio de uma reconstrução histórica da trigonometria, na qual realizamos a pesquisa documental tomando por base livros de História da Matemática, especificamente os que tratam da História da trigonometria Adotamos uma abordagem metodológica qualitativa, tendo como um dos objetivos a investigação da construção de uma seqüência didática, fundamentada a partir da reconstrução histórico-filosófica do conteúdo de trigonometria, abrangendo principalmente o estudo das funções trigonométricas, com o intuito de auxiliar o aluno do Ensino Médio no seu aprendizado Introduzimos uma abordagem filosófica ao incorporarmos uma discussão axiológica, constituída por um conjunto de valores cognitivos da Ciência, aplicados na Educação Matemática Para contemplar os objetivos desta pesquisa, realizamos a aplicação de uma seqüência didática, fundamentada também pela Metodologia de Pesquisa denominada Engenharia Didática, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR Concluímos que a abordagem construída mostrou-se eficaz para aprendizagem de trigonometria, possibilitando a manifestação dos valores cognitivos da matemática em nossa seqüência didática e sua incorporação ao conhecimento do alunoItem Uma abordagem histórico-sociológica a respeito de usinas nucleares para a compreensão de relações CTS no ensino médioCândido, Felipe Patron; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Costa, Márcia da; Broietti, Fabiele Cristiane DiasResumo: A presente pesquisa investigou potencialidades de uma abordagem histórico-sociológica a respeito de Usinas Nucleares no Ensino Médio objetivando proporcionar a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e o entendimento das relações complexas entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Diversas pesquisas evidenciam que a utilização da História e Sociologia da Ciência (HSC) são fatores positivos na aprendizagem científica, principalmente quando busca-se uma compreensão da Ciência e Tecnologia de uma maneira mais crítica em relação a sociedade, como observado na definição de ACT feita por Fourez (1997) A partir de tais bases foi construída e aplicada uma unidade didática de maneira online, devido ao fechamento das escolas por conta da pandemia, levando em consideração princípios da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Complexidade Para a coleta de dados da unidade didática utilizou-se questionários (prévio e posterior) e mapas conceituais Na análise dos questionários optou-se pela utilização da Análise de Conteúdo, já a análise dos mapas conceituais foi feita seguindo os agrupamentos propostos por Bernardelli (214) Pode-se caracterizar esta pesquisa como qualitativa de cunho interpretativa, seguindo as seguintes etapas, investigação teórico metodológica para a construção da unidade didática, elaboração do questionário bem como as unidades de contexto e registro, aplicação da unidade didática, tomada e análise dos dados A partir da análise dos resultados foi possível observar que a unidade teve influências positivas nas noções dos estudantes em relação à complexidade das relações CTS no que se refere as usinas nucleares Além disso, foi possível inferir indícios de aprendizagem significativa e ACT, uma vez que os estudantes apresentaram diversos elementos que caracterizam tais conceitosItem As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática : categorizações e possíveis conexõesDias, Mariana Passos; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de; Broietti, Fabiele Cristiane DiasResumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre as ações realizadas por professores e alunos em salas de aula de Matemática As questões que orientaram nossa pesquisa foram: O que os alunos e os professores fazem, de fato, nas salas de aula de Matemática e quais categorias poderiam descrever suas ações? Que conexões podem ser estabelecidas entre as ações dos professores e dos alunos? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa Os dados foram obtidos por meio da observação direta de aulas de professores de Matemática do Ensino Fundamental II em uma escola pública do município de Londrina/Paraná Ao planejarem as aulas, os professores usaram as tendências/perspectivas da Educação Matemática Quanto aos resultados, foram encontradas vinte categorias da ação docente (agradecer, ameaçar, argumentar, chamar a atenção, comentar, conferir, deslocar, escrever, esperar, executar, explicar, negociar, organizar, parabenizar, pedir, perguntar, providenciar, reprovar, responder, supervisionar) e dezenove categorias da ação discente (aceitar, brincar, chamar pela professora, colaborar, comemorar, comentar, comunicar, conversar, copiar, deslocar, executar, lamentar, organizar, pedir, perguntar, prestar atenção, reclamar, responder, valorizar) Com relação às possíveis conexões entre as ações docentes e discentes, os resultados que alcançamos indicam que as ações realizadas pelo professor realmente influenciam as ações realizadas pelos alunos Mas a conexão não é causal: as ações realizadas pelos alunos muitas vezes não são consequências diretas das ações do professor É o caso das ações conversar e brincar, que são ações dispersivas e não estão relacionadas diretamente com a tarefa que está sendo executada no momentoItem Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalJesus, Cristina Cirino de; Cyrino, Cristina Cirino de Jesus [Orientador]; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Ferreira, Ana CristinaResumo: No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 21 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissionalItem Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamentalRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia; Barros, Marcelo Alves [Orientador]; Laburú, Carlos Eduardo; Barolli, ElisabethResumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em gruposItem Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros didáticos de física do ensino médioMedeiros, Ana Aline de; Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]; Arruda, Sergio de Mello; Nalli, Marcos Alexandre GomesResumo: Partimos do pressuposto, neste trabalho, de que a História e Filosofia da Ciência (HFC) deve ser um instrumento de análise conceitual bastante útil para o ensino de física Portanto, nos propomos a investigar se há correspondência na relação entre o Galileu reconstruído historiograficamente a partir dos escritos de Alexandre Koyré e o Galileu apresentado em alguns livros didáticos de física O nosso objetivo foi interpretar essa relação nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados no PNLD/212 Para isso, elaboramos quatro categorias que nos possibilitaram verificar de modo pontual os aspectos nos quais há e nos quais não há correspondência da referida relação, sendo elas: experiência; experimento mental; uso da matemática; e método científico Verificamos que pelo menos uma obra didática corresponde à narrativa historiográfica do nosso referencial No entanto, pressupomos que um dos fatores que faz com que não haja correspondência seja a inexistência de fontes historiográficas como referências nos textos das obras; outro fator que pode ser evidenciado é a elaboração de conceitos e teorias inventadas pelos próprios autores Verificamos que estes podem ser fatores pelos quais ainda existe dificuldade de programar a proposta de HFC Acreditamos, portanto, que o estudo de fontes historiográficas aliada aos conteúdos científicos pode contribuir de forma positiva e significativa para a implementação da proposta de HFC no ensino de físicaItem Análise da produção escrita de estudantes da EJA em atividades algébricasPepece Junior, Antonio Rafael; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]; Ferreira, Rogério; Passos, Marinez MeneghelloResumo: Esta pesquisa associa dois temas, muitas vezes deixados de lado por educadores matemáticos, que é o ensino da álgebra e a EJA, Educação de Jovens e Adultos, segmento de ensino que está voltado a uma classe social menos favorecida que não teve acesso a escolaridade na idade apropriada Tínhamos como objetivo investigar indícios de pensamento algébrico e de possíveis erros na produção escrita de estudantes da EJA em atividades algébricas envolvendo equações do primeiro grau Realizamos a aplicação de uma sequência didática seguindo os moldes da Engenharia Didática proposta por Artigue (1996) e Almouloud (27), a qual era composta por sete atividades que foram aplicadas a estudantes de uma classe do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de São Paulo Analisando os registros escritos dos sete estudantes que participaram do desenvolvimento de todas as atividades fica evidente a pluralidade entre os mesmos e o aparecimento de indícios de pensamento algébrico, como utilização de uma linguagem simbólica, padrões e regularidades, para os quais empregamos teóricos como Lins e Gimenez (1997) Os erros encontrados nesses registros foram classificados como: erro por falta de conhecimento prévio do conteúdo ou termos utilizados, erro por falta de noção das quatro operações, erro por falta de atenção na resolução, erro na apresentação do resultado, erro por não apresentar solução para o problema e erro na interpretação do enunciado, ficando evidente a dificuldade apresentada por alguns estudantes durante tal sequência Para análise dos erros empregamos Cury (1995, 24, 27)Item Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemáticaFerreira, Pamela Emanueli Alves; Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]; Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores; Lins, Romulo Campos; Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Resumo: O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de investigação Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da matematização nas suas componentes vertical e horizontal De modo geral, os professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios de terem interpretado o problema proposto na questão Nas questões analisadas, foi possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do que aspectos da matematização verticalItem Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médioSilva, Fábio Ramos da; Barros, Marcelo Alves [Orientador]; Laburú, Carlos Eduardo; Silva, Dirceu daResumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de FísicaItem Análise das interações discursivas na elaboração de conceitos de divisão celularOgawa, Regina Sayuri; Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]; Oliveira, Silmara Sartoreto de; Oliveira, Vera Lúcia Bahl deResumo: O presente estudo propôs analisar as interações discursivas em aulas de Ciências, com o intuito de avaliar como as interações podem contribuir para a elaboração social do conhecimento científico, a partir da utilização de perguntas sobre Divisão Celular em sala de aula, tendo o professor como o mediador do conhecimento É neste contexto que nos embasamos na teoria sociointeracionista de Vygotsky para a realização desta pesquisa, almejando responder às seguintes questões: como o professor pode conduzir as interações discursivas, por meio de perguntas, para facilitar a aprendizagem e provocar um conflito cognitivo nos alunos? Que tipos de perguntas o professor faz durante as interações discursivas para a elaboração e construção do conhecimento? Para responder tais indagações, foram realizadas análises das interações discursivas e dos tipos de perguntas feitas pela professora sobre Divisão Celular, mais especificamente da interfase, a mitose e a meiose, relacionando com eventos que ocorrem nos seres vivos, como crescimento e o câncer, ocorridas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em um colégio da rede estadual de ensino da cidade de Londrina, Paraná Foram utilizadas sequências de imagens da Divisão Celular para que as interações ocorressem Para a análise das interações discursivas foram utilizadas a ferramenta analítica de Mortimer e Scott (22) e a classificação de perguntas baseada no trabalho de Lorencini Jr (1995) Ao final da análise foi possível evidenciar o padrão discursivo, como o uso predominante da abordagem comunicativa interativo/de autoridade, bem como a ocorrência de Zona de Desenvolvimento Proximal e conflitos cognitivos, além do uso constante de perguntas classificadas como de explicaçãoItem Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstraçãoAndrade, Edelaine Cristina de; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de; Silva, Marcos Rodrigues daResumo: No presente estudo, investigamos as percepções referentes ao método demonstrativo de Euclides quanto à primeira Proposição – da obra Os Elementos – na ótica de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do norte do Paraná Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de compreender como os conceitos da geometria demonstrativa eram recepcionados neste contexto didático O referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir da qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, o corpus A principal questão que norteou esta pesquisa foi: De que modo os alunos compreenderam a proposta que lhes mostrou o método demonstrativo euclidiano referente à primeira Proposição? Nesta pesquisa mostramos um breve histórico da geometria grega; tecemos alguns comentários sobre o método axiomático; apresentamos duas propostas por nós sugeridas para a intervenção didática; realizamos um estudo buscando algumas causas que justificassem a ausência ou o pouco estudo da geometria demonstrativa nas salas de aula, e conseguimos no decorrer de nosso trabalho, identificar três delas: o abandono da geometria no período do Movimento da Matemática Moderna; a formação dos professores e a supressão da demonstração geométrica nos livros didáticos Esses estudos iniciais nos proporcionaram inspirações, compreensão e entendimento para a conjectura dessa intervenção em busca das percepções dos alunos a respeito da demonstração da Proposição I A investigação realizada evidenciou que, para os participantes da pesquisa, a demonstração euclidiana fica mais evidente tendo em mãos a figura geométrica que a representa e que mesmo faltando vocabulário, os participantes conseguiram avançar no raciocínio geométricoItem Uma análise do caso multimídia "Explorando perímetro e área" para a formação de professores que ensinam matemáticaFraga, Taynara Cristina Gaffo; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]; Silva, Gabriel dos Santos e; Baldini, Loreni Ferreira; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Coorientadora]Resumo: Essa pesquisa qualitativa de cunho teórico e interpretativo tem como contexto de investigação o caso multimídia “Explorando perímetro e área” Um caso multimídia reúne um conjunto de mídias que podem ser utilizadas para a formação de professores que ensinam matemática (PEM) Assim, essa investigação busca responder a seguinte questão geral: “Que elementos do caso multimídia ‘Explorando perímetro e área’ podem ser problematizados na formação de PEM?” Para tal a pesquisa foi organizada no formato multipaper contendo quatro capítulos no formato de artigos acadêmicos que são articulados entre si para responder à questão geral O primeiro capítulo tem como objetivo discutir conhecimentos pedagógicos de matemática que podem ser mobilizados por professores que ensinam matemática, em programas de formação, no trabalho com o caso multimídia “Explorando perímetro e área" O segundo capítulo analisar conhecimentos específicos matemáticos que podem ser mobilizados por professores que ensinam matemática, no trabalho com o caso multimídia “Explorando perímetro e área" em contextos de formação Para os dois primeiros capítulos pautamo-nos no modelo do conhecimento matemático necessário para o ensino de Ball, Thames e Phelps (28) e Ball e Bass (29), buscando identificar conhecimentos pedagógicos e matemáticos relacionados aos conceitos de área e perímetro que podem ser problematizados no trabalho com o caso multimídia O terceiro capítulo tem como objetivo discutir as reflexões promovidas pela professora protagonista do caso multimídia “Explorando perímetro e área”, antes e após duas aulas na perspectiva do Ensino Exploratório Para isso, utilizamos os níveis de reflexão propostos por Muir e Beswick (27) e analisamos as reflexões promovidas pela professora protagonista que também podem ser evidenciadas em contexto formativo Por fim, o capítulo quatro tem por objetivo analisar elementos relacionados ao papel do formador na exploração do caso multimídia “Explorando perímetro e área” em programas de formação de PEM Isso se fez evidenciando elementos considerados pelo Gepefopem no momento de construção do Recurso Multimídia e analisando as diversas mídias que o caso multimídia possui com vistas a salientar elementos que devem ser considerados pelo formador, bem como o papel do formador em contextos de formação Conclui-se que esses elementos, quando explorados de maneira articulada e interconecta, contribuem de forma significativa para a formação e a aprendizagem profissional de PEM, uma vez que permitem ao PEM refletir sobre sua prática, sobre os conhecimentos necessários ao ensino e sobre seu papel no processo de ensino e de formação Aliado a isso, evidenciamos a importância do uso de tecnologias digitais, tendo em vista sua expansão nos dias atuais, em sala de aula e em contextos de formaçãoItem Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturaisBardaçon, Ana Carolina; Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]; Liboni Filho, Paulo Antonio; Vianna, Carlos Roberto; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Silva, Gabriel dos Santos e; Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem, fundamentada na Educação Matemática Realística, para a construção do conjunto dos Números Naturais Para isso, foi realizada uma análise, com base em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, de uma trajetória de ensino e aprendizagem desenvolvida em uma turma de 3º ano do curso de Licencia-tura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina Este trabalho se desen-volveu no contexto de uma disciplina de Análise Real e contou com a participação de 12 estudantes As análises mostraram que um trabalho com trajetória de ensino de aprendizagem traz contribuições para a formação do professor de matemática e para a dinâmica de sala de aula, por meio do favorecimento de aspectos da Educação Matemática Realística, dentre os mais destacados o princípio da atividade, da intera-tividade e o princípio de níveisItem Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemáticaLopez, Juliana Maira Soares; Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]; Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores; Cury, Helena Noronha; Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de uma amostra de alunos paranaenses em sete questões de matemática da aferição do PISA/26, consideradas não-rotineiras, relacionadas com a ideia estruturadora de Mudança e Relações, para compreender como lidam com essas questões em situação de avaliação A abordagem utilizada para esta investigação foi predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada com base nas orientações da Análise de Conteúdo, assumindo a avaliação como prática de investigação O estudo envolveu a identificação, o inventário e a análise de estratégias e procedimentos utilizados por esses alunos Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme os procedimentos adotados por eles De modo geral, entre outros, foi possível identificar que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; os alunos apresentaram pouco envolvimento com as questões, e, apesar do aparente domínio dos procedimentos necessários para solucioná-las, tiveram dificuldade em resolvê-lasItem Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciaisChiarato, Maria Antonia Leite Monteiro; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Machado, Nilson José; Salvi, Rosana FigueiredoResumo: Este trabalho trata da construção e circulação do conhecimento, a interação entre aluno/professor, quando este último está distante fisicamente A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, que foi a observação detalhada de um contexto escolar de aprendizagem, na modalidade EaD Ela foi realizada durante o módulo de matemática do Curso, que teve duração de aproximadamente seis semanas Os dados obtidos incluem transcrições de entrevistas, notas de campo e filmes de vídeo O contexto de aprendizagem era um curso para professores que atuavam nas séries iniciais, sem formação em nível de terceiro grau O curso, Normal Superior, contava com o uso de aparatos tecnológicos que permitia a sua oferta simultânea a várias turmas diferentes, em vários municípios, com os alunos interagindo em tempo real com seus professores distantes No contexto da pesquisa, as interações alunos/professor ocorriam em quatro ambientes diferentes Desses ambientes, somente na sala de aula no ambiente de tutoria é que as interações aconteciam com a presença física de apenas um professor, que era o mesmo para todos módulos do Curso, e sem a mediação dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional Na sala de aula no ambiente de videoconferência as interações se davam entre os alunos e diferentes professores distantes fisicamente E, além de contar com o uso dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional, contava também com a mediação do tutor Nas salas de aulas nos ambientes de learning space e de chat, não havia a mediação dos tutores e as interações ocorriam com outros diferentes professores distantes fisicamente, através do uso das mídias interativas Durante a pesquisa, realizada com duas turmas diferentes, foi notada uma grande diferença entre elas As diferenças diziam respeito às relações dos alunos com o conhecimento Para analisar tal situação naquele contexto da pesquisa, foi levantada a hipótese daquela ser uma situação característica da pós-modernidade Para abordar a questão, o referencial teórico adotado, situou como características fundamentais da pós-modernidade, a sedução exacerbada ao consumo que a tudo transforma em mercadoria, inclusive o conhecimento; a ausência ou transformação radical nos valores e/ou ausência ou transformação radical nos projetos, tanto pessoais quanto coletivos; além da intensificação do uso dos aparatos tecnológicos no contexto educativo Ao analisar os dados obtidos, nas duas turmas diferentes, à luz desse referencial, foi feita uma reflexão acerca do valor do conhecimento no contexto escolar e do papel do tutor no desenvolvimento de um projeto como esseItem A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamentalMiranda, Renan Santos; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Costas, José Manuel Moran; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Coorientadora]Resumo: A presente investigação buscou inserir aspectos que relacionam/abordam a temática ambiental, por meio da aprendizagem ativa com vistas a provocar o pensamento reflexivo, de estudantes do sétimo ano na disciplina de Ciências, oriundos de um colégio público localizado na cidade de Londrina/ Pr A pesquisa realizada se ancorou nos princípios qualitativos, a mesma foi efetivada no período de Março a Abril/217, totalizando seis encontros, denominados nesta Dissertação de momentos, sendo construídos no formato de oficinas totalizando onze estratégias diversificadas Os instrumentos de coletas de dados se centraram na produção dos estudantes, após o desenvolvimento das diferentes atividades, ora por meio de texto, desenhos, vídeos, apresentações, ora por meio das fotos tiradas pelo pesquisador e anotações no diário de campo As produções foram analisadas por meio de quatro níveis de reflexão, elaborados pelo pesquisador -1° interação com o conhecimento; 2°Relações sociais do conhecimento com vistas ao cotidiano; 3° Relações criativas; 4° Elementos que apontam o significado de meio ambiente-, que possuem o objetivo de analisar/ caracterizar atitudes presentes nos estudantes, com atitudes e reflexões nas questões ambientais em estudo Diante destas análises, foi possível a elaboração de dois quadros, sendo o primeiro quadro síntese 12, que discute/caracteriza os níveis de reflexão nos estudantes durante o processo das atividades, se mostrando relevante como instrumento de caracterização do pensamento reflexivo Já o quadro síntese 13, discute oito etapas que se mostraram significativas para provocar o pensamento reflexivo durante o processo das atividades, levando a elaboração de um modelo pedagógico ativo para a aprendizagem em temas ambientais Por fim, o pesquisador aponta para as possibilidades de implementação de atividades ativas, em ambientes que apresentam predominância tradicionalItem Aprendizagem da conservação da energia mecânica à luz da leitura conotativa de um signo artísticoCorrêa, Cristiane Aparecida; Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]; Goya, Alcides; Ota, Maria Inês NobreResumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar os níveis de leitura semiológica denotativa e conotativa realizados pelos estudantes durante uma aula de Física Para tal, estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio foram instigados, em um momento instrucional a estabelecer relações inventivas de modo a associar elementos de uma obra artística com o conteúdo de Conservação da Energia Mecânica A metodologia instrucional tomou por base a alternância discursiva dialógica e de autoridade Valemo-nos da função estética do signo artístico para atrair o estudante e fazer com que o mesmo refletisse, imaginasse e expusesse suas ideias e interpretações O trabalho parte do pressuposto que o signo artístico é uma modo representacional profícuo para provocar e sustentar interações discursivas com reflexos para o entendimento conceitual Dois pontos encaminharam a pesquisa: o primeiro refere-se à aplicação da prática conotativa de um signo artístico, via alternância entre discurso dialógico e de autoridade, a qual nos rendeu os dados para a pesquisa e propiciou maiores oportunidades de aprendizagem, visto que, em razão da função estética presente na obra artística, diferentes interpretações foram feitas pelos estudantes na tentativa de relacioná-las com o conhecimento científico; o segundo, do lado do professor e fundamental para condução da aprendizagem de conceitos científicos, consistiu na identificação do nível de leitura realizada pelos estudantes durante aplicação da aula com signo artístico, pois este funcionou como um indicativo da aprendizagem possibilitando a identificação de quais questões precisavam ser retomadas, fornecendo um feedback do ensino para professor Os resultados apontaram que as associações conotativas derivadas da estratégia aplicada transformaram a sala de aula em um ambiente descontraído para o debate de ideias, favoreceu o engajamento dos estudantes ao mesmo tempo em que funcionou como fio condutor para aprendizagem do conteúdo ensinadoItem Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docenteMoryama, Nayara; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Maistro, Virginia Iara de Andrade; Passos, Marinez MeneghelloResumo: Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID-Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD) Apesar da formação de professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que, em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar a atual realidade da escola pública É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa Os FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (212), a partir de uma analogia com os focos da aprendizagem científica Esses focos consideram que a aprendizagem da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e identidade docente A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação no PIBID Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está proporcionando a elas uma situação de formação continuada Inseridas neste contexto, as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores Considerando as três comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos relacionados à prática docente