02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Item A astronomia nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental – anos iniciais: uma análise a partir da história da ciência(2022-09-27) Vieira, Armando Silva; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Silva, Boniek Venceslau da Cruz; Batista, Michel CorciO Ensino de Ciências assume uma importância cada vez maior frente ao avanço científico e tecnológico da sociedade, tendo como papel preparar os estudantes para lidar com esse desenvolvimento, porém há muitos obstáculos nesse caminho, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como a formação de professores e equívocos encontrados em livros didáticos, e, analisando o Ensino de Astronomia, observamos dificuldades semelhantes. A História da Ciência surge como uma alternativa não somente para ensinar Ciências, mas também para tratar de aspectos da Natureza da Ciência e assim compreender seu desenvolvimento. Sabendo que a História da Ciência pode estar presente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, esse trabalho analisou livros didáticos dessa etapa de ensino, mais especificamente do 4º e 5º ano, a fim de caracterizar a abordagem de conteúdos de Astronomia em relação à utilização da História da Ciência, utilizando a Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016), em três eixos de análise: Análise Geral, em que identificamos os principais conteúdos de Astronomia que utilizavam História da Ciência, e observamos uma predominância nos temas de passagem do tempo, localização no espaço, e seus respectivos instrumentos de medida e orientação, além de instrumentos ópticos; Análise de Contexto, na qual investigamos se a História da Ciência era apresentada de maneira contextualizada ou não, e notamos a predominância de conteúdos não contextualizados, trazendo somente datas e locais; e Análise Historiográfica, em que buscamos indícios de erros historiográficos, e identificamos indícios de whiggismo, pseudo-história e quasi-história na maioria dos textos analisados. Essa abordagem descontextualizada da História da Ciência e a presença de erros historiográficos em conteúdos de Astronomia pode contribuir para a perpetuação de ideias equivocadas da Ciência, por isso são necessárias mais pesquisas sobre esse tema.Item A construção dos saberes docentes e a relação de identificação no estágio supervisionado de Biologia(2007-02-28) Lopes, Francisca Michelli; Arruda, Sergio de Mello; Barros, Marcelo Alves; Freitas, Denise deEste trabalho teve como objetivo investigar a formação inicial de professores de Biologia e Ciências, os saberes construídos no período de estágio supervisionado, bem como abordar elementos que auxiliem na compreensão da construção da identidade profissional. Participam dessa pesquisa estagiários do quarto ano do curso de Ciências Biológicas, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Durante as entrevistas o estagiário era questionado sobre escolha do curso, o seu contato inicial com a sala de aula. Para a análise dos dados utilizou-se os saberes docentes propostos por Tardif e alguns conceitos da teoria psicanalítica, em particular o conceito de identificação. Apontamos que o processo de construção da identidade docente do estagiário tem raízes, na maioria das vezes em sua experiência prévia enquanto aluno, sob influência do ambiente escolar e familiar. Ao inserirse na sala de aula e ocupar a posição de professor, o estagiário parece construir-se a partir de um traço que é a marca do seu discurso e pelo qual vai construindo a si mesmo como professor e seus saberes docentes.Item A evolução como o eixo integrador da biologia : análise das visões de professores quanto a uma proposta pedagógica(2022-04-20) Colli, Pedro Leonardo Guarilha; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Caldeira, Ana Maria de Andrade; Araújo, Leonardo Augusto LuvisonAinda que a comunidade científica defenda que a Evolução Biológica (EB) é o eixo central e unificador das Ciências Biológicas e que, portanto, deveria ser ensinada desta maneira, constata-se que não é o que vem acontecendo no ensino de Biologia, em especial na Educação Básica. Discute-se diversos motivos para que isso ocorra, mas um que constantemente se destaca é que as e os professores da disciplina de Biologia não são formados de modo a compreender e abordar o assunto por esta perspectiva. Assim, este trabalho buscou reconhecer e compreender as visões de docentes de Biologia ao analisarem uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com a finalidade de ser um ponto de partida para um ensino de Biologia permeado e integrado pela EB. Para isso, 11 professoras e professores de Biologia atuantes no Ensino Médio foram investigados, processo que se iniciou com um questionário prévio, passando pela leitura de um material de apresentação da proposta e sendo finalizado com uma entrevista semiestruturada. Os resultados, tratados e interpretados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2016), mostraram que a maioria das e dos participantes não conhecia formalmente o conceito de EB como o eixo integrador do conhecimento biológico e, assim, não o praticava em sala de aula. Por outro lado, especialmente após a leitura do material, grande parte delas e deles demonstraram compreender e concordar com a relevância desta ideia para a Biologia e seu ensino. Ademais, uma parcela expressiva das e dos docentes manifestou o entendimento de que a implementação da unidade didática seria viável e que ela teria potencial para ser o primeiro passo na construção de um pensamento evolutivo pelos estudantes que permitisse o desenvolvimento de um ensino de Biologia pautado e integralizado pelo fenômeno evolutivo. Entende-se, portanto, que é fundamental que as e os educadores de Biologia sejam formados para trabalharem a Evolução Biológica numa perspectiva integradora dos conteúdos biológicos, sendo a UEPS analisada um potencial ponto de partida para isso, além de possuir potencial formativo com relação às ideias e metodologias de ensino e aprendizagem propostas.Item A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha(2023-10-23) Muanaoba, António Pinto Azevedo; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Inarejos Filho, Osvaldo; Souza, Mariany Layne deO objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo.Item A utilização de multimodos de representação na educação em saúde como recurso para promover a aprendizagem significativa no Ensino Médio(2023-12-08) Bastos, Raquel Ribeiro de Carvalho; Zômpero, Andréia de Freitas; Lorencini Júnior, Álvaro; Lemos, Evelyse dos SantosO presente estudo busca identificar e analisar a aprendizagem proposicional de alunos do segundo ano do Ensino Médio, mediante as relações que estabelecem com o conceito de zoonoses, ação antrópica e desequilíbrio ambiental, por meio de um material instrucional desenvolvido. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, foram realizadas atividades fundamentadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e da multimodalidade. Foram quatro dias de intervenção, totalizando 11 horas aula, em uma turma de 25 alunos, a qual a investigadora não possuía vínculo. Os dados provenientes dessas atividades foram selecionados e posteriormente analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo de análise foi dividido em três etapas, focando na identificação dos conhecimentos prévios dos alunos (etapa A) e no desenvolvimento do material instrucional (etapas B e C). A etapa A foi marcada pelos dois momentos de averiguação dos conhecimentos prévios, o questionário e a discussão com imagens. Durante a etapa B, analisamos as respostas de um questionário relacionado a um filme, foram estabelecidas associações entre o conteúdo de zoonoses desenvolvido e a mídia cinematográfica. Na etapa C, examinamos o questionário final para entender as noções que os alunos construíram sobre os conceitos discutidos após interagirem com o material didático. Por fim, o avanço de cada conceito foi debatido, sendo estes: zoonoses, hospedeiro acidental, reservatório natural, agente causador/etiológico, vetor, sintomas, modo de transmissão e a relação entre o aumento de zoonoses e a ação antrópica no desequilíbrio ambiental. Identificamos indícios de aprendizagem significativa mediante a análise detalhada das proposições formadas pelos alunos. Essa avaliação indica que o material instrucional cumpriu com os requisitos necessários, demonstrando um potencial significativo para o processo de ensino.Item Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da aprendizagem significativaSaviski, Samuel de Oliveira Fajardo; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Salvi, Rosana FigueiredoResumo: O estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular de Londrina, com intenção de encontrar possíveis relações de uma síntese histórica da Física do Plasma com a Aprendizagem Significativa Crítica, por meio das Unidades Potencialmente Significativas e dos Mapas Conceituais Foi elaborado uma sequência didática, com pressupos nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), para a ser implementada em horário extra curricular e sem atribuição de notas Foram feitas duas implementações, na primeira implementação compareceram seis alunos que construíram um mapa durante a implementação da sequência e outro seis meses depois Na segunda implementação foram convidados alunos de dois colégios e compareceram 14 alunos, que construíram somente mapas durante a implementação Após a elaboração dos mapas foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin para analisar os mapas, depois do estudo de cada implementação foram feitas comparações por meio das unidades mais frequentes para estabeler as relações A partir dessas relações, busca-se entender se uma síntese histórica aliada a conteúdos de física moderna poderia ser utilizada como facilitadora da Aprendizagem Significativa CríticaItem Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médioCosta, Márcia da; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Ostermann, Fernanda; Andrade, Mariana A. B. Soares deResumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem SignificativaItem Uma abordagem histórico-filosófica na educação matemática : contribuições ao processo de aprendizagem de trigonometria no ensino médioSampaio, Helenara Regina; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores; Pasquini, Regina Célia GuapoResumo: Esta pesquisa buscou investigar o processo de construção de uma abordagem histórico-filosófica por meio de uma reconstrução histórica da trigonometria, na qual realizamos a pesquisa documental tomando por base livros de História da Matemática, especificamente os que tratam da História da trigonometria Adotamos uma abordagem metodológica qualitativa, tendo como um dos objetivos a investigação da construção de uma seqüência didática, fundamentada a partir da reconstrução histórico-filosófica do conteúdo de trigonometria, abrangendo principalmente o estudo das funções trigonométricas, com o intuito de auxiliar o aluno do Ensino Médio no seu aprendizado Introduzimos uma abordagem filosófica ao incorporarmos uma discussão axiológica, constituída por um conjunto de valores cognitivos da Ciência, aplicados na Educação Matemática Para contemplar os objetivos desta pesquisa, realizamos a aplicação de uma seqüência didática, fundamentada também pela Metodologia de Pesquisa denominada Engenharia Didática, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR Concluímos que a abordagem construída mostrou-se eficaz para aprendizagem de trigonometria, possibilitando a manifestação dos valores cognitivos da matemática em nossa seqüência didática e sua incorporação ao conhecimento do alunoItem Uma abordagem histórico-sociológica a respeito de usinas nucleares para a compreensão de relações CTS no ensino médioCândido, Felipe Patron; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Costa, Márcia da; Broietti, Fabiele Cristiane DiasResumo: A presente pesquisa investigou potencialidades de uma abordagem histórico-sociológica a respeito de Usinas Nucleares no Ensino Médio objetivando proporcionar a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e o entendimento das relações complexas entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Diversas pesquisas evidenciam que a utilização da História e Sociologia da Ciência (HSC) são fatores positivos na aprendizagem científica, principalmente quando busca-se uma compreensão da Ciência e Tecnologia de uma maneira mais crítica em relação a sociedade, como observado na definição de ACT feita por Fourez (1997) A partir de tais bases foi construída e aplicada uma unidade didática de maneira online, devido ao fechamento das escolas por conta da pandemia, levando em consideração princípios da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Complexidade Para a coleta de dados da unidade didática utilizou-se questionários (prévio e posterior) e mapas conceituais Na análise dos questionários optou-se pela utilização da Análise de Conteúdo, já a análise dos mapas conceituais foi feita seguindo os agrupamentos propostos por Bernardelli (214) Pode-se caracterizar esta pesquisa como qualitativa de cunho interpretativa, seguindo as seguintes etapas, investigação teórico metodológica para a construção da unidade didática, elaboração do questionário bem como as unidades de contexto e registro, aplicação da unidade didática, tomada e análise dos dados A partir da análise dos resultados foi possível observar que a unidade teve influências positivas nas noções dos estudantes em relação à complexidade das relações CTS no que se refere as usinas nucleares Além disso, foi possível inferir indícios de aprendizagem significativa e ACT, uma vez que os estudantes apresentaram diversos elementos que caracterizam tais conceitosItem As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática : categorizações e possíveis conexõesDias, Mariana Passos; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de; Broietti, Fabiele Cristiane DiasResumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre as ações realizadas por professores e alunos em salas de aula de Matemática As questões que orientaram nossa pesquisa foram: O que os alunos e os professores fazem, de fato, nas salas de aula de Matemática e quais categorias poderiam descrever suas ações? Que conexões podem ser estabelecidas entre as ações dos professores e dos alunos? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa Os dados foram obtidos por meio da observação direta de aulas de professores de Matemática do Ensino Fundamental II em uma escola pública do município de Londrina/Paraná Ao planejarem as aulas, os professores usaram as tendências/perspectivas da Educação Matemática Quanto aos resultados, foram encontradas vinte categorias da ação docente (agradecer, ameaçar, argumentar, chamar a atenção, comentar, conferir, deslocar, escrever, esperar, executar, explicar, negociar, organizar, parabenizar, pedir, perguntar, providenciar, reprovar, responder, supervisionar) e dezenove categorias da ação discente (aceitar, brincar, chamar pela professora, colaborar, comemorar, comentar, comunicar, conversar, copiar, deslocar, executar, lamentar, organizar, pedir, perguntar, prestar atenção, reclamar, responder, valorizar) Com relação às possíveis conexões entre as ações docentes e discentes, os resultados que alcançamos indicam que as ações realizadas pelo professor realmente influenciam as ações realizadas pelos alunos Mas a conexão não é causal: as ações realizadas pelos alunos muitas vezes não são consequências diretas das ações do professor É o caso das ações conversar e brincar, que são ações dispersivas e não estão relacionadas diretamente com a tarefa que está sendo executada no momentoItem Ações docentes e discentes em atividades de modelagem matemática no ensino superior(2023-02-27) Juvanelli, Caio; Passos, Marinez Meneghello; Arruda, Sergio de Mello; Hermann, Wellington; Dias, Mariana PassosEsta é uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de descrever ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática, realizadas durante aulas remotas de um curso de Licenciatura em Matemática. A questão norteadora da investigação foi: quais categorias podem descrever as ações docentes e discentes no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática durante aulas remotas em curso de Licenciatura em Matemática? Os dados foram coletados no decorrer do ano letivo de 2021 durante aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática, de um curso de Licenciatura em Matemática em uma universidade estadual do Paraná. As aulas foram gravadas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo. Do nosso movimento analítico foi possível elencar categorias gerais de ação docente: Perguntar(Doc) e Explicar(Doc), que são complementadas por um conjunto de subcategorias (PDOC1, PDOC2, PDOC3, PDOC4, EDOC1, EDOC2, EDOC3, EDO4 e EDOC5). E para a ação discente as seguintes categorias: Perguntar(Dis) e Explicar(Dis), que são complementadas por um conjunto de subcategorias (PDIS1, PDIS2, PDIS3, PDIS4, EDIS1, EDIS2 e EDIS3). Os dados revelam que a professora esteve nos diferentes momentos da aula, perguntando, questionando e indagando os alunos no decorrer do desenvolvimento da atividade, além de ter proferido explicações sobre os temas desenvolvidos, elucidado termos, conceitos e os direcionado para a resolução e validação dos resultados. Os discentes realizaram perguntas, questionamentos e indagações, além de descreverem seus raciocínios, articulando ideias e argumentarem com outros colegas e a professora no desenvolvimento da atividade.Item Alfabetização midiática e informacional e ensino de ciências: um estudo acerca das competências pertinentes à Sociedade da Informação(2023-03-24) Domingues, Guilherme Henrique Correia; Camargo Filho, Paulo Sérgio de; Valério, Marcelo; Monteiro, Eduardo LemesO processo de alfabetização é um dos requisitos para a atuação plena na sociedade na qual o aluno está inserido, entretanto, os avanços tecnológicos têm afetado as atividades humanas, fornecendo novas tecnologias e multiplicando os meios e dispositivos de comunicação. Assim sendo, na atual sociedade, ou sociedade da informação (SI), as pessoas possuem acesso a uma vasta gama de informações, as quais, devido sua ambivalência, podem contribuir ou desamparar na superação dos desafios inerentes a vivência humana. Desta forma, para além da alfabetização tradicional, outras alfabetizações são importantes na formação do aluno, como a Alfabetização Científica e, como buscamos apontar na presente dissertação, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI). Assim sendo, caracterizada como um trabalho teórico-empírico de nível exploratório, objetivamos compreender e explicitar de que forma a AMI, proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pode contribuir com a educação científica (EC). Logo, destacamos a EC para a formação de alunos visando a superação de tais desafios, para tal, apontamos o desenvolvimento de competências pertinentes a SI, de forma que o aluno competente é aquele que possui condições de mobilizar seus conhecimentos, ou seja, para além das componentes conceituais, possui domínio das chamadas componentes procedimentais e atitudinais. Reconhecendo a AMI como contribuinte da EC, buscamos visualizar por meio de pesquisa documental algum indicativo de competências em AMI em documentos educacionais norteadores, a saber, os documentos analisados foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial as áreas de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no Ensino Médio, assim como as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica (DCE) do estado do Paraná, nas áreas de Ciências e Física. Além disso, por meio de mapeamento, buscamos por trabalhos na plataforma Google Acadêmico visando identificar se, no ensino de ciências, há trabalhos cujo tema principal seja a AMI. Após a análise dos documentos educacionais, nota-se que não há menções diretas acerca da AMI, apenas de forma indireta, ou seja, competências que se assemelham as apontadas pela alfabetização. Por meio do mapeamento, destaca-se que são poucos os trabalhos no ensino de ciências que abordam a alfabetização, todavia, observa-se também que a quantidade de trabalhos, de forma geral, aumentou desde a publicação dos documentos da UNESCO. Ademais, mais do que apontar a AMI como contribuinte para a EC na SI, objetivamos propor um quadro teórico que possibilite aferir o nível em AMI de alunos, para tanto, foi feita uma adaptação do quadro proposto pela UNESCO de forma a incluir as componentes conceituais, procedimentais e atitudinais, assim como expandir um dos níveis presentes no quadro atual. Por fim, ante esta dissertação, pretendemos contribuir com a avaliação da AMI por meio do quadro teórico, assim como a popularização da alfabetização.Item Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalJesus, Cristina Cirino de; Cyrino, Cristina Cirino de Jesus [Orientador]; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Ferreira, Ana CristinaResumo: No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 21 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissionalItem Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamentalRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia; Barros, Marcelo Alves [Orientador]; Laburú, Carlos Eduardo; Barolli, ElisabethResumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em gruposItem Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros didáticos de física do ensino médioMedeiros, Ana Aline de; Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]; Arruda, Sergio de Mello; Nalli, Marcos Alexandre GomesResumo: Partimos do pressuposto, neste trabalho, de que a História e Filosofia da Ciência (HFC) deve ser um instrumento de análise conceitual bastante útil para o ensino de física Portanto, nos propomos a investigar se há correspondência na relação entre o Galileu reconstruído historiograficamente a partir dos escritos de Alexandre Koyré e o Galileu apresentado em alguns livros didáticos de física O nosso objetivo foi interpretar essa relação nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados no PNLD/212 Para isso, elaboramos quatro categorias que nos possibilitaram verificar de modo pontual os aspectos nos quais há e nos quais não há correspondência da referida relação, sendo elas: experiência; experimento mental; uso da matemática; e método científico Verificamos que pelo menos uma obra didática corresponde à narrativa historiográfica do nosso referencial No entanto, pressupomos que um dos fatores que faz com que não haja correspondência seja a inexistência de fontes historiográficas como referências nos textos das obras; outro fator que pode ser evidenciado é a elaboração de conceitos e teorias inventadas pelos próprios autores Verificamos que estes podem ser fatores pelos quais ainda existe dificuldade de programar a proposta de HFC Acreditamos, portanto, que o estudo de fontes historiográficas aliada aos conteúdos científicos pode contribuir de forma positiva e significativa para a implementação da proposta de HFC no ensino de físicaItem Análise da produção escrita de estudantes da EJA em atividades algébricasPepece Junior, Antonio Rafael; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]; Ferreira, Rogério; Passos, Marinez MeneghelloResumo: Esta pesquisa associa dois temas, muitas vezes deixados de lado por educadores matemáticos, que é o ensino da álgebra e a EJA, Educação de Jovens e Adultos, segmento de ensino que está voltado a uma classe social menos favorecida que não teve acesso a escolaridade na idade apropriada Tínhamos como objetivo investigar indícios de pensamento algébrico e de possíveis erros na produção escrita de estudantes da EJA em atividades algébricas envolvendo equações do primeiro grau Realizamos a aplicação de uma sequência didática seguindo os moldes da Engenharia Didática proposta por Artigue (1996) e Almouloud (27), a qual era composta por sete atividades que foram aplicadas a estudantes de uma classe do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de São Paulo Analisando os registros escritos dos sete estudantes que participaram do desenvolvimento de todas as atividades fica evidente a pluralidade entre os mesmos e o aparecimento de indícios de pensamento algébrico, como utilização de uma linguagem simbólica, padrões e regularidades, para os quais empregamos teóricos como Lins e Gimenez (1997) Os erros encontrados nesses registros foram classificados como: erro por falta de conhecimento prévio do conteúdo ou termos utilizados, erro por falta de noção das quatro operações, erro por falta de atenção na resolução, erro na apresentação do resultado, erro por não apresentar solução para o problema e erro na interpretação do enunciado, ficando evidente a dificuldade apresentada por alguns estudantes durante tal sequência Para análise dos erros empregamos Cury (1995, 24, 27)Item Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemáticaFerreira, Pamela Emanueli Alves; Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]; Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores; Lins, Romulo Campos; Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Resumo: O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de investigação Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da matematização nas suas componentes vertical e horizontal De modo geral, os professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios de terem interpretado o problema proposto na questão Nas questões analisadas, foi possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do que aspectos da matematização verticalItem Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médioSilva, Fábio Ramos da; Barros, Marcelo Alves [Orientador]; Laburú, Carlos Eduardo; Silva, Dirceu daResumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de FísicaItem Análise das interações discursivas na elaboração de conceitos de divisão celularOgawa, Regina Sayuri; Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]; Oliveira, Silmara Sartoreto de; Oliveira, Vera Lúcia Bahl deResumo: O presente estudo propôs analisar as interações discursivas em aulas de Ciências, com o intuito de avaliar como as interações podem contribuir para a elaboração social do conhecimento científico, a partir da utilização de perguntas sobre Divisão Celular em sala de aula, tendo o professor como o mediador do conhecimento É neste contexto que nos embasamos na teoria sociointeracionista de Vygotsky para a realização desta pesquisa, almejando responder às seguintes questões: como o professor pode conduzir as interações discursivas, por meio de perguntas, para facilitar a aprendizagem e provocar um conflito cognitivo nos alunos? Que tipos de perguntas o professor faz durante as interações discursivas para a elaboração e construção do conhecimento? Para responder tais indagações, foram realizadas análises das interações discursivas e dos tipos de perguntas feitas pela professora sobre Divisão Celular, mais especificamente da interfase, a mitose e a meiose, relacionando com eventos que ocorrem nos seres vivos, como crescimento e o câncer, ocorridas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em um colégio da rede estadual de ensino da cidade de Londrina, Paraná Foram utilizadas sequências de imagens da Divisão Celular para que as interações ocorressem Para a análise das interações discursivas foram utilizadas a ferramenta analítica de Mortimer e Scott (22) e a classificação de perguntas baseada no trabalho de Lorencini Jr (1995) Ao final da análise foi possível evidenciar o padrão discursivo, como o uso predominante da abordagem comunicativa interativo/de autoridade, bem como a ocorrência de Zona de Desenvolvimento Proximal e conflitos cognitivos, além do uso constante de perguntas classificadas como de explicaçãoItem Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstraçãoAndrade, Edelaine Cristina de; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de; Silva, Marcos Rodrigues daResumo: No presente estudo, investigamos as percepções referentes ao método demonstrativo de Euclides quanto à primeira Proposição – da obra Os Elementos – na ótica de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do norte do Paraná Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de compreender como os conceitos da geometria demonstrativa eram recepcionados neste contexto didático O referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir da qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, o corpus A principal questão que norteou esta pesquisa foi: De que modo os alunos compreenderam a proposta que lhes mostrou o método demonstrativo euclidiano referente à primeira Proposição? Nesta pesquisa mostramos um breve histórico da geometria grega; tecemos alguns comentários sobre o método axiomático; apresentamos duas propostas por nós sugeridas para a intervenção didática; realizamos um estudo buscando algumas causas que justificassem a ausência ou o pouco estudo da geometria demonstrativa nas salas de aula, e conseguimos no decorrer de nosso trabalho, identificar três delas: o abandono da geometria no período do Movimento da Matemática Moderna; a formação dos professores e a supressão da demonstração geométrica nos livros didáticos Esses estudos iniciais nos proporcionaram inspirações, compreensão e entendimento para a conjectura dessa intervenção em busca das percepções dos alunos a respeito da demonstração da Proposição I A investigação realizada evidenciou que, para os participantes da pesquisa, a demonstração euclidiana fica mais evidente tendo em mãos a figura geométrica que a representa e que mesmo faltando vocabulário, os participantes conseguiram avançar no raciocínio geométrico