02 - Mestrado Profissional - Letras

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    Processos fonético-fonológicos em produções orais e escritas de alunos do ensino fundamental II : uma proposta de intervenção
    Prado, Vanusa Fogaça de Freitas; Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Borges, Maria Isabel
    Resumo: A intenção de desenvolver esta pesquisa surgiu a partir de algumas indagações sobre a acentuada presença de marcas características da fala nas produções escritas de 28 alunos de uma turma do 6º ano de um colégio estadual situado em uma região periférica da cidade de Londrina – PR Diante disso, o presente estudo, pautado nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 25), tem como objetivos : a) identificar os processos fonético-fonológicos recorrentes na fala desse grupo de 28 alunos; b) averiguar quais marcas da oralidade (processos fonético-fonológicos) estão presentes nos textos escritos desses alunos; c) categorizar os desvios dos alunos conforme os contínuos de Bortoni -Ricardo (25); d) desenvolver atividades de intervenção sobre os processos fonético-fonológicos mais recorrentes nas produções escritas dos alunos Sendo assim, primeiramente, foi feito um levantamento dos processos fonético-fonológicos mais recorrentes na fala desses alunos, por meio da gravação de um fato narrado oralmente; em seguida, foi realizado o mesmo levantamento em um texto relatado de forma escrita Após os dois levantamentos, foram desenvolvidas atividades de intervenção com o objetivo de refletir sobre o uso da fala e da escrita, principalmente com relação aos traços graduais, buscando minimizar as marcas desses traços nas produções escritas dos alunos O estudo foi analisado com base nos pressupostos teóricos de Bortoni-Ricardo (25), Cagliari (28), Marcuschi (28), Silva (29), dentre outros estudiosos que abordam a oralidade e a escrita da Língua Portuguesa, com o objetivo de proporcionar uma maior reflexão a importância de se trabalhar os aspectos da fonética, da fonologia e da variação linguística, visando à melhoria das práticas de escrita dos alunos Foi possível perceber, ao analisar os textos que foram produzidos após a aplicação da proposta de intervenção, quantos aos processos fonético-fonológicos, de modo geral, os alunos apresentaram uma evolução, juntamente com uma melhora do relacionamento entre professor/alunos No entanto, ainda existem outras várias fragilidades com relação à escrita que precisam ser superadas ao longo da caminhada escolar desses alunos
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    Leitura de quadrinhos na escola : prática necessária
    Santos, Sueli Aparecida Ros Fajardo dos; Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]; Miani, Rozinaldo Antonio; Borges, Maria Isabel
    Resumo: A leitura de imagens é pouco explorada nos livros didáticos e ler imagens exige domínio de habilidades específicas, como compreender a função de recursos gráficos, figuras, cores e o sentido que isso provoca durante a leitura Além disso, no caso da leitura de histórias em quadrinhos, é preciso compreender a integração entre as linguagens da literatura (narratividade), da fotografia e do cinema, por exemplo, em uma só arte A partir dessas constatações, a presente pesquisa-ação dedicou-se a inserir os quadrinhos no cotidiano escolar por meio da elaboração do material didático com atividades analíticas da obra em quadrinhos A ilha do tesouro, de Pat Boyette,1991 O objetivo é estimular a leitura de imagens e capacitar os alunos para a leitura de quadrinhos, levando-os ao reconhecimento de suas especificidades como balões, onomatopeias, recursos gráficos, figuras cinéticas, planos, ângulos e cores Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre leitura de imagens e especificidades dos quadrinhos, fundamento a partir do qual construímos uma proposta didática aplicada a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, em escola pública do norte do Paraná, e destinada também ao professor, como subsídio
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    A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
    Nagy, João Marcos; Freire, Flávio [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Lima, Sheila Oliveira
    Resumo: A presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunos
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    O ensino de língua portuguesa : contribuições de um projeto de letramento com jornal escolar
    Lino, Ana Paula da Silva e; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Carvalho, Alonso Bezerra de; Almeida, Ana Lúcia de Campos
    Resumo: O ensino de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita, não pode estar desvinculado das práticas sociais e de uma formação voltada à emancipação e à formação cidadã do aluno Assim, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial da perspectiva do letramento à melhoria da relação ensino e aprendizagem em língua materna ao elaborar e aplicar um projeto de letramento com o propósito de produzir um jornal escolar em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública periférica da cidade de Londrina-PR, no período de agosto a setembro de 217 Essa pesquisa-ação tem como objetivo específico a análise das possíveis contribuições do referido projeto ao processo de ensino e aprendizagem da modalidade escrita, assim como o estudo de alguns gêneros discursivos necessários à elaboração de um jornal como possibilidade de ampliar a participação social do aluno por meio da escrita Para tanto, este trabalho tem como base os documentos oficiais que regem a educação brasileira, especificamente no tocante ao ensino da língua portuguesa, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Diretrizes Curriculares Estaduais (28); os Estudos do Letramento, segundo Street (214), Kleiman (1995, 2, 25, 26a, 21), Soares (21); e dos Projetos de Letramento, com base em Tinoco (28); o trabalho com jornal escolar, segundo as concepções de Faria (1996, 1997), Freinet (1974) Também há a assunção da concepção sócio-histórica da linguagem baseada em Bakhtin (23), considerando que as práticas sociais devem orientar o ensino da língua materna no contexto escolar Para a análise dos dados, foram utilizadas, além da descrição e reflexão do processo, algumas matérias jornalísticas produzidas pelos alunos, assim como os diários de aula (ZABALZA, 24) escritos pela professora-pesquisadora Como resultado, observa-se que pensar no ensino a partir das práticas sociais colabora para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a produção dos gêneros do jornal (BONINI, 214), relacionada a questões dos alunos e da comunidade, conferiu maior sentido no momento da produção Esta proposta de intervenção proporcionou aos alunos momentos de elaboração de textos autênticos, com aplicabilidade e função social dentro do contexto escolar, contribuindo ao desenvolvimento da escrita enquanto prática social, assim como a conscientização desses agentes da função da linguagem na organização da sociedade
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    Letrado no mundo, iletrado na escola : planejamento para uma interação possível pela práxis
    Santos Filho, Rubens Nunes dos; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Grande, Paula Baracat de; Lima, Sheila Oliveira
    Resumo: Este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação com alunos de 8º ano do período vespertino de uma Escola no Município de Guaratuba, no Estado do Paraná, tem por objetivo propor, aplicar e analisar um Plano de Trabalho Docente – PTD – de Língua Portuguesa que seja capaz de unir os letramentos dos alunos, os conhecimentos que trazem de suas comunidades e os conhecimentos prévios destes, com os conteúdos escolares de forma que se possa produzir conhecimentos significativos, procurando, assim, trazer uma proposta de trabalho que venha a diminuir o insucesso dos alunos na escola Para tanto é necessário que, por meio de questionários e entrevistas, se conheça os letramentos dos alunos, dando, assim, base para as atividades e abordagens desse PTD que traz como fundamento filosófico a Pedagogia Histórico-Crítica, o que pressupõe uma proposta de mudança na práxis educativa do professor e a assunção de uma didática que dê conta destas dimensões A aplicação do Plano ocorreu no terceiro bimestre, se baseou no tema da indisciplina dos alunos e trouxe, como conteúdo, o texto persuasivo, partindo do letramento dos alunos e evidenciando que a aprendizagem deste conteúdo escolar pode, efetivamente, contribuir na solução dos problemas postos pela prática social Após os relatos dos trabalhos em sala de aula foi feita uma análise dessa aplicação do Plano e sobre os resultados que dele foram conseguidos com a turma citada Para este trabalho recorreu-se, além de documentos oficiais que regem a Educação, às bases teóricas de Bakhtin (1999), Duarte (216), Dourado (27), Dubet (25), Campos Almeida (212) Gasparin (212), Gnerre (1991), Kleiman (1995) (25) (21), Luckesi (25), Marcuschi (21), Mariano (1989), Saviani (1988) (1991) (22), Soares (28) (21), Street (214), Suassuna (28), Trip (25) e Vygotsky (1991) Como resultado atingido percebeu-se um aumento significativo na participação dos alunos, no desempenho acadêmico qualitativo e no aspecto relacional Evidenciando, dessa forma, que a mudança na práxis pedagógica e o trabalho com os conteúdos escolares a partir dos letramentos dos alunos, podem gerar mudanças no ambiente educativo e consequentemente podem contribuir para um melhor rendimento acadêmico e garantir aprendizagens críticas e significativas aos alunos
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    Cultura africana e afro-brasileira em sala de aula : propostas de atividades com a literatura infantil e juvenil
    Dias, Alex Martins; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Silvestre, Nelci Alves Coelho
    Resumo: Esta pesquisa traz como tema a inserção da literatura infantojuvenil de temática negra em sala de aula Esta proposta visa contemplar a Lei nº 1639/23, com o objetivo de apresentar essas obras para alunos do ensino fundamental, como uma proposta de interação e inserção dessa literatura no universo escolar Busca-se também, divulgar por meio da pesquisa científica as obras de escritores da literatura afro-brasileira, tão pouco conhecida e divulgada no Brasil Assim, têm-se como objetivos: a) destacar a importância de inserir e estudar obras de literatura infantojuvenil de temática negra em sala de aula; b) apresentar propostas de atividades (material didático) a partir de contos que compõem o corpus desta pesquisa; c) propor sugestões de trabalho com a temática em sala tendo a literatura infantojuvenil como objeto de estudo e aprendizagem
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    Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
    Silvestre, Edimarães; Almeida, Paulo Roberto [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Santana, Andréia da Cunha Malheiros
    Resumo: O texto tece reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa em um Colégio localizado em Terra Indígena Nessa localidade residem e convivem três etnias: kaingang, guarani e xetá Reflete sobre o Português como língua de integração essas etnias e a sua relação com as questões metodológicas da Educação Escolar para alunos índios Situa São Jerônimo da Serra no contexto da formação da província paranaense e a formação da rede escolar municipal Faz considerações a respeito do bilinguismo e do multilinguísmo entre os moradores e alunos que convivem nessa Terra Indígena Estuda a aquisição e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua Analisa as questões de grade curricular e o espaço que as línguas ocupam no currículo de uma escola indígena Informa sobre os documentos legais que embasam o Ensino em Terras Indígenas Questiona as formas como o ensino de Português para indígenas tem sido enfocado Estuda a necessidade de que haja a formação de um currículo próprio para essas escolas para assegurar o eficiente aprendizado levando em consideração as especificidades desses povos
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    Mafalda na sala de apoio à aprendizagem (SAA) : uma proposta de trabalho de produção textual a partir das tiras cômicas e de outros gêneros quadrinísticos
    Marchioli, Valdirene Aparecida da Silva; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Ramos, Paulo Eduardo; Kailer, Dircel Aparecida
    Resumo: As tiras cômicas de “Toda Mafalda”, uma criação do argentino Quino (1993), são protagonizadas por crianças, sendo Mafalda a principal, uma garotinha de seis anos com pensamentos e atitudes muito além de sua idade, crítica e preocupada com o destino da humanidade A tira cômica — um gênero discursivo pertencente ao hipergênero “histórias em quadrinhos” — constitui um texto tendencialmente curto, atrelado tematicamente ao humor, podendo ter personagens fixos ou não, e sempre com desfecho inesperado As tiras da protagonista em questão foram utilizadas em uma pesquisa-ação como gênero-âncora para o trabalho com a leitura e a produção de textos na Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAA), em uma escola pública paranaense, na periferia de Cambé, de março a junho de 216 O objetivo principal foi elaborar uma proposta de intervenção por meio de gêneros quadrinísticos, tendo como gênero-âncora a tira cômica (da Mafalda), para uma Sala de Apoio de Aprendizagem (SAA) de Língua Portuguesa Os estudos de Ramos (27; 29; 211; 214) e Vergueiro (26) constituem as referências norteadoras desta proposta na caracterização dos gêneros quadrinísticos, ao lado de trabalhos sobre tira cômica, desenvolvidos por Ramos (27; 29; 211; 214) e no projeto de pesquisa “Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor”, coordenado pela professora Dra Maria Isabel Borges (214-216) Também as ideias e os estudos relacionados a gênero discursivo, texto e produção textual de Bakhtin (23), Costa Val (1991), Neves (1991), Pécora (1999), Franchi (22), Antunes (23; 27) e Koch e Elias (26; 214) fundamentaram este trabalho O projeto de intervenção foi composto de vinte encontros, divididos em quatro etapas A primeira foi o Diagnóstico, na qual os alunos elaboraram dois textos escritos e estritamente verbais a partir de tiras da personagem Mafalda, para a identificação de defasagens recorrentes: problemas na construção dos sentidos, pontuação, organização do texto, ortografia e acentuação Na segunda etapa, Apresentação dos principais gêneros pertencentes ao hipergênero “histórias em quadrinhos” e comparação dos aspectos semelhantes e diferentes, realizaram-se atividades a partir dos principais gêneros quadrinísticos (novela gráfica, charge, cartum, história em quadrinhos, mangá, tira livre e tira cômica) e a comparação entre eles; os alunos exploraram os recursos da linguagem dos quadrinhos que os ajudariam a compreender melhor os textos (sinais gráficos, expressões faciais, posições da imagem, planos de imagem, balões, personagens fixos, pontuação etc) Na terceira etapa — Trabalhando com a tira cômica da Mafalda —, exploraram-se o humor e a construção dos sentidos nas tiras cômicas de Mafalda, por meio da análise do contexto sócio-histórico e dos recursos da imagem Também houve um trabalho com a intertextualidade com outros gêneros discursivos (reportagem, fábula e piada) A quarta e última etapa foi a Avaliação final, na qual os alunos produziram textos a partir das propostas iniciais, com o objetivo de comparar com os anteriores e verificar o progresso Durante as etapas, houve análises e reflexões para observar os avanços e realizar retomadas Os alunos apresentaram progresso na compreensão, organização do texto e pontuação Quanto à ortografia e acentuação, ainda predominam as fragilidades Ainda se observaram melhoras da autoestima dos educandos e na relação entre professora e alunos/alunas
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    A coordenação e sua relação com o humor nas tiras cômicas de Orlandeli : um estudo das conjunções "mas" e "e"
    Vieira, Ivone Volpe; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Ramos, Paulo Eduardo; Almeida, Paulo Roberto
    Resumo: ?º`·o objetivo principal é identificar, nas tiras cômicas de Orlandeli, conexões entre a construção do humor e o funcionamento das conjunções “mas” e “e” Um “corpus” de tiras cômicas de Orlandeli foi constituído Ao todo, coletamos 5 tiras cômicas entre os anos de 26 e 214, sendo 25 para cada conjunção coordenativa As fontes de coleta foram basicamente: o blogue (), o Facebook () e o site () Nosso trabalho foi teoricamente norteado, principalmente, pelos trabalhos de Neves (2), pelos estudos a respeito da linguagem dos quadrinhos e humor de (RAMOS, 27; 211; 212; 214a; 214b) A tira cômica é concebida como um texto híbrido (conexão entre palavra escrita e desenho/ilustração) e está alicerçada em uma sequência narrativa com desfecho cômico (INNOCENTE, 25), sobretudo Trata-se também de um gênero do discurso que se consolidou nos jornais impressos nas seções de entretenimento e que pertence ao hipergênero “história em quadrinhos” Atualmente, a internet possibilitou a expansão de seu formato em linha vertical para outras formas e divisões das vinhetas Na análise, procuramos, de um lado, afastar-nos de uma análise centrada apenas na sentença e, de outro, aproximar o funcionamento gramatical das conjunções “mas” e “e” com a construção do humor (efeitos de humor), tendo em vista as realizações dessa aproximação discursivamente A conjunção “e”, por exemplo, funciona canonicamente como elemento sinalizador de acúmulo e finalizador de uma enumeração e também agrega outros valores ou estabelece outras relações: relação entre causa e consequência; relação temporal; combinação com construções condicionais; simetria e assimetria etc Já a conjunção “mas” é sustentada pelo traço da divergência de ordens diversas (negação, contraste, oposição), porém também pode combinar com “já”, “ainda”, “mesmo assim”, “nem”, “não” etc Por fim, esperamos que tal trabalho contribua para a reflexão do funcionamento do português a partir do texto Nesse sentido, acreditamos que o trabalho com a tira cômica se torne, de fato, produtivo quando o tripé linguagem dos quadrinhos, efeito de humor e funcionamento do português for mantido Nosso trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor”
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    Os descritores da Prova Brasil e o livro didático de língua portuguesa : um estudo de caso
    Dorta, Marciane Cocchi; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Lima, Sheila Oliveira; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano
    Resumo: Esta pesquisa buscou identificar quais descritores de Língua Portuguesa cobrados na Anresc/Prova Brasil apresentaram dificuldades para os alunos de nono ano de uma escola do Norte do Paraná, em 213, e como esses descritores foram tratados pelo livro didático A partir dos resultados, se propôs um projeto de intervenção que contribuísse para a aprendizagem dos estudantes da educação básica Para tanto, foi utilizado um corpus de 93 questões disponibilizadas no Portal do Inep, na Plataforma Devolutivas Pedagógicas e exemplos retirados do livro didático, a fim de ser feita uma verificação metodológica dos dois suportes relacionados Em relação à técnica de pesquisa empregada neste estudo, a análise foi feita a partir de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-explicativo, levando em consideração a abordagem teórica e a análise de dados quantitativos para identificar o objeto de investigação, o que pode ser classificado, mais precisamente, como um estudo de caso (GIL, 21) A partir dos dados selecionados, constatou-se que o livro traz todos os descritores da Prova Brasil, porém com uma abordagem diferente da empregada na prova, o que pode trazer algum tipo de dificuldade aos alunos ao realizarem o teste, desta forma, sugerimos um projeto de intervenção que visou complementar o trabalho do livro didático utilizando os gêneros discursivos em seu suporte original, com atividades planejadas e diversificadas por meio de uma sequência didática, cujo aporte teórico é o interacionismo sócio-discursivo, a fim de que o estudante adquira as habilidades necessárias para compreender diferentes tipos de gênero e a sua função social
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    A articulação da formação inicial e continuada : o papel integrador do estágio no curso de letras
    Lima, Antonio Marcos da Costa; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Leite, Suely; Nascimento, Elvira Lopes
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de estágio, realizada numa escola do interior do Estado de São Paulo A principal característica desta proposta foi a articulação entre a Universidade e a escola de realização do estágio, o que contribui tanto para a formação inicial (pensando nos estagiários) como à formação continuada (professores em exercício) A elaboração da proposta foi feita pelos estagiários em parceria como o professor regente, por isso a Sequência Didática passou a ser discutida e planejada nas reuniões pedagógicas da escola semanalmente (ATPC) O referencial teórico desta pesquisa foi construído a partir da leitura de autores como Bakhtin (23); Barreiro e Gebran (26); Chartier (1999); Demo (1994, 28); Dolz, Noverazz e Schneuwly (24); Geraldi (1997); Nascimento (214); Nascimento e Rojo (216); Nóvoa (1992); Santana (21); Saviani (27); Solé (1998) e Vargas (211, 215) Segundo Thiollent (1997), a pesquisa realizada considerando dois motivos: a) a percepção e constatação, enquanto professor na prática em sala de aula, da distância entre a Universidade e a educação básica e b) o baixo número de estagiários que buscavam fazer estágios de regência na escola analisada, pode ser classificada como uma pesquisa ação e utilizou como instrumento de intervenção duas sequências didáticas; focadas nas produções textuais do gênero discursivo do narrar de 38 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo e nas trocas de experiências entre os estagiários, os alunos da sala e o professor regente Como conclusão desta pesquisa, foi possível afirmar que as sequências didáticas, são instrumentos capazes de articular a formação inicial e continuada e, que os resultados serviram não só à indicação de acertos e desvios para futuros professores que venham a trabalhar com essa ferramenta pedagógica; bem como, uma visão de como está à relação entre a mediação da teoria e da prática em sala de aula, verificando, assim, como o estágio pode servir como ponto articulador entre a formação inicial e continuada
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    Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
    Ruiz, Silvia Helena de Freitas; Silva, Suzete [Orientador]; Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios; Godoy, Maria Carolina de
    Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da história
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    A literatura africana em sala de aula : contos de Angola e Moçambique
    Menon, Anahi Edna; Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]; Godoy, Maria Carolina de; Lima, Sheila Oliveira
    Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo pensar a formação do leitor literário a partir de um diálogo com as questões étnico-raciais e culturais que envolvem o ensino da literatura africana em aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental II Professores desta etapa de ensino conhecem de perto as dificuldades encontradas quando se pretende resgatar o trabalho com textos literários que ampliem o horizonte de expectativa dos alunos/leitores para além dos fenômenos da literatura teen Sabe-se também do apagamento de vozes e imagens da cultura negra na seleção de um “itinerário” de leitura para um trabalho efetivo em sala de aula Apoia-se essa proposta no aparato legal da Lei 1639/3 que introduziu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica Procura-se assentar os estudos em análises de contos moçambicanos e angolanos que abordam os valores da tradição literária e cultural africana, dialogando com conceitos como identidade, alteridade, memória, oratura, colonização e desejo de libertação Os contos elencados para a realização de atividades de intervenção didática foram, “As mãos dos pretos” e “Nós matamos o Cão-Tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana e “A menina de futuro torcido”, de Mia Couto, ambos escritores moçambicanos Da literatura angolana, selecionaram-se os contos “A fronteira de asfalto”, de Luandino Vieira e “Nós choramos pelo Cão Tinhoso”, de Ondjaki A Dissertação está organizada em dois volumes: no primeiro são apresentados os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa, as análises descritivas e interpretativas dos contos mencionados e a análise dos resultados da aplicação; no volume II estão as propostas de atividades elaboradas para o trabalho com cada um dos contos, pensando o texto literário como conteúdo passível de ensino e necessário para a formação de leitores O estudo das questões étnico-raciais e culturais que envolvem o ensino da literatura africana tem a preocupação de atender às demandas legais, mas, além disso, almeja-se ressignificar pertencimentos ouvindo vozes de homens e mulheres apagadas dos nossos currículos escolares
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    O livro didático como ferramenta de uma política de ensino de português : um olhar sobre as veladas e desveladas perspectivas de gramática na recente política linguística brasileira
    Santos, Gislayne Marques Tombolin; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Correa, Djane Antonucci; Malheiros, Andréia da Cunha
    Resumo: Os aspectos sociais influenciam na organização de uma língua Inicialmente, na época da constituição da Linguística como ciência moderna, a língua era concebida a partir de um olhar formal, centrada em si mesma Entretanto, hoje, a língua também é pensada sob outras óticas, por exemplo, como um conjunto de subsistemas interdependentes e integracionais: de um lado, no âmbito sistêmico-potencial, a gramática e o léxico; e, de outro, no âmbito discursivoatualizável, a composição de textos e a situação sociocomunicativa Ao lado dessa ótica discursivo-funcional, é preciso levar em conta as questões políticas que colocam a língua como forma de constituição identitária de um sujeito falante e, por isso, é alvo de interferências do Estado por meio de políticas públicas voltadas à recente política línguística No Paraná, há uma política educacional que, mantendo uma certa consonância com a política nacional, interfere direta ou indiretamente nas práticas de ensino da língua portuguesa na escola básica Um exemplo de política linguística é o livro didático, um instrumento de planificação linguística que muitas vezes “dita”, na sala de aula, o que deve ser ensinado e como ser ensinado É necessário conhecer se a abordagem da gramática está adequada à atual política linguística, que estabelece que o ensino da língua materna não deva se pautar na exclusividade do domínio técnico do uso da língua “padrão”, mas, sobretudo, no saber empregar a língua na sua diversidade, levando em consideração o contexto interativo O objetivo principal deste trabalho é mostrar de que maneira a análise linguística — o lugar da gramática atualmente instituído na política linguística de ensino do português do 6º ano 9º ano do ensino fundamental — é contemplada e trabalhada na coleção de livros didáticos Português: linguagens de Cereja e Magalhães (212), aprovada no processo avaliatório do PNLD (214), estando presente, desse modo, no Guia de Livros Didáticos (213) de língua portuguesa do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, além de ser a coleção mais distribuída nacionalmente e a mais escolhida entre os professores da cidade de Cornélio Procópio-PR Para essa análise, foi realizado um recorte aleatório de um capítulo de cada livro didático da referida coleção, a partir da seção A língua em foco, a qual trabalha o ensino da gramática Este trabalho caracteriza-se como qualitativo devido à sua característica discursiva Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa para a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo com o objeto de estudo, além de uma pesquisa documental com os PCNs e as DCEs No entanto os resultados da análise sinalizam que o ensino na perspectiva da análise linguística, em certa medida, não se efetiva na coleção em estudo, prevalecendo a prescrição em detrimento da reflexão
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    Provérbios na escola e na vida : uma visão discursiva
    Strassacapa, Araceli; Silva, Suzete [Orientador]; Godoy, Maria Carolina de; Andrade, Otávio Goes de
    Resumo: É muito importante ao educador conceber a linguagem como um significado amplo e dinâmico que se relaciona plenamente com a participação social Nesse sentido, pode-se trabalhar qualquer gênero discursivo favorecendo reflexões variadas, pois o gênero inclui o discurso e a sociedade Este trabalho objetivou analisar como se constituem os sentidos dos enunciados proverbiais, inseridos no ambiente escolar como metodologia de ensino por meio do gênero discursivo e de uma pesquisa-ação realizando, concomitantemente, um processo educativo para o enfrentamento da realidade escolar em sala de aula com alunos do nono ano da rede pública de ensino A pesquisa teve como base teórica a concepção interacionista de linguagem e a vertente Bakhtiniana de gêneros discursivos Foi desenvolvido um trabalho direcionado por meio de uma sequência didática ambicionando promover ação – reflexão – ação Desta forma, os alunos puderam adentrar em situações de comunicação mais próximas da sua realidade sócio-cultural, a fim de compreenderem a função discursiva da linguagem e, desse modo, consolidar as habilidades de leitura, de compreensão, de interpretação e de escrita
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    Letramento escolar : da oralidade letrada à produção escrita argumentativa
    Silva, Neide Alves Gonçalves da; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Gregório, Regina Maria
    Resumo: O presente trabalho está caracterizado como pesquisa-ação, pela participação do pesquisador que ultrapassa o nível do levantamento de deficiências em busca de ações que possibilitem avaliar mais estreitamente esses problemas e a adoção de alternativas possíveis para sua minimização O objetivo principal é investigar de que modo a realização de diversas práticas significativas de letramento que antecedem e acompanham a produção do gênero discursivo debate pode contribuir para a promoção e a construção da oralidade letrada e, também, para o desenvolvimento da capacidade de produzir o gênero discursivo artigo de opinião Essa pesquisa foi realizada junto aos alunos do 8º Ano de uma instituição de ensino da rede pública, na disciplina de língua portuguesa, sob a responsabilidade da professora-pesquisadora e regente de turma Os referenciais teóricos que fundamentam essa pesquisa estão vinculados à concepção sociointeracionista da linguagem (BAKHTIN, 23), aos novos estudos de letramento (STREET, 214; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999), aos estudos sobre oralidade e escrita (MARCUSCHI, 25; KOCH, 211), sobre a oralidade letrada (CAMPOS ALMEIDA, 212), sobre a implementação de projetos de letramento (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 211) e aos estudos do ensino de gênero oral e escrito em sala de aula e sua transposição didática (DOLZ; SCHNEUWLY; DE-PIETRO 24; COSTA-HÜBES, 29) Após a efetivação de um conjunto de práticas de letramento envolvendo atividades de leitura, oralidade e escrita, sobre um tema de interesse dos alunos, pesquisado em diversos gêneros do discurso publicados em vários suportes, foi possível aprimorar a competência linguístico-discursiva, tanto na produção quanto na recepção de textos argumentativos orais e escritos
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    O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
    Balla, Helaine Giraldeli; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pereira, Cilene Margarete; Lima, Shelia Oliveira
    Resumo: Este trabalho trata do letramento literário em contexto escolar e tem como objetivo investigar as relações entre os modos de ler de professores e alunos e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II A partir dos conceitos de leitura literária (DUFAYS; GEMENNE; LEDUR, 213), texto do leitor (DUFAYS, 211b), posturas de leitura (BUCHETON, 1999) e instâncias leitoras (PICARD, 1986) realizamos um estudo sobre as formas de interação de professores e alunos com três contos da literatura brasileira: Um espinho de marfim, de Marina Colasanti; Primeira aventura de Alexandre, de Graciliano Ramos; e Muribeca, de Marcelino Freire A investigação tem como objeto de estudo diários de leitura produzidos por alunos e comentários pessoais produzidos por professores a respeito dos contos lidos Os resultados, analisados sob a perspectiva do letramento ideológico proposto por Street (1986) e dos estudos de Paulino (21) e Cosson (211) sobre o letramento literário, demonstram que professores e alunos assumem diferentes posturas diante do texto literário no que diz respeito ao envolvimento pessoal e crítico, e aos objetivos de leitura Esse fato leva a crer que, no ensino fundamental II, as práticas com a literatura nem sempre estão voltadas para a promoção do letramento literário
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    Os gêneros da esfera humorística : a linguagem e a produção do humor
    Santos, Suzyanne Dantas dos; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Almeida, Paulo Roberto
    Resumo: A presente pesquisa intitulada “Os Gêneros da Esfera Humorística: a linguagem e a produção do humor” objetiva propor uma série de atividades que promovam o desenvolvimento de estratégias de leitura que auxiliem os estudantes a compreenderem diferentes textos da esfera humorística por meio do trabalho com a linguagem na produção de efeitos de sentido Segundo as avaliações sistêmicas, dentre elas a Prova Paraná, usada como termômetro para a elaboração deste trabalho, ainda persiste nas escolas públicas, um nivelamento abaixo das expectativas em relação à compreensão leitora A Prova Paraná foi o instrumento usado para fins de investigação e reflexão sobre a leitura e o processo de compreensão por fazer uso dos descritores que têm como norte documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná (DCE) e o Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP) Este estudo estabelece uma base teórico-conceitual acerca da leitura, numa perspectiva dialógico-interativa, com base nas contribuições de Solé (1998) e Kleiman (24; 211; 213), na concepção de gênero de Marcushi (28), amparada em Bakhtin (213; 216), e nos aspectos constitutivos do humor e de sua relação com o desenvolvimento da leitura, com base em Possenti (1996; 21) A metodologia usada para a elaboração das atividades foi a pesquisa-ação de Thiollent (214)
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    Leitura dos clássicos na escola : entre o dever e o prazer
    Souto, Helena de Oliveira; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Lima, Sheila Oliveira
    Resumo: Este trabalho parte da premissa de que a literatura clássica é importante na formação do educando, em especial as obras de Machado de Assis Tem como objetivo conhecer e investigar aspectos e características da literatura canônica, desenvolver estratégias que facilitem a compreensão do texto literário, além da formação de um leitor com visão crítica, criativa, com capacidade de argumentar e defender a sua opinião Para alcançar tal propósito, foram discutidas as concepções de leitura literária presentes nos documentos oficiais que norteiam a educação básica, como a LDB, os PCNs, as DCEs, a BNCC e o CREP A fundamentação teórica desta pesquisa cotejou os estudos dos seguintes autores: Lajolo e Zilberman (1991,1996), Calvino (211), Candido (1972), Compagnon (1999, 29), Cosson (29), Freire (25), Jauss (1994), Kleiman (1993), Machado (22), Oliveira (27), Petit (28), entre outros Com o intuito de mostrar a importância da literatura clássica na formação intelectual e social do educando, desenvolveu-se um projeto de intervenção, tendo como alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental, como base teórico-metodológica, foram utilizadas as estratégias de leitura desenvolvidas por Solé (1998), resultando em um caderno pedagógico com três unidades didáticas, com as obras de Machado de Assis “A carteira”, “Dom Casmurro” em HQ bem como o romance tradicional Neste caderno estão contidas as orientações para o professor e as atividades que podem ser impressas para os alunos Como resultado, espera-se que este trabalho colabore com o ensino de leitura literária, levando o educando a compreender a importância e o valor dos clássicos em sua formação intelectual e social, com opiniões próprias acerca das questões sociais a seu redor Que o aluno além do conhecimento da obra clássica, aproxime-se de outros títulos do mesmo autor, assim como de outros autores clássicos e, se sinta motivado a conhecer outros livros
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    Uma imagem a mil palavras : um olhar multissemiótico do livro didático de português
    Paula, Reginaldo Fermino de; Sant'Anna, Jaime dos Reis [Orientador]; Prado, Márcio Roberto do; Saito, Cláudia Lopes Nascimento
    Resumo: Esta pesquisa de mestrado nasceu da necessidade, observada entre meus pares, em se discutir, cada vez mais, a importância da leitura de imagens dentro e fora da sala de aula, nos seus mais amplos aspectos Atentou-se, especificamente, ao trabalho com imagens presentes no livro didático “Linguagens” (213), de William Cereja e Thereza Cochar, do 9º ano do Ensino Fundamental II, séries finais, e o seu correspondente no 1° ano do Ensino Médio, dos mesmos autores O estudo aqui investigado está pautado em questões da semiótica, representadas por Maria Lucia Santaella Braga, uma das principais divulgadoras do pensamento de Charles Sanders Peirce, tendo como fio condutor, para os principais questionamentos, a visão da autora sobre as três categorias “primeiridade, secundidade e terceiridade” Somos constantemente bombardeados por inúmeras imagens ao longo de nossas vidas, mas a superexposição visual não nos torna aptos a compreendê-las em sua totalidade Isso, porque somos apresentados ao mundo imagético antes mesmo do processo de alfabetização e letramento Partindo desse pressuposto é mister pensar que o trabalho de leitura de imagens é fundamental para o enriquecimento do repertório cultural dos alunos, bem como o refinamento das práticas docentes ao desenvolverem atividades com tais ferramentas A pesquisa também levou em conta as avaliações externas, comprovando que grande parte dos alunos não conseguem estabelecer relações entre textos verbais e não verbais, ou seja, utilizam um ou o outro, mas raramente os unificam Como consequência, recai sobre o professor grande parte da responsabilidade do sucesso ou do fracasso da aprendizagem discente, sobretudo, por explorar muito pouco esta ferramenta visual que, por sua vez, apresenta grande potencial de empoderamento e domínio dos saberes Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa interpretativa (explicativa, qualitativa) com a qual espera-se propiciar aos educadores propostas de atividades voltadas à leitura de imagens para serem aplicadas à educação básica, visando a interação entre as múltiplas linguagens e códigos Desse modo, almeja-se que professores e alunos compreendam a importância da linguagem não verbal no processo de construção de sentidos, potencializando a aprendizagem por meio das verbo-visualidades Por fim, no que tange a interpretação de discursos em suas mais variadas especificidades permitirá uma maior articulação entre o texto verbal e o não verbal