02 - Mestrado Profissional - Letras
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Item Literatura juvenil e competência leitora: uma proposta de letramento literário com a obra A face oculta(2023-03-23) Campos, Ronnie Roberto; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Pinheiro, Alexandra Santos; Lima, Sheila OliveiraDados coletados da edição mais recente do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA (2018) e da Prova Brasil (2019) revelam que grande parte dos estudantes matriculados nos oitavos anos, embora decodificassem a escrita, demonstravam considerável falta de compreensão dos textos lidos, fazendo apenas leituras superficiais e sem atribuir sentidos aos textos. Advinda dessas constatações, descortina-se uma questão desafiadora: Como desenvolver nesses meninos e meninas a competência leitora e de interpretação de textos previstas para essa faixa etária? Alicerçado em autores como Cosson (2009), Passarelli (2004), Maia (2007), Soares (2009) e Zappone (2008) e admitindo que atividades estratégicas em torno de textos da literatura juvenil sejam eficientes para promover melhorias no desenvolvimento da leitura e da interpretação de textos, proponho uma sequência didática a partir da obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado, apoiada nas etapas sugeridas pela “sequência básica” desenvolvida por Cosson (2009, p. 51): motivação, introdução, leitura e interpretação. Os encaminhamentos previstos nesta proposta ressaltam as especificidades estruturais do texto com vistas a conduzir o leitor a uma prática social da leitura, de tal forma que sua interação com o texto se configure como o viés para a construção dos sentidos.Item Diário de leitura: um instrumento didático na constituição da subjetividade leitora no ensino fundamental(2023-04-11) Souza, Raquel Aparecida Carlos de; Lima, Sheila Oliveira; Corsi, Margarida da Silveira; Pascolati, SoniaO trabalho com a leitura literária no ambiente escolar adota várias abordagens, no entanto, as representações e percepções do leitor não recebem a devida importância. Existe uma defasagem de propostas que contemplem a subjetividade leitora e percebe-se a falta de conhecimento por parte dos professores sobre a temática. Nesse contexto, propusemos como questão norteadora de nossa investigação: em que medida a subjetividade leitora é fator fundamental para a formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental? A partir disso, elencamos como objetivo geral da pesquisa propor maior atenção à subjetividade no processo de formação do leitor por meio de um projeto de trabalho com a leitura fortemente amparado numa concepção de leitura alicerçada na subjetividade. A proposta didática foi aplicada em uma turma de 8º ano e consistiu na leitura de textos acompanhada de atividades de aprofundamento e discussões, o que possibilitou a análise de marcas subjetivas do leitor, registradas em diários durante as leituras literárias, antes e depois do trabalho orientado com os textos. A pesquisa fundamenta-se nos teóricos Rouxel (2012), (2013), Jouve (2002), (2013) e Petit (2009) para discutir processos de subjetividade leitora e Colomer (2007) no que tange ao ensino de literatura. O percurso possibilitou reflexões sobre o ensino de literatura, a pertinência da mediação do professor por meio de metodologias adequadas e a relevância da subjetividade no processo formativo de leitores. Os resultados evidenciam o diário de leitura como uma proposta que valoriza o envolvimento subjetivo do leitor com a obra além de estimular o desenvolvimento da criticidade.Item Os gêneros quadrinísticos e os direitos humanos: entre imagens e palavras o combate à discriminação.(2023-04-23) Fernandes, Alessandra Cristina; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Santos, Adilson dos; El Kadri, Michele SallesEste trabalho foi estruturado pautado em dois pilares: a pesquisa e a intervenção pedagógica. Dessa maneira, foram traçados dois objetivos gerais, sendo respectivamente refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com os gêneros e desenvolver atividades a partir dos gêneros quadrinísticos, por meio da proposta de intervenção. Assim, essa pesquisa de cunho qualitativo e interventista partiu de uma revisão bibliográfica e culminou no desenvolvimento de uma proposta de intervenção a partir da elaboração do Caderno Pedagógico. A proposição desse material é resultado da reflexão acerca das legislações anteriores e vigentes, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), que orientam o ensino, da revisão bibliográfica de teóricos que se debruçaram a pesquisar o Livro Didático e o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais, como Bunzen (2005), Cassiano (2007), Choppin (2004), Coracini (1999), Dionisio (2001), Lajolo (1996), Marcuschi (2003 - 2020), Munakata (2012), Rama e Vergueiro (2012), Silva Ota (2009), Soares (2002), bem como da perspectiva da pedagogia histórico crítica de Gasparin (2009). Neste sentido, Dissertação e Caderno Pedagógico buscam estabelecer um diálogo entre teoria e prática para que haja, então, o desenvolvimento de um leitor crítico diante de tantas formas de discriminação social encontradas na sociedade contemporânea. Espera-se que essa proposta possa auxiliar a ação docente, sobretudo na escola pública, complementando as atividades trazidas pelo Livro Didático do 6º ano, correspondente à Coleção Tecendo Linguagens e contribuir, ainda, com as discussões acerca desse tema, demonstrando a importância do movimento de inserção dos quadrinhos no âmbito educacional.Item O ensino de Língua Portuguesa mediado por contos de mistério no suporte zine(2023-04-25) Cavalheiro, Adriana Mainardes; Nascimento, Cláudia Lopes; Nascimento, Elvira Lopes; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Rodrigues, Flávio Luís FreireApesar de os documentos oficiais PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (BRASIL, 2018) apresentarem em seu bojo a adoção de uma perspectiva discursiva enunciativa de trabalho pedagógico com a linguagem, pesquisas no campo da Linguística Aplicada ainda apontam para um ensino comprometido por problemas de várias ordens, entre eles, a dificuldade do professor de língua portuguesa em desenvolver suas práticas pedagógicas. É consenso entre teóricos e pesquisadores o fato de que o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa pautado no trabalho com práticas de linguagem, associadas às práticas sociais, é que promove o letramento do aluno. Assim, com base na concepção bakhtiniana de linguagem e de gênero discursivo, no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; 2006a, 2006b, 2006c), em sua vertente voltada ao ensino de línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), dos estudos sobre contos de Barthes (1971), Barbosa (2001), Gotlib (2006), dos estudos sobre fanzine de Andraus (2013), Guimarães (2020), Santos Neto (2010), Magalhães (2013), que essa pesquisa foi desenvolvida com objetivo de contribuir para a instrumentalização do professor a partir da elaboração de uma Sequência didática (SD) com o gênero conto de mistério. Para tanto, a base metodológica que dá suporte a este trabalho reside na abordagem qualitativa. O suporte do método baseia-se em uma investigação exploratória (GIL, 2008), uma vez que apenas apresenta uma proposta de trabalho aplicável e coerente, ou seja, uma possibilidade de intervenção na realidade escolar, segundo os critérios de competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Desta pesquisa, concluiu-se que: a proposta de trabalho pedagógico com gêneros textuais, do Grupo de Genebra, a partir da construção de um Modelo didático atende ao objetivo de proporcionar ao professor a dimensão daquilo que é ensinável do gênero, tendo em vista o ano/série dos alunos, possibilitando a elaboração de uma sequência didática.Item Erros ortográficos na escrita de alunos do 7º ano: investigando as motivações para uma proposta de atividades pedagógicas de intervenção(2023-04-27) Lourenço, Talita Gomes Casonato; Kailer, Dircel Aparecida; Sobral, Denson André Pereira da Silva; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaÀ luz da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), a partir do levantamento dos erros decorrentes da interferência de regras fonológicas variáveis e dos erros decorrentes da não apropriação das regras ortográficas nas produções escritas dos alunos do 7º ano, a presente dissertação objetiva elaborar atividades pedagógicas de intervenção. Além disso, objetiva-se também a) identificar a motivação dos erros, se são provenientes da falta de domínio da convenção ortográfica pela própria arbitrariedade do sistema ou provenientes da transposição da fala para a escrita compreendendo o processo fonológico ocorrido; b)auxiliar o trabalho pedagógico da pesquisadora com sua turma de 7º ano, através da pesquisa-ação em uma escola da zona oeste de Londrina. O corpus analisado faz parte dos dados levantados por meio das produções textuais dos alunos do 7º ano de uma escola pública de Londrina. Como trata-se de uma pesquisa-ação, priorizou-se uma análise de abordagem qualitativa, Gil (2008). Além desses autores, a presente pesquisa embasou-se também em outros que discutem a aquisição, o ensino de língua portuguesa em um viés inclusivo como Cagliari (1991), Geraldi (1999), Magda Soares (2002), Faraco (2002, 2008), Travaglia (2003), Bortoni-Ricardo (2005), Marcuschi (2005) e Morais (2010),entre outros. De acordo com a análise dos principais resultados, verificou-se que os os erros mais recorrentes nas produções escritas dos alunos a partir dos processos fonológicos foram a apócope, alçamento, monotongação e vocalização. Na fala esses processos geralmente não sofrem preconceito linguístico, ou seja, não são estigmatizados, por isso são considerados graduais nos termos de Bortoni-Ricardo (2004). Além desses processos graduais que possivelmente são transpostos da fala para a escrita, houve grande ocorrência de erros ortográficos, principalmente, em relação as letras gráficas que representam os fonemas (/s/ e /z/).Item Literatura indígena na sala de aula(2023-06-02) Rosa, Soraya; Lima, Sheila Oliveira; Godoy, Maria Carolina de; Guerra, Maria JoséA presente pesquisa tem por objeto de estudo o ensino da literatura indígena como conteúdo a ser abordado na formação do leitor e de sua identidade em todas as etapas da Educação Básica, tendo como enfoque para a aplicação do caderno de atividades o 6º ano do Ensino Fundamental II. A publicação da Lei nº 11.645/08 é a base legal que fundamenta a necessidade desta pesquisa para a inserção deste conteúdo em sala de aula, visto que a ausência deste ensino perdura até os dias atuais. Para que haja um efetivo ensino da literatura indígena fez-se necessário o estudo das características que a compõem em toda sua complexidade, são elas: a contextualização histórica, a oralidade, o eu-coletivo, a pluralidade cultural, o bilinguismo a narrativa mítica, a ancestralidade, a ilustração, a sustentabilidade. Ademais das peculiaridades literárias a elaboração das atividades envolveu os conceitos de multiletramento, multimodalidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Cada um dos conceitos está permeado de exemplos da literatura indígena. As obras foram escolhidas priorizando a autoria aborígene. A pesquisa dividiu-se em dois volumes: o Volume I, é composto de um estudo mais teórico e bibliográfico que culmina na análise dos livros: Antes o mundo não existia; A queda do céu; Sabedoria das águas; e O pajé que virou onça; já o Volume II é um caderno de atividades alicerçado em diversas obras, sendo as principais: As Fabulosas Fábulas do Iauaretê; A Terra dos Mil Povos: História Indígena do Brasil Contada por um Índio; Kaba Darebú; Noite e Dia na Aldeia; Awyató-Pót: Histórias Indígenas para Crianças; A Pescaria do Curumim e Outros Poemas Indígenas; Brasil; A Cura da Terra, Não Há Fronteiras para o Pertencimento e Canção Peregrina, de Graça Graúna. As obras: Ay Karyri Tama (Eu Moro Na Cidade) e A caveira rolante, a mulher lesma e outras histórias indígenas de assustar estão presentes nos dois volumes com poemas e contos diferentes respectivamente. A aplicabilidade deste conteúdo é possível e de essencial importância na formação identitária do leitor crítico e do cidadão ativo e conhecedor de sua história.Item Gênero discursivo: a habilidade de escrever cartas na educação de jovens e adultos(2023-07-28) Furihata, Sandra Aparecida Machado; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Santana, Andreia da Cunha Malheiros; Santos, Givan José Ferreira dos; Garcia, Maria José Guerra de FigueiredoEsta pesquisa, utiliza-se da abordagem qualitativa, adotando a pesquisa-ação como método. O foco da pesquisa é o desenvolvimento da leitura e da escrita, utilizando os gêneros discursivos como ferramenta, em especial, a Carta, um dos gêneros mais utilizados na comunicação do cotidiano, atualmente realizada por meio eletrônico. Este trabalho desenvolveu-se para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade de ensino é destinada a uma parcela da população que não teve oportunidade em idade própria ou interrompeu seus estudos, antes de concluírem o Ensino Fundamental ou Médio. Considerando os obstáculos sociais em que vivem esses alunos e da defasagem das práticas discursivas da língua, surgiu a motivação para a realização desta pesquisa. O objetivo é refletir de que maneira os gêneros discursivos podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades linguísticas de leitura e escrita na sala de aula. Como objetivos específicos, procuramos elaborar uma proposta didática para apoiar o professor em seu planejamento e implementação de atividades que favoreçam o aprendizado dos alunos; descrever e analisar a aplicação do material didático; analisar a qualificação das produções textuais dos estudantes da EJA. Ressaltamos que os objetivos foram alcançados, considerando a aplicação da proposta e análise das produções. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin (1997) sobre os gêneros discursivos, documentos legais que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa e outros estudiosos, como Geraldi (1993). Esses pesquisadores têm contribuições significativas para o estudo dos gêneros e para embasar a análise e a elaboração da proposta didática.Item A reescrita textual como estratégia de aperfeiçoamento da competência escritora no Ensino Fundamental Anos Iniciais(2023-07-28) Lima, Valdir Roque de; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Silva, Rovilson José daA ideia da pesquisa aconteceu ao observar, na Escola Municipal Noêmia Malanga, de Londrina, a dificuldade e a resistência dos alunos em produzir textos. Diante disso, esta pesquisa buscou transformar o ensino de produção textual no ambiente escolar. Conforme Fiad e Mayrink-Sabinson (1993), essa dificuldade decorre de a produção escrita ser realizada de forma desvinculada da realidade social do aluno, produzindo uma peça considerada pronta e acabada na primeira versão. Nesse sentido, este trabalho se ancora em pressupostos teóricos diversos, como a concepção dialógica e interacional de linguagem, proposta pelo círculo de Bakhtin, que compreende no texto/enunciado elemento de linguagem com significado real na interação, ou seja, na constituição de indivíduos enquanto sujeitos de discursos. Desse modo, a fim de minimizar a resistência dos alunos quanto à produção de textos, introduziu-se o processo da reescrita em suas produções textuais e, também, a reflexão de que não precisamos ser a origem de tudo o que escrevemos. Realizamos a reescrita de minicontos e notícias de jornal, respeitando cada etapa como parte essencial do processo. Assim, sob a orientação do docente, os alunos escolheram os textos-fontes para a escrita, com a mediação do professor motivando a reflexão para o estudante se colocar como sujeito de um novo dizer, imaginando um ou mais interlocutores em sua interação comunicativa. Logo, não foi mais um texto apenas para o professor atribuir nota, mas para o estudante ser autor do dizer, tendo alguém para interagir, mesmo que interlocutores imaginários. A intenção é que a produção em etapas passe a ser um processo natural: planejamento, produção, revisão e reescrita. Para tanto, buscamos pressupostos teóricos em fontes que favorecem o tema, como: Geraldi (1997; 2011), Passarelli (2004), Agustini (2019), Prestes (1991; 2002), Bakhtin (2010), Gompertz (2015), Ruiz (2020) e Fiad (1991; 1997a; 1997b; 2006). Com isso, pudemos mostrar a importância da mediação docente e suas contribuições nas adequações do texto do aluno, até a reescrita. Os resultados obtidos durante o processo da pesquisa nos possibilitaram perceber que: a) é necessário implementar a concepção de escrita em etapas; b) a reescrita de texto de outro autor encoraja o aluno; c) a produção textual com o objetivo da interação motiva o aluno; d) a mediação do professor, nessas etapas, é imprescindível, favorecendo a reflexão dos alunos sobre suas produções; e) é importante iniciar o trabalho de produção textual em etapas, ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, valorizando a revisão e a reescrita.Item Letramento afroliterário infantojuvenil e formação docente continuada antirracista(2023-07-28) Bordonal, Simone; Pascolati, Sonia; Godoy, Maria Carolina de; Valente, Thiago AlvesA pesquisa propôs a elaboração e aplicação de um curso de formação continuada para professores de Língua Portuguesa, História, Geografia e pedagogos do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Londrina, Paraná. O curso teve como objetivo promover o letramento afroliterário de professores do Ensino Fundamental, por meio de aporte teórico e obras literárias infantojuvenis afro-brasileiras, e está ancorado na Lei 10.639/2003, que alterou a LDB 9394/96 e versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Para tanto, foram elaborados e aplicados 06 encontros virtuais abordando os seguintes temas: Lei 10.639/2003, contextualização histórica e cultural da África; educação antirracista; reconhecimento e valorização cultural, social e estética; ancestralidade; oralidade; colonialidade/ decolonialidade; alteridade; ilustração; mitologias; religiões de matriz africana. Durante os encontros, foram apresentadas e analisadas várias obras de literatura infantojuvenil afro-brasileira em consonância com os temas teóricos tratados em cada encontro. O curso foi realizado em ambiente virtual, de forma síncrona, contando com alguns convidados (escritora Professora Mestre Sonia Rosa, orientadora Professora Doutora Sonia Pascolati, atriz e arte educadora Edna Aguiar, Professor Mestre e Babalorixá Frederico Faustino, Professor Doutor Leandro Passos e Professora Mestre Luana Passos) e de forma assíncrona com leituras teóricas e literárias. As bases teóricas da pesquisa estão na legislação federal que trata da inserção da História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar e autores que se debruçam sobre o antirracismo na escola: Kabenguele Munanga (2000), Eliane Cavalleiro (2001), Djamila Ribeiro (2019); autoras que analisam obras sobre a diversidade étnico-racial: Eliane Debus (2017), Nilma Lino Gomes (2012), entre outros; e sobre letramento literário: Renata Souza e Rildo Cosson (2011). A dissertação é composta por dois volumes: no primeiro, há o aporte teórico da pesquisa e a análise de dados; no segundo, consta o material utilizado nos encontros síncronos. Foi possível constatar que os cursistas, a partir da análise de obras literárias infantojuvenis afro-brasileiras e discussões teóricas, puderam ressignificar a prática docente, buscando identificar, analisar e promover uma educação antirracista.Item Papéis sociais de gênero e multiletramentos : pesquisa-ação na escola(2024-01-23) Novais, Francielle Bianquini de; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Borges, Maria Isabel; Schröder, Luciane ThoméPartindo da constatação de que os papéis sociais de gênero tais como definidos pelo patriarcado têm impacto nas relações entre meninas e meninos em ambiente escolar e fora dele, esta pesquisa dedicou-se a refletir sobre as questões de gênero na sociedade contemporânea e inserir múltiplos gêneros textuais em sala de aula, na perspectiva multimodal e multissemiótica, impactando, sob a ótica dos multiletramentos, no processo de des(re)construção das relações de gênero a partir da elaboração e implementação de uma unidade didática em turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no Espírito Santo. A proposta objetivou abordar e discutir papéis sociais de gênero na obra literária infantojuvenil Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, em intersecção com outros gêneros textuais multimodais, além de refletir e conscientizar, por meio de multiletramentos, sobre as consequências do machismo, da desigualdade e da violência de gênero na emancipação social das meninas e dos meninos do 9º ano de forma a impactar nas relações sociais, propiciando uma visão crítica a respeito dos papéis sociais de homens e mulheres e contribuir para a igualdade de gênero no espaço escolar e em seu entorno social. A proposta pedagógica parte da obra literária Bisa Bia, Bisa Bel, em diálogo com diferentes gêneros textuais como objetos de ensino, a saber: cartuns de Cecile Bertrand, Plantu e Cristina Sampaio; tiras cômicas de Alexandre Beck e Charles Schulz e charge de Duke como gêneros quadrinísticos; memes do Facebook de JPcolmedia e Bode Gaiato como gêneros textuais típicos das redes sociais de amplo acesso, além das peças publicitárias disponíveis no Youtube: “Pilotar fogão?” da Chevrolet Brasil e “Boys don´t cry” da White Ribbon PSA. Como aporte teórico sobre multiletramentos, utilizamos as reflexões de The New London Group (1996), Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis e Cope (2005); sobre os gêneros textuais dos quadrinhos, Ramos (2009); sobre representações de papéis sociais de gênero, Bourdieu (1999), Connell e Messerschmidt (2005), e Scott (1995); e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e o Currículo do Espírito Santo (2018). A implementação da unidade didática ocorreu entre outubro e novembro de 2023 e possibilitou a ampliação de recursos multissemióticos em sala de aula, desenvolvendo a leitura e a interpretação dos estudantes, além de promover um espaço de diálogo e construção do pensamento crítico, por meio dos multiletramentos, acerca das desigualdades de gênero e da necessidade de uma sociedade mais equânime para mulheres e homens.Item Ancestralidade num baú de histórias: formando leitores por meio da literatura de temática africana(2024-03-12) Almeida, Maria Elisabeth Stoberl de; Santos, Adilson dos; Godoy, Maria Carolina de; Rodrigues, Flávio Luis FreireA presente pesquisa tem por objetivo o estudo da temática da cultura africana na literatura infantil e juvenil, tendo em vista o letramento literário dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa de turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Custódio Netto, bem como contribuir com o trabalho de professores da rede pública e minimizar as lacunas encontradas na formação acadêmica no que se refere à abordagem dessa temática, mediante a proposta de uma sequência pedagógica a ser implementada. Faz-se necessário o trabalho com a História e Cultura Afro-Brasileira como pede a Lei 10.639/03. Para isso, partimos de estudos sobre a legislação vigente para a literatura - BNCC, PCNs, as leis 10.639/03 e 11.645/08, assim como estudos sobre alfabetização e letramento, letramento literário e afroliterário, leitura subjetiva e o instrumento diário de leitura. Contamos com um aparato teórico com autores como Solé, Rojo, Cosson, Rouxel, Machado, Buzzo, Debus, Munanga, Cuti, entre outros. Pensando no letramento literário com obras que tocam à temática da cultura africana e afro-brasileira, delimitamos à primeira, africana, objetivando levar conhecimento sobre essa cultura, que na verdade, é uma das bases da afro-brasileira. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa-ação que efetivará o trabalho com os alunos por meio de uma sequência pedagógica fundamentada nos estudos de Cosson, incluindo obras literárias de um corpus com a temática da literatura africana, O baú das histórias e O coração do Baobá, dentre outras obras de literatura africana que compõem um baú de livros, denominado Baú-Obá, a ser utilizado para a divulgação de tradicionais contos africanos, com a finalidade de conhecer e enaltecer essa cultura, que fez parte da formação da cultura afro-brasileira.Item Contribuições das estratégias metacognitivas de leitura para a compreensão de crônica(2024-03-15) Sousa, Clemilda da Silva; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Santos, Adilson dos; Lunardelli, Mariangela GarciaEsta pesquisa surgiu a partir da necessidade de intervir nas dificuldades de compreensão leitora de estudantes do 8º ano da Unidade Escolar Matias Olímpio. Para isso foram investigadas se as dificuldades de compreensão leitora evidenciadas pelas atividades de leitura em sala e avaliações externas poderiam ser reduzidas com a ensinagem de estratégias metacognitivas de leitura. Para tal, objetivou-se analisar como a ensinagem e uso de estratégias metacognitivas de leitura contribuem para potencializar a formação de leitores autônomos, reflexivos e estratégicos. Para a formação desses leitores, docentes têm se engajado para a mudança da situação de leitura no Brasil por meio de reflexão sobre o assunto e promoção de diferentes práticas. Nesse sentido, busca-se embasamento teórico nas áreas da leitura, literatura e legislação educacional brasileira; no âmbito da leitura, está ancorada na abordagem cognitiva de leitura com foco nos estudos de Smith (2003), Solé (1998), Kleiman (2011) e outros; na literatura, apoia-se em Candido (2003), Moisés (2005), Simon (2011) e outros; na legislação, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Nacional Comum Curricular (2018) e Currículo do Piauí (2020). A metodologia é pesquisa-ação numa abordagem qualitativa, dentro da qual foram estabelecidas as ações de revisão de teoria, aplicação de testes de diagnose de entrada, implementação de ensinagem de estratégias metacognitivas de leitura e diagnose de saída. Está organizada em duas partes: na primeira apresenta e discute a fundamentação teórica, descreve e analisa de forma interpretativa as compreensões das crônicas “Um caso de burro”, de Machado de Assis, “A bola”, de Luís Fernando Veríssimo, “Um pé de milho”, de Rubem Braga e “A última crônica”, de Fernando Sabino, além das análises e discussões de resultados; na segunda, apresenta anexo o caderno pedagógico de oficinas construído com base nas análises e reflexões teóricas. Participaram da pesquisa 6 alunos, que demonstraram no processo metacognitivo caminhos para a ação, reflexão e melhora na sua aprendizagem como também para direcionar o replanejamento do processo de ensinagem.Item O conto na sala de aula: um aplicativo como proposta didática(2024-03-18) Lima, Priscila Juliana Ruiz; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Mello, Diene Eire deEsta pesquisa tem como objetivo verificar as potencialidades de um aplicativo como recurso para o trabalho com contos em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental e surge em um contexto de educação digital ao qual não se pode mais estar alheio. A expansão acelerada e indefinida dos espaços virtuais navegáveis tem criado uma cultura que molda e vem sendo moldada pela tecnologia, abrindo novas perspectivas ao processo de ensino e aprendizagem. As estruturas e as formas de organização da sociedade não estão mais balizadas ou circunscritas, mas ganham novos ares e formas de socialização que inevitavelmente são refletidos na escola. As novas maneiras de ensinar e aprender não devem ser estanques a essas inovações e necessidades, no entanto é mister compreender que o uso de ferramentas digitais não garante êxito no processo de aprendizagem, todavia pode subsidiar a reflexão sobre a prática pedagógica. Por meio de pesquisa-ação, a proposta didática tem como produto educacional um aplicativo, intitulado “Contemos”, e foi implementada em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Os contos escolhidos como corpus são: “A Morta”, de Guy de Maupassant e “Os Objetos”, de Lygia Fagundes Telles. A fundamentação teórica articula diferentes perspectivas que se complementam, como reflexões sobre a linguagem e sua manifestação, à luz de Geraldi (2013), Antunes (2003; 2005) e Koch (2015; 2022); os estudos acerca do gênero conto, a partir de Moisés (2006), Cortázar (2006), Zavala (2006) e Reis (2004), além de ponderações sobre a educação e a aprendizagem em ambientes virtuais, considerando os novos modos de ser e estar no mundo hiperconectado, respaldados por Coll e Monereo (2010), Serres (2015), Santaella (2004) e Sibilia (2012). Os principais resultados apontaram avanço significativo quanto à apropriação do gênero conto e suas peculiaridades, compreensão dos textos trabalhados e produção pertinente de novas versões para as narrativas em um processo de atividade conjunta (professora/alunos/conteúdos) através de interfaces digitais. O aplicativo Contemos, enquanto experimento didático, permitiu-nos assegurar que o processo interessa mais que o produto, na medida em que foi a natureza das atividades propostas que garantiu a efetividade da tecnologia em sala de aula.Item Reflexões (d)e reflexos: uma proposta de letramento literário através da obra Alice no espelho(2024-03-22) Calsavara, Renata Dellanes Teles; Santos, Adilson dos; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Ferreira, Cláudia CristinaOs fenômenos de leitura no gênero de alta fantasia entre os adolescentes nos levam a considerar a relevância da motivação literária através de temas atuais. As atividades leitoras nos anos finais do ensino fundamental objetivam promover o letramento literário, formando leitores competentes e críticos, podendo ultrapassar as paredes da sala de aula, à medida que ofereçam aos estudantes condições necessárias para envolvê-los em tais contextos. Esta pesquisa visa a demonstrar as contribuições da literatura fantástica para desenvolver as habilidades de leitura dos estudantes, partindo de práticas interventivas literárias com a obra contemporânea Alice no espelho, de Laura Bergallo (2015). O trabalho em questão foi desenvolvido considerando a proposta de uma sequência didática apresentada por Rildo Cosson (2009) e, amparada em estratégias de leitura, conforme estudos teóricos de Isabel Solé (1998). Para tanto, após apresentação das concepções teóricas dos autores supracitados e, também, com base nos estudos teóricos de autores como: Todorov (1975), Furtado (1980) e Garcia (2007), que tematizam sobre o universo fantástico, é feita uma proposta de implementação, por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico com atividades de leitura, a fim de contribuir com os materiais utilizados pelos professores em suas práticas escolares. Como resultado, foi possível concluir que a aplicação desta sequência básica contribuiu para o processo de formação do leitor, proporcionando uma leitura significativa, uma vez que o interesse, a participação, o pensamento crítico – reflexivo e as habilidades criativas - em diferentes modos de interpretar e produzir textos - resultaram no aumento da concentração durante os estudos, devido às possibilidades de integração socioafetivas e psicológicas, pela dualidade e confrontos decorrentes do elemento insólito presente na narrativa.Item Leitura, semântica e a figura do sabiá na escola do campo(2025-02-24) Souza, Denise Vitor de; Garcia, Maria José Guerra de Figueiredo; Silveira, Marcelo; Lima, Sheila de OliveiraO presente trabalho discorre sobre a leitura autônoma e efetiva, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual do Campo, sob o ponto de vista da linguística aplicada e da semântica discursiva. O trabalho pretende elaborar uma pesquisa linguística que visa a uma reflexão sobre as condições sociais do leitor compreendido como um ser que não é sozinho e que, quando lê, os aspectos sociais mais abrangentes determinam essa leitura e tornam-se elementos essenciais para desvendar na construção do significado, ou seja, da compreensão semântica. O objetivo geral deste estudo é contribuir para a formação do leitor como sujeito no processo de leitura, proporcionando uma compreensão contextualizada, intertextual e crítica dos discursos sociais. De modo específico, objetiva-se capacitar o aluno a compreender de forma autônoma as relações intertextuais, a partir das quais cada texto cobra o seu sentido; e ensinar a gramática como estratégia lógico-conceitual para construir sentido, não apenas como regras normativas. Para isso, pretende-se analisar a figura do sabiá como pássaro que representa o Brasil e o homem do campo, por meio de textos que abordam direta ou indiretamente tal figura, como o poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias e outros. Este trabalho incumbe-se de compreender a proposta dialógica de Mikhail Bakhtin no que diz respeito à linguística e o uso dos conceitos de dialogismo e de intertextualidade para construir uma leitura abrangente e autônoma em relação a alunos do Colégio do Campo e explorar a leitura, dando ênfase à importância sobre a leitura desde a infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir do método da pesquisa-ação, examinando de modo planejado e sistemático determinadas situações cotidianas de uma sociedade-alvo, objetivando a resolução de problemas de modo colaborativo, reflexivo e original, garantindo práticas socioeducacionais mais justas e equitativas. Diversos autores consagrados na esfera educacional baseiam os pressupostos desta pesquisa, como Adélia Bezerra de Menezes Bolle (1988), Arnaldo Cortina (2000), José Luiz Fiorin (1988, 1996, 2001, 2003, 2006), José Lemos Monteiro (2002), Marcos Bagno (2007, 2011), Mikhail Bakhtin (2003, 2006), Paulo Freire (1981), e outros.Item Práticas de produção textual: o contar e o recontar de um conto(2025-05-13) Garrett, Luciane Aparecida da Silva; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Oliveira, Lolyane Cristina Guerreiro deA produção textual é uma habilidade essencial para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos estudantes. No entanto, após a pandemia de Covid-19, muitos alunos enfrentaram dificuldades significativas nessa área. Com o objetivo de abordar essas lacunas, este projeto propôs práticas pedagógicas eficazes, centradas no ensino do gênero miniconto. Para compreender plenamente o miniconto, é fundamental entender o conto, pois todas as suas características essenciais estão presentes no miniconto, ainda que de maneira mais condensada. O conto, como narrativa breve, possui personagens, enredo e um desfecho impactante, características que se intensificam no miniconto devido à sua extrema concisão. O projeto visou o desenvolvimento de um caderno pedagógico dedicado ao gênero miniconto, buscando estimular a criatividade e aprimorar a habilidade de escrita dos alunos de um colégio estadual localizado na região metropolitana sul, no município de Campo Largo. A iniciativa foi implementada por meio de oficinas práticas, nas quais os alunos participaram de atividades de escrita criativa alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). As atividades incluíram a leitura e análise de contos e minicontos, seguidas pela produção de textos autorais. Os resultados indicaram que os alunos desenvolveram maior capacidade de escrita concisa e eficaz, além de um fortalecimento da criatividade. Através das oficinas, os estudantes exploraram diferentes estilos e técnicas narrativas, o que contribuiu para uma melhoria significativa na qualidade de suas produções textuais. Especificamente no gênero miniconto, evidenciou-se um avanço na habilidade de síntese e impacto narrativo, reforçando a importância desse gênero como ferramenta pedagógica.Item Mulheres negras no livro didático de língua portuguesa : uma história a ser contadaOliveira, Georgette Vanessa Janaina Chaves de; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Silva, Suzete; Quintilhano, Silvana RodriguesResumo: Nesta pesquisa, pretendemos verificar de que modo as mulheres negras estão representadas nos livros didáticos Para esse fim, utilizaremos como corpus de análise três coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano enviadas por editoras para a escolha nas últimas ofertas para uma escola do município de Ivaiporã, estado do Paraná e autorizadas às escolas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC/FNDE, por meio do Programa Nacional do Livro Didático, sendo Português Linguagens de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães, Para Viver Juntos: Português, de Cibele Lopresti Costa, Greta Marchetti, Jairo J Batista Soares e Vontade de Saber Português de Rosemeire Aparecida Tavares e Tatiane Brugnerotto Conselvan Este trabalho pretende, além das análises dessa representação da mulher negra nos livros didáticos, sugerir abordagens do tema na educação especialmente na disciplina de Língua Portuguesa, visando atender à exigências da LEI 1639/3 Propomos, inicialmente, a abordagem da temática do gênero para adentrarmos as discussões sobre raça/etnia e a investigação da presença da mulher negra nos livros didáticos Os teóricos selecionados para reflexão são Pierre Bordieau e Jean Claude Passeron (1998) e Louis Althusser (197) no que tange a dois conceitos – violência simbólica e aparelhos ideológicos do Estado, uma vez que não temos leituras profundas sobre os autores e Jurjo Torres Santomé (213) culturas negadas e silenciadas nos currículos; Paulo Freire (1987, 211) sobre a questão da educação como propiciadora do desenvolvimento, e a responsabilidade da profissão de professor/professora; Simone de Beauvoir (198), Mary Del Priore (29), Guacira Lopes Louro (1997) e Heleieth Saffioti (213) em relação à temática específica de gênero na sociedade contemporânea e como mediar essas relações na escola; sobre a visibilidade do negro no Brasil, os aspectos culturais e identitários nos valeremos aqui dos escritos de Kabengelê Munanga (1988/23) e sobre a mulher negra os estudos de Sueli Carneiro e Tereza Santos (1985) e Nilma Lino Gomes (25) O trabalho de Paulo Vinícius Baptista da Silva (28) contribuirá nas reflexões sobre o livro didático, suas veiculações e o racismo em livros didáticos de Língua PortuguesaItem Não existem histórias em quadrinhos sem pontos : um estudo sobre a pontuaçãoFiori, Silvana Regina Xisto; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Fraga, Letícia; Rodrigues, Flávio Luis FreireResumo: O objetivo principal, neste projeto, é elaborar uma proposta de intervenção, no formato de Caderno Pedagógico, destacando as características do gênero tira cômica com ênfase no ensino contextualizado do uso dos sinais de pontuação na construção de sentidos Espera-se, com isso, reduzir as dificuldades com a pontuação, de modo a contribuir para as práticas de leitura e escrita dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Diante disso, para trabalhar os conteúdos básicos da grade curricular — Oralidade, Leitura e Escrita — com a intenção de melhorar o desempenho dos alunos, escolheu-se a tira cômica, gênero que conjuga as linguagens verbal e não verbal, para narrar uma história A parte teórica — na forma desta Dissertação de mestrado, volume 1 — é constituída pela caracterização do gênero tira cômica como gênero do discurso; identificação e descrição dos recursos da linguagem dos quadrinhos; conceituação da gramática, a partir da visão prescritiva e da visão descritiva e elencar os usos prescritos nos manuais de gramática sobre a pontuação, que resultou pela escolha das diretrizes para o trabalho contextualizado com a pontuação A partir do estudo da pontuação na tira cômica, este trabalho está baseado prioritariamente nas ideias bakhtinianas de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992; 23; 216), na linguagem dos quadrinhos (ACEVEDO, 199; CAGNIN, 214; RAMOS, 21; VERGUEIRO, 24), no humor (POSSENTI, 1996, 1998, 21; TRAVAGLIA, 199), nas concepções de gramática (ANTUNES, 27; 214; FRANCHI, 26) e na pontuação (ALMEIDA, 1976; CUNHA, CINTRA, 21; LIMA, 211; LUFT, 22; PIACENTINI, 212) A metodologia usada para a proposta interventiva será a pesquisa qualitativa (BORGES, 216; 219; THIOLLENT, 1986; 214), organizada em três etapas: 1) diagnóstico do problema; 2) construção de conhecimentos sobre linguagem dos quadrinhos e sobre pontuação, a partir de textos materializados nas linguagens verbal e visual: tira cômica; 3) execução: realização das atividades sobre o uso da pontuação como construção de sentidos na tira cômica Ressalta-se, por fim, que o estudo da pontuação, a partir do gênero tira cômica, promoveu, de maneira contextualizada, a construção de conhecimentos tanto da linguagem e dos gêneros quadrinísticos como do uso dos sinais de pontuação na construção de sentidos do textoItem Letramento escolar : da oralidade letrada à produção escrita argumentativaSilva, Neide Alves Gonçalves da; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Gregório, Regina MariaResumo: O presente trabalho está caracterizado como pesquisa-ação, pela participação do pesquisador que ultrapassa o nível do levantamento de deficiências em busca de ações que possibilitem avaliar mais estreitamente esses problemas e a adoção de alternativas possíveis para sua minimização O objetivo principal é investigar de que modo a realização de diversas práticas significativas de letramento que antecedem e acompanham a produção do gênero discursivo debate pode contribuir para a promoção e a construção da oralidade letrada e, também, para o desenvolvimento da capacidade de produzir o gênero discursivo artigo de opinião Essa pesquisa foi realizada junto aos alunos do 8º Ano de uma instituição de ensino da rede pública, na disciplina de língua portuguesa, sob a responsabilidade da professora-pesquisadora e regente de turma Os referenciais teóricos que fundamentam essa pesquisa estão vinculados à concepção sociointeracionista da linguagem (BAKHTIN, 23), aos novos estudos de letramento (STREET, 214; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999), aos estudos sobre oralidade e escrita (MARCUSCHI, 25; KOCH, 211), sobre a oralidade letrada (CAMPOS ALMEIDA, 212), sobre a implementação de projetos de letramento (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 211) e aos estudos do ensino de gênero oral e escrito em sala de aula e sua transposição didática (DOLZ; SCHNEUWLY; DE-PIETRO 24; COSTA-HÜBES, 29) Após a efetivação de um conjunto de práticas de letramento envolvendo atividades de leitura, oralidade e escrita, sobre um tema de interesse dos alunos, pesquisado em diversos gêneros do discurso publicados em vários suportes, foi possível aprimorar a competência linguístico-discursiva, tanto na produção quanto na recepção de textos argumentativos orais e escritosItem Uso de enunciados proverbiais em crônicas na Olimpíada de Língua PortuguesaOliveira, Valdineia Aparecida dos Santos; Silva, Suzete [Orientador]; Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios; Godoy, Maria Carolina deResumo: As (DCEs) Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Portuguesa (PARANÁ, 28) orientam que no processo de ensino da Língua Materna o aluno seja levado a refletir sobre o uso da linguagem em situações reais, uso que se materializa nos diversos textos que circulam socialmente, nos quais a leitura e a escrita não estão baseadas apenas em tipologias textuais, mas na noção de Gêneros Assim, com o apoio dos pressupostos bakhtinianos e do Interacionismo Sociodiscursivo, este trabalho traz os resultados de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) realizado por meio de uma sequência didática, com o intuito de contribuir para o processo do ensino, da aprendizagem e da construção de estratégias de leitura e de escrita, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por intermédio do gênero textual crônica e provérbios Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação, na qual foi realizada um estudo sobre o efeito de sentido provocado pelas sentenças proverbiais nas produções textuais (crônicas) de alunos de uma escola pública da cidade de Figueira-PR, produzidas em 214, conforme as orientações do Caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro A análise das produções apoiou-se nos pressupostos teóricos relacionados à coerência e coesão de Koch (23-214) A sequência didática realizada privilegiou o diálogo entre a tradição oral e escrita, fornecendo subsídios para compreensão da cultura e o aperfeiçoamento da produção textual mediante o estudo das características próprias do gênero oral e narrativo comuns ao provérbio e à crônica As contribuições da Linguística Textual expostas neste trabalho permitem uma reflexão sobre o trabalho de produção de textos A partir dessas considerações, busca-se abordar o ensino de Língua de Língua Materna, especialmente a produção textual, sob um novo paradigma, de forma a contribuir para a reflexão de uma nova prática pedagógica