02 - Mestrado Profissional - Letras
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Item Literatura juvenil e competência leitora: uma proposta de letramento literário com a obra A face oculta(2023-03-23) Campos, Ronnie Roberto; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Pinheiro, Alexandra Santos; Lima, Sheila OliveiraDados coletados da edição mais recente do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA (2018) e da Prova Brasil (2019) revelam que grande parte dos estudantes matriculados nos oitavos anos, embora decodificassem a escrita, demonstravam considerável falta de compreensão dos textos lidos, fazendo apenas leituras superficiais e sem atribuir sentidos aos textos. Advinda dessas constatações, descortina-se uma questão desafiadora: Como desenvolver nesses meninos e meninas a competência leitora e de interpretação de textos previstas para essa faixa etária? Alicerçado em autores como Cosson (2009), Passarelli (2004), Maia (2007), Soares (2009) e Zappone (2008) e admitindo que atividades estratégicas em torno de textos da literatura juvenil sejam eficientes para promover melhorias no desenvolvimento da leitura e da interpretação de textos, proponho uma sequência didática a partir da obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado, apoiada nas etapas sugeridas pela “sequência básica” desenvolvida por Cosson (2009, p. 51): motivação, introdução, leitura e interpretação. Os encaminhamentos previstos nesta proposta ressaltam as especificidades estruturais do texto com vistas a conduzir o leitor a uma prática social da leitura, de tal forma que sua interação com o texto se configure como o viés para a construção dos sentidos.Item Diário de leitura: um instrumento didático na constituição da subjetividade leitora no ensino fundamental(2023-04-11) Souza, Raquel Aparecida Carlos de; Lima, Sheila Oliveira; Corsi, Margarida da Silveira; Pascolati, SoniaO trabalho com a leitura literária no ambiente escolar adota várias abordagens, no entanto, as representações e percepções do leitor não recebem a devida importância. Existe uma defasagem de propostas que contemplem a subjetividade leitora e percebe-se a falta de conhecimento por parte dos professores sobre a temática. Nesse contexto, propusemos como questão norteadora de nossa investigação: em que medida a subjetividade leitora é fator fundamental para a formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental? A partir disso, elencamos como objetivo geral da pesquisa propor maior atenção à subjetividade no processo de formação do leitor por meio de um projeto de trabalho com a leitura fortemente amparado numa concepção de leitura alicerçada na subjetividade. A proposta didática foi aplicada em uma turma de 8º ano e consistiu na leitura de textos acompanhada de atividades de aprofundamento e discussões, o que possibilitou a análise de marcas subjetivas do leitor, registradas em diários durante as leituras literárias, antes e depois do trabalho orientado com os textos. A pesquisa fundamenta-se nos teóricos Rouxel (2012), (2013), Jouve (2002), (2013) e Petit (2009) para discutir processos de subjetividade leitora e Colomer (2007) no que tange ao ensino de literatura. O percurso possibilitou reflexões sobre o ensino de literatura, a pertinência da mediação do professor por meio de metodologias adequadas e a relevância da subjetividade no processo formativo de leitores. Os resultados evidenciam o diário de leitura como uma proposta que valoriza o envolvimento subjetivo do leitor com a obra além de estimular o desenvolvimento da criticidade.Item Os gêneros quadrinísticos e os direitos humanos: entre imagens e palavras o combate à discriminação.(2023-04-23) Fernandes, Alessandra Cristina; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Santos, Adilson dos; El Kadri, Michele SallesEste trabalho foi estruturado pautado em dois pilares: a pesquisa e a intervenção pedagógica. Dessa maneira, foram traçados dois objetivos gerais, sendo respectivamente refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com os gêneros e desenvolver atividades a partir dos gêneros quadrinísticos, por meio da proposta de intervenção. Assim, essa pesquisa de cunho qualitativo e interventista partiu de uma revisão bibliográfica e culminou no desenvolvimento de uma proposta de intervenção a partir da elaboração do Caderno Pedagógico. A proposição desse material é resultado da reflexão acerca das legislações anteriores e vigentes, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), que orientam o ensino, da revisão bibliográfica de teóricos que se debruçaram a pesquisar o Livro Didático e o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais, como Bunzen (2005), Cassiano (2007), Choppin (2004), Coracini (1999), Dionisio (2001), Lajolo (1996), Marcuschi (2003 - 2020), Munakata (2012), Rama e Vergueiro (2012), Silva Ota (2009), Soares (2002), bem como da perspectiva da pedagogia histórico crítica de Gasparin (2009). Neste sentido, Dissertação e Caderno Pedagógico buscam estabelecer um diálogo entre teoria e prática para que haja, então, o desenvolvimento de um leitor crítico diante de tantas formas de discriminação social encontradas na sociedade contemporânea. Espera-se que essa proposta possa auxiliar a ação docente, sobretudo na escola pública, complementando as atividades trazidas pelo Livro Didático do 6º ano, correspondente à Coleção Tecendo Linguagens e contribuir, ainda, com as discussões acerca desse tema, demonstrando a importância do movimento de inserção dos quadrinhos no âmbito educacional.Item O ensino de Língua Portuguesa mediado por contos de mistério no suporte zine(2023-04-25) Cavalheiro, Adriana Mainardes; Nascimento, Cláudia Lopes; Nascimento, Elvira Lopes; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Rodrigues, Flávio Luís FreireApesar de os documentos oficiais PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (BRASIL, 2018) apresentarem em seu bojo a adoção de uma perspectiva discursiva enunciativa de trabalho pedagógico com a linguagem, pesquisas no campo da Linguística Aplicada ainda apontam para um ensino comprometido por problemas de várias ordens, entre eles, a dificuldade do professor de língua portuguesa em desenvolver suas práticas pedagógicas. É consenso entre teóricos e pesquisadores o fato de que o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa pautado no trabalho com práticas de linguagem, associadas às práticas sociais, é que promove o letramento do aluno. Assim, com base na concepção bakhtiniana de linguagem e de gênero discursivo, no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; 2006a, 2006b, 2006c), em sua vertente voltada ao ensino de línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), dos estudos sobre contos de Barthes (1971), Barbosa (2001), Gotlib (2006), dos estudos sobre fanzine de Andraus (2013), Guimarães (2020), Santos Neto (2010), Magalhães (2013), que essa pesquisa foi desenvolvida com objetivo de contribuir para a instrumentalização do professor a partir da elaboração de uma Sequência didática (SD) com o gênero conto de mistério. Para tanto, a base metodológica que dá suporte a este trabalho reside na abordagem qualitativa. O suporte do método baseia-se em uma investigação exploratória (GIL, 2008), uma vez que apenas apresenta uma proposta de trabalho aplicável e coerente, ou seja, uma possibilidade de intervenção na realidade escolar, segundo os critérios de competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Desta pesquisa, concluiu-se que: a proposta de trabalho pedagógico com gêneros textuais, do Grupo de Genebra, a partir da construção de um Modelo didático atende ao objetivo de proporcionar ao professor a dimensão daquilo que é ensinável do gênero, tendo em vista o ano/série dos alunos, possibilitando a elaboração de uma sequência didática.Item Erros ortográficos na escrita de alunos do 7º ano: investigando as motivações para uma proposta de atividades pedagógicas de intervenção(2023-04-27) Lourenço, Talita Gomes Casonato; Kailer, Dircel Aparecida; Sobral, Denson André Pereira da Silva; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaÀ luz da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), a partir do levantamento dos erros decorrentes da interferência de regras fonológicas variáveis e dos erros decorrentes da não apropriação das regras ortográficas nas produções escritas dos alunos do 7º ano, a presente dissertação objetiva elaborar atividades pedagógicas de intervenção. Além disso, objetiva-se também a) identificar a motivação dos erros, se são provenientes da falta de domínio da convenção ortográfica pela própria arbitrariedade do sistema ou provenientes da transposição da fala para a escrita compreendendo o processo fonológico ocorrido; b)auxiliar o trabalho pedagógico da pesquisadora com sua turma de 7º ano, através da pesquisa-ação em uma escola da zona oeste de Londrina. O corpus analisado faz parte dos dados levantados por meio das produções textuais dos alunos do 7º ano de uma escola pública de Londrina. Como trata-se de uma pesquisa-ação, priorizou-se uma análise de abordagem qualitativa, Gil (2008). Além desses autores, a presente pesquisa embasou-se também em outros que discutem a aquisição, o ensino de língua portuguesa em um viés inclusivo como Cagliari (1991), Geraldi (1999), Magda Soares (2002), Faraco (2002, 2008), Travaglia (2003), Bortoni-Ricardo (2005), Marcuschi (2005) e Morais (2010),entre outros. De acordo com a análise dos principais resultados, verificou-se que os os erros mais recorrentes nas produções escritas dos alunos a partir dos processos fonológicos foram a apócope, alçamento, monotongação e vocalização. Na fala esses processos geralmente não sofrem preconceito linguístico, ou seja, não são estigmatizados, por isso são considerados graduais nos termos de Bortoni-Ricardo (2004). Além desses processos graduais que possivelmente são transpostos da fala para a escrita, houve grande ocorrência de erros ortográficos, principalmente, em relação as letras gráficas que representam os fonemas (/s/ e /z/).Item Literatura indígena na sala de aula(2023-06-02) Rosa, Soraya; Lima, Sheila Oliveira; Godoy, Maria Carolina de; Guerra, Maria JoséA presente pesquisa tem por objeto de estudo o ensino da literatura indígena como conteúdo a ser abordado na formação do leitor e de sua identidade em todas as etapas da Educação Básica, tendo como enfoque para a aplicação do caderno de atividades o 6º ano do Ensino Fundamental II. A publicação da Lei nº 11.645/08 é a base legal que fundamenta a necessidade desta pesquisa para a inserção deste conteúdo em sala de aula, visto que a ausência deste ensino perdura até os dias atuais. Para que haja um efetivo ensino da literatura indígena fez-se necessário o estudo das características que a compõem em toda sua complexidade, são elas: a contextualização histórica, a oralidade, o eu-coletivo, a pluralidade cultural, o bilinguismo a narrativa mítica, a ancestralidade, a ilustração, a sustentabilidade. Ademais das peculiaridades literárias a elaboração das atividades envolveu os conceitos de multiletramento, multimodalidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Cada um dos conceitos está permeado de exemplos da literatura indígena. As obras foram escolhidas priorizando a autoria aborígene. A pesquisa dividiu-se em dois volumes: o Volume I, é composto de um estudo mais teórico e bibliográfico que culmina na análise dos livros: Antes o mundo não existia; A queda do céu; Sabedoria das águas; e O pajé que virou onça; já o Volume II é um caderno de atividades alicerçado em diversas obras, sendo as principais: As Fabulosas Fábulas do Iauaretê; A Terra dos Mil Povos: História Indígena do Brasil Contada por um Índio; Kaba Darebú; Noite e Dia na Aldeia; Awyató-Pót: Histórias Indígenas para Crianças; A Pescaria do Curumim e Outros Poemas Indígenas; Brasil; A Cura da Terra, Não Há Fronteiras para o Pertencimento e Canção Peregrina, de Graça Graúna. As obras: Ay Karyri Tama (Eu Moro Na Cidade) e A caveira rolante, a mulher lesma e outras histórias indígenas de assustar estão presentes nos dois volumes com poemas e contos diferentes respectivamente. A aplicabilidade deste conteúdo é possível e de essencial importância na formação identitária do leitor crítico e do cidadão ativo e conhecedor de sua história.Item Gênero discursivo: a habilidade de escrever cartas na educação de jovens e adultos(2023-07-28) Furihata, Sandra Aparecida Machado; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Santana, Andreia da Cunha Malheiros; Santos, Givan José Ferreira dos; Garcia, Maria José Guerra de FigueiredoEsta pesquisa, utiliza-se da abordagem qualitativa, adotando a pesquisa-ação como método. O foco da pesquisa é o desenvolvimento da leitura e da escrita, utilizando os gêneros discursivos como ferramenta, em especial, a Carta, um dos gêneros mais utilizados na comunicação do cotidiano, atualmente realizada por meio eletrônico. Este trabalho desenvolveu-se para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade de ensino é destinada a uma parcela da população que não teve oportunidade em idade própria ou interrompeu seus estudos, antes de concluírem o Ensino Fundamental ou Médio. Considerando os obstáculos sociais em que vivem esses alunos e da defasagem das práticas discursivas da língua, surgiu a motivação para a realização desta pesquisa. O objetivo é refletir de que maneira os gêneros discursivos podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades linguísticas de leitura e escrita na sala de aula. Como objetivos específicos, procuramos elaborar uma proposta didática para apoiar o professor em seu planejamento e implementação de atividades que favoreçam o aprendizado dos alunos; descrever e analisar a aplicação do material didático; analisar a qualificação das produções textuais dos estudantes da EJA. Ressaltamos que os objetivos foram alcançados, considerando a aplicação da proposta e análise das produções. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin (1997) sobre os gêneros discursivos, documentos legais que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa e outros estudiosos, como Geraldi (1993). Esses pesquisadores têm contribuições significativas para o estudo dos gêneros e para embasar a análise e a elaboração da proposta didática.Item A reescrita textual como estratégia de aperfeiçoamento da competência escritora no Ensino Fundamental Anos Iniciais(2023-07-28) Lima, Valdir Roque de; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Silva, Rovilson José daA ideia da pesquisa aconteceu ao observar, na Escola Municipal Noêmia Malanga, de Londrina, a dificuldade e a resistência dos alunos em produzir textos. Diante disso, esta pesquisa buscou transformar o ensino de produção textual no ambiente escolar. Conforme Fiad e Mayrink-Sabinson (1993), essa dificuldade decorre de a produção escrita ser realizada de forma desvinculada da realidade social do aluno, produzindo uma peça considerada pronta e acabada na primeira versão. Nesse sentido, este trabalho se ancora em pressupostos teóricos diversos, como a concepção dialógica e interacional de linguagem, proposta pelo círculo de Bakhtin, que compreende no texto/enunciado elemento de linguagem com significado real na interação, ou seja, na constituição de indivíduos enquanto sujeitos de discursos. Desse modo, a fim de minimizar a resistência dos alunos quanto à produção de textos, introduziu-se o processo da reescrita em suas produções textuais e, também, a reflexão de que não precisamos ser a origem de tudo o que escrevemos. Realizamos a reescrita de minicontos e notícias de jornal, respeitando cada etapa como parte essencial do processo. Assim, sob a orientação do docente, os alunos escolheram os textos-fontes para a escrita, com a mediação do professor motivando a reflexão para o estudante se colocar como sujeito de um novo dizer, imaginando um ou mais interlocutores em sua interação comunicativa. Logo, não foi mais um texto apenas para o professor atribuir nota, mas para o estudante ser autor do dizer, tendo alguém para interagir, mesmo que interlocutores imaginários. A intenção é que a produção em etapas passe a ser um processo natural: planejamento, produção, revisão e reescrita. Para tanto, buscamos pressupostos teóricos em fontes que favorecem o tema, como: Geraldi (1997; 2011), Passarelli (2004), Agustini (2019), Prestes (1991; 2002), Bakhtin (2010), Gompertz (2015), Ruiz (2020) e Fiad (1991; 1997a; 1997b; 2006). Com isso, pudemos mostrar a importância da mediação docente e suas contribuições nas adequações do texto do aluno, até a reescrita. Os resultados obtidos durante o processo da pesquisa nos possibilitaram perceber que: a) é necessário implementar a concepção de escrita em etapas; b) a reescrita de texto de outro autor encoraja o aluno; c) a produção textual com o objetivo da interação motiva o aluno; d) a mediação do professor, nessas etapas, é imprescindível, favorecendo a reflexão dos alunos sobre suas produções; e) é importante iniciar o trabalho de produção textual em etapas, ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, valorizando a revisão e a reescrita.Item Letramento afroliterário infantojuvenil e formação docente continuada antirracista(2023-07-28) Bordonal, Simone; Pascolati, Sonia; Godoy, Maria Carolina de; Valente, Thiago AlvesA pesquisa propôs a elaboração e aplicação de um curso de formação continuada para professores de Língua Portuguesa, História, Geografia e pedagogos do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Londrina, Paraná. O curso teve como objetivo promover o letramento afroliterário de professores do Ensino Fundamental, por meio de aporte teórico e obras literárias infantojuvenis afro-brasileiras, e está ancorado na Lei 10.639/2003, que alterou a LDB 9394/96 e versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Para tanto, foram elaborados e aplicados 06 encontros virtuais abordando os seguintes temas: Lei 10.639/2003, contextualização histórica e cultural da África; educação antirracista; reconhecimento e valorização cultural, social e estética; ancestralidade; oralidade; colonialidade/ decolonialidade; alteridade; ilustração; mitologias; religiões de matriz africana. Durante os encontros, foram apresentadas e analisadas várias obras de literatura infantojuvenil afro-brasileira em consonância com os temas teóricos tratados em cada encontro. O curso foi realizado em ambiente virtual, de forma síncrona, contando com alguns convidados (escritora Professora Mestre Sonia Rosa, orientadora Professora Doutora Sonia Pascolati, atriz e arte educadora Edna Aguiar, Professor Mestre e Babalorixá Frederico Faustino, Professor Doutor Leandro Passos e Professora Mestre Luana Passos) e de forma assíncrona com leituras teóricas e literárias. As bases teóricas da pesquisa estão na legislação federal que trata da inserção da História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar e autores que se debruçam sobre o antirracismo na escola: Kabenguele Munanga (2000), Eliane Cavalleiro (2001), Djamila Ribeiro (2019); autoras que analisam obras sobre a diversidade étnico-racial: Eliane Debus (2017), Nilma Lino Gomes (2012), entre outros; e sobre letramento literário: Renata Souza e Rildo Cosson (2011). A dissertação é composta por dois volumes: no primeiro, há o aporte teórico da pesquisa e a análise de dados; no segundo, consta o material utilizado nos encontros síncronos. Foi possível constatar que os cursistas, a partir da análise de obras literárias infantojuvenis afro-brasileiras e discussões teóricas, puderam ressignificar a prática docente, buscando identificar, analisar e promover uma educação antirracista.Item Papéis sociais de gênero e multiletramentos : pesquisa-ação na escola(2024-01-23) Novais, Francielle Bianquini de; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Borges, Maria Isabel; Schröder, Luciane ThoméPartindo da constatação de que os papéis sociais de gênero tais como definidos pelo patriarcado têm impacto nas relações entre meninas e meninos em ambiente escolar e fora dele, esta pesquisa dedicou-se a refletir sobre as questões de gênero na sociedade contemporânea e inserir múltiplos gêneros textuais em sala de aula, na perspectiva multimodal e multissemiótica, impactando, sob a ótica dos multiletramentos, no processo de des(re)construção das relações de gênero a partir da elaboração e implementação de uma unidade didática em turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no Espírito Santo. A proposta objetivou abordar e discutir papéis sociais de gênero na obra literária infantojuvenil Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, em intersecção com outros gêneros textuais multimodais, além de refletir e conscientizar, por meio de multiletramentos, sobre as consequências do machismo, da desigualdade e da violência de gênero na emancipação social das meninas e dos meninos do 9º ano de forma a impactar nas relações sociais, propiciando uma visão crítica a respeito dos papéis sociais de homens e mulheres e contribuir para a igualdade de gênero no espaço escolar e em seu entorno social. A proposta pedagógica parte da obra literária Bisa Bia, Bisa Bel, em diálogo com diferentes gêneros textuais como objetos de ensino, a saber: cartuns de Cecile Bertrand, Plantu e Cristina Sampaio; tiras cômicas de Alexandre Beck e Charles Schulz e charge de Duke como gêneros quadrinísticos; memes do Facebook de JPcolmedia e Bode Gaiato como gêneros textuais típicos das redes sociais de amplo acesso, além das peças publicitárias disponíveis no Youtube: “Pilotar fogão?” da Chevrolet Brasil e “Boys don´t cry” da White Ribbon PSA. Como aporte teórico sobre multiletramentos, utilizamos as reflexões de The New London Group (1996), Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis e Cope (2005); sobre os gêneros textuais dos quadrinhos, Ramos (2009); sobre representações de papéis sociais de gênero, Bourdieu (1999), Connell e Messerschmidt (2005), e Scott (1995); e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e o Currículo do Espírito Santo (2018). A implementação da unidade didática ocorreu entre outubro e novembro de 2023 e possibilitou a ampliação de recursos multissemióticos em sala de aula, desenvolvendo a leitura e a interpretação dos estudantes, além de promover um espaço de diálogo e construção do pensamento crítico, por meio dos multiletramentos, acerca das desigualdades de gênero e da necessidade de uma sociedade mais equânime para mulheres e homens.Item Ancestralidade num baú de histórias: formando leitores por meio da literatura de temática africana(2024-03-12) Almeida, Maria Elisabeth Stoberl de; Santos, Adilson dos; Godoy, Maria Carolina de; Rodrigues, Flávio Luis FreireA presente pesquisa tem por objetivo o estudo da temática da cultura africana na literatura infantil e juvenil, tendo em vista o letramento literário dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa de turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Custódio Netto, bem como contribuir com o trabalho de professores da rede pública e minimizar as lacunas encontradas na formação acadêmica no que se refere à abordagem dessa temática, mediante a proposta de uma sequência pedagógica a ser implementada. Faz-se necessário o trabalho com a História e Cultura Afro-Brasileira como pede a Lei 10.639/03. Para isso, partimos de estudos sobre a legislação vigente para a literatura - BNCC, PCNs, as leis 10.639/03 e 11.645/08, assim como estudos sobre alfabetização e letramento, letramento literário e afroliterário, leitura subjetiva e o instrumento diário de leitura. Contamos com um aparato teórico com autores como Solé, Rojo, Cosson, Rouxel, Machado, Buzzo, Debus, Munanga, Cuti, entre outros. Pensando no letramento literário com obras que tocam à temática da cultura africana e afro-brasileira, delimitamos à primeira, africana, objetivando levar conhecimento sobre essa cultura, que na verdade, é uma das bases da afro-brasileira. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa-ação que efetivará o trabalho com os alunos por meio de uma sequência pedagógica fundamentada nos estudos de Cosson, incluindo obras literárias de um corpus com a temática da literatura africana, O baú das histórias e O coração do Baobá, dentre outras obras de literatura africana que compõem um baú de livros, denominado Baú-Obá, a ser utilizado para a divulgação de tradicionais contos africanos, com a finalidade de conhecer e enaltecer essa cultura, que fez parte da formação da cultura afro-brasileira.Item Contribuições das estratégias metacognitivas de leitura para a compreensão de crônica(2024-03-15) Sousa, Clemilda da Silva; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Santos, Adilson dos; Lunardelli, Mariangela GarciaEsta pesquisa surgiu a partir da necessidade de intervir nas dificuldades de compreensão leitora de estudantes do 8º ano da Unidade Escolar Matias Olímpio. Para isso foram investigadas se as dificuldades de compreensão leitora evidenciadas pelas atividades de leitura em sala e avaliações externas poderiam ser reduzidas com a ensinagem de estratégias metacognitivas de leitura. Para tal, objetivou-se analisar como a ensinagem e uso de estratégias metacognitivas de leitura contribuem para potencializar a formação de leitores autônomos, reflexivos e estratégicos. Para a formação desses leitores, docentes têm se engajado para a mudança da situação de leitura no Brasil por meio de reflexão sobre o assunto e promoção de diferentes práticas. Nesse sentido, busca-se embasamento teórico nas áreas da leitura, literatura e legislação educacional brasileira; no âmbito da leitura, está ancorada na abordagem cognitiva de leitura com foco nos estudos de Smith (2003), Solé (1998), Kleiman (2011) e outros; na literatura, apoia-se em Candido (2003), Moisés (2005), Simon (2011) e outros; na legislação, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Nacional Comum Curricular (2018) e Currículo do Piauí (2020). A metodologia é pesquisa-ação numa abordagem qualitativa, dentro da qual foram estabelecidas as ações de revisão de teoria, aplicação de testes de diagnose de entrada, implementação de ensinagem de estratégias metacognitivas de leitura e diagnose de saída. Está organizada em duas partes: na primeira apresenta e discute a fundamentação teórica, descreve e analisa de forma interpretativa as compreensões das crônicas “Um caso de burro”, de Machado de Assis, “A bola”, de Luís Fernando Veríssimo, “Um pé de milho”, de Rubem Braga e “A última crônica”, de Fernando Sabino, além das análises e discussões de resultados; na segunda, apresenta anexo o caderno pedagógico de oficinas construído com base nas análises e reflexões teóricas. Participaram da pesquisa 6 alunos, que demonstraram no processo metacognitivo caminhos para a ação, reflexão e melhora na sua aprendizagem como também para direcionar o replanejamento do processo de ensinagem.Item O conto na sala de aula: um aplicativo como proposta didática(2024-03-18) Lima, Priscila Juliana Ruiz; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Mello, Diene Eire deEsta pesquisa tem como objetivo verificar as potencialidades de um aplicativo como recurso para o trabalho com contos em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental e surge em um contexto de educação digital ao qual não se pode mais estar alheio. A expansão acelerada e indefinida dos espaços virtuais navegáveis tem criado uma cultura que molda e vem sendo moldada pela tecnologia, abrindo novas perspectivas ao processo de ensino e aprendizagem. As estruturas e as formas de organização da sociedade não estão mais balizadas ou circunscritas, mas ganham novos ares e formas de socialização que inevitavelmente são refletidos na escola. As novas maneiras de ensinar e aprender não devem ser estanques a essas inovações e necessidades, no entanto é mister compreender que o uso de ferramentas digitais não garante êxito no processo de aprendizagem, todavia pode subsidiar a reflexão sobre a prática pedagógica. Por meio de pesquisa-ação, a proposta didática tem como produto educacional um aplicativo, intitulado “Contemos”, e foi implementada em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Os contos escolhidos como corpus são: “A Morta”, de Guy de Maupassant e “Os Objetos”, de Lygia Fagundes Telles. A fundamentação teórica articula diferentes perspectivas que se complementam, como reflexões sobre a linguagem e sua manifestação, à luz de Geraldi (2013), Antunes (2003; 2005) e Koch (2015; 2022); os estudos acerca do gênero conto, a partir de Moisés (2006), Cortázar (2006), Zavala (2006) e Reis (2004), além de ponderações sobre a educação e a aprendizagem em ambientes virtuais, considerando os novos modos de ser e estar no mundo hiperconectado, respaldados por Coll e Monereo (2010), Serres (2015), Santaella (2004) e Sibilia (2012). Os principais resultados apontaram avanço significativo quanto à apropriação do gênero conto e suas peculiaridades, compreensão dos textos trabalhados e produção pertinente de novas versões para as narrativas em um processo de atividade conjunta (professora/alunos/conteúdos) através de interfaces digitais. O aplicativo Contemos, enquanto experimento didático, permitiu-nos assegurar que o processo interessa mais que o produto, na medida em que foi a natureza das atividades propostas que garantiu a efetividade da tecnologia em sala de aula.Item Reflexões (d)e reflexos: uma proposta de letramento literário através da obra Alice no espelho(2024-03-22) Calsavara, Renata Dellanes Teles; Santos, Adilson dos; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Ferreira, Cláudia CristinaOs fenômenos de leitura no gênero de alta fantasia entre os adolescentes nos levam a considerar a relevância da motivação literária através de temas atuais. As atividades leitoras nos anos finais do ensino fundamental objetivam promover o letramento literário, formando leitores competentes e críticos, podendo ultrapassar as paredes da sala de aula, à medida que ofereçam aos estudantes condições necessárias para envolvê-los em tais contextos. Esta pesquisa visa a demonstrar as contribuições da literatura fantástica para desenvolver as habilidades de leitura dos estudantes, partindo de práticas interventivas literárias com a obra contemporânea Alice no espelho, de Laura Bergallo (2015). O trabalho em questão foi desenvolvido considerando a proposta de uma sequência didática apresentada por Rildo Cosson (2009) e, amparada em estratégias de leitura, conforme estudos teóricos de Isabel Solé (1998). Para tanto, após apresentação das concepções teóricas dos autores supracitados e, também, com base nos estudos teóricos de autores como: Todorov (1975), Furtado (1980) e Garcia (2007), que tematizam sobre o universo fantástico, é feita uma proposta de implementação, por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico com atividades de leitura, a fim de contribuir com os materiais utilizados pelos professores em suas práticas escolares. Como resultado, foi possível concluir que a aplicação desta sequência básica contribuiu para o processo de formação do leitor, proporcionando uma leitura significativa, uma vez que o interesse, a participação, o pensamento crítico – reflexivo e as habilidades criativas - em diferentes modos de interpretar e produzir textos - resultaram no aumento da concentração durante os estudos, devido às possibilidades de integração socioafetivas e psicológicas, pela dualidade e confrontos decorrentes do elemento insólito presente na narrativa.Item Leitura, semântica e a figura do sabiá na escola do campo(2025-02-24) Souza, Denise Vitor de; Garcia, Maria José Guerra de Figueiredo; Silveira, Marcelo; Lima, Sheila de OliveiraO presente trabalho discorre sobre a leitura autônoma e efetiva, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual do Campo, sob o ponto de vista da linguística aplicada e da semântica discursiva. O trabalho pretende elaborar uma pesquisa linguística que visa a uma reflexão sobre as condições sociais do leitor compreendido como um ser que não é sozinho e que, quando lê, os aspectos sociais mais abrangentes determinam essa leitura e tornam-se elementos essenciais para desvendar na construção do significado, ou seja, da compreensão semântica. O objetivo geral deste estudo é contribuir para a formação do leitor como sujeito no processo de leitura, proporcionando uma compreensão contextualizada, intertextual e crítica dos discursos sociais. De modo específico, objetiva-se capacitar o aluno a compreender de forma autônoma as relações intertextuais, a partir das quais cada texto cobra o seu sentido; e ensinar a gramática como estratégia lógico-conceitual para construir sentido, não apenas como regras normativas. Para isso, pretende-se analisar a figura do sabiá como pássaro que representa o Brasil e o homem do campo, por meio de textos que abordam direta ou indiretamente tal figura, como o poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias e outros. Este trabalho incumbe-se de compreender a proposta dialógica de Mikhail Bakhtin no que diz respeito à linguística e o uso dos conceitos de dialogismo e de intertextualidade para construir uma leitura abrangente e autônoma em relação a alunos do Colégio do Campo e explorar a leitura, dando ênfase à importância sobre a leitura desde a infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir do método da pesquisa-ação, examinando de modo planejado e sistemático determinadas situações cotidianas de uma sociedade-alvo, objetivando a resolução de problemas de modo colaborativo, reflexivo e original, garantindo práticas socioeducacionais mais justas e equitativas. Diversos autores consagrados na esfera educacional baseiam os pressupostos desta pesquisa, como Adélia Bezerra de Menezes Bolle (1988), Arnaldo Cortina (2000), José Luiz Fiorin (1988, 1996, 2001, 2003, 2006), José Lemos Monteiro (2002), Marcos Bagno (2007, 2011), Mikhail Bakhtin (2003, 2006), Paulo Freire (1981), e outros.Item Uma imagem a mil palavras : um olhar multissemiótico do livro didático de portuguêsPaula, Reginaldo Fermino de; Sant'Anna, Jaime dos Reis [Orientador]; Prado, Márcio Roberto do; Saito, Cláudia Lopes NascimentoResumo: Esta pesquisa de mestrado nasceu da necessidade, observada entre meus pares, em se discutir, cada vez mais, a importância da leitura de imagens dentro e fora da sala de aula, nos seus mais amplos aspectos Atentou-se, especificamente, ao trabalho com imagens presentes no livro didático “Linguagens” (213), de William Cereja e Thereza Cochar, do 9º ano do Ensino Fundamental II, séries finais, e o seu correspondente no 1° ano do Ensino Médio, dos mesmos autores O estudo aqui investigado está pautado em questões da semiótica, representadas por Maria Lucia Santaella Braga, uma das principais divulgadoras do pensamento de Charles Sanders Peirce, tendo como fio condutor, para os principais questionamentos, a visão da autora sobre as três categorias “primeiridade, secundidade e terceiridade” Somos constantemente bombardeados por inúmeras imagens ao longo de nossas vidas, mas a superexposição visual não nos torna aptos a compreendê-las em sua totalidade Isso, porque somos apresentados ao mundo imagético antes mesmo do processo de alfabetização e letramento Partindo desse pressuposto é mister pensar que o trabalho de leitura de imagens é fundamental para o enriquecimento do repertório cultural dos alunos, bem como o refinamento das práticas docentes ao desenvolverem atividades com tais ferramentas A pesquisa também levou em conta as avaliações externas, comprovando que grande parte dos alunos não conseguem estabelecer relações entre textos verbais e não verbais, ou seja, utilizam um ou o outro, mas raramente os unificam Como consequência, recai sobre o professor grande parte da responsabilidade do sucesso ou do fracasso da aprendizagem discente, sobretudo, por explorar muito pouco esta ferramenta visual que, por sua vez, apresenta grande potencial de empoderamento e domínio dos saberes Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa interpretativa (explicativa, qualitativa) com a qual espera-se propiciar aos educadores propostas de atividades voltadas à leitura de imagens para serem aplicadas à educação básica, visando a interação entre as múltiplas linguagens e códigos Desse modo, almeja-se que professores e alunos compreendam a importância da linguagem não verbal no processo de construção de sentidos, potencializando a aprendizagem por meio das verbo-visualidades Por fim, no que tange a interpretação de discursos em suas mais variadas especificidades permitirá uma maior articulação entre o texto verbal e o não verbalItem Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulasRuiz, Silvia Helena de Freitas; Silva, Suzete [Orientador]; Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios; Godoy, Maria Carolina deResumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da históriaItem A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivasCunha, Silviane Cabral da; Lima, Sheila Oliveira [Orientador]; Cavalcanti, Luciano Marcos; Pascolati, SôniaResumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na escola durante o Ensino Fundamental, especialmente nas séries finais e do papel do professor como mediador para promovê-la Pela análise do que se afirma em documentos oficiais – como a LDB, os PCNs e as DCEs – e em textos de referência da Estética da Recepção, da Teoria do Efeito e de teóricos franceses contemporâneos, são expostas – sem a pretensão de esgotar o tema – algumas das características da leitura e da leitura literária, as funções das mesmas para o ser humano e suas contribuições tanto para a educação inter e transdisciplinar quanto para a formação cidadã O exame de como se dá realmente esse ensino no dia-a-dia da escola – pelo estudo da formação do professor de língua materna, e de sua formação como leitor e mediador da leitura literária e da metodologia utilizada por ele para o letramento literário – almeja apresentar problemas e inspirar soluções Para tanto, este estudo baseia-se na valorização do sujeito-leitor e da interação texto-leitor, e no estudo e aplicação de estratégias de leitura de Isabel Solé e nas propostas metodológicas das sequências de leitura sugeridas por Rildo Cosson, bem como do Método Recepcional para embasar a elaboração de atividades a serem utilizadas como exemplares na proposta de um curso de formação e atualização docente nessa área, no formato de oficinas pedagógicasItem O ensino de língua portuguesa : contribuições de um projeto de letramento com jornal escolarLino, Ana Paula da Silva e; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Carvalho, Alonso Bezerra de; Almeida, Ana Lúcia de CamposResumo: O ensino de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita, não pode estar desvinculado das práticas sociais e de uma formação voltada à emancipação e à formação cidadã do aluno Assim, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial da perspectiva do letramento à melhoria da relação ensino e aprendizagem em língua materna ao elaborar e aplicar um projeto de letramento com o propósito de produzir um jornal escolar em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública periférica da cidade de Londrina-PR, no período de agosto a setembro de 217 Essa pesquisa-ação tem como objetivo específico a análise das possíveis contribuições do referido projeto ao processo de ensino e aprendizagem da modalidade escrita, assim como o estudo de alguns gêneros discursivos necessários à elaboração de um jornal como possibilidade de ampliar a participação social do aluno por meio da escrita Para tanto, este trabalho tem como base os documentos oficiais que regem a educação brasileira, especificamente no tocante ao ensino da língua portuguesa, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Diretrizes Curriculares Estaduais (28); os Estudos do Letramento, segundo Street (214), Kleiman (1995, 2, 25, 26a, 21), Soares (21); e dos Projetos de Letramento, com base em Tinoco (28); o trabalho com jornal escolar, segundo as concepções de Faria (1996, 1997), Freinet (1974) Também há a assunção da concepção sócio-histórica da linguagem baseada em Bakhtin (23), considerando que as práticas sociais devem orientar o ensino da língua materna no contexto escolar Para a análise dos dados, foram utilizadas, além da descrição e reflexão do processo, algumas matérias jornalísticas produzidas pelos alunos, assim como os diários de aula (ZABALZA, 24) escritos pela professora-pesquisadora Como resultado, observa-se que pensar no ensino a partir das práticas sociais colabora para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a produção dos gêneros do jornal (BONINI, 214), relacionada a questões dos alunos e da comunidade, conferiu maior sentido no momento da produção Esta proposta de intervenção proporcionou aos alunos momentos de elaboração de textos autênticos, com aplicabilidade e função social dentro do contexto escolar, contribuindo ao desenvolvimento da escrita enquanto prática social, assim como a conscientização desses agentes da função da linguagem na organização da sociedadeItem Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsávelSouza, Erika Fernandes; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Nascimento, Elvira Lopes; Rodrigues, Flávio Luís FreireResumo: Esta pesquisa traz uma proposta didático-pedagógica de um Projeto Temático que foi planejado e denominado “Mídia e Consumo Responsável”, cujo tema norteador se estabeleceu a partir do consumo e do consumismo e suas consequências na sociedade Foi elaborado um material didático, intitulado Produção Técnica Educacional, como proposta a ser implementada por professores de Língua Portuguesa, dos Anos Finais do Ensino Fundamental Assim, por meio de atividades diferenciadas, discussões e reflexões sobre o impacto socioambiental do consumismo, bem como da análise do gênero discursivo anúncio publicitário, procuramos contribuir com o professor, na sua autonomia do uso diário do livro didático e para instrumentalizá-lo a ofertar um trabalho de leitura, produção, escuta e oralidade e, consequentemente, levar o aluno a uma ressignificação e posicionamento crítico frente à temática estudada Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e na noção de gênero discursivo do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 1997; BAKHTIN, 26), na concepção dialógica de ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES 23; MENEGASSI, 21), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação (THIOLENT, 2; BORTONI-RICARDO, 28), o objetivo geral da pesquisa foi proporcionar uma formação continuada pelo desenvolvimento de capacidade de elaboração de Projeto Temático com foco no tema consumo e consumismo Os resultados da elaboração do Projeto e do Produto Técnico educacional foram um repensar sobre a atividade docente que deve favorecer um trabalho com temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, ao mesmo tempo em que trabalha com competências linguísticas relevantes para a apropriação de diferentes saberes