02 - Mestrado Profissional - Letras
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Item Das telas da TV para a sala de aula : uma proposta de trabalho com o telejornal nas aulas de língua portuguesaBocalão, Ivandra Carla; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Oliveira, Neil Armstrong Franco de; Storto, Letícia Jovelina; Nascimento, Elvira LopesResumo: O telejornal é visto como fonte de informação dos acontecimentos cotidianos para a maioria dos brasileiros, mas também como formador de opinião, uma vez que mobiliza fundamentos de sistema que trabalha a representação simbólica como meio de inclusão e exclusão social” (SAITO, 214) A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 218) contempla, dentro das práticas de linguagem, o campo jornalístico-midiático, pois acredita que ele oportuniza o contato dos estudantes com as práticas relacionadas à informação e opinião, além de contribuir para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nas práticas de linguagem Com vista à importância da promoção de um debate interpretativo sobre o telejornal na escola, o Projeto “Telejornal em sala de aula” foi implementado em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e da noção de gênero discursivo de Bakhtin (1997), recorremos à concepção de multiletramento defendida por pesquisadores brasileiros como Rojo (29), Rojo e Moura (212), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação O objetivo geral da pesquisa foi apresentar uma proposta de trabalho com o telejornal, em uma perspectiva dialógica, tendo em vista levar os alunos a terem uma postura responsiva ativa mediante à sua recepção e produção, contribuindo para o seu multiletramento Por meio da observação e da descrição da implementação das oficinas desenvolvidas no Projeto, foi constatado que houve: 1) maior interesse e protagonismo dos alunos; 2) desenvolvimento de uma postura responsiva ativa mediante à recepção do telejornal e, consequentemente, uma visão crítica dele; 3) desenvolvimento de capacidades de linguagemItem Análise do humor nos gêneros quadrinísticos : uma proposta de intervençãoCosta, Silvana Aparecida Morais da; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Miani, Rozinaldo Antonio; Kailer, Dircel AparecidaResumo: O objetivo principal foi elaborar uma proposta de intervencao que explore, de maneira introdutoria, os efeitos humoristicos para os alunos do sexto ano do ensino fundamental I de uma escola publica do norte paranaense O humor pode funcionar como um dos aspectos para a construcao de sentidos nos generos: historia em quadrinhos de aventura, charge, cartum e tira comica A partir do genero-ancora “tira comica” — no caso, “Calvin e Haroldo” de Bill Watterson (29, 21, 211, 213) — foi possivel a elaboracao de tal proposta, em interacao com outros generos (historias em quadrinhos de aventura, charge, cartum, noticias, artigo de opiniao, piadas) Os estudos de humor de Bergson (1983), Propp (1992) e Magalhaes (21) constituiram algumas referencias norteadoras da proposta, ao lado de trabalhos relacionados aos generos quadrinisticos de Cagnin (214), Vergueiro (214) e Ramos (29; 211; 214) A pesquisa-acao (THIOLLENT, 24) foi a abordagem utilizada, o que permitiu a identificacao de um problema em contexto escolar real e, de forma simultanea, a professora atuou como interventora: investigadora do contexto observado, elaboradora e executora da proposta As etapas do trabalho foram: identificacao do problema, elaboracao da proposta, execucao e analise dos resultados Para a coleta dos dados, foram utilizados o diario de aula (ZABALZA, 24) e todas as atividades (cartum, historia de aventura, charge e tira comica) produzidas pelos alunos durante o desenvolvimento da intervencao Verificou-se, em linhas gerais, que os conflitos de Calvin e Susie em contextos escolar e familiar ocorrem de forma sutil e reflexiva, propiciando a construcao do humor na perspectiva dos alunos, quando estabelecem maior afinidade com as situacoes apresentadasItem A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivasCunha, Silviane Cabral da; Lima, Sheila Oliveira [Orientador]; Cavalcanti, Luciano Marcos; Pascolati, SôniaResumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na escola durante o Ensino Fundamental, especialmente nas séries finais e do papel do professor como mediador para promovê-la Pela análise do que se afirma em documentos oficiais – como a LDB, os PCNs e as DCEs – e em textos de referência da Estética da Recepção, da Teoria do Efeito e de teóricos franceses contemporâneos, são expostas – sem a pretensão de esgotar o tema – algumas das características da leitura e da leitura literária, as funções das mesmas para o ser humano e suas contribuições tanto para a educação inter e transdisciplinar quanto para a formação cidadã O exame de como se dá realmente esse ensino no dia-a-dia da escola – pelo estudo da formação do professor de língua materna, e de sua formação como leitor e mediador da leitura literária e da metodologia utilizada por ele para o letramento literário – almeja apresentar problemas e inspirar soluções Para tanto, este estudo baseia-se na valorização do sujeito-leitor e da interação texto-leitor, e no estudo e aplicação de estratégias de leitura de Isabel Solé e nas propostas metodológicas das sequências de leitura sugeridas por Rildo Cosson, bem como do Método Recepcional para embasar a elaboração de atividades a serem utilizadas como exemplares na proposta de um curso de formação e atualização docente nessa área, no formato de oficinas pedagógicasItem Os gêneros da esfera humorística : a linguagem e a produção do humorSantos, Suzyanne Dantas dos; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Almeida, Paulo RobertoResumo: A presente pesquisa intitulada “Os Gêneros da Esfera Humorística: a linguagem e a produção do humor” objetiva propor uma série de atividades que promovam o desenvolvimento de estratégias de leitura que auxiliem os estudantes a compreenderem diferentes textos da esfera humorística por meio do trabalho com a linguagem na produção de efeitos de sentido Segundo as avaliações sistêmicas, dentre elas a Prova Paraná, usada como termômetro para a elaboração deste trabalho, ainda persiste nas escolas públicas, um nivelamento abaixo das expectativas em relação à compreensão leitora A Prova Paraná foi o instrumento usado para fins de investigação e reflexão sobre a leitura e o processo de compreensão por fazer uso dos descritores que têm como norte documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná (DCE) e o Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP) Este estudo estabelece uma base teórico-conceitual acerca da leitura, numa perspectiva dialógico-interativa, com base nas contribuições de Solé (1998) e Kleiman (24; 211; 213), na concepção de gênero de Marcushi (28), amparada em Bakhtin (213; 216), e nos aspectos constitutivos do humor e de sua relação com o desenvolvimento da leitura, com base em Possenti (1996; 21) A metodologia usada para a elaboração das atividades foi a pesquisa-ação de Thiollent (214)Item Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulasRuiz, Silvia Helena de Freitas; Silva, Suzete [Orientador]; Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios; Godoy, Maria Carolina deResumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da históriaItem A formação do sujeito-leitor : aplicação de pressupostos da análise de discurso ao ensino de leituraCamargo, Érica Neri; Lima, Sheila Oliveira [Orientador]; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Rodrigues, Flávio Luis FreireResumo: A intenção com este trabalho foi analisar as práticas de leitura presentes em um livro didático do 9º ano da rede pública, tendo como suporte teórico os pressupostos da Análise de Discurso (AD) fundamentada em Pêcheux (21, 28, 199, 1988) e Orlandi (29, 28a, 28b, 27, 26, 25, 23, 1996, 1992) As três materialidades discursivas analisadas são gêneros argumentativos da esfera jornalística e estão presentes no livro didático mais escolhido para o triênio 217-219 em 4 das 61 escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino de Apucarana-PR, distribuídas em 16 municípios A AD traz a compreensão de que o texto não possui em si o significado, ele deve ser visto em relação ao discurso em sua multiplicidade de sentidos, construído a partir de outros textos e discursos É por meio dele que o aluno estabelecerá a interação com outros sujeitos, vozes e histórias para a construção de sentidos e poderá aprimorar sua proficiência de leitura Formar leitores proficientes é temática recorrente nos estudos da área educacional e a AD pode contribuir para um ensino significativo das práticas de leitura, pois apresenta a concepção de que a leitura é um ato de produção de sentidos entre interlocutores (ORLANDI, 26), uma prática social e histórica, e que há diferentes modos de leitura Esse viés discursivo oferece condições ao leitor para compreender sua relação com o mundo, discursos, ideologias, poderes e saberes, para que assim, possa ter maior consciência para intervir em suas realidades e contextos para transformá-los Objetivou-se, com a análise, verificar em que medida as práticas de leitura presentes no LD proporcionam um percurso formativo que desenvolva nos estudantes competências linguísticas de acesso ao nível discursivo do texto e que contribuam para sua formação como sujeito-leitor, isto é, leitores proficientes capazes de chegar ao nível discursivo do texto, reconhecendo seus aspectos constitutivos como vozes sociais, posições ideológicas, a opacidade do texto, os efeitos de sentido etc e, posicionarem-se e interferir criticamente em sua realidade social, com uma postura transformadora (FREIRE, 1989, 1996) Junto dessa análise, são apresentadas sugestões de atividades de ensino de leitura, voltadas aos professores de Língua Portuguesa para que possam aprimorar a sua prática por meio dos pressupostos teóricos da Análise de DiscursoItem Cultura africana e afro-brasileira em sala de aula : propostas de atividades com a literatura infantil e juvenilDias, Alex Martins; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Silvestre, Nelci Alves CoelhoResumo: Esta pesquisa traz como tema a inserção da literatura infantojuvenil de temática negra em sala de aula Esta proposta visa contemplar a Lei nº 1639/23, com o objetivo de apresentar essas obras para alunos do ensino fundamental, como uma proposta de interação e inserção dessa literatura no universo escolar Busca-se também, divulgar por meio da pesquisa científica as obras de escritores da literatura afro-brasileira, tão pouco conhecida e divulgada no Brasil Assim, têm-se como objetivos: a) destacar a importância de inserir e estudar obras de literatura infantojuvenil de temática negra em sala de aula; b) apresentar propostas de atividades (material didático) a partir de contos que compõem o corpus desta pesquisa; c) propor sugestões de trabalho com a temática em sala tendo a literatura infantojuvenil como objeto de estudo e aprendizagemItem A articulação da formação inicial e continuada : o papel integrador do estágio no curso de letrasLima, Antonio Marcos da Costa; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Leite, Suely; Nascimento, Elvira LopesResumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de estágio, realizada numa escola do interior do Estado de São Paulo A principal característica desta proposta foi a articulação entre a Universidade e a escola de realização do estágio, o que contribui tanto para a formação inicial (pensando nos estagiários) como à formação continuada (professores em exercício) A elaboração da proposta foi feita pelos estagiários em parceria como o professor regente, por isso a Sequência Didática passou a ser discutida e planejada nas reuniões pedagógicas da escola semanalmente (ATPC) O referencial teórico desta pesquisa foi construído a partir da leitura de autores como Bakhtin (23); Barreiro e Gebran (26); Chartier (1999); Demo (1994, 28); Dolz, Noverazz e Schneuwly (24); Geraldi (1997); Nascimento (214); Nascimento e Rojo (216); Nóvoa (1992); Santana (21); Saviani (27); Solé (1998) e Vargas (211, 215) Segundo Thiollent (1997), a pesquisa realizada considerando dois motivos: a) a percepção e constatação, enquanto professor na prática em sala de aula, da distância entre a Universidade e a educação básica e b) o baixo número de estagiários que buscavam fazer estágios de regência na escola analisada, pode ser classificada como uma pesquisa ação e utilizou como instrumento de intervenção duas sequências didáticas; focadas nas produções textuais do gênero discursivo do narrar de 38 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo e nas trocas de experiências entre os estagiários, os alunos da sala e o professor regente Como conclusão desta pesquisa, foi possível afirmar que as sequências didáticas, são instrumentos capazes de articular a formação inicial e continuada e, que os resultados serviram não só à indicação de acertos e desvios para futuros professores que venham a trabalhar com essa ferramenta pedagógica; bem como, uma visão de como está à relação entre a mediação da teoria e da prática em sala de aula, verificando, assim, como o estágio pode servir como ponto articulador entre a formação inicial e continuadaItem Letramento literário como incentivo à formação do leitor críticoFaria, Tatiele Jesus; Lima, Sheila Oliveira [Orientador]; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Pascolati, Sonia Aparecida VidoResumo: Este trabalho visou propiciar o desenvolvimento da capacidade leitora e crítica dos sujeitos da ação, alunos do 9º ano A, de uma escola pública do norte do Paraná, a partir de um aprofundamento da leitura dos contos: “Seminário dos Ratos”, de Lygia Fagundes Telles, “O barril de Amontillado”, de Edgar Allan Poe, com tradução de Samuel Titan Jr, “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, ”A nova Califórnia”, de Lima Barreto, “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan e “A pequena vendedora de fósforos”, de Hans Christian Andersen, com tradução de Viviane da Rocha Prado Objetivou-se criar uma metodologia para a expansão do horizonte de leituras dos alunos, a partir de um aprofundamento do nível de leituras, usando, para isso, textos com maior complexidade formal, uma vez que é no processo de leitura da literatura que existe a contribuição para a formação do sujeito, não apenas enquanto leitor, mas, sobretudo, como indivíduo historicamente situado na sociedade Como embasamento teórico, foram utilizados pressupostos de estudos sobre letramento literário e formação do leitor literário, abordados por Teresa Colomer (27), Michele Petit (1999), Vincent Jouve (212), Annie Rouxel (212), entre outros A Dissertação foi organizada por meio de pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos de letramento, letramento literário, formação do leitor literário, bem como sobre o ensino de literatura e o seu papel em sala de aula A metodologia adotada para a aplicação da pesquisa em sala de aula situa-se no campo da pesquisa-ação e das investigações qualitativas e, portanto, interpretativas, baseadas nos estudos de Bortoni Ricardo (28) e Thiollent (1985) Como instrumentos de análise foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas sobre os hábitos de leitura, diários de campo, registros dos grupos focais e diários de leitura A leitura dos contos foi realizada de forma compartilhada em sala de aula, seguida da aplicação de atividades produzidas pelo professor-pesquisador com o objetivo de proporcionar ao leitor o encontro com leituras mais complexas, no entendimento de ambiguidades presentes na narrativa e na observação de indícios de leituras mais assertivas, relendo passagens e discutindo possíveis interpretações Como conclusão, constatou-se que a leitura de uma obra canônica, acompanhada pela mediação do professor e considerando a subjetividade leitora, pode expandir o horizonte de expectativa do aluno das séries finais do ensino fundamental II, preparando-o para os desafios de leitura no ensino médio e em sua jornada enquanto cidadãoItem Projeto de letramento para uma mudança de olhar : um artefato para o combate ao bullyingMaimone, Ivone Santana; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Nascimento, Elvira Lopes; Storto, Letícia JovelinaResumo: A educação está submersa em grandes desafios, dentre os quais, está o bullying escolar Propor projetos para discutir o tema é uma necessidade das escolas públicas e uma exigência governamental que busca por meio de leis específicas combater o problema Na tentativa de contribuir para a discussão do bullying, na escola em que atuamos como professora de Língua Portuguesa, desenvolver um projeto de letramento temático se fez necessário Para tanto, foram desenvolvidas atividades com a leitura e a produção de textos de gêneros modais e multimodais que trataram dessa problemática e que possibilitaram “multiletramentos” (ROJO, 212) dos alunos Sob uma perspectiva enunciativa da linguagem e da noção de gênero discursivo, de Bakhtin (1997), também da concepção de letramento proposta por Street (214), defendida por pesquisadores brasileiros e ampliada por alguns linguistas, como Rojo e Moura (212), assim como da proposta de trabalho pedagógico a partir de projetos de letramento (KLEIMAN, 21) e de pesquisas sobre o fenômeno bullying, foi elaborado como material didático um caderno pedagógico O percurso metodológico foi o da pesquisa-ação, concebida e realizada em estreita associação com a resolução do problema coletivo bullying escolar Para avaliar os resultados da implementação do projeto, foram aplicados dois questionários aos alunos (um antes e outro depois) A partir da tabulação dos dados obtidos da aplicação, foi observado que os alunos mudaram de forma positiva sua atitude em relação ao bullying e houve uma melhora significativa em suas práticas de linguagemItem A coordenação e sua relação com o humor nas tiras cômicas de Orlandeli : um estudo das conjunções "mas" e "e"Vieira, Ivone Volpe; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Ramos, Paulo Eduardo; Almeida, Paulo RobertoResumo: ?º`·o objetivo principal é identificar, nas tiras cômicas de Orlandeli, conexões entre a construção do humor e o funcionamento das conjunções “mas” e “e” Um “corpus” de tiras cômicas de Orlandeli foi constituído Ao todo, coletamos 5 tiras cômicas entre os anos de 26 e 214, sendo 25 para cada conjunção coordenativa As fontes de coleta foram basicamente: o blogue (), o Facebook () e o site () Nosso trabalho foi teoricamente norteado, principalmente, pelos trabalhos de Neves (2), pelos estudos a respeito da linguagem dos quadrinhos e humor de (RAMOS, 27; 211; 212; 214a; 214b) A tira cômica é concebida como um texto híbrido (conexão entre palavra escrita e desenho/ilustração) e está alicerçada em uma sequência narrativa com desfecho cômico (INNOCENTE, 25), sobretudo Trata-se também de um gênero do discurso que se consolidou nos jornais impressos nas seções de entretenimento e que pertence ao hipergênero “história em quadrinhos” Atualmente, a internet possibilitou a expansão de seu formato em linha vertical para outras formas e divisões das vinhetas Na análise, procuramos, de um lado, afastar-nos de uma análise centrada apenas na sentença e, de outro, aproximar o funcionamento gramatical das conjunções “mas” e “e” com a construção do humor (efeitos de humor), tendo em vista as realizações dessa aproximação discursivamente A conjunção “e”, por exemplo, funciona canonicamente como elemento sinalizador de acúmulo e finalizador de uma enumeração e também agrega outros valores ou estabelece outras relações: relação entre causa e consequência; relação temporal; combinação com construções condicionais; simetria e assimetria etc Já a conjunção “mas” é sustentada pelo traço da divergência de ordens diversas (negação, contraste, oposição), porém também pode combinar com “já”, “ainda”, “mesmo assim”, “nem”, “não” etc Por fim, esperamos que tal trabalho contribua para a reflexão do funcionamento do português a partir do texto Nesse sentido, acreditamos que o trabalho com a tira cômica se torne, de fato, produtivo quando o tripé linguagem dos quadrinhos, efeito de humor e funcionamento do português for mantido Nosso trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor”Item A produção do conto maravilhoso em perspectiva intertextual com diferentes focos narrativosOliveira, Maria Geralda de; Rodrigues, Flávio Luis Freire [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Almeida, Paulo Roberto deResumo: Esta proposta de intervenção pedagógica na área de Língua Portuguesa consiste em uma metodologia de pesquisa-ação, na abordagem qualitativa e disponibiliza estudos que podem auxiliar no desenvolvimento do trabalho do docente na Educação, no Ensino Fundamental, nas práticas direcionadas às necessidades básicas do discente na reescrita de textos A proposta tem como base o referencial teórico de Bakhtin (23, 21) e de alguns estudiosos: Bortoni-Ricardo (28), Gancho (24), Geraldi (22, 23, 26, 21), Gil (21), Koch (29), Koch e Marcuschi (1998 apud Koch, 28), Jolles (1976), Minayo (24), Tauveron (214), outros e também referências de documentos oficiais, com destaque o CREPCurrículo da Rede Estadual Paranaense (22), Referencial Curricular do Paraná O objetivo geral da proposta é desenvolver uma metodologia com possibilidades de aprimoramento na escrita, envolvendo a análise do conto maravilhoso Destacam-se na pauta a retextualização/revisão na produção textual Propõe-se a reescrita do texto-base em primeira pessoa do discurso, com o uso de atividades que auxiliam na formação do aluno-autor, possibilitando-lhe reinventar seu próprio texto, criar novas ações à atuação dos personagens envolvidos e compartilhar suas ideias com os demais discentes da sala A execução da proposta tem como apoio pedagógico o estudo de obras e suas versõesItem O apagamento do /r/ e a monotongação em final de palavras na produção escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental IIMatos, Lilian Carla Lacerda de; Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]; Corbari, Clarice Cristina; Borges, Maria IsabelResumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a ocorrência de processos fonológicos na produção escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, situada em um município de pequeno porte ao Norte do Estado do Paraná, apresentando uma proposta didática para trabalhar as principais dificuldades observadas na escrita dos alunos A pesquisa busca primeiramente delimitar quais ou qual processo é mais recorrente na escrita desses alunos e se há uma explicação linguística e extralinguística para que eles ocorram Para tanto, foi requerida uma produção escrita como forma de verificar a ocorrência de processos fonéticos fonológicos A ocorrência de tais fenômenos na escrita de alunos, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental II, é bastante recorrente, uma vez que, nessa faixa etária, os discentes ainda se encontram em processo de alfabetização e inserção no mundo da escrita Ao deparar-se com esta modalidade da língua, o aluno, já falante do Português, é exposto a um universo cheio de regras antes desconhecidas e pode transpor para a escrita fenômenos próprios da fala, tal como a supressão de partes da palavra (está ~ tá, vender ~ vendê, beijo ~ bejo) Conforme a análise das produções escritas, o apagamento ou supressão do /R/ em final de palavras (comer ~ comê) e a monotongação do /OW/ (tomou ~ tomo) foram os processos fonológicos mais recorrentes A partir disso, foi elaborado um caderno pedagógico a fim de ampliar o conhecimento que o aluno já possui de sua própria língua para que possa fazer uso dela, adequando suas variantes à modalidade oral e escrita e ao grau de formalidade exigidos pelo contexto e interação Este trabalho ancorou-se nos estudos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 28 [1972]) e Educacional (BORTONI RICARDO, 24, 25), bem como na Linguística Aplicada, da fonética e fonologia do Português Brasileiro A metodologia utilizada nesse texto foi a descritiva (GIL, 28) com abordagem interpretativista (BORTONI-RICARDO, 28) e no caderno pedagógico, encontra-se uma revisão de literatura que fundamentou a organização das atividadesItem Quadrinho a quadrinho : um trabalho com Asterix nos Jogos olímpicos no 5º ano do ensino fundamentalSouza, Mayara Caroline de; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Godoy, Maria Carolina deResumo: As HQ estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos e nas avaliações externas das quais os alunos participam Porém, nota-se que, muitas vezes, as avaliações e as atividades propostas nos livros didáticos não exploram as HQ em sua totalidade, sendo em grande parte descontextualizadas e não abordando a linguagem dos quadrinhos de forma ampla De acordo com os resultados obtidos no ano de 219 na Prova Paraná, ficou constatado que os alunos possuem dificuldades em compreender os conceitos que permeiam as HQ Dessa forma, o problema identificado nessa pesquisa é: como construir conhecimentos sobre a linguagem dos quadrinhos por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico, tendo em vista tanto as necessidades dos alunos quanto as do professor do Ensino Fundamental? Diante de tal problema, o objetivo principal é compreender os recursos da linguagem dos quadrinhos por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico voltado para o 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como gênero-âncora a HQ de aventura A pesquisa está dividida em dois volumes: volume I contendo os estudos teóricos e volume II com o desenvolvimento do Caderno Pedagógico O primeiro volume é formado pelo capítulo introdutório, os estudos teóricos e as considerações finais Suas principais referências norteadoras são os estudos sobre a linguagem dos quadrinhos de Acevedo (199), Cagnin (214), Ramos (218) e Vergueiro (218a; 218b), nos quais são abordados os conceitos de vinhetas, planos, ângulos, personagens, tempo, espaço, linhas cinéticas, metáforas visuais etc Já o volume II é composto pela apresentação e onze aulas elaboradas com base na pesquisa do volume I e no álbum Asterix nos Jogos Olímpicos (215)Item Mulheres negras no livro didático de língua portuguesa : uma história a ser contadaOliveira, Georgette Vanessa Janaina Chaves de; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Silva, Suzete; Quintilhano, Silvana RodriguesResumo: Nesta pesquisa, pretendemos verificar de que modo as mulheres negras estão representadas nos livros didáticos Para esse fim, utilizaremos como corpus de análise três coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano enviadas por editoras para a escolha nas últimas ofertas para uma escola do município de Ivaiporã, estado do Paraná e autorizadas às escolas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC/FNDE, por meio do Programa Nacional do Livro Didático, sendo Português Linguagens de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães, Para Viver Juntos: Português, de Cibele Lopresti Costa, Greta Marchetti, Jairo J Batista Soares e Vontade de Saber Português de Rosemeire Aparecida Tavares e Tatiane Brugnerotto Conselvan Este trabalho pretende, além das análises dessa representação da mulher negra nos livros didáticos, sugerir abordagens do tema na educação especialmente na disciplina de Língua Portuguesa, visando atender à exigências da LEI 1639/3 Propomos, inicialmente, a abordagem da temática do gênero para adentrarmos as discussões sobre raça/etnia e a investigação da presença da mulher negra nos livros didáticos Os teóricos selecionados para reflexão são Pierre Bordieau e Jean Claude Passeron (1998) e Louis Althusser (197) no que tange a dois conceitos – violência simbólica e aparelhos ideológicos do Estado, uma vez que não temos leituras profundas sobre os autores e Jurjo Torres Santomé (213) culturas negadas e silenciadas nos currículos; Paulo Freire (1987, 211) sobre a questão da educação como propiciadora do desenvolvimento, e a responsabilidade da profissão de professor/professora; Simone de Beauvoir (198), Mary Del Priore (29), Guacira Lopes Louro (1997) e Heleieth Saffioti (213) em relação à temática específica de gênero na sociedade contemporânea e como mediar essas relações na escola; sobre a visibilidade do negro no Brasil, os aspectos culturais e identitários nos valeremos aqui dos escritos de Kabengelê Munanga (1988/23) e sobre a mulher negra os estudos de Sueli Carneiro e Tereza Santos (1985) e Nilma Lino Gomes (25) O trabalho de Paulo Vinícius Baptista da Silva (28) contribuirá nas reflexões sobre o livro didático, suas veiculações e o racismo em livros didáticos de Língua PortuguesaItem Letrado no mundo, iletrado na escola : planejamento para uma interação possível pela práxisSantos Filho, Rubens Nunes dos; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Grande, Paula Baracat de; Lima, Sheila OliveiraResumo: Este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação com alunos de 8º ano do período vespertino de uma Escola no Município de Guaratuba, no Estado do Paraná, tem por objetivo propor, aplicar e analisar um Plano de Trabalho Docente – PTD – de Língua Portuguesa que seja capaz de unir os letramentos dos alunos, os conhecimentos que trazem de suas comunidades e os conhecimentos prévios destes, com os conteúdos escolares de forma que se possa produzir conhecimentos significativos, procurando, assim, trazer uma proposta de trabalho que venha a diminuir o insucesso dos alunos na escola Para tanto é necessário que, por meio de questionários e entrevistas, se conheça os letramentos dos alunos, dando, assim, base para as atividades e abordagens desse PTD que traz como fundamento filosófico a Pedagogia Histórico-Crítica, o que pressupõe uma proposta de mudança na práxis educativa do professor e a assunção de uma didática que dê conta destas dimensões A aplicação do Plano ocorreu no terceiro bimestre, se baseou no tema da indisciplina dos alunos e trouxe, como conteúdo, o texto persuasivo, partindo do letramento dos alunos e evidenciando que a aprendizagem deste conteúdo escolar pode, efetivamente, contribuir na solução dos problemas postos pela prática social Após os relatos dos trabalhos em sala de aula foi feita uma análise dessa aplicação do Plano e sobre os resultados que dele foram conseguidos com a turma citada Para este trabalho recorreu-se, além de documentos oficiais que regem a Educação, às bases teóricas de Bakhtin (1999), Duarte (216), Dourado (27), Dubet (25), Campos Almeida (212) Gasparin (212), Gnerre (1991), Kleiman (1995) (25) (21), Luckesi (25), Marcuschi (21), Mariano (1989), Saviani (1988) (1991) (22), Soares (28) (21), Street (214), Suassuna (28), Trip (25) e Vygotsky (1991) Como resultado atingido percebeu-se um aumento significativo na participação dos alunos, no desempenho acadêmico qualitativo e no aspecto relacional Evidenciando, dessa forma, que a mudança na práxis pedagógica e o trabalho com os conteúdos escolares a partir dos letramentos dos alunos, podem gerar mudanças no ambiente educativo e consequentemente podem contribuir para um melhor rendimento acadêmico e garantir aprendizagens críticas e significativas aos alunosItem Letramento escolar : da oralidade letrada à produção escrita argumentativaSilva, Neide Alves Gonçalves da; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Gregório, Regina MariaResumo: O presente trabalho está caracterizado como pesquisa-ação, pela participação do pesquisador que ultrapassa o nível do levantamento de deficiências em busca de ações que possibilitem avaliar mais estreitamente esses problemas e a adoção de alternativas possíveis para sua minimização O objetivo principal é investigar de que modo a realização de diversas práticas significativas de letramento que antecedem e acompanham a produção do gênero discursivo debate pode contribuir para a promoção e a construção da oralidade letrada e, também, para o desenvolvimento da capacidade de produzir o gênero discursivo artigo de opinião Essa pesquisa foi realizada junto aos alunos do 8º Ano de uma instituição de ensino da rede pública, na disciplina de língua portuguesa, sob a responsabilidade da professora-pesquisadora e regente de turma Os referenciais teóricos que fundamentam essa pesquisa estão vinculados à concepção sociointeracionista da linguagem (BAKHTIN, 23), aos novos estudos de letramento (STREET, 214; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999), aos estudos sobre oralidade e escrita (MARCUSCHI, 25; KOCH, 211), sobre a oralidade letrada (CAMPOS ALMEIDA, 212), sobre a implementação de projetos de letramento (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 211) e aos estudos do ensino de gênero oral e escrito em sala de aula e sua transposição didática (DOLZ; SCHNEUWLY; DE-PIETRO 24; COSTA-HÜBES, 29) Após a efetivação de um conjunto de práticas de letramento envolvendo atividades de leitura, oralidade e escrita, sobre um tema de interesse dos alunos, pesquisado em diversos gêneros do discurso publicados em vários suportes, foi possível aprimorar a competência linguístico-discursiva, tanto na produção quanto na recepção de textos argumentativos orais e escritosItem Uso de enunciados proverbiais em crônicas na Olimpíada de Língua PortuguesaOliveira, Valdineia Aparecida dos Santos; Silva, Suzete [Orientador]; Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios; Godoy, Maria Carolina deResumo: As (DCEs) Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Portuguesa (PARANÁ, 28) orientam que no processo de ensino da Língua Materna o aluno seja levado a refletir sobre o uso da linguagem em situações reais, uso que se materializa nos diversos textos que circulam socialmente, nos quais a leitura e a escrita não estão baseadas apenas em tipologias textuais, mas na noção de Gêneros Assim, com o apoio dos pressupostos bakhtinianos e do Interacionismo Sociodiscursivo, este trabalho traz os resultados de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) realizado por meio de uma sequência didática, com o intuito de contribuir para o processo do ensino, da aprendizagem e da construção de estratégias de leitura e de escrita, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por intermédio do gênero textual crônica e provérbios Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação, na qual foi realizada um estudo sobre o efeito de sentido provocado pelas sentenças proverbiais nas produções textuais (crônicas) de alunos de uma escola pública da cidade de Figueira-PR, produzidas em 214, conforme as orientações do Caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro A análise das produções apoiou-se nos pressupostos teóricos relacionados à coerência e coesão de Koch (23-214) A sequência didática realizada privilegiou o diálogo entre a tradição oral e escrita, fornecendo subsídios para compreensão da cultura e o aperfeiçoamento da produção textual mediante o estudo das características próprias do gênero oral e narrativo comuns ao provérbio e à crônica As contribuições da Linguística Textual expostas neste trabalho permitem uma reflexão sobre o trabalho de produção de textos A partir dessas considerações, busca-se abordar o ensino de Língua de Língua Materna, especialmente a produção textual, sob um novo paradigma, de forma a contribuir para a reflexão de uma nova prática pedagógicaItem Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsávelSouza, Erika Fernandes; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Nascimento, Elvira Lopes; Rodrigues, Flávio Luís FreireResumo: Esta pesquisa traz uma proposta didático-pedagógica de um Projeto Temático que foi planejado e denominado “Mídia e Consumo Responsável”, cujo tema norteador se estabeleceu a partir do consumo e do consumismo e suas consequências na sociedade Foi elaborado um material didático, intitulado Produção Técnica Educacional, como proposta a ser implementada por professores de Língua Portuguesa, dos Anos Finais do Ensino Fundamental Assim, por meio de atividades diferenciadas, discussões e reflexões sobre o impacto socioambiental do consumismo, bem como da análise do gênero discursivo anúncio publicitário, procuramos contribuir com o professor, na sua autonomia do uso diário do livro didático e para instrumentalizá-lo a ofertar um trabalho de leitura, produção, escuta e oralidade e, consequentemente, levar o aluno a uma ressignificação e posicionamento crítico frente à temática estudada Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e na noção de gênero discursivo do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 1997; BAKHTIN, 26), na concepção dialógica de ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES 23; MENEGASSI, 21), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação (THIOLENT, 2; BORTONI-RICARDO, 28), o objetivo geral da pesquisa foi proporcionar uma formação continuada pelo desenvolvimento de capacidade de elaboração de Projeto Temático com foco no tema consumo e consumismo Os resultados da elaboração do Projeto e do Produto Técnico educacional foram um repensar sobre a atividade docente que deve favorecer um trabalho com temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, ao mesmo tempo em que trabalha com competências linguísticas relevantes para a apropriação de diferentes saberesItem O ensino de língua portuguesa : contribuições de um projeto de letramento com jornal escolarLino, Ana Paula da Silva e; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Carvalho, Alonso Bezerra de; Almeida, Ana Lúcia de CamposResumo: O ensino de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita, não pode estar desvinculado das práticas sociais e de uma formação voltada à emancipação e à formação cidadã do aluno Assim, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial da perspectiva do letramento à melhoria da relação ensino e aprendizagem em língua materna ao elaborar e aplicar um projeto de letramento com o propósito de produzir um jornal escolar em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública periférica da cidade de Londrina-PR, no período de agosto a setembro de 217 Essa pesquisa-ação tem como objetivo específico a análise das possíveis contribuições do referido projeto ao processo de ensino e aprendizagem da modalidade escrita, assim como o estudo de alguns gêneros discursivos necessários à elaboração de um jornal como possibilidade de ampliar a participação social do aluno por meio da escrita Para tanto, este trabalho tem como base os documentos oficiais que regem a educação brasileira, especificamente no tocante ao ensino da língua portuguesa, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Diretrizes Curriculares Estaduais (28); os Estudos do Letramento, segundo Street (214), Kleiman (1995, 2, 25, 26a, 21), Soares (21); e dos Projetos de Letramento, com base em Tinoco (28); o trabalho com jornal escolar, segundo as concepções de Faria (1996, 1997), Freinet (1974) Também há a assunção da concepção sócio-histórica da linguagem baseada em Bakhtin (23), considerando que as práticas sociais devem orientar o ensino da língua materna no contexto escolar Para a análise dos dados, foram utilizadas, além da descrição e reflexão do processo, algumas matérias jornalísticas produzidas pelos alunos, assim como os diários de aula (ZABALZA, 24) escritos pela professora-pesquisadora Como resultado, observa-se que pensar no ensino a partir das práticas sociais colabora para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a produção dos gêneros do jornal (BONINI, 214), relacionada a questões dos alunos e da comunidade, conferiu maior sentido no momento da produção Esta proposta de intervenção proporcionou aos alunos momentos de elaboração de textos autênticos, com aplicabilidade e função social dentro do contexto escolar, contribuindo ao desenvolvimento da escrita enquanto prática social, assim como a conscientização desses agentes da função da linguagem na organização da sociedade
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