02 - Mestrado Profissional - Letras
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Item A reescrita textual como estratégia de aperfeiçoamento da competência escritora no Ensino Fundamental Anos Iniciais(2023-07-28) Lima, Valdir Roque de; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Silva, Rovilson José daA ideia da pesquisa aconteceu ao observar, na Escola Municipal Noêmia Malanga, de Londrina, a dificuldade e a resistência dos alunos em produzir textos. Diante disso, esta pesquisa buscou transformar o ensino de produção textual no ambiente escolar. Conforme Fiad e Mayrink-Sabinson (1993), essa dificuldade decorre de a produção escrita ser realizada de forma desvinculada da realidade social do aluno, produzindo uma peça considerada pronta e acabada na primeira versão. Nesse sentido, este trabalho se ancora em pressupostos teóricos diversos, como a concepção dialógica e interacional de linguagem, proposta pelo círculo de Bakhtin, que compreende no texto/enunciado elemento de linguagem com significado real na interação, ou seja, na constituição de indivíduos enquanto sujeitos de discursos. Desse modo, a fim de minimizar a resistência dos alunos quanto à produção de textos, introduziu-se o processo da reescrita em suas produções textuais e, também, a reflexão de que não precisamos ser a origem de tudo o que escrevemos. Realizamos a reescrita de minicontos e notícias de jornal, respeitando cada etapa como parte essencial do processo. Assim, sob a orientação do docente, os alunos escolheram os textos-fontes para a escrita, com a mediação do professor motivando a reflexão para o estudante se colocar como sujeito de um novo dizer, imaginando um ou mais interlocutores em sua interação comunicativa. Logo, não foi mais um texto apenas para o professor atribuir nota, mas para o estudante ser autor do dizer, tendo alguém para interagir, mesmo que interlocutores imaginários. A intenção é que a produção em etapas passe a ser um processo natural: planejamento, produção, revisão e reescrita. Para tanto, buscamos pressupostos teóricos em fontes que favorecem o tema, como: Geraldi (1997; 2011), Passarelli (2004), Agustini (2019), Prestes (1991; 2002), Bakhtin (2010), Gompertz (2015), Ruiz (2020) e Fiad (1991; 1997a; 1997b; 2006). Com isso, pudemos mostrar a importância da mediação docente e suas contribuições nas adequações do texto do aluno, até a reescrita. Os resultados obtidos durante o processo da pesquisa nos possibilitaram perceber que: a) é necessário implementar a concepção de escrita em etapas; b) a reescrita de texto de outro autor encoraja o aluno; c) a produção textual com o objetivo da interação motiva o aluno; d) a mediação do professor, nessas etapas, é imprescindível, favorecendo a reflexão dos alunos sobre suas produções; e) é importante iniciar o trabalho de produção textual em etapas, ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, valorizando a revisão e a reescrita.Item Alfabetização e letramento : a poesia no meio do caminhoLima, Juliana Dalcin; Almeida, Paulo Roberto [Orientador]; Lima, Sheila Oliveira; Freire, Flávio LuisResumo: O objetivo da pesquisa “Alfabetização e letramento: a poesia no meio do caminho” é investigar como o envolvimento em atividades com textos poéticos pode constituir uma ferramenta importante no processo de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos que se encontram no segundo ano do Ensino Fundamental De cunho qualitativo, a pesquisa classifica-se como pesquisa-ação e revisão bibliográfica Partimos da hipótese sobre a capacidade da poesia de auxiliar as crianças no processo de alfabetização, tendo em vista seu caráter humanizador Acreditamos no potencial da poesia para despertar o prazer da literatura na criança, auxiliando o processo de alfabetização para medrar-se de maneira mais contextualizada, pois ao mesmo tempo em que envolve as crianças, ludicamente, pode contribuir para despertar o gosto e o prazer por um contato com textos artísticos Tomamos por base a teoria sociointeracionista de Vygotsky na perspectiva do aprendizado como fruto da interação social, pois entendemos que o conhecimento é resultado da mediação entre quem aprende e quem ensina, na relação com o ambiente e do contexto social em que se convive A pesquisa fundamenta-se ainda nos referenciais teóricos dos estudos do letramento trazidos por Brian V Street, Magda Soares, Roxane Rojo, Angela B Kleiman, Graça Paulino, entre outros No que tange à poesia nos valemos, principalmente, das obras de Helder Pinheiro e Leo Cunha, que dirigem seu trabalho especialmente aos professores, ao discutirem o que é poesia, revelando seus encantos e sua relação com a escola Respaldamo-nos na concepção de literatura, trazida por Antônio Candido para compreender esse fenômeno tão importante na formação do sujeito-leitor Por fim, para a elaboração do caderno de atividades, fruto de toda essa pesquisa, procuramos demonstrar algumas possibilidades de trabalho com os textos poéticos em sala de aula, que proporcionam tanto ao professor como às crianças um encontro significativo e prazeroso com as poesias Nosso aporte compôs-se das obras de José Paulo Paes, Elias José, Cecília Meireles, Tatiana Belinky, entre outrosItem Análise do humor nos gêneros quadrinísticos : uma proposta de intervençãoCosta, Silvana Aparecida Morais da; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Miani, Rozinaldo Antonio; Kailer, Dircel AparecidaResumo: O objetivo principal foi elaborar uma proposta de intervencao que explore, de maneira introdutoria, os efeitos humoristicos para os alunos do sexto ano do ensino fundamental I de uma escola publica do norte paranaense O humor pode funcionar como um dos aspectos para a construcao de sentidos nos generos: historia em quadrinhos de aventura, charge, cartum e tira comica A partir do genero-ancora “tira comica” — no caso, “Calvin e Haroldo” de Bill Watterson (29, 21, 211, 213) — foi possivel a elaboracao de tal proposta, em interacao com outros generos (historias em quadrinhos de aventura, charge, cartum, noticias, artigo de opiniao, piadas) Os estudos de humor de Bergson (1983), Propp (1992) e Magalhaes (21) constituiram algumas referencias norteadoras da proposta, ao lado de trabalhos relacionados aos generos quadrinisticos de Cagnin (214), Vergueiro (214) e Ramos (29; 211; 214) A pesquisa-acao (THIOLLENT, 24) foi a abordagem utilizada, o que permitiu a identificacao de um problema em contexto escolar real e, de forma simultanea, a professora atuou como interventora: investigadora do contexto observado, elaboradora e executora da proposta As etapas do trabalho foram: identificacao do problema, elaboracao da proposta, execucao e analise dos resultados Para a coleta dos dados, foram utilizados o diario de aula (ZABALZA, 24) e todas as atividades (cartum, historia de aventura, charge e tira comica) produzidas pelos alunos durante o desenvolvimento da intervencao Verificou-se, em linhas gerais, que os conflitos de Calvin e Susie em contextos escolar e familiar ocorrem de forma sutil e reflexiva, propiciando a construcao do humor na perspectiva dos alunos, quando estabelecem maior afinidade com as situacoes apresentadasItem Ancestralidade num baú de histórias: formando leitores por meio da literatura de temática africana(2024-03-12) Almeida, Maria Elisabeth Stoberl de; Santos, Adilson dos; Godoy, Maria Carolina de; Rodrigues, Flávio Luis FreireA presente pesquisa tem por objetivo o estudo da temática da cultura africana na literatura infantil e juvenil, tendo em vista o letramento literário dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa de turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Custódio Netto, bem como contribuir com o trabalho de professores da rede pública e minimizar as lacunas encontradas na formação acadêmica no que se refere à abordagem dessa temática, mediante a proposta de uma sequência pedagógica a ser implementada. Faz-se necessário o trabalho com a História e Cultura Afro-Brasileira como pede a Lei 10.639/03. Para isso, partimos de estudos sobre a legislação vigente para a literatura - BNCC, PCNs, as leis 10.639/03 e 11.645/08, assim como estudos sobre alfabetização e letramento, letramento literário e afroliterário, leitura subjetiva e o instrumento diário de leitura. Contamos com um aparato teórico com autores como Solé, Rojo, Cosson, Rouxel, Machado, Buzzo, Debus, Munanga, Cuti, entre outros. Pensando no letramento literário com obras que tocam à temática da cultura africana e afro-brasileira, delimitamos à primeira, africana, objetivando levar conhecimento sobre essa cultura, que na verdade, é uma das bases da afro-brasileira. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa-ação que efetivará o trabalho com os alunos por meio de uma sequência pedagógica fundamentada nos estudos de Cosson, incluindo obras literárias de um corpus com a temática da literatura africana, O baú das histórias e O coração do Baobá, dentre outras obras de literatura africana que compõem um baú de livros, denominado Baú-Obá, a ser utilizado para a divulgação de tradicionais contos africanos, com a finalidade de conhecer e enaltecer essa cultura, que fez parte da formação da cultura afro-brasileira.Item O apagamento do -R em coda silábica em textos escritos por alunos da EJA de Belém do Pará : uma proposta de intervenção pedagógico-variacionistaMaciel, Suely Claudia Lobato; Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]; Borges, Maria Isabel; Busse, SanimarResumo: O presente estudo visa, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista e da Socioliguística Educacional, conscientizar, através de atividades pedagógicas, os alunos do EF II na modalidade da EJA, de uma escola pública de Belém do Pará, acerca do uso do –R nas diferentes modalidades da língua portuguesa, bem como da ocorrência do processo de apagamento dessa consoante em coda silábica externa na produção textual oral e escrita dos brasileiros em geral, e de modo mais específico dos falantes belenenses A análise dos dados coletados comprova a transposição desse apagamento da fala, em que já faz parte da linguagem culta urbana paraense, para a escrita, em que ainda é considerado como erro, especialmente em situações comunicativas mais monitoradas Os contextos linguísticos e extralinguísticos que infuenciam tal cancelamento também foram investigados, sendo os mais relevantes, segundo o programa Goldvarb X: a vogal da sílaba alvo; a classe morfológica; o sexo do informantes; a faixa etária; a localidade de origem; e o tempo fora da escola A partir dessa análise, elaborou-se e implementou-se atividades pedagógicas para auxiliar os alunos na percepção e compreensão do que seja a variação linguística, e das possibilidades de uso da língua nos vários contextos em que estão socialmente inseridos, enfatizando a realização e o cancelamento do rótico em coda silábica externa Após a implementação dessas atividades, pôde-se perceber um considerável amadurecimento linguístico nas escolhas feitas pelos educandos, ao optarem por variantes consideras mais ou menos cultas de acordo com o contexto de produção de seus textosItem O apagamento do /r/ e a monotongação em final de palavras na produção escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental IIMatos, Lilian Carla Lacerda de; Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]; Corbari, Clarice Cristina; Borges, Maria IsabelResumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a ocorrência de processos fonológicos na produção escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, situada em um município de pequeno porte ao Norte do Estado do Paraná, apresentando uma proposta didática para trabalhar as principais dificuldades observadas na escrita dos alunos A pesquisa busca primeiramente delimitar quais ou qual processo é mais recorrente na escrita desses alunos e se há uma explicação linguística e extralinguística para que eles ocorram Para tanto, foi requerida uma produção escrita como forma de verificar a ocorrência de processos fonéticos fonológicos A ocorrência de tais fenômenos na escrita de alunos, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental II, é bastante recorrente, uma vez que, nessa faixa etária, os discentes ainda se encontram em processo de alfabetização e inserção no mundo da escrita Ao deparar-se com esta modalidade da língua, o aluno, já falante do Português, é exposto a um universo cheio de regras antes desconhecidas e pode transpor para a escrita fenômenos próprios da fala, tal como a supressão de partes da palavra (está ~ tá, vender ~ vendê, beijo ~ bejo) Conforme a análise das produções escritas, o apagamento ou supressão do /R/ em final de palavras (comer ~ comê) e a monotongação do /OW/ (tomou ~ tomo) foram os processos fonológicos mais recorrentes A partir disso, foi elaborado um caderno pedagógico a fim de ampliar o conhecimento que o aluno já possui de sua própria língua para que possa fazer uso dela, adequando suas variantes à modalidade oral e escrita e ao grau de formalidade exigidos pelo contexto e interação Este trabalho ancorou-se nos estudos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 28 [1972]) e Educacional (BORTONI RICARDO, 24, 25), bem como na Linguística Aplicada, da fonética e fonologia do Português Brasileiro A metodologia utilizada nesse texto foi a descritiva (GIL, 28) com abordagem interpretativista (BORTONI-RICARDO, 28) e no caderno pedagógico, encontra-se uma revisão de literatura que fundamentou a organização das atividadesItem A articulação da formação inicial e continuada : o papel integrador do estágio no curso de letrasLima, Antonio Marcos da Costa; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Leite, Suely; Nascimento, Elvira LopesResumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de estágio, realizada numa escola do interior do Estado de São Paulo A principal característica desta proposta foi a articulação entre a Universidade e a escola de realização do estágio, o que contribui tanto para a formação inicial (pensando nos estagiários) como à formação continuada (professores em exercício) A elaboração da proposta foi feita pelos estagiários em parceria como o professor regente, por isso a Sequência Didática passou a ser discutida e planejada nas reuniões pedagógicas da escola semanalmente (ATPC) O referencial teórico desta pesquisa foi construído a partir da leitura de autores como Bakhtin (23); Barreiro e Gebran (26); Chartier (1999); Demo (1994, 28); Dolz, Noverazz e Schneuwly (24); Geraldi (1997); Nascimento (214); Nascimento e Rojo (216); Nóvoa (1992); Santana (21); Saviani (27); Solé (1998) e Vargas (211, 215) Segundo Thiollent (1997), a pesquisa realizada considerando dois motivos: a) a percepção e constatação, enquanto professor na prática em sala de aula, da distância entre a Universidade e a educação básica e b) o baixo número de estagiários que buscavam fazer estágios de regência na escola analisada, pode ser classificada como uma pesquisa ação e utilizou como instrumento de intervenção duas sequências didáticas; focadas nas produções textuais do gênero discursivo do narrar de 38 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo e nas trocas de experiências entre os estagiários, os alunos da sala e o professor regente Como conclusão desta pesquisa, foi possível afirmar que as sequências didáticas, são instrumentos capazes de articular a formação inicial e continuada e, que os resultados serviram não só à indicação de acertos e desvios para futuros professores que venham a trabalhar com essa ferramenta pedagógica; bem como, uma visão de como está à relação entre a mediação da teoria e da prática em sala de aula, verificando, assim, como o estágio pode servir como ponto articulador entre a formação inicial e continuadaItem As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competenteRodrigues, Elivete Zanutto Gomes; Sant'Anna, Jaime dos Reis [Orientador]; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Simon, Luiz Carlos Santos; Pascolati, Sônia; Santana, Andreia da Cunha Malheiros [Coorientadora]Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de investigar, com alunos do 8º ano de uma escola estadual no município de Apucarana, Paraná, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero O projeto de intervenção desenvolvido apresentou atividades que exploravam os recursos linguísticos, a variedade linguística, bem como a letra, a melodia, o ritmo e o contexto de produção Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (211), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) e Costa-Hübes (29) Já como aporte teórico na reflexão sobre leitura em sala de aula e o gênero textual canção Foram utilizados escritos de Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes e Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) Quanto à semiótica da canção, alguns também foram lidos, como Tatit (1997,1998, 1999, 21, 28), Tatit e Lopes (28) e Dietrich (28) A partir desse referencial, construímos uma análise de algumas canções de Adoniran Barbosa Como conclusão, foi possível afirmar que o gênero textual canção pode contribuir para o desenvolvimento do leitorItem Carta pessoal : instrumento para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de língua portuguesaFavoni, Isis Ferreira da Silva; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Nascimento, Elvira Lopes; Barros, Eliana Merlin Deganutti deResumo: É consenso entre teóricos e pesquisadores o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa pautado no trabalho com práticas de linguagem, associadas às práticas sociais, é que promove o letramento do aluno Com base no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26, 26a), em sua vertente voltada ao ensino de línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), essa pesquisa foi desenvolvida Assim, com o objetivo de elaborar e de implementar o dispositivo didático Sequência didática (SD) com o gênero Carta pessoal, procurou-se contribuir com o letramento de uma turma do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo Dessa implementação, concluiu-se que: (1) a proposta do Grupo de Genebra de trabalho pedagógico com gêneros textuais, a partir da construção de um Modelo didático e, consequentemente, da elaboração de uma Sequência didática, permite ao professor ter, de fato, a dimensão daquilo que é ensinável do gênero, tendo em vista o/a ano/série dos alunos; (2) o ensino de língua portuguesa pautado em práticas de linguagens e em práticas sociais contribui para um maior interesse dos alunos, para o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem e a promoção do seu letramento; (3) a Pesquisa-ação, na educação, permite que o professor/pesquisador confronte os dados, compare-os e avalie-os de modo que possa refletir criticamente sobre sua prática e modificando sua metodologia sempre que necessáriaItem Classes gramaticais e gêneros quadrinísticos : uma proposta pedagógicaMenegueti, Andréa Cristina de Oliveira Lima; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Saito, Cláudia Lopes Nascimento; Cordeiro, Isabel CristinaResumo: Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de língua portuguesa nos terceiros e quartos ciclos do ensino fundamental, os PCNs (BRASIL, 1998), consolidou-se a diversidade de gêneros discursivos circulando na escola como referenciais para o trabalho da leitura e escrita de textos e análise linguística Entretanto, isso não garante a ausência de práticas centradas na metalinguagem e na análise descontextualizada de sentenças Assim sendo, o objetivo principal é elaborar uma proposta de intervenção que introduza as classes gramaticais de maneira integrada e contextualizada no sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do norte paranaense, a partir do gênero-âncora tira cômica de “A turma de Charlie Brown”, de Charles Schulz (195 a 1954) Tal proposta pressupôs, de um lado, uma reflexão da presença dos quadrinhos como pretextos no livro didático Teláris (BORGATO, BERTIN, MARCHEZI, 212) e, de outro, a tentativa do trabalho contextualizado com as classes gramaticais como uma introdução ao funcionamento do português Durante toda a proposta, compreendeu-se que a gramática constitui em parte uma língua, ao lado de aspectos ligados à leitura e à produção de textos orais e escritos à luz das teorias de Antunes (27; 214), Neves (199; 23; 211) e Pinilla (28), que propõem uma maneira diferente de organizar as classes gramaticais sob três critérios: semântico, mórfico e funcional Os estudos de Acevedo (199), Ramos (27; 211; 214a; 214b) e Vergueiro (214) constituíram referências norteadoras desta proposta de intervenção para a caracterização dos gêneros quadrinísticos, bem como para o conhecimento de toda linguagem pertencente ao gênero A intervenção foi dividida em quatro etapas, com vinte e oito encontros Na primeira etapa, fomentou-se a problematização no livro didático Teláris (BORGATO; BERTIN; MARCHEZI, 212); na segunda, promoveu-se a reflexão acerca de todas as teorias mencionadas; na terceira, constituiu-se a elaboração da proposta de intervenção e, na quarta, realizou-se a recolha e a análise de todos os dados do trabalho A pesquisa-ação (THIOLLENT, 24) foi a metodologia utilizada para o trabalho, e a coleta de dados aconteceu por meio do diário de aula (ZABALZA, 24) e de todas as atividades realizadas pelos alunos ao longo do desenvolvimento da proposta Observou-se, durante todo o desenvolvimento da intervenção, a possibilidade de um trabalho contextualizado com a língua que leva a professora-pesquisadora a um novo repensar acerca de práticas pedagógicas, possibilitando a reflexão linguística do aluno ao invés de abordagens meramente classificatóriasItem Contribuições das estratégias metacognitivas de leitura para a compreensão de crônica(2024-03-15) Sousa, Clemilda da Silva; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Santos, Adilson dos; Lunardelli, Mariangela GarciaEsta pesquisa surgiu a partir da necessidade de intervir nas dificuldades de compreensão leitora de estudantes do 8º ano da Unidade Escolar Matias Olímpio. Para isso foram investigadas se as dificuldades de compreensão leitora evidenciadas pelas atividades de leitura em sala e avaliações externas poderiam ser reduzidas com a ensinagem de estratégias metacognitivas de leitura. Para tal, objetivou-se analisar como a ensinagem e uso de estratégias metacognitivas de leitura contribuem para potencializar a formação de leitores autônomos, reflexivos e estratégicos. Para a formação desses leitores, docentes têm se engajado para a mudança da situação de leitura no Brasil por meio de reflexão sobre o assunto e promoção de diferentes práticas. Nesse sentido, busca-se embasamento teórico nas áreas da leitura, literatura e legislação educacional brasileira; no âmbito da leitura, está ancorada na abordagem cognitiva de leitura com foco nos estudos de Smith (2003), Solé (1998), Kleiman (2011) e outros; na literatura, apoia-se em Candido (2003), Moisés (2005), Simon (2011) e outros; na legislação, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Nacional Comum Curricular (2018) e Currículo do Piauí (2020). A metodologia é pesquisa-ação numa abordagem qualitativa, dentro da qual foram estabelecidas as ações de revisão de teoria, aplicação de testes de diagnose de entrada, implementação de ensinagem de estratégias metacognitivas de leitura e diagnose de saída. Está organizada em duas partes: na primeira apresenta e discute a fundamentação teórica, descreve e analisa de forma interpretativa as compreensões das crônicas “Um caso de burro”, de Machado de Assis, “A bola”, de Luís Fernando Veríssimo, “Um pé de milho”, de Rubem Braga e “A última crônica”, de Fernando Sabino, além das análises e discussões de resultados; na segunda, apresenta anexo o caderno pedagógico de oficinas construído com base nas análises e reflexões teóricas. Participaram da pesquisa 6 alunos, que demonstraram no processo metacognitivo caminhos para a ação, reflexão e melhora na sua aprendizagem como também para direcionar o replanejamento do processo de ensinagem.Item A coordenação e sua relação com o humor nas tiras cômicas de Orlandeli : um estudo das conjunções "mas" e "e"Vieira, Ivone Volpe; Borges, Maria Isabel [Orientador]; Ramos, Paulo Eduardo; Almeida, Paulo RobertoResumo: ?º`·o objetivo principal é identificar, nas tiras cômicas de Orlandeli, conexões entre a construção do humor e o funcionamento das conjunções “mas” e “e” Um “corpus” de tiras cômicas de Orlandeli foi constituído Ao todo, coletamos 5 tiras cômicas entre os anos de 26 e 214, sendo 25 para cada conjunção coordenativa As fontes de coleta foram basicamente: o blogue (), o Facebook () e o site () Nosso trabalho foi teoricamente norteado, principalmente, pelos trabalhos de Neves (2), pelos estudos a respeito da linguagem dos quadrinhos e humor de (RAMOS, 27; 211; 212; 214a; 214b) A tira cômica é concebida como um texto híbrido (conexão entre palavra escrita e desenho/ilustração) e está alicerçada em uma sequência narrativa com desfecho cômico (INNOCENTE, 25), sobretudo Trata-se também de um gênero do discurso que se consolidou nos jornais impressos nas seções de entretenimento e que pertence ao hipergênero “história em quadrinhos” Atualmente, a internet possibilitou a expansão de seu formato em linha vertical para outras formas e divisões das vinhetas Na análise, procuramos, de um lado, afastar-nos de uma análise centrada apenas na sentença e, de outro, aproximar o funcionamento gramatical das conjunções “mas” e “e” com a construção do humor (efeitos de humor), tendo em vista as realizações dessa aproximação discursivamente A conjunção “e”, por exemplo, funciona canonicamente como elemento sinalizador de acúmulo e finalizador de uma enumeração e também agrega outros valores ou estabelece outras relações: relação entre causa e consequência; relação temporal; combinação com construções condicionais; simetria e assimetria etc Já a conjunção “mas” é sustentada pelo traço da divergência de ordens diversas (negação, contraste, oposição), porém também pode combinar com “já”, “ainda”, “mesmo assim”, “nem”, “não” etc Por fim, esperamos que tal trabalho contribua para a reflexão do funcionamento do português a partir do texto Nesse sentido, acreditamos que o trabalho com a tira cômica se torne, de fato, produtivo quando o tripé linguagem dos quadrinhos, efeito de humor e funcionamento do português for mantido Nosso trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor”Item A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escritaPrado, Andréia Cristina do; Rodrigues, Flávio Luis Freire [Orientador]; Lima, Sheila Oliveira; Lunardelli, Mariângela GarciaResumo: O objetivo da pesquisa “A crônica jornalística em sala de aula: um olhar sobre o trabalho com a escrita” é propor a produção de crônicas jornalísticas em sala de aula como principal gênero discursivo na prática das competências argumentativas para alunos do 9º ano do ensino Fundamental Para tal proposição, são apontados os aspectos que podem fazer da crônica jornalística, explorada majoritariamente no âmbito da compreensão leitora, um gênero mais acessível à produção de textos de caráter argumentativo, atividade que hoje é dominada, na maior parte das vezes, pela produção de artigos de opinião e cartas do leitor Para a tessitura de tais reflexões, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica, já que o afastamento dos alunos escolhidos no projeto inicial em consequência da pandemia de Covid-19 inviabilizou implantação de uma pesquisa-ação por meio de um projeto de intervenção Ainda assim, foram organizadas atividades em um caderno pedagógico e pensadas para aplicação posterior em turmas de 9º ano, nas quais o currículo estabelece prioritariamente o artigo de opinião e carta do leitor para desenvolver a competência argumentativa dos alunos Mais que isso, o que se busca nesta pesquisa é que a crônica jornalística não seja encarada apenas como mais um gênero discursivo cujo papel se reduz a um componente a ser vencido no currículo, mas um instrumento de auxílio ao estudante que encontra dificuldades ao expressar visão de mundo por meio dos gêneros discursivos da tipologia argumentativa tradicionalmente adotados em sala de aulaItem Cultura africana e afro-brasileira em sala de aula : propostas de atividades com a literatura infantil e juvenilDias, Alex Martins; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Silvestre, Nelci Alves CoelhoResumo: Esta pesquisa traz como tema a inserção da literatura infantojuvenil de temática negra em sala de aula Esta proposta visa contemplar a Lei nº 1639/23, com o objetivo de apresentar essas obras para alunos do ensino fundamental, como uma proposta de interação e inserção dessa literatura no universo escolar Busca-se também, divulgar por meio da pesquisa científica as obras de escritores da literatura afro-brasileira, tão pouco conhecida e divulgada no Brasil Assim, têm-se como objetivos: a) destacar a importância de inserir e estudar obras de literatura infantojuvenil de temática negra em sala de aula; b) apresentar propostas de atividades (material didático) a partir de contos que compõem o corpus desta pesquisa; c) propor sugestões de trabalho com a temática em sala tendo a literatura infantojuvenil como objeto de estudo e aprendizagemItem O curta-metragem de animação nas aulas de língua portuguesa : uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferênciaMariano, Roberto; Lima, Sheila Oliveira [Orientador]; Almeida, Paulo Roberto; Limoli, LoredanaResumo: Pretendeu-se, nesta pesquisa, refletir sobre o processo de inferência na leitura, com a utilização do gênero cinematográfico curta-metragem de animação Foram objetivos específicos: analisar o desenvolvimento da habilidade de inferência na leitura em alunos do ensino fundamental; desenvolver e aplicar sequências didáticas com análise e interpretação de curtas-metragens de animação que contribuam no desenvolvimento das habilidades de inferência e compreensão textual Uma abordagem no contexto regional das turmas de ensino fundamental de uma escola de Londrina justificou-se por apresentar dados relevantes para a reflexão sobre a questão da leitura e interpretação de textos Ao utilizar como recurso o curtametragem de animação, como proposta de estratégia de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, também se apresentou uma contribuição diferenciada para o desenvolvimento da habilidade de inferência nos alunos O que se intentou alcançar com a pesquisa desenvolvida foi, após a produção de sequências didáticas que tenham por base a análise e interpretação de curtas-metragens de animação, e sua aplicação em sala de aula, relatar o desempenho dos alunos, por meio da produção de resumos, em inferir os sentidos implícitos nessas obras cinematográficas, e, o trabalho de leitura e análise de curtas-metragens de animação, com alunos do Ensino Fundamental, mostrou-se de grande proveito ao apresentar um diagnóstico bem apurado da realidade de leitura em relação à habilidade de inferência Trata-se de uma proposta de abordagem de leitura em sala de aula que, somada a diversas outras propostas quanto possíveis, apresenta-se como interessante ferramenta de auxílio na promoção de uma perspectiva de leitura condizente com as atuais concepções defendidas no meio acadêmico e escolarItem Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulasRuiz, Silvia Helena de Freitas; Silva, Suzete [Orientador]; Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios; Godoy, Maria Carolina deResumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da históriaItem Das telas da TV para a sala de aula : uma proposta de trabalho com o telejornal nas aulas de língua portuguesaBocalão, Ivandra Carla; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Oliveira, Neil Armstrong Franco de; Storto, Letícia Jovelina; Nascimento, Elvira LopesResumo: O telejornal é visto como fonte de informação dos acontecimentos cotidianos para a maioria dos brasileiros, mas também como formador de opinião, uma vez que mobiliza fundamentos de sistema que trabalha a representação simbólica como meio de inclusão e exclusão social” (SAITO, 214) A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 218) contempla, dentro das práticas de linguagem, o campo jornalístico-midiático, pois acredita que ele oportuniza o contato dos estudantes com as práticas relacionadas à informação e opinião, além de contribuir para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nas práticas de linguagem Com vista à importância da promoção de um debate interpretativo sobre o telejornal na escola, o Projeto “Telejornal em sala de aula” foi implementado em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e da noção de gênero discursivo de Bakhtin (1997), recorremos à concepção de multiletramento defendida por pesquisadores brasileiros como Rojo (29), Rojo e Moura (212), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação O objetivo geral da pesquisa foi apresentar uma proposta de trabalho com o telejornal, em uma perspectiva dialógica, tendo em vista levar os alunos a terem uma postura responsiva ativa mediante à sua recepção e produção, contribuindo para o seu multiletramento Por meio da observação e da descrição da implementação das oficinas desenvolvidas no Projeto, foi constatado que houve: 1) maior interesse e protagonismo dos alunos; 2) desenvolvimento de uma postura responsiva ativa mediante à recepção do telejornal e, consequentemente, uma visão crítica dele; 3) desenvolvimento de capacidades de linguagemItem Os descritores da Prova Brasil e o livro didático de língua portuguesa : um estudo de casoDorta, Marciane Cocchi; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Lima, Sheila Oliveira; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoResumo: Esta pesquisa buscou identificar quais descritores de Língua Portuguesa cobrados na Anresc/Prova Brasil apresentaram dificuldades para os alunos de nono ano de uma escola do Norte do Paraná, em 213, e como esses descritores foram tratados pelo livro didático A partir dos resultados, se propôs um projeto de intervenção que contribuísse para a aprendizagem dos estudantes da educação básica Para tanto, foi utilizado um corpus de 93 questões disponibilizadas no Portal do Inep, na Plataforma Devolutivas Pedagógicas e exemplos retirados do livro didático, a fim de ser feita uma verificação metodológica dos dois suportes relacionados Em relação à técnica de pesquisa empregada neste estudo, a análise foi feita a partir de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-explicativo, levando em consideração a abordagem teórica e a análise de dados quantitativos para identificar o objeto de investigação, o que pode ser classificado, mais precisamente, como um estudo de caso (GIL, 21) A partir dos dados selecionados, constatou-se que o livro traz todos os descritores da Prova Brasil, porém com uma abordagem diferente da empregada na prova, o que pode trazer algum tipo de dificuldade aos alunos ao realizarem o teste, desta forma, sugerimos um projeto de intervenção que visou complementar o trabalho do livro didático utilizando os gêneros discursivos em seu suporte original, com atividades planejadas e diversificadas por meio de uma sequência didática, cujo aporte teórico é o interacionismo sócio-discursivo, a fim de que o estudante adquira as habilidades necessárias para compreender diferentes tipos de gênero e a sua função socialItem Diário de leitura: um instrumento didático na constituição da subjetividade leitora no ensino fundamental(2023-04-11) Souza, Raquel Aparecida Carlos de; Lima, Sheila Oliveira; Corsi, Margarida da Silveira; Pascolati, SoniaO trabalho com a leitura literária no ambiente escolar adota várias abordagens, no entanto, as representações e percepções do leitor não recebem a devida importância. Existe uma defasagem de propostas que contemplem a subjetividade leitora e percebe-se a falta de conhecimento por parte dos professores sobre a temática. Nesse contexto, propusemos como questão norteadora de nossa investigação: em que medida a subjetividade leitora é fator fundamental para a formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental? A partir disso, elencamos como objetivo geral da pesquisa propor maior atenção à subjetividade no processo de formação do leitor por meio de um projeto de trabalho com a leitura fortemente amparado numa concepção de leitura alicerçada na subjetividade. A proposta didática foi aplicada em uma turma de 8º ano e consistiu na leitura de textos acompanhada de atividades de aprofundamento e discussões, o que possibilitou a análise de marcas subjetivas do leitor, registradas em diários durante as leituras literárias, antes e depois do trabalho orientado com os textos. A pesquisa fundamenta-se nos teóricos Rouxel (2012), (2013), Jouve (2002), (2013) e Petit (2009) para discutir processos de subjetividade leitora e Colomer (2007) no que tange ao ensino de literatura. O percurso possibilitou reflexões sobre o ensino de literatura, a pertinência da mediação do professor por meio de metodologias adequadas e a relevância da subjetividade no processo formativo de leitores. Os resultados evidenciam o diário de leitura como uma proposta que valoriza o envolvimento subjetivo do leitor com a obra além de estimular o desenvolvimento da criticidade.Item O ensino de língua portuguesa : contribuições de um projeto de letramento com jornal escolarLino, Ana Paula da Silva e; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Carvalho, Alonso Bezerra de; Almeida, Ana Lúcia de CamposResumo: O ensino de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita, não pode estar desvinculado das práticas sociais e de uma formação voltada à emancipação e à formação cidadã do aluno Assim, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial da perspectiva do letramento à melhoria da relação ensino e aprendizagem em língua materna ao elaborar e aplicar um projeto de letramento com o propósito de produzir um jornal escolar em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública periférica da cidade de Londrina-PR, no período de agosto a setembro de 217 Essa pesquisa-ação tem como objetivo específico a análise das possíveis contribuições do referido projeto ao processo de ensino e aprendizagem da modalidade escrita, assim como o estudo de alguns gêneros discursivos necessários à elaboração de um jornal como possibilidade de ampliar a participação social do aluno por meio da escrita Para tanto, este trabalho tem como base os documentos oficiais que regem a educação brasileira, especificamente no tocante ao ensino da língua portuguesa, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Diretrizes Curriculares Estaduais (28); os Estudos do Letramento, segundo Street (214), Kleiman (1995, 2, 25, 26a, 21), Soares (21); e dos Projetos de Letramento, com base em Tinoco (28); o trabalho com jornal escolar, segundo as concepções de Faria (1996, 1997), Freinet (1974) Também há a assunção da concepção sócio-histórica da linguagem baseada em Bakhtin (23), considerando que as práticas sociais devem orientar o ensino da língua materna no contexto escolar Para a análise dos dados, foram utilizadas, além da descrição e reflexão do processo, algumas matérias jornalísticas produzidas pelos alunos, assim como os diários de aula (ZABALZA, 24) escritos pela professora-pesquisadora Como resultado, observa-se que pensar no ensino a partir das práticas sociais colabora para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a produção dos gêneros do jornal (BONINI, 214), relacionada a questões dos alunos e da comunidade, conferiu maior sentido no momento da produção Esta proposta de intervenção proporcionou aos alunos momentos de elaboração de textos autênticos, com aplicabilidade e função social dentro do contexto escolar, contribuindo ao desenvolvimento da escrita enquanto prática social, assim como a conscientização desses agentes da função da linguagem na organização da sociedade