02 - Mestrado - Ciência da Informação

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    Metadados de assunto nos geoportais do estado do Paraná
    (2023-12-13) Meyer, Patrick Stacy; Machado, Gilnei; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Arakaki, Ana Carolina Simionato; Albuquerque, Ana Cristina de
    Esta dissertação estuda os aspectos relativos da representação temática da informação que estão relacionados aos metadados de assunto em geoportais do estado do Paraná, buscando viabilidade de taxonomia hierárquica para esses sistemas, a fim de, possibilitar por meio de termos/conceitos a recuperação da informação nas camadas dos geoportais, para usuários, pesquisadores, gestores e sociedade em geral. Desta forma, a dissertação que se apresenta tem como questão norteadora a seguinte pergunta: como identificar os fatores que possibilitam a hierarquização das informações nos geoportais por meio de taxonomia, para a facilitação de recuperação pelo usuário? Por meio dessa problemática definimos o objetivo geral em: apresentar uma análise dos metadados de assunto da camada cultura dos geoportais do estado do Paraná, visando a representação organizada e acessível dessas informações. Definindo também três objetivos específicos sendo: expor os metadados de assunto presentes na camada de cultura dos geoportais selecionados no estado do Paraná. Identificar as questões e desafios de representação da informação ao comparar os termos de assunto recuperados na camada de cultura dos geoportais do estado do Paraná. E também, propor um modelo taxonômico eficaz de apresentação e hierarquização dos termos de assunto, de modo a facilitar o acesso à informação na camada de cultura dos geoportais do estado do Paraná.Na metodologia foi delimitado um corpus teórico, organizado em duas partes, onde no bibliográfico buscou a literatura da Ciência da Informação (CI) em relação a representação, recuperação da informação e a questão dos metadados, padrões de metadados, metadados de assunto e os sistemas de informação com ênfase nos geoportais, no segundo a utilização dos métodos comparativo e análise de conteúdo no interesse de apresentar um meio para a padronização dos metadados de assunto recuperados nas camadas cultura dos geoportais do estado do Paraná. Como resultado apresentou-se as definições terminológicas e a possível construção hierárquica para os geoportais por meio de taxonomia por cadeias de modulação.
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    Organização e recuperação do acervo de entrevistas de pioneiros do Museu Histórico de Londrina
    (2021-05-11) Alves, Renato Oliveira; Contani, Miguel Luiz; Cervantes, Brígida Nogueira; Alves, João Batista
    Os museus adquirem uma característica semelhante à do ambiente de biblioteca, quando se considera que os objetos sob sua guarda e preservação podem ser entendidos como documentos, e neste sentido transformá-los em unidade de informação. A pesquisa deste estudo objetiva indicar meios de indexação e recuperação de documentos de áudio, proveniente do acervo de áudio do repositório do Museu Histórico de Londrina, constituídos por registros contendo entrevistas concedidas por pioneiros da constituição da cidade, gravadas durante a década de 1970 e digitalizadas em 2018. Uma contribuição essencial buscada é no sentido de evitar que tão precioso e insubstituível material seja subutilizado ou venha a receber acesso pouco significativo. A pesquisa, nesse universo, pode ser considerada como qualitativa, exploratória e documental quanto à natureza, objetivos e procedimentos, respectivamente. No aporte de fundamentação, são discutidos os conceitos de documento e os princípios da análise de domínio de Birger Hjørland. São identificadas e avaliadas quatro formas de orientar a composição de um método de organização e recuperação que permita conhecer o modo como os áudios podem ser constituídos como documentos e receber tratamento de organização e representação do conhecimento. O domínio indexação e recuperação de especialidades aplica-se em todo o repositório de forma geral; o domínio estudos históricos mostra que o objeto traz fortuna crítica acerca de diversos momentos da história da cidade; o domínio estudos de documentos e gêneros enquadra documentos com perfeita audibilidade, audibilidade moderada e danificados, estes últimos recuperáveis por alguma tecnologia para a passagem entre analógico e digital.
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    As abordagens do campo dos estudos de usuários de informação na perspectiva da população de mães atípicas em rede social
    (2024-04-02) Teixeira, Fernanda Felite; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Santos, Camila de Araújo dos; Bortolin, Sueli
    Os processos que envolvem o cuidado de uma criança autista geram nos responsáveis, sejam eles mães ou outros tutores, necessidades e processos informacionais que, quando superados, ampliam as potencialidades de rompimento de barreiras referentes ao diagnóstico e aos estereótipos socialmente constituídos. Ao considerar os estudos de usuários de informação no contexto das abordagens tradicional, cognitiva e social, diferentes processos informacionais podem ser compreendidos, os quais traduzem as ações facilitadoras para os sujeitos envolvidos, tanto do ponto de vista individual quanto social. Neste sentido, a capacidade com que cada uma das abordagens reflete o desenvolvimento de estratégias potenciais no enfrentamento das barreiras informacionais, demonstra a relevância da elaboração de estudos dessa natureza para as famílias e, mais especificamente, para as mães atípicas, em relação às estratégias no enfrentamento de necessidades informacionais. Partindo dessa proposta, estrutura-se o presente estudo com as seguintes questões norteadoras: como cada uma das abordagens dos estudos de usuários reflete os processos informacionais de mães atípicas? De que modo os estudos de usuários podem contribuir para o enfrentamento das barreiras informacionais vivenciadas pelo grupo de mães atípicas? Para que tais questionamentos possam ser respondidos, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos para o estudo: descrever o desenvolvimento das abordagens dos estudos de usuários da informação; elencar as necessidades informacionais de mães "atípicas" a partir de relatos publicados em grupo do Facebook; analisar as respostas de cada abordagem em relação às necessidades de mães atípicas. Metodologicamente, o estudo estrutura-se de modo exploratório, com abordagem qualitativa, social e descritiva. Os dados foram tratados conforme o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. A partir dos achados da pesquisa, conclui-se que, por se tratar de estudos com o objetivo de conhecer o perfil, as necessidades e as práticas informacionais dos usuários de informação, estes possibilitam ao campo dos Estudos de Usuários conhecer tais questões e compreender as origens de suas necessidades, demandas e desafios. A compreensão desse universo torna possível a elaboração de melhorias nos processos informacionais, na capacitação dos sujeitos para vivenciar a singularidade das experiências, além de buscar o rompimento de barreiras informacionais enfrentadas por essa população.
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    Competência em informação de universitários : relações com as gerações e as crenças de autoeficácia
    (2024-03-01) Souza, Aurea Celeste Pires de; Alcará, Adriana Rosecler; Silva, Terezinha Elisabeth da; Mata, Marta Leandro da
    A competência em informação é uma demanda de toda a sociedade, que é composta por diferentes grupos geracionais. A competência em informação consiste no processo de desenvolvimento de um conjunto de habilidades para que as pessoas sejam capazes de aprender a aprender, desde a infância, ao longo da vida, de forma a conquistar a própria autonomia. A motivação pode incentivar o desenvolvimento dessas habilidades e aumentar as crenças de autoeficácia das pessoas. Esta pesquisa investigou as relações entre a competência em informação, as gerações e a motivação na perspectiva das crenças de autoeficácia. Essas relações também foram observadas pelo prisma das quatro dimensões – técnica, estética, ética e política – da competência em informação. O referencial teórico foi elaborado com base na competência em informação e suas dimensões técnica, estética, ética e política; na motivação, sob a perspectiva das crenças de autoeficácia e nas Gerações (Veteranos, Baby Boomers, Geração X, Y e Z). A investigação foi exploratória e descritiva, com delineamento de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Para o levantamento do corpus de análise as bases utilizadas foram: Ebsco, Eric, Scopus, Google Acadêmico e Brapci. O recorte foi para estudos com foco nos universitários, no âmbito da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Documentação e ou que se referissem às bibliotecas acadêmicas. Para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Entre os principais resultados identificou-se que, os aspectos cognitivos e afetivos das habilidades de aprendizagem foram os que mais influenciaram as crenças de autoeficácia; o nível de competência em informação se correlaciona com o nível de autoeficácia, que interfere na motivação; observou-se ainda que, a motivação dos jovens interfere no processo de busca; os Nativos Digitais gostam de compartilhar ideias e espaço; notou-se que os jovens apresentaram dificuldades informacionais cognitivas; os estudantes são movidos pelos sentimentos, que influenciam as crenças de autoeficácia, em relação às atividades acadêmica. Com a triangulação das temáticas, três características foram as mais marcantes, sentimentos e emoções; conexão permanente com as novas tecnologias e comunicação constante com seus pares. Por último, foi inferido que a dimensão estética, é a que mais está presente nos processos informacionais dos Nativos Digitais, relacionada ao sensível, ao cognitivo e à busca pelo prazer. Conclui-se que a competência em informação dos universitários, Nativos Digitais, é influenciada pelas características dessa geração, que também interfere nas crenças de autoeficácia. Por último, as descobertas acerca das relações entre a dimensão estética e as características geracionais, são de relevância para futuras práticas interventivas.
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    Enfoques sobre Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) nos currículos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Brasil
    (2024-02-26) Casoni, Clarice Luzia Rodrigues; Santos, Raimunda Fernanda dos; Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; Albuquerque, Ana Cristina de
    Estuda-se aspectos teóricos, metodológicos e educacionais a respeito dos Sistemas de Organização do Conhecimento em disciplinas ofertadas nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. Contempla uma temática base na formação de pesquisadores da Organização e Representação do Conhecimento em ambientes tradicionais e contemporâneos. Tem como objetivo geral: analisar os componentes curriculares sobre Sistemas de Organização do Conhecimento nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Objetiva especificamente: mapear as disciplinas e ementas voltadas para os Sistemas de Organização do Conhecimento; identificar a modalidade dos Cursos de Pós-Graduação que possuem tais componentes curriculares; demonstrar quais os tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento são contemplados nos currículos; investigar se as novas possibilidades de representação do conhecimento por meio das Folksonomias encontram-se contempladas nas estruturas curriculares com vistas a formação de pesquisadores nessa seara. Utiliza como metodologia as pesquisas: bibliográfica, documental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, para análise dos dados utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Apresenta como resultado a análise de vinte e três Instituições Ensino Superior identificadas na Plataforma Sucupira e avaliados pela CAPES, as quais ofertam, quarenta e dois cursos. Em relação às modalidades dos cursos, foram identificados: a) dezenove mestrados acadêmicos; oito mestrados profissionais b) quinze doutorados acadêmicos. Constata que os Sistemas de Organização do Conhecimento têm sido discutidos por 42% dos Programas analisados. Com relação aos Sistemas de Organização do Conhecimento abordados nas ementas das disciplinas, foram identificados tanto os relacionados aos sistemas tradicionais (tesauros, taxonomias) como aos novos modelos voltados para a web e para os sistemas colaborativos, tais como: as ontologias e folksonomias.
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    Mediação cultural para o desenvolvimento da competência crítica em informação : um estudo do Centro Integrado de Cultura (CIC) do município de Florianópolis/SC
    (2023-03-27) Lipinski, Barbara; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Bortolin, Sueli; Bezerra, Arthur Coelho
    Os centros culturais são aliados no auxílio da reflexão individual e coletiva a partir da informação por meio da realização de diversas atividades desenvolvidas pelos seus profissionais, considerados mediadores culturais. Dentre os mediadores, a pesquisa deu destaque ao bibliotecário, entendendo que ele pode atuar nesse setor e ser, também, um educador social, promovendo ações para o desenvolvimento da competência crítica em informação na sociedade. O estudo teve como objetivo analisar se a mediação cultural promovida pelos bibliotecários do Centro Integrado de Cultura do município de Florianópolis contribui para a competência crítica em informação na comunidade em que ele está inserido, ou seja, procurou mapear as ações culturais, as quais podem contribuir para a competência crítica em informação da comunidade, com vistas a atribuir mais significado e visibilidade aos centros culturais e ao trabalho do bibliotecário para a formação de cidadãos pensantes e críticos, que possam fazer suas próprias escolhas e tomarem posicionamento. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como básica, qualitativa, descritiva e exploratória, bem como por revisão bibliográfica e estudo de caso, utilizando a entrevista semiestruturada para a coleta de dados e a técnica da análise categorial de Bardin para as análises. Os resultados apontaram que os bibliotecários do Centro atuam na Biblioteca de Arte e Cultura e no Museu de Arte de Santa Catarina, sendo a Biblioteca a promotora de 12 atividades culturais, das quais cinco contribuem para o desenvolvimento da competência crítica em informação. O estudo verificou que a mediação cultural, desenvolvida pelos bibliotecários do referido Centro, promoveu uma reflexão crítica da realidade na sociedade e, a partir disso, a pesquisa pôde refletir acerca do papel do bibliotecário e dos centros de cultura como agentes de (trans)formação social.
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    Competência em informação do bibliotecário e biblioteca inclusiva: ações possíveis para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)
    (2023-08-31) Okada, Tamires Cassia Rodrigues; Alcará, Adriana Rosecler; Silva, Rovilson José da; Santos, Juliana Cardoso dos
    A pesquisa visa investigar a competência em informação do bibliotecário voltada à acessibilidade e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em bibliotecas, evidenciando sua relevância no atendimento a essas pessoas no que tange buscar, avaliar e utilizar a informação em prol do desenvolvimento de ações nesses espaços. Nesse sentido, identificar as habilidades requeridas para o trabalho de inclusão e acessibilidade nas bibliotecas, averiguando as iniciativas de bibliotecas e bibliotecários para a realização de atendimentos voltados a este público, assim como as dificuldades que apresentam durante os processos de busca e uso da informação esteve entre os objetivos da pesquisa. A fundamentação teórica parte da Ciência da Informação com um breve histórico e conceituação, relacionando a sua responsabilidade social, e como a informação é utilizada nesse contexto, abrangendo a competência em informação para o desenvolvimento e multiplicação de habilidades em outros sujeitos. Apresenta-se também a caracterização do Transtorno do Espectro Autista e o papel da biblioteca inclusiva e acessível. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, de natureza qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi feita no Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES, visando encontrar ações voltadas a pessoas com TEA realizadas em bibliotecas ou por bibliotecários. A pesquisa documental, realizada na rede social Instagram, buscou em perfis de bibliotecários e bibliotecas, ações em prol do atendimento de pessoas com TEA, em ambas foram realizadas buscas em português e inglês. Os dados foram estruturados e analisados com base no que preconiza a análise de conteúdo. Dentre os resultados foi possível notar a importância de um olhar sensível e crítico do bibliotecário em relação às pessoas com TEA, além das habilidades requeridas para a promoção da competência em informação que abrange as dimensões técnica, estética, ética e política, para a realização de ações inclusivas nesse ambiente.
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    A economia política nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação : um estudo interdisciplinar
    (2023-03-30) Wrublak, Laura Regina; Silva, Terezinha Elisabeth da; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Marques, Rodrigo Moreno
    Analisa como a Economia Política se integra ao campo de estudos da Ciência da Informação, mediante mapeamento das produções científicas, da investigação de ocorrência de conteúdos de Economia Política na estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e, da identificação das possíveis contribuições do estudo da Economia Política em sua dimensão científica, social e profissional. O estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualiquantitativa, apresenta análise das produções científicas levantadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), na Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e nos trabalhos apresentados no GT5 – Política e Economia da Informação do Enancib (Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação) para o período de 2011 a 2022. Foram também consultados os sites dos Programas de Pós-Graduação para o levantamento docente e análise documental da estrutura curricular das disciplinas ofertadas. Como resultado obteve-se um total de 121 trabalhos publicados, a maior concentração de publicações sobre Economia Política se deu no ano de 2020, das três bases de dados investigadas a Eptic foi a que apresentou maior número de produção científica. Identificou-se uma pluralidade terminológica nas pesquisas em Ciência da Informação relacionadas a Economia Política, das quais destacaram-se os termos “Economia Política” e “Economia Política da Comunicação”, demostrando que os estudos em Economia Política dentro da análise de domínio da Ciência da Informação são em grande parte embasados pelo arcabouço teórico da área da comunicação. O autor César Ricardo Siqueira Bolaño foi o que mais publicou artigos científicos voltados para Economia Política nas bases de dados analisadas, seguido pelos pesquisadores Rodrigo Moreno Marques, Anderson David Gomes dos Santos, Marcos Dantas e Marco Schneider. Do total de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação analisados somente o da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Minas Gerais disponibilizaram disciplinas com foco em Economia Política em sua grade curricular. Diante da análise efetuada, constatou-se um total de cinco docentes que atuam em linhas de pesquisas voltadas para a Economia Política dentro dos Programas de Pós-Graduação. Com base no levantamento de dados e apontamentos feitos durante a pesquisa conclui-se que o estudo da Economia Política no âmbito da Ciência da Informação vem se dando de forma gradativa, sendo construído na medida em que docentes e discentes incluem em suas linhas de pesquisa assuntos relacionados ao tema fortalecendo o vínculo entre as duas áreas. Esse processo vai sendo potencializado ao passo que ficam mais claras e evidentes as contribuições do estudo da Economia Política para a Ciência da Informação.
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    Mediação oral da informação e oralidade mediatizada em podcasts
    (2023-08-23) Triches, Marcos César; Santos Neto, João Arlindo dos; Alcará, Adriana Rosecler; Terra, Guilhermina de Melo; Bortolin, Sueli
    A mediação oral da informação em podcasts na Ciência da Informação evidencia o retorno à voz proporcionado por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e sua profusão em ambientes digitais. A aliança da oralidade com a tecnologia proporciona entretenimento, educação, informação, preservação da história e memória, entre outros. Ressalta que a oralidade se manifesta como grande forma de expressão entre os indivíduos, pois mesmos os iletrados conseguem se expressar e serem entendidos, seja por meio da voz viva ou da voz mediatizada. Tem- se por objetivo investigar como ocorre a mediação oral da informação em ambientes digitais com foco na incidência de podcasts na Ciência da Informação. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa e adota como método o estudo de caso. Para seleção do corpus foram pesquisados nas três principais plataformas de streaming de áudio - Spotify, Podcast Addict e Google Podcasts - programas de podcasts que tivesse alguma relação com Escolas de Ciência da Informação ou seja, programas que tenham explicitado em suas descrições que a produção é de responsabilidade de algum professor ou estudante vinculado a cursos da área de Ciência da Informação. As buscas foram realizadas pelos termos “Ciência da Informação”, “Biblioteconomia”, “Arquivologia” e “Museologia”. No Spotify foi recuperado o maior número de programas relacionados à Ciência da Informação, um total de 50 programas, sendo 24 de iniciativas vinculadas a departamentos, programas de pós-graduação ou projetos de extensão de universidades e 26 de iniciativa de estudantes, sem o apoio direto da universidade. No Podcast Addict, foram recuperados 11 programas, sendo seis de iniciativa de universidades e cinco de estudantes. No Google Podcasts foram recuperados 24 programas, sendo 14 de iniciativa de universidades e 10 de estudantes. Dos resultados, muitos programas não lançam episódios novos há alguns meses, o que sugere uma descontinuidade dos podcasts. Dois podcasts, Museológicas Podcast e Prancheta Fabicana, foram analisados com base nas dimensões da mediação da informação, e os dois contemplaram todas as dimensões - dialógica, estética, formativa, ética e política. Conclui que o podcast pode ser considerado como recurso de mediação oral da informação em suas múltiplas potencialidades, seja mediando informação científica, política, social ou popular, visto que a oralidade mediatizada possui todos os aspectos da oralidade convencional, e vai além, uma vez que o alcance da informação por meio da tecnologia cria um distanciamento entre o momento da produção e do efetivo consumo, possibilitando maior mobilidade temporal e espacial.
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    Catalogação de assuntos em sistemas de informação de bibliotecas : um estudo comparativo no catálogo Pergamum do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
    (2023-03-31) Marcos, Denísio Pereira; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Paletta, Francisco Carlos; Moraes, Marcos Antônio de
    Esta pesquisa apresenta como tema a catalogação de assuntos no âmbito do Tratamento Temático da Informação (TTI). Objetivo geral: analisar o processo de Catalogação de Assuntos de livros por meio do Catálogo on-line Pergamum do IFMG, visando potencializar a recuperação e o acesso aos recursos informacionais disponíveis no OPAC. Trazendo como propósito a melhoria da catalogação de assuntos executada pela equipe de bibliotecários do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Metodologia: optou-se pela revisão bibliográfica para a fundamentação teórica, baseada em livros, artigos científicos, anais de eventos, dissertações e teses que versam sobre o Tratamento Temático da Informação. Realizou-se investigação exploratória de cunho aplicado. Assim, foram analisadas 10 Unidades de Informação e posterior elaboração de um esboço por meio de ensaios, utilizando-se da técnica de verificação da qualidade da indexação adaptado por Gil Leiva (2008) a partir da fórmula de Hooper (1965) em que o número de descritores comuns nos livros é dividido pela soma do número de descritores nos dois livros menos o número de termos comuns. Resultados: a representação temática no OPAC do IFMG se mostra adequada, porém necessita de padronização; a apresentação dos descritores necessita de uniformização de acordo com um cabeçalho de assuntos, de forma a serem dispostos apenas termos autorizados e correções de grafias; os assuntos se apresentam de formas diferentes. Não há utilização de termos livres (campo 697 do Marc21). Considerações finais: para responder à questão de pesquisa, a catalogação de assuntos terá que ser executada pelos bibliotecários de forma a ter os seus descritores padronizados, considerando a utilização de uma linguagem de indexação em comum e compatível com as necessidades dos usuários do IFMG. Ter equilíbrio entre a exaustividade (número de termos atribuídos ao documento) e a especificidade dos descritores no momento da catalogação com vistas a se evitar ruídos ou silêncios no momento da recuperação da informação no OPAC.
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    Mediação da literatura infantil com protagonistas negros na biblioteca escolar
    (2023-03-29) Fernandes, Odilia Barbosa Ribeiro; Silva, Rovilson José da; Santos Neto, João Arlindo dos; Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Bortolin, Sueli
    A biblioteca escolar é um ambiente propício para que o leitor se compreenda, entenda suas relações com o mundo e os sujeitos que nele estão, devendo, assim, acolher todas as crianças sem discriminá-las. A literatura infantil está presente na biblioteca escolar e é um dos caminhos para compor o repertório social e colaborar ainda com a formação identitária das crianças. Essa pesquisa busca refletir acerca da presença de protagonistas negros nessa literatura e sobre a mediação dela como uma possibilidade de ação antirracista no ambiente escolar. Teve como objetivo geral: discutir a mediação da literatura infantil com protagonistas negros por intermédio da biblioteca escolar visando à cultura antirracista. E objetivos específicos: discutir alguns conceitos do racismo estrutural no Brasil para entender a conjuntura; identificar se houveram e quais foram as reverberações que a Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2018 trouxeram às práticas do bibliotecário escolar; evidenciar as obras de literatura infantil brasileira com protagonistas negros, publicadas a partir da Lei nº 11.645/2008 e reconhecidas pelos seguintes prêmios de literatura infantil brasileira: Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Prêmio Jabuti e Prêmio Literário Biblioteca Nacional; e estruturar a proposta de instrumento pedagógico para o bibliotecário escolar, visando à mediação da literatura infantil com protagonista negro. Realiza uma investigação qualitativa usando a metodologia da pesquisa bibliográfica. Foram localizadas quatro obras de literatura infantil agraciadas com os prêmios: Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Prêmio Jabuti e Prêmio Literário Biblioteca Nacional usando como recorte temporal as premiações realizadas entre 2008 (data da Lei 11.645) e 2022 nos quais os protagonistas são negros. Essas obras foram analisadas e serviram de base para a composição de um instrumento pedagógico que é apresentado ao fim da pesquisa e poderá servir de sugestão de atividades para bibliotecas escolares. Como resultados percebemos que na Ciência da Informação a literatura infantil ainda é pouco explorada nas publicações científicas, e, em especial, aquelas com protagonismo negro. Além disso, o número de obras de literatura infantil com protagonistas negras premiadas no Brasil ainda é pequeno e as existentes necessitam de divulgação para ampliar sua circulação e uso nas bibliotecas escolares. As análises mostraram que as obras atendiam a todos os princípios avaliados e que, portanto, são obras indicadas para a mediação em bibliotecas escolares. É indubitável que os estudos sobre o racismo podem colaborar para o desenvolvimento de uma cultura antirracista, portanto, há a expectativa de que essa pesquisa contribua no sentido de provocar discussões acerca da temática e a instigar a prática bibliotecária, evidenciando as potencialidades da mediação da literatura infantil com protagonistas negros na biblioteca escolar em prol da educação antirracista.
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    Classificação arquivística no âmbito da organização e representação do conhecimento : teorias nas abordagens custodial e pós-custodial
    (2023-07-19) Cunha, Sandra Sanches da; Albuquerque, Ana Cristina de; Aleixo, Diana Vilas Boas Souto; Cervantes, Brígida Maria Nogueira
    Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a classificação arquivística no âmbito da Organização e Representação do Conhecimento mediante as abordagens custodial e pós-custodial da Arquivologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa recuperada em livros, artigos, teses e dissertações da área. A Organização e Representação do Conhecimento é um campo que auxilia substancialmente na elaboração de sistemas que permitem o acesso à informação e entende-se que a classificação organiza e representa o conhecimento registrado. Ainda é um tema pouco explorado em relação às funções, manuais, normas, preservação, apesar de ser considerada um alicerce no que se refere à gestão documental. Como resultado espera-se que a partir deste estudo, outros possam surgir no intuito de refletir teorias e metodologias a fim de compreender a Organização e Representação do Conhecimento nas ações e sistemas que organizam e representam o conhecimento no contexto arquivístico, com conceitos e classificação conforme suas características.
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    Processamento de linguagem natural e a ciência da informação : inter-relações e contribuições
    (2023-06-05) Benin, Keli Rodrigues do Amaral; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Neves, Barbara Coelho
    Introdução: Nas últimas décadas tem-se observado o aumento na quantidade de informação processada, armazenada e disponibilizada em documentos, principalmente disponibilizados no ambiente digital. Devido ao aumento exponencial da quantidade de informações torna-se inviável a manipulação manual das informações, tornando-se necessário a utilização de mecanismos e ferramentas que possibilitem o processamento automático de informações. A principal abordagem de análise de texto e linguagem por meio computacional é chamada de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Objetivo: A pesquisa apresenta como objetivo analisar as inter-relações existentes entre o campo do Processamento de Linguagem Natural e a Ciência da Informação, descrevendo as principais contribuições identificadas. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa e descritiva, pois busca identificar e descrever as inter-relações existentes entre o campo do Processamento de Linguagem Natural e a Ciência da Informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica, fundamentando-se na análise de artigos publicados nas Bases de Dados BRAPCI e SCOPUS, no período de 2012 e 2022, que abordam a inter-relação entre Processamento de Linguagem Natural e Ciência da Informação. Foram selecionados 68 artigos para análise. Após a seleção de artigos, realizou-se a análise de conteúdo de acordo com os ensinamentos de Bardin (2011), onde foram criadas cinco categorias (Artigos de Fundamentação e Conceituais, Pré-processamento de texto; Análise de Semântica e Representação de Texto; Extração de informações e Mineração de texto; Modelagem de tópicos e Classificação de texto) que permitiu realizar análise qualitativa. Resultados: Após as análises dos artigos foi possível observar as contribuições do campo de Processamento de Linguagem Natural para a área da Ciência da informação, essas contribuições são mais significativas para a área de recuperação da informação. Referente a área da Ciência da Informação, contribui para o campo de Processamento de Linguagem Natural, com o uso de ontologias, taxonomia, tesauros, dicionários, indexação e organização e representação da informação e do conhecimento. Da mesma forma, foi identificado as contribuições da Linguística e Terminologia para o PLN, com o uso das análises linguísticas e dos termos. Considerações finais: Diante disso, foi possível analisar a inter-relações do campo de Processamento de Linguagem Natural com a área da Ciência da Informação, na qual as duas temáticas conseguem usufruir das técnicas e especificidades da outra. Perante o exposto, a Ciência da informação pode e deve usufruir das ferramentas computacionais desenvolvidas no âmbito das pesquisas em PLN, empregando-as nos processos de catalogação e seguido da recuperação nos centros informacionais, assim como na realização de modelos de representação de informação.
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    O documento fotográfico à luz da classificação arquivística : um estudo em teses e dissertações brasileiras
    (2020-03-03) Leandro, Arlene Aparecida; Albuquerque, Ana Cristina; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Furtado, Renata Lira; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Santos Neto, João Arlindo dos
    A fotografia desde sua origem tem um papel importante na representação das coisas, seja ela memória ou prova. Quando inseridas no arquivo e possuindo em seu conjunto características próprias recebe o nome de documento fotográfico. No arquivo recebe tratamentos que vão desde a conservação até a organização da informação e conhecimento. Assim como no documento textual a análise documental se faz importante, pois através dela que o usuário terá seu primeiro contato com a informação. A análise do documento fotográfico permite que o usuário consiga fazer a leitura e absorção das informações contido no documento. Uma dessas atividades desenvolvida no processo de análise é a classificação arquivística, ela trata da forma de organização, por representação e ordenamento de elementos, seguindo uma hierarquia e estrutura, agrupando por semelhança e separando por diferenças. Entendendo a importância que as informações contidas nos documentos fotográficos têm, buscou-se através dessa pesquisa analisar como essas informações foram tratadas nas pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação nos últimos vinte anos. O trabalho teve como objetivo investigar como os documentos fotográficos foram abordados em teses e dissertações brasileiras desenvolvidas nos anos de 2000 a 2019, da área de Ciência da Informação quanto à Classificação Arquivística. Utilizando-se do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para a realização do levantamento dos trabalhos. Como metodologia da pesquisa, possui uma abordagem qualitativa, sendo está uma pesquisa exploratória descritiva, as técnicas metodológicas da Análise de Conteúdo foram utilizadas no processo de levantamento dos trabalhos, sua escolha e posterior análise final. Assim sendo, a partir da Análise de Conteúdo, buscou-se identificar nas Teses e Dissertações a forma de abordagem dada ao documento fotográfico, nos últimos anos. A partir da escolha dos trabalhos, caracterizou-se cada pesquisa, apresentando os dados coletados no Banco de Teses e Dissertações que pudesse contribuir com os objetivos propostos. Essas informações apresentadas permitiram a visualização da pesquisa possibilitando a criação de fichas documentais para cada trabalho. De início foram desenvolvidos gráficos, tabelas e quadros de acordo com os resultados das fichas. Essas informações apresentadas permitiram a visualização da pesquisa. As categorias desenvolvidas a partir das fases propostas por Bardin, apresentam a pesquisa, o documento fotográfico e a classificação arquivística do documento fotográfico em cada trabalho. A partir desses dados foi possível observar que os trabalhos têm tratado da classificação voltada ao documento fotográfico, direta ou indiretamente. Notou-se que apesar de existirem pesquisas voltadas para o tratamento da organização da informação do documento fotográfico por parte dos pesquisadores, esse número foi baixo, em parte restrito a uma linha de pesquisa.
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    Competência em informação e agenda 2030 no âmbito do sistema de bibliotecas públicas de Londrina
    (2023-03-30) Gasparini, Zoraide Aparecida; Alcará, Adriana Rosecler; Zaninelli, Thais Batista; Mata, Marta Leandro da
    A pesquisa tem como propósito apresentar reflexões a respeito do desenvolvimento da competência em informação nas ações realizadas no Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina e a necessidade de sua contextualização e execução à Agenda 2030. A competência em informação é entendida como uma junção de habilidades para lidar com a informação em situações apresentadas na sociedade, que pode contribuir para romper as barreiras referentes à informação em diversos contextos, inclusive em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que propõem a melhoria da vida das pessoas e do planeta nas três esferas (social, econômica e sustentável). Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus da pesquisa foi o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. A população alvo foi composta por sete bibliotecários e nove técnicos de gestão pública que atuam nas bibliotecas. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, a entrevista e análise documental, sendo que os dados foram analisados com base em algumas categorias, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, identificou-se que são desenvolvidas ações multiplicadoras da Agenda 2030 e da competência em informação. Destaca-se como exemplos o projeto Literatura na biblioteca, Toda quinta tem história, Mural de empregos, Palestras, dentre outros. Identificou-se que os ODS 1, 3, 4, 5, 8, 10 e 17 são os mais atendidos nas ações, mas todos foram relacionados, de algum modo, às diferentes ações que são desenvolvidas no Sistema de Bibliotecas estudado. Verificou-se que a maioria dos bibliotecários não tinham conhecimento relacionado à competência em informação e à Agenda 2030. Porém, foi possível visualizar que o trabalho que vem sendo realizado pelos bibliotecários e sua equipe tem o potencial para a formação de habilidades no contexto das quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política), assim como apoiam no atendimento de diferentes ODS da Agenda 2030. Talvez, ainda seja necessário um processo mais reflexivo do próprio profissional em sua atuação prática do dia a dia em relação às dimensões e os ODS, para que a multiplicação da competência em informação ocorra de forma mais consciente
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    Organização e representação do conjunto documental nos repositórios digitais integrados da América do Sul
    (2022-05-02) Pereira, Felipe Caldonazzo de Almeida; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Contani, Miguel Luiz; Gonçalez, Paula Regina Ventura Amorim
    Introdução: A Ciência Aberta tem como uma de suas características o conjunto de práticas que permitem o acesso aberto aos procedimentos e resultados de uma pesquisa científica, isso inclui tanto a publicação científica quanto a disponibilização dos dados de pesquisa, fazendo-se necessária a análise de diferentes formas para se organizar e representar a informação científica, entre estas, a do conjunto documental no âmbito do repositório digital integrado. Objetivo: este trabalho tem como objetivo geral analisar o uso de recursos instrumentais para organização e representação do conjunto documental em repositório digital integrado. Os objetivos específicos são a identificação das características do repositório digital integrado, a verificação das características do conjunto documental e a seleção de recursos para organização e representação do conjunto documental aplicáveis ao contexto do repositório digital integrado. Metodologia: esta pesquisa é de natureza descritiva, utilizando-se de levantamento bibliográfico e documental, com uso da Análise de Conteúdo para a identificação e a seleção dos documentos nos repositórios digitais e para a categorização dos elementos coletados. A coleta de dados para a seleção dos repositórios foi a partir da lista existente nos diretórios OPENDOAR e ROAR, sendo identificados 32 repositórios com as características de repositórios digitais integrados. Resultado: tem-se que os 32 repositórios utilizam ou fazem indicação para o depositório de arquivos em formato aberto ou não proprietário, somente um repositório não utiliza recursos e práticas para dados conectados e nove repositórios não relacionam os objetos pertencentes ao conjunto documental. Apesar do uso de vocabulário controlado (assunto e tipologia documental), somente 11 repositórios empregam os recursos de dados conectados para esse fim. Conclusão: a filosofia do movimento de acesso aberto possui aceitação nas instituições responsáveis pelos repositórios digitais integrados, porém, percebeu-se a falta de padronização no emprego dos campos de metadados e no uso de recursos e práticas voltadas para a utilização de dados abertos conectados recomendados nas diretrizes dos órgãos responsáveis pela formulação de políticas de informação científica
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    Representação em SKOS da subcategoria "Organização do Conhecimento" do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
    (2021-06-15) Silveira, Raidan Cruz; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Tognoli, Natália Bolfarini
    O modelo Simple Knowledge Organization System (SKOS) tem otimizado práticas de organização e recuperação do conhecimento através da representação de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). Esse processo que visa a estruturação de conceitos em SKOS tem permitido a interoperabilidade entre vocabulários, sistemas e máquinas. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a subcategoria “2.1 Organização do Conhecimento” do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação para representá-la em SKOS. Para atingir o objetivo da pesquisa, utiliza-se o TBCI em formato em PDF, publicado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 2014 e a versão eletrônica disponível pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2017. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e cunho teórico-metodológico, do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, busca apresentar uma estrutura conceitual representada em SKOS com capacidade de legibilidade para máquinas e potencializar a capacidade de recuperação e interoperabilidade do TBCI, bem como contribuir com os estudos em Organização do Conhecimento (OC) na Ciência da Informação
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    O potencial da biblioteca pública na promoção da ciência cidadã
    (2023-09-01) Brentan Junior, Elisio Custodio; Silva, Terezinha Elisabeth da; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará; Okuzono, Simone Borges Paiva
    Esta pesquisa objetivou investigar as ações cidadãs promovidas pelas bibliotecas públicas e seu potencial para a promoção da ciência cidadã. Foi realizada a análise da informação enquanto insumo basilar para o pleno exercício da cidadania, do aprofundamento da relação entre ciência cidadã e informação, assim como pela identificação de ações das bibliotecas públicas com potencial para o desenvolvimento da ciência cidadã. Estudo de abordagem qualitativa, delineamentos bibliográfico e documental, utilizando a categorização como método de análise dos dados, partindo da perspectiva da análise de conteúdo. Identificou ações cidadãs implementadas por bibliotecas públicas, assim como atividades recentes que reforçam o caráter de tais espaços como ambientes comunitários e democráticos de relevância para o elo da ciência cidadã com pessoas não cientistas. As ações localizadas enfatizam a necessidade do estabelecimento de parcerias com instituições de pesquisa, seja para formação das equipes ou acompanhamento na execução das atividades. Conclui-se que além das atividades especificamente orientadas para a ciência cidadã, as bibliotecas públicas podem contribuir também com os processos inerentes a todo e qualquer espaço biblioteconômico, desde a formação e o desenvolvimento de coleções, até as mediações promovidas por meio do espaço e de suas ações
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    A representação descritiva na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: estudo comparativo entre Brasil e Colômbia
    (2021-03-22) Pérez Amaya, Maria Girleza; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Torres, María Teresa Múnera
    A representação da informação constitui um dos principais processos da Organização e Representação da Informação, cuja finalidade é identificar, descrever e possibilitar o acesso à informação contida nos documentos arquivísticos, nos materiais bibliográficos e nos documentos de museu. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as semelhanças e diferenças nas noções conceituais de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia no Brasil e na Colômbia. Adotamos a pesquisa bibliográfica e o método comparativo, como métodos da pesquisa, e a análise de conteúdo e o estudo comparativo, como técnicas de análise de dados, possibilitando a identificação, discussão, categorização e confrontação das noções conceituais apresentadas nos artigos científicos dos periódicos da Ciência da Informação com Estrato Qualis Capes A1 na área de avaliação Comunicação e Informação, no quadriênio 2016-2019 – Transinformação; Informação & Sociedade: Estudos e Perspectivas em Ciência da Informação - do Brasil, no período compreendido entre 2010 e 2019, e das definições expostas pelos sites oficiais do Archivo General de la Nación, da Biblioteca Nacional e do Museo Nacional da Colômbia. Foram identificadas dezenove noções conceituais de representação descritiva da informação, em dezessete artigos e documentos selecionados, sendo quatorze artigos do Brasil e três documentos da Colômbia. Destas noções, cinco correspondem ao conceito de descrição arquivística, nove à catalogação descritiva, dois à catalogação na Museologia e três à representação descritiva segundo a Ciência da Informação. Como resultados, foram caracterizados os processos de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia; foram também identificadas e categorizadas as noções conceituais selecionadas e, por último, apresentamos, mediante um quadro comparativo, as semelhanças e diferenças evidenciadas entre estas áreas e entre os países. Concluímos, assim, que as semelhanças evidenciadas significam o ponto de encontro para a integração e o desenvolvimento de formas de compartilhamento de informações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia e entre os países Brasil e Colômbia. E, por sua parte, as diferenças vêm sustentar as especificidades que cada uma destas áreas apresenta.
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    Análise da presença dos requisitos de classificação em softwares livres : DSpace, Alfresco e ICA-AtoM
    Francisco, Leandro Checo; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Giraldes, Maria Júlia Carneiro; Alcará, Adriana Rosecler
    Resumo: Analisar a presença dos requisitos do Modelo e-Arq Brasil referente à classificação de documentos nos softwares livres DSpace, Alfresco e ICA-AtoM, é o objetivo principal da pesquisa, com base na Organização da Informação, uma subárea da Ciência da Informação Este estudo se justifica por identificar as características de classificação em fundos ou série documentais e as semelhanças na atuação dos softwares livres pesquisados nos diferentes ambientes profissionais Considerando tais pressupostos, este texto envolve-se no seguinte questionamento: Como os softwares livres direcionam as sugestões referentes à classificação feita pelo Modelo e-Arq Brasil? Identifica-se neste estudo de softwares livres a presença de algumas semelhanças, lacunas, a respeito das diferentes normas de cada software sobre a classificação de documentos Os procedimentos metodológicos adotados foram o método comparativo com resultados qualitativos e quantitativos Também utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória A coleta de dados consistiu em 18 requisitos do subgrupo de Configuração e administração do plano de classificação em um SIGAD, e 12 requisitos do subgrupo de Classificação e metadados das unidades de arquivamento A análise dos dados foi obtida por meio de dois quadros para cada software, um para cada subgrupo de requisitos Constatou-se a presença de 8,% de requisitos no software DSpace, 5,% de requisitos no software Alfresco e 9,% de requisitos no software ICA-AtoM A análise qualitativa constituiu-se na dimensão de tratamento da Informação pela Organização da Informação proposta por Café (21) Considera-se que os softwares livres pesquisados realizam a classificação de documentos com métodos semelhantes, porém, com propósitos diferentes O software livre DSpace não pode ser considerado como SIGAD por não abranger a gestão de documentos O software livre ICA-AtoM não atua como SIGAD por não envolver as etapas de gestão de documentos e de repositório digital Referente ao software livre Alfresco não é considerado como SIGAD, como nos demais softwares pesquisados, por não ter o cumprimento de todos os requisitos Obrigatórios e Altamente Desejáveis Recomenda-se pesquisas futuras para abordar os requisitos de metadados e de reclassificação, e também estudos sobre SIGAD