02 - Mestrado - Ciência da Informação

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    Análise da presença dos requisitos de classificação em softwares livres : DSpace, Alfresco e ICA-AtoM
    Francisco, Leandro Checo; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Giraldes, Maria Júlia Carneiro; Alcará, Adriana Rosecler
    Resumo: Analisar a presença dos requisitos do Modelo e-Arq Brasil referente à classificação de documentos nos softwares livres DSpace, Alfresco e ICA-AtoM, é o objetivo principal da pesquisa, com base na Organização da Informação, uma subárea da Ciência da Informação Este estudo se justifica por identificar as características de classificação em fundos ou série documentais e as semelhanças na atuação dos softwares livres pesquisados nos diferentes ambientes profissionais Considerando tais pressupostos, este texto envolve-se no seguinte questionamento: Como os softwares livres direcionam as sugestões referentes à classificação feita pelo Modelo e-Arq Brasil? Identifica-se neste estudo de softwares livres a presença de algumas semelhanças, lacunas, a respeito das diferentes normas de cada software sobre a classificação de documentos Os procedimentos metodológicos adotados foram o método comparativo com resultados qualitativos e quantitativos Também utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória A coleta de dados consistiu em 18 requisitos do subgrupo de Configuração e administração do plano de classificação em um SIGAD, e 12 requisitos do subgrupo de Classificação e metadados das unidades de arquivamento A análise dos dados foi obtida por meio de dois quadros para cada software, um para cada subgrupo de requisitos Constatou-se a presença de 8,% de requisitos no software DSpace, 5,% de requisitos no software Alfresco e 9,% de requisitos no software ICA-AtoM A análise qualitativa constituiu-se na dimensão de tratamento da Informação pela Organização da Informação proposta por Café (21) Considera-se que os softwares livres pesquisados realizam a classificação de documentos com métodos semelhantes, porém, com propósitos diferentes O software livre DSpace não pode ser considerado como SIGAD por não abranger a gestão de documentos O software livre ICA-AtoM não atua como SIGAD por não envolver as etapas de gestão de documentos e de repositório digital Referente ao software livre Alfresco não é considerado como SIGAD, como nos demais softwares pesquisados, por não ter o cumprimento de todos os requisitos Obrigatórios e Altamente Desejáveis Recomenda-se pesquisas futuras para abordar os requisitos de metadados e de reclassificação, e também estudos sobre SIGAD
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    Inovação na gestão da informação pelo design thinking
    Luiz, Jaqueline Marques; Demarchi, Ana Paula Perfetto [Orientador]; Zaninelli, Thais Batista; Molina, Letícia Gorri; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Zaninelli, Thaís Batista [Coorientadora]
    Resumo: A proposta desta pesquisa foi de apresentar soluções inovadoras para o processo de gestão da informação em uma farmácia hospitalar de uma Instituição Pública, utilizando a abordagem do design thinking Tratou-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e teve como método o estudo de caso As fontes de evidência foram: entrevista, aberta e fechada; questionário; análise de documentos, observação direta e observação indireta com abordagem do design thinking A coleta de dados foi realizada envolvendo três servidores que atuam na farmácia hospitalar, em especial, no controle de estoque de medicamentos (recebimento, armazenamento e distribuição) O objetivo geral era desenvolver soluções inovadoras para resolver problemas que são originados pela dificuldade em conciliar as informações registradas no sistema com o estoque físico, permitindo identificar os medicamentos com validade expirada e propor melhorias O primeiro objetivo específico era compreender como funcionava o controle de estoque de medicamentos, quem fazia o controle e como fazia, este objetivo foi atingido, pois de acordo com as entrevistas com a Chefia da Divisão de Farmácia e com o Responsável pela CAF foi possível compreender o funcionamento do sistema e entender como percebiam a usabilidade do mesmo O segundo objetivo específico era identificar quem eram os indivíduos que utilizavam o controle de estoque de medicamentos e suas necessidades, este objetivo foi atingido também de acordo com as entrevistas e com a aplicação do questionário, foi possível identificar as dificuldades que encontravam na utilização do sistema O terceiro objetivo específico era compreender como os indivíduos enxergavam o processo de controle de estoque de medicamentos, este objetivo foi alcançado, tento em vista que compreendem que o sistema ajuda a resolver muitas questões, porém só o sistema não é suficiente e entendem que é necessário o uso das fichas de prateleiras para conseguir manter o registro do estoque no sistema de acordo com o físico O quarto objetivo específico era verificar a ocorrência de acidentes, incidentes e/ou erros ocorridos que prejudica o controle de estoque de medicamentos, este objetivo foi alcançado, pois com todas as fontes de evidência, foi possível compreender que mesmo o registro no sistema sendo confiável, havia questões que dificultavam em alguns aspectos o controle, prova disto são os materiais descartados por prazo de validade expirada e por motivo danificado O quinto e último objetivo específico era propor soluções inovadoras baseadas nos métodos de design thinking para uma melhor gestão da informação no controle de estoque de medicamentos, visando facilitar e tornar o controle de estoque mais efetivo Este objetivo foi alcançado tendo em vista as diversas soluções que o grupo pesquisado apresentou, tais como: a) melhorar a identificação dos materiais nas prateleiras e palets; b) identificar as prateleiras por cores separando os comprimidos, dos frascos e dos injetáveis; c) receber os materiais em local separado das atividades de distribuição; d) restringir/diminuir o acesso de pessoas ao ambiente; e) determinar no contrato administrativo que os próprios fornecedores retirem os medicamentos vencidos ou consigam trocar por outros com prazo de validade maior; f) solicitar a padronização e melhor identificação das datas de validade nas embalagens (externas e internas) dos medicamentos/materiais
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    Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
    Rogo, Gysele Fernandes dos Santos; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará; Valentim, Marta Lígia Pomim
    Resumo: O conhecimento é um dos vetores do crescimento econômico e por consequência, fator de elevação progressiva do bem-estar social A informação como insumo no contexto organizacional adquire importância ao transformar-se em conhecimento, colocando a Organização em melhor condição para inovar e consequentemente, vantagem no mercado A Gestão do Conhecimento como metodologia de trabalho Organizacional, apresenta-se, portanto, como uma ferramenta estratégica para as grandes demandas da inovação e competitividade do mercado no século XXI Evidencia-se assim, o papel fundamental das pessoas neste contexto e surge a necessidade de se estudar e entender como a cognição está relacionada ao processo de Gestão do Conhecimento Organizacional, tendo como foco a inovação O objetivo geral deste trabalho é analisar a relevância da cognição no processo de gestão do conhecimento organizacional, tendo como foco a inovação Este estudo foi realizado em uma indústria química do estado do Paraná O estudo se justifica em razão da cognição possuir função primordial na aprendizagem e na gestão conhecimento, uma vez que, é por meio da conversão dos conhecimentos que são criados novos e, são desenvolvidas novas capacidades permitindo que a organização crie novos produtos, serviços e processos A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando três fontes de evidências para a coleta de dados: entrevista, questionário e análise de documentos Para análise e tratamento dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo e Lexical, com o Software IRAMUTEQ, estatística e análise documental Como resultado foi possível constatar que a cognição é fator preponderante para Gestão do Conhecimento uma vez que envolve aprender a aprender, gera fluxo de conhecimento na organização e consequentemente gera inovações O autogerenciamento no processo de aprendizagem por parte do colaborador se mostra fundamental
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    A representação temática dos trabalhos apresentados no GT2 do ENANCIB na modalidade pôster
    Prado, Hugo Leonardo; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Molina, Letícia Gorri; Giraldes, Maria Júlia Carneiro
    Resumo: O insumo básico para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país é a informação científica Este tipo de informação, resultado das pesquisas científicas, é divulgado à comunidade por meio de revistas ou em eventos científicos Vale notar que os sistemas de comunicação científica são importantes em todas as áreas do conhecimento, pois é por meio deles que o conhecimento científico produzido é compartilhado com os pares por intermédio de vários canais de comunicação Diante disso, o trabalho em pauta procurou evidenciar quais os assuntos abordados no Grupo de Trabalho 2 – na modalidade pôster -, no período de 213 a 218 e como estão representados, com o intuito de responder à problemática mencionada, buscou-se como objetivo geral evidenciar as temáticas abordadas nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 2 do ENANCIB, na modalidade pôster O percurso metodológico compôs-se por pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo de caráter descritivo concretizou-se por intermédio de pesquisa documental, a qual propiciou a análise das comunicações - pôsteres do Grupo de Trabalho 2, nos Anais do Evento, em buscas no Google Acadêmico, SCIELO e, BRAPCI Como principais resultados identificou-se, por meio dos resumos e palavras-chave, que “Organização do Conhecimento”, “Indexação” e “Representação da Informação” foram os temas mais abordados Tal panorama justifica-se porque organizar pressupõe representar e, a indexação é o processo e a ferramenta da Representação da Informação Os resultados apontaram também a alta incidência da temática Organização do conhecimento e seus processos e produtos canonizados pela área Em que pese a generalidade dessas temáticas, tal aspecto explica-se em virtude da necessidade de os autores tornarem efetivamente compreensível - e visível - a inserção temática de seu trabalho no âmbito do Grupo de Trabalho 2 Constatou-se também a inexpressiva incidência de estudos relacionando a Organização da Informação e Conhecimento com aspectos de Tecnologia da Informação, tendo em vista a importância da Tecnologia da Informação sem desconsiderarmos o caráter social da Ciência da Informação
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    Gestão do conhecimento em empresas de tecnologia da informação e comunicação : análise do ambiente
    Strik, Marcelo Antonio; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Zaninelli, Thaís Batista; Gonçalez, Paula Regina Ventura Amorim
    Resumo: Gestão do Conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência e eficácia Para organizações que buscam garantir sua sobrevivência, expansão e aumentar a competitividade em relação às outras, é essencial que implementem as práticas de Gestão do Conhecimento como estratégia organizacional Esta pesquisa de natureza básica, tipologicamente se caracteriza como descritiva, com abordagem qualiquantitativa e utilizou como método, o Estudo de Casos Múltiplos, e como instrumentos de coleta a entrevista semiestruturada, observação direta e análise de documentos O universo pesquisado foi o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina e região, tendo como população a Governança do Arranjo Produtivo Local e a amostra foi composta por três empresas que possuem 25 colaboradores ou mais pertencentes a esta governança Optou-se pela pesquisa do segmento de Tecnologia de Informação, devido ao alto fluxo de informações e conhecimentos gerados, no desenvolvimento e comercialização das licenças de software, composto pelas etapas de levantamento dos requisitos, estratégia da gestão de projeto, documentação, atualização e manutenção, sendo imprescindível a socialização do conhecimento em todas as fases Por meio da coleta e análise dos dados, foi possível definir o perfil das empresas e identificar a existência de práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento, porém evidenciou-se que essas práticas são isoladas e definidas por terminologias específicas do segmento de Tecnologia da Informação O fato de serem empresas pertencentes a uma comunidade de prática, no caso a Governança, demonstra o quanto o compartilhamento é valorizado e utilizado na maximização das perspectivas do setor Esta Dissertação também sugere algumas práticas de Gestão do Conhecimento, levando em consideração a realidade e cultura de cada organização pesquisada
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    Entre a memória e os direitos humanos : do direito à memória e os problemas informacionais da memória social
    Polli, Caroline Teixeira da Silva; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Bortolin, Sueli; Yamamoto, Lilian Mitsuko
    Resumo: A memória humana é um conceito complexo responsável por conectar a sociedade com os conceitos de Direitos Humanos Todo o ordenamento jurídico de qualquer nação deveria resguardar esses direitos fundamentais, e a memória teria o poder de impedir que houvesse uma distopia de tais direitos Entretanto, esta não é a realidade atual Nota-se uma dificuldade em construir-se uma memória universal dos direitos fundamentais e uma falta de legislação clara a sobre a memória, o que causa a distorção dos conceitos de memória e de direitos humanos Este processos está ligado à falha no processo informacional de transmissão da memória, que sofre interferência e acaba não sendo nem transmitida, nem absorvida de forma adequada Por isso, realizou-se uma pesquisa interdisciplinar que envolveu os temas da memória, do Direito e da Ciência da Informação, visando identificar os problemas informacionais que interferem na formação da memória dos Direitos Humanos A presente pesquisa utilizou o método indutivo e fontes bibliográficas secundárias, sendo também uma pesquisa exploratória que analisa os dados de maneira qualitativa O objetivo geral foi descobrir quais são os pontos em comum entre a memória e os direitos humanos, analisando os problemas informacionais no processo de transmissão da memória e se existe uma memória de tais direitos Os objetivos específicos foram definir o que são direitos humanos e em qual legislação eles se apoiam no mundo e no Brasil, apresentar os tipos de memória e se cada memória pode ser vista no universo dos Direitos Humanos, comprovar se existe um direito à memória e se este é um direito humano por meio da legislação internacional e brasileira, e demonstrar a importância do processo informacional na transmissão da memória Após a exposição bibliográfica baseada nos três eixos da pesquisa, quais sejam dos Direitos Humanos, da memória e dos pontos em comum entre estes dois temas, os resultados encontrados confirmam a existência de um direito à memória que pode se enquadrar no rol dos direitos humanos, bem como foi possível visualizar como cada memória tem correspondência em questões desses direitos Os resultados também esclareceram que o processo informacional na construção de memória dos Direitos Humanos está relacionado com a memória social, que é a responsável pela formação da memória de tais direitos Deste modo, foi possível concluir que o direito a memória é garantido por meio de leis nacionais e internacionais, sendo o direito de preservar a memória individual um direito humano de primeira geração, o direito de identificar-se com o patrimônio histórico-cultural e o direito à verdade em casos de ofensas aos direitos humanos um direito humano de segunda geração, e a manutenção do patrimônio histórico-cultural um direito humano de terceira geração Por meio das descobertas feitas na presente pesquisa espera-se auxiliar na prevenção da distopia sobre tais direitos, que são de importância basilar para a manutenção da vida em sociedade e da dignidade da pessoa humana
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    Memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí : revisitando o passado, vivenciando o presente
    Santos, Zineide Pereira dos; Bortolin, Sueli [Orientador]; Molina, Letícia Gorri; Favaro, Marta Regina Gimenez
    Resumo: No Brasil a preocupação com a preservação da memória em empresas, organizações ou instituições, iniciou-se por volta dos anos 197 Desde então, este tema vem ganhando importante espaço no campo de pesquisa e em diversas áreas do conhecimento humano A Ciência da Informação vem se ocupando dessa temática, abordando com frequência a memória coletiva, social e institucional com o intuito, entre outros de buscar alternativa para preservar e disponibilizar conteúdos de memória Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral investigar e narrar a memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí desde sua origem em 26 até o início de suas atividades letivas em agosto de 21 Esta investigação tem natureza qualitativa e se caracterizou como exploratória e documental Ela iniciou-se com a coleta e análise de documentos como: atas, legislação, pareceres, reportagem jornalística etc Em um segundo momento tendo como base Flick (29) utilizou-se a entrevista narrativa, especificamente a questão gerativa de narrativa com os indivíduos envolvidos desde o Projeto de idealização desse Instituto até a sua implantação No tratamento das informações obtidas utilizou-se a Análise de Conteúdo concebida por Bardin (24) As vozes dos documentos e dos entrevistados evidenciaram primeiramente a importância da instalação do IFPR para os cidadãos de Paranavaí e da região Noroeste do Paraná Posteriormente, percebeu-se o enorme esforço de diferentes instâncias públicas e privadas na realização de um empreendimento educacional Conclui-se que a conquista do IFPR em detrimento da UTFPR, que era a proposta inicial, trouxe certa frustração, porém hoje os entrevistados reconhecem o potencial de qualificação profissional do IFPR
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    Mediação explícita e comportamento de busca da informação em bibliotecas universitárias
    Silva, Sueli Alves da; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará; Paiva, Simone Borges
    Resumo: Aborda a possível influência da mediação da informação sobre o comportamento de busca da informação na biblioteca universitária O ato de mediar informações, principalmente a mediação explícita, é uma das ações que pode colaborar na aproximação da biblioteca com a comunidade acadêmica para a apropriação da informação pelas práticas dos mediadores Nesse sentido, teve como objetivo geral analisar na biblioteca universitária ações de mediação explícita da informação que possam auxiliar no comportamento de busca da informação Para tanto, foi empregado um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com apoio de pesquisa bibliográfica, adotando como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com bibliotecários das Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), do câmpus de Marília e Rio Claro Os dados foram analisados pelo método da Análise de Conteúdo, aplicando a técnica de Análise Categorial Os resultados demonstraram que os bibliotecários entrevistados desconhecem a mediação explícita em sua teoria, mas a praticam em seu dia a dia Foi possível verificar, ainda, que na visão dos entrevistados os treinamentos e orientações oferecidos aos usuários facilitam o ingresso, permanência e autonomia do usuário na biblioteca, além de considerarem relevante o papel do bibliotecário para o desenvolvimento do comportamento de busca da informação Concluiu-se que, no ambiente das bibliotecas universitárias, os bibliotecários, dentre as atividades desenvolvidas, atuam como mediadores e que, em suas ações de mediação explícita, podem contribuir ao desenvolvimento do comportamento de busca da informação no ambiente pesquisado
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    Serviços informacionais de acesso livre : um olhar em torno da adesão e uso dos repositórios institucionais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Reis, Sandra Gomes de Oliveira; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Curty, Renata Gonçalves; Vechiato, Fernando Luiz
    Resumo: Os Repositórios Institucionais (RI) representam uma solução para a dificuldade de disponibilização da produção institucional por meio do acesso livre e é uma forma de armazenamento de materiais digitais, que podem ser teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, recursos educacionais abertos, artigos, dentre outros materiais Os RI têm a capacidade de manter e gerenciar por longos períodos de tempo e de prover o acesso apropriado à Informação Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a adesão dos pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao uso do RI A metodologia adotada foi o estudo de caso exploratório, em uma primeira fase foi realizado um grupo de foco com docentes que coordenam a pós-graduação Stricto Sensu no câmpus Londrina com o objetivo de levantar dados que embasaram o questionário respondido por 95 docentes permanentes da pós-graduação Stricto Sensu dos 13 campi da UTFPR Os resultados mostram o grau de conhecimento dos participantes em relação ao acesso livre à informação científica, identificamos o seu comportamento de busca e uso da informação científica e o grau de conhecimento que esses pesquisadores possuem sobre o RI da UFTPR, a respeito de suas utilidades e funcionalidades e quais motivações e impedimentos para o seu uso efetivo, no armazenamento e na divulgação das produções científicas Concluímos que os pesquisadores conhecem os repositórios de forma superficial Isso se justifica principalmente devido a dois fatores: pouco uso ou por ainda, não terem “ouvido falar” sobre Em relação ao conhecimento sobre o acesso livre, mais uma vez, identificamos que é também de forma superficial O que nos leva a destacar a necessidade de ampliar a forma como o repositório é divulgado e também voltar os olhos para o usuário e para o fazer diário do pesquisador, com o objetivo de pensar novas estratégias tanto de divulgação como gestão do repositório
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    Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses
    Gomes, Maria Cristina; Bartalo, Linete [Orientador]; Lopes, Rosana Sousa Pereira; Alcará, Adriana Rosecler
    Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a competência em informação do pedagogo que atua nos colégios estaduais de Londrina, identificando-se primeiramente as competências profissionais necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, suas necessidades informacionais, fontes de busca e formas de uso da informação, além de avaliar o nível de satisfação das necessidades informacionais Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que foi devidamente testado com a realização de um estudo piloto A coleta de dados ocorreu com a aplicação do questionário a 18 pedagogas que trabalham com o ensino médio em colégios estaduais distribuídos em todas as regiões da cidade Os resultados demonstraram que as necessidades informacionais inerentes ao trabalho das pedagogas relacionam-se às suas diversas tarefas cotidianas, tais como realização de atividades de incentivo à aprendizagem dos educandos, utilização de tecnologias de informação e comunicação em atividades ligadas ao desenvolvimento de aprendizagens dos estudantes, atividades que visem a cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, entre outros A frequência nos itens relativos à busca atingiu, em sua maior parte, intensidade alta - de acordo com as categorias de intensidade de frequência de comportamento adotadas para este estudo, assim como o uso das informações obtidas Quanto à satisfação das necessidades de informação para a execução de suas atividades cotidianas, as participantes mostraram-se satisfeitas, porém com níveis de satisfação mais baixos para as tarefas que envolvem análise do comportamento dos educandos e investigação da sua realidade sociocultural que apesar de apresentar médias altas, mostraram-se menores do que a média de satisfação para outras atividades Partindo da ideia de que não existe educação sem informação, o presente estudo mostrou por meio dos resultados obtidos que ainda que os pedagogos identifiquem, busquem e utilizem a informação para todas suas atividades, estes ainda o fazem com maior incidência na tríade colegas de trabalho, portal dia-a-dia educação e alunos, porém com pouca utilização de tecnologias nos processos educacionais
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    Mediação oral da literatura por meio das webséries : uma análise de The Lizzie Bennet Diaries e Dona Moça Eventos
    Alves, Rosemari Pereira dos Santos; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará
    Resumo: Pressupondo que o espaço virtual é uma extensão do real, que a narrativa seriada proporciona interação com o público e que a análise da mediação oral da literatura na web é um caminho para entender as narrativas midiáticas, esta Dissertação tem como objetivo geral analisar a mediação oral da literatura por meio das webséries The Lizzie Bennet Diaries e Dona Moça Eventos Como objetivos específicos, identifica e solidifica a construção do conceito de mediação oral da literatura, descreve os elementos fundamentais para a narrativa oral (voz, corpo, espaço e presença), explica a narrativa transmídia da websérie e verifica como a narrativa oral virtual se diferencia da presencial No referencial teórico, conceitua e caracteriza os modos de leitura e a leitura na Web Estuda a mediação oral da literatura Apresenta a narrativa oral e a performance, elencando os quatro elementos performáticos, em conformidade com Zumthor e Bortolin Aborda a narrativa transmidiática, trabalhando, especificamente, com os conceitos de vlog e websérie Ademais, demonstra como a relação entre leitor-narrador e leitor-ouvinte funciona em um ambiente transmidiático, complementando estudos sobre a mediação com as novas tecnologias A metodologia da pesquisa segue os preceitos do estudo descritivo, por meio de uma pesquisa teórica e documental com abordagem qualitativa, adotando como instrumento de coleta de dados a observação assistemática, não participante e individual, e como técnica de análise de dados a Análise de Conteúdo Conclui que a narrativa oral virtual se diferencia da presencial por ser mediatizada, não física e atemporal, porém ainda assim presente, por meio da transmídia, que permite a interação entre leitores-narradores e leitor-ouvinte por um transcurso de tempo muito maior
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    As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura : uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MA
    Coelho, Clara Duarte; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará
    Resumo: As bibliotecas comunitárias são formadas a partir da iniciativa de grupos ou de uma única pessoa para disponibilizar espaço e livros de forma gratuita à comunidade O presente estudo objetiva investigar os projetos de mediação da leitura da Rede Leitora Terra das Palmeiras localizada na região da Cidade Operária a partir de uma iniciativa conjunta de cinco bibliotecas com aporte financeiro do Instituto C&A Como objetivos específicos buscou-se descrever as ações realizadas em duas das bibliotecas da Rede visando analisar a mediação da leitura presente nessas ações e identificar a percepção da comunidade sobre a contribuição dessas iniciativas para a formação de leitores Nos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa de campo com natureza básica e explicativa e abordagem qualitativa do problema A pesquisa de campo foi realizada nas bibliotecas comunitárias Monteiro Lobato e Portal da Sabedoria pertencentes à Rede Terra das Palmeiras A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com os mediadores e entrevista narrativa estimulada por pergunta gerativa de narrativa com os leitores e com a bibliotecária Os leitores com faixa etária entre 1 e 14 anos foram selecionados a partir dos critérios de frequência nas bibliotecas e quantidade de empréstimos realizados O tratamento dos dados coletados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo aplicada às falas com a definição de categorias para realização da análise temática Os resultados demonstram que a Rede Leitora Terra das Palmeiras por meio dessas bibliotecas oferece contribuições significativas para a cidade de São Luís tornando-as espaços de convivência de crianças, adolescente em idade escolar e também a comunidade em geral Concluiu-se que apesar do impacto positivo da mediação da leitura realizada pelos atores envolvidos nas bibliotecas comunitárias Monteiro Lobato e Portal da Sabedoria as dificuldades quanto a sustentabilidade impedem a melhoria na oferta de ações e a ampliação das mediações de leitura tanto internas quanto externas
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    Organização e representação do conhecimento na arquivística : abordagens para construção de tesauros funcionais
    Alencar, Maíra Fernandes; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Tognoli, Natália Bolfarini
    Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um estudo teórico-metodológico para a construção de tesauros funcionais com fundamentos da Arquivística Pós-Custodial, visto que nesse paradigma reside a perspectiva de acesso, aspecto esse inerente aos vocabulários controlados Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa O universo de pesquisa é constituído pela literatura científica no periódo de 2-216, pela temática da arquivística pós-custodial nos idiomas português, espanhol e inglês, e pela literatura técnico-científica por meio da temática tesauro funcional Para a análise dos dados utiliza-se o método de análise de conteúdo de Bardin, agrupando nas categorias PMEST de Ranganathan para a arquivística pós-custodial, e nas categorias de natureza pragmática conceitual, aspectos preliminares necessários, funções que o tesauro desempenha, aspecto teórico evidenciado e etapas de passos e ações necessárias para a construção do tesauro funcional Verificou-se que, no que tange a sistematização teórica, a Arquivística possui enquanto energia que a move os instrumentos terminológicos no prisma do acesso, e no que tange a construção dos tesauros funcionais, o manuais do Arquivo Nacional da Austrália descreve passos e ações necessárias para sua construção, mas que podem ser aprimoradas Conclui-se que a perspectiva de acesso tem tomado direções norteadoras no que concerne a informações arquivísticas e nesse sentido o tesauro funcional atua como uma contribuição nesse aspecto
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    A questão do conceito de valor e a economicidade da informação
    Souza, Éder Cesar de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Catarino, Maria Elisabete; Franklin, Benjamin Luiz; Franklin, Benjamin Luiz [Coorientador]
    Resumo: Esta pesquisa analisa o conceito de valor e a economicidade da informação a partir da organização da informação no surgimento da Ciência da Informação e atualizando a economicidade por meio do Big Data, no qual traz em sua essência os 5 V´s que justificam a sua existência Mediante esses 5 V´s temos: Volume; Variedade; Veracidade; Velocidade; e Valor como destaque desse estudo A utilização de conceitos oriundos de diversas áreas do conhecimento é algo comum em uma Ciência Multidisciplinar e é a realidade da Ciência da Informação O conceito de Valor tem suas origens na Economia com a abordagem objetiva (materialista) e na Filosofia com a abordagem subjetiva (imaterial) e o conceito de valor pode apresentar ambas as abordagens ou uma abordagem com aspectos de neutralidade onde o sentido do valor não é explicitado O estudo do conceito é algo presente na Organização da Informação, e na Organização do Conhecimento dentro do âmbito da Ciência da Informação Partindo desse pressuposto, este estudo busca responder o seguinte questionamento: Qual o sentido do conceito de valor na Economia e na Filosofia e como ele é apropriado na Ciência da Informação e aplicado no Big Data? Tendo essa finalidade, a metodologia adotada foi a análise de conteúdo (BARDIN, 29), por meio do estabelecimento de categorias para identificar a frequência do termo “valor”, assim como os termos indutores e termos induzidos, os quais foram obtidos na Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI Deste modo, essa pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo A abordagem quantitativa consiste na obtenção de dados que possibilitam a inferência estatística mediante o modelo de regressão linear simples, na qual foram possíveis estimar funções de representação das abordagens: neutra, objetiva e subjetiva Além disso, os resultados possibilitaram compreender a tendência das abordagens durante o período analisado que foi dos anos de 1972 a 219 Os resultados apontam que a abordagem neutra se destaca em relação às abordagens objetiva e subjetiva e os estimadores obtidos mediante pressupostos estatísticos se mostraram como bons parâmetros para obter tais conclusões a partir da análise realizada a qual evidenciou que a abordagem neutra tornou destaque mediante as publicações referente a temática Big Data pois o conceito de valor é tratado de forma superficial sem a atribuição de um sentido específico, o qual evidenciou que o conceito de valor ainda se mostra pouco esclarecido no âmbito da Ciência da Informação
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    Cartografia de controvérsias : uma análise da mediação informacional no processo de organização em rede das ocupações das escolas de São Paulo
    Lourenço, Ramon Fernandes; Tomaél, Maria Inês [Orientador]; Bortolin, Sueli; Fonseca, André Azevedo da
    Resumo: A presente Dissertação desenvolve a análise da mediação informacional no processo de ocupação das escolas estaduais de São Paulo ocorrido em novembro de 215 em resposta à proposta do governo do estado de reorganização escolar, que resultaria no fechamento de diversas escolas Utilizando o método Cartografia de Controvérsias e a Teoria Ator-rede foram traçados os passos deixados pelos actantes a partir de seus rastros digitais, a informação registrada em matérias publicadas em páginas da imprensa e em mídias sociais na internet, possibilitando a identificação dos actantes presentes na rede sociotécnica formada pela controvérsia da ocupação das escolas Por meio da cartografia desta rede, foi realizada a análise dos principais mediadores presentes no processo de ocupação, com vistas a descrever suas ações e seus impactos no fluxo de associações A descrição das diferentes mediações na controvérsia, tanto de elementos humanos quanto de não-humanos, foi realizada utilizando-se das concepções de Silva (21) sobre as novas mediações que surgem em relação aos avanços tecnológicos, as mediações pós-custodiais Sua leitura sobre o desenvolvimento destas multi-mediações amplia o entendimento das diferentes atuações na controvérsia A partir desta descrição foram encaminhadas as reflexões acerca das aproximações entre a mediação sociotécnica e a mediação informacional presente no processo de ocupação das escolas, contribuindo com futuras pesquisas que poderão utilizar os pressupostos da Teoria Ator-rede e da Cartografia de Controvérsias na área da Ciência da Informação
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    A memória do Departamento de Ciência da Informação da UEL : uma análise dos eventos científicos
    Oliveira, Andreza Alves de; Bortolin, Sueli [Orientador]; Molina, Letícia Gorri; Paiva, Simone Borges
    Resumo: O termo memória vem sendo aplicado e estudado em várias áreas do conhecimento como História, Psicologia, Sociologia, entre outras, e, além disso nossa vida é centrada na memória, nas nossas lembranças, nos nossos sentimentos, nas nossas emoções e vivências, os quais são alicerces para o nosso dia a dia O presente trabalho discorre sobre a Memória Institucional, cujo objetivo foi resgatar a memória do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina por meio de seus eventos científicos: Encontro Londrinense de Biblioteconomia e Documentação e Secin sendo possível categorizar os dados dos documentos históricos do referido Departamento, verificar como é realizada a guarda, a organização e a preservação dos documentos do dois eventos, destacando assim a importância da Memória Institucional A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e a metodologia é a de delineamento documental, com base na coleta, leitura e análise de documentos, dentre eles atas, relatórios, projetos, prospectos, cds e demais registros oficiais Para complementar essa pesquisa, fez-se uso da técnica do grupo de foco e da entrevista semiestruturada, com a seleção apenas dos coordenadores de cada edição do Secin É destacável que as duas últimas técnicas propiciaram a obtenção de informações das edições que não se encontravam descritas nos documentos por sua natureza pessoal Na Vozes nos Documentos, apresentamos os resultados obtidos com a pesquisa documental, assim como sua síntese, e na Vozes do Grupo de Foco e entrevista semiestruturada, apresentamos os resultados obtidos com a união das duas técnicas de coleta de dados que utlizamos no decorrer da pesquisa Concluí-se que essa pesquisa permitiu evidenciar parte do caminho percorrido pelo Departamento de Ciência da Informação, bem como, conhecer as mudanças e as conquistas no decorrer dos anos Faz-se enfática a importância da disponibilidade digital dos documentos ao acesso para que a Instituição continue destacando seus valores, cumprindo sua missão e alcançando diariamente seus objetivos Por fim, sugere-se a criação de um banco de dados digital para que a Instituição preserve e torne acessível a memória de seus eventos
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    O estudo da inteligência artificial no âmbito da ciência da informação
    Peres, Fernando Rodrigues; Monteiro, Silvana Drumond [Orientador]; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Vechiato, Fernando Luiz
    Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias computacionais que vem buscando estender e potencializar a capacidade do ser humano, diversos estudos e procedimentos técnicos de criação e desenvolvimento da inteligência, equiparada à inteligência humana, são aplicados em máquinas, de diferentes formatos, de modo que isso fará surgir seres com a capacidade de aprendizado, se tornando relativamente independentes de acordo com as atribuições que lhe forem designadas Atualmente, diversas ciências estudam o tema, como as Ciências Computacionais, as Humanas e as Biológicas, gerando, porém, entendimentos diferentes sobre o mesmo assunto Além disso, a dificuldade da aquisição de conhecimento, através de trocas interdisciplinares entre essas ciências, faz com que se perca uma eventual maximização de seus resultados Este trabalho produziu uma análise sobre o estudo da Inteligência Artificial no âmbito da Ciência da Informação, compreendendo como ela pode colaborar com o desenvolvimento interdisciplinar das pesquisas sobre o tema Para tanto, foi realizada uma pesquisa em artigos que continham o termo Inteligência Artificial no portal do ENANCIB no periódico Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia, com o propósito de analisar a influência da Ciência da Informação no desenvolvimento do tema Pretende-se assim, contribuir para o entendimento de como a Ciência da Informação realiza aquisição e trocas de conhecimentos de forma interdisciplinar no estudo da Inteligência Artificial
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    Mediação e inclusão informacional para musicistas cegos
    Seco, Layara Feifer Calixto; Bortolin, Sueli [Orientador]; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará; Coneglian, André Luís Onório
    Resumo: Esta pesquisa procede da percepção de escassez de trabalhos que abordam aspectos sobre mediação e inclusão informacional de deficientes visuais no âmbito da Ciência da Informação no Brasil Parte da premissa de que o acesso à informação pode transformar a sociedade, permitir o despertar da consciência crítica nos indivíduos com alguma limitação e dar autonomia para que exerçam seu papel de cidadãos Adstringindo-se o norte da pesquisa, são discutidas as particularidades dos deficientes visuais, especialmente dos musicistas Além disso, trata da relação entre as bibliotecas e seus atores, atuando como mediadores da informação, e musicista cego, como usuário mediado Discorre sobre a inclusão e acessibilidade no Brasil, visto que são muitos os desafios enfrentados pelos indivíduos com deficiência visual em uma sociedade essencialmente vidente Dessa forma, a temática desta investigação é conduzida pela expectativa de que a inclusão informacional seja algo real e palpável Possui enfoque qualitativo, permitindo melhor entendimento da experiência humana; utiliza-se da técnica de amostragem denominada Snowball para conhecer as características da população Com esta técnica conseguiu-se o número de nove participantes distribuídos entre Sul, Sudeste e Norte do Brasil Tem a Questão Gerativa da Narrativa como técnica de coleta de dados, pois as narrativas permitem a apresentação de experiências pessoais nos acontecimentos de vida Os discursos dos sujeitos permitiram identificar alguns pontos significativos para a análise do discurso que foram categorizados como problemas e desafios na aquisição de partituras e materiais adaptados; dificuldades do ensino básico ao superior; gastos extras para transcrição de partituras durante o curso de Música; deficiência na produção de material musicográfico em braille; superação constante de desafios relacionada à desistência da formação musical; instituições jurídicas sem fins lucrativos, escolas e universidades; capacitação profissional dos agentes universitários; falta de investimentos; familiares, amigos e voluntários; acessibilidade; tecnologias; bibliotecas Observou-se no tópico principal da análise a inconsistência das bibliotecas na garantia do acesso democrático à informação, mesmo que a tentativa de contribuição para ações inclusivas seja frequente A mediação da informação foi temática pouco abordada pelos sujeitos da pesquisa, visto que o acesso a materiais didático-musicais acessíveis em formatos tradicionais em braille e tecnológicos ainda é precário no Brasil, tornando os musicistas cegos usuários pouco ou nada frequentes nas bibliotecas
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    O ResearchGate e sua influência nas práticas dos pesquisadores da ciência da informação do Brasil
    Santos, Nilcéia Diegues dos; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará [Orientador]; Tomaél, Maria Inês; Molina, Letícia Gorri
    Resumo: Com a crescente disseminação das ferramentas disponíveis na web que possibilitam a interatividade, as mídias sociais digitais estão cada vez mais popularizadas, inclusive na esfera científica, com a criação dessas voltadas para pesquisadores Dentre essas mídias sociais, destaca-se o ResearchGate, que permite a interação entre os pesquisadores por meio da divulgação de pesquisas e solicitações de estudos já desenvolvidos Nesse contexto, esta pesquisa buscou investigar a utilização do ResearchGate nas práticas de pesquisa e no processo de comunicação científica dos pesquisadores da Ciência da Informação do Brasil, mais especificamente, dos professores pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação Para tanto, foi feita a caracterização dos usuários do ResearchGate da Ciência da Informação do Brasil, o levantamento da frequência e do tipo de uso do ResearchGate, a identificação da visibilidade a partir dos Scores dos pesquisadores e a verificação de quais são as ações de compartilhamento utilizadas pelos pesquisadores Estes dados foram obtidos por meio de uma pesquisa documental e foram coletados com a utilização de um formulário A análise dos dados foi realizada por meio de sua organização e tabulação, tendo a literatura científica como aporte Entre os resultados da pesquisa, verificou-se a importância do ResearchGate nas práticas de pesquisa e no processo de comunicação científica dos pesquisadores da Ciência da Informação do Brasil, entretanto com pouca adesão entre os professores pesquisadores que foram estudados Foi verificado que o recurso que os usuários do ResearchGate utilizam com mais frequência é o compartilhamento de publicações científicas e este uso tem crescido nos últimos anos Por outro lado, os recursos de formulação de questões e envio de resposta a questões recebidas tem sido pouco utilizado pela amostra estudada
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    Terminologias do marco civil da internet na perspectiva da organização e representação do conhecimento
    Calheiros, Tânia da Costa; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Teixeira, Tarcísio; Lunardelli, Rosane Suely Álvares
    Resumo: A identificação dos termos de uma especialidade marca o advento e o desenvolvimento de uma ciência O objetivo deste estudo é identificar terminologias do Marco Civil da Internet relativas a privacidade na rede no contexto do Direito Eletrônico para subsidiar a elaboração de instrumentos terminológico-documentários por bibliotecários especializados Esta pesquisa é de caráter exploratório-descritivo, com delineamentos bibliográfico e documental, de abordagem qualiquantitativa Trata-se também de pesquisa terminológica temática, cujas etapas metodológicas são indispensáveis para a construção de instrumentos terminológico-documentários a respeito de uma área especializada A extração automática de termos foi realizada pelo software Terminology Extraction Suite (TES) a partir da Lei n 12965/214, do Decreto n 8771/216, de 6 Dissertações e de uma obra da área jurídica As principais etapas dos Procedimentos Metodológicos são: Extração Automática no TES - Termos Candidatos, Verificação nos Glossários Jurídicos do STF e do MPF - Termos Relacionados e Validação por Especialistas -Termos Preferidos Foram validadas 383 terminologias (termos e fraseologias especializadas), contudo nenhum termo informático foi recuperado nos Glossários Jurídicos do STF e do MPF Concluiu-se que há a necessidade da atualização dos Glossários Jurídicos brasileiros de acordo com as novas terminologias da Sociedade da Informação Espera-se que este estudo seja incentivo para projetos terminológicos de impacto nas áreas do Direito ligadas a Tecnologia, solidifique o entendimento do Direito Eletrônico como um microssistema norteador da Ciência Jurídica atual, conceda os fundamentos para que este seja considerado uma área de especialidade do Direito Pós-Moderno e amplie os horizontes multidisciplinares do Direito da Sociedade da Informação