02 - Mestrado - Ciência da Informação
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Item Serviços informacionais de acesso livre : um olhar em torno da adesão e uso dos repositórios institucionais da Universidade Tecnológica Federal do ParanáReis, Sandra Gomes de Oliveira; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Curty, Renata Gonçalves; Vechiato, Fernando LuizResumo: Os Repositórios Institucionais (RI) representam uma solução para a dificuldade de disponibilização da produção institucional por meio do acesso livre e é uma forma de armazenamento de materiais digitais, que podem ser teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, recursos educacionais abertos, artigos, dentre outros materiais Os RI têm a capacidade de manter e gerenciar por longos períodos de tempo e de prover o acesso apropriado à Informação Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a adesão dos pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao uso do RI A metodologia adotada foi o estudo de caso exploratório, em uma primeira fase foi realizado um grupo de foco com docentes que coordenam a pós-graduação Stricto Sensu no câmpus Londrina com o objetivo de levantar dados que embasaram o questionário respondido por 95 docentes permanentes da pós-graduação Stricto Sensu dos 13 campi da UTFPR Os resultados mostram o grau de conhecimento dos participantes em relação ao acesso livre à informação científica, identificamos o seu comportamento de busca e uso da informação científica e o grau de conhecimento que esses pesquisadores possuem sobre o RI da UFTPR, a respeito de suas utilidades e funcionalidades e quais motivações e impedimentos para o seu uso efetivo, no armazenamento e na divulgação das produções científicas Concluímos que os pesquisadores conhecem os repositórios de forma superficial Isso se justifica principalmente devido a dois fatores: pouco uso ou por ainda, não terem “ouvido falar” sobre Em relação ao conhecimento sobre o acesso livre, mais uma vez, identificamos que é também de forma superficial O que nos leva a destacar a necessidade de ampliar a forma como o repositório é divulgado e também voltar os olhos para o usuário e para o fazer diário do pesquisador, com o objetivo de pensar novas estratégias tanto de divulgação como gestão do repositórioItem Redes sociais digitais : um olhar para o compartilhamento de informações na organização das manifestações populares no Brasil contemporâneoSanches, Priscila Romero; Tomaél, Maria Inês [Orientador]; Catarino, Maria Elisabete; Molina, Letícia GorriResumo: Este estudo analisou o compartilhamento da informação nas redes sociais digitais para a organização de manifestações populares entre 213 e 218 no Brasil A pesquisa tomou como base as atividades no Facebook de quatro movimentos sociais: o Movimento Passe Livre – MPL, Movimento Brasil Livre – MBL, a comunidade BRnasruas e o movimento Vem Pra Rua Brasil Analisamos primeiramente o impacto das atividades destes grupos na plataforma de relacionamento virtual, em períodos de 2 dias, relacionados a 1 protestos A primeira e a última manifestação foram selecionadas como marcos de princípio e fim do período de pesquisa Já os outros oito protestos, entre a primeira e a última data, tiveram como parâmetro de seleção o tamanho da manifestação, considerado a partir da divulgação do número de participantes Numa segunda etapa focamos nas atividades dos grupos, analisando o compartilhamento da informação por meio da interação de perfis de usuários do Facebook com os posts feitos nos grupos analisados Utilizando a Análise de Redes Sociais (ARS), mapeamos as redes sociais formadas entre nós (perfis) e nós (posts) O mapeamento das redes propiciou distinguir os posts com maior centralidade de grau, indicando em torno de quais conteúdos os internautas mais interagiram nos períodos de manifestação O estudo demonstrou que 4% das mensagens com maior interação de perfis do Facebook em períodos de protesto foram efetivamente de convites para manifestações Além disso, observou-se que os internautas preferem compartilhar os posts, ao invés de comentá-la A pesquisa demonstrou que o número de compartilhamentos de conteúdo foi sete vezes maior que o de comentários Verificamos ainda que a interação nos perfis compreende majoritariamente apoiadores dos grupos pesquisados, indicada pelo número de likes aos conteúdos, que soma mais de 8% das reações às posts Percebeu-se que o compartilhamento da informação nas redes sociais formadas nos grupos pesquisados garantiu efetividade na organização das manifestações populares no Brasil e contribuíram para a grande adesão de participantes nos movimentos de protestos contemporâneosItem Tecnologias para aplicação da web semântica nas unidades de informaçãoTomita, Marcelo; Catarino, Maria Elisabete [Orientador]; Monteiro, Silvana Drumond; Barros, Rodolfo Miranda deResumo: O projeto Web Semântica requer o emprego de várias tecnologias para a organização e estruturação dos conteúdos na Web, que são imprescindíveis para o armazenamento, localização e recuperação da informação nos ambientes das unidades de informação Este estudo descreve as tecnologias, recomendações e padrões necessários para a aplicação da Web Semântica nas unidades de informação Realizou-se uma abordagem qualitativa como proposta metodológica do trabalho, que permitiu uma percepção minuciosa das características do objeto de pesquisa As técnicas adotadas foram os estudos bibliográficos e documentais, aliadas à metodologia de estudo de caso, que proporcionou uma percepção mais precisa das tecnologias que abrangem o projeto da Web Semântica, sendo a biblioteca virtual Europeana, o objeto de estudo de caso selecionado Para a realização da investigação do estudo de caso organizou-se em cinco categorias que tornaram-se itens elementares da pesquisa durante todo o processo de análise de resultados Elaborou-se um framework com o propósito de representar o processo de estabelecimento da Web Semântica nas unidades de Informação Os resultados da análise possibilitaram compreender que as unidades de informação devem formatar os métodos de catalogação, normalizações, indexação, classificação e resumos em padrões recomendados pela W3C Ficou evidente que existem diversas soluções para a implementação da Web Semântica nas unidades de informação As tecnologias, recomendações e padrões podem ser distintos para cada unidade, no entanto, entende-se que o RDF, para representar significado aos dados, a linguagem XML para transporte da estrutura dos dados, a linguagem de programação para o desenvolvimento de ontologias e vocabulários, um banco de dados orientado a documentos e uma linguagem de busca como a SPARQL, são elementos essências para consolidação da Web Semântica nas unidades de informaçãoItem Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinensesGomes, Maria Cristina; Bartalo, Linete [Orientador]; Lopes, Rosana Sousa Pereira; Alcará, Adriana RoseclerResumo: Esta pesquisa objetivou analisar a competência em informação do pedagogo que atua nos colégios estaduais de Londrina, identificando-se primeiramente as competências profissionais necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, suas necessidades informacionais, fontes de busca e formas de uso da informação, além de avaliar o nível de satisfação das necessidades informacionais Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que foi devidamente testado com a realização de um estudo piloto A coleta de dados ocorreu com a aplicação do questionário a 18 pedagogas que trabalham com o ensino médio em colégios estaduais distribuídos em todas as regiões da cidade Os resultados demonstraram que as necessidades informacionais inerentes ao trabalho das pedagogas relacionam-se às suas diversas tarefas cotidianas, tais como realização de atividades de incentivo à aprendizagem dos educandos, utilização de tecnologias de informação e comunicação em atividades ligadas ao desenvolvimento de aprendizagens dos estudantes, atividades que visem a cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, entre outros A frequência nos itens relativos à busca atingiu, em sua maior parte, intensidade alta - de acordo com as categorias de intensidade de frequência de comportamento adotadas para este estudo, assim como o uso das informações obtidas Quanto à satisfação das necessidades de informação para a execução de suas atividades cotidianas, as participantes mostraram-se satisfeitas, porém com níveis de satisfação mais baixos para as tarefas que envolvem análise do comportamento dos educandos e investigação da sua realidade sociocultural que apesar de apresentar médias altas, mostraram-se menores do que a média de satisfação para outras atividades Partindo da ideia de que não existe educação sem informação, o presente estudo mostrou por meio dos resultados obtidos que ainda que os pedagogos identifiquem, busquem e utilizem a informação para todas suas atividades, estes ainda o fazem com maior incidência na tríade colegas de trabalho, portal dia-a-dia educação e alunos, porém com pouca utilização de tecnologias nos processos educacionaisItem Travestis no universo da arte : um retrato da memória social no âmbito do FILOSerafim, Jucenir da Silva; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Müller, Maria Cristina; Bortolin, SueliResumo: A memória organizada e mediada é uma ferramenta que pode ser utilizada para recontar por meio de narrativas artísticas, novas realidades, que são capazes de transportar as pessoas para experiências de vida de outros indivíduos e grupos sociais A partir dessa ideia, pensou-se que o teatro, uma das formas mais antigas de arte, pode contar as histórias de grupos de travestis, transexuais e transgêneros, pessoas que se encontram as margens da sociedade Por isso, questionou-se quais revelações os arquivos históricos e registros da comunidade transexual de Londrina podem contribuir para a memória social dessa comunidade? Diante de tal questionamento, presumiu-se que registros sobre o Festival Internacional de Londrina (FILO), retrataram a realidade de transexuais, travestis e transgêneros Sendo assim, objetivou-se resgatar fragmentos da memória social dessas pessoas por meio de registros sobre as peças do FILO com personagens travestis e entrevistas com transexuais Como procedimentos metodológicos, foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa para compreender a memória social dos grupos citados, na região de Londrina, foi aplicada a técnica do discurso do sujeito coletivo para analisar matérias de jornais locais e transcrições das entrevistas de duas mulheres transexuais e um homem transexual A fundamentação teórica foi construída a partir de estudo sobre as memórias coletiva e social Além disso, foram revisadas teorias sobre dominação, gênero, identidade de gênero, conceitos de pluralidade, respeito a distinção e singularidade Como resultados da pesquisa, registrou-se seis espetáculos que apresentavam personagens travestis Foram encontrados clippings de jornais locais, catálogos anuais do Festival que apresentavam informações e repercussões sobre as peças dentro do escopo deste trabalho A peça que teve maior repercussão foi a que tratava da releitura de passagens bíblicas pela perspectiva de uma travesti Ainda, por meio da análise das transcrições das entrevistas evidenciou-se que para os entrevistados crescer foi um processo doloroso porque não conseguiam se encaixar nos papéis de gênero que a eles eram impostos; a escola foi um lugar onde eram controlados e forçados a se moldarem dentro de uma norma; a arte foi um meio de deixar a prostituição e ser capaz de militar, ou seja, utilizar a arte, o teatro para vir esfera publicar manifestar suas necessidades e, principalmente, sua existência Concluiu-se que a arte e a cultura, que em grande parte são difundidas no ambiente escolar, são os vetores para reproduzir a dominação que circula pela sociedade Todavia elas também podem ser utilizadas para subverter a dominação, isso ocorre quando as pessoas vão à esfera pública para expor suas ideias, modos de vida, sonhos, dores e violências a que são submetidos principalmente por questões de preconceitos, as quais podem ser resolvidas por meio do diálogo no domínio público Por isso, a Ciência da Informação, por ser uma ciência com aspectos sociais, desempenha papel essencial na organização, acesso e mediação à informação sobre as pessoas que fazem parte de comunidades periféricasItem A atividade de pesquisa na Universidade Estadual de Londrina refletida nos projetos cadastrados pela PROPPGOliveira, Rosana; Carelli, Ana Esmeralda [Orientador]; Marchiori, Patrícia Zeni; Giannasi-Kaimen, Maria JúliaResumo: Analisa o potencial da base de dados institucionais Sistema UEL – Projetos de Pesquisa da PROPPG como meio de disseminação de informações da atividade de pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, como recurso informacional para a comunidade científica, para a gestão administrativa, como subsídio para as agências de fomento à pesquisa na concessão de recursos financeiros e para a divulgação científica Tem como foco as informações da pesquisa desenvolvida na UEL, por meio de seus projetos protocolados e cadastrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, responsável administrativa pelo cadastro e controle da atividade Trata-se de pesquisa documental e exploratória que utiliza métodos de estudo observacional, comparativo e estatístico, com a descrição das informações e dados coletados nas fontes selecionadas para o estudo: Sistema UEL – Projetos de Pesquisa da PROPPG; Sistema UEL – Linhas de Pesquisa da PROPPG; cinco agências de fomento à pesquisa e dez instituições de ensino superior Apresenta descrição do Sistema UEL nas consultas aos Projetos de Pesquisa da PROPPG e as Linhas de Pesquisa da PROPPG, assim como quantifica dados coletados com a tabulação, totalização e apresentação de porcentagem visando a análise comparativa entre Centros de Estudo e Departamentos que desenvolvem projetos de pesquisa na UEL Investiga informações disponíveis em sites de cinco agências de fomento à pesquisa e dez instituições de ensino superior, com a finalidade de identificar variáveis da atividade de pesquisa utilizadas e disponibilizadas por essas instituições A partir da observação, coleta e descrição apresenta possíveis variáveis a serem consideradas para a atividade de pesquisa desenvolvida na UEL, com foco na acessibilidade e visibilidade da informação Apresenta variáveis referentes aos recursos humanos e financeiros alocados para a atividade de pesquisa e, também, produtividade científica Identifica problemas encontrados durante o levantamento dos dados e encerra com sugestões a serem consideradas pela administração da UEL como contribuição para melhoria de veículo importante para a comunicação formal e disseminação de dados institucionais Entre as sugestões, ressalta a proposta de criação e gerenciamento de Repositório Institucional otimizando o acesso e proporcionando visibilidade às informações da pesquisa institucional e da produção científica gerada pela pesquisaItem O processo de gestão da informação no âmbito museológico : a relação entre o acervo de moda e a Ciência da InformaçãoBuratto, Giseli Cristina Caldeira; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Vasques, Ronaldo SalvadorResumo: A relação entre a Ciência da Informação e a museologia refere-se principalmente ao seu objeto de estudo, a informação A informação no contexto museológico possui um relevante papel social, revelando a aproximação entre o indivíduo e o acervo, facilitando a interação, gerando um processo de aprendizagem e conhecimento Fundamental no contexto desta Dissertação , é a compreender o processo gestão da informação, uma vez que se investiga as influências dos campos na representação e organização da informação no âmbito do acervo de moda A gestão da informação objetiva o acesso, o compartilhamento e o uso da informação com o mínimo de erros ou incertezas como um processo, que analisa os envolvidos com a produção e utilização da informação que foi recebida e com os recursos aplicados Portanto, o objetivo deste estudo é compreender o processo gestão da informação do acervo de moda no âmbito do Museu Histórico de Londrina A metodologia definida como exploratória de abordagem qualitativa, o método adotado foi o estudo de caso O processo de coleta de dados baseou-se em entrevistas, análise documental e estudo bibliográfico O resultado é a relação da moda com a Ciência da Informação como um sistema, que por meio da interdisciplinaridade e dos elementos da gestão da informação proporciona o fluxo da informação e conhecimento A consideração é a interação do patrimônio histórico em diferentes ambientes desenvolvendo uma perspectiva social, que promove a lembrança e pertencimento, além de condições para a acessibilidade, inovação e aprendizagemItem Organização da informação em sites de recursos humanos de universidades públicas estaduais da região sul do BrasilLima FIlho, Antonio Bezerra de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de; Almeida Junior, Oswaldo Francisco deResumo: A organização da informação em sites de recursos humanos tem como primazia proporcionar às instituições e aos usuários, agilidade, rapidez e economia de tempo para se buscarem as informações que se fazem necessárias Desta forma, por intermédio da organização da informação, há o fortalecimento no processo de busca, seleção, armazenamento e recuperação da informação, contribuindo para o acesso à informação e ao conhecimento, bem como a disseminação e o compartilhamento Os sites emergem fazendo parte desse importante processo Partindo desse pressuposto, aborda, nesta investigação, especificamente os sites de recursos humanos das universidades públicas estaduais da região sul do Brasil Delineia, como objetivo geral, a análise da estrutura de organização da informação dos sites de recursos humanos das universidades públicas estaduais da região sul do Brasil Para alcançar este objetivo, algumas ações específicas foram necessárias, tais como identificar as universidades públicas estaduais da região sul do Brasil que possuem informações em recursos humanos disponíveis em sites, identificar as tipologias documentais nos sites de recursos humanos e verificar os rótulos da estrutura de organização da informação dos diferentes sites de recursos humanos das universidades públicas estaduais daquela região O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, a coleta de dados consiste na análise documental e o instrumento utilizado foi o formulário, o qual compõe-se de cinco das quinze regras de Eckerson (1999) Verificou que a maioria das universidades disponibilizam aos usuários alguma função de ajuda, tais como Fale Conosco ou Entre em Contato, permitindo que o usuário entre em contato com os setores específicos para a resolução de problemas e disponibilizando os seus conteúdos para downloads Quanto à tipologia documentária disponível, predominam Decretos, Editais, Normas, Requerimentos e Resoluções Conclui que as universidades utilizam os sites de recursos humanos para disponibilizar seus conteúdos, mas acredita que seja necessário um maior investimento no tocante à organização da informação nesses sitesItem O comportamento informacional dos trabalhadores da saúde que atuam no Programa de Controle da Hanseníase do Estado do ParanáSantos, Sandra Aparecida Silva dos; Bartalo, Linete [Orientador]; Araújo, Carlos Alberto Ávila; Gon, Airton dos SantosResumo: Diante dos desafios da sociedade da informação e da necessidade cada vez maior de atualização na área de saúde, o estudo do comportamento informacional dos profissionais de saúde, responsáveis pela prevenção, tratamento e acompanhamento da pessoa com hanseníase e dos profissionais responsáveis pela implantação e controle dos dados do SINANNET referentes à doença no Estado do Paraná constitui-se em importante tema tanto para a Ciência da Informação como também para a área de saúde O comportamento informacional refere-se ao modo como os indivíduos lidam com a informação e a competência informacional está associada às suas habilidades nessas atividades O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento informacional dos trabalhadores do programa Hanseníase-SINANNET do Paraná Os participantes da pesquisa foram 224 trabalhadores do estado e dos municípios de abrangência das 22 regionais de saúde que responderam a um questionário com 17 questões que investigaram suas necessidades de informação e as formas de busca e de uso da mesma Os resultados obtidos demonstraram que os trabalhadores da hanseníase e SINANNET do estado do Paraná reconhecem suas necessidades de informação sendo que as principais referem-se ao uso do Tabwin (tabulador desenvolvido pelo DATASUS- Departamento de Informática do SUS) utilizado nas bases de dados do SUS e também questões referentes ao SINANNET (Sistema Nacional de Notificação de Agravos) A informação para estes participantes é encontrada sempre que buscada, sendo o coordenador regional de hanseníase a principal fonte de busca da informação, o que sinaliza para a necessidade de criação de uma rede informacional onde se estimule a busca e a pesquisa utilizando-se dos recursos disponíveis a fim de instrumentalizar os trabalhadores no uso de estratégias para a solução de suas necessidades de informaçãoItem Termos técnicos das ações e procedimentos no âmbito do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDESPrevidi, Juilson; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Bufrem, Leilah Santiago; Catarino, Maria ElisabeteResumo: Este trabalho apresenta os elementos que nortearam a experiência do IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social de pesquisar e identificar quais seriam os principais desafios para a implantação de um projeto de gestão do conhecimento, visando à busca do resgate da sua memória técnica e do acompanhamento de seus projetos Com base em uma proposta definida por uma equipe técnica, foram levantadas as suas necessidades e determinadas algumas metas que foram discutidas, elaboradas, aprovadas e implantadas em alguns projetos, como testes, e, após, passou-se para a sua aplicação definitiva, tornandose padrão em todas as suas ações e participações futuras Evidencia, como objetivo geral, o desenvolvimento de um estudo terminológico para elaboração de glossário de termos técnicos relativos às principais ações e procedimentos no âmbito do IPARDES, como um órgão da administração pública estadual do governo do Paraná, visando à valorização, à disseminação e à democratização das informações públicas Por meio de uma pesquisa descritiva, respaldada em uma pesquisa bibliográfica e documental, optou-se por tratar das informações pertinentes à Gestão de Informação, à Gestão Documental e à Gestão dos Sistemas de Informações da Instituição, consultando os técnicos e pesquisadores especialistas em cada área, estabelecendo-se para o levantamento uma ficha terminológica dos termos técnicos identificados, obtendo-se, como resultado, um glossário de termos Conclui-se que, entre as ações e procedimentos da Instituição, quando adotadas práticas de trabalho com equipes multidisciplinares, há a necessidade do envolvimento de todos para que compartilhem o conhecimento Quanto ao glossário de termos técnicos identificados, deve-se dar continuidade a este projeto, pois entende-se que este é de primordial necessidade pela sua capacidade de disseminaçãoItem Mediação oral da literatura para bebêsCosta, Aline Cristina Chanan; Bortolin, Sueli [Orientador]; Alcará, Adriana Rosecler; Silva, Rovilson José daResumo: O presente projeto aborda a mediação oral da literatura para bebês Ele propõe refletir a respeito da importância da leitura na vida do indivíduo e a necessidade dela ser desenvolvida de modo amplo envolvendo os conhecimentos linguísticos, visuais e auditivos Destaca que a oralização da literatura contribui na formação do leitor desde a infância Discorre também sobre o surgimento da infância, traçando um breve histórico de ambientes criados para os cuidados infantis e o papel do mediador como maior incentivador da leitura Utiliza-se a pesquisa básica, sua tipologia é exploratória, tem abordagem qualitativa e com delineamento bibliográfico e documental Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma revisão nas áreas da Informação e Comunicação, em língua portuguesa, buscando subsídios sobre aspectos que envolvem a mediação da literatura para bebês Foi possível apontar a existência de leis, programas e projetos que viabilizam os espaços para a promoção da leitura, no entanto, as iniciativas são poucas e é preciso ir além, para que de fato o acesso à leitura seja garantido a todos, pois não basta apenas criar projetos é necessário também, ter condições de mantê-lo Conclui-se que quanto mais significativas forem as relações entre mediador - leitor, existirão mais envolvimento e comprometimento em relação às mudanças em como as situações atuais se apresentam A afetividade é um fator importante, assim como a mudança de perspectiva Entretanto, frisa-se que não basta que as crianças tenham acesso aos livros, é preciso uma mediação lúdica, livre, sem regras, pois o diferencial está em possibilitar experiências repletas de criatividade, que potencializem o desejo e as formas de uso do livro Nos berçários, por exemplo, os livros certamente são uma potente ferramenta que unem adultos e crianças na produção de uma nova cultura de uso do objeto livroItem A rede da área técnica do Instituto Emater e o compartilhamento da informação e do conhecimentoZanini, João Batista; Tomaél, Maria Inês [Orientador]; Carelli, Ana Esmeralda; Marteleto, Regina MariaResumo: O presente estudo analisou as redes sociais da área técnica do Instituto EMATER, autarquia do Estado do Paraná, vinculada a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento O foco da pesquisa centralizou-se em como ocorre o compartilhamento das informações e conhecimentos a partir das Coordenações Estaduais das Cadeias Produtivas e Áreas de sustentação da organização e das redes de relacionamentos Optou-se pelo estudo da EMATER por ser uma organização estatal e por estar em um processo de mudanças de seu modelo de gestão, devido a sua autarquização que ocorreu a menos de cinco anos e por isso se faz necessário buscar formas mais flexíveis e menos verticalizadas de administração Os objetivos da pesquisa foram: analisar o compartilhamento da informação e conhecimento; verificar a existência de redes sociais na organização e como estão constituídas; e mapear o fluxo das informações e possíveis gargalos dentro das redes Para atingir os objetivos do presente estudo empregou-se a metodologia de Análise de Redes Sociais, com o auxílio do software UCINET Foram aplicados formulários aos Coordenadores Estaduais e encaminhados por correio eletrônico Questionários aos indicados pelos coordenadores Os resultados, após as análises demonstraram que a rede da área técnica da EMATER possui um grande potencial para o compartilhamento de informações e conhecimentos, no entanto, encontra-se pouco articulada, apresenta uma série de obstáculos e gargalos no fluxo de informações, muitos deles relacionados à gestão da instituição Acredita-se que os resultados encontrados possam contribuir para o aperfeiçoamento do compartilhamento de informações e conhecimentos e para o fortalecimento das redes sociais no Instituto EMATER e com questões pertinentes à gestão de informações e conhecimentos dentro das organizações, principalmente as de caráter públicoItem Gestão do conhecimento : análise das competências necessárias para sua aplicação no Arquivo da Justiça do Trabalho de LondrinaBernal Ramírez, Diana Marcela; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Valentim, Marta Lígia Pomim; Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráResumo: A Gestão do Conhecimento procura saber entender as relações ao interior da organização, desta com o ambiente externo, para usar os recursos disponíveis, com o propósito de melhorar produtos, processos e relação com os clientes, agregando valor para os participantes do processo, para gerar vantagens competitivas, através da geração de conhecimento como apoio às estratégias das empresas Da mesma forma, a competência é entendida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (individual), assim como um saber e saber fazer alguma atividade de maneira correta Com relação as organizações, é a contribuição do sujeito para com a organização A Gestão de Competências busca motivar as pessoas para conseguir a competência profissional requerida pela companhia, com o propósito de acrescentar a competência organizacional, e aumentar de mesma maneira à competitividade da companhia no mercado O presente trabalho de investigação procura analisar as Competências para aplicação da gestão do conhecimento no Arquivo da Justiça do Trabalho de Londrina, para isso foi feita a caracterização da gestão do conhecimento, sua definição e etapas, fazendo uma ligação com a definição de competência e a Gestão por Competências na organização O trabalho foi justificado devido a que na maioria dos casos nas empresas, as pessoas não fazem as atividades para as quais elas foram contratadas; e além disso, porque nas companhias não se tem a consciência da importância de administrar o conhecimento que em ela se produz e as competências que os indivíduos têm para atingir os objetivos estratégicos da organização, sendo assim, um aporte significativo para as organizações A metodologia realizada para a pesquisa foi o estudo de caso; e da mesma maneira para a coleta dos dados se aplicou no local um questionário, se fez observação direta e se analisou a documentação obtida Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que no Arquivo da Justiça do Trabalho se desenvolve a Gestão da Informação mais do que a gestão do conhecimento, ainda que os servidores que ali trabalham acharam que é importante realizar a gestão do conhecimento De igual maneira, embora desempenhem algumas das atividades da gestão do conhecimento, elas não são registradas Com respeito às competências, observou-se que eles se focam em aquelas que tem a ver com as responsabilidades que devem cumprir no desempenho dos seus labores e as normas e leis que as regemItem Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informaçãoPereira, Cláudio César; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Bortolin, Sueli; Coneglian, André Luís OnórioResumo: O comportamento pode ser descrito basicamente como o que a pessoa faz em relação ao meio em que vive e na relação com os outros seres O comportamento informacional é o que fazemos a respeito da informação, seja buscar, utilizar, compartilhar ou até mesmo ignorar Há muita informação disponível aos usuários, porém, isso tem provocado dificuldades para encontrar o que é relevante São necessárias habilidades para lidar com os sistemas de armazenamento e recuperação de dados Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar o processo de busca da informação nas práticas de pesquisas realizadas por um grupo de pós-graduandos de uma universidade pública do norte do Paraná Especificamente, verificou como os estudantes de pós-graduação identificam as suas necessidades informacionais, quais as fontes de informação, estratégias e procedimentos são mais utilizados, bem como as principais dificuldades encontradas durante o processo de busca e obtenção de informação Além da revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa de campo com 46 pós-graduandos, de dois programas de mestrado A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa e utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário eletrônico, com questões abertas e fechadas Os resultados revelaram que as necessidades informacionais dos estudantes são maiores quando precisam produzir suas pesquisas e estudos para a conclusão do curso, porém, essas são parcialmente satisfeitas Demonstraram que os estudantes percebem a necessidade de acessar o maior número de fontes possíveis, que procuram referências com colegas, profissionais e professores No entanto, preferem as fontes conhecidas, simples e mais fáceis de utilização Os resultados ainda apontaram que os estudantes entendem a importância de realizar as buscas nos recursos avançados, utilizando as mais variadas estratégias de busca Porém, a maioria demonstrou pouca experiência e inabilidades para utilizar tais recursos As dificuldades encontradas são variadas, mas as principais são o excesso de informação, falhas com a utilização das estratégias de busca e falta de domínio dos recursos Por fim, uma grande parte dos respondentes afirmou ter participado de atividades de capacitação, porém, ainda enfrentam alguns problemas durante os processos de busca Dessa forma, a pesquisa evidencia que é necessário um investimento maior na promoção e no desenvolvimento de habilidades para que o processo de busca da informação atenda satisfatoriamente as necessidades informacionais dos pós-graduandosItem Cartografia de controvérsias : uma análise da mediação informacional no processo de organização em rede das ocupações das escolas de São PauloLourenço, Ramon Fernandes; Tomaél, Maria Inês [Orientador]; Bortolin, Sueli; Fonseca, André Azevedo daResumo: A presente Dissertação desenvolve a análise da mediação informacional no processo de ocupação das escolas estaduais de São Paulo ocorrido em novembro de 215 em resposta à proposta do governo do estado de reorganização escolar, que resultaria no fechamento de diversas escolas Utilizando o método Cartografia de Controvérsias e a Teoria Ator-rede foram traçados os passos deixados pelos actantes a partir de seus rastros digitais, a informação registrada em matérias publicadas em páginas da imprensa e em mídias sociais na internet, possibilitando a identificação dos actantes presentes na rede sociotécnica formada pela controvérsia da ocupação das escolas Por meio da cartografia desta rede, foi realizada a análise dos principais mediadores presentes no processo de ocupação, com vistas a descrever suas ações e seus impactos no fluxo de associações A descrição das diferentes mediações na controvérsia, tanto de elementos humanos quanto de não-humanos, foi realizada utilizando-se das concepções de Silva (21) sobre as novas mediações que surgem em relação aos avanços tecnológicos, as mediações pós-custodiais Sua leitura sobre o desenvolvimento destas multi-mediações amplia o entendimento das diferentes atuações na controvérsia A partir desta descrição foram encaminhadas as reflexões acerca das aproximações entre a mediação sociotécnica e a mediação informacional presente no processo de ocupação das escolas, contribuindo com futuras pesquisas que poderão utilizar os pressupostos da Teoria Ator-rede e da Cartografia de Controvérsias na área da Ciência da InformaçãoItem O estudo da inteligência artificial no âmbito da ciência da informaçãoPeres, Fernando Rodrigues; Monteiro, Silvana Drumond [Orientador]; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Vechiato, Fernando LuizResumo: Com o desenvolvimento das tecnologias computacionais que vem buscando estender e potencializar a capacidade do ser humano, diversos estudos e procedimentos técnicos de criação e desenvolvimento da inteligência, equiparada à inteligência humana, são aplicados em máquinas, de diferentes formatos, de modo que isso fará surgir seres com a capacidade de aprendizado, se tornando relativamente independentes de acordo com as atribuições que lhe forem designadas Atualmente, diversas ciências estudam o tema, como as Ciências Computacionais, as Humanas e as Biológicas, gerando, porém, entendimentos diferentes sobre o mesmo assunto Além disso, a dificuldade da aquisição de conhecimento, através de trocas interdisciplinares entre essas ciências, faz com que se perca uma eventual maximização de seus resultados Este trabalho produziu uma análise sobre o estudo da Inteligência Artificial no âmbito da Ciência da Informação, compreendendo como ela pode colaborar com o desenvolvimento interdisciplinar das pesquisas sobre o tema Para tanto, foi realizada uma pesquisa em artigos que continham o termo Inteligência Artificial no portal do ENANCIB no periódico Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia, com o propósito de analisar a influência da Ciência da Informação no desenvolvimento do tema Pretende-se assim, contribuir para o entendimento de como a Ciência da Informação realiza aquisição e trocas de conhecimentos de forma interdisciplinar no estudo da Inteligência ArtificialItem O grupo Temma e a organização da informação no âmbito do ENANCIBCosta, Carlos Eduardo; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Paiva, Simone BorgesResumo: A Organização e Representação da Informação é uma das subáreas mais significativas no contexto da Ciência da Informação com bases nos ideais de Otlet e La Fontaine e outros estudiosos No cenário brasileiro há grande interesse por parte dos pesquisadores do Grupo TEMMA a respeito dos assuntos que instituem essa subárea E decorrência, o estudo em tela teve como objetivo explorar a diversidade de pesquisas desenvolvidas pelos membros do Grupo, bem como apresentar fundamentação teórica e metodológica da Organização da Informação com base nos diferentes enfoques temáticos e concepções do Grupo no âmbito GT2 do ENANCIB Por meio de resumos e palavras-chave buscamos identificar as temáticas presentes nos estudos do Grupo TEMMA, no contexto no GT mencionado Nesse sentido, para que os objetivos propostos pudessem ser realizados, utilizamos como corpus da pesquisa o principal evento científico da Ciência da Informação: o ENANCIB, considerando o período de 1994 a 214 Dessa forma, como percurso metodológico para a coleta de dados, utilizamos o Repositório “Questões em Rede” e, para a análise dos trabalhos coletados realizamos o procedimento de análise documentária de conteúdo Ao todo foram coletados 83 artigos dos 18 membros do Grupo, tendo como base a última formação (214) Assim, o estudo proporcionou evidenciar as temáticas mais abordados nos trabalhos, os pesquisadores mais produtivos e a importância que suas pesquisas tem junto à Organização e Representação da InformaçãoItem Vocabulário controlado em periódicos científicos eletrônicos : uma proposta de controle de termosSantos, José Carlos Francisco dos; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Carelli, Ana Esmeralda; Fujita, Marangela Spotti LopesResumo: O vocabulário controlado é uma estrutura desenvolvida para ser aplicada nos processos de representação e recuperação de conteúdos informacionais Diante da permanente necessidade de obter o controle de vocabulário das palavras-chave de artigos disseminados em periódicos científicos eletrônicos, origina-se a proposta da ferramenta VCPC tools, descrita neste estudo Realizou-se um estudo piloto na Revista Informação & Informação, um periódico da Universidade Estadual de Londrina O corpus foi constituído com dados levantados junto ao suporte periódicos científicos eletrônicos, com foco na representação temática da informação, no âmbito do controle de vocabulário, para indexação de conteúdos por meio da atribuição de palavras-chave Os procedimentos principais envolviam a coleta de metadados e a validação das palavras-chave com dois vocabulários controlados da área da Ciência da Informação Foram enunciados quatro requisitos funcionais mapeados conforme o reconhecimento do ambiente de periódicos científicos, considerando como se constituem, a ligação que promovem as palavras-chave ao estarem atribuídas do modo como foram encontradas e que efeito geram para a representação dos conteúdos temáticos Dentre os resultados obtidos, destacou-se o índice de termos que apresenta também a correlação deste com os respectivos artigos científicos eletrônicos Concluiu-se que a aplicação do controle de vocabulário nas palavras-chave, atribuídas em periódicos científicos, é fundamental para se obter consistência e relevância visando facilitar a recuperação de conteúdosItem Rádio UEL FM : recomendações para a organização de conteúdos temáticosPaiva, Andréia Del Conte de; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Costa, Osmani Ferreira daResumo: A radiofonia, a princípio utilizada para fins militares, apenas ao término da Primeira Guerra Mundial ganhou repercussão na sociedade Idealizada no Brasil por Roquette Pinto e Henry Morize, tinham como intento uma rádio educativa e cultural Na contemporaneidade, as rádios aderiram a um contexto hipertextual e contam com colaboradores de diversas áreas do conhecimento para auxiliar este processo De acordo com esse contexto, vale lembrar que a web disponibiliza, entre outros aspectos, expressivo volume de informação, o qual, sem a devida organização, inviabiliza sua identificação, acesso e utilização Em decorrência, o estudo em tela ao evidenciar os documentos sonoros, apresenta como fio condutor a seguinte questão: como estão organizados os documentos sonoros na ambiente web da Rádio UEL FM visando sua rápida e completa recuperação? Para orientar a busca por respostas, constituiu-se como objetivo geral, propor recomendações para a organização da informação, ou seja, do conteúdo temático no site da Rádio Universitária da Universidade Estadual de Londrina O percurso metodológico constituiu-se por meio de estudo com finalidade exploratória descritiva de abordagem qualitativa utilizando-se do método de estudo de caso A coleta de dados efetivou-se por intermédio da análise documental, entrevista semiestruturada e o PVI A triangulação dos dados ocorreu para conferir mais credibilidade aos resultados Em linhas gerais constatou-se que independentemente da preocupação dos entrevistados com a organização dos documentos sonoros disponibilizados no site, não é realizado nenhum procedimento significativo para sua organização A percepção dos colaboradores no que se refere à recuperação e acesso aos documentos é rudimentar, uma vez que entendem que basta saber onde está armazenado e não consideram o conteúdo em si, fazendo que o processo de busca seja exaustivo e muitas vezes infrutífero Nesse sentido, torna-se evidente a relevância da participação de profissionais da Ciência da Informação os quais, por meio de procedimentos canonizados pela Área, contribuirão positivamente para a organização do site e os documentos disponibilizados, proporcionando qualidade no acesso e recuperação da informaçãoItem Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituaisRodrigues, Maria Rosemary; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Moraes, João Batista Ernesto de; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: O Mapa Conceitual tem se demonstrado como opção para diversas atribuições, a começar por meio de sua definição de organizar e representar o conhecimento O objetivo geral desse estudo é desenvolver um estudo téorico-metodológico para a aplicação dos Mapas Conceituais no processo de análise – síntese – representação para aprimorar a Organização e Representação do Conhecimento, pelo fato de ser um exercício intelectual Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, utilizando o método análise de conteúdo O universo da pesquisa constituiu-se em um estudo teórico-metodológico entre os anos de 23 a 213, em Periódicos Científicos Eletrônicos Nacionais, dos quais foram selecionados 18 periódicos e 11 produções científicas dos ENANCIBs Para a coleta de dados, utilizou-se da estratégia de busca por meio da palavra-chave mapa conceitual no singular e no plural, nos idiomas português, espanhol e inglês Identificaram-se várias atribuições de uso para os mapas conceituais Conclui-se que a etapa Análise de Assunto aproximou-se dos Mapas Conceituais por meio de suas definições, processos de construção e escopos