02 - Mestrado - Ciência da Informação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Ciência da Informação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 173
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A economia política nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação : um estudo interdisciplinar(2023-03-30) Wrublak, Laura Regina; Silva, Terezinha Elisabeth da; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Marques, Rodrigo MorenoAnalisa como a Economia Política se integra ao campo de estudos da Ciência da Informação, mediante mapeamento das produções científicas, da investigação de ocorrência de conteúdos de Economia Política na estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e, da identificação das possíveis contribuições do estudo da Economia Política em sua dimensão científica, social e profissional. O estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualiquantitativa, apresenta análise das produções científicas levantadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), na Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e nos trabalhos apresentados no GT5 – Política e Economia da Informação do Enancib (Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação) para o período de 2011 a 2022. Foram também consultados os sites dos Programas de Pós-Graduação para o levantamento docente e análise documental da estrutura curricular das disciplinas ofertadas. Como resultado obteve-se um total de 121 trabalhos publicados, a maior concentração de publicações sobre Economia Política se deu no ano de 2020, das três bases de dados investigadas a Eptic foi a que apresentou maior número de produção científica. Identificou-se uma pluralidade terminológica nas pesquisas em Ciência da Informação relacionadas a Economia Política, das quais destacaram-se os termos “Economia Política” e “Economia Política da Comunicação”, demostrando que os estudos em Economia Política dentro da análise de domínio da Ciência da Informação são em grande parte embasados pelo arcabouço teórico da área da comunicação. O autor César Ricardo Siqueira Bolaño foi o que mais publicou artigos científicos voltados para Economia Política nas bases de dados analisadas, seguido pelos pesquisadores Rodrigo Moreno Marques, Anderson David Gomes dos Santos, Marcos Dantas e Marco Schneider. Do total de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação analisados somente o da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Minas Gerais disponibilizaram disciplinas com foco em Economia Política em sua grade curricular. Diante da análise efetuada, constatou-se um total de cinco docentes que atuam em linhas de pesquisas voltadas para a Economia Política dentro dos Programas de Pós-Graduação. Com base no levantamento de dados e apontamentos feitos durante a pesquisa conclui-se que o estudo da Economia Política no âmbito da Ciência da Informação vem se dando de forma gradativa, sendo construído na medida em que docentes e discentes incluem em suas linhas de pesquisa assuntos relacionados ao tema fortalecendo o vínculo entre as duas áreas. Esse processo vai sendo potencializado ao passo que ficam mais claras e evidentes as contribuições do estudo da Economia Política para a Ciência da Informação.Item A representação descritiva na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: estudo comparativo entre Brasil e Colômbia(2021-03-22) Pérez Amaya, Maria Girleza; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Torres, María Teresa MúneraA representação da informação constitui um dos principais processos da Organização e Representação da Informação, cuja finalidade é identificar, descrever e possibilitar o acesso à informação contida nos documentos arquivísticos, nos materiais bibliográficos e nos documentos de museu. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as semelhanças e diferenças nas noções conceituais de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia no Brasil e na Colômbia. Adotamos a pesquisa bibliográfica e o método comparativo, como métodos da pesquisa, e a análise de conteúdo e o estudo comparativo, como técnicas de análise de dados, possibilitando a identificação, discussão, categorização e confrontação das noções conceituais apresentadas nos artigos científicos dos periódicos da Ciência da Informação com Estrato Qualis Capes A1 na área de avaliação Comunicação e Informação, no quadriênio 2016-2019 – Transinformação; Informação & Sociedade: Estudos e Perspectivas em Ciência da Informação - do Brasil, no período compreendido entre 2010 e 2019, e das definições expostas pelos sites oficiais do Archivo General de la Nación, da Biblioteca Nacional e do Museo Nacional da Colômbia. Foram identificadas dezenove noções conceituais de representação descritiva da informação, em dezessete artigos e documentos selecionados, sendo quatorze artigos do Brasil e três documentos da Colômbia. Destas noções, cinco correspondem ao conceito de descrição arquivística, nove à catalogação descritiva, dois à catalogação na Museologia e três à representação descritiva segundo a Ciência da Informação. Como resultados, foram caracterizados os processos de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia; foram também identificadas e categorizadas as noções conceituais selecionadas e, por último, apresentamos, mediante um quadro comparativo, as semelhanças e diferenças evidenciadas entre estas áreas e entre os países. Concluímos, assim, que as semelhanças evidenciadas significam o ponto de encontro para a integração e o desenvolvimento de formas de compartilhamento de informações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia e entre os países Brasil e Colômbia. E, por sua parte, as diferenças vêm sustentar as especificidades que cada uma destas áreas apresenta.Item A abordagem da análise de domínio na organização e representação do conhecimento em arquivísticaSuenaga, Cynthia Maria Kiyonaga; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Moraes, João Batista Ernesto de; Lunardelli, Rosane Suely ÁlvaresResumo: Análise de Domínio e Arquivística são os pontos norteadores desta pesquisa, que discute sobre a abordagem da Análise de Domínio no âmbito dos Arquivos Pondera que os produtos do tratamento documental encontrados em instituições arquivísticas são considerados, em sua maioria, esquemas de ordenação e descrição física dos documentos A estruturação das informações contidas nos documentos que visam ao conhecimento pode constituir um avanço para as áreas de Organização do Conhecimento e de Arquivística Apresenta como objetivo geral investigar estruturas de conhecimento presentes em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros, e como objetivos específicos: identificar a existência de Planos de Classificação de Documentos em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros; verificar a presença de normas para a elaboração dos Planos de Classificação de Documentos; relacionar os Planos de Classificação de Documentos ao Domínio e à Comunidade Discursiva e selecionar os conceitos e possíveis relacionamentos presentes nos Planos de Classificação de Documentos Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre a Análise de Domínio aplicada à Organização do Conhecimento no Domínio da Arquivística que investiga como a Análise de Domínio no contexto da Organização do Conhecimento em Ciência da Informação pode contribuir para a compreensão da estrutura de conhecimento existente em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros Para acessar o conhecimento presente nos arquivos, partiu-se da análise dos Planos de Classificação de Documentos desses arquivos à luz da Análise de Domínio O instrumento Plano de Classificação de Documentos foi selecionado como objeto da pesquisa por tratar-se de um produto intelectual produzido pelo arquivista, que reflete amplamente a instituição geradora dos documentos, considerada neste estudo como uma comunidade de Discurso, que é base da constituição do Domínio A busca pelos Planos de Classificação de Documentos realizou-se pelos websites dos Arquivos Públicos Brasileiros, contato por e-mail e por telefone Como resultado evidencia que o Arquivo constitui-se em uma Comunidade Discursiva e constata-se que por meio da análise das entradas (títulos e termos apresentados nos níveis de categorização) dos Planos de Classificação de Documentos é possível identificar um Discurso semelhante no Domínio dos Arquivos Públicos Estaduais Conclui que a aplicação da Análise de Domínio em Arquivística proporciona a Organização do Conhecimento nesse Domínio, uma vez que a perspectiva da Análise de Domínio é fundamentalmente ligada ao conhecimento e à forma como é processado nos indivíduos e comunicado ao grupo, e todo esse processo reflete-se nos Arquivos, nos documentos e na forma como são classificadosItem Ações de gestão do conhecimento aplicadas ao processo decisório no contexto empresarialCarmo, Paula Frassinette do; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Valentim, Marta Lígia Pomim; Cavalcante, Luciane de Fátima BeckmanResumo: Este estudo consistiu em abordar a relevância da Gestão do Conhecimento presente explicitamente em algumas empresas, perante de um cenário importante que consiste na tomada de decisão O estudo dessa temática justificou-se devido à quantidade incipiente de pesquisas na área da Gestão do Conhecimento, como uma possível e significativa contribuição para a Ciência da Informação Como objetivo geral, o estudo ponderou as ações de Gestão do Conhecimento nas decisões empresariais Para tanto, delimitou-se como objetivos específicos: analisar a literatura da área de Ciência da Informação e das Ciências Contábeis voltada à Gestão do Conhecimento; identificaras ações de Gestão do Conhecimento relacionadas à contabilidade gerencial; verificar o impacto das ações de Gestão do Conhecimento nos processos de tomada de decisão das empresas Ademais, a metodologia utilizada neste trabalho foi a descritiva exploratória, qualiquantitativa, na qual empregou-se o questionário como instrumento para a coleta de dados A partir dos resultados, foi possível traçar um perfil dos profissionais responsáveis pelas mais relevantes decisões, constatar quais os documentos mais utilizados para auxiliar nessas decisões, os procedimentos seguidos, se há registros dessas ações e demais questões que visam atender o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa Sendo assim, a problematização deste trabalho permitiu a verificação da Gestão do Conhecimento nas decisões das empresas, de que forma isso ocorre e qual o impacto que proporciona Espera-se acrescentar princípios teóricos em relação às práticas profissionais, não somente da contabilidade, mas das Ciências Sociais, aplicando-os nas empresas, bem como apresentar peculiaridades da Gestão do Conhecimento ainda não exploradasItem Análise da presença dos requisitos de classificação em softwares livres : DSpace, Alfresco e ICA-AtoMFrancisco, Leandro Checo; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Giraldes, Maria Júlia Carneiro; Alcará, Adriana RoseclerResumo: Analisar a presença dos requisitos do Modelo e-Arq Brasil referente à classificação de documentos nos softwares livres DSpace, Alfresco e ICA-AtoM, é o objetivo principal da pesquisa, com base na Organização da Informação, uma subárea da Ciência da Informação Este estudo se justifica por identificar as características de classificação em fundos ou série documentais e as semelhanças na atuação dos softwares livres pesquisados nos diferentes ambientes profissionais Considerando tais pressupostos, este texto envolve-se no seguinte questionamento: Como os softwares livres direcionam as sugestões referentes à classificação feita pelo Modelo e-Arq Brasil? Identifica-se neste estudo de softwares livres a presença de algumas semelhanças, lacunas, a respeito das diferentes normas de cada software sobre a classificação de documentos Os procedimentos metodológicos adotados foram o método comparativo com resultados qualitativos e quantitativos Também utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória A coleta de dados consistiu em 18 requisitos do subgrupo de Configuração e administração do plano de classificação em um SIGAD, e 12 requisitos do subgrupo de Classificação e metadados das unidades de arquivamento A análise dos dados foi obtida por meio de dois quadros para cada software, um para cada subgrupo de requisitos Constatou-se a presença de 8,% de requisitos no software DSpace, 5,% de requisitos no software Alfresco e 9,% de requisitos no software ICA-AtoM A análise qualitativa constituiu-se na dimensão de tratamento da Informação pela Organização da Informação proposta por Café (21) Considera-se que os softwares livres pesquisados realizam a classificação de documentos com métodos semelhantes, porém, com propósitos diferentes O software livre DSpace não pode ser considerado como SIGAD por não abranger a gestão de documentos O software livre ICA-AtoM não atua como SIGAD por não envolver as etapas de gestão de documentos e de repositório digital Referente ao software livre Alfresco não é considerado como SIGAD, como nos demais softwares pesquisados, por não ter o cumprimento de todos os requisitos Obrigatórios e Altamente Desejáveis Recomenda-se pesquisas futuras para abordar os requisitos de metadados e de reclassificação, e também estudos sobre SIGADItem Análise de fluxo informacional de instrumentos jurídicos de convênio de uma universidade pública sob a ótica da gestão da informaçãoCasarim, Luis Fernando; Giannasi-Kaimen, Maria Júlia [Orientador]; Moreno, Nádina Aparecida; Muniz, Tânia Lobo; Calderon, Wilmara Rodrigues; Moreno, Nádina Aparecida [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa tem como base os princípios de gestão da informação aplicados à análise de fluxo informacional dos instrumentos de convênios em uma universidade pública Seu objetivo é analisar o fluxo informacional dos instrumentos jurídicos de convênios, sob a ótica da gestão da informação, visando à simplificação e à racionalização das etapas dos protocolos, dos projetos de criação e oferta de cursos de especialização lato sensu e dos programas de atendimento à sociedade, oferecidos por meio de parcerias entre a universidade e as fundações de apoio e institutos vinculados a ela O estudo apropria-se da pesquisa documental para levantamento do fluxo informacional que norteia a instrução atual dos procedimentos, levando em consideração a forma organizacional instalada A metodologia permitiu detectar sobreposições e sobrecargas nas etapas que ocorrem em cada unidade da estrutura organizacional da instituição envolvida diretamente na instrução dos projetos O levantamento identificou entre os documentos pesquisados modelos informacionais diferentes para situações similares O processo de tomada de decisão acaba por se confundir inclusive na competência das informações para deliberação, não havendo clareza das reais necessidades deliberativas entre as instâncias Considerando o levantamento do atual modelo informacional, a pesquisa construiu um novo modelo de fluxo informacional para a instrução dos cursos de Pós-Graduação e programas de atendimento à sociedade, aplicando a ótica da gestão da informação A reconstrução dos fluxos visa atender aos princípios de simplificação dos procedimentos, garantindo a eficácia da informação para tomada de decisão A pesquisa contribuiu ainda para que se obtivesse uma simplificação e desburocratização dos procedimentos com um mesmo modelo organizacional, apenas adequando o fluxo, dando ênfase às informações relevantes para a tomada de decisãoItem Uma análise qualitativa das publicações sobre ciência de dados na área da ciência da informaçãoFreitas, Deise Costacurta de; Ramalho, Rogério Aparecido Sá [Orientador]; Molina, Letícia Gorri; Gonzalez, José Antônio Moreiro; Contani, Miguel Luiz [Coorientador]Resumo: A tecnologia trouxe importantes mudanças para o mundo contemporâneo Mudanças essas que se refletiram em vários setores, dentre as quais se destacam para a pesquisa em curso, o da Ciência da Informação e o campo da Ciência de Dados, também mais conhecida como “Data Science” Nos últimos anos nos deparamos com grande volume de dados que entra com força nos ambientes acadêmico e corporativo Nesse aspecto, faz-se necessário que o profissional da informação desenvolva novas habilidades visando o mercado de trabalho que faculta a esse profissional, atuar em diversas esferas, tanto no modo de operar as novas tecnologias, organizar, disseminar e gerenciar os dados, além de capacitar o ser humano como um todo A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica de abordagem descritiva e qualitativa, com o objetivo de analisar artigos publicados nas Bases de Dados BRAPCI e LISA, entre 21 e 22, escritos por profissionais da Informação, além de outros profissionais de áreas correlatas que abordem os temas Ciência de Dados e Ciência da Informação Foram selecionados 41 artigos para análise, porém houve um descarte devido a artigos repetidos e outros que seriam apenas dados que não continham textos Após a seleção de artigos, realizou-se a análise de conteúdo de acordo com os ensinamentos de Bardin (211), onde foram criadas 3 categorias (teórico conceitual, levantamento bibliográfico e estudo de caso) que permitiu realizar várias análises: quantitativo de publicações, qualificação dos autores, periodicidade dos artigos publicados Com esses dados, foi possível fazer uma reflexão, elencando oportunidades e desafios para o profissional da informação no contexto da Ciência de DadosItem A aplicação do modelo RDF na descrição arquivística : em foco a Norma ISAD(G)Souto, Diana Vilas Boas; Catarino, Maria Elisabete [Orientador]; Baptista, Ana Alice Rodrigues Pereira; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: O advento das novas tecnologias e suas aplicações no campo arquivístico, traz à tona recentes esforços em direção a organização da informação É de conhecimento a importância das normas que orientam a descrição dos documentos de arquivos, já que estas garantem uma uniformidade no processo Entretanto, para que as normas possam cumprir seu papel, é fundamental que estas busquem auxílio as tecnologias disponíveis, de modo a ampliar sua atuação na web Desta forma, insere-se neste contexto a Web Semântica como cooperadora nesta ação, uma vez que assegura que os dados descritos por meio do modelo Resource Description Framework (RDF) possam ser organizados, recuperados e relacionados entre si, realizando inferências entre os dados recuperados Assim, este estudo explora a atuação do modelo RDF proposto pelo World Wide Web Consortium (W3C), tendo como foco os elementos que compõem a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística [ISAD(G)] Partindo desta condição, propõem-se um perfil de aplicação que faz uso de elementos de metadados dos padrões Dublin Core (DC) e Encoded Archival Description (EAD) com conformidade com a Norma ISAD (G), visando a descrição nos moldes do modelo RDF Numa abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental Como resultado, elaborou-se um diagrama de atividade em Unified Modelling Language (UML) de forma a representar a modelagem conceitual do perfil e a atuação do modelo RDF neste processo Conforme o objeto central da pesquisa, elaborou-se o Joá Archival Description Application Profile (JADAP), um perfil que auxilie na organização das informações arquivísticas existentes hoje na web, o qual descreve unidades arquivísticas em partes, estruturando as informações e relacionando-as outras informações presentes em outras bases de dados através inferências, tendo como objeto um vocabulário próprio comum Este estudo adota o modelo RDF para a descrição arquivística Esta investigação se fez necessária, a fim de corroborar com a organização e a recuperação das informações arquivísticas disponíveis hoje na web, e de modo particular, que orientam o campo de pesquisa voltado a Ciência da Informação (CI) e a Arquivística, de maneira a ampliar o diálogo entre estas e o universo da Web SemânticaItem Arquitetura da informação em sites de pró-reitorias de graduação : um enfoque nas Instituições Estaduais de Ensino Superior do ParanáRibeiro, Fabiano Ferrari; Monteiro, Silvana Drumond [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregórioResumo: Um novo cenário vem se desenhando nas últimas décadas em decorrência do crescimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial da rede mundial de computadores, conhecida como Internet, por meio de seu serviço mais popular, a WWW, ou simplesmente Web Milhões de informações são geradas a cada minuto, contribuindo para a rápida disseminação e comunicação em nível global sem restrições ou limites É sob a égide da organização que foi criada a disciplina Arquitetura da Informação, cujo principal objetivo é trazer ordem ao caos informacional em ambientes digitais, ou seja, aqueles que são publicados no ciberespaço codificados por uma linguagem de programação conhecida como HTML (Hypertext Markup Language) e apresentados em sites na Web Com base nesse contexto, o presente trabalho científico pretendeu investigar os elementos de Arquitetura da Informação na Web para o uso em sites de Pró-Reitorias de Graduação em Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, inseridas em um contexto público, além de apresentar uma proposta de requisitos para tais ambientes com base na identificação de suas características e no estudo da literatura científica do tema Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica como suporte para a realização do estudo teórico acerca dos conceitos de Arquitetura da Informação na Web e seus tópicos correspondentes no que diz respeito ao seu plano arquitetural e seus elementos, tendo os autores Morville e Rosenfeld (26), Reis (27) e Bustamante (24), como embasamento principal para a execução da pesquisa Complementando a base teórica, estudou-se os elementos adicionais para compor um site constituído por conteúdo informacional, tipo de documentos, acessibilidade e a usabilidade Para atingir os objetivos propostos, fez-se o uso da Pesquisa e Análise Documental em que foram realizadas leituras de documentos com finalidade de desenvolver uma sustentação teórica que fornecesse fontes preliminares para a elaboração do referencial teórico, possibilitando uma análise mais apurada do objeto investigado, cujo corpus de sites foi as Pró-Reitorias de Graduação das seis Universidades do Estado do Paraná, apresentando e analisando os elementos de Arquitetura da Informação considerados no referencial teórico Para auxiliar na coleta dos dados, uma planilha foi confeccionada em formato de checklist, com a descrição de todos os elementos que foram analisados Como principal resultado, verificou-se que os sites apresentam características diversas quanto à construção e utilização dos elementos de AI em sua composição estética e organizacional, tendo qualidades que precisam ser mantidas, como também faltas que devem ser corrigidas Com a finalidade de enriquecer os resultados da pesquisa, foi elaborada uma proposta para requisito para sites de Pró-Reitorias de Graduação, cuja metodologia utilizada detalhou os esquemas de organização, navegação, rotulagem e busca por meio de documentos visuais como o wireframe (esqueleto) e o sitemap (mapa do site), além de incluir também proposta para o conteúdo informacional, acessibilidade e a usabilidadeItem Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia : a noção de sociocultural a partir das concepções dialógicasRosa, Ana Paula Costa; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Araújo, Carlos Alberto Ávila; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey [Coorientadora]Resumo: A Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia são campos que se relacionam com a sociedade desde sua constituição e suas trajetórias possibilitam a identificação de suas aproximações e distanciamentos, inclusive com a Ciência da Informação A noção de sociocultural contemplada pelos campos possibilita compreender essas questões em relação aos preceitos que demarcam suas posições no contexto científico e social Com o propósito de analisar a relação dialógica dos campos, delineou-se a seguinte questão: como a noção de sociocultural se apresenta no diálogo dos campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia? Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo analisar a noção de sociocultural nos campos, por meio dos estudos de Mikhail Bakhtin, dos fatores socioculturais e da relação dialógica do discurso construído na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia O percurso metodológico foi baseado nas etapas definidas por Rohling (214), que parte das interações discursivas até chegar na análise das relações dialógicas Para facilitar a análise, utiliza-se mapas conceituais como instrumento, pois essas ferramentas mostram os significados dos conceitos e as relações entre eles em uma área do conhecimento Os resultados sugerem que a noção de sociocultural na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia compreende sua relação com a sociedade e a cultura durante toda trajetória dos campos, além das ações consequentes de suas práticas e das funções de cada um Compreende-se que, na perspectiva histórica, os campos foram elitizados e houve uma evolução para romper essas barreiras Assim, os campos foram moldados por estruturas de poder em que as relações socioculturais são constituídas e percebe-se movimentos que buscam romper essa perspectivaItem As abordagens do campo dos estudos de usuários de informação na perspectiva da população de mães atípicas em rede social(2024-04-02) Teixeira, Fernanda Felite; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Santos, Camila de Araújo dos; Bortolin, SueliOs processos que envolvem o cuidado de uma criança autista geram nos responsáveis, sejam eles mães ou outros tutores, necessidades e processos informacionais que, quando superados, ampliam as potencialidades de rompimento de barreiras referentes ao diagnóstico e aos estereótipos socialmente constituídos. Ao considerar os estudos de usuários de informação no contexto das abordagens tradicional, cognitiva e social, diferentes processos informacionais podem ser compreendidos, os quais traduzem as ações facilitadoras para os sujeitos envolvidos, tanto do ponto de vista individual quanto social. Neste sentido, a capacidade com que cada uma das abordagens reflete o desenvolvimento de estratégias potenciais no enfrentamento das barreiras informacionais, demonstra a relevância da elaboração de estudos dessa natureza para as famílias e, mais especificamente, para as mães atípicas, em relação às estratégias no enfrentamento de necessidades informacionais. Partindo dessa proposta, estrutura-se o presente estudo com as seguintes questões norteadoras: como cada uma das abordagens dos estudos de usuários reflete os processos informacionais de mães atípicas? De que modo os estudos de usuários podem contribuir para o enfrentamento das barreiras informacionais vivenciadas pelo grupo de mães atípicas? Para que tais questionamentos possam ser respondidos, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos para o estudo: descrever o desenvolvimento das abordagens dos estudos de usuários da informação; elencar as necessidades informacionais de mães "atípicas" a partir de relatos publicados em grupo do Facebook; analisar as respostas de cada abordagem em relação às necessidades de mães atípicas. Metodologicamente, o estudo estrutura-se de modo exploratório, com abordagem qualitativa, social e descritiva. Os dados foram tratados conforme o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. A partir dos achados da pesquisa, conclui-se que, por se tratar de estudos com o objetivo de conhecer o perfil, as necessidades e as práticas informacionais dos usuários de informação, estes possibilitam ao campo dos Estudos de Usuários conhecer tais questões e compreender as origens de suas necessidades, demandas e desafios. A compreensão desse universo torna possível a elaboração de melhorias nos processos informacionais, na capacitação dos sujeitos para vivenciar a singularidade das experiências, além de buscar o rompimento de barreiras informacionais enfrentadas por essa população.Item A atividade de pesquisa na Universidade Estadual de Londrina refletida nos projetos cadastrados pela PROPPGOliveira, Rosana; Carelli, Ana Esmeralda [Orientador]; Marchiori, Patrícia Zeni; Giannasi-Kaimen, Maria JúliaResumo: Analisa o potencial da base de dados institucionais Sistema UEL – Projetos de Pesquisa da PROPPG como meio de disseminação de informações da atividade de pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, como recurso informacional para a comunidade científica, para a gestão administrativa, como subsídio para as agências de fomento à pesquisa na concessão de recursos financeiros e para a divulgação científica Tem como foco as informações da pesquisa desenvolvida na UEL, por meio de seus projetos protocolados e cadastrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, responsável administrativa pelo cadastro e controle da atividade Trata-se de pesquisa documental e exploratória que utiliza métodos de estudo observacional, comparativo e estatístico, com a descrição das informações e dados coletados nas fontes selecionadas para o estudo: Sistema UEL – Projetos de Pesquisa da PROPPG; Sistema UEL – Linhas de Pesquisa da PROPPG; cinco agências de fomento à pesquisa e dez instituições de ensino superior Apresenta descrição do Sistema UEL nas consultas aos Projetos de Pesquisa da PROPPG e as Linhas de Pesquisa da PROPPG, assim como quantifica dados coletados com a tabulação, totalização e apresentação de porcentagem visando a análise comparativa entre Centros de Estudo e Departamentos que desenvolvem projetos de pesquisa na UEL Investiga informações disponíveis em sites de cinco agências de fomento à pesquisa e dez instituições de ensino superior, com a finalidade de identificar variáveis da atividade de pesquisa utilizadas e disponibilizadas por essas instituições A partir da observação, coleta e descrição apresenta possíveis variáveis a serem consideradas para a atividade de pesquisa desenvolvida na UEL, com foco na acessibilidade e visibilidade da informação Apresenta variáveis referentes aos recursos humanos e financeiros alocados para a atividade de pesquisa e, também, produtividade científica Identifica problemas encontrados durante o levantamento dos dados e encerra com sugestões a serem consideradas pela administração da UEL como contribuição para melhoria de veículo importante para a comunicação formal e disseminação de dados institucionais Entre as sugestões, ressalta a proposta de criação e gerenciamento de Repositório Institucional otimizando o acesso e proporcionando visibilidade às informações da pesquisa institucional e da produção científica gerada pela pesquisaItem A biblioteca e a internet na mediação da pesquisa científica : um estudo com pós-graduandos da UNIOESTE, campus de CascavelBarros, Jeanine da Silva; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de [Orientador]; Silva, José Fernando Modesto da; Catarino, Maria ElisabeteResumo: A internet, aliada ao uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), tornou-se ferramenta crucial na sociedade da informação, por meio da qual os indivíduos têm acesso rápido e fácil à informação produzida em âmbito mundial Ocorre, porém, que a enorme quantidade de informação produzida tem provocado dificuldades na filtragem do que é informação de relevância A biblioteca universitária, vista como ambiente de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão na academia, tem também como função contribuir para a inserção do estudante no universo da pesquisa acadêmica Esta pesquisa reflete sobre concepções do conceito mediação da informação no âmbito das bibliotecas universitárias e de sua relação com as tecnologias na sociedade contemporânea O objetivo geral desta pesquisa é investigar de que maneira a biblioteca universitária e a internet têm influenciado nas pesquisas acadêmicas dos pós-graduandos stricto sensu da UNIOESTE, Campus de Cascavel Para tanto, além da revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa de campo com vinte e um (21) pós-graduandos, numa abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, através de entrevista semiestruturada, baseada em um roteiro prévio com questões sobre suas rotinas de pesquisas Após a realização das entrevistas, de posse dos dados coletados, foi elaborada a análise e a interpretação dos resultados Para a apresentação dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, demonstrando os resultados da pesquisa por meio de tabelas, gráficos e respectivas análises Os resultados obtidos revelaram que refletir sobre a mediação da informação no contexto das TIC é essencial para a melhoria da atuação das bibliotecas universitárias nas instituições de ensino superior Do contrário, pode-se incidir no senso geral de que a internet é suficiente para suprir as informações necessárias para a pesquisa acadêmica e, até mesmo, há uma falsa sensação de que as TIC, por si só, resolvem a democratização da informação Por fim, os entrevistados expressaram que, independentemente da preferência e da autonomia demonstrada diante das TIC no processo de busca da informação científica, a biblioteca, bem como seus profissionais, mantém relevante importância perante seus usuários Propõem-se algumas ações que visam melhoria e inovação nos serviços prestadosItem A Biblioteca Pública do Paraná como instrumento de ação cultural : atividades culturais e mediação da informaçãoGonçalves, Maria da Graça Simão; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de [Orientador]; Almeida, Carlos Cândido de; Bortolin, SueliResumo: Pesquisa descritiva fundamentada em um estudo de caso sobre ação cultural e mediação da informação em um espaço informacional público, focando nas interações que se estabelecem entre o usuário e as atividades culturais mediadas desenvolvidas na Biblioteca Pública do Paraná Registra, a partir de revisão de literatura, as concepções e os papéis que as bibliotecas públicas têm desempenhado ao longo do tempo, demonstrando que estas instituições refletem as sociedades nas quais estão inseridas, sendo, ao mesmo tempo, agentes e produtos das relações sociais que nelas se estabelecem Relata e analisa duas experiências de atividades culturais – a Oficina Permanente de Poesia e o Cine Clube Anníbal Requião/Jorge de Souza que, sob o prisma da mediação da informação, dinamizam e transformam a Biblioteca Pública do Paraná em um efetivo instrumento de ação culturalItem As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura : uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MACoelho, Clara Duarte; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráResumo: As bibliotecas comunitárias são formadas a partir da iniciativa de grupos ou de uma única pessoa para disponibilizar espaço e livros de forma gratuita à comunidade O presente estudo objetiva investigar os projetos de mediação da leitura da Rede Leitora Terra das Palmeiras localizada na região da Cidade Operária a partir de uma iniciativa conjunta de cinco bibliotecas com aporte financeiro do Instituto C&A Como objetivos específicos buscou-se descrever as ações realizadas em duas das bibliotecas da Rede visando analisar a mediação da leitura presente nessas ações e identificar a percepção da comunidade sobre a contribuição dessas iniciativas para a formação de leitores Nos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa de campo com natureza básica e explicativa e abordagem qualitativa do problema A pesquisa de campo foi realizada nas bibliotecas comunitárias Monteiro Lobato e Portal da Sabedoria pertencentes à Rede Terra das Palmeiras A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com os mediadores e entrevista narrativa estimulada por pergunta gerativa de narrativa com os leitores e com a bibliotecária Os leitores com faixa etária entre 1 e 14 anos foram selecionados a partir dos critérios de frequência nas bibliotecas e quantidade de empréstimos realizados O tratamento dos dados coletados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo aplicada às falas com a definição de categorias para realização da análise temática Os resultados demonstram que a Rede Leitora Terra das Palmeiras por meio dessas bibliotecas oferece contribuições significativas para a cidade de São Luís tornando-as espaços de convivência de crianças, adolescente em idade escolar e também a comunidade em geral Concluiu-se que apesar do impacto positivo da mediação da leitura realizada pelos atores envolvidos nas bibliotecas comunitárias Monteiro Lobato e Portal da Sabedoria as dificuldades quanto a sustentabilidade impedem a melhoria na oferta de ações e a ampliação das mediações de leitura tanto internas quanto externasItem Business intelligence na gestão universitária : um estudo de aplicabilidade na UNIOESTECiupak, Liége Franken; Catarino, Maria Elisabete [Orientador]; Boscarioli, Clodis; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Carvalho, Deborah Ribeiro; Boscarioli, Clodis [Coorientador]Resumo: O conceito de Business Intelligence (BI) abarca diversas tecnologias que objetivam facilitar a extração e a visualização de informações e, tal qual numa empresa competitiva, a gestão universitária deve se modernizar também, para isso adotando o uso de processos que auxiliem na tomada de decisões e que atendam com agilidade e qualidade às demandas da sociedade Os Sistemas de Informação (SI) são elementos imprescindíveis e devem ser mais do que processamento de atividades rotineiras, passando a contribuir na visão estratégica A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) possui diversos SI armazenando muitos dados, no entanto seus usuários ainda têm dificuldade na extração da informação no formato desejado Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo pesquisar tecnologias de BI, mais especificamente On-Line Analytical Processing (OLAP), bem como implementar um protótipo de aplicação que viesse facilitar a recuperação de informações na Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), tendo como fonte os diversos SI da UNIOESTE Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa, do tipo exploratória/descritiva por meio de pesquisa bibliográfica e documental Como resultado, foi desenvolvido um protótipo com a ferramenta Business Intelligence Development Studio (BIDS), componente do SQL Server 28 da Microsoft, integrado com o editor de planilhas Excel 21 para a interface com o usuário Como parte do processo de avaliação, foi utilizado o questionário SUS, para mensurar a satisfação do usuário na utilização desse mesmo protótipo, onde a média atribuída pelos participantes foi 915, numa escala de a 1, perfazendo assim uma avaliação muito positiva Como o resultado foi um protótipo, espera-se que a UNIOESTE apoie esta iniciativa, investindo em capacitação, bem como estimule para que mais pessoas contribuam para a implantação de projetos de BI na UNIOESTE, atendendo aos anseios dos usuários, nesta pesquisa representados pela PROPLANItem O capital social e o compartilhamento de informação jurídica : um estudo na mídia social FacebookJovanovich, Eliane Maria da Silva; Tomaél, Maria Inês [Orientador]; Bartalo, Linete; Gomes, Henriette FerreiraResumo: Compartilhar informação é um processo e um ato de comunicação e interação social O rápido desenvolvimento das redes sociais digitais deu-se através da evolução da internet, que possibilitou a existência de um ambiente adequado para os sites de relacionamento Com essa ênfase, a pesquisa objetivou analisar a relação entre o capital social e o compartilhamento da informação jurídica no Facebook, pelos alunos do 5º ano do curso de graduação em Direito que cumprem o estágio obrigatório no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Especificamente este estudo visou: a) identificar o capital social dos alunos no Facebook, b) verificar a ocorrência do compartilhamento da informação jurídica, c) identificar a utilização de informação jurídica no Facebook; d) averiguar a importância da página no Facebook e das postagens de informação jurídica do EAAJ Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualiquantitativa Para a coleta de dados, a técnica utilizada foi o questionário baseado em Williams (26) para medir o capital social e um formulário para a pesquisa documental Os estagiários compartilham informações jurídicas frequentemente e fazem uso dessas informações, efetivamente A fanpage do EAAJ é relevante dentro do contexto jurídico por disseminar informações importantes e de credibilidade Observou-se que os estagiários do escritório estão em fase de desenvolvimento do seu capital social O hábito de compartilhar e interagir na rede oportuniza a geração desse capital, pois quanto mais compartilham informações jurídicas e interagem reciprocamente, maior será o volume de capital social gerado, fortalecendo o processo cíclico do capital socialItem A caracterização dos objetos virtuais de aprendizado como recurso informacional : um estudo sobre a recuperação da informação na educação à distânciaPerfetto, Fábio Viana; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Gonçalez, Paula Regina Ventura AmorimResumo: A Educação à Distância se consolida como uma metodologia de ensino que está cada vez mais presente em nosso meio, mas que traz algumas mudanças fundamentais em relação à educação presencial A utilização de materiais didáticos que foram desenvolvidos para uma aula expositiva onde o professor era o elemento central do processo de ensino-aprendizagem, não se adéqua as necessidades de uma educação à distância que é permeada por recursos tecnológicos e que tem como característica a necessidade de implementar um processo de interatividade entre aluno-professor Os Objetos Virtuais de Aprendizado (OVA) se propõem a fornecer os elementos necessários para uma aula mais dinâmica e interativa, que prenda a atenção dos alunos O presente estudo teve como objetivo analisar os Objetos Virtuais de Aprendizado como um recurso informacional que carrega uma carga de informação necessária para a composição de um material didático O processo de recuperação deste recurso informacional, é objeto de interesse para a Ciência da Informação, identificando como é feito o uso de metadados para a realização da recuperação da informação Identificar as dificuldades inerentes a este processo pode contribuir para a melhoria deste processo A metodologia escolhida para a pesquisa possui uma abordagem qualitativa descritiva que usa como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, que foi aplicada em um grupo de professores de uma instituição de ensino superior, buscando identificar as práticas de uso e reuso dos objetos virtuais de aprendizado A partir da descrição dos resultados foi possível constatar a adesão dos professores ao uso de recursos informacionais na confecção do material didático de uma forma intuitiva, foi constatado também que os professores buscam estes recursos informacionais na internet e tem grande dificuldade no uso dos metadados Foi possível Identificar que existe uma resistência ao compartilhamento das aulas e dos objetos virtuais de aprendizados que são criados por estes mesmos professores O reuso é bem aceito, mas a recuperação da informação causa desgaste nos professoresItem Cartografia de controvérsias : uma análise da mediação informacional no processo de organização em rede das ocupações das escolas de São PauloLourenço, Ramon Fernandes; Tomaél, Maria Inês [Orientador]; Bortolin, Sueli; Fonseca, André Azevedo daResumo: A presente Dissertação desenvolve a análise da mediação informacional no processo de ocupação das escolas estaduais de São Paulo ocorrido em novembro de 215 em resposta à proposta do governo do estado de reorganização escolar, que resultaria no fechamento de diversas escolas Utilizando o método Cartografia de Controvérsias e a Teoria Ator-rede foram traçados os passos deixados pelos actantes a partir de seus rastros digitais, a informação registrada em matérias publicadas em páginas da imprensa e em mídias sociais na internet, possibilitando a identificação dos actantes presentes na rede sociotécnica formada pela controvérsia da ocupação das escolas Por meio da cartografia desta rede, foi realizada a análise dos principais mediadores presentes no processo de ocupação, com vistas a descrever suas ações e seus impactos no fluxo de associações A descrição das diferentes mediações na controvérsia, tanto de elementos humanos quanto de não-humanos, foi realizada utilizando-se das concepções de Silva (21) sobre as novas mediações que surgem em relação aos avanços tecnológicos, as mediações pós-custodiais Sua leitura sobre o desenvolvimento destas multi-mediações amplia o entendimento das diferentes atuações na controvérsia A partir desta descrição foram encaminhadas as reflexões acerca das aproximações entre a mediação sociotécnica e a mediação informacional presente no processo de ocupação das escolas, contribuindo com futuras pesquisas que poderão utilizar os pressupostos da Teoria Ator-rede e da Cartografia de Controvérsias na área da Ciência da InformaçãoItem Catalogação de assuntos em sistemas de informação de bibliotecas : um estudo comparativo no catálogo Pergamum do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)(2023-03-31) Marcos, Denísio Pereira; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Paletta, Francisco Carlos; Moraes, Marcos Antônio deEsta pesquisa apresenta como tema a catalogação de assuntos no âmbito do Tratamento Temático da Informação (TTI). Objetivo geral: analisar o processo de Catalogação de Assuntos de livros por meio do Catálogo on-line Pergamum do IFMG, visando potencializar a recuperação e o acesso aos recursos informacionais disponíveis no OPAC. Trazendo como propósito a melhoria da catalogação de assuntos executada pela equipe de bibliotecários do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Metodologia: optou-se pela revisão bibliográfica para a fundamentação teórica, baseada em livros, artigos científicos, anais de eventos, dissertações e teses que versam sobre o Tratamento Temático da Informação. Realizou-se investigação exploratória de cunho aplicado. Assim, foram analisadas 10 Unidades de Informação e posterior elaboração de um esboço por meio de ensaios, utilizando-se da técnica de verificação da qualidade da indexação adaptado por Gil Leiva (2008) a partir da fórmula de Hooper (1965) em que o número de descritores comuns nos livros é dividido pela soma do número de descritores nos dois livros menos o número de termos comuns. Resultados: a representação temática no OPAC do IFMG se mostra adequada, porém necessita de padronização; a apresentação dos descritores necessita de uniformização de acordo com um cabeçalho de assuntos, de forma a serem dispostos apenas termos autorizados e correções de grafias; os assuntos se apresentam de formas diferentes. Não há utilização de termos livres (campo 697 do Marc21). Considerações finais: para responder à questão de pesquisa, a catalogação de assuntos terá que ser executada pelos bibliotecários de forma a ter os seus descritores padronizados, considerando a utilização de uma linguagem de indexação em comum e compatível com as necessidades dos usuários do IFMG. Ter equilíbrio entre a exaustividade (número de termos atribuídos ao documento) e a especificidade dos descritores no momento da catalogação com vistas a se evitar ruídos ou silêncios no momento da recuperação da informação no OPAC.