CCE - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
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Item Abertura regiosseletiva e estereoespecífica de epóxidos : um estudo visando a síntese assimétrica da enoquipodina ANascimento, Fernanda Cerino; Macedo Junior, Fernando César de [Orientador]; Butera, Anna Paola; Pomini, Armando MateusResumo: A estrutura de diversas moléculas bioativas provenientes de produtos naturais é composta por centros quarternários, este fato acarreta o aumento na demanda do desenvolvimento de novas metodologias para a síntese enantiosseletiva destes centros Para esta finalidade, a reação de abertura de epóxidos quirais não simétricos por nucleófilos de carbono se mostrou uma proposta eficiente A reação tem regiosseletividade dependente do meio em que é realizado Em meio ácido, a abertura do anel apresenta o estado de transição catiônico com carga parcial positiva especialmente desenvolvida sobre o carbono mais substituído por grupos capazes de estabilizar a deficiência eletrônica Para a obtenção de epóxidos quirais que serviram como materiais de partida para a formação de centros quaternários foram utilizados dioxiranas quirais geradas in situ, método que se destaca como particularmente brando Quando aplicado a olefinas benzílicas geminais como substrato, mostrou uma diminuição gradual, tanto no rendimento quanto no excesso enantimérico, conforme o aumento de substituintes doadores de elétrons sobre o anel As reações de abertura dos epóxidos, utilizando 1,5 equivalentes de TiCl4, 1, equivalente de silil-enol éter e variando a temperatura de -78 a ºC, resultaram na formação dos produtos de abertura desejados com únicos regioisômeros na forma de seus correspondentes hemicetais Para nossa surpresa, o epóxido não ativado sofreu racêmização durante a reação de abertura, sugerindo um mecanismo de abertura com formação de carbocátion Porém, para a abertura do epóxido mais ativado, o produto formado manteve a pureza enantiomética proveniente do substrato, sugerindo um mecanismo de abertura pentacoordenado Estes resultados sugerem que a reação de abertura de epóxidos quirais sob catálise ácida pode ser aplicado à síntese assimétrica da Enoquipodina A e BItem Uma abordagem baseada em meta-aprendizado para recomendar algoritmos de segmentação de imagensCampos, Gabriel Fillipe Centini; Barbon Junior, Sylvio [Orientador]; Felinto, Alan Salvany; França, José Alexandre de; Melo, Leonimer Flávio deResumo: Existem vários algoritmos de segmentação de imagens, porém, não existe um algoritmo que seja adequado para todos os tipos de aplicações envolvendo imagens Recomendar um algoritmo de segmentação ideal é uma tarefa desafiadora que requer conhecimento sobre o problema e sobre os algoritmos Nos últimos anos, o Meta-Aprendizado, oriundo do Aprendizado de Máquina, emergiu para contribuir na solução do problema de seleção de algoritmos Neste trabalho, Meta-Aprendizado foi utilizado para recomendar algoritmos de segmentação de imagens, baseando-se em meta-conhecimento Experimentos foram realizados em quatro meta-bases (bases de dados de Meta-Aprendizado) diferentes que representam problemas reais, recomendando se três diferentes segmentadores (Otsu, K-means e SVM) são adequados ou não adequados para uma dada imagem Um conjunto de 44 características baseadas em cor, domínio da frequência, histograma, textura, contraste e qualidade de imagem foi extraído das amostras, para realizar a tarefa de recomendação em diferentes cenários de segmentação Os resultados mostraram que, em geral, os meta-modelos construídos com o algoritmo Random Forest obtiveram alta performance em recomendar o algoritmo de segmentação,se comparados com os meta-modelos construídos por outros oito algoritmosItem Abordagem baseada na extração de atributos do pixel para quantificar a severidade da ferrugem asiática em imagens de folha de sojaBarbosa, Murilo Caminotto; Felinto, Alan Salvany [Orientador]; Barbon Junior, Sylvio; Canteri, Marcelo GiovanettiResumo: A soja é um produto global, servindo como alimento tanto para humanos quanto para animais e possui subprodutos fabricados na industria, como óleo de soja, Shoyu, missô, Tofu, lecitina de soja (emulsificante para produtos como sorvete, achocolatados, salsichas, barras de cereais, e produtos congelados), com demanda na sociedade e portanto valor comercial agregado A Ferrugem Asiática é uma doença de soja que ocorre principalmente em regiões tropicais e subtropicais, que causa prejuízos para o Brasil na ordem de bilhões de dólares anuais A eficiência do controle da doença, assim como as tomadas de decisões relacionadas ao manejo do cultivo são avaliadas de acordo com nível da severidade Quantificar a severidade da Ferrugem Asiática é uma das chaves para o manejo e controle a base de fungicida A quantificação do nível de infecção da doença conta com o auxílio da inspeção visual de especialistas que utilizam escalas diagramáticas para estimarem a severidade da Ferrugem Asiática na plantação A estimativa por análise visual, por especialistas, possuem erros inerentes a condição humana, e por este motivo, análises de imagem e estimativas feitas por modelos criados, por métodos de aprendizado de máquina, tem sido aplicados na área da agronomia Este trabalho, utiliza técnicas de Processamento de Imagens e aprendizado de máquina para quantificar o grau da Severidade da Ferrugem Asiática O diferencial deste trabalho é a extração de descritores baseado em pixeis, fundamentado nas cores apresentadas em cada estágio do fungo causador da doença, sendo que todos os estágios podem ser encontrados em uma mesma folha A abordagem é pautada na classificação dos pixeis entre as classes ‘sadio’ e ‘patogênico’, com um total de 16 mil amostras de pixeis retiradas de 7 (sete) folhas, sendo estas uma de cada nível de infecção atestado pelo especialista Ao classificar cada pixel a área afetada pela doença é automaticamente segmentada durante o processo de classificação, consequentemente, não há necessidade de outro custo computacional para realizar a segmentação da área afetada pelo fungo A divisão entre o total de pixeis classificados como patogênicos pelo total dos pixeis da folha resulta no nível de infecção da ferrugem Asiática na folha da soja Ao término da análise dos resultados, o melhor modelo foi criado pelo algoritmo CART, obtendo uma acurácia superior a 97% na classificação entre pixeis sadios e patogênicosItem Abordagem das leis da termodinâmica voltadas ao funcionamento das máquinas térmicas por meio da teoria de ensino prescritiva de BrunerForcato, Anderson; Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]; Urbano, Alexandre; Kikuchi, Lígia AyumiResumo: A disciplina de Física estuda os fenômenos naturais em todos os seus aspectos, e é considerada por muitos estudantes como uma ciência que requer um esforço maior para compreender melhor os seus conceitos, além disso, muitos se equivocam ao pensar que se trata de uma “matemática mais difícil”, já que esta é uma de suas linguagens instrumentais É perceptível, também, que muitos estudantes chegam ou saem do ensino médio, crendo ser esta uma verdade, e, para agravar a situação, demonstram pouco ou nenhum entendimento teórico/formal que embasam seus eventos e suas leis Com isso, mas não raramente, o estudante o conclui com uma visão distorcida sobre alguns fenômenos abordados na disciplina Foi pensando nisso que se acreditou ser possível trabalhar a Física com estudantes de ensino fundamental II e/ou do ensino médio (produto educacional bifuncional) a critério do professor, por meio da simulação e da experimentação o conteúdo da Termodinâmica e o funcionamento das Máquinas Térmicas a Vapor, respeitando e adaptando a esta a Teoria de Ensino Prescritiva de Jerome S Bruner que, entre todos os seus aspectos, enfatiza que de maneira intelectualmente honesta é possível simplificar qualquer ideia, problema ou conjunto de conhecimentos para que seja compreendido por qualquer estudante sob uma forma reconhecível Isso foi realizado, considerando os pontos principais de sua teoria tais como os seguintes: formas de representação, método da descoberta, reforço, currículo em espiral (adaptado), economia e potência efetiva Por fim, o objetivo principal da pesquisa foi realmente alcançado, pois houve uma evolução significativa de aprendizagem entre os estudantes acerca do conteúdo abordadoItem Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da aprendizagem significativaSaviski, Samuel de Oliveira Fajardo; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Salvi, Rosana FigueiredoResumo: O estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular de Londrina, com intenção de encontrar possíveis relações de uma síntese histórica da Física do Plasma com a Aprendizagem Significativa Crítica, por meio das Unidades Potencialmente Significativas e dos Mapas Conceituais Foi elaborado uma sequência didática, com pressupos nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), para a ser implementada em horário extra curricular e sem atribuição de notas Foram feitas duas implementações, na primeira implementação compareceram seis alunos que construíram um mapa durante a implementação da sequência e outro seis meses depois Na segunda implementação foram convidados alunos de dois colégios e compareceram 14 alunos, que construíram somente mapas durante a implementação Após a elaboração dos mapas foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin para analisar os mapas, depois do estudo de cada implementação foram feitas comparações por meio das unidades mais frequentes para estabeler as relações A partir dessas relações, busca-se entender se uma síntese histórica aliada a conteúdos de física moderna poderia ser utilizada como facilitadora da Aprendizagem Significativa CríticaItem Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professoresDeixa, Geraldo Vernijo; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Soares, Maria Tereza Carneiro; Torres, Eloiza Cristiane; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Passos, Marinez MeneghelloResumo: Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta de ensino, para o trabalho com números inteiros relativos para a educação escolar que articule as dimensões de conhecimento dos números relativos (reta, contexto e abstrata) em uma proposta de tarefas para formação de professores de Matemática Buscamos um quadro de referência com base na perspectiva da multidimensionalidade do conhecimento (BRUNO, 1997) A pesquisa compreendeu três fases: a primeira consistiu na revisão da literatura a respeito do tema, a segunda, num curso de formação de professores em exercício e, a última, aplicação em quatro turmas da 8ª classe de uma Escola Secundária da cidade de Quelimane Adotamos uma abordagem qualitativa com base na Análise de Conteúdo, realizamos uma análise de quatro livros didáticos e um Programa de Ensino da Matemática da 8ª classe à luz da multidimensionalidade de conhecimento, tendo constatado que as três dimensões de conhecimento estão desarticuladas Nestes documentos há predomínio de tarefas na dimensão abstrata, sendo poucas as alternativas sugeridas para o tratamento do tema Os resultados da aplicação indicam que uma abordagem multidimensional pode contribuir para uma aprendizagem efetiva dos números inteiros relativos Nesses documentos são sugeridos como vias para o ensino desse conteúdo matemático: situações que envolvem negócios, a altitude, cronologia, temperatura, impossibilidade da subtração em N, uso da História da Matemática, a reta numerada, o método extrapolatório do Freudenthal (1973) e uso de diagrama de Vergnaud Estas constatações serviram de indicadores para a elaboração de uma proposta de tarefas para a formação de professores de Matemática do sistema educacional de MoçambiqueItem Abordagem freiriana na espiral construtivista : uma escola para além dos seus murosCheron, Egláia de Carvalho; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Batista, Irinéa de Lourdes; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Costa, Márcia da; Ohira, Márcio AkioResumo: Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que investigou potencialidades e delimitações de uma abordagem pautada na pedagogia da autonomia freireana em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, em uma escola pública da região norte do Paraná A proposta buscou promover a participação ativa dos participantes no processo de ensino e aprendizagem Para isso, partiram dos alunos os Temas Geradores que foram utilizados conciliando o currículo determinado para a série de acordo com os documentos que regem o ensino para a disciplina Assim, é exposto como ocorreu a estrutura do Ensino de Ciências no Brasil até chegar à estruturação das Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná Em seguida, são apresentadas metodologias de ensino humanistas, baseadas na Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, na busca de uma abordagem que permitisse desenvolver um processo horizontalizado a partir de um currículo vertical, incluindo a formação integral do indivíduo Com base em uma Espiral Construtivista, os alunos foram inseridos na decisão de quais temas trabalhar durante o ano letivo e, de posse deles, tendo como base a metodologia da Espiral Construtivista de Lima (217), a possibilidade de horizontalização do currículo Ao todo, foram desenvolvidas seis atividades com os alunos no decorrer de 218 Parte das atividades acabou por envolver toda a comunidade escolar Para a obtenção dos dados para a análise, a professora-pesquisadora aplicou um questionário socioeconômico semiestruturado, gravou áudios durante as aulas, realizou anotações em diários e registros fotográficos Cada uma das seis atividades desenvolvidas envolveu várias etapas para sua execução: descrição, problematização, reflexão, intervenção Os resultados mostram que o processo pedagógico promoveu a participação ativa dos alunos, que se empenharam, que se envolveram no que foi proposto Este estudo permite constatar que as inclusões dos alunos no direcionamento das atividades desenvolvidas ajudaram a torná-los criativos, autônomos, empáticos, críticos, o que é almejado em uma educação humanitária, que pode colocar os alunos em atividades cognitivas e em movimento de aprendizagem, na espera de que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender e desenvolvam cidadaniaItem Abordagem geográfica a partir da análise ambiental em áreas de fragmentos florestais na bacia hidrográfica do Ribeirão TaquaraAlves, Thiago Luiz; Stipp, Nilza Aparecida Freres [Orientador]; Barros, Omar Neto Fernandes; Pereira Neto, Osvaldo CoelhoResumo: Este trabalho teve por objetivo estudar as questões relacionadas com a fragmentação de remanescentes florestais por meio da análise da paisagem, da composição vegetal, da estrutura de comunidades vegetais e da distribuição das espécies arbóreas pelos fragmentos florestais da área da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Taquara, no município de Londrina, no estado do Paraná Os dados referentes aos remanescentes de fragmentos florestais e recursos hídricos foram obtidos por meio de análise de imagens de satélite, convalidação em trabalhos de campo, obtenção de fotografias e confecção dos mapeamentos As paisagens dessa região apresentam-se atualmente como pequenos mosaicos de vegetação nativa esparsos em diferentes estágios de conservação, forma e tamanho O fracionamento das florestas originais teve como conseqüência a perda de importantes habitats naturais, fundamentais para a conservação da biodiversidade local Além da localização e caracterização desses fragmentos procurou-se verificar as conseqüências da ação antrópica ao longo da referida bacia hidrográfica visando à proposição de formas de conservação, restauração e recuperação das espécies na área pesquisada Sob essa ótica se propôs a interligação desses remanescentes por meio da construção de alguns corredores ecológicos, que irão estimular a recuperação da fauna original, oferecendo mais uma alternativa de subsistência para a população dessa regiãoItem Uma abordagem heurística linear para mochilas compartimentadas restritasCruz, Everton Pereira da; Hoto, Robinson Samuel Vieira [Orientador]; Camargo-Brunetto, Maria Angélica de Oliveira; Sharma, Naresh KumarResumo: O Problema da Mochila Compartimentada Restrita tem na formulação expressões com características não-lineares, adquirindo com isso, uma maior dificuldade na resolução O objetivo deste trabalho é obter soluções para o problema, decompondo o problema em dois estágios, utilizando métodos lineares, obtendo com isso, as heurísticas de Decomposição, Retro, Wretro e a abordagem linearNas heurísticas Retro e Wretro são reformuladas as restrições de disponibilidade de itens da mochila, enquanto que na abordagem linear são reformuladas a função objetivo e a restrição de capacidadeA abordagem linear ao Problema da Mochila Compartimentada Restrita é comparada com as heurísticas de Decomposição, Retro e Wretro, onde se verifica a superioridade da abordagem linear, na qual retorna a melhor solução em um menor tempoItem Uma abordagem heurística para minimizar o tempo de preparação de uma máquina tubeteiraMascari, Renata; Hoto, Robinson Samuel Vieira [Orientador]; Carnieri, Celso; Cervantes, Silvia Galvão de SouzaResumo: Indústrias dos mais diversos segmentos já se conscientizaram da importância de efetuarem um planejamento inteligente de seus tempo e custos na produção de seus produtos,e para resolver tal problema buscam meios de otimizar seus processos com o auxilio de modelos matemáticos e ferramentas computacionaisNeste trabalho abordamos métodos heurísticos para otimizar o tempo produtivo de uma tubeteira (maquina que confecciona tubetes) Tubetes são tubos feitos pela colagem de fitas de papel, as quais s˜ao depositadas em rolos que recebem o nome de bolachas, sendo que algumas delas podem ser aproveitadas entre a confecção de dois tubetes Apresentamos um modelo matemático para minimizar a quantidade de trocas e movimentos de bolachas, bem como as implementações das heurísticas Vizinho mais Proximo, Melhor Vizinho mais Proximo, Adaptações das heurísticas 2-Opt e 3-Opt e ainda uma heurística de permutação denominada Melhor Configuração em linguagem C++ utilizando o IDE(ambiente de desenvolvimento integrado) WxDev - C++ Os resultados obtidos pelas simulações apresentaram melhoria em relação aos obtidos por uma industria do segmentoItem Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médioCosta, Márcia da; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Ostermann, Fernanda; Andrade, Mariana A. B. Soares deResumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem SignificativaItem Uma abordagem histórico-epistemológica para aprendizagem potencialmente significativa de termodinâmica química no ensino superiorRammazzina Filho, Walter Anibal; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Fonseca, Giselle Rôças de Souza; Silva, Marcia Gorette Lima da; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Broietti, Fabiele Cristiane DiasResumo: Ensinar e aprender Termodinâmica de maneira significativa no Ensino Superior não é tarefa simples Existem diferentes obstáculos de aprendizagem decorrentes de noções alternativas que os estudantes trazem incorporados de sua formação básica O objetivo foi de investigar, por meio de uma abordagem de ensino com base na História e na Epistemologia da Ciência e nas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), as noções de Natureza da Ciência e a construção de conceitos e de Leis da Termodinâmica Química de futuros engenheiros mecânicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio O desenvolvimento metodólogico ocorreu com a articulação da Teoria da Aprendizagem Significativa, da História e Filosofia da Ciência, da Natureza da Ciência e da interdisciplinaridade A construção da unidade didática foi baseada nas etapas das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade Utilizou-se da análise qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos futuros engenheiros a respeito dos conceitos propostos Os resultados dos questionários prévios e posterior à abordagem didática desenvolvida, além dos registros das entrevistas estruturadas realizadas após um período de tempo, foram analisados à luz da análise de conteúdo para unitarizar o conhecimento dos futuros engenheiros Os diagramas Vê de Gowin foram utilizados como instrumentos de organização do conhecimento (a partir da leitura de textos históricos produzidos) e de obtenção de dados, sendo investigados indícios de aprendizagem pela análise qualitativa e interpretativa A partir da triangulação dos diferentes instrumentos utilizados (questionários prévio e posterior, diagramas Vê e entrevista estrutrada), pode-se inferir que houve indícios de adequação de noções alternativas relacionadas tanto à Natureza da Ciência quanto à Termodinâmica Além disso, é possível inferir que houve indícios de aprendizagem significativa, contempladas em três etapas: a ancoragem seletiva do material às ideias relevantes na estrutura cognitiva, a interação entre as ideias recém-introduzidas e as ideias ancoradas, e a ligação dos novos conhecimentos com as ideias ancoradas no intervalo de memória Outros indícios de aprendizagem puderam ser inferidos a partir da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa Com base nos resultados obtidos, é possivel concluir que a abordagem interdisciplinar construída, com elementos da História e Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência, é potencial para promover a aprendizagem significativa de conceitos e de Leis da TermodinâmicaItem Uma abordagem histórico-filosófica na educação matemática : contribuições ao processo de aprendizagem de trigonometria no ensino médioSampaio, Helenara Regina; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores; Pasquini, Regina Célia GuapoResumo: Esta pesquisa buscou investigar o processo de construção de uma abordagem histórico-filosófica por meio de uma reconstrução histórica da trigonometria, na qual realizamos a pesquisa documental tomando por base livros de História da Matemática, especificamente os que tratam da História da trigonometria Adotamos uma abordagem metodológica qualitativa, tendo como um dos objetivos a investigação da construção de uma seqüência didática, fundamentada a partir da reconstrução histórico-filosófica do conteúdo de trigonometria, abrangendo principalmente o estudo das funções trigonométricas, com o intuito de auxiliar o aluno do Ensino Médio no seu aprendizado Introduzimos uma abordagem filosófica ao incorporarmos uma discussão axiológica, constituída por um conjunto de valores cognitivos da Ciência, aplicados na Educação Matemática Para contemplar os objetivos desta pesquisa, realizamos a aplicação de uma seqüência didática, fundamentada também pela Metodologia de Pesquisa denominada Engenharia Didática, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR Concluímos que a abordagem construída mostrou-se eficaz para aprendizagem de trigonometria, possibilitando a manifestação dos valores cognitivos da matemática em nossa seqüência didática e sua incorporação ao conhecimento do alunoItem Uma abordagem histórico-sociológica a respeito de usinas nucleares para a compreensão de relações CTS no ensino médioCândido, Felipe Patron; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Costa, Márcia da; Broietti, Fabiele Cristiane DiasResumo: A presente pesquisa investigou potencialidades de uma abordagem histórico-sociológica a respeito de Usinas Nucleares no Ensino Médio objetivando proporcionar a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e o entendimento das relações complexas entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Diversas pesquisas evidenciam que a utilização da História e Sociologia da Ciência (HSC) são fatores positivos na aprendizagem científica, principalmente quando busca-se uma compreensão da Ciência e Tecnologia de uma maneira mais crítica em relação a sociedade, como observado na definição de ACT feita por Fourez (1997) A partir de tais bases foi construída e aplicada uma unidade didática de maneira online, devido ao fechamento das escolas por conta da pandemia, levando em consideração princípios da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Complexidade Para a coleta de dados da unidade didática utilizou-se questionários (prévio e posterior) e mapas conceituais Na análise dos questionários optou-se pela utilização da Análise de Conteúdo, já a análise dos mapas conceituais foi feita seguindo os agrupamentos propostos por Bernardelli (214) Pode-se caracterizar esta pesquisa como qualitativa de cunho interpretativa, seguindo as seguintes etapas, investigação teórico metodológica para a construção da unidade didática, elaboração do questionário bem como as unidades de contexto e registro, aplicação da unidade didática, tomada e análise dos dados A partir da análise dos resultados foi possível observar que a unidade teve influências positivas nas noções dos estudantes em relação à complexidade das relações CTS no que se refere as usinas nucleares Além disso, foi possível inferir indícios de aprendizagem significativa e ACT, uma vez que os estudantes apresentaram diversos elementos que caracterizam tais conceitosItem Uma abordagem multicritério aplicada ao problema de seleção de portfólio de projetosGomede, Everton; Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador]; Proença Junior, Mario Lemes; Zarpelão, Bruno Bogaz; Vieira, Saulo Fabiano AmâncioResumo: O Problema de Seleção de Portfólio de Projetos (PSPP) objetiva combinar os projetos disponíveis para aumentar o retorno e diminuir o risco da carteira resultante, ao mesmo tempo que respeita um conjunto de restrições Este problema é considerado, portanto, um problema de otimização multiobjetivo A literatura especializada discute o PSPP somente no contexto de disciplina, sendo que o método fica sob a responsabilidade da implementação Alguns autores abordam o problema sem uma formulação matemática adequada, sem um algoritmo de âmbito multiobjetivo e sem um método estruturado para a decisão pós-otimização Isto faz com que os resultados da Seleção de Portfólio de Projetos tenham pouca precisão Este trabalho propõe e avalia uma abordagem multicritério para a solução do PSPP A abstração matemática do problema é descrita em termos das funções risco e retorno As restrições são discutidas e adequadas ao modelo matemático e um método de covariação de riscos é proposto Esta abordagem é composta de duas fases: busca e decisão A primeira utiliza o algoritmo multiobjetivo Nondominated Sorting Genetic Algorithm II (NSGA-II) para obter uma aproximação da Fronteira de Pareto A segunda utiliza o Analytic Hierarchy Process (AHP) com uma hierarquia de critérios baseada em uma revisão bibliográfica Dentre os resultados obtidos pode-se destacar: (i) a Fronteira Eficiente com o conjunto de portfólios disponíveis para a fase de decisão, (ii) um método para a escolha de um portfólio com informações qualitativas (iii) e uma forma de covariação de riscos, que reduz o grau de exposição do portfólio aos riscos específicos dos projetos que o compõem A abordagem mostrou-se útil, avaliada por meio de um estudo de caso, nos seguintes aspectos: (i) permite a simulação de cenários, (ii) facilita a utilização de informação qualitativa, (iii) estrutura o processo de decisão e (iv) reduz as interferências no julgamento sobre quais projetos devem compor o portfólioItem Uma abordagem para a matemática em cursos da educação profissional técnica de nível médio a partir de contextos da prática profissionalRobel, Paulo Henrique; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Grossi, Luciane; Pires, Magna Natalia MarinResumo: Este trabalho é voltado para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no contexto da Educação Básica Mais especificamente, aos Cursos Técnicos subsequentes do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, a saber, os Cursos Técnicos em Administração, Contabilidade, Logística, Recursos Humanos e Secretariado O objetivo geral é apresentar uma proposta para o tratamento de conteúdos das disciplinas de Matemática Financeira e de Estatística Aplicada para os cursos supracitados Realizamos este tratamento por meio de problemas que trazem situações reais a serem vivenciadas por cada egresso que opta por este tipo de formação, problemas inerentes da profissão de cada um Subsequente à solução analítica do problema traz-se uma solução via calculadoras e/ou planilhas eletrônicas É relevante a utilização destes recursos, visto que, no mercado de trabalho eles podem ser considerados essenciais para o desenvolvimento das operações realizadas Escolheu-se compor o texto em uma linguagem que traz detalhadamente a solução do problema em questão, viabilizando sua utilização àqueles que desejarem Espera-se, com a proposta apresentada, contribuir com a abordagem dos assuntos tratados, com o trabalho do professor de Matemática e, consequentemente, com a educação profissional em geralItem Uma abordagem para coalizões em negociação automática de contratos multilateraisSantos, Anderson Paulo Avila; Baccarin, Evandro [Orientador]; Digiampietri, Luciano Antônio; Amorim, Fernanda Araujo Baião; Barros, Rodolfo Miranda de; Kaster, Daniel dos Santos [Coorientador]Resumo: Nos dias atuais, percebe-se um aumento da necessidade de sistemas de suporte a tomada de decisão em cadeias produtivas Este tipo de cadeia é por natureza dinâmica e heterogênea Ela compreende uma cadeia de negociações entre fornecedores e consumidores ou usuário dentro de algumas etapas Sistemas multiagentes podem ser empregados para permitir negociações automáticas Tais sistemas compreendem vários agentes de negociação autônomos Negociações automáticas bem sucedidas podem ser registradas através de um contrato eletrônico, que são, em geral, bilaterais Contudo, alguns estágios da cadeia produtiva poderiam se organizar em Organizações Virtuais por meio de contratos multilaterais Além disso, alguns desses negociadores podem compartilhar interesse em comum, promovendo a cooperação entre eles, através das coalizões Dado que as cadeias de suprimentos são diversificadas e que são compostas por elementos heterogêneos, o número de possíveis organizações de uma coalizão é variado, esta Dissertação propõe uma investigação sistemática de algumas das formas possíveis de formar coalizões Também fornece uma estrutura para apoiar a implementação de agentes de negociação capazes de atuar em coalizões Este framework é uma extensão do ??????C?? framework As principais contribuições desse trabalho são: (i) uma abordagem para o problema de coalizão de negociadores de maneira abrangente; (ii) propor um modelo para negociadores no contexto de coalizões levando em conta os riscos; (iii) implementar um ambiente de execução, simulação e experimentação de coalizões de acordo com o modelo criadoItem Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagemCaciolato, Brunna Leonardi; Teramon, Neuza [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Silva, Gabriel dos Santos eResumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aulaItem Uma abordagem sequencial para o desenvolvimento de inoculante para cana-de-açúcarMilani, Karina Maria Lima; Oliveira, André Luiz Martinez de [Orientador]; Moreira, Renata Stolf; Nogueira, Marco Antonio; Hungria, Mariangela; Araújo, Ricardo Silva AzevedoResumo: A identificação de Bactérias Promotoras do Crescimento Vegetal (BPCV) capazes de promover incrementos no desenvolvimento e produtividade de cana-de-açúcar já foi evidenciada, entretanto, ainda não existe inoculante comercial registrado para esta cultura Neste sentido, este trabalho teve como objetivo identificar estirpes de BPCV com alto potencial biotecnológico, para o desenvolvimento de um inoculante para uso em cultivos comerciais de cana-de-açúcar O trabalho foi realizado por uma abordagem sequencial sendo dividido em duas etapas Na etapa 1, foi avaliada a diversidade e posicionamento taxonômico de uma coleção de 69 isolados provenientes de amostras de solo, raiz, tolete e folhas de cana-de-açúcar, coletadas em duas regiões distintas do Paraná, Brasil A identificação dos isolados foi realizada com base no sequenciamento parcial do gene 16S rRNA No total, 44 espécies pertencentes a 17 gêneros foram identificadas, sendo que Burkholderia sp, Pseudomonas sp, Bacillus sp, Enterobacter sp, Klebsiella sp, Pantoea sp, Acinetobacter sp e Rhizobium sp foram encontrados em maior abundância Ainda, verificou-se que as diferenças na distribuição dos gêneros bacterianos foram relacionadas aos nichos ecológicos, origem geográfica, variedades de cana-de-açúcar e meio de cultura utilizados Na segunda etapa, foi utilizada uma estratégia para selecionar as BPCV, usando sementes de sorgo como indicadores de eficiência associativa à cana-de-açúcar Com base nos resultados obtidos em sorgo, 2 bactérias foram selecionadas para avaliação dos efeitos promotores do crescimento sobre o desenvolvimento da variedade RB966928 de cana-de-açúcar, em condições de casa-de-vegetação Essas mesmas estirpes bacterianas foram avaliadas quanto a produção de auxinas e solubilização de fosfatos inorgânicos in vitro, visando identificar os mecanismos potencialmente ativos na promoção do crescimento vegetal Os resultados permitiram identificar 4 bactérias com alto potencial biotecnológico, sendo pertencentes aos gêneros Acinetobacter sp, Pseudomonas sp, Gluconacetobacter sp, e Rhizobium sp Essas estirpes foram avaliadas in vitro quanto a compatibilidade entre elas, e inoculadas em diferentes combinações (7) em três variedades (RB83554, RB867515 e RB966928) de cana-de-açúcar em casa-de-vegetação A utilização conjunta das bactérias proporcionou efeitos significativos no desenvolvimento da cana-de-açúcar Em adição, as estirpes foram avaliadas quanto a diversidade metabólica por meio da análise de utilização de diferentes fontes de carbono Conforme os resultados obtidos, referentes as duas etapas deste trabalho, foi possível verificar que a utilização do sorgo para seleção inicial das bactérias demonstrou-se eficiente, e as estirpes obtidas ao final do estudo são consideradas promissoras para o desenvolvimento de uma formulação inoculante para cana-de-açúcar Um estudo separado das etapas referidas acima foi realizado em condições de campo com objetivo de avaliar a eficiência agronômica, bem como diferentes formas de aplicação, de inoculantes formulados com Azospirillum brasilense e Rhizobium sp O inoculante testado foi eficiente no aumento da produtividade de colmos e teor de sacarose da variedade de cana-de-açúcar RB867515, em ciclo de 13 meses para cana planta Também foi verificada maior eficiência do produto quando aplicado em pós-emergência, em dose única e na ausência de adubação nitrogenadaItem A ação antropogênica e natural na produção de sedimentos em suspensão num recorte espacial da bacia do ribeirão Cambé-PRGaspar, Saulo Cavalli; Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]; Souto, Adriano Rausch; Stipp, Nilza Aparecida Freres; Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas; Souto, Adriano Rausch [Coorientador]Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar a ação natural e antropogênica em um recorte espacial na bacia do Ribeirão Cambé, e entender como interferem na produção de sedimentos em suspensão nesse ribeirão, localizado a noroeste dos municípios de Londrina e Cambé, ambos no estado do Paraná Para a realização da pesquisa, adotou-se a Metodologia da Problematização, com a utilização do Arco de Maguerez Este, relacionado ao estudo da bacia hidrográfica, contribuiu para evidenciar os problemas da drenagem urbana e seus impactos na produção de sedimentos do ribeirão Buscou-se ainda, por meio de técnicas de registro, compreender o comportamento de tais sedimentos em suspensão que evidenciou uma descarga sólida no período monitorado de 297,93 toneladas assim como saber quais as atitudes e ações da comunidade frente aos problemas ambientais Além disso, foram propostas ações para minimizar os processos erosivos detectados, visando a contribuir com o poder público na gestão de planejamento da referida bacia