CCE - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
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Item A abordagem teórico-metodológica da cidade e do planejamento urbano na geografia escolar(2022-12-09) Carvalho Neto, Francisco Manoel de; Antonello, Ideni Terezinha; Veiga, Léia Aparecida; Giordani, Ana Cláudia CarvalhoDentro da realidade social vivenciada, com grande presença do individualismo e da segregação social, é fundamental a discussão e a proposta de instrumentos que possibilitem a justiça social. Dito isto, com vistas à garantia de uma cidade mais justa, destaca-se a importância da abordagem do tema, em sala de aula, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, como ferramenta possibilitadora da aprendizagem significativa e fomentar estratégias de repensar o espaço urbano. Assim sendo, a presente pesquisa teve por objetivo, analisar as relações entre a cidade, o planejamento urbano e educação escolar, no âmbito do ensino da Geografia, a partir de experiências concretas vivenciadas no cotidiano de professores e alunos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica sobre a temática investigada, bem como, trabalho de campo com aplicação de questionário a alunos e professores de Geografia do Ensino Médio das escolas estaduais do município de Siqueira Campos, Paraná, 2020. Inicialmente foi apresentada a discussão sobre conceitos fundamentais para a abordagem da temática da pesquisa. Na sequência, apresenta-se a discussão sobre o ensino da Geografia e suas potencialidades para o desenvolvimento da consciência participativa nos estudantes. Por fim, é apresenta uma proposta de plano de aula, pautado nas práticas pedagógicas inovadoras; a análise dos documentos orientadores do currículo da rede estadual paranaense, análise de obras didáticas, bem como a percepção de alunos e professores sobre a abordagem do tema espaço urbano em sala de aula. Concluindo-se que, o ensino da Geografia pautado nas práticas de ensino inovadoras, nesta pesquisa com enfoque nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, é visto como instrumento incentivador e possibilitador da criticidade dos discentes, na qual eles serão motivados a analisar, refletir e expor seus pensamentos sobre uma determinada realidade. Destaca-se ainda, a abordagem da cidade e do planejamento urbano no ensino formal, como elementos que visam a formação de um cidadão consciente das demandas do espaço que vive, podendo deliberar sobre esse espaço de forma ativa e democrática.Item A astronomia nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental – anos iniciais: uma análise a partir da história da ciência(2022-09-27) Vieira, Armando Silva; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Silva, Boniek Venceslau da Cruz; Batista, Michel CorciO Ensino de Ciências assume uma importância cada vez maior frente ao avanço científico e tecnológico da sociedade, tendo como papel preparar os estudantes para lidar com esse desenvolvimento, porém há muitos obstáculos nesse caminho, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como a formação de professores e equívocos encontrados em livros didáticos, e, analisando o Ensino de Astronomia, observamos dificuldades semelhantes. A História da Ciência surge como uma alternativa não somente para ensinar Ciências, mas também para tratar de aspectos da Natureza da Ciência e assim compreender seu desenvolvimento. Sabendo que a História da Ciência pode estar presente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, esse trabalho analisou livros didáticos dessa etapa de ensino, mais especificamente do 4º e 5º ano, a fim de caracterizar a abordagem de conteúdos de Astronomia em relação à utilização da História da Ciência, utilizando a Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016), em três eixos de análise: Análise Geral, em que identificamos os principais conteúdos de Astronomia que utilizavam História da Ciência, e observamos uma predominância nos temas de passagem do tempo, localização no espaço, e seus respectivos instrumentos de medida e orientação, além de instrumentos ópticos; Análise de Contexto, na qual investigamos se a História da Ciência era apresentada de maneira contextualizada ou não, e notamos a predominância de conteúdos não contextualizados, trazendo somente datas e locais; e Análise Historiográfica, em que buscamos indícios de erros historiográficos, e identificamos indícios de whiggismo, pseudo-história e quasi-história na maioria dos textos analisados. Essa abordagem descontextualizada da História da Ciência e a presença de erros historiográficos em conteúdos de Astronomia pode contribuir para a perpetuação de ideias equivocadas da Ciência, por isso são necessárias mais pesquisas sobre esse tema.Item A construção dos saberes docentes e a relação de identificação no estágio supervisionado de Biologia(2007-02-28) Lopes, Francisca Michelli; Arruda, Sergio de Mello; Barros, Marcelo Alves; Freitas, Denise deEste trabalho teve como objetivo investigar a formação inicial de professores de Biologia e Ciências, os saberes construídos no período de estágio supervisionado, bem como abordar elementos que auxiliem na compreensão da construção da identidade profissional. Participam dessa pesquisa estagiários do quarto ano do curso de Ciências Biológicas, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Durante as entrevistas o estagiário era questionado sobre escolha do curso, o seu contato inicial com a sala de aula. Para a análise dos dados utilizou-se os saberes docentes propostos por Tardif e alguns conceitos da teoria psicanalítica, em particular o conceito de identificação. Apontamos que o processo de construção da identidade docente do estagiário tem raízes, na maioria das vezes em sua experiência prévia enquanto aluno, sob influência do ambiente escolar e familiar. Ao inserirse na sala de aula e ocupar a posição de professor, o estagiário parece construir-se a partir de um traço que é a marca do seu discurso e pelo qual vai construindo a si mesmo como professor e seus saberes docentes.Item A COVID-19 na conurbação Paranaense Cambé – Londrina – Ibiporã: análises geoespaciais para o início da pandemia de SARS-COV-2 (2020)(2023-06-30) Santos, Willian da Silva; Pinese, José Paulo Peccinini; Pereira, Adriana Castreghini F.; Pieri, Flávia Meneguetti; Faria, Rivaldo Mauro de; Cunha, Lúcio José Sobral da; Caldarelli, Pablo G.A partir de 2020, as pesquisas ligadas à Covid-19 e sua disseminação têm sido impulsionadas por colaborações interdisciplinares. Nesse âmbito, a Geografia respaldada pelas geotecnologias, análises socioambientais e representações cartográficas, emerge como uma aliada nos esforços de investigação nas pesquisas em saúde. O propósito desta pesquisa é somar a este movimento buscando examinar a associação geoespacial entre a Covid-19 e os fatores sociais determinantes de saúde na conurbação paranaense Cambé – Londrina – Ibiporã (CCLI) durante o estágio inicial da pandemia em 2020. Neste recorte foram analisados n=27.087 casos e n=366 óbitos numa série temporal de 41 semanas epidemiológicas. Para atingir o objetivo, empregou-se uma variedade de técnicas de análise e representação cartográfica exploratória, bem como investigação geoespacial e estatística. Esse processo iniciou-se a partir da geocodificação de endereços dos casos confirmados com a doença. Os principais resultados desta pesquisa revelaram que a propagação da doença alcançou todas as áreas habitadas da CCLI, com uma notável concentração, correlação e prevalência observadas principalmente no eixo Centro-Sudoeste. Essa concentração foi mais pronunciada em bairros com alta verticalização, renda mais elevada e melhores padrões construtivos de habitação. Por outro lado, os óbitos estiveram associados a padrões construtivos mais simples, localizados em bairros periféricos, e apresentaram uma mortalidade mais acentuada no extremo norte da CCLI. Especificamente, identificou-se que a doença teve um impacto significativo em vendedores do comércio varejista, profissionais de saúde e na população idosa. A pesquisa conclui que a pandemia de Covid-19 na CCLI foi impactada por fatores socioeconômicos, nos quais apresentaram correlações significativas com a dinâmica espacial da doença e os indicadores de saúde. Essa constatação desempenha um papel relevante ao aprofundar a compreensão das características iniciais da doença na população, oferecendo um potencial estratégico para lidar com outras doenças emergentes e futuras pandemiasItem A disciplina de Libras na formação de licenciandos de química e ciências biológicas : um estudo por meio das perspectivas das ementas, dos professores e estudantes(2022-07-01) Charallo, Thalita Gabriela Comar; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Vitaliano, Célia Regina; Costa, Edivaldo da Silva; Castro Junior, Glaucio de; Zara, Reginaldo AparecidoEste trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que buscou investigar e analisar as contribuições da disciplina de Libras na formação inicial de professores de Química e Ciências Biológicas por meio de análise com ementas das disciplinas de Libras de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas do Brasil, buscando evidências dos conteúdos que devem ser abordados nos cursos; entrevistas com professores surdos e ouvintes acerca dos conteúdos, objetivos e impacto na formação de professores e por último, as potencialidades da disciplina segundo os alunos egressos de cursos de licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Para a obtenção dos dados pesquisou se nos sites das IES as ementas dos cursos, realizou-se as entrevistas com os professores participantes em Libras com os professores surdos gravadas e transcritas para a língua portuguesa e aplicou-se um questionário semiestruturado com egressos e alunos que estavam em fase final da disciplina. Todos os dados foram analisados e categorizados qualitativamente com base na Análise de Conteúdos baseada em Bardin (2011) e interpretados a partir de unidades de conteúdo e de registros, que permitiram algumas reflexões acerca da oferta da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura do país, após dezessete anos de exigência do Decreto nº 5626 de 2005. Os resultados evidenciaram que a falta de informações mais detalhadas sobre o papel e o objetivo da disciplina de Libras nos cursos de formação docente, que não são contemplados no Decreto supracitado, permite que cada IES definam segundo suas percepções como será ofertada disciplina em cada curso e quais conteúdos ou temáticas serão trabalhados. Diante disso, as análises apontaram que algumas disciplinas tem um perfil de curso básico de Libras, voltado para o ensino de sinais, enquanto outras dividem a disciplina em conteúdos teórico e práticos e, que discussões mais específicas relacionadas a área da Ciências e a formação de professores que vão atuar com alunos surdos no ensino de Química e Ciências biológicas, entre outros, dificilmente são contemplados pela disciplina.Item A espacialidade da criança: sobre a experiência perceptiva como abertura ao mundo da vida(2023-12-01) Ribeiro, Lygia de Oliveira; Moura, Jeani Delgado Paschoal; Torres, Eloiza Cristiane; Santos, Clézio dosA escola é um lugar onde podemos desfrutar de interações com as crianças que podem nos proporcionar elementos imprescindíveis para mapear as geografias da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar as espacialidades experienciadas pelas crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental através das suas percepções, buscando compreender as suas relações sobre o morar. Dessa forma, busca-se compreender a forma como elas interpretam o mundo vivido. As crianças se relacionam com o espaço diferentemente dos adultos e, muitas vezes, estes tentam interpretar a espacialidade infantil com uma perspectiva adulta. Portanto, é importante encontrar formas de compreender as relações das crianças de maneira genuinamente infantil. A abordagem adotada nesta pesquisa é qualitativa e baseada na fenomenologia, considerando o mundo da vida de cada criança e sua relação com o espaço. A pesquisa começou com a compreensão do fenômeno por meio de rodas de conversa com crianças de ensino fundamental anos iniciais de uma escola municipal em Santo Antônio da Platina, Paraná. Nessas conversas, discutimos sobre suas casas e suas vivências. Além disso, realizamos oficinas de desenho para entender como as crianças se relacionam com o mundo ao seu redor. Para as crianças, o ato de desenhar vai além de uma simples representação da realidade concreta; cada ilustração revela diferentes perspectivas e vivências. As narrativas infantis e os desenhos se mostraram uma contribuição valiosa para entender como as crianças percebem o mundo com base em suas experiências sensoriais. Em conclusão, colocamos em relevo a geografia da criança como uma maneira de explorar as geografias vividas nas séries iniciais, partindo do entendimento das interpretações infantis em seu mundo da vidaItem A evolução como o eixo integrador da biologia : análise das visões de professores quanto a uma proposta pedagógica(2022-04-20) Colli, Pedro Leonardo Guarilha; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Caldeira, Ana Maria de Andrade; Araújo, Leonardo Augusto LuvisonAinda que a comunidade científica defenda que a Evolução Biológica (EB) é o eixo central e unificador das Ciências Biológicas e que, portanto, deveria ser ensinada desta maneira, constata-se que não é o que vem acontecendo no ensino de Biologia, em especial na Educação Básica. Discute-se diversos motivos para que isso ocorra, mas um que constantemente se destaca é que as e os professores da disciplina de Biologia não são formados de modo a compreender e abordar o assunto por esta perspectiva. Assim, este trabalho buscou reconhecer e compreender as visões de docentes de Biologia ao analisarem uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com a finalidade de ser um ponto de partida para um ensino de Biologia permeado e integrado pela EB. Para isso, 11 professoras e professores de Biologia atuantes no Ensino Médio foram investigados, processo que se iniciou com um questionário prévio, passando pela leitura de um material de apresentação da proposta e sendo finalizado com uma entrevista semiestruturada. Os resultados, tratados e interpretados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2016), mostraram que a maioria das e dos participantes não conhecia formalmente o conceito de EB como o eixo integrador do conhecimento biológico e, assim, não o praticava em sala de aula. Por outro lado, especialmente após a leitura do material, grande parte delas e deles demonstraram compreender e concordar com a relevância desta ideia para a Biologia e seu ensino. Ademais, uma parcela expressiva das e dos docentes manifestou o entendimento de que a implementação da unidade didática seria viável e que ela teria potencial para ser o primeiro passo na construção de um pensamento evolutivo pelos estudantes que permitisse o desenvolvimento de um ensino de Biologia pautado e integralizado pelo fenômeno evolutivo. Entende-se, portanto, que é fundamental que as e os educadores de Biologia sejam formados para trabalharem a Evolução Biológica numa perspectiva integradora dos conteúdos biológicos, sendo a UEPS analisada um potencial ponto de partida para isso, além de possuir potencial formativo com relação às ideias e metodologias de ensino e aprendizagem propostas.Item A extensão holomorfa de funções CR(2024-03-19) Simão, Daniel Galdino; Liboni Filho, Paulo Antonio; Alves, Michele de Oliveira; Carvalho Neto, Paulo Mendes deO trabalho tem como principal objetivo o estudo das Variedades CR, conceito de fundamental importância para a teoria de estruturas diferenciáveis com variáveis complexas. Uma variedade suave e um espaço topológico de Hausdorff, localmente semelhante ao Espaço Euclidiano. Sendo assim, conceitos já familiares da análise no Espaço Euclidiano são extendidos pra variedades suaves, a saber: diferenciação, integração, campos vetoriais e formas diferenciais. Os espaços tangentes complexificados são a base do trabalho, a partir deles conseguimos definir Variedades CR. A Teoria das Distribuições e Correntes possuem um papel importante na construção desses conceitos.Item A importância da água para a vida : o uso da tabela periódica no ensino de ciências(2022-12-02) Pedro, Natacha Thaisa Bello; Zaia, Dimas Augusto Morozin; Cirino, Marcelo Maia; Santin Filho, Ourides; Zaia, Cássia Thais Bussamra VieiraPartindo de uma temática interdisciplinar entre Química Prebiótica, Química e Biologia por meio dos temas água, elementos químicos e tabela periódica, foi desenvolvido um material de apoio para o ensino do conteúdo da tabela periódica articulando esses temas, direcionado a alunos do Ensino Médio. A produção de dados da pesquisa foi realizada a partir de três questionários (pré-aula, pós-aula e tardio) aplicados em sala de aula, com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Jacinto Ferreira de Sá. A aula também contou com uma ferramenta de apoio chamada “Tabela Periódica Interativa” com a qual os alunos puderam estudar a organização periódica dos elementos. Por meio da aplicação dos questionários pré-aula e pós-aula, pode-se observar que os alunos obtiveram melhores resultados acerca da compreensão dos conceitos de átomo, molécula e elemento químico, os quais foram obtidos pela aula ministrada. Puderam também identificar as diferenças entre a concentração de sais na água potável e na água do mare estabeleceram relações entre alguns elementos químicos no corpo humano. Um dado importante desse trabalho foi a listagem e identificação, por categorias, sobre a importância da água para a vida em diversas atividades do cotidiano, sendo essas: alimentação, sobrevivência e uso doméstico. Com relação ao questionário tardio, ou seja, aplicado 5 meses após a aula, identificamos uma porcentagem igual (73,3 ? 7,0%) nas respostas corretas em relação ao questionário pós-aula (80,8 ? 6,3%). Apesar da média obtida 5 meses após seja um pouco menor que a média pós aula, portanto indicado uma tendência ao esquecimento dos conteúdos ensinados, do ponto de vista estatístico estes resultados não são diferentes. Cabe frisar ainda que a porcentagem de acertos nos questionários pós aula e tardio foi maior que a obtida pelo questionário pré-aula (66,2 ? 8,0%) significando retenção de conhecimento por uma parcela de alunos. A partir da análise dos dados, concluiu-se que os questionários contribuíram positivamente para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos e de suas dificuldades e lacunas relacionadas ao tema tabela periódica, Química e Biologia.Item A matemática e o novo ensino médio : uma sequência didática que contemple as diretrizes da BNCC - desenvolvida a partir de questões de vestibulares da UEL(2022-06-03) Beneli, Marcos César; Silva, Ana Lúcia da; Liboni Filho, Paulo Antonio; Pires, Magna Natalia MarinO Novo Ensino Médio passou por uma reorganização norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Por outro lado, Concursos Públicos e Vestibulares, ENEM, Olimpíadas, oferecem um rico material a ser trabalhado em sala de aula e pelo menos um destes exames faz parte da vida de um aluno do Ensino Médio, portanto utilizar suas questões, no processo de ensino/aprendizagem encontra-se dentro das diretrizes da BNCC. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar uma sequência didática que possibilite ao professor, seguindo as diretrizes da BNCC, desenvolver sua prática pedagógica, principalmente no Ensino Médio, por meio de questões interdisciplinares e híbridas de Concursos Vestibulares, especificamente da Universidade Estadual de Londrina-PR.Item A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha(2023-10-23) Muanaoba, António Pinto Azevedo; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Inarejos Filho, Osvaldo; Souza, Mariany Layne deO objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo.Item A presença de agrotóxicos nas fases gasosa e particulada e sua distribuição por tamanho no ar atmosférico(2023-10-06) Piracelli, Victor Pontes; Solci, Maria Cristina; Vasconcellos, Perola de Castro; Grassi, Marco Tadeu; Sousa, Diana Nara Ribeiro de; Zaia, Dimas A. M.A contaminação do ar atmosférico por agrotóxicos já foi observada em diferentes regiões do mundo. Com o objetivo em verificar a presença de agrotóxicos nas fases gasosa e no material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho, próximos á áreas rurais, foram realizadas amostragens em três locais na região de Londrina. As amostras foram tratadas utilizando baixo volume de solvente e para a identificação e quantificação foram utilizados sistemas cromatográficos de gases e a líquido com deteção por espectrometria de massas (GC-MS e UHPLC-MS/MS). A avaliação de risco e o cálculo de risco de câncer foram calculados e os valores encontrados ficaram no limite do recomendado pela EPA (1,0 x 10-6). Foram identificados entre 28 e 33 agrotóxicos nos três sítios de amostragem em concentrações que variaram entre 0,05 e 1,0 ng m-3. Entre os agrotóxicos determinados foram determinados permetrina cis, picoxistrobina, clomazone, atrazina, cresoxim-metil, metolacloro, bentazona, clomazona, clorpirifós e acefato, entre outros. No MP fracionado pelo dispositivo Sioutas que simula o trato respiratório humano, foram identificados 17 agrotóxicos. Carbendazim, etefom, metolacloro e trifloxistrobina foram encontrados no MP2,5. No MP1,0 foram encontrados clomazona, etoprofos, fempropimorfe, metalaxil, pirimetanil e propoxur. Acefato foi identificado em todas as faixas e metolacloro na fração abaixo de 0,25 µm (70% das amostras). O estudo contribuiu para o entendimento sobre a exposição toxicológica, para as avaliações dos riscos associados e para o desenvolvimento de medidas de mitigação e regulamentações mais eficazesItem A produção social do espaço urbano e o programa minha casa minha vida em cidades do aglomerado urbano de Londrina/PR (2009-2019)(2023-01-24) Souza Filho, Osmar Fabiano de; Veiga, Léia Aparecida; Sposito, Maria Encarnação Beltrão; Nabarro, Sergio AparecidoCompreendendo o espaço como resultado da luta de classe que o envolve, são necessárias reflexões no campo das políticas públicas, especialmente aquelas que envolvem o espaço, como a habitação social. A cidade carrega as características da estrutura social de seu período e das relações de classes postas, a exemplo quando se trata de políticas habitacionais e a moradia urbana. Assim, tendo por base o tema Políticas habitacionais no Brasil, com recorte no Programa Minha Casa Minha/PMCMV Vida faixa 1 na Região Metropolitana de Londrina, objetivou-se com essa pesquisa analisar a ação dos agentes produtores e a distribuição territorial dos empreendimentos Faixa 1 realizados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, via financiamento pelo FAR e FDS, no período de 2009 a 2019, entre os municípios pertencentes a Região Metropolitana de Londrina. Especificamente, objetivou-se: identificar o número de empreendimentos, Faixa 1 via FAR e FDS, construídos em diferentes momentos no recorte espacial; verificar como se encontra a localização dos empreendimentos Faixa 1 via FAR e FDS, do Programa Minha Casa Minha Vida na Região Metropolitana de Londrina; investigar os agentes produtores dos espaços envolvidos na produção dos empreendimentos Faixa 1, via FAR e FDS, do PMCMV na Região Metropolitana de Londrina. A metodologia utilizada divide-se entre o método de pesquisa e o método de interpretação. Quanto ao de pesquisa, as questões operacionais se deram com a coleta de dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) acerca do programa. O método de interpretação foi o materialismo histórico-dialético, que compreende a realidade em sua totalidade histórica, em constante mutação, contínua e descontinua, e em movimentos solidários e contraditórios. Verificou-se que os empreendimentos do PMCMV na RMLO, principalmente nas cidades do aglomerado urbano de Londrina, contribuíram para a segregação ao passo que foram construídos em porções periféricas da cidade, submetendo os moradores a longos trajetos para obterem os serviços públicos de saúde, educação, lazer, assistência social, entre outros. E que o menor preço da terra nessas porções foi um dos fatores levados em consideração pelos promotores imobiliários. Conclui-se que os empreendimentos Faixa1, do PMCMV na RMLO, revela a forte relação entre Estado e promotores imobiliários ao atender aos interesses políticos e econômicos das elites do mercado imobiliário localItem A regularização fundiária como instrumento de garantia do direito a cidade: o jardim Campos Verdes em Cambé/PR.(2023-01-19) Paula, Caroline Berger de; Veiga, Léia Aparecida; Milani, Patrícia Helena; Oliveira, Edilson Luis deA presente pesquisaabrange as relações entre a cidade formal e a cidade informal, tendo como objeto de estudo a ocupação irregular do Jardim Campos Verdes, na zona leste da cidade de Cambé, no estado do Paraná, e o processo de regularização fundiária iniciado no ano de 2011, o qual permaneceu em tramite até dezembro de 2022. As ocupações irregulares são um fenômeno crescente nas cidades brasileiras, visto que se tornaram uma saída para os sujeitos que não têm poder aquisitivo para fazerem parte do mercado imobiliário formal. Desta forma, ocupar as áreas irregulares é uma maneira de garantir moradia, apesar de não garantir, na maior parte dos casos, uma moradia de qualidade, um local de vivência com infraestrutura e equipamentos urbanos básicos para o dia a dia da vida na cidade. Nesta perspectiva, buscamos compreender como se deu o processo de ocupação do presente objeto de estudo e os entraves do processo de regularização fundiária até dezembro de 2022. Com abordagem qualitativa, foram realizados trabalhos de campo com aplicação de questionários e entrevistas junto aos moradores, visando gerar informações sobre a realidade socioeconômica dos moradores do Jardim Campos Verde. Essas informações foram analisadas à luz do arcabouço teórico de autores como Villaça (2001), Correa (1989), Lefebvre (1991), Maricato (2001), Harvey (2005), Rolnik (1999), além de documentos oficiais das leis de regularização fundiária e planejamento urbano, em âmbito Federal, estadual e municipal. O processo de regularização fundiária visa atender às dimensões jurídicas, urbanísticas e ambientais, o que envolve ações integradas de diferentes instituições públicas para sua realização e, se não acontecer de forma cooperativa, os entraves do processo começam a ser recorrentes, atrasando-o e não acontecendo de forma justa e clara com os sujeitos que dele necessitam. Concluímos que a gestão municipal precisa dialogar com aqueles que vivem esses espaços da cidade os quais necessitam de regularização e que a gestão do uso do solo urbano deveria dar mais atenção à pessoa humana e não à produção do espaço urbano voltado à lógica capitalista de produção. É preciso que esses sujeitos que vivem cotidianamente nessa área em processo de regularização fundiária tenham a garantia de uma cidade justa e igualitária, que não os prive do direto de viver a cidade com mobilidade urbana, saúde, lazer, educação e trabalho de forma acessível.Item A utilização de multimodos de representação na educação em saúde como recurso para promover a aprendizagem significativa no Ensino Médio(2023-12-08) Bastos, Raquel Ribeiro de Carvalho; Zômpero, Andréia de Freitas; Lorencini Júnior, Álvaro; Lemos, Evelyse dos SantosO presente estudo busca identificar e analisar a aprendizagem proposicional de alunos do segundo ano do Ensino Médio, mediante as relações que estabelecem com o conceito de zoonoses, ação antrópica e desequilíbrio ambiental, por meio de um material instrucional desenvolvido. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, foram realizadas atividades fundamentadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e da multimodalidade. Foram quatro dias de intervenção, totalizando 11 horas aula, em uma turma de 25 alunos, a qual a investigadora não possuía vínculo. Os dados provenientes dessas atividades foram selecionados e posteriormente analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo de análise foi dividido em três etapas, focando na identificação dos conhecimentos prévios dos alunos (etapa A) e no desenvolvimento do material instrucional (etapas B e C). A etapa A foi marcada pelos dois momentos de averiguação dos conhecimentos prévios, o questionário e a discussão com imagens. Durante a etapa B, analisamos as respostas de um questionário relacionado a um filme, foram estabelecidas associações entre o conteúdo de zoonoses desenvolvido e a mídia cinematográfica. Na etapa C, examinamos o questionário final para entender as noções que os alunos construíram sobre os conceitos discutidos após interagirem com o material didático. Por fim, o avanço de cada conceito foi debatido, sendo estes: zoonoses, hospedeiro acidental, reservatório natural, agente causador/etiológico, vetor, sintomas, modo de transmissão e a relação entre o aumento de zoonoses e a ação antrópica no desequilíbrio ambiental. Identificamos indícios de aprendizagem significativa mediante a análise detalhada das proposições formadas pelos alunos. Essa avaliação indica que o material instrucional cumpriu com os requisitos necessários, demonstrando um potencial significativo para o processo de ensino.Item A vulnerabilidade da estrutura de saúde na macrorregional norte Paranaense em tempos de pandemia(2023-02-23) Souza, Maycon Moraes; Lohmann, Marciel; Pereira, Adriana Castreghini de Freitas; Cunico, CamilaO confronto e o combate à Covid-19, em tempos recentes, surgem como uma nova luta das populações à nível global, que não enfrentava uma disseminação viral de grandes proporções em escala mundial, desde a Gripe H1N1 (Influenza A), ou a níveis de pandemia desde 1919 com a gripe espanhola. Esta pesquisa tem como objetivo, a partir de uma análise em escala regional, verificar a vulnerabilidade estrutural de saúde presente na Macrorregional Norte de saúde do Paraná no período da segunda onda da pandemia vivida em março de 2021. Sob a justificativa de mensurar as regionais mais vulneráveis, procurou contribuir para a discussão desta temática voltada a saúde, a criação de um índice que possa medir possíveis vulnerabilidades na macrorregional estudada. Utilizando-se de uma composição de variáveis referentes a parte da estrutura física e de pessoal nas regionais de saúde, construiu-se o IVES Índice de Vulnerabilidade da Estrutura de Saúde (IVES), perante a Covid-19, mensurando as regionais mais críticas, baseadas na quantidade de leitos complementares, ventiladores/respiradores e de carga horária média de profissionais de saúde. Como resultados obtidos, notou-se a presença de vulnerabilidade média nas regiões de saúde do norte pioneiro, e de baixa ou muito baixa vulnerabilidade nas regiões mais centrais do estado paranaense, contudo, ao confrontar com os números de óbitos e casos de Covid-19 no período, se mostrou um inconsistente na maioria das regionais. Contudo, os resultados aqui expostos não invalidam a pesquisa, pois elas possuem um papel de discussão e ampliação do debate de metodologias de trabalho dentro da geografia da saúde e de assistência ao poder público e a população.Item Abertura regiosseletiva e estereoespecífica de epóxidos : um estudo visando a síntese assimétrica da enoquipodina ANascimento, Fernanda Cerino; Macedo Junior, Fernando César de [Orientador]; Butera, Anna Paola; Pomini, Armando MateusResumo: A estrutura de diversas moléculas bioativas provenientes de produtos naturais é composta por centros quarternários, este fato acarreta o aumento na demanda do desenvolvimento de novas metodologias para a síntese enantiosseletiva destes centros Para esta finalidade, a reação de abertura de epóxidos quirais não simétricos por nucleófilos de carbono se mostrou uma proposta eficiente A reação tem regiosseletividade dependente do meio em que é realizado Em meio ácido, a abertura do anel apresenta o estado de transição catiônico com carga parcial positiva especialmente desenvolvida sobre o carbono mais substituído por grupos capazes de estabilizar a deficiência eletrônica Para a obtenção de epóxidos quirais que serviram como materiais de partida para a formação de centros quaternários foram utilizados dioxiranas quirais geradas in situ, método que se destaca como particularmente brando Quando aplicado a olefinas benzílicas geminais como substrato, mostrou uma diminuição gradual, tanto no rendimento quanto no excesso enantimérico, conforme o aumento de substituintes doadores de elétrons sobre o anel As reações de abertura dos epóxidos, utilizando 1,5 equivalentes de TiCl4, 1, equivalente de silil-enol éter e variando a temperatura de -78 a ºC, resultaram na formação dos produtos de abertura desejados com únicos regioisômeros na forma de seus correspondentes hemicetais Para nossa surpresa, o epóxido não ativado sofreu racêmização durante a reação de abertura, sugerindo um mecanismo de abertura com formação de carbocátion Porém, para a abertura do epóxido mais ativado, o produto formado manteve a pureza enantiomética proveniente do substrato, sugerindo um mecanismo de abertura pentacoordenado Estes resultados sugerem que a reação de abertura de epóxidos quirais sob catálise ácida pode ser aplicado à síntese assimétrica da Enoquipodina A e BItem Uma abordagem baseada em meta-aprendizado para recomendar algoritmos de segmentação de imagensCampos, Gabriel Fillipe Centini; Barbon Junior, Sylvio [Orientador]; Felinto, Alan Salvany; França, José Alexandre de; Melo, Leonimer Flávio deResumo: Existem vários algoritmos de segmentação de imagens, porém, não existe um algoritmo que seja adequado para todos os tipos de aplicações envolvendo imagens Recomendar um algoritmo de segmentação ideal é uma tarefa desafiadora que requer conhecimento sobre o problema e sobre os algoritmos Nos últimos anos, o Meta-Aprendizado, oriundo do Aprendizado de Máquina, emergiu para contribuir na solução do problema de seleção de algoritmos Neste trabalho, Meta-Aprendizado foi utilizado para recomendar algoritmos de segmentação de imagens, baseando-se em meta-conhecimento Experimentos foram realizados em quatro meta-bases (bases de dados de Meta-Aprendizado) diferentes que representam problemas reais, recomendando se três diferentes segmentadores (Otsu, K-means e SVM) são adequados ou não adequados para uma dada imagem Um conjunto de 44 características baseadas em cor, domínio da frequência, histograma, textura, contraste e qualidade de imagem foi extraído das amostras, para realizar a tarefa de recomendação em diferentes cenários de segmentação Os resultados mostraram que, em geral, os meta-modelos construídos com o algoritmo Random Forest obtiveram alta performance em recomendar o algoritmo de segmentação,se comparados com os meta-modelos construídos por outros oito algoritmosItem Abordagem baseada na extração de atributos do pixel para quantificar a severidade da ferrugem asiática em imagens de folha de sojaBarbosa, Murilo Caminotto; Felinto, Alan Salvany [Orientador]; Barbon Junior, Sylvio; Canteri, Marcelo GiovanettiResumo: A soja é um produto global, servindo como alimento tanto para humanos quanto para animais e possui subprodutos fabricados na industria, como óleo de soja, Shoyu, missô, Tofu, lecitina de soja (emulsificante para produtos como sorvete, achocolatados, salsichas, barras de cereais, e produtos congelados), com demanda na sociedade e portanto valor comercial agregado A Ferrugem Asiática é uma doença de soja que ocorre principalmente em regiões tropicais e subtropicais, que causa prejuízos para o Brasil na ordem de bilhões de dólares anuais A eficiência do controle da doença, assim como as tomadas de decisões relacionadas ao manejo do cultivo são avaliadas de acordo com nível da severidade Quantificar a severidade da Ferrugem Asiática é uma das chaves para o manejo e controle a base de fungicida A quantificação do nível de infecção da doença conta com o auxílio da inspeção visual de especialistas que utilizam escalas diagramáticas para estimarem a severidade da Ferrugem Asiática na plantação A estimativa por análise visual, por especialistas, possuem erros inerentes a condição humana, e por este motivo, análises de imagem e estimativas feitas por modelos criados, por métodos de aprendizado de máquina, tem sido aplicados na área da agronomia Este trabalho, utiliza técnicas de Processamento de Imagens e aprendizado de máquina para quantificar o grau da Severidade da Ferrugem Asiática O diferencial deste trabalho é a extração de descritores baseado em pixeis, fundamentado nas cores apresentadas em cada estágio do fungo causador da doença, sendo que todos os estágios podem ser encontrados em uma mesma folha A abordagem é pautada na classificação dos pixeis entre as classes ‘sadio’ e ‘patogênico’, com um total de 16 mil amostras de pixeis retiradas de 7 (sete) folhas, sendo estas uma de cada nível de infecção atestado pelo especialista Ao classificar cada pixel a área afetada pela doença é automaticamente segmentada durante o processo de classificação, consequentemente, não há necessidade de outro custo computacional para realizar a segmentação da área afetada pelo fungo A divisão entre o total de pixeis classificados como patogênicos pelo total dos pixeis da folha resulta no nível de infecção da ferrugem Asiática na folha da soja Ao término da análise dos resultados, o melhor modelo foi criado pelo algoritmo CART, obtendo uma acurácia superior a 97% na classificação entre pixeis sadios e patogênicosItem Abordagem das leis da termodinâmica voltadas ao funcionamento das máquinas térmicas por meio da teoria de ensino prescritiva de BrunerForcato, Anderson; Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]; Urbano, Alexandre; Kikuchi, Lígia AyumiResumo: A disciplina de Física estuda os fenômenos naturais em todos os seus aspectos, e é considerada por muitos estudantes como uma ciência que requer um esforço maior para compreender melhor os seus conceitos, além disso, muitos se equivocam ao pensar que se trata de uma “matemática mais difícil”, já que esta é uma de suas linguagens instrumentais É perceptível, também, que muitos estudantes chegam ou saem do ensino médio, crendo ser esta uma verdade, e, para agravar a situação, demonstram pouco ou nenhum entendimento teórico/formal que embasam seus eventos e suas leis Com isso, mas não raramente, o estudante o conclui com uma visão distorcida sobre alguns fenômenos abordados na disciplina Foi pensando nisso que se acreditou ser possível trabalhar a Física com estudantes de ensino fundamental II e/ou do ensino médio (produto educacional bifuncional) a critério do professor, por meio da simulação e da experimentação o conteúdo da Termodinâmica e o funcionamento das Máquinas Térmicas a Vapor, respeitando e adaptando a esta a Teoria de Ensino Prescritiva de Jerome S Bruner que, entre todos os seus aspectos, enfatiza que de maneira intelectualmente honesta é possível simplificar qualquer ideia, problema ou conjunto de conhecimentos para que seja compreendido por qualquer estudante sob uma forma reconhecível Isso foi realizado, considerando os pontos principais de sua teoria tais como os seguintes: formas de representação, método da descoberta, reforço, currículo em espiral (adaptado), economia e potência efetiva Por fim, o objetivo principal da pesquisa foi realmente alcançado, pois houve uma evolução significativa de aprendizagem entre os estudantes acerca do conteúdo abordado