02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
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Navegando 02 - Mestrado - Estudos da Linguagem por Assunto "Análise linguística (Linguística)"
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Item Análise lingüística, via refacção textual : no contexto dos gêneros discursivos como eixo de progressão curricularPorto, Idelma Maria Nunes; Perfeito, Alba Maria [Orientador]; Curado, Odilon Helou Fleury; Gregório, Regina MariaResumo: Tradicionalmente, a despeito de estudos/propostas veiculados desde 198, a refacção ainda tem uma pequena abordagem no estudo de língua portuguesa No entanto, consideramos fulcral, no processo de ensino-aprendizagem, a proposta de solicitar a reescrita dos alunos, após as práticas de leitura e de produção de textos de determinado gênero discursivo Nesse sentido, pensamos vir a análise lingüística contextualizada à prática sócio-pedagógica de leitura, em um primeiro momento Outro momento oportuno seria no processo de refacção textual, objeto do estudo em foco Integram o corpus do trabalho as situações de escrita desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa, em uma terceira série do ensino fundamental de uma escola pública da região sul de Londrina Discutimos, em processo de diagnóstico e intervenção, as situações de produção discente, os problemas comuns apresentados nos textos, as estratégias de refacção, junto à professora da série e as atividades de reescrita pós-intervenção Tal estudo faz parte de um projeto mais amplo de pesquisa - "Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema" - realizado pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, que tem como objetivo diagnosticar e intervir na abordagem do ensino gramatical, em séries do nível fundamental, com pressupostos da Lingüística Aplicada e cunho etnográfico O presente recorte do projeto de pesquisa é uma contribuição para a prática pedagógica com vistas a uma perspectiva interacionista da linguagem no ensino-aprendizagem de língua maternaItem Crônicas humorístico-opinativas de José Simão : a análise lingüística na leituraBenassi, Maria Virginia Brevilheri; Gregório, Regina Maria [Orientador]; Perfeito, Alba Maria; Roman, Elódia ConstantinoResumo: Atualmente, percebe-se a dificuldade dos professores de língua materna em trabalhar com a gramática contextualizada, ou seja, aquela inserida na construção de sentidos de um texto O presente trabalho tem como objetivo efetuar a análise lingüística do gênero discursivo crônica jornalística opinativa, do colunista-humorista José Simão, da seção coluna Ilustrada da Folha de S Paulo A intenção é buscar uma compreensão dos textos de José Simão sob uma perspectiva bakhtiniana Este estudo é parte de um projeto, de caráter etnográfico, na área de Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), intitulado “Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema”, procurando proporcionar aos professores da rede pública uma outra percepção de ensino da gramática contextualizada às práticas de leitura e de produção textual, via abordagens de gêneros discursivos Sendo assim, realizou-se neste trabalho uma pesquisa de cunho analítico-descritivo, selecionando cinco crônicas a serem analisadas em relação ao contexto de produção, conteúdo temático, forma composicional e as marcas lingüístico-enunciativas do gênero crônica jornalística Na seqüência, propõe-se contribuir com sugestões metodológicas direcionadas para uma sala de aula de oitava série do ensino fundamental Como aportes teóricos da Dissertação , serão abordadas teorias fundamentadas em Bakhtin, Rojo, Dolz e Schneuwly, como também serão apresentadas as Concepções de linguagem de Língua Portuguesa e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Sob tal ótica, pretende-se contribuir para a reflexão do professor de Língua Portuguesa sobre o seu trabalho em sala de aula ao inovar, mobilizar conteúdos e interagir de modo mais produtivo, significativo e crítico com seus alunosItem Descrição do sistema pronominal na estrutura frasal em KaingangAbreu, Emília Rezende Rodrigues de; Santos, Ludoviko Carnasciali dos [Orientador]; Oliveira, Esther Gomes de; Ferreira, Rogério VicenteResumo: Este trabalho descreve os pronomes da lingua kaingang e sua posicao na estrutura frasal Atraves de analise verificamos que, ao usarmos pronomes pessoais no SN sujeito, ocorriam algumas variacoes na estrutura frasal dessa lingua Com o desenvolvimento do estudo, abordamos todo o sistema pronominal e buscamos elaborar uma breve descricao de todos os pronomes existentes em kaingang A primeira etapa do trabalho descreve os pronomes nas oracoes simples e, na segunda etapa, os pronomes em um texto Para a coleta dos dados foram utilizados questionarios constituidos de oracoes, em portugues, com a estrutura do objeto de analise Nossos informantes foram professores bilingues, da escola localizada na Terra Indigena Apucaraninha Em kaingang, a estrutura canonica, nas oracoes simples e S O V Com o uso de pronomes, ha variacao nessa estrutura frasal Porem, algumas vezes, ela se mantem Na maioria dos exemplos com sujeito pronominal temos a estrutura O V S Os pronomes possessivos sao usados em estruturas S O V ou O V S, dependendo do sujeito, seja ele nominal ou pronominal Com os pronomes demonstrativos, bem como com o pronome indefinido {un}, com os pronomes interrogativos {ne - he- u}, com o pronome reflexivo {venh} e o pronome reciproco {jagne} ocorreram varias estruturas frasais diferentes: S O V, O S V, S V, V S O Nas oracoes subordinadas relativas adjetivas, o pronome relativo {un} iniciava as oracoes ou, entao, foi usado o pronome demonstrativo {en}, funcionando como um pronome relativizadorItem Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aulaFerragini, Neluana Leuz de Oliveira; Perfeito, Alba Maria [Orientador]; Zanini, Marilurdes; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaResumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, consiste em uma pesquisa-ação, cujo propósito é tentar estabelecer as regularidades do gênero ensaio acadêmico para propor seu posterior estudo em sala de aula, como forma de tornar efetivo um ensino de língua materna mais contextualizado Como referencial teórico sobre o estudo da linguagem, a pesquisa se ancora na perspectiva enunciativa de Bakhtin (23), que assume a natureza interacional da linguagem e tem nos gêneros discursivos uma possibilidade de ensino mais contextualizado, entre outros teóricos que discutem o ensino de língua, na referida perspectiva A base teórica, no que tange ao ensino de língua materna, é complementada, principalmente, pelos estudos de Geraldi (1985, 23, 25) e de Antunes (24, 27, 29) Para o processo de transposição didática, a metodologia escolhida foi a proposta de Gasparin (23), que se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e apresenta um encaminhamento didático capaz de promover a articulação entre teoria-prática Quanto ao levantamento das características do gênero em foco, a pesquisa tem como principal fonte os estudos de Clanchy e Ballard (2), os quais propõem uma orientação sobre as características do gênero e sua produção na esfera acadêmica A partir da fundamentação arrolada, um plano de aula para o estudo do gênero em sala de aula foi elaborado e aplicado em uma turma de primeiro ano do ensino superior A pesquisa é no campo da Linguística Aplicada, por essa razão, como instrumentos de coleta de dados recorreu-se aos diários de campo e às gravações das aulas em que ocorreu a aplicação do plano Como categoria de análise dos textos produzidos pelos discentes, a presente Dissertação alicerçou-se nos elementos constituintes dos gêneros discursivos (contexto de produção, construção composicional, conteúdo temático e marcas linguístico-enunciativas) A análise evidenciou que a proposta de trabalho, na linha teórica e metodológica aqui defendida, manifesta-se como um encaminhamento capaz de extrapolar o ensino meramente gramatical, por proporcionar a integração das práticas de leitura, análise linguística e produção de texto, como também por permitir um procedimento didático capaz de não apenas instigar o educando ao conhecimento do conteúdo, mas também levá-lo a refletir sobre sua prática social, promovendo a teorização do conteúdo e o retorno à prática com uma visão mais ampliada Com efeito, o estudo do gênero ensaio acadêmico a partir da integração de uma concepção de linguagem a uma concepção didática, conduziu, no contexto específico, a uma prática capaz de promover a formação de cidadãos críticos e reflexivos para atuarem na vida em sociedadeItem A escrita de manuscritos paranaenses e portugueses do século XIX e a relação com o português brasileiroLini, Vanessa; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Berlinck, Rosane de Andrade; Aguilera, Vanderci de AndradeResumo: Esta Dissertação de Mestrado toma, como ponto de partida, a investigação da língua portuguesa do século XIX embasada em registros escritos paranaenses e portugueses a fim de observar fenômenos que se relacionam com características próprias do “português brasileiro” Este trabalho está dividido em seis partes: (I) Introdução, em que se apresentam os objetivos, as hipóteses do estudo e uma breve revisão bibliográfica, em que se expõem alguns trabalhos desenvolvidos à luz de registros escritos antigos, (II) A língua e suas dimensões, em que se discute o fenômeno da variação e da mudança linguística, (III) História da língua portuguesa, em que se discorre sobre o processo histórico da língua, (IV) O português brasileiro, em que se apresentam dados sobre a história e a formação do português no Brasil, (V) Procedimentos metodológicos, em que se definem os corpora e os métodos e critérios de edição e (VI) Análise dos dados, em que se analisam os dados observados na escrita do século XIX O objetivo desta Dissertação de Mestrado é, pois, analisar e comparar a língua escrita do século XIX em dois contextos, paranaense e português, com o intuito de observar as semelhanças em relação às características de escrita nos aspectos, fonéticos, sintáticos e morfológicos presentes nos dois corpora que estabelecem relação com o português praticado no Brasil Busca-se por meio deste estudo, observar se a língua do Brasil apresenta traços conservadores do português de séculos passados, assim como do português europeuItem Gênero discursivo canção : uma proposta de didatização para o ensino fundamentalLopes, Andressa Aparecida; Perfeito, Alba Maria [Orientador]; Romualdo, Edson Carlos; Limoli, LoredanaResumo: Este trabalho de cunho qualitativo interventivo objetiva a didatização de o gênero discursivo canção em sala de aula, na tentativa de viabilizar um ensino de língua materna que contextualize as práticas de leitura e análise linguística Para isso, escolhe-se os enunciados concretos do gênero discursivo canção produzidos em meio ao regime militar, no movimento artístico denominado de Tropicália Dessa forma, possibilita um breve levantamento das caracteristicas do gênero em foco (conteúdo temático, construção composicional e marcas linguístico enunciativas; indissoluvelmente ligadas às condições de produção), considerando seus aspectos verbais e não verbais Nesse contexto, selecionam-se os enunciados concretos do gênero discursivo canção como objetos de ensino a fim de produzir multiletramentos No que tange aos fundamentos teóricos, a pesquisa alicerça-se nos pressupostos bakhtinianos assumindo, assim, a concepção interacionista de linguagem e os gêneros do discurso como eixo de progressão e articulação curricular O presente estudo baseia-se, também, em Rojo (29-212), Brait (29, 21, 212) e Geraldi (1991), além de outros teóricos que discutem o ensino de língua materna via enunciados concretos Para o processo de didatização do gênero canção, este trabalho apropria-se dos encaminhamentos teóricos-práticos da pedagogia histórico-crítica, apresentados por Gasparin (212) e nas concepções de mediação e interação em sala de aula veiculados por Vygotsky (1991) Por se tratar de uma pesquisa participativa, tal estudo apropria-se da elaboração de um diário de campo como instrumento para coleta e análise dos dados Já no que diz respeito às categorias de descrição e análise dos dados coletados, instui-se a verificação do processo de interação entre sujeito-pesquisadora e discentes e a aquisição e transformação dos saberes de ambos, fundamentada na análise de três dimensões, propostas por Magalhães (21): dimensão cronológica, dimensão conceitual e dimensão didática Nessa perspectiva, o estudo em tela observa que tecer relações interativas em sala de aula possibilita a apropriação, a transformação e rupturas de valores e conhecimentos, levando a um ensino de língua materna mais eficaz e contextualizadoItem Gêneros textuais e sequência didática propiciando um ensino significativo de análise linguística e expressão escrita em língua inglesaPontara, Claudia Lopes; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Perfeito, Alba Maria; Canato, Ana Paula BeatoResumo: Este estudo apresenta o objetivo geral de investigar a transposição didática no processo de implementação de uma Sequência Didática por meio dos gêneros textuais comics, comic strips, political cartoon, abordando as possibilidades de articulação entre o ensino de gramática/análise linguística e de expressão escrita (compreensão e produção) no contexto de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná – CELEM Mais detalhadamente, apresenta como objetivos específicos: 1) identificar nos documentos oficiais norteadores do ensino de línguas estrangeiras – em nível nacional e estadual o tratamento dado à gramática/análise linguística e à escrita; 2) descrever e analisar a organização da Sequência Didática, voltando-se para a análise das atividades que apresentam potencial de desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, mais especificamente as capacidades linguístico-discursivas; 3) descrever e analisar o processo de transposição didática da já mencionada Sequência Didática , a qual se dá em dois níveis:no nível do que se propõe no material e no nível do trabalho do professor, com foco nas atividades de gramática/análise linguística via expressão escrita Nosso arcabouço teóricometodológico fundamenta-se nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART,26, 28, 21, 212), nos conceitos de Sequência Didática e Capacidades de Linguagem (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 21), bem como de Capacidade de Significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 211) Ainda, consideramos os estudos relacionados ao trabalho com a escrita em sala de aula: (DOLZ, GAGNON, DECÂNDIO, 21), (PASQUIER, DOLZ, 1996), (BAZERMAN, 211,213), RUIZ (213), bem como os estudos que se voltam à análise linguística (GERALDI,1991; 1997), TRAVAGLIA (2; 213), PERFEITO etal (27), PERFEITO,CECÍLIO (25), PORTO,PERFEITO (212) A pesquisa se caracteriza como um estudo de cunho qualitativo interpretativista à luz do ISD, envolvendo a pesquisa-ação e análise documental Com vistas a atingir o primeiro objetivo, fizemos o reconhecimento dos Segmentos de Orientação Temática: linguagem, escrita e gramática/análise linguística, nos documentos oficiais já mencionados, para identificar a concepção presente em cada um deles A Sequência Didática foi analisada com base na adequação ao Modelo Teórico do Gênero, bem como por meio das análises interna (coerência das atividades com os objetivos elencados na própria sequência didática) e externa (análise das capacidades de linguagem) Por fim, o último objetivo teve como procedimentos de análise a descrição e análises das atividades da Sequência Didática que foram efetivamente implementadas pelo professor, bem como das adaptações promovidas por ele, sempre com enfoque na gramática/análise linguística via expressão escrita Os resultados evidenciam haver pontos divergentes, bem como convergentes em relação à concepção de linguagem, gramática/análise linguística e escrita nos documentos oficiais norteadores do ensino de línguas estrangeiras, o que pode vir a dificultar, de certa maneira, o entendimento dos documentos e de suas propostas, fazendo com que causem pouco ou nenhum impacto nas salas de aula e na atuação do professor Por outro lado, com relação ao procedimento Sequência Didática, os resultados da investigação permitem concluir que tal procedimento pode se tornar um artefato que possibilite o trabalho com a análise linguística a partir da demanda do uso do gênero textual, com vistas a um agir linguageiro motivado por um agir praxeológico