02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
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Navegando 02 - Mestrado - Estudos da Linguagem por Assunto "Análise do discurso"
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Item Análise dos processos de construção textual nos ensaios de Michel de MontaigneMantovani, Dante Henrique; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Galembeck, Paulo de Tarso; Eva, Luiz Antônio AlvesResumo: Neste trabalho pretende-se demonstrar como a obra “Ensaios” de Michel de Montaigne (1533-1592) é constituída e como contribui para o estudo de campos distintos do conhecimento, a saber: ética, política, direito, filosofia, pedagogia, medicina, psicologia e estilística, por meio do estudo do Processo de Construção Textual do autor Identificou-se nos “Ensaios” o processo denominado Transmutação de Saberes, assim como os pressupostos formais e lingüísticos do gênero ensaio, cujas configurações foram expostas pelo instrumento teórico da Análise Conversacional Foram identificados procedimentos que assinalam o estilo sui generis da escrita de Montaigne, por intermédio das seguintes teorias enunciativas: Lingüística Textual, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise do Discurso e Análise Conversacional, ambas empregadas para análise de fragmentos de alguns dos “Ensaios” Nessa perspectiva, o presente trabalho possibilitou identificar aspectos do Processo de Construção Textual de Michel de Montaigne e sugeriu direções para a seqüência desse estudo, pois foram analisados apenas alguns fragmentos dos Ensaios, de modo que o corpus inexplorado é ainda muito grande e pode engendrar outros trabalhosItem Angústia, a impossibilidade do serAthayde, Ana Carolina de Paula; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Milani, Sebastião EliasResumo: Nesta Dissertação foi realizada análise e discussão acerca da estruturação discursiva da angústia a partir dos referenciais teóricos da Semiótica e da Psicanálise lacaniana Para a Semiótica, essa Dissertação pode trazer contribuições à medida que amplifica seu campo de abrangência, além de constituir uma fonte de dados para pesquisas futuras Para a Psicanálise, o método de investigação objetivo da Semiótica pode favorecer o trabalho daqueles que exercem a psicanálise, conforme a importância da escuta e apreensão dos sentidos para essa área de abrangência Foram realizadas pesquisas bibliográfica acerca das teorias discutidas, pesquisa documental, na qual se buscou blogs da internet que trouxessem a angústia como conteúdo e, por fim, a pesquisa explicativa, por meio da qual se analisou os conteúdos do corpus Na análise do corpus observou-se que a microssintaxe da angústia pode ser descrita, principalmente, por meio do seguinte arranjo modal: querer ser x não poder ser Além disso, ao contrário do que se pensou inicialmente, a angústia não aparece vinculada apenas a estados disjuntivos, mas também aos estados conjuntivos Sua macrossintaxe evidenciou a complexidade das relações entre a angústia e os demais afetos, principalmente a ansiedade e o medo Em relação ao aspecto e tensividade, a angústia mostrou-se durativa e com níveis variáveis de intensidade, o que se relaciona diretamente às conseqüências desse afetoItem A argumentação das propagandas veiculadas em folhetos de cordelNascimento, Waldir Neres do; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui um acervo de literatura de cordel com mais ou menos 37 exemplares e parte desse material é o corpus de nossa pesquisa Observamos alguns gêneros textuais nas contracapas destes folhetos, dentre eles: oração, letra de música, propaganda política, propaganda publicitária, carta ao leitor, jogo de bicho, entre outros Selecionamos a propaganda publicitária para desenvolvermos este trabalho, tendo como objetivo o estudo dos recursos argumentativos existentes em tais propagandas Todo e qualquer recurso usado serve para aumentar a força argumentativa, de modo que envolva o público leitor e o convença a ser mais que leitor, que se encaminhe também ao nível de consumidor de determinado produto Tanto os recursos verbais como os não-verbais estão à disposição do mundo publicitário Ora são as imagens que nos sensibilizam, ora a subjetividade das palavras, muitas vezes ainda é na combinação de recursos verbais e não-verbais que somos persuadidos e “fisgados” Até os sinais de pontuação ganham novas finalidades São abandonados, nesse sentido, os padrões comuns privilegiados pela gramática, para alcançar maior persuasão, pois a pontuação da língua apresenta funções retóricas Há um jogo constante entre imagens, classes de palavras como adjetivos, advérbios e conjunções para verter conceitos e verdades do enunciador em conceitos e verdades do leitor/consumidorItem A coesão por conectores no português medievalNakayama, Marcos Antonio; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Fávero, Leonor Lopes; Oliveira, Esther Gomes deResumo: O objetivo desta pesquisa e investigar os mecanismos coesivos por conectores noportugues medieval Partiu-se do pressuposto de que o portugues medieval contava com elementos coesivos diferentes do que se encontra no moderno, mesmo eles pertencendo a um grupo de palavras pouco propenso a evolucoes No latim vulgar, descartou-se quase a totalidade das variadas conjuncoes, e, desse modo, a fase inicial do portugues e cenario de um intenso processo de formacao de novos termos de conexao, o qual resultou em um novo quadro de conectores a partir de adverbios, preposicoes e outros vocabulos ou sintagmas O estudo de como ocorria a coesão em uma fase anterior do portugues podera servir de sustentacao para as teorias modernas, pois, como se sabe, a base historica quase sempre contribui para a compreensao de fenomenos atuais Alem disso, esta analise podera apoiar a hermeneutica dos escritos primitivos, cuja construcao de sentidos muitas vezes se encontra prejudicada pela distancia temporal entre texto e leitor Muitos autores sustentam a importancia de conhecer os mecanismos de coesao para facilitar a interpretacao textual e a construcao da coerencia pelos usuarios O principio de que a coesao deve privilegiar os mecanismos de construcao do texto, e nao apenas categorias gramaticais, diferencia a coesao textual da gramatica do período composto Fundamenta-se, assim, a escolha da coesao como prisma da analise Inicialmente, organizou-se uma base teorica sobre a coesao por conectores, focando as propostas que mais contribuem a esta pesquisa Em seguida, fez-se um estudo historico da formacao tanto da lingua portuguesa quanto da maioria dos seus conectores, que no latim vulgar eram bastante escassos Finalmente, a partir dos textos medievais, analisou-se como ocorrem as relacoes semanticas e discursivas entre as partes de textos medievais Alem de focar os mecanismos coesivos, foram observados os conectores em uso na epoca antiga e a relacao deles com os generos textuaisItem A constituição discursiva da micronarrativa no ciberespaçoFreire, Larissa Sigulo; Machado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador]; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli; Godoy, Maria Carolina deResumo: O fato de os homens se comunicarem é imutável, pois faz parte de sua constituição enquanto sociedade, mas a forma como isso se dá se altera de tempos em tempos A realidade das relações humanas mudou nos últimos anos: o que necessitava contato físico hoje já se faz pelo meio digital, a comunicação tomou novos rumos Tem-se, então, uma atividade discursiva intensa nesse mundo dentro no nosso mundo, e a micronarrativa, como produção de linguagem humana, tem seu desenvolvimento privilegiado no espaço virtual Com a finalidade de se compreender como se formam os efeitos de sentido das micronarrativas no contexto das mídias digitais, apresentaremos as particularidades dos discursos pertencentes a esse gênero discursivo e colocaremos em perspectiva questões relativas ao ciberespaço Devemos sempre, ao analisar discursos, ter como base as relações sociais e seus entornos, ou seja, tudo aquilo que envolve a comunicação humana, como aspectos históricos e ideológicos, para, assim, estabelecer intensa relação com o linguístico, na produção dos sentidos A micronarrativa surge, então, como um gênero discursivo próprio dessa configuração social contemporânea, devido ao seu tom inovador Sua brevidade e consequente recorrência à sugestão, aliadas à intensa interação proporcionada pelo espaço virtual, incitam a uma construção dos sentidos apoiada no resgate da memória discursiva do sujeito leitor, realizado, por exemplo, mediante os implícitos e silenciamentos Pode-se dizer, assim, que a micronarrativa veio para suprir a demanda atual com sua atenção às novas formas de relação social Trazemos em nosso trabalho, desse modo, uma reflexão de como a micronarrativa se constitui no espaço das mídias digitais de forma discursiva Isso quer dizer que, utilizando o aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, mobilizamos conceitos e procedimentos discursivos para compreender como se constroem os sentidos no discurso da micronarrativa no ciberespaço Como corpus a ser analisado, selecionamos micronarrativas cujas produção e irradiação se dão em sites específicos, blogs e redes sociais, observando como operam as condições de produção, as ideologias, o interdiscurso, o suporte, a memória e a subjetividade na formação dos sentidosItem A constituição do outro nas crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues : modos de construir/configurar o processo identitárioSilva, João Thiago Monezi Paulino da; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Baronas, Roberto Leiser; Simon, Luís Carlos SantosResumo: No presente trabalho, realizamos uma análise de um dos traços identitários da nacionalidade brasileira nas crônicas de futebol de Nelson Rodrigues, publicadas na revista Manchete Esportiva, entre os anos de 1955 e 1959 Para a realização da pesquisa, mobilizamos o arcabouço teórico da Análise do Discurso e aplicamo-lo em segmentos discursivos das crônicas Desse modo, os efeitos de sentidos propostos pelos discursos nas materialidades linguísticas foram considerados a partir das condições socio-históricas de produção dos discursos em torno do futebol, desde sua introdução no Brasil até a década de 195, período no qual as crônicas foram constituídas Mobilizamos, para isso, a teoria da heterogeneidade constitutiva (AUTHIER-REVUZ, 1982) para levantar marcas enunciativas que explicitem as formações discursivas acerca do processo de configuração identitária do brasileiro Dessa forma, percebeu-se nas crônicas um trajeto temático (GUILHAUMOU; MALDIDIER, 1994) sobre a questão da identidade Nas análises dos textos, observou-se um efeito de contradição (PÊCHEUX, 1977) no discurso rodrigueano Por processos parafrásticos e de reconhecimento dos recursos de negação, aspas e ironia, postos na materialidade linguística, os discursos configuradores do processo identitário emergem a partir do avesso do discurso rodrigueano Isto é, os discursos balizam-se sobre um ato de servilismo colonial, de autonegação do brasileiro em relação a outros povos, caracterizando a identidade do brasileiro sob a aparência merecedora e vitoriosa do que o futebol proporcionou ao país Por esta razão, as crônicas designam sentidos que mobilizam lugares discursivos quanto à questão da identidade, já que os discursos identitários se constituem pela diferença simbólica existente entre o “ser” brasileiro e o “ser” cidadão de outra nação Essa diferença, portanto, representa, no discurso rodrigueano, a própria maneira de o brasileiro valorizar o futebol como elemento constitutivo da cultura brasileira, o que não acontece com tal ênfase em outros países Assim, os discursos na crônica de futebol rodrigueana promovem uma maneira de criticar a própria condição do brasileiro em sua formação socio-históricaItem Corpo, história e discurso : um olhar sobre efeitos de liberdade e censura em TatuagemZorzela, Thaís Aparecida; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Camargo, Hertz Wendell de; Machado, Rosemeri Passos BaltazarResumo: O cinema possui a capacidade de representar o mundo por meio de imagens sonorizadas em movimento cujos sentidos são transmitidos ao espectador em um processo de construção e desconstrução de uma linguagem que significa nos limites de sua própria especificidade Assim, a significação não é produto da sinopse que se faz de uma obra cinematográfica: ela se constrói pela relação existente no conjunto de sons e imagens e, enquanto materialidade significante, pela inserção dessa relação na história Esta produção, considerando o aspecto social da linguagem cinematográfica, tem como objetivo analisar os efeitos de liberdade e de censura no filme brasileiro Tatuagem (213), dirigido por Hilton Lacerda Em nossas reflexões, consideramos que os sentidos não permanecem estáticos e sempre podem se inscrever de maneiras diferentes em conjunturas sócio-históricas distintas Nesse sentido, a partir do aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, buscamos compreender tais configurações em suas relações (discursivas) determinadas pelo quadro histórico-político da Ditadura Militar no Brasil Tendo em vista a multiplicidade dos dizeres, procuramos efetivar um importante horizonte de pesquisa no campo da AD Apresentamos, assim, possíveis efeitos de sentido do simbólico, buscando contribuir com o quadro de estudos discursivos por meio de leituras de um recorte de análise do material audiovisual A pesquisa, dentro do que é proposto para uma Dissertação , descreve como o corpo representado em imagem é atravessado ideologicamente e marca seu lugar na história Além disso, acreditamos que a descrição desses efeitos de sentido abra caminhos para dialogar com outros trabalhos em um processo de atualização de significados operado pela memória, pelo esquecimento e pela atualidadeItem Crônicas humorístico-opinativas de José Simão : a análise lingüística na leituraBenassi, Maria Virginia Brevilheri; Gregório, Regina Maria [Orientador]; Perfeito, Alba Maria; Roman, Elódia ConstantinoResumo: Atualmente, percebe-se a dificuldade dos professores de língua materna em trabalhar com a gramática contextualizada, ou seja, aquela inserida na construção de sentidos de um texto O presente trabalho tem como objetivo efetuar a análise lingüística do gênero discursivo crônica jornalística opinativa, do colunista-humorista José Simão, da seção coluna Ilustrada da Folha de S Paulo A intenção é buscar uma compreensão dos textos de José Simão sob uma perspectiva bakhtiniana Este estudo é parte de um projeto, de caráter etnográfico, na área de Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), intitulado “Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema”, procurando proporcionar aos professores da rede pública uma outra percepção de ensino da gramática contextualizada às práticas de leitura e de produção textual, via abordagens de gêneros discursivos Sendo assim, realizou-se neste trabalho uma pesquisa de cunho analítico-descritivo, selecionando cinco crônicas a serem analisadas em relação ao contexto de produção, conteúdo temático, forma composicional e as marcas lingüístico-enunciativas do gênero crônica jornalística Na seqüência, propõe-se contribuir com sugestões metodológicas direcionadas para uma sala de aula de oitava série do ensino fundamental Como aportes teóricos da Dissertação , serão abordadas teorias fundamentadas em Bakhtin, Rojo, Dolz e Schneuwly, como também serão apresentadas as Concepções de linguagem de Língua Portuguesa e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Sob tal ótica, pretende-se contribuir para a reflexão do professor de Língua Portuguesa sobre o seu trabalho em sala de aula ao inovar, mobilizar conteúdos e interagir de modo mais produtivo, significativo e crítico com seus alunosItem (Des)construção da crônica drummondiana : heterogeneidade enunciativa e efeitos de sentidoKato, Mayara Yukari; Machado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador]; Oliveira, Esther Gomes de; Simon, Luiz Carlos SantosResumo: Há algum tempo, considerava-se a crônica como um gênero menor, sem muita relevância É notório que, apesar de ter ganhado certo destaque entre os gêneros literários, a crônica continua a ser pouco estudada em algumas instâncias, por exemplo, sob o ponto de vista linguístico Pretende-se, assim, debruçar-se sobre esse gênero em particular com o intuito de analisar as vozes que se mesclam nesse espaço discursivo, as quais ora se confirmam, ora se contradizem, sempre em um confronto Ressalta-se que o conceito de heterogeneidade enunciativa que será tomado como base teórica foi desenvolvido por Jacqueline Authier-Revuz (24), que classifica tal conceito em heterogeneidade mostrada (marcada e não marcada) e heterogeneidade constitutiva, a serem explicitadas ao longo do trabalho Atrelada a essa questão, encontra-se a polifonia, concepção desenvolvida por Oswald Ducrot (1987), demarcando a alteridade nos enunciados e as ideologias presentes nas vozes que constituem um discurso A polifonia, que se originou por meio dos estudos de Mikhail Bakhtin (1981; 24) sobre o dialogismo, é uma teoria que fundamentou o nascimento do conceito de heterogeneidade enunciativa No entanto, para que o trabalho possa ser desenvolvido de forma eficaz, serão necessários alguns apontamentos acerca de conceitos discursivos e outros a eles atrelados, como o de ideologia, interdiscurso, formação discursiva, entre outros, tendo como suporte teórico a Análise do Discurso de orientação francesa (AD) Trata-se, portanto, de visualizar a crônica pelo ângulo discursivo, desvendando os aspectos que denotam o outro nesse espaço, além de analisar os efeitos de sentido que o corpus, composto por crônicas escritas por Carlos Drummond de Andrade, possibilita produzir, revelando, assim, ideologias diversas, representadas pela variedade de vozes que constituem os discursos do gênero em questão, em uma constante (des)construção, pois, segundo a AD, desconstrói-se para poder construir sentidosItem Desvendando aspectos de linguagem no ENEM : uma contribuição para o processo educacional brasileiroZirondi, Maria Ilza; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Gregório, Maria Regina; Souza, Nádia Aparecida deResumo: O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma avaliação de caráter institucional e faz parte de uma das medidas governamentais para a auto-avaliação dos alunos em relação às capacidades de linguagem adquiridas ao longo de sua formação escolar Também é uma maneira do Ministério da Educação avaliar a qualidade do ensino proposto pela política educacional brasileira presente nos documentos oficiais A prova é destinada, principalmente, aos concluintes do Ensino Médio e tem como objetivo maior avaliar se as competências sugeridas como primordiais para o desenvolvimento humano foram adquiridas e, da mesma forma, se os alunos estão capacitados para resolver as situações-problema que propõe Os agentes produtores da Prova, membros de comissão destinada pelo governo para cumprir essa tarefa, formulam o Exame, baseados em dados coletados pelos testes anteriores e seguindo os critérios prescritos pelo regimento que norteia as práticas educativas, tanto no âmbito pedagógico quanto institucional, o que fornece subsídios para a formulação de questões de alcance interdisciplinar e a atividade de produção de texto Nosso objetivo é traçar um panorama das questões políticas e administrativas que interferem e podem (re)direcionar o ensino e, a partir daí, refletir em como as políticas educacionais se estabelecem e se colocam como organizadoras e orientadoras das práticas pedagógicas para a concepção do ensino e da aprendizagem Para que esse objetivo se concretize, analisamos a Prova não somente pelos seus aspectos lingüísticos, como uma organização codificada da língua com mero propósito de avaliação da prática de leitura e interpretação dos itens avaliados, mas como configuração discursiva resultante de uma ação humana em um contexto social que é resultante da relação de múltiplos aspectos (físicos, sociais, históricos, ideológicos, políticos etc) que envolvem a organização do Exame Como pressupostos teóricos, partimos das orientações vygotskianas e bakhtinianas que fundamentam a teoria sócio-interacionista e embasam o interacionismo sócio-discursivo e o modelo de análise proposto por Bronckart (1999; 26) Em relação à análise, metodologicamente, centramo-nos nos aspectos da infra-estrutura do texto para descrevermos a planificação geral da Prova, tendo em vista mencionar a organização do plano textual global e assim podermos desvelar as intenções e finalidades dos órgãos governamentais, assim como as prováveis conseqüências do Exame para a comunidade Dessa forma, percebemos que o ENEM, como um todo, está subjacente a propósitos políticos e burocráticos do Estado que, por meio de estratégias lingüísticas e discursivas, manipula as ações do aluno visando à realização da prova Os resultados obtidos exercem forte influência sobre os indivíduos que a ela se submetem, o que faz da ENEM um poderoso fator de inclusão ou exclusão socialItem Didatização do discurso argumentativo : a escrita como prática social no ensino fundamentalPereira, Liliane; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Costa-Hübes, Terezinha da Conceição; Oliveira, Esther Gomes deResumo: O presente estudo caracteriza-se como pesquisa-ação pela sua natureza social, uma vez que buscamos nos colocar na posição de professores pesquisadores-reflexivos para discutir a relação entre teoria e prática nos movimentos de ensino e aprendizagem, em aulas de Língua Portuguesa em escola pública de Londrina Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é validar o trabalho educacional, embasado nos fundamentos teórico-metodológicos do Interacionismo Sócio-discursivo (BRONCKART, 23, 26; 28) e na sua proposta de engenharia didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), consubstanciado nos instrumentos sequência didática e listas de constatações/controle, em intervenções diferenciadas, durante a reescrita de um gênero de discurso argumentativo No que se refere à problematização da pesquisa, ela recai sobre os seguintes questionamentos: A atividade docente embasada na engenharia didática proposta pelos pesquisadores filiados ao ISD, orientada por um conceito de ensino e aprendizagem, fundamentada em gêneros textuais, constitui uma boa alternativa para propiciar desenvolvimento de capacidades linguageiras em alunos do Ensino Fundamental? A construção do modelo didático do gênero constitui um instrumento válido para guiar as ações do professor com vistas à elaboração de SD? A atividade docente associada aos instrumentos sequência didática e listas de controle pode, no momento da reescrita, propiciar mediações que levem os alunos a uma melhor produção do gênero artigo de opinião? Na busca de respostas a essas questões, a nossa reflexão estende-se sobre dois objetos de pesquisa: a) o gênero textual configurado pelo artigo de opinião; b) os movimentos observáveis do professor ao transformar aquele objeto a aprender em um objeto ensinado O objeto de ensino-aprendizagem que centraliza a nossa investigação é uma prática discursiva da esfera ideológica do jornalismo impresso, (re)conhecida pelos experts do jornalismo como “artigo opinativo” ou simplesmente “artigo” Tal escolha deve-se às demandas sócio-culturais que impõem necessidade de reflexão, engajamento e participação em contextos sociais de expressão oral ou escrita, implicando posicionamentos, embates ideológicos (BAKHTIN, 1992) e operações de linguagem que demandam capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas que precisam ser desenvolvidas nos processos formativos escolares Os movimentos do nosso processo de pesquisa passam pelas seguintes fases: 1) desconstrução e construção de um corpus constituído por um conjunto de artigos de opinião da Folha de Londrina, a fim de apontar as regularidades do gênero e construir conhecimentos prévios sobre ele; 2) observação das produções iniciais para levantamento do nível de desenvolvimento dos alunos (VYGOTSKY, 23); 3) elaboração de um projeto didático, na perspectiva dos autores do ISD; 4) implementação do projeto para transposição didática do gênero artigo de opinião; 5) triangulação dos dados, a fim de apontar indícios sobre o desenvolvimento e aprendizagem, por intermédio da comparação das produções iniciais (antes da intervenção didática), das produções intermediárias e produção final, depois do projeto de intervenção formativa, tendo como parâmetros os objetivos delineados em uma sequência didática; 6) apresentar dados da reflexão do professor-pesquisador e dos alunos durante a realização da transposição do gênero artigo de opiniãoItem A dinâmica argumentativa e ideológica na publicidade direcionada ao público masculinoPereira, Dayane Caroline; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Barbosa, Pedro Luis Navarro; Machado, Rosemeri Passos BaltazarResumo: A linguagem é estritamente social e é por meio dela que as relações entre os seres humanos e a realidade são estabelecidas Portanto, estudar a linguagem que nos permeia é fundamental para compreendermos o mundo em que vivemos Considerando o gênero publicitário como um gênero intimamente ligado ao cotidiano e à vida dos sujeitos, essa pesquisa visa mostrar o funcionamento discursivo desse gênero e as suas implicações sociais, priorizando os aspectos linguísticos e ideológicos constituintes dos anúncios, tendo em vista que o discurso publicitário, mais do que divulgar um produto e persuadir o seu interlocutor, tem, dentro do sistema capitalista no qual vivemos, o poder de criar, manifestar e reforçar as ideologias no meio social O corpus é composto por anúncios publicitários direcionados ao público masculino, veiculados na Revista Veja, no período que compreende o início da década de 197 até os dias atuais A escolha do período histórico representa algumas mudanças ocorridas socialmente, dentre elas, as que envolvem as relações sociais de gênero Assim, diante dessa diferenciação que há entre os gêneros, homem e mulher, é possível verificarmos como essas mudanças foram se reconfigurando na sociedade, mais especificamente, a partir dos valores expressos pela publicidade direcionada ao público masculino A escolha em trabalhar com o discurso publicitário direcionado aos homens foi feita devido ao fato de que, por meio da análise desse discurso, identificamos as relações ideológicas e identitárias presentes na sociedade, tanto no que diz respeito às representações do masculino quanto às representações do feminino que, explícita ou implicitamente, acabam perpassando por esse discurso Nesse sentido, com o respaldo da Análise do Discurso, da Semântica Argumentativa (ambas de orientação francesa) e de estudos sobre o discurso publicitário, objetivamos apontar as transformações que os anúncios sofreram ao longo de mais de 5 anos, mudanças tanto em termos de linguagem e estética quanto em termos de valores sociais e ideológicos, ou seja, mudanças vividas pela sociedade brasileira e apreensíveis a partir das análises das peças publicitárias, revelando, dessa forma, as práticas sociais e discursivas dos sujeitos Outro ponto relevante a ser estudado são as estratégias discursivas que os anúncios mobilizam ao serem disseminados no meio social e que, consequentemente, são fundamentais para a construção da tessitura argumentativa do discurso De fato, a linguagem está presente em todas as práticas discursivas sociais, seja por meio de sua manifestação oral ou escrita, e ela também é responsável pela forma como os discursos são condicionados ideologicamente no meio social e como estabelecem as relações de poder Nesse sentido, as análises mostram um determinado funcionamento discursivo da sociedade, no qual os estereótipos que detêm o homem como um ser superior e a mulher como submissa são mantidos, ou seja, a reprodução de um paradigma construído sócio- historicamente, e reforçado por esse tipo de publicidade ao longo dos anosItem Dirigindo ideias e ações : ideologia e argumentação em propagandas de automóveisGuerra Junior, Antonio Lemes; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Panichi, Edina Regina Pugas; Passetti, Maria Célia CortezResumo: Este estudo tem como foco o discurso publicitário, mais precisamente o conjunto de textos que compõem propagandas brasileiras de automóveis, veiculadas durante o período que vai desde meados da década de 196 ate os dias atuais A escolha desses anúncios deve-se ao fato de divulgarem um tipo de produto cujas estratégias de manipulação do leitor/consumidor, por parte do enunciador, exigem criatividade e ousadia, alem de serem veículos explícitos para a divulgação de imagens e estereótipos circulantes no meio social O trabalho foi conduzido com base na hipótese de que, uma vez existentes ideologias na sociedade, elas são capazes de influenciar as produções discursivas, inclusive as de caráter publicitário Assim,nossa proposta principal foi a realização de uma analise dos principais valores ideológicos presentes no discurso de cada propaganda, a fim de verificar o posicionamento dos indivíduos frente a diversas situações, em diferentes momentos da historia do pais Junto ao levantamento da visão ideológica que embasou a construção dos textos, houve a preocupação de definir os mecanismos argumentativos escolhidos para produzir os efeitos de sentido, lembrando que eles são, em grande parte, determinados pela ideologia, a qual indica o que se quer, o que se pode ou o que se deve dizer A base teórica utilizada para tais analises esta concentrada em estudos de áreas como a Semântica Argumentativa, a Analise do Discurso e a Semiótica greimasiana Devido a possibilidade de um dialogo produtivo entre elas, houve possibilidade de melhor visualização e compreensão mais aprofundada, respectivamente, dos recursos empregados na elaboração das pecas publicitárias selecionadas; da ideologia em si e de sua ação por meio dos discursos; e da representação imagética de certos valores, com a figurativização discursiva Os principais resultados apontam para uma relação adequada entre o discurso e aideologia de cada década em que se pautou a pesquisa, confirmando o fato deserem os discursos provenientes de determinações histórico-ideologicas, como já se previa Foi importante perceber o forte poder da publicidade enquanto umtransmissor ideológico imprescindível para a sociedade, possibilitando que diversas vozes denunciem, confirmem, neguem, apóiem ou reprimam a realidadeItem Discurso argumentativo : biodiversidade e preservação ambiental na propaganda da Natura EkosSilva, Paula Tatiana da; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Limoli, Loredana; Romualdo, Edson Carlos; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: As preocupações que rondam as sociedades acerca dos problemas vitais do planeta Terra e os temas envolvidos em questões ambientais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, por intermédio de eventos nacionais e internacionais e, principalmente, pelos meios de comunicação Considerando a publicidade como propagadora da cultura, das ideias, dos interesses que englobam a sociedade, o marketing identificou, nesse tema, argumentos capazes de se tornarem altamente persuasivos No Brasil, em virtude de ser o país mais rico em biodiversidade, as empresas passaram a ter (e a divulgar) uma propícia consciência ecológica de preservação ambiental e, mais recentemente, os recursos provenientes de nossas florestas começaram a ganhar a mídia, por meio das fórmulas cosméticas elaboradas a partir de essências extraídas da biodiversidade brasileira A empresa Natura destacou-se nesse assunto, ao criar, no início do século XXI, uma linha de cosméticos desenvolvida com essências exóticas, pertencentes às nossas florestas O interesse de explorar os recursos linguístico-argumentativos, presentes nessas propagandas, levou-nos a apoiar nossas análises na Semântica Argumentativa, teoria que nos proporcionou reflexões mais críticas sobre a argumentação na língua, claramente expressa por meio de recursos linguísticos, além de destacarmos, também, as imagens (fundamentais para a significação completa das propagandas) Nosso corpus é composto por quatro anúncios publicitários impressos, da linha Natura Ekos, veiculados em revistas nacionais (Claudia, Superinteressante, Nova Beleza e Veja), referentes ao período de 21 a 26 Concluímos que o enunciador da publicidade baseada no marketing verde aborda o tema ambiental, fornecendo argumentos que não só informam as atitudes sócio-ambientais das empresas, mas também procuram sensibilizar os enunciatários para que estes percebam as vantagens de tais produtos sobre os demais Constatamos, ainda, que o enunciador do corpus em análise, para atingir tal fim, utiliza recursos como adjetivação, operador argumentativo e dêixis, apoiando-se nos comprometimentos ambientais da empresa, na ideologia centralizada no bem-estar, e na interação entre os interlocutores das propagandasItem O discurso da (des)valorização da docência em propagandas institucionaisDi Raimo, Valéria; Machado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador]; Cordeiro, Isabel Cristina; Santos, Givan José Ferreira dosResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e explicitar o modo de produção de sentido a respeito da (des)valorização do professor em quatro propagandas institucionais, extraídas da internet, veiculadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo movimento social “Todos Pela Educação” (TPE) Para tanto, utilizaremos os pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, pois essa é uma teoria que orienta os estudos para múltiplas possibilidades de leituras Assim, embasaremos as análises em algumas noções teóricas, tais como Formação Discursiva (FD), Formação Ideológica (FI), Condições de Produção (CPs), Sujeito, Interdiscurso, Memória Discursiva, observando os deslizamentos de sentidos ao longo do discurso Estudaremos o discurso, segundo Orlandi (29), como efeito de sentidos entre os locutores, ou seja, como prática de linguagem Desse modo, olharemos para a exterioridade, para os aspectos sócio-históricos e, consequentemente, para as relações entre língua, discurso e ideologia Os nossos estudos estarão pautados nas considerações teóricas de autores como Michel Pêcheux, Eni Puccinelli Orlandi, Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Francine Mazière, Denise Maldidier, Helena H Nagamine Brandão, entre outros Também, embasaremos nosso trabalho em alguns conceitos advindos da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa, pois os recursos linguísticos colaborarão com as discussões a respeito da (des)valorização docente Ao analisarmos os discursos relacionados à educação, mais especificamente os que retratam a figura do professor, seremos despertados a uma reflexão em relação à educação que auxiliará as práticas futuras, como, por exemplo, novas posturas, tomadas de decisões, medidas políticas, entre outras As Condições de Produção desses discursos refletem a insatisfação da sociedade em relação à educação no país, contrapondo-se a Formação Ideológica difundida pelas propagandas institucionais, enfatizando somente os pontos positivos da profissão docenteItem Drummond e Chaplin : o poema e o homem no jogo intertextualAzevedo, Melissa Carolina Herrero de; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Sella, Aparecida Feola; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: Nesta Dissertação , estudaremos a Intertextualidade presente no poema "Canto ao homem do povo Charles Chaplin", de Carlos Drummond de Andrade, para detectar as influências, sutilmente recriadas e reelaboradas, que se depreendem do intercâmbio de duas artes: Literatura e Cinema, partindo do pressuposto de que a língua, em sua totalidade concreta, viva (enquanto discurso) tem uma propriedade intrínseca, o "dialogismo" As palavras de um falante estão sempre e, inevitavelmente, perpassadas pelas palavras do outro, pois, para constituir seu discurso, o enunciador, necessariamente, leva em conta o discurso do outro, isto é, elabora seu discurso a partir de outros discursos Para analisarmos a intertextualidade do poema, consideramos o contexto em que está inserido, ou seja, vida e carreira profissional do ator Charles Chaplin e seu personagem Carlitos Dessa forma, fez-se necessária a realização de uma pesquisa a respeito do personagem retratado pelo poema em análise Após a exposição sobre o contexto e o filme que envolve o personagem-título, realizamos a análise do poema, privilegiando a intertextualidade e os recursos argumentativos, que corroboram para a trama persuasiva instalada entre Cinema e Poesia O fator determinante, na análise, é a intertextualidade implícita, isto é, um texto que estabelece diálogo com outro texto sem explicitá-lo, partindo do pressuposto de que o destinatário possui um conhecimento prévioItem Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aulaFerragini, Neluana Leuz de Oliveira; Perfeito, Alba Maria [Orientador]; Zanini, Marilurdes; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaResumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, consiste em uma pesquisa-ação, cujo propósito é tentar estabelecer as regularidades do gênero ensaio acadêmico para propor seu posterior estudo em sala de aula, como forma de tornar efetivo um ensino de língua materna mais contextualizado Como referencial teórico sobre o estudo da linguagem, a pesquisa se ancora na perspectiva enunciativa de Bakhtin (23), que assume a natureza interacional da linguagem e tem nos gêneros discursivos uma possibilidade de ensino mais contextualizado, entre outros teóricos que discutem o ensino de língua, na referida perspectiva A base teórica, no que tange ao ensino de língua materna, é complementada, principalmente, pelos estudos de Geraldi (1985, 23, 25) e de Antunes (24, 27, 29) Para o processo de transposição didática, a metodologia escolhida foi a proposta de Gasparin (23), que se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e apresenta um encaminhamento didático capaz de promover a articulação entre teoria-prática Quanto ao levantamento das características do gênero em foco, a pesquisa tem como principal fonte os estudos de Clanchy e Ballard (2), os quais propõem uma orientação sobre as características do gênero e sua produção na esfera acadêmica A partir da fundamentação arrolada, um plano de aula para o estudo do gênero em sala de aula foi elaborado e aplicado em uma turma de primeiro ano do ensino superior A pesquisa é no campo da Linguística Aplicada, por essa razão, como instrumentos de coleta de dados recorreu-se aos diários de campo e às gravações das aulas em que ocorreu a aplicação do plano Como categoria de análise dos textos produzidos pelos discentes, a presente Dissertação alicerçou-se nos elementos constituintes dos gêneros discursivos (contexto de produção, construção composicional, conteúdo temático e marcas linguístico-enunciativas) A análise evidenciou que a proposta de trabalho, na linha teórica e metodológica aqui defendida, manifesta-se como um encaminhamento capaz de extrapolar o ensino meramente gramatical, por proporcionar a integração das práticas de leitura, análise linguística e produção de texto, como também por permitir um procedimento didático capaz de não apenas instigar o educando ao conhecimento do conteúdo, mas também levá-lo a refletir sobre sua prática social, promovendo a teorização do conteúdo e o retorno à prática com uma visão mais ampliada Com efeito, o estudo do gênero ensaio acadêmico a partir da integração de uma concepção de linguagem a uma concepção didática, conduziu, no contexto específico, a uma prática capaz de promover a formação de cidadãos críticos e reflexivos para atuarem na vida em sociedadeItem A enunciação em A Hora da EstrelaSilva, Edson Ribeiro da; Fernandes, Luiz Carlos [Orientador]Resumo: A Análise de Discurso, como herdeira das formulações elaboradas por Mikhail Bakhtin, também faz da enunciação uma forma de se evidenciarem os efeitos de sentido presentes no discurso As estratégias enunciativas utilizadas pelo enunciador são uma forma de se penetrar em aspectos imprescindíveis à compreensão do discurso Este fato pode ser percebido através da análise da enunciação em A Hora da Estrela, obra em que Clarice Lispector revela ao leitor o ato enunciativo de elaboração do texto literário Nesta obra, podem ser observados alguns elementos essenciais à compreensão do próprio fenômeno lingüístico, como a polifonia e a intertextualidade A presente análise busca expor os elementos que constituem a enunciação em tal obra, focalizando não somente as categorias enunciativas, como também fenômenos como a autoria, a ironia e a heterogeneidadeItem A enunciação no meio digital : notas sobre o hipertextoCruz, Mirian Cristina Peres da; Fernandes, Luiz Carlos [Orientador]; Xavier, Antônio Carlos dos Santos; Galembeck, Paulo de TarsoResumo: A digitalização dos produtos oferecidos pela mídia insere, no cotidiano das pessoas, bancos de dados portáteis, redes de videotextos, satélites de transmissão direta, a Internet e a Web, recursos multimídia que são responsáveis por transformações que têm afetado a vários gêneros discursivos Assim sendo, no ritmo da mudança tecnológica, as pessoas têm de se adaptar a um novo ambiente de comunicação, no momento em que a evolução da Internet, que antes era apenas um canal de texto, resultou no surgimento da Web, a qual proporciona a distribuição de serviços digitalizados de impressos, voz e vídeo A digitalização do jornal, mais especificamente, possibilitou o surgimento de uma nova materialidade do discurso, em forma de hipertexto Portanto, esta pesquisa investiga o discurso da nova mídia, veiculado pelo suporte digital, para identificar e descrever os elementos enunciativos predominantes no portal de informação Folhaonline, do grupo Folha Objetivamos analisar a enunciação no meio digital, devido à difusão das novas tecnologias de informação, com base na observação dos recursos discursivos utilizados pelo enunciador para produzir sentido As análises do corpus selecionado indicam a ocorrência de procedimentos discursivos, que embora sejam próprios do discurso jornalístico, produzem efeitos de sentidos outros no ambiente digital, principalmente devido à essa nova situação de enunciação do hipertexto Desse modo, por meio do estudo dos recursos lingüísticos e das características retórico-argumentativas mais freqüentes nas primeiras páginas do jornal eletrônico, procuramos destacar a peculiaridade de certas estratégias enunciativas recorrentes na composição das janelas ou links, recurso técnico de indicação do caminho a ser percorrido pelo leitor-navegador para o interior do jornal Essas entradas mobilizam, em sua formulação, sentidos diversos por meio da combinação de signos verbais, sons, imagens e formas gráficas em movimento, que dão suporte e se tornam parte das estratégias discursivas que estruturam os links Assim, destacamos, dentre outras estratégias visadas, os discursos relatados, ou seja, os discursos direto e indireto, o emprego recorrente de diferentes formas do imperativo verbal, com ênfase na função conativa da linguagem, a interrogação, além do espaçamento gráfico-visual Com isso, nossa pesquisa objetiva estudar a enunciação no meio digital e descrever o hipertexto a partir dos Estudos da Linguagem, na perspectiva teórica da Análise do Discurso Francesa, quanto às implicações ligadas às condições de produção do discurso, à interação entre interlocutores e à construção dos efeitos de sentido, para conhecermos melhor essa estrutura discursiva hipertextual, cada vez mais presente em nosso cotidianoItem Estudo da argumentação em propagandas bancáriasSilva, Talita Canônico e; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Galembeck, Paulo de Tarso; Monteiro-Plantin, Rosemeire SelmaResumo: A linguagem da propaganda bancária, fazendo uso de procedimentos argumentativos, utiliza determinados recursos para promover a interação com o leitor e produzir, de forma satisfatória, a proximidade entre produto e consumidor Considerada um gênero discursivo, a publicidade possui riquezas linguísticas capazes de despertar sensações no possível consumidor e, para que esses sentimentos sejam provocados, a propaganda utiliza elementos persuasivos que, ao serem remetidos ao interlocutor, provocam a ação de comprar Este trabalho tem o objetivo de analisar propagandas do Banco Santander, veiculadas na revista Veja Justificamos a escolha da empresa bancária pelo vasto número de novas ideias lançadas a partir do ano de 29 Para obter repercussão de qualidade e alavancar os serviços das agências, foi preciso investir em uma boa campanha publicitária E são essas propagandas que analisaremos em nosso estudo Para cumprir o objetivo de compreender as estratégias utilizadas pelos publicitários desses anúncios, tomaremos por base a teoria fornecida pela Semântica Argumentativa Os mecanismos persuasivos possuem a incumbência de orientar a argumentatividade de um texto, expondo a intenção de quem o produziu, instigando e direcionando o interlocutor para uma determinada conclusão Os operadores argumentativos, os intensificadores, a adjetivação, os dêiticos, entre outros recursos, serão analisados em nosso corpus e servirão para exemplificar os variados efeitos de sentido que provocam, influenciando a construção persuasiva do discurso publicitário Também ressaltaremos alguns aspectos ideológicos das propagandas, pois, para conseguir a atenção do leitor/ consumidor, o discurso propagandístico precisa ser construído com base nesses aspectos para causar efeito e cumprir, de fato, seu papel que é levar o outro a adquirir o produto ou ideia anunciada
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