02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
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Navegando 02 - Mestrado - Estudos da Linguagem por Assunto "Análise da conversação"
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Item Conversação digital : língua falada e processos de monitoramentoStorto, Letícia Jovelina; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Perfeito, Alba Maria; Antônio, Juliano DesideratoResumo: A grande utilização de comunicadores instantâneos (Messenger) para a interação entre pessoas localizadas mundo afora e o notável o grau de influência que esse instrumento de comunicação tem gerado na linguagem dos indivíduos despertaram o interesse em analisar se, em conversas digitais, os interlocutores monitoram-se simultaneamente e que modalidade da língua predomina (fala ou escrita) Partindo desse questionamento, foram verificados a linguagem e os processos de monitoramento do falante e do ouvinte em diálogos simétricos entre dois informantes em conversas virtuais, mais especificamente via Messenger Balizados nos estudos da Análise da Conversação, objetivamos, pois, examinar a forma e as características dos processos de monitoramento empregados nessa ferramenta e verificar o seu papel na construção textual e no desenvolvimento da interação entre os participantes do ato comunicativo Assim como estudar a modalidade de língua empregada nos comunicadores instantâneos Como corpus, utilizamos setenta conversas digitais, é um material suficiente para coletar os dados necessários à análise A nossa hipótese foi a de que, na dinâmica do texto conversacional, o falante e o ouvinte são igualmente ativos e monitoram continuamente a fala de seus parceiros conversacionais, independente da situação de interação e do suporte em que estão inseridos Como o objeto de análise é um evento real de comunicação, a metodologia empregada foi a empírico-indutiva, apresentando-se com natureza qualitativa e interpretativa De acordo com os resultados das análises, observamos que a língua falada predomina e que as conversas virtuais, realmente, apresentam processos de monitoramento semelhantes aos da interação face a face, pois falante e ouvinte, em ambos os contextos, procuram mostrar ao seu interlocutor que se interessam pela conversa, assim como buscam apresentar-lhe suas dúvidas, sua colaboração, seu apoio, de forma a monitorar o diálogo, atribuindo-lhe a coerência necessáriaItem A importância dos marcadores cinésicos e supra-segmentais na contação de históriasRuíz, Hérica Elaine Barbosa; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Limoli, Loredana; Bruno, HaroldoResumo: Esta Dissertação discute como funcionam os Marcadores Cinésicos e Supra-Segmentais e o sentido que produzem nos ouvintes, no momento da contação de histórias A pesquisa compõe-se de quatro etapas Em um primeiro momento, são apresentadas as características da Língua Falada; em seguida, abordam-se temas relacionados aos MCs Cinésicos (gestualidade) e Supra-Segmentais (prosódia) e a importância dos mesmos nas narrativas literárias orais infantis Na seqüência, há um estudo direcionado à Literatura Infantil, propriamente dita Por fim, evidenciam-se os Procedimentos Metodológicos e, consequentemente, os Resultados Obtidos Comprovou-se, dessa forma, que os Marcadores Cinésicos e Supra-Segmentais utilizados nas narrativas orais infantis influem significativamente para boa aceitação e interação entre contador, enredo e platéiaItem Inserções parentéticas em aulas para os ensinos médio e superiorAmaral, Flávia Monteiro do; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Panichi, Edina Regina Pugas; Marquesi, Sueli CristinaResumo: Os processos de construção da fala são três: a) processos de ativação; b) processos de reativação; e c) processos de desativação As inserções parentéticas fazem parte dos processos de desativação do texto falado A desativação é um procedimento de ruptura na elaboração do texto e da sentença, resultantes em parênteses, digressões, pausas, hesitações e outros Os parênteses são desvios momentâneos da progressão temática do texto falado e podem ser classificados quanto à estrutura (marcador conversacional, vocábulo, frase simples ou complexa), à presença de marcadores conversacionais e à função exercida por esses segmentos na construção do texto e no processo interacional Por serem muito relevantes para o estabelecimento e manutenção da interação, o trabalho em questão analisa, sobretudo, a recorrência de inserções parentéticas em aulas para o ensino médio e superior Objetiva-se efetuar o levantamento e a classificação dos parênteses em aulas Para tanto, esta pesquisa está fundamentada em teorias da Análise da Conversação (AC) e em linguistas como Galembeck (1997; 1999), Jubran (1997) e Castilho (1998) O corpus da pesquisa constitui-se dos inquéritos 251, 356 e 364, retirados dos arquivos do Projeto NURC/RJ e publicados em Callou (1991), e dos inquéritos 124, 377 e 45, retirados dos arquivos do Projeto NURC/SP e publicados em Castilho e Preti (1987) O corpus apresenta elocuções formais obtidas em situações reais de interação, com isso a metodologia utilizada, nesta pesquisa, é a empírico-indutiva, já que não existem modelos previamente instituídos Acredita-se que as inserções parentéticas têm alta recorrência em textos falados e exercem funções variadas, como estabelecer a inteligibilidade do texto, evocar conhecimento partilhado do tópico, testar a compreensão do interlocutor, estabelecer condições para a realização ou prosseguimento do ato comunicativo, negociar turnos, entre outras