02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Estudos da Linguagem por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidadesCoradim, Josimayre Novelli; Reis, Simone [Orientador]; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Ferreira, Aparecida de Jesus; Perfeito, Alba Maria; Menegassi, Renilson JoséResumo: A presente pesquisa investiga interpretações de duas professoras de língua inglesa de escola pública quanto às Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM) Com base em referencial teórico sobre prática curricular, concepções de linguagem e de leitura, leitura crítica e letramento crítico, adota cognições como unidade de análise presentes em duas entrevistas semi-estruturadas e em atividades didáticas por elas produzidas A análise serviu-se da Grounded Theory como método e da triangulação por Instrumentos humanos para garantir a inter-subjetividade das interpretações da pesquisa Os resultados estruturam-se nas dimensões (1) análise, (2) avaliação, (3) conceitos e (4) possibilidades de aplicação Eles evidenciam grande distância entre as OCEM e as interpretações das professoras Como contribuições, a pesquisa oferece exemplificações metodológicas para o uso da Grounded theory como método, revela acatamento das OCEM enquanto currículo formal-ideológico, sem, contudo, compreendê-las conceitualmente Finalmente, a Dissertação encaminha reflexões no contexto de educação continuada de professores de língua inglesa e questionamentos para futuras pesquisas