02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
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Item A argumentação das propagandas veiculadas em folhetos de cordelNascimento, Waldir Neres do; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui um acervo de literatura de cordel com mais ou menos 37 exemplares e parte desse material é o corpus de nossa pesquisa Observamos alguns gêneros textuais nas contracapas destes folhetos, dentre eles: oração, letra de música, propaganda política, propaganda publicitária, carta ao leitor, jogo de bicho, entre outros Selecionamos a propaganda publicitária para desenvolvermos este trabalho, tendo como objetivo o estudo dos recursos argumentativos existentes em tais propagandas Todo e qualquer recurso usado serve para aumentar a força argumentativa, de modo que envolva o público leitor e o convença a ser mais que leitor, que se encaminhe também ao nível de consumidor de determinado produto Tanto os recursos verbais como os não-verbais estão à disposição do mundo publicitário Ora são as imagens que nos sensibilizam, ora a subjetividade das palavras, muitas vezes ainda é na combinação de recursos verbais e não-verbais que somos persuadidos e “fisgados” Até os sinais de pontuação ganham novas finalidades São abandonados, nesse sentido, os padrões comuns privilegiados pela gramática, para alcançar maior persuasão, pois a pontuação da língua apresenta funções retóricas Há um jogo constante entre imagens, classes de palavras como adjetivos, advérbios e conjunções para verter conceitos e verdades do enunciador em conceitos e verdades do leitor/consumidorItem Os valores sociais e a argumentação no discurso da propagandaFracasse, Luciana; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Fávero, Leonor Lopes; Fernandes, Luiz Carlos; Oliveira, Esther Gomes de [Coorientadora]Resumo: Dentre os vários discursos que permeiam o cotidiano, o da propaganda é um vasto campo de pesquisas, não só na área de Semântica Argumentativa, como também em outras áreas das Ciências Humanas Partindo desse pressuposto, apontaremos os valores sociais existentes na mensagem publicitária e os recursos argumentativos utilizados pelo enunciador para consolidar tais valores e para tornar os anúncios mais persuasivos O corpus a ser estudado é composto por sete propagandas retiradas das revistas Veja, Época e Caras, entre os períodos de outubro de 2 a dezembro de 21 e o critério de escolha baseou-se no tratamento dado, em cada peça estudada, aos valores relevantes em nossa sociedade Ao ocupar um amplo espaço nos meios de comunicação, a propaganda, elaborada com diversos recursos, atinge um grande número de receptores, transmitindo valores, regras e costumes veiculados pela classe dominante através da ideologia Portanto, os valores úteis, vitais, lógicos, estéticos, éticos e religiosos passam a ser valores sociais através da interação estabelecida entre o indivíduo e o grupo social que o cerca Para conceituarmos o termo valor, recorremos às pesquisas feitas por estudiosos das áreas de Filosofia, Sociologia e Psicologia Social, as quais propiciam melhor compreensão da Teoria dos Valores, isto é, a Axiologia Com o intuito de verificar a presença dos valores sociais e da ideologia utilizados pelo enunciador para convencer seu enunciatário, analisaremos a organização do discurso publicitário, dando ênfase aos seguintes mecanismos semântico-argumentativos: coerência, coesão referencial, dêixis, adjetivação, modalização, processos de intensificação, operadores argumentativos, lugares argumentativos, figuras de repetição e estrangeirismos/empréstimos lingüísticos Encontramos, na Semântica Argumentativa, o respaldo teórico para compreendermos a função de marcas lingüísticas na propaganda, objetivando detectar o verdadeiro papel desses mecanismos, enquanto norteadores de valores sociais revestidos de caráter ideológico