02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Estudos da Linguagem por Assunto "Adolescentes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somosOliveira, Eliane Vitorino de Moura; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Ricardo, Stella Maria Bortoni; Aguilera, Vanderci de AndradeResumo: O adolescente, em uma etapa de vida marcada por processos de várias ordens, entre eles a questão identitária, ao utilizar a língua busca se impor, fixar-se como integrante e demarcar espaço dentro de um grupo, ou seja, utilizar a língua de uma forma ou de outra, torna-se um símbolo por meio do qual apresenta sua imagem ou seu valor social diante dos outros, com o intuito de torná-lo igual aos seus pares Assim sendo, sua expressão linguística, a qual constitui um campo profícuo de pesquisa, já que ele terá que adequar sua expressão à variedade utilizada pelo grupo em que se insere ou quer se inserir, levou-nos a buscar uma análise mais aprofundada da forma de expressão adolescente, por meio da investigação do uso da língua, em especial a Concordância Verbal (CV) Analisando as redes sociais em que se introduz e quais as influências pertinentes para a questão identitária, buscamos testar as seguintes hipóteses: a) os adolescentes de classe baixa não usam a CV porque o grupo, ou as redes sociais, em que se inserem não a usam, ou seja, tal variação é utilizada para compactuar com seus pares e b) os adolescentes inseridos na classe privilegiada utilizam a CV para igualar-se ao seu grupo, já que é durante a adolescência que o indivíduo se coloca mais à mercê de um grupo Com base nos pressupostos da Sociolinguística, realizamos nossas análises, por meio por meio das quais foi possível observar, entre outros dados relevantes, que a opção pela CV ou não-CV relaciona-se, sobretudo, com as redes de interação dos adolescentes, além de que os fatores extralinguísticos têm peso e são cruciais para a formação da identidade adolescente Assim, com base nos resultados, esperamos poder colaborar para a inserção e valorização de estudos direcionados à variação linguística no meio escolar