02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Assunto "Active methodology"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Blog e e-book : propostas didáticas digitais na aula de língua espanhola como amplitude da competência digitalOliveira, Maiara Fernandes de; Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena [Orientador]; Jesus, Adriana Regina de; Ferreira, Cláudia CristinaResumo: Diante do cenário educacional atual, existe uma preocupação em revisar as formas de aprender e de ensinar (MORAN, 215), as formas que acompanham as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão TDICE (LACERDA SANTOS, 214) Portanto, o objetivo do nosso trabalho é compreender o conceito e o contexto da Competência Digital proposta por (BRASIL, 218), tendo como finalidade produzir propostas didáticas digitais (TOMLINSON & MASUHARA, 25) que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem de alunos matriculados no ensino Fundamental II de Língua Espanhola, tendo como premissa o uso de Metodologias Ativas (MORAN, 215), e a partir delas, socializá-las por meio de um blog educacional e um e-book (SILVA; CAFÈ; CAPATAN, 21), a fim de colaborar, compartilhar e interagir com outros discentes sobre o desenvolvimento digital de forma colaborativa As experiências relatadas foram obtidas mediante uma pesquisa descritiva, exploratória, aplicada e de cunho qualitativo (NWOGU, 1997) com grupos do Ensino Fundamental II, em um colégio privado do Norte do Paraná, no Brasil Também descrevemos algumas implicações (PINHEIRO, 217) sobre o uso dos objetos e das ferramentas digitais (SILVA; CAFÉ; CAPATAN, 21; CARVALHO, 217) no ensino do espanhol como língua estrangeira e sugerimos as propostas didáticas digitais como aporte para o desenvolvimento da Competência Digital (INTEF, 217; BUZATO, 29) por meio do uso das TDICE (LACERDA SANTOS, 214) Justificamos a apresentação desta temática por fazer parte do contexto de atuação docente da pesquisadora e pelo avanço da sociedade em detrimento às tecnologias de ensino e suas diversas formas de linguagens (BRASIL, 218) Assim, entendemos que há uma preocupação em revisar as formas de ensinar (MORAN, 215), pois o aluno ganha espaço como protagonista de sua aprendizagem Dessa forma, reconhecemos a necessidade de um novo paradigma educacional que contemple e desenvolva a aprendizagem autônoma e interativa (ABIO, 217), por meio das Metodologias Ativas, que possibilite a ampliação do vocabulário, da escrita e do uso da gramática (BIERBRAUER, 215) por meio da TDICE, integrando espaços e tempos Para isso, as propostas didáticas digitais pretendem auxiliar em como trabalhar a Competência Digital em sala de aula integrando as Metodologias Ativas e as TDICE Assim, concluímos que o uso das ferramentas digitais pode sim, quando estas se encontram disponíveis no contexto educacional, ser um caminho para a aprendizagem autônoma, porém as implicações encontradas mediante o uso das ferramentas digitais serão os desafios encontrados para sua prática de ensinoItem Brazilian treasures worth discovering : mitos e lendas regionais nas aulas de língua inglesaCoutinho, Sara Mayara; Montañez, Amanda Perez [Orientador]; Ferreira, Cláudia Cristina; Orgado, Gisele Tyba Mayrink RedondoResumo: Nos últimos anos, no cenário do ensino de línguas, observa-se que há uma crescente valorização da cultura americana, em detrimento da cultura brasileira, nas salas de aula de língua inglesa (LI), no ensino regular (MOTTA_ROTH, 23) Enseja-se ajudar a diminuir tal demanda, por meio da criação de um produto educacional A proposta de trabalho utiliza-se de metodologias ativas, como BACICH (218) e MORAN (217), como norte para a idealização de atividades que estimulem a participação ativa dos alunos, ao se depararem com aspectos de sua cultura, em lendas e mitos regionais brasileiros, e a partir deste contato fomentem discussões acerca de costumes e valores construídos historicamente (KRAMSCH, 217) utilizando a língua alvo, como ferramenta (BNCC, 218) Dentre as metodologias ativas utilizadas na elaboração do produto em questão, incluem-se remixing (KNOBBEL & LANKSHEER, 28; GAINER & LAPP, 21) e sala de aula invertida (TUCKER, 211) Este relato de pesquisa de desenvolvimento de produto educacional busca analisar o processo de elaboração de um produto educacional em formato de e-book numa proposta intercultural (WALSH 29), e os desafios enfrentados durante a concepção do mesmo Inicialmente definimos os conceitos subjacentes à produção do material, e em seguida explicitamos os critérios utilizados para a organização do produto e enumeramos as dificuldades e resultados obtidos na composição do material em questão, além de advogarmos sobre sua importância no cenário de ensino de línguas Os resultados iniciais apontam que é necessário que se repensem as aulas de língua inglesa, de modo a proporcionar um espaço maior para que os alunos criem e se expressem, seja por meio de textos escritos, ou através de ferramentas digitais, entre outros Espera-se que o presente produto educacional auxilie professores de língua inglesa a trabalharem com a cultura brasileira em suas aulas, de forma lúdica e atual, por meio de ferramentas digitais e multimodais, propiciando um ambiente que viabiliza oportunidades de compartilhamento e ressignificação de valores culturais, estimulando a noção de pertencimento e produção dos alunos nas aulas de língua inglesa Acalenta-se que tais oportunidades ensinem aos alunos diferentes formas de enxergar culturas distintas, de forma respeitosa e prazerosa