02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social por Assunto "Adult education"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item As intenções e expectativas dos imigrantes haitianos na educação de jovens e adultos (EJA) : desafios e possibilidadesAntoine, Dominique; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Zanetti, Maria Aparecida; Rocha, Andréa PiresResumo: A presente pesquisa tem como centralidade a questão da educação no contexto dos fluxos migratórios, problematizando o direito à educação dos migrantes haitianos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, particularmente no município de Cambé, PR O estudo pretende desvelar o percurso dos imigrantes, desde a suas vivências socioculturais nas escolas do Haiti, passando pelo deslocamento ao Brasil até sua a inserção na educação básica, via modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) O objetivo é analisar as intenções e expectativas dos imigrantes haitianos na EJA, quando buscam essa modalidade de educação gratuita no Brasil Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que tem como amostra intencional os migrantes haitianos na EJA, em duas instituições: Escola Municipal Padre Symphoriano e CEEBJA Professora Maria do Carmo Bocati, localizadas em Cambé, PR No desenvolvimento da pesquisa foram estabelecidos procedimentos metodológicos organizados em três momentos: revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, aplicado aos educandos haitianos, sendo precedido pela observação não participante nas duas escolas e observação participante do pesquisador nas duas igrejas evangélicas haitianas nesta mesma municipalidade, frequentadas pelos sujeitos Os resultados obtidos evidenciam que as motivações iniciais dos educandos haitianos para ingresso na EJA são: falar a língua portuguesa, ser um filósofo (concluir o ensino médio na cultura popular haitiana), ter um diploma internacional e estudar numa escola gratuita A pesquisa possibilitou a identificação de dois perfis desses educandos na EJA: os recém-chegados ao Brasil, que buscam a aprendizagem do português, com foco na inserção no mercado de trabalho, e os que vivem há mais tempo no Brasil e aspiram concluir o ensino médio, para ingresso no ensino superior, objetivando uma ascensão social neste país