02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Assunto "Análise de interação em educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Considerações sobre alguns aspectos da linguagem matemáticaYamasaki, Célia Miyuki; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Alves, Michele de Oliveira; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: O presente estudo tem como foco os temas: Linguagem Matemática, Lógica e formalização dos resultados matemáticos Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão literária fundamentada em referenciais tanto da Educação Matemática, quanto da Matemática Buscou-se investigar as dificuldades inerentes à apresentação, expressão e comunicação dos conhecimentos matemáticos, seja no ensino, seja na aprendizagem; em qualquer nível escolar Considerando a perspectiva de superar tais dificuldades, foram constituídos estudos que destacaram, no percurso das aulas de Matemática, os aspectos concernentes à Linguagem Matemática vivenciadas em diferentes experiências do cotidiano escolar Estas, por sua vez, proporcionaram a reflexão sobre práticas educacionais que valorizem relações discursivas dos sujeitos educacionais, tanto professores quanto alunos, em posição de igualdade social Neste contexto, as leituras das ações que permeiam a linguagem – como a fala, a escrita e os gestos, entre outras – foram analisadas e discutidas mediante confrontos obtidos pelos sujeitos educacionais, numa atitude, de fato, democrática Priorizou-se a Lógica e sua importância, sob a ótica das argumentações, abordada substancialmente para sustentar o uso da linguagem matemática haja vista que uma demonstração matemática, requer o rigor lógico no estabelecimento da validade das afirmações Na trajetória percorrida, no sentido de contribuir com a aquisição e ampliação de conhecimentos da Linguagem Matemática, alguns termos significativos – definição, noção primitiva, axioma, teorema, regras de inferência, modelo axiomático e demonstração – foram apresentados e discutidos, além de algumas técnicas de demonstração que foram exemplificadas A preocupação centrou-se na formalização dos resultados matemáticos e, desse modo, na escrita de textos matemáticos Diante das diversas concepções para o fortalecimento dos aspectos intelectuais e pessoais, o estudo apresenta uma proposta de intervenção, que se caracteriza como uma tentativa de comunicação das ideias matemáticasItem Superdotação/altas habilidades e lógica clássica : algumas considerações para a educação básicaSantos, Douglas Bordinhão dos; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Ferreira, Ricardo Cezar; Dantas, Sérgio CarrazedoResumo: Este trabalho investiga o conceito de superdotação e algumas de suas possíveis correlações com a Lógica Clássica Objetivamos analisar a percepção de cinco professores, que ministram aulas no Ensino Médio, na rede pública de ensino, em relação ao fenômeno da superdotação e à resolução de exercícios de Lógica Clássica Os professores foram entrevistados por meio de um questionário e suas respostas foram analisadas à luz da pesquisa qualitativa Constatou-se a falta de familiaridade dos professores à respeito do fenômeno da superdotação e a percepção de que os alunos superdotados conseguiriam resolver os exercícios de lógica clássica, à diferença dos alunos regulares