01 - Doutorado - Enfermagem
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Navegando 01 - Doutorado - Enfermagem por Assunto "Enfermagem"
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Item Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguísticaBarreto, Maynara Fernanda Carvalho; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço [Orientador]; Galdino, Maria José Quina; Martins, Júlia Trevisan; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Marziale, Maria Helena Palucci; Marcon, Sônia Silva; Galdino, Maria José Quina [Coorientadora]Resumo: A pesquisa teve como objetivos analisar os fatores associados às dimensões da síndrome de burnout e a associação entre as dimensões trabalho excessivo e trabalho compulsivo do workaholism com as dimensões da síndrome de burnout Trata-se de uma pesquisa transversal realizada com docentes vinculados à 155 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Linguística do Brasil reconhecidos pela CAPES A coleta de dados ocorreu entre fevereiro a agosto de 219 por meio de um questionário online composto por variáveis sociodemográficas, ocupacionais, de hábitos de vida e as escalas Maslach Burnout InventoryTM - Human Services Survey para avaliar os níveis de exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional e Dutch Work Addiction Scale para avaliar os níveis de trabalho excessivo e trabalho compulsivo Utilizou-se a estatística descritiva, análises univariadas e modelos múltiplos de regressão logística, apresentados em odds ratio (OR) brutos e ajustados com intervalos de confiança de 95% Os resultados mostraram que docentes com chance aumentada para exaustão emocional e despersonalização referiram usar medicamentos em razão da atividade laboral A influência negativa do ritmo e intensidade do trabalho na vida pessoal, o pensamento em deixar o programa e possuir mais ou igual a três artigos científicos em elaboração apresentaram chances aumentadas para a exaustão emocional e, realizar mais de nove horas semanais na graduação à baixa realização profissional Possuir relacionamento conjugal, satisfação com a saúde e trabalho, possuir pós-doutorado, autonomia e bom relacionamento interpessoal com os docentes do programa apresentaram chances reduzidas de exaustão emocional Chances reduzidas de despersonalização ocorreu com os que referiram estar satisfeito com o trabalho, possuir bom relacionamento interpessoal com orientandos e docentes e receber bolsa produtividade Estar satisfeito com o trabalho e programa de atuação, bom relacionamento com orientandos e docentes e apresentar mais de três livros e/ou capítulos publicados no último ano reduziram os níveis de baixa realização profissional Docentes com alto nível de trabalho excessivo (29,4%) apresentaram 2,754 vezes a chance de exaustão emocional alta e 2,76 vezes a chance de despersonalização alta Quanto aos docentes com alto nível de trabalho compulsivo (8,3%), estes apresentaram 4,876 vezes a chance de exaustão emocional alta e 2,972 vezes a chance de despersonalização alta Não foi identificado associação entre trabalho excessivo e trabalho compulsivo com a baixa realização profissional Concluiu-se que a síndrome de burnout está associada às variáveis sociodemográficas, ocupacionais e de hábitos de vida dos docentes de pós-graduação stricto sensu em Letras e Linguística, bem como os maiores níveis de trabalho excessivo e trabalho compulsivo do workaholism estão diretamente associados à exaustão emocional e despersonalização da síndrome de burnout entre os participantes deste estudoItem Construção coletiva de um plano assistencial de enfermagem para prevenção e controle do delirium no idoso hospitalizadoGiroti, Suellen Karina de Oliveira; Dellaroza, Mara Solange Gomes [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Carreira, Lígia; Zani, Adriana Valongo; Sousa, Jacy Aurélia Vieira deResumo: Introdução: Uma das consequências do envelhecimento populacional é a maior necessidade de uso dos serviços de saúde, e o idoso, quando hospitalizado, está predisposto ao desenvolvimento de alterações cognitivas, com destaque para o delirium Definido por um estado confusional agudo e flutuante, o delirium é manifestado por desatenção e por disfunção cognitiva global, ocorrendo em consequência de diversos fatores de risco e estando associado a desfechos desfavoráveis, como aumento do tempo de internação, dependência funcional, piora clínica e morbimortalidade O quadro afeta de 29 a 64% dos idosos internados, porém de 3 a 4% dos casos são evitáveis Objetivo: Revelar os saberes, as experiências e as contribuições da equipe de enfermagem na construção de um plano assistencial para prevenção e controle do delirium no idoso hospitalizado Método: Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), realizada em uma Unidade de Internação de um hospital universitário do norte do Paraná Participaram da pesquisa 5 profissionais de enfermagem A pesquisa aconteceu em duas fases subsequentes e inter-relacionadas: na primeira, realizou-se um diagnóstico situacional com o acompanhamento de 247 idosos hospitalizados, a fim de verificar-se a ocorrência do delirium, seguido de uma entrevista com os profissionais de enfermagem, com o objetivo de identificar seu conhecimento sobre o delirium no idoso hospitalizado Na segunda fase, em oficinas e por meio da PCA, construiu-se o plano assistencial de enfermagem para prevenção e controle do delirium no idoso hospitalizado A análise dos dados quantitativos foi conduzida no Statistical Package for the Social Sciences, e a análise qualitativa do conteúdo das entrevistas foi embasada na proposta de Bardin Utilizaram-se como referencial teórico os constructos de Paulo Freire Resultados: Dos 247 idosos acompanhados, 8,5% desenvolveram delirium O plano assistencial construído foi composto de 31 cuidados de enfermagem envolvendo a participação dos familiares/cuidadores Elaborou-se um tutorial do plano assistência, que foi inserido no sistema informatizado do hospital em estudo, denominado Medview Os profissionais relataram que a participação deles na construção do plano fortaleceu o trabalho em equipe e trouxe mais comprometimento de todos, refletindo na melhoria da qualidade da assistência aos idosos hospitalizados Conclusão: O processo educativo implementado com a metodologia da PCA qualificou a assistência, proporcionando aos participantes momentos de reflexão acerca da prática assistencial vivenciada, fazendo com que eles praticassem mudanças quanto à prevenção e ao controle do delirium no idoso hospitalizado Para tanto, foi necessário não só o conhecimento científico, mas também ações estruturais no ambiente hospitalar, assim como mudanças no agir do profissional de acordo com medidas comprovadamente efetivas para a diminuição de eventos adversos relacionados a essa síndromeItem Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronarianaMoreira, Ana Cândida Martins Grossi; Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Felix, Jorge Vinícius Cestari; Dellaroza, Mara Solange Gomes; Mantovani, Maria de FátimaResumo: Este estudo teve como objetivo avaliar do ensino baseado em simulação no desenvolvimento da competência clínica de estudante de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronariana Trata-se de um estudo quase experimental, do qual participaram 62 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados no quarto ano, no período de fevereiro de 219 a fevereiro de 22 O experimento referiu-se ao ensino baseado em simulação, sendo utilizadas estratégias de ensino, teoria e prática A estratégia teórica iniciou-se com um estudo de caso e aula teórica expositiva dialogada, com dinâmica em grupo A estratégia prática incluiu a simulação de alta fidelidade com paciente ator Foram construídos para coleta de dados um Teste de Conhecimento, que avaliou o conhecimento teórico, e um Checklist para avaliação das habilidades e atitudes dos estudantes, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática e das diretrizes norte-americanas de síndrome coronariana O Checklist foi submetido à validação de conteúdo pela técnica Delphi por juízes especialistas; e a validação da aplicabilidade, por docentes e residentes de enfermagem; utilizou-se ainda a Escala do Design da Simulação, validada para uso no Brasil, composta de duas subescalas, divididas em cinco fatores que avaliaram os objetivos e informações, apoio, resolução de problemas, feedback/reflexão e o realismo do cenário Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® e analisados descritivamente, por frequência absoluta e relativa, pelo programa Statistical Package for the Social Science O Checklist demonstrou validade de conteúdo e aplicabilidade, e sua adoção possibilitou a identificação das habilidades e atitudes realizadas pelos estudantes A avaliação do conhecimento dos estudantes revelou um aumento gradual durante as estratégias teóricas de ensino (67,6%, 76,7% e 88,1%) Em simulação de atendimento, na competência “comunicação”, a habilidade com maior percentual de execução adequada foi “comunicou-se com fala nítida e tom de voz controlado” (93,5%), enquanto que “atribuiu solicitações verbalmente ou visualmente a uma pessoa específica” apresentou 23,3% Na competência “avaliação do paciente”, a habilidade “acoplou oxímetro de pulso em polpa dos dedos da mão” foi executada por todos os estudantes (1%) e “investigou sintomas concomitantes” teve 25% de percentual de execução Na competência “tratamento imediato”, a habilidade “administrou antiagregante plaquetário, de acordo com protocolo” também apresentou 1% de execução adequada pelos participantes e “perguntou sobre alergia medicamentosa”, 72,8% Na última competência, a classificação adequada do paciente em um dos três grupos de síndrome coronariana foi de 75%; tratamento de acordo com protocolo, 83,7% e verbalizou quais derivações apresentaram alterações no segmento ST obteve 68,5% de execução correta Na avaliação do design da simulação, a média do escore foi acima de quatro para quatro fatores, indicando que os estudantes concordaram que os componentes do cenário de simulação foram bem implementados A avaliação da retenção do conhecimento demonstrou a manutenção do aprendizado após 3 dias da intervenção (87,6%) A participação no ensino baseado em simulação contribuiu para o desenvolvimento da competência clínica dos estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronarianaItem Implantação do modelo de manejo da sede na unidade de queimados : estudo de intervenção norteado pelo Knowledge TranslationGarcia, Aline Korki Arrabal; Fonseca, Lígia Fahl [Orientador]; Rossetto, Edilaine Giovanini; Tramontini, Cibele Cristina; Rossi, Lídia Aparecida; Amaral, Thaíla Castral doResumo: Introdução: O Modelo de Manejo da Sede perioperatória possibilita o tratamento desse desconforto em diferentes cenários cirúrgicos, incluindo o do paciente queimado Incorporar esse cuidado de forma intencional, como um protocolo clínico, ainda é um desafio, pois a simples disseminação da evidência não faz com que ela seja aplicada Dessa forma, o uso de intervenções baseado no Knowledge Translation norteia e instrumentaliza a incorporação da evidência científica na prática clínica Objetivo: Avaliar o uso de um arcabouço teórico baseado no Knowledge Translation (KT), guiado pelo modelo conceitual Integrated Promoting Action on Research Implementation in Health Services (i-PARIHS) e operacionalizada pela intervenção Evidence-Based Practice for Improving Quality (EPIQ) em relação à adoção, cobertura, viabilidade, aceitabilidade e fidelidade do Modelo de Manejo da Sede pré- operatória em uma unidade de queimados Método: Quase-experimental de tempo série do tipo pré e pós-teste, sem grupo controle, norteado pelo referencial teórico KT, com uso do i-PARIHS como guia para implantação e operacionalizada pela intervenção EPIQ Amostra foi constituída de 59 pacientes adultos e pediátricos hospitalizados na fase pré-implantação e 4 na pós-implantação, além de 36 profissionais de enfermagem A coleta de dados ocorreu de agosto de 219 a março de 22 em uma unidade de queimados de um hospital universitário no sul do Brasil As variáveis de resultado de implantação foram: adoção, fidelidade, cobertura, aceitabilidade e viabilidade do Modelo de Manejo da Sede pré-operatória em uma unidade de queimados A implantação ocorreu em duas etapas preconizadas pela EPIQ: Preparação e Implantação e mudança, com sequência de passos pré- estabelecidos Em cada parte do processo foram considerados os quatro elementos do KT (síntese de evidências, disseminação, troca, aplicação eticamente sólida do conhecimento) e os fatores que influenciam a implementação segundo o i-PARIHS (facilitação, inovação, destinatário e contexto) Para sua efetivação, quatro ciclos da ferramenta PDSA foram realizados Considerando as barreiras e facilitadores identificados, utilizaram-se múltiplas estratégias combinadas de Knowledge Translation: cartazes, capacitações teóricas e práticas, individuais ou em grupo, vídeos, dinâmicas, músicas, desenvolvimento de logo para visibilidade da implantação, auditoria e feedback, protocolos clínicos didáticos e ilustrados, entre outros Resultados: Houve adoção da evidência pela equipe com variação de ,% de manejo da sede no momento pré-implantação, para 72,5% no pós-implantação, cobertura da capacitação da aplicação do modelo de manejo de 87,5% das enfermeiras e 87,9% dos técnicos de enfermagem A evidência apresentou aceitabilidade e viabilidade pelos profissionais, e os ciclos de PDSA alcançaram as metas em três dos quatro pilares do Modelo, evidenciando fidelidade Conclusão: O arcabouço teórico sistematizou o caminho a ser percorrido, se mostrando adequado e inovador para a implantação do Modelo de Manejo da Sede pré-operatório na unidade de queimados Espera-se que os resultados apresentados e discutidos possam auxiliar futuras implantações do Modelo de Manejo da Sede em cenários distintos, com o intuito de embasar as práticas em evidências robustasItem Near miss materno : qualidade de vida no pós-partoColombo, Natália Carolina Rodrigues; Cardelli, Alexandrina Aparecida Maciel [Orientador]; Ferrari, Rosângela Aparecida Pimenta; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Pelloso, Sandra Marisa; Maciel, Sandra MaraResumo: Mundialmente a saúde e a qualidade de vida (QV) da mulher é abordada como tema central e desafiador Entre as iniciativas para melhoria desse cenário é a identificação de mulheres que sofreram um evento de near miss materno durante a gravidez, parto ou em até 42 dias após o término da gravidez, mas sobreviveram Este estudo avaliou a QV de puérperas de alto risco que vivenciaram o near miss no período pós-parto por meio de um estudo transversal, aninhado a uma coorte prospectiva, entre outubro de 216 a agosto de 217 Participaram puérperas de alto risco de uma maternidade pública da região sul do Brasil, com algum critério de near miss materno No primeiro estudo, uma revisão integrativa, 9 artigos foram incluídos, que utilizaram 1 tipos de instrumentos de avaliação de qualidade de vida, 4 de uso genérico e 6 específicos Foram observados prejuízos nas dimensões física, emocional, psicológica, social, conjugal, sexual e profissional que afetaram diretamente na QV de mulheres no pós-parto No segundo estudo, utilizou-se um formulário estruturado para a caracterização, o Short Form Survey (SF-36) para um dos estudos com 262 puérperas e o instrumento Mother Generated Index (MGI) para o terceiro estudo com 236 puérperas Foram realizados os testes Shapiro-Wilk, Levene, Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis para comparar as medianas e o Post-Hoc de Dunn Utilizando-se o SF-36, dor e limitações por aspectos físicos e emocionais foram os domínios da QV com piores escores e o near miss cardiovascular prevaleceu Adolescentes tiveram pior escore de limitação física (p=,35), puérperas com 36 anos ou mais apresentaram melhor escore de saúde mental (p=,42), as brancas mostraram escore pior de dor (p=,4) e melhor de estado geral de saúde (p=,4), e quem realizou cesárea teve pior escore de limitação física, aspectos emocionais, saúde mental e aspectos globais físicos e mentais De acordo com a MGI, para a maioria das puérperas foi negativo o retorno ao trabalho (n= 58; 45,7%) e problemas físicos ou mentais (n=71; 34,6%) Tanto os dados absolutos como as médias foram positivos nas áreas sentimento em relação a si mesma (8,7±1,3); sentimento em relação ao bebê (9,5±1,), relacionamento parceiro/família (9,5±1,) e vida social (8,4±1,4) O retorno ao trabalho (média do escore secundário = ,5 ± ,9) e a vida social (média do escore secundário = ,4; ±,9) foram as piores áreas da QV Houve associação entre os diferentes níveis de escolaridade, vida social (p= ,36); sentimentos em relação a si mesma (p=,23) e retorno ao trabalho (p=,37); ensino fundamental com sentimento em relação a si mesma (p=,38) e vida social (p=,33); retorno ao trabalho e nível fundamental (p=,41); ocupação leve e vida social (p=,33); near miss infeccioso e sentimentos com relação a si mesma (p= ,28) e problemas físicos ou mentais (p=,14)Conclui-se que as puérperas em situação de near miss apresentaram redução da QV com destaque nas áreas físicas e emocionais, o que reforça a necessidade de diagnosticar e propor cuidados de saúde a essa população pouco percebida