02 - Mestrado - Ciência da Informação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Ciência da Informação por Assunto "Administração pública"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise de fluxo informacional de instrumentos jurídicos de convênio de uma universidade pública sob a ótica da gestão da informaçãoCasarim, Luis Fernando; Giannasi-Kaimen, Maria Júlia [Orientador]; Moreno, Nádina Aparecida; Muniz, Tânia Lobo; Calderon, Wilmara Rodrigues; Moreno, Nádina Aparecida [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa tem como base os princípios de gestão da informação aplicados à análise de fluxo informacional dos instrumentos de convênios em uma universidade pública Seu objetivo é analisar o fluxo informacional dos instrumentos jurídicos de convênios, sob a ótica da gestão da informação, visando à simplificação e à racionalização das etapas dos protocolos, dos projetos de criação e oferta de cursos de especialização lato sensu e dos programas de atendimento à sociedade, oferecidos por meio de parcerias entre a universidade e as fundações de apoio e institutos vinculados a ela O estudo apropria-se da pesquisa documental para levantamento do fluxo informacional que norteia a instrução atual dos procedimentos, levando em consideração a forma organizacional instalada A metodologia permitiu detectar sobreposições e sobrecargas nas etapas que ocorrem em cada unidade da estrutura organizacional da instituição envolvida diretamente na instrução dos projetos O levantamento identificou entre os documentos pesquisados modelos informacionais diferentes para situações similares O processo de tomada de decisão acaba por se confundir inclusive na competência das informações para deliberação, não havendo clareza das reais necessidades deliberativas entre as instâncias Considerando o levantamento do atual modelo informacional, a pesquisa construiu um novo modelo de fluxo informacional para a instrução dos cursos de Pós-Graduação e programas de atendimento à sociedade, aplicando a ótica da gestão da informação A reconstrução dos fluxos visa atender aos princípios de simplificação dos procedimentos, garantindo a eficácia da informação para tomada de decisão A pesquisa contribuiu ainda para que se obtivesse uma simplificação e desburocratização dos procedimentos com um mesmo modelo organizacional, apenas adequando o fluxo, dando ênfase às informações relevantes para a tomada de decisãoItem O compartilhamento de informações por sistema baseado em computador : estudo na prefeitura do município de LondrinaAmorim, Fabiana Regina Borelli; Tomaél, Maria Inês [Orientador]; Silva, Terezinha Elisabeth da; Periotto, Álvaro JoséResumo: O presente estudo analisou especificamente um sistema de informações baseado em computador, o qual, apesar de contar com mais de sete anos de implantação, ainda não apresenta os níveis de utilização esperados Assim, o foco da pesquisa centrou-se na identificação dos entraves para a utilização plena do Sistema Integrado de Processos – SIP, na Prefeitura do Município de Londrina, considerando sua importância como ferramenta para o compartilhamento de informações Optou-se pelo estudo da Prefeitura por se tratar de uma organização pública e burocrática, cujo ambiente propicia uma cultura resistente a mudanças, no entanto se faz necessário o acompanhamento da evolução das tecnologias em prol do atendimento das necessidades dos munícipes Desta maneira, objetivou-se com este estudo identificar as dificuldades relacionadas ao processo de utilização do sistema, para seu melhor aproveitamento enquanto ferramenta de compartilhamento de informações Para atender aos objetivos elencados, foi utilizado o método estudo de caso, que possibilitou a análise, de forma subjetiva, dos motivos que levam as pessoas a não utilizarem muitos dos recursos informacionais do SIP de forma eficiente No que se refere à abordagem, a pesquisa foi qualitativa, no entanto, considerou-se importante a realização de um levantamento quantitativo, sendo esta a primeira etapa da coleta de dados, para a identificação do grau de utilização e satisfação do usuário com relação ao sistema A segunda etapa, de caráter qualitativo, enfocou aspectos que envolvem a opinião de alguns usuários do sistema, bem como a observação do ambiente, a análise de documentos e entrevistas Os resultados demonstram resistência por parte dos funcionários na utilização de ferramentas informacionais automatizadas, o que compromete a compreensão do fluxo dos processos e consequentemente prejudica o compartilhamento de informações por meio do sistema Além disso, identificou-se também outros fatores culturais que interferem no aproveitamento das informações, sendo que os principais são: apego ao documento físico e a atos presenciais; alto índice de processos pendentes e não utilização de relatórios do sistema em atividades de gerenciamento Com esses resultados foi possível avaliar as causas que interferem na pouca utilização do sistema em alguns órgãos do município, visando à otimização da utilização de seus recursos Acredita-se também que este estudo servirá de base para a implantação de outros sistemas com mesma especificidade de gestão da informação, buscando analisar a priori possíveis limitações que poderão influenciar no bom andamento do fluxo de informaçõesItem Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de LondrinaManabe, Sergio Hiroshi; Giannasi-Kaimen, Maria Júlia [Orientador]; Bartalo, Linete; Ribeiro, Maria de Fátima; Carelli, Ana Esmeralda; Contani, Miguel LuizResumo: A presente investigação teve como objetivo identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram os padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA) A investigação foi realizada junto a todos os servidores da unidade e caracterizou-se como um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa A coleta de dados foi realizada através de um questionário com uma escala de Likert, em que os respondentes assinalaram o grau de concordância ou de discordância com as afirmações propostas As afirmações corresponderam aos padrões de competência informacional da ALA, estruturado a partir de 16 indicadores e 63 resultados esperados e distribuídos entre os cinco padrões Pode-se constatar que os respondentes conseguem se sensibilizar para a importância de determinar a natureza e extensão da informação necessária, que selecionam os métodos de busca ou sistema de informações mais apropriados para acessar as informações, bem como extraem, registram e gerenciam informações e suas fontes, que avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores, que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal Portanto, pode-se afirmar que os mesmos tenham desenvolvido os padrões de competência informacional da ALA A par da relação entre a competência informacional, que é necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, espera-se ter contribuído para a construção do conhecimento na área, bem como para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vida