02 - Mestrado - Filosofia
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Item Razão e vontade : a incomensurabilidade na ação humanaRibeiro Neto, Antonio Afonso; Faggion, Andréa Luisa Bucchile [Orientador]; Decat, Thiago Lopes; Scherer, Fábio CésarResumo: Esta Dissertação tratará do problema da incomensurabilidade dos valores na ação humana Para tanto, será analisado o contraste realizado por Joseph Raz entre a denominada “visão clássica” e a “visão racionalista” sobre a ação humana, argumentando-se que o ponto fulcral da separação entre estas duas visões é a consideração sobre a existência de uma relação de incomensurabilidade entre opções de cursos de ação Para isto, num primeiro momento, realizar-se-á uma investigação sobre os pressupostos centrais da “visão clássica”: a tese da forma do bem e a descrição da ação humana paradigmática como ação intencional Posteriormente, dissertar-se-á sobre algumas das teses que moldam a concepção de Joseph Raz sobre a natureza do valor: a tese da dependência social dos valores, a sua objeção a auto evidência dos valores básicos (como é proposta por John Finnis), e o seu pluralismo de valores No capítulo final apresentaremos a tese da incomensurabilidade de valores em maior detalhe, as suas consequências ao raciocínio prático, bem como algumas respostas à possíveis objeções racionalistas à teseItem Ludwig Feuerbach e a religião enquanto afirmação do homemMelo, Adriano Aparecido Ferreira; Espíndola, Arlei de [Orientador]; Pinto, Rodrigo Hayasi; Albertuni, Carlos AlbertoResumo: O objetivo da presente Dissertação é a de analisar o problema antropológico religioso em Feuerbach, no qual nos deparamos com consequências filosóficas e religiosas A antropologia se torna um problema a ser discutido, porque é partir dela que Feuerbach dá uma solução à filosofia especulativa, ou seja, tudo o que é abstrato é afirmado como ente real e este ente real nada mais é do que o homem Ao trabalhar esse tema, temos como hipótese a ideia de que a religião, vista como algo positivo, está fundamentada numa releitura da filosofia e da própria religião e ambas se encontram fundadas na antropologia Com a repercussão positiva da religião temos uma estrutura materialista da mesma, pois a partir de Feuerbach a religião não trata mais do ser em abstrato, mas do ser real, assim também será a nova filosofia, uma religião e uma filosofia que se desenvolve com o verdadeiro ser No centro de toda essa discussão está a antropologia, pois esta é a filosofia e a religião por excelência, a religião se torna antropologia e a filosofia é também antropologia e o homem só é afirmado como ente real a partir do momento em que se aceita essa releitura religiosa e filosóficaItem Teorias de justificação da autoridade políticaRodrigues, Pedro Augusto Griggio; Faggion, Andréa Luisa Bucchile [Orientador]; Feldhaus, Charles; Dutra, Delamar José VolpatoResumo: O presente estudo tem como finalidade investigar o problema da autoridade política, buscando compreender se é possível justificar a autoridade do Estado O que se pretende é compreender no que consiste a autoridade do Estado, como melhor defini-la e se é possível justifica-la O ponto de partida é a análise do problema da obrigação política, tentando determinar em que medida haveria por parte dos indivíduos um dever moral de obedecer às leis do Estado Após, busca-se compreender a relação entre obrigação política e autoridade política, para, então, discutir as teorias que objetivam justificar a autoridade política A partir da leitura e análise de textos de autores modernos e contemporâneos da filosofia e do direito, busca-se identificar os argumentos existentes que objetivam justificar a autoridade do Estado e compreender se eles cumprem esse papel O estudo defende a hipótese de que os argumentos existentes não são suficientes para justificar a autoridade do Estado e, embora existam alternativas promissoras, a alternativa, pelo menos por enquanto, seria concordar com o anarquismo filosóficoItem Hannah Arendt : uma reflexão sobre política e liberdadeSouza, Rodrigo Gonçalves de; Müller, Maria Cristina [Orientador]; Nalli, Marcos Alexandre Gomes; Alves, Fernando de BritoResumo: Diante do vazio generalista e da alienação do mundo comum que levaram a degradação do domínio político e da quase total aniquilação da pluralidade, a presente Dissertação objetiva analisar e refletir sobre a fiosofia política de Hannah Arendt na busca por respostas que elucidem a crise política de nossa época: se a política existe para atender predominantemente aos interesses de ordem econômica ou ela diz respeito a condição das pessoas agirem livremente, mostrando seus pontos de vista – a partir da ação e do discurso – sobre temas de interesse comum Propõe-se, nesse sentido, um esforço de levar à compreensão o próprio significado assumido pela política e a relação entre o espaço público e privado no pensamento desta autora Hannah Arendt identifica o sentido da política com o da liberdade, que possibilita a participação ativa dos indivíduos no espaço público Nesse sentido, a leitura do pensamento arendtiano conduz à compreensão da política como uma condição humana que somente é possível ser concretizada no espaço entre os homens Todavia, o esvaziamento generalista da política e a perda de interesse, ou melhor dizendo, subversão de interesses dentro do domínio político resultaram na formação de uma espécie de homem totalmente apolítico e despreocupado dos assuntos públicos Tal situação suscita questões que pretendem aqui ser respondidas: a política diz repeito à liberdade ou ao atendimento das condições de sobrevivência? Outro ponto a ser tratado por esta Dissertação é que se a política diz respeito à liberdade, a pluralidade e a ação dos individuos no domínio político, conforme o pensamento de Hannah Arendt, quais são as causas que levaram ao esvaziamento da política? Ainda há sentido para a política?Item A questão do perspectivismo em Gilles DeleuzeSaran, Lucas Antônio; Weber, José Fernandes [Orientador]; Itano, Eiko Nakagawa; Nalli, Marcos Alexandre GomesResumo: Visando fornecer alguma contribuição para a historiografia da filosofia contemporânea, o presente trabalho tem, como seu objetivo central, refletir sobre as relações entre um conceito originalmente nietzscheano e o pensamento de Gilles Deleuze: trata-se de estudar a possibilidade de se pensar o modo como, no pensamento de Deleuze, existe um perspectivismo no sentido nietzscheano Nesse sentido, partiremos da concepção – proposta por Machado (29) – de que a principal influência do teórico das multiplicidades constitui-se em Nietzsche Acreditamos que esse pressuposto nos permitirá resumir o objetivo de nossa pesquisa na busca pela resposta a uma questão central: como a partir de uma inspiração nietzscheana, podemos encontrar, em Deleuze, a existência de um perspectivismo? A nosso ver, empreender a pesquisa que visa responder essa questão é importante, pois, dando uma precisão às ligações entre Deleuze e a noção de perspectivismo, permitirá que se esclareça a procedência (ou improcedência) de críticas que associam Deleuze a noções como “relativista”, “obscuro” e “cético”Item A verdade cínica segundo Michel FoucaultOliveira, Rodrigo Lima de; Nalli, Marcos Alexandre Gomes [Orientador]; Pez, Tiaraju Dal Pozzo; Carmo, Miguel Ângelo Oliveira doResumo: Esta Dissertação consiste em apresentar o conceito de “verdade” na filosofia cínica apresentada por Michel Foucault Para tanto, tomaremos como objeto de estudo seu último curso ministrado no Collège de France intitulado A Coragem da Verdade – o governo de si e dos outros II de 1983-1984, o qual uma parte é dedicado ao cinismo e suas relações entre sujeito e verdade Segundo Foucault, o cínico faz uso da parrhesía, compreendida como: dizer-a-verdade, franco falar, dizer tudo Procuramos mostrar as características que faz do cínico um parrhesíasta por excelência, de uma verdadeira vida (bíos) como exercício da soberania sobre si mesmo, vida de militância, do dizer-a-verdade escandalosa, do cuidado de si que tem por finalidade um éthos Entendemos que a gestão cínica acerca da verdadeira vida se apresenta como um chamado à crítica e a conversão do mundo, uma vez que, leva uma vida pública testemunhando a verdade que desloca da ordem do discurso (logos) para encarnar na própria existência Entendemos que o princípio do cinismo é notadamente o dizer-a-verdade que o coloca em risco a própria vida Ainda, procuramos demonstrar que a instauração da verdade se dá através de uma postura de alteridade, constituindo a verdade da vida outraItem A relação entre mundo em Heidegger e realidade em FreudBrunassi, Thiago Rodrigo; Santos, Eder Soares [Orientador]; Fonseca, Eduardo Ribeiro da; Weber, José FernandesResumo: Visamos encontrar por este trabalho a relação entre os conceitos mundo de Martin Heidegger e realidade em Freud Uma vez que encontremos este que será o solo comum onde tais conceitos se tocam, a comensurabilidade de ambos tornará possível identificarmos em que medida também se diferenciam Heidegger é um crítico da metafísica justamente porque nela representações da realidade tornaram-se autosuficientes e desmundanizadas A partir de uma ontologia fundamental , sendo-no-mundo , conceitos mundanizados nos levarão pelo filósofo da floresta negra a uma abordagem verdadeira da realidade Como Freud se encontrou com a temática da realidade ao longo de sua obra? Desenvolveremos um modo como o pai da psicanálise conceitualiza a realidade e encontraremos no conceito de sintoma a síntese de uma representação que resiste às pulsões de um sujeito ao mesmo tempo que o relaciona à realidade externa Em que medida esta relação se diferencia daquela que mundaniza a realidade heideggeriana? Se no sintoma freudiano encontramos a expressão que sintetiza o homem da clínica psicanalítica em sua realidade, o mundo em Heidegger advém de uma ontologia fundamental que nos mostra em que medida neste conceito freudiano encontramos um homem que insiste em existir na resistência de suas representaçõesItem O conceito de verdade em Ser e Tempo como possível resposta ao conceito de verdade em KantImpério, Fábio Augusto; Santos, Eder Soares [Orientador]; Florentino Neto, Antônio; Weber, José FernandesResumo: Pretende-se investigar, nesta Dissertação , o conceito de verdade em Ser e Tempo, no parágrafo 44, como possível resposta ao conceito de verdade em Kant O caminho para alcançarmos tal objetivo divide-se em três momentos: primeiro, o texto exporá as razões para defendermos o enfrentamento Heidegger/Kant acerca da questão da verdade Em seguida faremos um panorama do conceito tradicional de verdade, ressaltando o conceito de verdade em Kant e a posição de Heidegger em relação a essa tradição Por fim, veremos o conceito de verdade no parágrafo 44 de Ser e Tempo, identificando como o filósofo muda radicalmente o entendimento sobre a questão da verdade, retirando-a de uma análise a partir de uma epistemologia e colocando-a sob a perspectiva da problemática ontológico-fundamental Kant, por um lado, quer fundar uma analítica transcendental, Heidegger, por outro lado, quer fundar uma analítica existencial O percurso teórico aqui proposto tem a intenção de mostrar o conceito de verdade em ambas perspectivas, avaliando em que medida Heidegger consegue responder a KantItem Valores, medidas e robôs : a incomensurabilidade de valores nas decisões tomadas por inteligências artificiaisVieira, Bruno Lopes; Faggion, Andréa Luisa Bucchile [Orientador]; Feldhaus, Charles; Bustamante, Thomas da Rosa deResumo: A área denominada teoria da decisão sofre influências de diversos campos do conhecimento como filosofia, economia, psicologia, computação, entre outras Em suma, ela busca compreender como decisões deveriam ser tomadas, assim como elas realmente são tomadas Uma das questões investigadas é se o fenômeno da incomensurabilidade de valores afeta a possibilidade da decisão racional, ou seja, se é possível fundamentar uma escolha quando as opções não possuem uma medida comum entre elas, para que possam ser comparadas Neste trabalho, foi analisada a estrutura das comparações e o seu papel na tomada de decisões racionais para que, adiante, pudesse ser verificado se a ausência de medida comum afetaria a comparabilidade das opções Adiante, foram vistas teorias que lidam com as denominadas escolhas difíceis, a fim de se buscar uma saída para o imbróglio da incomensurabilidade Por fim, considerando os resultados dessas teorias, foi verificado se estes poderiam ser estendidos a agentes não-humanos, no caso, inteligências artificiais Concluiu-se que, devido as características necessárias para operar escolhas difíceis, a incomensurabilidade de valores representa um desafio não superado para a inteligência artificialItem A filosofia da técnica em Gilbert Simondon : analogia, alagmática e cibernéticaSchroeder, Carlos Augusto Pires; Nalli, Marcos Alexandre Gomes [Orientador]; Grisotto, Américo; Frezzatti Junior, Wilson AntônioResumo: Gilbert Simondon propõe um humanismo a partir da Filosofia técnica? Se ele o faz, como ocorre esta construção teórica acerca dos objetos técnicos? A partir destas questões, este trabalho de pesquisa pretende apresentar uma resposta para relação entre humano e objeto técnico Com a intenção de responder estas questões nosso trabalho foi dividido em duas partes A primeira visa reconstruir o processo de individuação atentando para o fato de que ele é resultado de uma operção na qual o ser (individuado) encontra-se sempre em estado dinâmico, tanto consigo quanto com o meio em que vive Para isso, foi necessário abordar alguns conceitos referentes à tese de Simondon chamada A Indiduação na qual a operação técnica já aparece como meio pelo qual seres tornam-se individuados No segundo capítulo, apresentamos a especificidade e essência da técnica através da tese complementar de dutoramento de Simondon que leva o nome de O modo de existência dos objetos técnicos Por meio das noções de sinergia e concretização veremos que a máquina não se distancia do homem, mas funda com ele um modo técnico relacional, no qual ambos existem no mesmo nível operatório E, por fim, iremos mostrar que há uma relação indentitária entre seres humanos e seres técnicos Esta relação permeia tanto a individuação de modo genérico, que se desenvolve de maneira análoga em domínios diversos, quanto aos seres técnicos, que operam através de relações análogas ao homem O que permite unir estrutura e operação é a alagmática uma ciência que entende a realidade por meio das trocas e das relações Portanto, será possível encontrar no pensamento de Simondon ferramentas para que possamos compreender a relação entre técnica e humano de uma maneira mais estreita Desta forma, as relações humanas serão pautadas em um modelo que entende a máquina como um mecanismo que opera em conjunto com os seres humanos e não contra elesItem Sobre o niilismo e a vacuidade em Keiji NisnitaniMorais, Symon Pereira de; Santos, Eder Soares [Orientador]; Florentino Neto, Antônio; Paschoal, Antônio EdmilsonResumo: O objetivo desse trabalho é apresentar o problema do Niilismo e sua relação com a concepção de vacuidade no pensamento do filosofo japonês Keiji Nishitani O problema do niilismo, que foi muito discutido pelos filósofos ocidentais na contemporaneidade, principalmente, a partir do século XX, passa a ser observado sob o ponto de vista distinto de um filosofo oriental japonês, Keiji Nishitani, um dos integrantes e fundadores da chamada “Escola de Kyoto” Ao, identificar que o Niilismo apresentado no Ocidente seria também um problema para o Japão, Nishitani inicia a busca por uma saída para esse problema e chega à conclusão, de que ela só seria alcançada, através da correta compreensão do conceito de nada, que só poderia ser feita, através da apropriação do conceito budista de vacuidade (Sunyata) Uma vez que, essa concepção de nada, defendida por Nishitani, difere totalmente da compreensão de nada que os ocidentais têm, ela poderia ser adotada como uma saída para o problema do Niilismo Assim, o filósofo tenta mostrar que, através de Sunyata, existe uma possibilidade de superar o Niilismo, em qualquer tempo ou lugar onde ele surja como um problemaItem A cura em Foucault : uma leitura de vigiar e punirSilva, Ítalo Leandro da; Nalli, Marcos Alexandre Gomes [Orientador]; Caponi, Sandra Noemi Cucurullo de; Mansano, Sonia Regina VargasResumo: O tema da cura em Vigiar e Punir aparece no discurso dos magistrados como a justificatica para a punição dos criminosos A prisão teria como objetivo, desde seu nascimentos, realizar uma tranformação substancial no comportamento dos detentos, tornando-os úteis para o sistema produtivo Foucault, desde sua entrada no Collège de France e sua militância juntamente ao GIP, coloca em xeque o sistema penal francês por meio do questionamento do trabalho penal realizado pelos detentos e da denuncia que caráter terapêutico da prisão não passa de uma máscara de seus verdadeiros objetivos A genealogia é a ferramenta utilizada para a interpretação dos mecanismos disciplinares das sociedades atuais Por meio dela se observa o caráter bélico da constituição dos sujeitos como objetos de saber e como pontos de apoio do poder A análise das ilustrações de Vigiar e Punir possibilita compreender a cura segundo os postulados de uma ortopedia, ou seja, como correção Para a realização das operações corretivas, o poder disciplinar lança mão das técnicas de vigilância (Vigiar) e da sanção normalizadora (Punir) A efetiva consumação da vigilância se dá pelo emprego dos princípios do panoptismo, materializados na arquitetura dos estabelecimentos disciplinares e na fixação da hierarquia e por meio da observação permanente dos indivíduos, no controle dos comportamentos A internação torna-se um imperativo para se realizar os tratamentos A prisão, o asilo e o hospital são entendidos como máquinas para a tranformação dos homens A sanção normalizadora opera as cirurgias corretivas por meio da punição àqueles que fogem aos regulamentos disciplinares e por meio da repetição dos exercícios seguindo um crescimento gradual até alcançar uma meta considerada normal A utilização ortopédica do trabalho, instituída desde os primeiros modelos de encarceramento, é notada como um dos princípios penitenciários e alcança a terapia psiquiátrica, como vistas à utilização dos doentes mentais O trabalho parece ser um critério para determinar a condição de cura dos indivíduos, sendo um dos objetivos do poder em sua tarefa de forjar corpos úteis Constitui-se, deste modo, uma ergoterapia aplicada sobre os detentos e doentes mentais A junção das técnicas de vigilância e da sanção normalizadora coadunam-se na forma do exame, o qual possibilitaria a produção da verdade por meio da confissão em suas várias formas A psiquiatria realizaria por meio dos laudos psiquiátricos a conexão com o judiciário e lhe forneceria a justificativa cientifíca para uma punição como terapêutica e, em troca, consegueria seus objetos nos crimes sem razão, inimputáveis pelo atestado da loucura A cura, enfim, seria o resultado ou o efeito esperado após os processos de sujeição e objetivação dos indivíduos pelo poder disciplinar realizados durante seu isolamento na internação A luta pela autonomia dos indivíduos com constituiu-se como um dos motes da investida de Foucault na batalha contra o poder médico e contra a psiquiatrização de nossa existênciaItem Paradigmas estruturantes da norma jurisdicional com efeitos gerais e abstratos : aspectos filosóficos e legitimadoresBuzingnani, Wilian Zendrini; Cenci, Elve Miguel [Orientador]; Bannwart Junior, Clodomiro José; Oliveira, Cláudio Ladeira deResumo: O direito assume em nossos dias papel de grande significância na criação de uma linguagem comunicativa entre o mundo da vida e os demais sistemas especializados Nesse sentido, se comporta como um facilitador linguístico, um meio de controle de condutas que deve ser observado pelo consenso dos grupos sociais e imposto, caso necessário seja, pelo poder estatal Ocorre, entretanto, que a sociedade contemporânea possui como uma de suas características o multiculturalismo dentre os diversos ethos sociais Ante tal fato, o direito deve proceder, enquanto atividade judicante, de forma dinâmica com olhos nas inúmeras realidades sociais acomodadas na sociedade Nesse sentido, observamos cada vez mais, a necessidade de materialização do direito pelo processo jurisdicional (normatização jurisdicional) e não somente por meio legislativo (materialização enquanto norma legislativa) Assim, os Tribunais da nação e, sobretudo, o Supremo Tribunal Federal assumem uma importância ímpar de significância, uma vez que a interpretação da norma legal e a própria criação da norma jurisdicional estarão cercadas de vários elementos (políticos, ideológicos, jurídicos, sociológicos e éticos) que devem ser analisados e efetivamente decodificados pelos ministros legitimamente empossados em seus cargos Todos esses elementos estão diretamente relacionados ao direito, à sociologia e à filosofia, uma vez que toda norma, quer seja legislativa, quer seja jurisdicional, deve se pautar nos critérios de justiça e ter por base, insofismável, a moral, a liberdade, a igualdade, a equidade e, sobretudo, a democracia Assim, temos que os elementos políticos, ideológicos, jurídicos, sociológicos e éticos são de suma importância para a formação da norma jurisdicional, devendo os julgamentos dos tribunais ter por base não somente a lei positivada mas a perspectiva do consenso das vontades sociais, vistas sobre a ótica do preceitos acima expostos Portanto, ante a contemporaneidade do tema e sua grande importância social, busca-se neste trabalho uma reflexão sobre os elementos estruturantes para formação da Norma Constitucional abstrata, bem como seus elementos legitimadores AItem O problema de uma ontologia da crítica em Walter BenjaminMioto, Júlio César; Weber, José Fernandes [Orientador]; Burnett Junior, Henry Martin; Santos, Éder SoaresResumo: Este trabalho apresenta alguns momentos da teoria benjaminiana do conhecimento e seus modelos ontológicos no âmbito da crítica de arte Aqui dá-se conta da fase intermediária de Benjamin, de suas duas teses acadêmicas: O Conceito de crítica de arte no romantismo alemão e Origem do drama barroco alemão Ver-se-á a série de paradoxos do autor com toda seriedade merecida O trabalho é basicamente emulativo, a não ser em alguns momentos Procurou-se fazer do texto de Benjamin um cânone moderno do conceito de crítica de arte Laborou-se sobre momentos que se tornaram paradigmáticos de crítica de arte, até se mostrar a substância sintética dos episódios hermenêuticos Supõe-se aqui uma série entre hermenêutica, ontologia e epistemologia com a polaridade da teoria do Ser Mostramos como o absoluto metódico se relaciona com problemas de formações simbólicas, e como este absoluto se torna ontológico no âmbito das duas obras E exemplificamos um exercício de crítica Assim como notamos no final o valor da tese benjaminiana sobre a teoria da tragédia áticaItem A libertação animal na ética de Peter Singer à luz das críticas da teoria de direitos de Tom ReganPereira, Camila Dutra; Feldhaus, Charles [Orientador]; Oliveira, Wesley Felipe de; Brito, Evandro Oliveira deResumo: O objetivo desta Dissertação é defender que a teoria de Peter Singer poderia vislumbrar razões utilitaristas para atribuir direitos morais aos animais não humanos, tendo em vista as melhores consequências para todos os afetados a longo prazo a partir dessa abordagem A pesquisa centrou-se nas objeções que Tom Regan, de tendência deontológica, faz ao utilitarismo de Singer, que fundamenta a igual consideração das preferências dos animais sem necessariamente adentrar na questão dos direitos morais A partir da reconstrução e análise da teoria utilitarista preferencial e da visão de direitos, verifica-se que as críticas de Regan, focadas na tensão entre utilidade e igualdade, não vislumbraram diversos aspectos que Singer reputa indispensáveis ao cálculo de utilidade e que diferenciam a teoria utilitarista preferencial da versão clássica Ainda, é analisado que apesar de criticar o conceito de pessoa de Singer, Regan desenvolveu o conceito de sujeitos-de-uma-vida para identificar os seres que, em regra, integram também a concepção de pessoa por ele objetada Após essa discussão teórica, é investigado o dilema do bote salva-vidas, no qual se verificou que Regan recorre a um princípio de utilidade e não de direitos para decidir o curso de ação a ser adotado que melhor corresponda às preferências de todos os envolvidos Por outro lado, a ênfase no princípio de igualdade demonstra que Singer recorre a um núcleo deontológico em sua teoria, sobre o qual Regan se omite e que a presente Dissertação analisa Dada a similitude dos conceitos de pessoa e sujeitos-de-uma-vida e à utilização do benefício da dúvida para proteger seres que não integram os conceitos, as teorias utilitaristas e de direitos aproximam-se ao ponto de Singer reconhecer a necessidade de direitos morais para a devida proteção dos animais Logo, argumentos utilitaristas podem ser oferecidos para a abolição da experimentação animal e outros usos dos animais De modo semelhante, Regan e Singer só consideram a possibilidade violar os interesses dos animais em casos excepcionais e dilemáticos, quando não há outra ação que propicie melhores resultados A busca das melhores consequências para todos os afetados, humanos e não humanos, possibilita que a teoria de Singer reconheça a necessidade dos direitos morais aos animais não humanos, em especial para os grandes primatas, oferecendo um suporte teórico mais consistente com a fundamentação de direitos Sendo assim, Singer poderia, por motivos utilitaristas e diferentes de Regan, aceitar a ideia de direitos morais básicos no intuito de obter, a longo prazo, melhores consequências para todos os envolvidos De modo semelhante, Singer defende a prática do veganismo por razões utilitaristas, diferentemente de Regan que vislumbra um imperativo moral nesse sentido Apesar da divergência teórica, na prática, ambos fundamentam a necessidade de considerar moralmente os animais e, por conseguinte, respeitar seus interessesItem Pensamento, micropolítica e criação em Gilles DeleuzeFerreira, Carlos Eduardo; Weber, José Fernandes [Orientador]; Grisotto, Américo; Müller Junior, GuilhermeResumo: Por meio dessa pesquisa, investigamos de que maneira e até que ponto a imagem do pensamento é uma atitude prático-política na filosofia de Gilles Deleuze Para isto, nós examinamos como a noção de imagem do pensamento guia e movimenta sua filosofia Deleuze, juntamente com Guattari, postula que todas as relações são relações políticas Guiados por esta perspectiva, investigamos como o Estado funciona como um mecanismo de captura das singularidades e identificação das formas de vida Investigamos também as formas de captura dos signos quando operados pela imagem dogmática do pensamento, e as possibilidades de criação em uma filosofia isenta de pressupostos Dessa forma, a criação de conceitos na filosofia pode ser compreendida como um ato político Abordamos também, a importância das artes para o pensamento político deleuziano, pois a atitude política não se separa de um problema ético-estético Nós acreditamos que o caráter político da criação conceitual reside na noção de imagem do pensamento, trazendo dessa forma, a filosofia da diferença para futuras discussões políticasItem Necropolítica através de suas influências : Achille Mbembe na encruzilhada entre estado de exceção, biopoder e colonialidadeMigoto Filho, Tadeu José; Nalli, Marcos Alexandre Gomes [Orientador]; Yazbek, André Constantino; Barros, Douglas RodriguesResumo: Achille Mbembe consiste em um dos grandes nomes do pensamento político contemporâneo Foi sobretudo como seu conceito de necropolítica que seus trabalhos ganharam notoriedade no meio nacional Todavia, apesar de se tratar de um autor em evidência, ainda é possível constar uma certa escassez de literatura especializada sobre Mbembe e sua obra no país Com isso, a presente Dissertação procura, valendo-se do método de revisão bibliográfica, esclarecer e contextualizar a noção de necropolítica em Mbembe Para tanto, utilizamos como estratégia teórica a apresentação dos propósitos e intuitos do autor camaronês através de um diálogo com suas principais fontes e influências Dentro dessa perspectiva se torna possível vislumbrar o pensamento de Mbembe como situado em uma encruzilhada teórica entre estado de exceção, biopolítica e colonialidade Assim, investigaremos inicialmente as teorizações sobre o estado de exceção, conforme iniciadas por Carl Schmitt e continuadas por autores como Giorgio Agamben Essa primeira investigação importará para a compreensão da colônia como uma forma de exceção e um dos baluartes do terror moderno Em seguida, nos debruçaremos sobre as reflexões de Michel Foucault, sobretudo quanto ao biopoder e o racismo de Estado, a fim de elucidar a colonização como uma experiência biopolítica e bioeconômica Após o que, passaremos a investigar as peculiaridades do necropoder em relação ao biopoder Para tanto, o pensamento de Frantz Fanon nos será indispensável, já que à sua obra a que Mbembe recorre, não apenas para compreender o funcionamento da violência em solo colonial, como também para integrar as insuficiências do pensamento de Foucault Por fim, exporemos como a necropolítica pode ser contextualizada dentro dos rumos que a filosofia de Mbembe vem apresentando nos últimos tempos, notadamente no que concerne às suas implicações com as noções de devir-negro e de brutalismoItem Niilismo e imanência em Espinosa e NietzscheAlmeida, Pablo Joel; Santos, Eder Soares [Orientador]; Weber, José Fernandes; Santiago, Homero SilveiraResumo: Nossa intenção nesta Dissertação é investigar a questão da problemática da vigência da negatividade, que perpassa as filosofias modernas e contemporâneas como um esfacelamento dos valores e dos aspectos centrais de conduta do homem e da sociedade Para tal, apresentaremos em primeiro momento, uma perspectiva moderna com a filosofia de Baruch de Espinosa, nos baseando em sua filosofia totalmente negadora de uma transcendência e fazendo da imanência e da potencialidade do ser humano em se auto-afirmar (conatus), o caminho para a saída de uma ideia incorreta e escravizadora de mundo Em segundo momento, analisaremos a filosofia de Friedrich Nietzsche, através de sua negação de um mundo transcendente e de seu conceito de niilismo, firmado pela tradição por meio do platonismo e do cristianismo, e sua proposta de alternativa para tal problema visando à existência uma vontade (vontade de poder) de vencer essas incongruências firmando-se assim apenas no mundo existente e eliminando consequentemente o “mundo criado” Nosso propósito então é defender a hipótese, de que, segundo tais autores, essa negatividade se dá através de concepções imaginativas de mundos transcendentes e da desvalorização do homem, e que apenas uma construção imanente de mundo, aliada a uma ética de auto-superação é capaz de fazer o homem encontrar uma possibilidade para confrontar esse elemento negativo presenteItem Evidência, verdade e significação em Husserl : a possibilidade de um critério de verdade nas investigações lógicasMadalosso, Yuri José Victor; Nalli, Marcos Alexandre Gomes [Orientador]; Liston, Gelson; Porta, Mario Ariel GonzálesResumo: O objetivo desta Dissertação é tratar da relação entre epistemologia e semântica na obra Investigações Lógicas de Edmund Husserl Especificamente, tem-se o objetivo de elucidar a epistemologia e a semântica de Husserl sob o problema de se assumir a existência ideal de conceito e proposições, e, em decorrência disto, como se efetua a dinâmica do conhecimento, partindo de expressões sem correlato intuitivo e objetivo, isto é, meramente simbólicas, à total plenitude de objetos, sejam eles empíricos ou ideais Entendemos que tais problemas podem ser elucidados e receberem uma resposta satisfatória se interpretarmos o conceito de evidência como critério epistemológico de verdade, o que significa compreendê-lo como atestado e garantia tanto de preenchimento e adequação entre significação expressiva e significação ideal quanto de preenchimento intuitivo pleno de uma intenção ou “mera crença” Para tais análises e explicitações, iremos descrever e reconstruir, no primeiro capítulo, os principais conceitos, argumentos e descrições de cunho fenomenológico das I, V e VI Investigações, que concentram, em grande parte, os principais conceitos da fenomenologia da obra de 19-191 O segundo capítulo, por conseguinte, tratará dos principais problemas com relação à teoria do conhecimento e semântica em Husserl, e dará destaque à relação entre o problema de se entender o estatuto de existência dos objetos ideais e como a evidência capta, objetivamente, adequações entre intenção vazia e intuição plena Com o auxílio de nossa hipótese, constataremos que a solução destes problemas pode se dar em três caminhos a) clarificar em que pressupostos tanto o conceito de evidência quanto a filosofia e lógica de Husserl estão embasadas; b) clarificar a relação entre validade lógica, compatibilidade gramatical, evidência e verdade; por fim, c) propor que uma solução viável pra estes problemas passa pelo critério de evidência justamente porque ele constitui um atestado e garantia baseados em uma possibilidade de se transladar leis de compatibilidade para níveis ou relações de atos de evidênciaItem O fenômeno do mundo como fio condutor para uma compreensão heideggeriana de AristótelesQuintilhano, Guilherme Devequi; Santos, Eder Soares [Orientador]; Florentino Neto, Antônio; Weber, José FernandesResumo: O presente trabalho tem o intuito de pesquisar o fenômeno do mundo (Welt) como fio condutor para uma compreensão heideggeriana de Aristóteles, perpassando pela compreensão metafísica e trilhando alguns caminhos para a tentativa de ruptura da substância em Heidegger Para tal problemática, foram selecionados alguns textos entre 1927 e 1931 O ponto de partida é a grande obra de 1927, Ser e Tempo, na qual temos o desenvolvimento do fenômeno do mundo, apresentação do conceito ser-aí e o debate com a tradição filosófica Os textos posteriores – Sobre a essência do fundamento (1928), Introdução à filosofia (1928-1929), Os conceitos fundamentais da metafísica (1929-193) e A interpretação de Aristóteles (1931) – continuam com o debate e o desenvolvimento do fenômeno do mundo Mas é na preleção de 1929-193 que, Heidegger estreita a relação entre mundo e metafísica, por conseguinte, mundo é um dos caminhos apontado para questão metafísica Desse modo, neste período, o filósofo da floresta Negra aponta a raiz da metafísica, que são as más traduções e interpretações dos enunciados aristotélicos, a partir do enunciado sobre o motor imóvel, no Livro IV da Metafísica aristotélica A partir disso, a tradição apresenta e diz o mundo a partir de enunciados lógicos, por exemplo, o martelo é uma ferramenta, tendo como suporte o princípio de não contradição de Aristóteles Após a identificação dessa raiz metafísica, o regresso para Ser e Tempo torna-se válido, pois, o debate ocorre a partir dos enunciados aristotélicos traduzidos pela tradição e o Livro IV torna-se uma leitura de entrada para compreensão metafísica, por conseguinte, na grande obra de 1927, argumentamos que, Heidegger, ao desenvolver o modo cotidiano do ser-aí de conhecer o mundo, procura romper com a substância última dos objetos