CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Alcará, Adriana Rosecler"
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Item Análise da presença dos requisitos de classificação em softwares livres : DSpace, Alfresco e ICA-AtoMFrancisco, Leandro Checo; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Giraldes, Maria Júlia Carneiro; Alcará, Adriana RoseclerResumo: Analisar a presença dos requisitos do Modelo e-Arq Brasil referente à classificação de documentos nos softwares livres DSpace, Alfresco e ICA-AtoM, é o objetivo principal da pesquisa, com base na Organização da Informação, uma subárea da Ciência da Informação Este estudo se justifica por identificar as características de classificação em fundos ou série documentais e as semelhanças na atuação dos softwares livres pesquisados nos diferentes ambientes profissionais Considerando tais pressupostos, este texto envolve-se no seguinte questionamento: Como os softwares livres direcionam as sugestões referentes à classificação feita pelo Modelo e-Arq Brasil? Identifica-se neste estudo de softwares livres a presença de algumas semelhanças, lacunas, a respeito das diferentes normas de cada software sobre a classificação de documentos Os procedimentos metodológicos adotados foram o método comparativo com resultados qualitativos e quantitativos Também utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória A coleta de dados consistiu em 18 requisitos do subgrupo de Configuração e administração do plano de classificação em um SIGAD, e 12 requisitos do subgrupo de Classificação e metadados das unidades de arquivamento A análise dos dados foi obtida por meio de dois quadros para cada software, um para cada subgrupo de requisitos Constatou-se a presença de 8,% de requisitos no software DSpace, 5,% de requisitos no software Alfresco e 9,% de requisitos no software ICA-AtoM A análise qualitativa constituiu-se na dimensão de tratamento da Informação pela Organização da Informação proposta por Café (21) Considera-se que os softwares livres pesquisados realizam a classificação de documentos com métodos semelhantes, porém, com propósitos diferentes O software livre DSpace não pode ser considerado como SIGAD por não abranger a gestão de documentos O software livre ICA-AtoM não atua como SIGAD por não envolver as etapas de gestão de documentos e de repositório digital Referente ao software livre Alfresco não é considerado como SIGAD, como nos demais softwares pesquisados, por não ter o cumprimento de todos os requisitos Obrigatórios e Altamente Desejáveis Recomenda-se pesquisas futuras para abordar os requisitos de metadados e de reclassificação, e também estudos sobre SIGADItem Compartilhamento de informações na plataforma de rede social corporativa Yammer do Sistema FIEPMorelli, Paulo Roberto; Tomaél, Maria Inês [Orientador]; Giannasi-Kaimen, Maria Júlia; Alcará, Adriana RoseclerResumo: As organizações empresariais procuram através do compartilhamento da informação disseminado por seus colaboradores, aprimorar seus processos de gestão operacional e comunicação interna Com base nessa premissa, o presente estudo analisou e buscou compreender o compartilhamento da informação na plataforma de rede social corporativa Yammer, do Sistema FIEP O desenvolvimento da investigação utilizou a metodologia de Análise de Rede Social (ARS), que destacou as principais características e métricas interpretadas com o UCINET na rede virtual Os objetivos visaram conhecer e distinguir os atores, mapear a estrutura da rede corporativa e levantar as áreas que mais atuaram na disseminação de informações Entre os principais resultados encontrados, destacaram-se o evidente desempenho do ator A287, como o mais expressivo, acompanhado dos atores A367 e A51, com os maiores índices de ligações na rede e elevados níveis de interação nas mensagens compartilhadas O compartilhamento de informações processado no ambiente de rede social corporativo foi realizado com o aporte de recursos digitais on-line, oportunos para a publicação de mensagens, que partilham a troca de ideias, informações colaborativas e a divulgação de resultados entre os funcionários A Rede Social Corporativa Yammer, propicia a disseminação de boas práticas e informações de âmbito profissional, aos colaboradores que estão nela integrados, por meio do endereço de e-mail corporativo A área de Serviços de Educação foi o eixo que mais compartilhou posts no período estudado Por fim, a pesquisa constatou a utilidade do ambiente virtual, para os que fazem a gestão da instituição, apesar do índice de densidade na rede ser considero pequeno Após interpretar os valores calculados na análise, este estudo abre pressupostos para que novos olhares sejam lançados sobre o compartilhamento de informações, em plataformas de redes sociais corporativas, disponibilizadas de modo on-line aos seus colaboradoresItem Competência científica na ciência da informação: ideários conceituais e correlações com a competência em informação(2024-05-27) Souza, Jéssica Gabriela Tamião de; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman de; Alcará, Adriana Rosecler; Freire, Gustavo Henrique de Araujo; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Mata, Marta Leandro da; Moraes, Marcos Antonio deA sociedade da informação, acompanhada de recursos tecnológicos e informacionais cada vez mais complexos, requer uma nova gama de demandas, em um processo gradual de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, no campo educacional como no laboral. Este contexto exige reconsideração constante sobre novas competências, em um movimento de interferências, confluências e determinações de campos de estudo e de práticas manifestas. Sendo assim, estudos e pesquisas acadêmico-científicas sobre Competência Científica têm sido gradativamente ampliados, sobretudo em campos de estudo, como é o caso da Ciência da Informação. Considerando este escopo, a pesquisa apresentou como objetivo geral discutir os ideários conceituais da Competência Científica e suas correlações com a Competência em Informação, enunciadas nas teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2017 a 2022. O corpus foi composto por documentos (teses e dissertações) extraídos da BDTD, considerando o período de 2017 a 2022 e análise de conteúdo tomou como base a orientação de Bardin (2010). A escolha do corpus deu-se, sobretudo, para verificação e comparação do uso dos termos nas publicações acadêmicas brasileiras, no período mencionado. Os estudos empregados possibilitaram traçar ideários conceituais para Competência Científica dentro da Ciência da Informação, por meio de suas correlações e diferenças. Apresenta também o conceito de Competência Científica para a Ciência da Informação, com vistas a fundamentar aspectos teóricos e epistemológicos do termo, bem como contribuir na democratização da informação.Item Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinensesGomes, Maria Cristina; Bartalo, Linete [Orientador]; Lopes, Rosana Sousa Pereira; Alcará, Adriana RoseclerResumo: Esta pesquisa objetivou analisar a competência em informação do pedagogo que atua nos colégios estaduais de Londrina, identificando-se primeiramente as competências profissionais necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, suas necessidades informacionais, fontes de busca e formas de uso da informação, além de avaliar o nível de satisfação das necessidades informacionais Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que foi devidamente testado com a realização de um estudo piloto A coleta de dados ocorreu com a aplicação do questionário a 18 pedagogas que trabalham com o ensino médio em colégios estaduais distribuídos em todas as regiões da cidade Os resultados demonstraram que as necessidades informacionais inerentes ao trabalho das pedagogas relacionam-se às suas diversas tarefas cotidianas, tais como realização de atividades de incentivo à aprendizagem dos educandos, utilização de tecnologias de informação e comunicação em atividades ligadas ao desenvolvimento de aprendizagens dos estudantes, atividades que visem a cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, entre outros A frequência nos itens relativos à busca atingiu, em sua maior parte, intensidade alta - de acordo com as categorias de intensidade de frequência de comportamento adotadas para este estudo, assim como o uso das informações obtidas Quanto à satisfação das necessidades de informação para a execução de suas atividades cotidianas, as participantes mostraram-se satisfeitas, porém com níveis de satisfação mais baixos para as tarefas que envolvem análise do comportamento dos educandos e investigação da sua realidade sociocultural que apesar de apresentar médias altas, mostraram-se menores do que a média de satisfação para outras atividades Partindo da ideia de que não existe educação sem informação, o presente estudo mostrou por meio dos resultados obtidos que ainda que os pedagogos identifiquem, busquem e utilizem a informação para todas suas atividades, estes ainda o fazem com maior incidência na tríade colegas de trabalho, portal dia-a-dia educação e alunos, porém com pouca utilização de tecnologias nos processos educacionaisItem Competência em informação de universitários : relações com as gerações e as crenças de autoeficácia(2024-03-01) Souza, Aurea Celeste Pires de; Alcará, Adriana Rosecler; Silva, Terezinha Elisabeth da; Mata, Marta Leandro daA competência em informação é uma demanda de toda a sociedade, que é composta por diferentes grupos geracionais. A competência em informação consiste no processo de desenvolvimento de um conjunto de habilidades para que as pessoas sejam capazes de aprender a aprender, desde a infância, ao longo da vida, de forma a conquistar a própria autonomia. A motivação pode incentivar o desenvolvimento dessas habilidades e aumentar as crenças de autoeficácia das pessoas. Esta pesquisa investigou as relações entre a competência em informação, as gerações e a motivação na perspectiva das crenças de autoeficácia. Essas relações também foram observadas pelo prisma das quatro dimensões – técnica, estética, ética e política – da competência em informação. O referencial teórico foi elaborado com base na competência em informação e suas dimensões técnica, estética, ética e política; na motivação, sob a perspectiva das crenças de autoeficácia e nas Gerações (Veteranos, Baby Boomers, Geração X, Y e Z). A investigação foi exploratória e descritiva, com delineamento de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Para o levantamento do corpus de análise as bases utilizadas foram: Ebsco, Eric, Scopus, Google Acadêmico e Brapci. O recorte foi para estudos com foco nos universitários, no âmbito da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Documentação e ou que se referissem às bibliotecas acadêmicas. Para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Entre os principais resultados identificou-se que, os aspectos cognitivos e afetivos das habilidades de aprendizagem foram os que mais influenciaram as crenças de autoeficácia; o nível de competência em informação se correlaciona com o nível de autoeficácia, que interfere na motivação; observou-se ainda que, a motivação dos jovens interfere no processo de busca; os Nativos Digitais gostam de compartilhar ideias e espaço; notou-se que os jovens apresentaram dificuldades informacionais cognitivas; os estudantes são movidos pelos sentimentos, que influenciam as crenças de autoeficácia, em relação às atividades acadêmica. Com a triangulação das temáticas, três características foram as mais marcantes, sentimentos e emoções; conexão permanente com as novas tecnologias e comunicação constante com seus pares. Por último, foi inferido que a dimensão estética, é a que mais está presente nos processos informacionais dos Nativos Digitais, relacionada ao sensível, ao cognitivo e à busca pelo prazer. Conclui-se que a competência em informação dos universitários, Nativos Digitais, é influenciada pelas características dessa geração, que também interfere nas crenças de autoeficácia. Por último, as descobertas acerca das relações entre a dimensão estética e as características geracionais, são de relevância para futuras práticas interventivas.Item Competência em informação do bibliotecário e biblioteca inclusiva: ações possíveis para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)(2023-08-31) Okada, Tamires Cassia Rodrigues; Alcará, Adriana Rosecler; Silva, Rovilson José da; Santos, Juliana Cardoso dosA pesquisa visa investigar a competência em informação do bibliotecário voltada à acessibilidade e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em bibliotecas, evidenciando sua relevância no atendimento a essas pessoas no que tange buscar, avaliar e utilizar a informação em prol do desenvolvimento de ações nesses espaços. Nesse sentido, identificar as habilidades requeridas para o trabalho de inclusão e acessibilidade nas bibliotecas, averiguando as iniciativas de bibliotecas e bibliotecários para a realização de atendimentos voltados a este público, assim como as dificuldades que apresentam durante os processos de busca e uso da informação esteve entre os objetivos da pesquisa. A fundamentação teórica parte da Ciência da Informação com um breve histórico e conceituação, relacionando a sua responsabilidade social, e como a informação é utilizada nesse contexto, abrangendo a competência em informação para o desenvolvimento e multiplicação de habilidades em outros sujeitos. Apresenta-se também a caracterização do Transtorno do Espectro Autista e o papel da biblioteca inclusiva e acessível. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, de natureza qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi feita no Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES, visando encontrar ações voltadas a pessoas com TEA realizadas em bibliotecas ou por bibliotecários. A pesquisa documental, realizada na rede social Instagram, buscou em perfis de bibliotecários e bibliotecas, ações em prol do atendimento de pessoas com TEA, em ambas foram realizadas buscas em português e inglês. Os dados foram estruturados e analisados com base no que preconiza a análise de conteúdo. Dentre os resultados foi possível notar a importância de um olhar sensível e crítico do bibliotecário em relação às pessoas com TEA, além das habilidades requeridas para a promoção da competência em informação que abrange as dimensões técnica, estética, ética e política, para a realização de ações inclusivas nesse ambiente.Item Competência em informação e agenda 2030 no âmbito do sistema de bibliotecas públicas de Londrina(2023-03-30) Gasparini, Zoraide Aparecida; Alcará, Adriana Rosecler; Zaninelli, Thais Batista; Mata, Marta Leandro daA pesquisa tem como propósito apresentar reflexões a respeito do desenvolvimento da competência em informação nas ações realizadas no Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina e a necessidade de sua contextualização e execução à Agenda 2030. A competência em informação é entendida como uma junção de habilidades para lidar com a informação em situações apresentadas na sociedade, que pode contribuir para romper as barreiras referentes à informação em diversos contextos, inclusive em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que propõem a melhoria da vida das pessoas e do planeta nas três esferas (social, econômica e sustentável). Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus da pesquisa foi o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. A população alvo foi composta por sete bibliotecários e nove técnicos de gestão pública que atuam nas bibliotecas. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, a entrevista e análise documental, sendo que os dados foram analisados com base em algumas categorias, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, identificou-se que são desenvolvidas ações multiplicadoras da Agenda 2030 e da competência em informação. Destaca-se como exemplos o projeto Literatura na biblioteca, Toda quinta tem história, Mural de empregos, Palestras, dentre outros. Identificou-se que os ODS 1, 3, 4, 5, 8, 10 e 17 são os mais atendidos nas ações, mas todos foram relacionados, de algum modo, às diferentes ações que são desenvolvidas no Sistema de Bibliotecas estudado. Verificou-se que a maioria dos bibliotecários não tinham conhecimento relacionado à competência em informação e à Agenda 2030. Porém, foi possível visualizar que o trabalho que vem sendo realizado pelos bibliotecários e sua equipe tem o potencial para a formação de habilidades no contexto das quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política), assim como apoiam no atendimento de diferentes ODS da Agenda 2030. Talvez, ainda seja necessário um processo mais reflexivo do próprio profissional em sua atuação prática do dia a dia em relação às dimensões e os ODS, para que a multiplicação da competência em informação ocorra de forma mais conscienteItem Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distânciaSouza, Jéssica Gabriela Tamião de; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]; Belluzzo, Regina Celia Baptista; Alcará, Adriana RoseclerResumo: A sociedade da informação, correspondente aos tempos atuais, é regida por um ambiente tecnológico que evolui rapidamente Esse cenário é dinamizado pelo crescimento exponencial do uso da internet e o surgimento de ferramentas que transformaram as relações do ser humano, juntamente com sua capacidade de produzir e consumir informação No aspecto cognitivo, assiste-se ao fortalecimento da Competência em Informação e ao surgimento de novas formas de aprendizado, como a Educação a Distância no ensino superior Diante disso, o presente estudo propõe uma análise da Competência em Informação no ambiente de trabalho, sobretudo no desempenho da função do tutor a distância, personagem relevante no cenário da EAD Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação e os sete pilares de Bruce (1999) Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EADItem Desinformação e fake news : estudo da produção científica na ciência da informaçãoPasqualino, Ana Paula Silva Nascimento; Silva, Terezinha Elisabeth da [Orientador]; Alcará, Adriana Rosecler; Pinheiro, Marta KerrResumo: Apresenta o mapeamento da produção científica na área de Ciência da Informação voltada à temática de desinformação e fake news em publicações indexadas na base de dados BRAPCI, no período de 2 a 219 Além de mapear tal produção científica, tem como objetivos específicos identificar e avaliar as vertentes teóricas que caracterizam a abordagem da temática nos artigos científicos que fazem parte do escopo da pesquisa; verificar a abrangência do tema na área da Ciência de Informação e contribuir para uma percepção mais aprofundada do tema, bastante emergente na atualidade e com novas vertentes no contexto da contemporaneidade da sociedade informacional Configura-se em uma pesquisa exploratória e descritiva que utiliza como estratégias de análise a Bibliometria e a Análise de Conteúdo, dentro da proposta de realizar um estudo de abordagem quali-quantitativa, que possa contribuir também para o aprofundamento epistemológico deste tema de pesquisa na área científica e a elucidação de formas de enfrentamento desta prática considerada um problema informacional e comunicacional Como parte dos resultados, foram constatados 49 artigos indexados, com variadas vertentes e crescimento gradativo da quantidade de publicações, o que confirma o aumento de interesse da CI pela temática emergente Reforça-se a importância da CI, da competência informacional e da ética da informação para o enfrentamento da desinformaçãoItem Dimensões da competência em informação nos processos educacionais de idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Unicentro(Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-28) Gardin, Daniela do Amaral Oliveira; Alcará, Adriana Rosecler; Bortolin, Sueli; Santos Neto, João Arlindo dos; Vitorino, Elizete Vieira; Mata, Marta Leandro da; Zaninelli, Thais Batista; Berti, Ilemar Christina Wey; Santos, Juliana Cardoso dosResumo: O estabelecimento da informação e do conhecimento como fatores de desenvolvimento têm transformado os procedimentos de gestão das nações, entre eles os da educação. Nesse cenário, se inserem os pressupostos das diversas ciências, assim como a competência em informação, campo disciplinar da Ciência da Informação, que trata das ações referentes à informação no que tange à sua identificação, localização, seleção, avaliação e uso consciente. Também sendo associada aos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos pessoais e no aprendizado ao longo da vida. A competência em informação é integrada pelas dimensões técnica, estética, política e ética, as quais, por sua vez, estão relacionadas ao saber fazer e ao uso das tecnologias, à reflexão crítica e à sensibilidade junto à informação e, referem-se, também, à responsabilidade e à interação dela com a coletividade. Sob essa perspectiva, problematizou-se a influência que os pressupostos da competência em informação e suas dimensões promovem no desenvolvimento dos processos educacionais para o aprendizado ao longo da vida, no tocante ao aperfeiçoamento da autonomia, qualidade de vida e exercício da cidadania de idosos, no âmbito de um programa de extensão universitária. Assim, investigou-se de que maneira as dimensões técnica, estética, política e ética da competência em informação encontram-se refletidas nos processos educacionais e pedagógicos desenvolvidos na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pesquisa tem natureza básica com abordagem qualitativa, compreendendo-se ainda como exploratória e descritiva. Caracterizou-se como um estudo de caso e foi instrumentalizada a partir das técnicas de levantamento documental, entrevista e grupo focal, realizados no âmbito do projeto pedagógico, com os idosos e os agentes educacionais do programa de extensão da Unati. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada para o desenvolvimento da interpretação dos achados científicos. Os resultados demonstraram a manifestação das dimensões da competência em informação sob três vieses específicos. Um projeto pedagógico voltado para o alcance do bem estar, da qualidade de vida e do exercício da cidadania dos idosos. Comportamentos, habilidades e atitudes dos agentes educacionais respaldados a partir de condutas específicas. E a disponibilidade e disposição dos sujeitos aprendizes em se engajarem e se inserirem no universo de aprendizado contínuo e permanente. Dessa forma, na medida em que se manifestam harmônicas com a tríplice atuação das partes nesse processo, as dimensões tornam os unatianos pessoas com competência em informação no âmbito dos desafios impostos pela sociedade da informação e do conhecimento. Abstract: The establishment of information and knowledge as development factors has transformed the management procedures of nations, including education. In this scenario, the assumptions of the various sciences are inserted, as well as information literacy, a disciplinary field of Information Science, which deals with actions related to information in terms of its identification, location, selection, evaluation and conscious use. Also being associated with personal knowledge, skills, attitudes and behaviors and lifelong learning. Information literacy is integrated by the technical, aesthetic, political and ethical dimensions, which, in turn, are related to know-how and the use of technologies, critical reflection and sensitivity to information and also refers it responsibility and it interaction with the community. From this perspective, the influence that the assumptions of information literacy and its dimensions promote in the development of educational processes for lifelong learning was problematized, with regard to the improvement of autonomy, quality of life and exercise of citizenship of the elderly, under a university extension program. Thus, it was investigated how the technical, aesthetic, political and ethical dimensions of information literacy are reflected in the educational and pedagogical processes developed at the Open University for the Elderly (Unati) of the State University of the Midwest (Unicentro). The research has a basic nature with a qualitative approach, understanding itself as exploratory and descriptive. It was characterized as a case study and was instrumentalized from the techniques of documentary survey, interview and focus group, carried out within the scope of the pedagogical project, with the elderly and educational agents of the Unati extension program. The content analysis technique was used to develop the interpretation of scientific findings. The results demonstrated the manifestation of the dimensions of information literacy under three specific biases. A pedagogical project aimed at achieving well-being, quality of life and the exercise of citizenship for the elderly. Behaviors, skills and attitudes of educational agents supported by specific behaviors. And the availability and willingness of the learning subjects to engage and insert themselves in the universe of continuous and permanent learning. Thus, to the extent that they manifest themselves as harmonious with the triple action of the parties in this process, the dimensions make unatianos people competent in information within the scope of the challenges imposed by the information and knowledge society.Item Feminismo e competência em informação : debates teórico-práticos a partir da epistemologia social(2024-03-27) Miranda, Ana Maria Mendes; Alcará, Adriana Rosecler; Albuquerque, Ana Cristina de; Mata, Marta Leandro da; Santos Neto, João Arlindo dos; Farias, Gabriela Belmont deCom o desenvolvimento do capitalismo, o patriarcado, assim como o racismo, se converte em aliados indispensáveis para a exploração e a manutenção do status quo. Nesse contexto, os aspectos informacionais se apresentam como um recurso e fator marcante nas lutas de movimentos políticos e sociais feministas na atualidade. É nesse escopo que o desenvolvimento de um conjunto de habilidades, somadas ao acesso à informação e conhecimentos, pode auxiliar na compreensão das diversas “amarras” do tecido social, denominado no campo da Ciência da Informação como competência em informação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a competência em informação sob a perspectiva da Epistemologia Social e suas relações com as teorias feministas. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa teórico prática descritiva, com abordagem quantiqualitativa. Num primeiro momento, desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura, com delineamento bibliográfico, seguida de uma análise das práticas de competência em informação por meio de pesquisa documental. Com os dados bibliográfico realizou-se uma análise bibliométrica, identificando autorias mais produtivas da temática, e textos e autorias mais referenciadas pelo corpus de análise. Posterior a isso, ambas as coletas foram analisadas com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Foram localizadas 79 pesquisas de 1997 a junho de 2023 em português, inglês e espanhol que relacionam a competência em informação com o feminismo, revelando distintas bases teóricas e uma aproximação com o feminismo interseccional e pós-estruturalista. No que se refere às práticas, mapearam-se 347 ações promovidas por unidades de informação brasileiras relacionadas ao feminismo ou às mulheres, destacando-se rodas de conversa, palestras e clubes de leitura. As categorias temáticas nas quais elas foram organizadas incluem violência doméstica, direitos das mulheres, trabalho, maternidade, saúde, empoderamento, autoestima, arte, literatura, visibilidade e acesso à informação. Compreendendo as características teóricas e as ações práticas da competência em informação relacionadas às mulheres, surge a questão sobre como se dá uma competência sob a perspectiva da Epistemologia Social. Seu maior ponto de encontro está no conhecimento e sua noção coletiva, podendo contribuir para novos olhares da competência em informação sobre um aspecto central de seus estudos. É também nessa perspectiva de conhecimento coletivo que a competência em informação pode se encontrar com a teoria feminista marxista, promovendo a formação das consciências para a transformação da realidade. As unidades de informação, por meio da competência em informação e outras ações voltadas para o acesso à informação, desempenham papel preponderante ao permitirem o compartilhamento e a troca de informações, além de ajudarem na promoção do senso crítico e aplicação ética das informações. Conclui-se que a Epistemologia Social pode contribuir para pensar diversos aspectos da competência em informação, principalmente o conhecimento, e uma competência em informação preocupada com questões coletivas e sociais pode auxiliar na compreensão de meninas e mulheres sobre questões relevantes de sua realidade, contribuindo para o enfrentamento da desigualdade de gênero.Item Gestão da inovação com foco no arranjo produtivo local de tecnologia de informação e comunicação de Londrina e RegiãoShirado, Luciana Yuri; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Alcará, Adriana Rosecler; Tomaél, Maria InêsResumo: No atual ambiente econômico, a Gestão da Inovação apresenta-se como um diferencial para que a Tríplice Hélice, que se refere ao modelo de interação das três esferas do conhecimento: universidade - indústria - governo, consiga congregar esforços para melhorar os processos comunicacionais e informacionais da inovação Assim, o referido estudo teve como propósito a ação de diagnosticar os processos de informação, conhecimento, cultura e memória organizacional inerentes à implementação da Gestão da Inovação nas empresas participantes da Governança do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina e Região - APL de TIC Considerando-se a finalidade central desta pesquisa, foram traçados três objetivos específicos, a saber: Mapear as ações e atividades de Gestão de Inovação, Identificar e categorizar o uso da informação, e por fim Validar e estabelecer a relevância da memória organizacional Tendo em vista a exposição dos objetivos, delineou-se que a hipótese desta pesquisa foi verificar se as empresas que estão atreladas a projetos específicos de atores participantes do APL de TIC de Londrina e Região conseguem manter a Cultura de Inovação em suas organizações Nesse sentido, o universo de pesquisa foi composto por uma população e uma amostragem intencional estimada de 3 empresas, que participam ativamente da Governança, e que simultaneamente estivessem inscritos em projetos inovativos propostos pelas entidades participes do mesmo arranjo Ressalta-se que esta pesquisa apresentou natureza de caráter básica descritiva, com abordagem qualiquantitativa, sendo a metodologia fundamentada no método de estudo de caso de Robert Yin, com aplicação da técnica de análise de conteúdo, mais especificamente utilizando-se a análise categorial de Laurence Bardin, com a utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, observação e análise documental, de forma a responder a hipótese proposta Por intermédio da etapa de coleta e análise de dados, foi possível definir o perfil das empresas e entidades da Governança do APL de TIC, além de identificar a existência e os graus/níveis de maturidade das práticas e ferramentas de Gestão da Inovação e da Memória Organizacional Evidenciou-se, contudo que os processos inerentes a Memória Organizacional ainda apresentam lacunas e incipiências que impactam diretamente na implementação e manutenção da Gestão da Inovação, ou seja, o fato de compartilharem informações e pertencerem a uma comunidade de práticas de conhecimento, não necessariamente apresentam-se como fatores únicos de sucesso e manutenção da inovação Esta Dissertação também sugere algumas práticas de Gestão de Inovação, levando em consideração a realidade e cultura da organização pesquisadaItem Mediação oral da informação e oralidade mediatizada em podcasts(2023-08-23) Triches, Marcos César; Santos Neto, João Arlindo dos; Alcará, Adriana Rosecler; Terra, Guilhermina de Melo; Bortolin, SueliA mediação oral da informação em podcasts na Ciência da Informação evidencia o retorno à voz proporcionado por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e sua profusão em ambientes digitais. A aliança da oralidade com a tecnologia proporciona entretenimento, educação, informação, preservação da história e memória, entre outros. Ressalta que a oralidade se manifesta como grande forma de expressão entre os indivíduos, pois mesmos os iletrados conseguem se expressar e serem entendidos, seja por meio da voz viva ou da voz mediatizada. Tem- se por objetivo investigar como ocorre a mediação oral da informação em ambientes digitais com foco na incidência de podcasts na Ciência da Informação. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa e adota como método o estudo de caso. Para seleção do corpus foram pesquisados nas três principais plataformas de streaming de áudio - Spotify, Podcast Addict e Google Podcasts - programas de podcasts que tivesse alguma relação com Escolas de Ciência da Informação ou seja, programas que tenham explicitado em suas descrições que a produção é de responsabilidade de algum professor ou estudante vinculado a cursos da área de Ciência da Informação. As buscas foram realizadas pelos termos “Ciência da Informação”, “Biblioteconomia”, “Arquivologia” e “Museologia”. No Spotify foi recuperado o maior número de programas relacionados à Ciência da Informação, um total de 50 programas, sendo 24 de iniciativas vinculadas a departamentos, programas de pós-graduação ou projetos de extensão de universidades e 26 de iniciativa de estudantes, sem o apoio direto da universidade. No Podcast Addict, foram recuperados 11 programas, sendo seis de iniciativa de universidades e cinco de estudantes. No Google Podcasts foram recuperados 24 programas, sendo 14 de iniciativa de universidades e 10 de estudantes. Dos resultados, muitos programas não lançam episódios novos há alguns meses, o que sugere uma descontinuidade dos podcasts. Dois podcasts, Museológicas Podcast e Prancheta Fabicana, foram analisados com base nas dimensões da mediação da informação, e os dois contemplaram todas as dimensões - dialógica, estética, formativa, ética e política. Conclui que o podcast pode ser considerado como recurso de mediação oral da informação em suas múltiplas potencialidades, seja mediando informação científica, política, social ou popular, visto que a oralidade mediatizada possui todos os aspectos da oralidade convencional, e vai além, uma vez que o alcance da informação por meio da tecnologia cria um distanciamento entre o momento da produção e do efetivo consumo, possibilitando maior mobilidade temporal e espacial.Item Mediação oral da literatura para bebêsCosta, Aline Cristina Chanan; Bortolin, Sueli [Orientador]; Alcará, Adriana Rosecler; Silva, Rovilson José daResumo: O presente projeto aborda a mediação oral da literatura para bebês Ele propõe refletir a respeito da importância da leitura na vida do indivíduo e a necessidade dela ser desenvolvida de modo amplo envolvendo os conhecimentos linguísticos, visuais e auditivos Destaca que a oralização da literatura contribui na formação do leitor desde a infância Discorre também sobre o surgimento da infância, traçando um breve histórico de ambientes criados para os cuidados infantis e o papel do mediador como maior incentivador da leitura Utiliza-se a pesquisa básica, sua tipologia é exploratória, tem abordagem qualitativa e com delineamento bibliográfico e documental Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma revisão nas áreas da Informação e Comunicação, em língua portuguesa, buscando subsídios sobre aspectos que envolvem a mediação da literatura para bebês Foi possível apontar a existência de leis, programas e projetos que viabilizam os espaços para a promoção da leitura, no entanto, as iniciativas são poucas e é preciso ir além, para que de fato o acesso à leitura seja garantido a todos, pois não basta apenas criar projetos é necessário também, ter condições de mantê-lo Conclui-se que quanto mais significativas forem as relações entre mediador - leitor, existirão mais envolvimento e comprometimento em relação às mudanças em como as situações atuais se apresentam A afetividade é um fator importante, assim como a mudança de perspectiva Entretanto, frisa-se que não basta que as crianças tenham acesso aos livros, é preciso uma mediação lúdica, livre, sem regras, pois o diferencial está em possibilitar experiências repletas de criatividade, que potencializem o desejo e as formas de uso do livro Nos berçários, por exemplo, os livros certamente são uma potente ferramenta que unem adultos e crianças na produção de uma nova cultura de uso do objeto livroItem Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia de uma universidade pública do norte do ParanáAlcará, Adriana Rosecler; Guimarães, Sueli Édi Rufini [Orientador]; Bzuneck, José Aloyseo; Boruchovitch, EvelyResumo: No contexto educacional, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem Assim, nesta pesquisa, analisamos as orientações motivacionais de alunos do Curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do Norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro (como por exemplo, a expectativa de inserção no mercado de trabalho) e da relação entre essas diferentes variáveis Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso em questão Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de auto-relato, contendo 8 questões do tipo escala Likert e foram analisados de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro Entre os principais resultados da pesquisa podemos destacar que os alunos obtiveram maiores médias nos tipos mais autônomos de motivação e utilizam razoavelmente as estratégias de aprendizagem de profundidade Além disso, estabelecem metas a serem alcançadas no futuro, percebem as atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras e, a grande maioria dos alunos pretende permanecer no curso até a sua conclusão No que se refere às relações entre as variáveis, vale destacar que, as estratégias de profundidade estão relacionadas com a motivação intrínseca e as de superfície com os tipos de motivação menos autônoma; há uma relação positiva da instrumentalidade e da Perspectiva de Tempo Futuro com a motivação, especificamente, com os tipos mais autônomos de regulação (regulação identificada e motivação intrínseca); há uma predição significativa da Perspectiva de Tempo Futuro na instrumentalidade, na motivação com regulação identificada e na motivação intrínseca e moderada no uso de estratégias de aprendizagem do tipo profundidade e não há predição da Perspectiva de Tempo Futuro na percepção de desempenho e na intenção de permanecer no curso Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa trouxe importantes contribuições, uma vez que, os resultados anteriormente apontados demonstram vários aspectos que podem estar envolvidos na motivação acadêmica, ampliando a compreensão das orientações motivacionais de alunos de cursos superioresItem Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informaçãoCristovam, Poliana Fragatti; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]; Alcará, Adriana Rosecler; Mata, Marta Leandro daResumo: A biblioteca escolar perpassou por significativas mudanças durante a história na perspectiva da educação Paralelamente, o bibliotecário escolar observou suas práticas, habilidades e responsablidades serem influenciadas por tais mudanças, fazendo-o refletir e inserir em sua atuação, estudos que contemplassem teorias para seu aperfeiçoamento profissional A competência em informação é apresentada, neste cenário, como alternativa, agregando possibilidades para transformação pessoal e profissional Nesse sentido, levantou-se por meio da literatura e de documentos, as atividades desenvolvidas por bibliotecários escolares, relacionando o fazer com as quatro dimensões da competência em informação Sua abordagem metodológica foi a bibliográfica e documental com natureza qualitativa, optando-se pelo método de análise de conteúdo para a investigação dos documentos escolhidos para auxiliar no alcance dos questionamentos levantados Entre os documentos analisados, foi possível averigar que apesar de a literatura abordar sobre as práticas do fazer bibliotecário escolar, contemplando as dimensões técnica, estética, ética e política, os documentos analisados envolvem, em sua grande maioria, as dimensões técnica, ética e política, abordando pouco sobre a dimensão estética, que se refere ao contexto criativo da atuação profissional Nota que em âmbito internacional alguns documentos completam as quatro dimensões da competência em informação, mas em esfera nacional ainda há muito a crescer nesta áreaItem Saberes informacionais na formação integral : um estudo na rede de bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná sob o prisma da infoeducaçãoSantos, Veronica Aparecida dos; Bortolin, Sueli [Orientador]; Santos Neto, João Arlindo dos; Alcará, Adriana Rosecler; Barros, Marta Silene Ferreira; Santos Neto, João Arlindo dos [Coorientador]Resumo: Na sociedade da informação os saberes informacionais são uma condição para a cidadania e essenciais no mundo do trabalho, portanto é interessante verificar como a formação integral está abrangendo o desenvolvimento desses saberes no ensino profissionalizante Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza exploratória sob um enfoque qualitativo que tem como objetivo geral investigar a formação em saberes informacionais ofertada pelas bibliotecas do Instituto Federal do Paraná sob o prisma da Infoeducação O levantamento bibliográfico e pesquisa documental contemplou as categorias de assunto: Infoeducação, bibliotecas dos Institutos Federais e Formação Integral Como instrumento de coleta de dados utiliza-se o questionário, e os sujeitos da pesquisa são os bibliotecários dos campi do Instituto Federal do Paraná O tratamento dos dados ocorreu por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin utilizando dialogia, protagonismo cultural, negociação cultural, transdisciplinaridade, saberes informacionais, reticularidade e mediadores como categorias estabelecidas a priori na análise categorial por serem elementos-chave em projetos de Infoeducação Nos resultados verificou-se práticas pedagógicas e culturais voltadas à formação de saberes informacionais, ofertadas na Rede de Bibliotecas do IFPR, a não existência de um projeto sistemático, pontos fortes e fragilidades das ações e ainda atividades geradoras de saberes informacionais Constata-se que a Rede de Bibliotecas do IFPR possui características de dispositivos dialógicos como bom repertório informacional, boa interação com a comunidade e disposição à negociação cultural Entre as fragilidades destacam-se que as ações e atividades não seguem uma programação permanente, contínua e avaliada, sendo mais pautadas em demandas e orientações de rotina De acordo com a percepção dos bibliotecários, algumas bibliotecas possuem condições inapropriadas segundo a literatura técnica, a saber: conforto, estética, iluminação, ventilação, acessibilidade São dados que caracterizam as bibliotecas do IFPR como dispositivos monológicos Conclui-se que são dispositivos em transição do paradigma difusionista para o de apropriação cultural, tendo como desafios a falta de recursos humanos, financeiros e colaboração da gestão escolar e outros setores institucionais Portanto, essas bibliotecas possuem características potencializadoras de sucesso com a Infoeducação, dentre essas características estão o ensino multinível que propicia redes intergeracionais, e a participação em uma Rede Federal, o que facilita o trabalho colaborativo entre profissionais das bibliotecas O trabalho ressalta a afinidade das dimensões teóricas e operacionais propostas pela Infoeducação e enfoque histórico-cultural coerentes com a Formação Integral nos Institutos FederaisItem Search engine optimization : contribuição à qualidade das fontes de informaçãoTrevisan, Gustavo Lunardelli; Monteiro, Silvana Drumond [Orientador]; Alcará, Adriana Rosecler; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregórioResumo: Inserido no cenário contemporâneo, o qual constitui o ciberespaço, configurando as questões inerentes à busca e recuperação da informação, a pesquisa abordou a otimização dos mecanismos de busca e contribuição à qualidade das fontes de informação A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar os conceitos do Search Engine Optimization (SEO) e suas técnicas, sob a perspectiva dos critérios de Qualidade das Fontes de Informação Digital (QFID) Como objetivos específicos: apresentar os conceitos Search Engine Optimization (SEO); apresentar os conceitos e critérios de Qualidade das Fontes de Informação Digital; o uso do SEO e critérios de Qualidade das Fontes de Informação Digital por meio de ferramenta de análise de web site WooRank à perspectiva da Ciência da Informação e demonstrar por meio de representação visual (infográfico) a correlação entre os critérios de SEO e QFID Os procedimentos metodológicos foram por meio de pesquisa teórico-informal, pesquisa documental e relatórios gerenciais oriundos de software analisador de SEO, com abordagem qualitativa Nos resultados, a pesquisa demonstrou os conceitos SEO, os critérios QFID e análise do conteúdo informacional constante em web site, comprovando que o uso de softwares SEO não exclui a necessidade do fator humano para sua composição Portanto, observa-se que é imprescindível a atuação de profissionais especializados na elaboração de conteúdos informacionais, como palavras-chave, tesauros, redação do conteúdo informacional, dentre outros relacionados à Ciência da Informação e por consequência à Qualidade das Fontes de Informação Digital Ainda como resultados, fez-se uma nova representação dos elementos correlatos por meio da Categorização dos fatores e quesitos SEO e Qualidade das Fontes de Informação Digital (QFID), que contribuem para a construção de um modelo resultante dos novos meios de preparação e adequação de conteúdo informacional e representação da informação Por fim, fez-se a representação visual utilizando o infográfico virtual e interativo Considera-se a contribuição da pesquisa e sua relevância para a Ciência da Informação, visto que o uso do SEO aplicado sob a perspectiva da Qualidade das Fontes de Informação Digital é um campo vasto de investigação, pois contém literatura deficitária e também como forma de promover a integração e a práxis dos campos da CI, Administração, Marketing, Economia, Ciência da Informação, Pesquisa Operacional, Artes Gráficas, Comunicação, dentre outras, trazendo para os estudiosos do assunto contribuições tanto do ponto vista prático como teórico