CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Item 7x1 : o dia em que a imprensa escanteou em definitivo o mito da objetividadeMoraes, Diego Henrique Rodrigues de; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Silveira, Fábio Alves; Contani, Miguel LuizResumo: Nesta Dissertação , analisamos o conteúdo e a concepção das capas de doze jornais brasileiros: Extra, O Lance, O Dia, Metro, Meia Hora, Gazeta do Povo, Diário do Nordeste, Correio Braziliense, Folha de Londrina, Diário de Santa Maria, A Tarde, Zero Hora, um dia após a derrota da seleção brasileira de futebol para a Alemanha, na copa de 214, no estádio do Mineirão, no confronto que resultou na maior derrota da seleção brasileira em todos os tempos – 7 a 1 para os visitantes As capas dos periódicos são dotadas de uma alta carga semântica, seja pelo texto verbal, ou pelo não verbal escolhidos, gerando uma simbologia que dialoga em vários aspectos com o chamado público-alvo do jornal Embasados nisso, almejamos decifrar, com os aportes teóricos do semioticista argentino Eliseo Verón, na noção de contrato de leitura, e do semiólogo Roland Barthes em seus estudos acerca de fotografia e de mito, a fim de conduzir reflexões requeridas pela complexidade do fenômeno que, naquele contexto específico, estabeleceu-se na relação entre emissor e receptor Buscamos apontar a função de cada um desses dois agentes no cenário destacado e elucidar os aspectos conotativos e denotativos presentes nos conteúdos em análise, tais como legendas e título, imagem e diagramação, dentre outras ocorrências Os resultados permitem afirmar que o emissor assumiu para si a linguagem do receptor e, ao suprimir a história, devolveu apenas a subjetividade exasperada, não só pelo fato de o país ter perdido o hexacampeonato, mas também de ele (receptor) não ter conseguido realizar “o grito que ficou preso na garganta de seus antepassados” Com isso, a objetividade jornalística ficou totalmente proscritaItem A ampliação da jornada escolar em Cambé/PR: uma análise da proposta implementada no município(2021-04-16) Chamorro, Cristiana Flávia dos Santos Cordeiro; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Silva, Ana Lúcia Ferreira da; Viriato, Edaguimar Orquizas; Meletti, Sílvia Márcia FerreiraA ampliação da jornada escolar tem sido pauta de algumas das discussões como uma das alternativas para a melhoria da educação pública em nosso país. Desta forma, este trabalho visa analisar como tem sido implementada a ampliação da jornada escolar na cidade de Cambé, no Paraná. Destacamos que se apresentam ao menos duas perspectivas diferentes de sugestão de como encaminhar o trabalho pedagógico na ampliação de jornada, especialmente, quanto à definição de seus currículos escolares. Uma delas mostra a ideia de integralidade em relação ao tipo de formação ofertada, a outra indica uma complementaridade do trabalho pedagógico desenvolvido no turno regular. Essa pesquisa é desenvolvida com base em análise documental e bibliográfica, além da realização de entrevistas semiestruturadas com assessores e diretor de departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Entre as referências, utilizamos documentos nacionais e municipais que regulamentam e norteiam a ampliação da jornada escolar no país e no município. Buscamos responder às seguintes questões: Como tem se dado o processo de ampliação da jornada escolar em 3 escolas públicas na rede municipal de Cambé/Pr? Em que orientações teóricas e metodológicas se tem baseado? Que proposta curricular vem seguindo? Que limites a Secretaria de Educação encontra na sua implementação e como tem proposto a resolução? Para isso, objetivamos analisar o processo de implantação da ampliação da jornada escolar no município de Cambé, estado do Paraná. Os objetivos específicos são: compreender a relação e a influência do capitalismo para a educação, e suas implicações nas escolas de jornada ampliada; retomar os dados históricos da implantação e implementação da ampliação da jornada escolar em Cambé/Pr; analisar a proposta curricular adotada pelo município; e destacar o tipo de formação que esta modalidade escolar possibilita aos alunos que frequentam o período ampliado. A pesquisa fundamentar-se-á na perspectiva do materialismo histórico dialético, expresso na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Também é oferecido um painel sobre a discussão atual a respeito da proposta de ampliação da jornada escolar na sociedade capitalista e suas variantes, de modo que se situe o problema mais específico em pauta neste trabalho. Como resultados, verificamos a proposta e a experiência de Cambé, sendo possível compreender o percurso histórico do município em relação ao brasileiro. Percebemos que há a necessidade de valorização da ampliação da jornada escolar visando a formação integral do estudante, e para isso, é preciso ter clareza das convicções pedagógicas adotadas que irão orientar o trabalho pedagógico para que encaminhem de acordo com os objetivos traçados. Pretendemos que essa pesquisa possa contribuir para análises futuras relacionadas ao encaminhamento pedagógico do município quanto à ampliação da jornada de suas escolas.Item A aprendizagem expansiva e sua contribuição para a formação docente no Brasil(2022-02-16) Galvão, Rosangela Miola; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Sforni, Marta Sueli de Faria; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto deA proposta dessa pesquisa promove uma reflexão fundamentada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade acerca da Aprendizagem Expansiva. Os estudos, nessa vertente teórica, podem ser considerados recentes em nosso país, no entanto, levantamos a tese de que a Aprendizagem Expansiva é um referencial teórico e prático que possibilita a expansão da atividade e, consequentemente, contribui para a melhoria da aprendizagem, visto que nossa hipótese se constitui em considerar que esse viés teórico está estruturado de conceitos e metodologias contemporâneas, que atendem as necessidades de interação, apropriação e produção de novos conhecimentos. De modo a conhecer esse viés teórico, foi levantada a seguinte questão: Como se apresentam no Brasil as pesquisas de intervenção na área da educação embasadas na Aprendizagem Expansiva que contribuem para a formação docente? Para responder esse questionamento, a pesquisa elaborou como objetivo geral compreender esse viés teórico e seus estudos desenvolvidos na área da educação no período de 2018- 2021. Enquanto objetivos específicos, o estudo pretende conhecer e compreender os conceitos chaves dessa corrente teórica, como também apresentar a evolução estrutural modelar da atividade humana que se inicia com Vigotski (2010) na Teoria Histórico-Cultural, indo até Engeström (2016) na Aprendizagem Expansiva, a fim de compreender as redes de atividade que envolvem os ciclos expansivos do objeto. Além de conhecer o método de investigação denominado Laboratório de Mudanças, assim como outras intervenções formativas que contribuem para a evolução dessa teoria. Para tanto, como percurso metodológico, foram selecionados para a coleta de dados 33 trabalhos científicos, que se constituem enquanto intervenções formativas na área da educação, na perspectiva expansiva, encontrados nos repositórios: Dedalus, Google Acadêmico, Acervus, Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Também foi utilizado o instrumento questionário aberto via Google Forms, com 2 pesquisadores brasileiros que desenvolvem trabalhos nessa base teórica. Os dados coletados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa mediante o uso dos princípios da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003) que sugere a formação de categorias para a análise. Mediante algumas evidências da pesquisa, confirmamos a tese levantada, pois podemos considerar como promissores e crescentes os estudos embasados nessa corrente teórica no Brasil, sendo a interdisciplinaridade um caminho a seguir, juntamente com os trabalhos em grupo, a partir de metodologias interativas, baseadas nos princípios expansivos de diálogo coletivo e de produção de significado e sentido pelo sujeito. Contudo, necessitamos, enquanto educação brasileira, superar velhas barreiras representadas por currículos encapsulados, pela cultura do ensino individual, pelas estruturas físicas escolares decadentes e pela falta de formação continuada dos docentes.Item A Arte na Educação Infantil: um espaço de formação do psiquismo e subjetividade humana(2025-01-31) Rosa, Ronald; Barros, Marta Silene Ferreira; Alencar, Gizeli Aparecida Ribeiro de; Rodrigues, Mauro Roberto; Leite, Sandra Regina MantovaniA arte na Educação Infantil tem sido frequentemente utilizada de forma ornamental, sendo reduzida a um recurso auxiliar para outras áreas do conhecimento, sem explorar plenamente suas potencialidades no desenvolvimento humano. Essa problemática delineia o objetivo geral desta pesquisa, que foi investigar a tríade Arte, Ação Docente e Educação Infantil como possibilidade para o desenvolvimento da subjetividade e do psiquismo humano na infância, com ênfase no ato de ler arte como atividade central desse processo. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa parte da seguinte problemática: como o sujeito pode se desenvolver psiquicamente e subjetivamente por meio do ato de ler arte no processo de formação na Educação Infantil? Teoricamente, a investigação é fundamentada no método crítico-dialético e nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em diálogo visando aprofundar a compreensão da arte como campo de saber que promove o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico a partir do levantamento da literatura com autores primários e secundários. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a arte de forma elaborada nas formações inicial e continuada dos professores, uma vez que, embora a arte seja amplamente demandada e utilizada na Educação Infantil, essa formação específica não é oferecida de maneira adequada aos docentes. Isso reflete diretamente na perpetuação de práticas que permanecem na superficialidade da aparência, distanciando-se da essência necessária para o verdadeiro desenvolvimento humano. Os resultados apontam que um trabalho intencional e sistematizado com a arte requer professores preparados para mediar a experiência estética das crianças de maneira significativa, possibilitando que o ato de ler arte contribua para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e para a constituição da subjetividade na infância.Item A arte para além das tintas, telas e pincéis : contribuições de uma experiência formativa com as tecnologias digitais no ensino de arte(2024-02-27) Manfré Filho, Célio; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Lacanallo-Arrais, Luciana FigueiredoA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL), na Linha 2 – Docência: Saberes e Práticas, Núcleo 2: Formação de professores. O século XXI é marcado por avanços tecnológicos; no entanto, percebe-se que a adoção das tecnologias digitais na educação ainda enfrenta desafios relacionados ao seu uso e apropriação. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições provenientes de uma experiência formativa para um grupo de professores de Arte, no que se refere aos usos e apropriações das tecnologias digitais. A pesquisa tem como referencial a Teoria Histórico-Cultural e trata-se de um estudo qualitativo, na modalidade exploratória explicativa, com princípios da pesquisa-formação. O escopo da investigação concentra-se nos professores de Arte do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação de Ourinhos (SP). A pesquisa foi organizada a partir de uma triangulação metodológica, dividida em: 1) Revisão bibliográfica; 2) Elaboração e implementação de uma formação abordando as tecnologias como mediadoras das práticas educativas destinada aos professores; 3) Acompanhamento presencial e coleta de dados ao longo de um semestre letivo. Os instrumentos de coleta de dados incluíram: 1) Entrevistas semiestruturadas com professores de Arte; 2) Registro de observações ao longo dos encontros formativos; 3) Registro de observações das aulas dos professores de Arte; 4) Diário reflexivo mantido pelo pesquisador; 5) Questionários. Durante a pesquisa, emergiram categorias-chave, incluindo Mediação, Colaboração e Condições Objetivas de Vida. Os resultados revelaram que a abordagem das tecnologias digitais como mediadoras das práticas educativas demanda atenção especial, mas sua efetividade está ligada não apenas ao desenho didático, mas também à fluência digital e às condições objetivas dos professores. A pesquisa ressaltou a escassez de formações específicas para o uso das tecnologias digitais, destacando a importância de uma abordagem crítica reflexiva. Além das questões relacionadas à formação, foram identificadas deficiências na infraestrutura escolar, destacando a urgência de investimentos. A colaboração foi destacada como propulsora da aprendizagem significativa, embora tenha enfrentado desafios, especialmente em ambientes online. As condições objetivas de vida dos professores, incluindo a sobrecarga de trabalho e as instabilidades profissionais, influenciaram significativamente o processo formativo. A pesquisa evidenciou a importância da formação continuada centrada na escola e a necessidade de políticas públicas que incentivem a participação dos professores. Por fim, destacou-se a necessidade de explorar o potencial das tecnologias digitais no ensino de Arte.Item A articulação do mito barthesiano por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias(2023-02-03) Vieira, Nattalia Todeschini; Contani, Miguel Luiz; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; Kulak, Sergio MarilsonO presente trabalho busca investigar como se processa, ao longo das etapas de uma campanha publicitária, a produção de sentido resultante do emprego de imagens fotográficas, bem como identificar a característica que esse procedimento ajuda a construir no interior das mensagens veiculadas. Os dados são provenientes da campanha intitulada Dream Crazy realizada pela marca Nike, e as análises dão destaque às associações efetuadas ao produto por meio da integração entre o conteúdo de cada fotografia e as declarações expressas em frases funcionando como slogan. O pressuposto adotado é o de que emerge uma interpretação explicável pelo conceito de mitologia, conforme enunciado por Roland Barthes, pelo qual se podem avaliar as implicações causadas pela imagem ao sentido produzido na campanha como um todo. A noção de arquétipos na publicidade é também utilizada a fim de expandir essa compreensão pelo vínculo entre mito barthesiano reforçado por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias. O resultado permite interpretar o efeito gerado pela transposição do signo no interior do sistema semiológico, integrando um imaginário social, e a capacidade que a marca adquire em relação aos fatores de atração e preferência pelo produto, desejo, identificação, e absorção do discurso nos anúncios.Item A competência em informação e a necessidade de pertencimento das mães de pessoas com surdez(2024-12-13) Pereira, Ana Paula; Alcará, Adriana Rosecler; Coneglian, André Luís Onório; Condurú, Marise Teles; Bortolin, Sueli; Berti, Ilemar Christina Lansoni WeyDiscute a competência em informação e o aprendizado das mães de pessoas com surdez como fator de apoio para a necessidade de pertencimento, a partir da Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas, que integra a Teoria da Autodeterminação. Parte da hipótese de que a competência em informação é influenciada pela necessidade de pertencimento assim como o pertencimento também pode ser impactado pela competência em informação. Tem como objetivo analisar as relações entre a competência em informação e a necessidade de pertencimento das mães de pessoas com surdez. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa de campo realizada com mães de pessoas com surdez e profissionais vinculados à uma instituição especializada na área da surdez e uma Associação de Pais e Amigos dos Surdos de um município localizado no norte do Paraná/BR. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a entrevista semiestruturada e o questionário com questões abertas aplicado às mães surda e ouvinte, a entrevista gerativa de narrativa com uma questão gerativa de narrativa para os profissionais da instituição especializada e da Associação de Pais e a observação do evento comemorativo do Dia Nacional dos Surdos promovido pela instituição especializada, Associação de Pais e Secretaria da Educação. A técnica de análise dos dados adotada foi a análise categorial da análise de conteúdo de Bardin. Dentre os resultados constatou-se que as principais habilidades para a formação e o desenvolvimento da competência em informação das mães são: aprender e saber buscar e localizar informações sobre a surdez e outras questões (educação, direitos), aprender e saber lidar com necessidades e fontes informacionais, aprender e saber buscar o apoio de instituições especializadas na área da surdez, aprender a Língua Brasileira de Sinais em família e outras formas de comunicação e com isso fortalecer ainda mais o pertencimento. As principais variáveis identificadas que implicam no sentimento de pertencimento das mães surda e ouvinte estão: o estado emocional e psicológico, as experiências profissionais e de vida (ser surdo, ser mãe ouvinte ou surda, ter familiar surdo, atuar em uma instituição especializada), convivência com pessoas surdas, saber criar e manter laços afetivos, frequência, participação e envolvimento nas ações promovidas pela instituição. As variáveis do pertencimento influenciam a formação da competência em informação das mães quando apresentam dificuldades para lidar com o diagnóstico e com a surdez; necessidades informacionais e outras dificuldades que elas possuem; motivação para não desistir; contexto (entorno) em que as mães estão inseridas e suas condições econômicas; ambientes acolhedores e receptivos; oportunidades de compartilhar informações e experiências positivas e negativas; barreira comunicacional e barreira atitudinal; habilidade para manter relações saudáveis com os profissionais e outros familiares. Assim, com os resultados das quatro fontes de evidência e apoiando-se na fundamentação teórica, propõem-se 15 princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mães surdas e ouvintes. Conclui-se que mães sem um sentido de pertencimento estabelecido terão mais dificuldades para estabelecer propósitos e objetivos ao longo da vida, já mães com sentimento de pertença fortalecido estarão mais inclinadas para o aprendizado e, por consequência, à desenvolver as habilidades da competência em informação.Item A dimensão fator esquecimento nos processos de organização e representação do conhecimento(2024-03-07) Rosa, Pedro Henrique Cremonez; Contani, Miguel Luiz; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Paletta, Francisco Carlos; Kulak, Sergio Marilson; Pires, Jorge de BarrosO objetivo desta tese é analisar a participação e a relevância do fator esquecimento nos processos de organização e de representação do conhecimento, como forma de delinear futuros métodos, voltados a contribuir para o resgate de conhecimentos como forma de contraste à presença desse componente. A pesquisa é de tipo hipotético-dedutivo, qualitativa quanto à abordagem, descritiva e explicativa quanto aos objetivos, e bibliográfica quanto aos procedimentos técnicos. O emprego da expressão esquecimento é associado a uma multiplicidade de acepções, explicitadas ao longo da fundamentação teórica e da descrição dos procedimentos metodológicos. A tese defendida é de que, nos processos de organização e de representação do conhecimento, é indispensável uma permanente atitude de contrastar as condições de excludência e de esvaziamento, de descaracterização e de desconsideração dos múltiplos saberes; a aplicação de princípios da tradução intercultural, associada ao conceito semiótico de experiência colateral contém o potencial reversivo de inclusão e resgate. Todo conhecimento é construído, aprimorado e se torna apto a ser disseminado; pode, no entanto, vir a ser perdido devido a superações, desuso, negação, destruição, dificuldade de acesso. Aquisição e perda são dois movimentos que, embora opostos e antagônicos, necessitam ser também entendidos como complementares; aqui se incorpora o esquecimento como um fator a ser levado em conta. Diante de critérios que buscam padronizar e legitimar as construções do conhecimento, o que ainda não se enquadra tende a ser “esquecido”; a recuperação requer processos de tradução de conceitos na indexação, e neutralização das monoculturas do saber. A visão triádica da semiótica de C. S. Peirce é adotada, com destaque para a mediação encontrada nas representações visuais, sonoras e verbais, como integrantes da lógica da conduta. O conceito de autocontrole é valorado na produção dos sentidos que se projetam nas dimensões designadas esquecimento perceptivo, esquecimento interpretativo, esquecimento consensual. O resultado permite afirmar que analisar a relevância do esquecimento nesses processos, instrumentaliza uma permanente mediação para assegurar o tratamento inclusivo na Organização e na Representação do Conhecimento.Item A economia política nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação : um estudo interdisciplinar(2023-03-30) Wrublak, Laura Regina; Silva, Terezinha Elisabeth da; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Marques, Rodrigo MorenoAnalisa como a Economia Política se integra ao campo de estudos da Ciência da Informação, mediante mapeamento das produções científicas, da investigação de ocorrência de conteúdos de Economia Política na estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e, da identificação das possíveis contribuições do estudo da Economia Política em sua dimensão científica, social e profissional. O estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualiquantitativa, apresenta análise das produções científicas levantadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), na Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e nos trabalhos apresentados no GT5 – Política e Economia da Informação do Enancib (Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação) para o período de 2011 a 2022. Foram também consultados os sites dos Programas de Pós-Graduação para o levantamento docente e análise documental da estrutura curricular das disciplinas ofertadas. Como resultado obteve-se um total de 121 trabalhos publicados, a maior concentração de publicações sobre Economia Política se deu no ano de 2020, das três bases de dados investigadas a Eptic foi a que apresentou maior número de produção científica. Identificou-se uma pluralidade terminológica nas pesquisas em Ciência da Informação relacionadas a Economia Política, das quais destacaram-se os termos “Economia Política” e “Economia Política da Comunicação”, demostrando que os estudos em Economia Política dentro da análise de domínio da Ciência da Informação são em grande parte embasados pelo arcabouço teórico da área da comunicação. O autor César Ricardo Siqueira Bolaño foi o que mais publicou artigos científicos voltados para Economia Política nas bases de dados analisadas, seguido pelos pesquisadores Rodrigo Moreno Marques, Anderson David Gomes dos Santos, Marcos Dantas e Marco Schneider. Do total de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação analisados somente o da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Minas Gerais disponibilizaram disciplinas com foco em Economia Política em sua grade curricular. Diante da análise efetuada, constatou-se um total de cinco docentes que atuam em linhas de pesquisas voltadas para a Economia Política dentro dos Programas de Pós-Graduação. Com base no levantamento de dados e apontamentos feitos durante a pesquisa conclui-se que o estudo da Economia Política no âmbito da Ciência da Informação vem se dando de forma gradativa, sendo construído na medida em que docentes e discentes incluem em suas linhas de pesquisa assuntos relacionados ao tema fortalecendo o vínculo entre as duas áreas. Esse processo vai sendo potencializado ao passo que ficam mais claras e evidentes as contribuições do estudo da Economia Política para a Ciência da Informação.Item A educação ambiental na formação inicial de professores: uma exposição sobre as reformulações curriculares dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina(2023-04-27) Souza Junior, João Batista de; Fonseca, Ricardo Lopes; Minasi, Luis Fernando; Moura, Jeani Delgado Paschoal; Jesus, Adriana Regina deEsse trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa: Saberes e Práticas do núcleo Formação de Professores. A Educação Ambiental vem ganhando espaço na legislação brasileira, entretanto diversas pesquisas têm mostrado que na esfera pedagógica ainda há deficiências. Assim, questionamos se existem situações-limites, ou contradições na inclusão da Educação Ambiental, nas reformulações curriculares dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina, protagonizada pela Resolução CNE/CP n° 2/2015, que possam não estar atendendo às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e como elas – situações-limites ou contradições – se apresentam no currículo desta formação inicial. Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo principal: identificar, analisar e compreender que situações-limites existem na inclusão da Educação Ambiental nas reformulações curriculares dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina, protagonizada pela Resolução CNE/CP n° 2/2015, que impedem ou dificultam a plena implantação da Educação Ambiental em seus currículos formadores de professores. Possui como objetivos específicos: mapear a organização curricular dos cursos de licenciatura, a fim de construir um panorama da Educação Ambiental na formação inicial de professores na UEL, a partir das reformulações de curso decorrentes das DCN para a formação inicial e continuada de professores de 2015; identificar e diferenciar as vertentes da Educação Ambiental presentes nos cursos de licenciatura, a fim de apontar os avanços e retrocessos na implementação da nova organização curricular no âmbito da Educação Ambiental. Justifica-se o interesse por essa discussão, pois recentemente os cursos de licenciatura, para se adequarem às exigências das DCN, passaram por reformulações em seus projetos de curso, fazendo-se necessário discutir como esses implementaram os direcionamentos da legislação e como a nova organização concebe e insere a Educação Ambiental na formação inicial de professores no âmbito da UEL. O trabalho pode contribuir para a compreensão de como o cenário nacional da Educação Ambiental se materializa na esfera local da UEL, tendo em vista que a universidade recebe destaque nacional a partir dos resultados do Índice Geral de Cursos. Visualizando os objetivos propostos, o presente trabalho será composto por uma pesquisa bibliográfica com delineamento documental, de nível exploratório, abordagem qualitativa e perspectiva Crítico Dialético a partir das categorias essência e fenômeno. Contatou-se que a Educação Ambiental e a Temática Ambiental se fazem presentes nos programas de cursos desde antes das DCN de 2015 e se encontra em um processo de expansão. Também se identificou como situação-limite, presente nas organizações curriculares, o predomínio de uma abordagem racional da dimensão ambiental; e que os cursos caminham para a construção de uma nova racionalidade ambiental por meio da educaçãoItem A educação infantil no contexto de uma pré-escola: relato de experiência como subsídio à prática pedagógica(2007-03-30) Pelz, Lucy Durant Masquetti; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan; Aquino, Olga Ribeiro de; Yaegashi, Solange Franci RaimundoA escola tradicionalmente tem trabalhado com uma concepção de infância homogênea, cuja delimitação tem sido feita pela imaturidade, pela falta em relação ao adulto. Se partirmos da compreensão de que não há uma infância, mas infâncias, se não há um padrão único de ser criança, o trabalho a ser realizado com elas não pode ser definido a priori, de forma descontextualizada. Cerisara, (2004) discute os aspectos que merecem nossa atenção diante da construção de uma Pedagogia da Educação Infantil com respeito à concepção de Infância e ao currículo. É preciso que a Pedagogia a ser realizada contemple as diversidades das crianças, de cada grupo, nas suas competências, nas suas possibilidades e as estratégias a serem selecionadas para o desenvolvimento deverão ser, também, individualizadas. Uma dessas estratégias é pensar numa proposta que incorpore a cultura lúdica que conseqüentemente contribuirá para a estruturação do pensamento simbólico/humano, visto que este cria/reconstrói suas experiências pela interação social que é fator preponderante para o aprendizado. Na escola o papel do mediador deve se apoiar na concepção de um sujeito interativo que elabora e re-elabora seus conhecimentos sobre a realidade e os objetos em um processo mediado pelo outro. A pesquisa por nós realizada no Centro de Educação Infantil – SESI da cidade de Arapongas – PR, visou a caracterização desta instituição, que atende crianças filhas de trabalhadores de indústrias e relatar os fundamentos e encaminhamentos adotados de modo a socializar as experiências obtidas no tocante ao conhecimento curricular, à interação professor X aluno, aluno X aluno, os conhecimentos dos professores a respeito da criança que educa e a análise das práticas adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa foram análise de documentos, fotografias e observação “in loco”, utilizando-se de videogravação de duas turmas da pré-escola. Com base nas informações obtidas foi possível considerar que as reflexões realizadas sugerem que a instituição desenvolve uma educação com elevado nível de qualidade, num processo dinâmico de ensino e aprendizagem. Os dados indicam, porém, que é necessária a contínua reflexão em torno das questões que envolvem o fazer pedagógico pelos envolvidos no processo educacional. Este trabalho, entretanto, poderá muito contribuir com subsídios teóricos e práticos para o repensar da “práxis” pedagógica em instituições do gênero da aqui enfocada.Item A elaboração da noção de pertencimento a partir das vivências na cidade: um estudo com alunos do 4º ano do Jardim União da Vitória, Londrina-PR(2020-10-30) Carvalho, Juliana Bueno Grizos de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Meinerz, Carla Beatriz; Oliveira, Francismara Neves deEsta investigação realizou-se com alunos do 4º ano de uma escola do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Londrina, localizada no Bairro União da Vitória IV e tem como objetivo: analisar o processo de construção da noção de pertencimento à cidade de Londrina, por meio de uma sequência didática de História e Geografia, apoiada na metodologia do Projeto Conhecer Londrina. A investigação deu-se a partir da realização de uma sequência didática de História e Geografia, contendo dez protocolos de coleta, que foram registrados por meio de produções escritas e orais. Para tal, os protocolos foram a criação de um dicionário, criação de um dicionário espontâneo, criação do fato e apresentação da visitante, ilustração da cidade, roda de conversa sobre o bairro, ilustração do bairro, realização do trajeto do Projeto Conhecer Londrina, elaboração de um roteiro de visita, realização do trajeto com a visitante, encerramento da sequência didática por meio de discussões e produção escrita. Ao longo da dissertação discutiu-se o que nas pesquisas se caracteriza como estudos da cidade com destaque para a noção de pertencimento; por meio da leitura e discussão das coletâneas de Miranda e Siman (2013), Paim e Guimarães (2017) e Siman e Miranda (2017), abordou-se sobre o que se caracteriza atualmente como ensino da cidade nas escolas; realizado-se uma analise do Projeto Conhecer Londrina em seus aspetos histórico e político e apresentou-se como o mesmo se concretiza em uma realidade específica. Este estudo observou que os alunos do Jardim União da Vitória não possuiam noções de pertencimento à cidade, devido às condições geográficas e sociais de sua comunidade que os impedia de transitar pela cidade. Embora compreendessem que cartograficamente o bairro faz parte da cidade de Londrina, não demonstraram a vivência desta compreensão, o que foi perceptível no decorrer da sequência didática. Ao longo da sequência didática, por meio dos protocolos, e ao transitar pela cidade, apoiados por uma metodologia específica, as crianças tiveram suas noções de pertencimento à cidade alteradas, partindo da não pertença à capacidade de apresentar a cidade para uma visitante, elaborando narrativas sobre os lugares visitadosItem A Europa socialista sob o olhar latino: jornalismo literário em Noventa dias na Cortina de Ferro, de Gabriel García Márquez(2024-03-19) Souza, Caroline Aparecida de; Fonseca, André Azevedo da; Guirado, Maria Cecília; Silveira, FabioGabriel García Márquez é um dos maiores representantes do jornalismo literário da América Latina. Em meados de 1955, em plena Guerra Fria, García Márquez viajou para os países da Europa socialista e compôs Noventa dias na Cortina de Ferro. O objetivo deste trabalho é analisar, a partir da perspectiva do jornalismo literário, as características da construção narrativa nesta obra. Por meio da revisão de literatura e pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, foi possível identificar um conjunto de elementos advindos de sua experiência no jornalismo, assim como de suas influências literárias. Ao registrar um retrato do socialismo europeu nos anos do pós-guerra, suas limitações na língua estrangeira e sua habilidade em representar o cotidiano por meio de um relato extraordinário se combinaram para produzir uma obra que exibe um repertório amplo de recursos posteriormente definidos como caracterizadores do jornalismo literário, em uma narrativa que não está isenta de uma dose de ficção.Item A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman(2023-03-14) Alves, Sandra dos Santos; Muraro, Darcísio Natal; Lorieri, Marcos Antonio; Guimarães, Marcelo Senna; Henning, Leoni Maria PadilhaEsta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aulaItem A formação continuada de professores ouvintes do ensino fundamental e médio e a educação bilíngue para surdos(2025-02-07) Pradal, Marina Castilho; Fonseca, Ricardo Lopes; El Kadri, Michele Salles; Torres, Eloiza CristianeA educação bilíngue para surdos tem como prioridade assegurar a escolarização a pessoas surdas a partir do ensino da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e a modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua. O ensino bilíngue é considerado o mais adequado ao ensino de pessoas surdas, visto que considera as especificidades linguísticas e culturais, e é necessário entender a importância da educação bilíngue no cenário nacional, por meio das leis e políticas linguísticas existentes. A formação continuada do professor ouvinte deve possibilitar uma ação docente efetiva que atenda às necessidades dos alunos surdos e especificidades linguísticas, de modo que os alunos surdos possam se sentir pertencentes, pois o ensino bilíngue considera a identidade e a cultura surda. Dessa maneira, faz-se fundamental pesquisar a formação continuada dos professores ouvintes que lecionam no ensino bilíngue para surdos, visto que a Libras é considerada sua segunda língua, de acordo com a perspectiva bilíngue. A seguinte pesquisa é vinculada ao Mestrado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), na Linha 3 – Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares, e ao Núcleo 2 – Educação Especial. Com o objetivo de compreender como se dá formação continuada de professores ouvintes que lecionam na educação de surdos em um colégio bilíngue da rede estadual de Londrina, a seguinte questão permeia a pesquisa: De que forma se dá a formação continuada dos professores ouvintes que lecionam no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Ensino Médio, na educação bilíngue para surdos, em um colégio bilíngue na cidade de Londrina? A referida pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e com pesquisa empírica in loco e conduzida numa perspectiva teórico-metodológica fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa quanto ao tratamento dos dados. Por meio de coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas, investiga-se a formação dos professores ouvintes em um colégio bilíngue da rede pública no município de Londrina-PR. Os resultados evidenciam, por meio das representações na narrativa dos professores, que os professores buscam a formação continuada para lecionar na modalidade bilíngue com a intenção de aprimoramento de suas práticas e obtenção de conhecimento específico.Item A formação de leitores e autores por meio da atividade de estudo: o trabalho com o gênero fábula nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-02-01) Ferreira, Rafaela Carolina Garcia; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões; Oliveira, Katya Luciane de; Valiengo, AmandaA pesquisa de mestrado ora apresentada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a Atividade de Estudo desenvolvida com o gênero fábula para a formação de leitores e autores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando contribuir para a efetivação dos atos de ler e escrever. O trabalho foi conduzido em uma Escola Municipal localizada na cidade de Arapongas, no norte do Paraná, envolvendo 30 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. O problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Como a Atividade de Estudo desenvolvida para o trabalho com o gênero fábula pode contribuir para a formação de leitores e autores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Os objetivos específicos foram: a) Relacionar as práticas de leitura e escrita em tempos de pandemia COVID-19 com a atual formação de leitores e autores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; b) Elucidar as percepções e os desafios para a formação de leitores e autores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) Evidenciar como os alunos do 3º ano de Ensino Fundamental se utilizam da Atividade de Estudo para apreensão do conceito do gênero fábula; d) Analisar as práticas de leitura e escrita do gênero fábula e verificar a formação de leitores e autores desenvolvidas por meio da Atividade de Estudo. Para a realização da pesquisa, consideraram-se os fundamentos do Materialismo Histórico e Dialético, alinhados às perspectivas de desenvolvimento e aprendizagem da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo. A intenção era formar o sujeito leitor e autor capaz de se apropriar da linguagem nas diversas manifestações linguísticas e discursivas, realizando atos de ler e escrever de acordo com a sua prática social. A pesquisa adotou uma abordagem quase-experimental, com tratamento qualitativo dos dados. Os resultados sugerem que o trabalho com gêneros do discurso, desenvolvidos a partir de uma Atividade de Estudo, contribui para a melhoria das práticas de leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Essa abordagem forma leitores e autores capazes de se posicionar diante do texto e criar seus próprios enunciados. A realização da pesquisa junto às crianças do 3º ano serve como instrumento para a reflexão e ação nas práticas de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando aprendizado e desenvolvimento de práticas significativas que cultivam os atos de ler e escrever nas crianças.Item A gênese da imaginação na idade pré-escolar: unidade conteúdo-forma-destinatário em análise(2023-02-16) Carbonieri, Juliana; Magalhães, Cassiana; Pasqualini, Juliana Campregher; Meletti, SilviaA presente pesquisa justifica-se pela busca em contribuir com a compreensão da imaginação como função psíquica superior na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural a fim de fomentar processos educativos desenvolventes para e com as crianças no período da idade pré-escolar. Ao considerar as práticas pedagógicas numa perspectiva desenvolvente, nossa hipótese contempla a unidade conteúdo-forma-destinatário como condição para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com destaque para a imaginação no período da idade pré-escolar. Diante disso, nossa problemática concentra-se em torno da seguinte questão: Como criar condições e possibilidades para o desenvolvimento da imaginação como função psíquica superior na educação infantil? Para responder ao problema, elencamos como objetivo geral: compreender quais são as condições necessárias para que o desenvolvimento da imaginação aconteça no período da idade pré-escolar. A pesquisa se configura como uma investigação teórica e documental com aportes do materialismo histórico-dialético e dos pressupostos da teoria histórico-cultural. A unidade de análise que nos propusemos verificar, se encontra na tríade conteúdo-forma-destinatário. Depreende-se, para que haja o desenvolvimento da imaginação nas crianças pré-escolares (destinatário), é necessário compreender quais conteúdos possibilitam a ampliação do universo de significação (conteúdo) com vista a promover o desenvolvimento psíquico e também, a forma como esse conteúdo está organizado e é disponibilizado (forma) para essa possibilidade desenvolvimental. A exposição dos dados de análise se apresenta em conformidade com os objetivos específicos, quais sejam: (1) sintetizar as especificidades do desenvolvimento infantil no período da idade pré-escolar (destinatário); (2) caracterizar o desenvolvimento psíquico da imaginação no período da idade pré-escolar (objeto de pesquisa e produto da prática social); (3) analisar por meio dos livros didáticos a prática pedagógica revelada como possibilidade de desenvolvimento da imaginação (conteúdo-forma). Os resultados alcançados comprovam nossa hipótese. A afirmativa desta se deu no movimento histórico da análise crítica dos livros didáticos para crianças de quatro e cinco anos de idade, o qual se tornou possível diante das sínteses empreendidas no decurso das seções que compõem esta dissertação. Ao discutir as especificidades da criança no período da idade pré-escolar (seção 3) bem como caracterizar o desenvolvimento da imaginação neste período (seção 4), foi possível confrontar a unidade de análise representada nos livros didáticos (seção 5), e verificar a inconsistência e a não correspondência entre as partes. Considerando as sínteses elaboradas, entendemos que a resposta para nossa indagação inicial se encontra em uma trama complexa que impede uma compreensão linear (causa-efeito) do objeto. Desse modo, o problema de pesquisa é respondido na medida em que compreendemos quais são as condições necessárias para o desenvolvimento da imaginação e percebemos sua ausência no conteúdo propagado em forma de propostas descontextualizadas nos livros didáticos. Conclui-se que compreender, de fato, as condições do desenvolvimento da imaginação e assim poder criar as possibilidades para tal, exige transformação no pensamento e na ação, transformação essa que se torna possível somente após realizar o détour, tal como fundamentado em nossa pesquisaItem A gestão democrática no contexto de pandemia de coronavírus: uma análise dos encaminhamentos nos Conselhos Municipais de Educação de Londrina (PR) e Ibiporã (PR)(2022-07-27) Silva, Waléria Pimenta Martins; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Ruiz, Maria José Ferreira; Lima, Michelle Fernandes; Farias, Adriana MedeirosA presente pesquisa vincula-se ao Núcleo de Políticas Educacionais da Linha de Pesquisa Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tomando como base as legislações federais relacionadas à gestão democrática, sua obrigatoriedade legal, e ainda de posse das determinações apresentadas para o tempo de Pandemia por parte do Governo Federal, instiga-nos saber como municípios com nuances sociodemográficas distintas realizaram a condução de seus Sistemas de Ensino. Questionamos: as políticas educacionais encaminhadas pelos Conselhos Municipais de Educação de Londrina e Ibiporã, municípios do norte do Paraná, primaram pelo princípio da gestão democrática no período da Pandemia de Coronavírus? Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os encaminhamentos realizados pelos Conselhos Municipais de Educação (CME) de Londrina e Ibiporã, no período da Pandemia do Coronavírus, compreendendo para isso os anos de 2020 e 2021, com especial atenção para as indicações à gestão democrática nas políticas elaboradas. Como objetivos específicos, buscou-se apresentar e contextualizar os princípios e fundamentos, históricos e políticos, da Gestão Democrática no cenário brasileiro; identificar e analisar a criação e a configuração dos CME de Londrina e Ibiporã; localizar e analisar os documentos emitidos pelos CME de Londrina e Ibiporã, referente às orientações para os sistemas de ensino durante a Pandemia de Coronavírus. O tema demanda atenção devido ao período excepcional vivido em decorrência da Pandemia de Coronavírus e a acentuação da descaracterização da gestão democrática frente as políticas públicas educacionais federais e municipais. A pesquisa fundamentou-se no método materialista histórico e como procedimentos metodológicos utilizou a pesquisa bibliográfica e análise de documentos de políticas educacionais das esferas nacional e municipal, com especial atenção aos documentos elaborados para a condução educacional no período da Pandemia de Coronavírus. Apesar de as principais legislações federais firmarem a gestão democrática como princípio educacional, notamos que as agendas governamentais e o interesse da classe dominante, tem desconfigurado o sentido da gestão democrática, ocasionando a descaracterização de seu papel de conquista de espaço democrático, crítico, reflexivo e mobilizador. Ao analisar as legislações elaboradas pelos Conselhos Municipais de Educação, e a condução dos mesmos e seus Sistemas Municipais de Ensino, percebe-se que muitas condicionantes presentes no cenário e na história nacional se repetem no contexto municipal. Conclui-se que os Conselhos Municipais de Educação, Londrina e Ibiporã, conduziram suas políticas educacionais municipais sem grande evidência do princípio da gestão democrática em suas elaborações e execuções.Item A gestão do conhecimento indígena: proposta de um modelo conceitual para o contexto amazônico(2025-03-13) Fonseca, Diego Leonardo de Souza; Zaninelli, Thais Batista; Gracioso, Luciana de Souza; Inomata, Danielly Oliveira; Demarchi, Ana Paula Perfetto; Santos, Juliana Cardoso dos; Barbalho, Célia Regina SimonettiA tese aborda o Conhecimento Indígena como um saber coletivo, dinâmico e espiritual, com práticas de transmissão fundamentadas na oralidade e na ancestralidade, destacando sua importância para a preservação cultural e a construção de identidades comunitárias. O principal objetivo foi propor um modelo conceitual de Gestão do Conhecimento Indígena para o contexto amazônico, com objetivos específicos de compreender conceitos, dimensões e manifestações do CIn; analisar seus processos de compartilhamento, preservação, uso e adaptação; identificar elementos sui generis de representatividade cultural, social e econômica; e desenvolver um modelo avaliado e validado por pesquisadores acadêmicos indígenas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com embasamento na Teoria Fundamentada nos Dados para a análise dos dados coletados por meio de entrevistas, validação participativa e pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados culminaram na proposição de um modelo conceitual que incorpora as dimensões física (humano) e espiritual (outros humanos) do conhecimento indígena, reconhecendo a relação inseparável entre o material e o imaterial na transmissão e preservação dos saberes. O modelo final contribui significativamente para a Ciência da Informação ao promover um diálogo intercultural que valoriza epistemologias indígenas, oferecendo uma base teórica e prática para novas pesquisas. Além disso, destaca-se a possível aplicabilidade do modelo conceitual como ferramenta para a amplificação de pesquisas voltadas a preservação cultural e social de comunidades indígenas. Embora desenvolvido para o contexto amazônico, o modelo possibilita articular diretrizes flexíveis para estudos futuros e adaptações locais, reforçando a preservação dos saberes indígenas e a autonomia das comunidades.Item A influência da Lei 10.639/2003 na formação de professores: um estudo nas universidades estaduais do Paraná (2003 - 2023)(2025-02-14) Santos, Gabriela Paula; Burioli, Simone; Cainelli, Marlene Rosa; Lima, Ângela Maria de SousaA presente pesquisa analisa a formação de professores nos cursos de Pedagogia das universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG) com foco na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, estabelecidas pela Lei 10.639/2003. Justifica-se pela necessidade de avaliar como essas diretrizes estão sendo incorporadas nos currículos dos cursos de Pedagogia e seu impacto na formação de professores e gestores educacionais. A metodologia adotada consiste na análise documental dos Projetos Políticos de Curso e dos currículos atuais das instituições investigadas. Os principais resultados evidenciam uma implementação parcial das diretrizes: embora haja avanços, persistem desafios, como a integração efetiva dos conteúdos étnico-raciais e a formação continuada de professores. A pergunta central da pesquisa é: "Como os cursos de Pedagogia das universidades estaduais do Paraná estão integrando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação de professores e gestores?". O objetivo maior da pesquisa é analisar como esses cursos têm formado professores e gestores visando a implementação dos dispositivos presentes na Resolução CNE/CP 001/2004, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar. A pesquisa busca identificar traços perceptíveis nos currículos e avaliar como as questões étnico-raciais estão sendo abordadas nos cursos de Pedagogia, promovendo um ambiente educacional que seja verdadeiramente inclusivo, antirracista e representativo da história e cultura afro-brasileira e africana.