CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Item 7x1 : o dia em que a imprensa escanteou em definitivo o mito da objetividadeMoraes, Diego Henrique Rodrigues de; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Silveira, Fábio Alves; Contani, Miguel LuizResumo: Nesta Dissertação , analisamos o conteúdo e a concepção das capas de doze jornais brasileiros: Extra, O Lance, O Dia, Metro, Meia Hora, Gazeta do Povo, Diário do Nordeste, Correio Braziliense, Folha de Londrina, Diário de Santa Maria, A Tarde, Zero Hora, um dia após a derrota da seleção brasileira de futebol para a Alemanha, na copa de 214, no estádio do Mineirão, no confronto que resultou na maior derrota da seleção brasileira em todos os tempos – 7 a 1 para os visitantes As capas dos periódicos são dotadas de uma alta carga semântica, seja pelo texto verbal, ou pelo não verbal escolhidos, gerando uma simbologia que dialoga em vários aspectos com o chamado público-alvo do jornal Embasados nisso, almejamos decifrar, com os aportes teóricos do semioticista argentino Eliseo Verón, na noção de contrato de leitura, e do semiólogo Roland Barthes em seus estudos acerca de fotografia e de mito, a fim de conduzir reflexões requeridas pela complexidade do fenômeno que, naquele contexto específico, estabeleceu-se na relação entre emissor e receptor Buscamos apontar a função de cada um desses dois agentes no cenário destacado e elucidar os aspectos conotativos e denotativos presentes nos conteúdos em análise, tais como legendas e título, imagem e diagramação, dentre outras ocorrências Os resultados permitem afirmar que o emissor assumiu para si a linguagem do receptor e, ao suprimir a história, devolveu apenas a subjetividade exasperada, não só pelo fato de o país ter perdido o hexacampeonato, mas também de ele (receptor) não ter conseguido realizar “o grito que ficou preso na garganta de seus antepassados” Com isso, a objetividade jornalística ficou totalmente proscritaItem A aprendizagem expansiva e sua contribuição para a formação docente no Brasil(2022-02-16) Galvão, Rosangela Miola; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Sforni, Marta Sueli de Faria; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto deA proposta dessa pesquisa promove uma reflexão fundamentada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade acerca da Aprendizagem Expansiva. Os estudos, nessa vertente teórica, podem ser considerados recentes em nosso país, no entanto, levantamos a tese de que a Aprendizagem Expansiva é um referencial teórico e prático que possibilita a expansão da atividade e, consequentemente, contribui para a melhoria da aprendizagem, visto que nossa hipótese se constitui em considerar que esse viés teórico está estruturado de conceitos e metodologias contemporâneas, que atendem as necessidades de interação, apropriação e produção de novos conhecimentos. De modo a conhecer esse viés teórico, foi levantada a seguinte questão: Como se apresentam no Brasil as pesquisas de intervenção na área da educação embasadas na Aprendizagem Expansiva que contribuem para a formação docente? Para responder esse questionamento, a pesquisa elaborou como objetivo geral compreender esse viés teórico e seus estudos desenvolvidos na área da educação no período de 2018- 2021. Enquanto objetivos específicos, o estudo pretende conhecer e compreender os conceitos chaves dessa corrente teórica, como também apresentar a evolução estrutural modelar da atividade humana que se inicia com Vigotski (2010) na Teoria Histórico-Cultural, indo até Engeström (2016) na Aprendizagem Expansiva, a fim de compreender as redes de atividade que envolvem os ciclos expansivos do objeto. Além de conhecer o método de investigação denominado Laboratório de Mudanças, assim como outras intervenções formativas que contribuem para a evolução dessa teoria. Para tanto, como percurso metodológico, foram selecionados para a coleta de dados 33 trabalhos científicos, que se constituem enquanto intervenções formativas na área da educação, na perspectiva expansiva, encontrados nos repositórios: Dedalus, Google Acadêmico, Acervus, Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Também foi utilizado o instrumento questionário aberto via Google Forms, com 2 pesquisadores brasileiros que desenvolvem trabalhos nessa base teórica. Os dados coletados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa mediante o uso dos princípios da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003) que sugere a formação de categorias para a análise. Mediante algumas evidências da pesquisa, confirmamos a tese levantada, pois podemos considerar como promissores e crescentes os estudos embasados nessa corrente teórica no Brasil, sendo a interdisciplinaridade um caminho a seguir, juntamente com os trabalhos em grupo, a partir de metodologias interativas, baseadas nos princípios expansivos de diálogo coletivo e de produção de significado e sentido pelo sujeito. Contudo, necessitamos, enquanto educação brasileira, superar velhas barreiras representadas por currículos encapsulados, pela cultura do ensino individual, pelas estruturas físicas escolares decadentes e pela falta de formação continuada dos docentes.Item A articulação do mito barthesiano por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias(2023-02-03) Vieira, Nattalia Todeschini; Contani, Miguel Luiz; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; Kulak, Sergio MarilsonO presente trabalho busca investigar como se processa, ao longo das etapas de uma campanha publicitária, a produção de sentido resultante do emprego de imagens fotográficas, bem como identificar a característica que esse procedimento ajuda a construir no interior das mensagens veiculadas. Os dados são provenientes da campanha intitulada Dream Crazy realizada pela marca Nike, e as análises dão destaque às associações efetuadas ao produto por meio da integração entre o conteúdo de cada fotografia e as declarações expressas em frases funcionando como slogan. O pressuposto adotado é o de que emerge uma interpretação explicável pelo conceito de mitologia, conforme enunciado por Roland Barthes, pelo qual se podem avaliar as implicações causadas pela imagem ao sentido produzido na campanha como um todo. A noção de arquétipos na publicidade é também utilizada a fim de expandir essa compreensão pelo vínculo entre mito barthesiano reforçado por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias. O resultado permite interpretar o efeito gerado pela transposição do signo no interior do sistema semiológico, integrando um imaginário social, e a capacidade que a marca adquire em relação aos fatores de atração e preferência pelo produto, desejo, identificação, e absorção do discurso nos anúncios.Item A economia política nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação : um estudo interdisciplinar(2023-03-30) Wrublak, Laura Regina; Silva, Terezinha Elisabeth da; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Marques, Rodrigo MorenoAnalisa como a Economia Política se integra ao campo de estudos da Ciência da Informação, mediante mapeamento das produções científicas, da investigação de ocorrência de conteúdos de Economia Política na estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e, da identificação das possíveis contribuições do estudo da Economia Política em sua dimensão científica, social e profissional. O estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualiquantitativa, apresenta análise das produções científicas levantadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), na Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e nos trabalhos apresentados no GT5 – Política e Economia da Informação do Enancib (Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação) para o período de 2011 a 2022. Foram também consultados os sites dos Programas de Pós-Graduação para o levantamento docente e análise documental da estrutura curricular das disciplinas ofertadas. Como resultado obteve-se um total de 121 trabalhos publicados, a maior concentração de publicações sobre Economia Política se deu no ano de 2020, das três bases de dados investigadas a Eptic foi a que apresentou maior número de produção científica. Identificou-se uma pluralidade terminológica nas pesquisas em Ciência da Informação relacionadas a Economia Política, das quais destacaram-se os termos “Economia Política” e “Economia Política da Comunicação”, demostrando que os estudos em Economia Política dentro da análise de domínio da Ciência da Informação são em grande parte embasados pelo arcabouço teórico da área da comunicação. O autor César Ricardo Siqueira Bolaño foi o que mais publicou artigos científicos voltados para Economia Política nas bases de dados analisadas, seguido pelos pesquisadores Rodrigo Moreno Marques, Anderson David Gomes dos Santos, Marcos Dantas e Marco Schneider. Do total de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação analisados somente o da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Minas Gerais disponibilizaram disciplinas com foco em Economia Política em sua grade curricular. Diante da análise efetuada, constatou-se um total de cinco docentes que atuam em linhas de pesquisas voltadas para a Economia Política dentro dos Programas de Pós-Graduação. Com base no levantamento de dados e apontamentos feitos durante a pesquisa conclui-se que o estudo da Economia Política no âmbito da Ciência da Informação vem se dando de forma gradativa, sendo construído na medida em que docentes e discentes incluem em suas linhas de pesquisa assuntos relacionados ao tema fortalecendo o vínculo entre as duas áreas. Esse processo vai sendo potencializado ao passo que ficam mais claras e evidentes as contribuições do estudo da Economia Política para a Ciência da Informação.Item A educação ambiental na formação inicial de professores: uma exposição sobre as reformulações curriculares dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina(2023-04-27) Souza Junior, João Batista de; Fonseca, Ricardo Lopes; Minasi, Luis Fernando; Moura, Jeani Delgado Paschoal; Jesus, Adriana Regina deEsse trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa: Saberes e Práticas do núcleo Formação de Professores. A Educação Ambiental vem ganhando espaço na legislação brasileira, entretanto diversas pesquisas têm mostrado que na esfera pedagógica ainda há deficiências. Assim, questionamos se existem situações-limites, ou contradições na inclusão da Educação Ambiental, nas reformulações curriculares dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina, protagonizada pela Resolução CNE/CP n° 2/2015, que possam não estar atendendo às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e como elas – situações-limites ou contradições – se apresentam no currículo desta formação inicial. Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo principal: identificar, analisar e compreender que situações-limites existem na inclusão da Educação Ambiental nas reformulações curriculares dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina, protagonizada pela Resolução CNE/CP n° 2/2015, que impedem ou dificultam a plena implantação da Educação Ambiental em seus currículos formadores de professores. Possui como objetivos específicos: mapear a organização curricular dos cursos de licenciatura, a fim de construir um panorama da Educação Ambiental na formação inicial de professores na UEL, a partir das reformulações de curso decorrentes das DCN para a formação inicial e continuada de professores de 2015; identificar e diferenciar as vertentes da Educação Ambiental presentes nos cursos de licenciatura, a fim de apontar os avanços e retrocessos na implementação da nova organização curricular no âmbito da Educação Ambiental. Justifica-se o interesse por essa discussão, pois recentemente os cursos de licenciatura, para se adequarem às exigências das DCN, passaram por reformulações em seus projetos de curso, fazendo-se necessário discutir como esses implementaram os direcionamentos da legislação e como a nova organização concebe e insere a Educação Ambiental na formação inicial de professores no âmbito da UEL. O trabalho pode contribuir para a compreensão de como o cenário nacional da Educação Ambiental se materializa na esfera local da UEL, tendo em vista que a universidade recebe destaque nacional a partir dos resultados do Índice Geral de Cursos. Visualizando os objetivos propostos, o presente trabalho será composto por uma pesquisa bibliográfica com delineamento documental, de nível exploratório, abordagem qualitativa e perspectiva Crítico Dialético a partir das categorias essência e fenômeno. Contatou-se que a Educação Ambiental e a Temática Ambiental se fazem presentes nos programas de cursos desde antes das DCN de 2015 e se encontra em um processo de expansão. Também se identificou como situação-limite, presente nas organizações curriculares, o predomínio de uma abordagem racional da dimensão ambiental; e que os cursos caminham para a construção de uma nova racionalidade ambiental por meio da educaçãoItem A educação infantil no contexto de uma pré-escola: relato de experiência como subsídio à prática pedagógica(2007-03-30) Pelz, Lucy Durant Masquetti; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan; Aquino, Olga Ribeiro de; Yaegashi, Solange Franci RaimundoA escola tradicionalmente tem trabalhado com uma concepção de infância homogênea, cuja delimitação tem sido feita pela imaturidade, pela falta em relação ao adulto. Se partirmos da compreensão de que não há uma infância, mas infâncias, se não há um padrão único de ser criança, o trabalho a ser realizado com elas não pode ser definido a priori, de forma descontextualizada. Cerisara, (2004) discute os aspectos que merecem nossa atenção diante da construção de uma Pedagogia da Educação Infantil com respeito à concepção de Infância e ao currículo. É preciso que a Pedagogia a ser realizada contemple as diversidades das crianças, de cada grupo, nas suas competências, nas suas possibilidades e as estratégias a serem selecionadas para o desenvolvimento deverão ser, também, individualizadas. Uma dessas estratégias é pensar numa proposta que incorpore a cultura lúdica que conseqüentemente contribuirá para a estruturação do pensamento simbólico/humano, visto que este cria/reconstrói suas experiências pela interação social que é fator preponderante para o aprendizado. Na escola o papel do mediador deve se apoiar na concepção de um sujeito interativo que elabora e re-elabora seus conhecimentos sobre a realidade e os objetos em um processo mediado pelo outro. A pesquisa por nós realizada no Centro de Educação Infantil – SESI da cidade de Arapongas – PR, visou a caracterização desta instituição, que atende crianças filhas de trabalhadores de indústrias e relatar os fundamentos e encaminhamentos adotados de modo a socializar as experiências obtidas no tocante ao conhecimento curricular, à interação professor X aluno, aluno X aluno, os conhecimentos dos professores a respeito da criança que educa e a análise das práticas adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa foram análise de documentos, fotografias e observação “in loco”, utilizando-se de videogravação de duas turmas da pré-escola. Com base nas informações obtidas foi possível considerar que as reflexões realizadas sugerem que a instituição desenvolve uma educação com elevado nível de qualidade, num processo dinâmico de ensino e aprendizagem. Os dados indicam, porém, que é necessária a contínua reflexão em torno das questões que envolvem o fazer pedagógico pelos envolvidos no processo educacional. Este trabalho, entretanto, poderá muito contribuir com subsídios teóricos e práticos para o repensar da “práxis” pedagógica em instituições do gênero da aqui enfocada.Item A elaboração da noção de pertencimento a partir das vivências na cidade: um estudo com alunos do 4º ano do Jardim União da Vitória, Londrina-PR(2020-10-30) Carvalho, Juliana Bueno Grizos de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Meinerz, Carla Beatriz; Oliveira, Francismara Neves deEsta investigação realizou-se com alunos do 4º ano de uma escola do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Londrina, localizada no Bairro União da Vitória IV e tem como objetivo: analisar o processo de construção da noção de pertencimento à cidade de Londrina, por meio de uma sequência didática de História e Geografia, apoiada na metodologia do Projeto Conhecer Londrina. A investigação deu-se a partir da realização de uma sequência didática de História e Geografia, contendo dez protocolos de coleta, que foram registrados por meio de produções escritas e orais. Para tal, os protocolos foram a criação de um dicionário, criação de um dicionário espontâneo, criação do fato e apresentação da visitante, ilustração da cidade, roda de conversa sobre o bairro, ilustração do bairro, realização do trajeto do Projeto Conhecer Londrina, elaboração de um roteiro de visita, realização do trajeto com a visitante, encerramento da sequência didática por meio de discussões e produção escrita. Ao longo da dissertação discutiu-se o que nas pesquisas se caracteriza como estudos da cidade com destaque para a noção de pertencimento; por meio da leitura e discussão das coletâneas de Miranda e Siman (2013), Paim e Guimarães (2017) e Siman e Miranda (2017), abordou-se sobre o que se caracteriza atualmente como ensino da cidade nas escolas; realizado-se uma analise do Projeto Conhecer Londrina em seus aspetos histórico e político e apresentou-se como o mesmo se concretiza em uma realidade específica. Este estudo observou que os alunos do Jardim União da Vitória não possuiam noções de pertencimento à cidade, devido às condições geográficas e sociais de sua comunidade que os impedia de transitar pela cidade. Embora compreendessem que cartograficamente o bairro faz parte da cidade de Londrina, não demonstraram a vivência desta compreensão, o que foi perceptível no decorrer da sequência didática. Ao longo da sequência didática, por meio dos protocolos, e ao transitar pela cidade, apoiados por uma metodologia específica, as crianças tiveram suas noções de pertencimento à cidade alteradas, partindo da não pertença à capacidade de apresentar a cidade para uma visitante, elaborando narrativas sobre os lugares visitadosItem A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman(2023-03-14) Alves, Sandra dos Santos; Muraro, Darcísio Natal; Lorieri, Marcos Antonio; Guimarães, Marcelo Senna; Henning, Leoni Maria PadilhaEsta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aulaItem A gênese da imaginação na idade pré-escolar: unidade conteúdo-forma-destinatário em análise(2023-02-16) Carbonieri, Juliana; Magalhães, Cassiana; Pasqualini, Juliana Campregher; Meletti, SilviaA presente pesquisa justifica-se pela busca em contribuir com a compreensão da imaginação como função psíquica superior na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural a fim de fomentar processos educativos desenvolventes para e com as crianças no período da idade pré-escolar. Ao considerar as práticas pedagógicas numa perspectiva desenvolvente, nossa hipótese contempla a unidade conteúdo-forma-destinatário como condição para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com destaque para a imaginação no período da idade pré-escolar. Diante disso, nossa problemática concentra-se em torno da seguinte questão: Como criar condições e possibilidades para o desenvolvimento da imaginação como função psíquica superior na educação infantil? Para responder ao problema, elencamos como objetivo geral: compreender quais são as condições necessárias para que o desenvolvimento da imaginação aconteça no período da idade pré-escolar. A pesquisa se configura como uma investigação teórica e documental com aportes do materialismo histórico-dialético e dos pressupostos da teoria histórico-cultural. A unidade de análise que nos propusemos verificar, se encontra na tríade conteúdo-forma-destinatário. Depreende-se, para que haja o desenvolvimento da imaginação nas crianças pré-escolares (destinatário), é necessário compreender quais conteúdos possibilitam a ampliação do universo de significação (conteúdo) com vista a promover o desenvolvimento psíquico e também, a forma como esse conteúdo está organizado e é disponibilizado (forma) para essa possibilidade desenvolvimental. A exposição dos dados de análise se apresenta em conformidade com os objetivos específicos, quais sejam: (1) sintetizar as especificidades do desenvolvimento infantil no período da idade pré-escolar (destinatário); (2) caracterizar o desenvolvimento psíquico da imaginação no período da idade pré-escolar (objeto de pesquisa e produto da prática social); (3) analisar por meio dos livros didáticos a prática pedagógica revelada como possibilidade de desenvolvimento da imaginação (conteúdo-forma). Os resultados alcançados comprovam nossa hipótese. A afirmativa desta se deu no movimento histórico da análise crítica dos livros didáticos para crianças de quatro e cinco anos de idade, o qual se tornou possível diante das sínteses empreendidas no decurso das seções que compõem esta dissertação. Ao discutir as especificidades da criança no período da idade pré-escolar (seção 3) bem como caracterizar o desenvolvimento da imaginação neste período (seção 4), foi possível confrontar a unidade de análise representada nos livros didáticos (seção 5), e verificar a inconsistência e a não correspondência entre as partes. Considerando as sínteses elaboradas, entendemos que a resposta para nossa indagação inicial se encontra em uma trama complexa que impede uma compreensão linear (causa-efeito) do objeto. Desse modo, o problema de pesquisa é respondido na medida em que compreendemos quais são as condições necessárias para o desenvolvimento da imaginação e percebemos sua ausência no conteúdo propagado em forma de propostas descontextualizadas nos livros didáticos. Conclui-se que compreender, de fato, as condições do desenvolvimento da imaginação e assim poder criar as possibilidades para tal, exige transformação no pensamento e na ação, transformação essa que se torna possível somente após realizar o détour, tal como fundamentado em nossa pesquisaItem A gestão democrática no contexto de pandemia de coronavírus: uma análise dos encaminhamentos nos Conselhos Municipais de Educação de Londrina (PR) e Ibiporã (PR)(2022-07-27) Silva, Waléria Pimenta Martins; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Ruiz, Maria José Ferreira; Lima, Michelle Fernandes; Farias, Adriana MedeirosA presente pesquisa vincula-se ao Núcleo de Políticas Educacionais da Linha de Pesquisa Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tomando como base as legislações federais relacionadas à gestão democrática, sua obrigatoriedade legal, e ainda de posse das determinações apresentadas para o tempo de Pandemia por parte do Governo Federal, instiga-nos saber como municípios com nuances sociodemográficas distintas realizaram a condução de seus Sistemas de Ensino. Questionamos: as políticas educacionais encaminhadas pelos Conselhos Municipais de Educação de Londrina e Ibiporã, municípios do norte do Paraná, primaram pelo princípio da gestão democrática no período da Pandemia de Coronavírus? Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os encaminhamentos realizados pelos Conselhos Municipais de Educação (CME) de Londrina e Ibiporã, no período da Pandemia do Coronavírus, compreendendo para isso os anos de 2020 e 2021, com especial atenção para as indicações à gestão democrática nas políticas elaboradas. Como objetivos específicos, buscou-se apresentar e contextualizar os princípios e fundamentos, históricos e políticos, da Gestão Democrática no cenário brasileiro; identificar e analisar a criação e a configuração dos CME de Londrina e Ibiporã; localizar e analisar os documentos emitidos pelos CME de Londrina e Ibiporã, referente às orientações para os sistemas de ensino durante a Pandemia de Coronavírus. O tema demanda atenção devido ao período excepcional vivido em decorrência da Pandemia de Coronavírus e a acentuação da descaracterização da gestão democrática frente as políticas públicas educacionais federais e municipais. A pesquisa fundamentou-se no método materialista histórico e como procedimentos metodológicos utilizou a pesquisa bibliográfica e análise de documentos de políticas educacionais das esferas nacional e municipal, com especial atenção aos documentos elaborados para a condução educacional no período da Pandemia de Coronavírus. Apesar de as principais legislações federais firmarem a gestão democrática como princípio educacional, notamos que as agendas governamentais e o interesse da classe dominante, tem desconfigurado o sentido da gestão democrática, ocasionando a descaracterização de seu papel de conquista de espaço democrático, crítico, reflexivo e mobilizador. Ao analisar as legislações elaboradas pelos Conselhos Municipais de Educação, e a condução dos mesmos e seus Sistemas Municipais de Ensino, percebe-se que muitas condicionantes presentes no cenário e na história nacional se repetem no contexto municipal. Conclui-se que os Conselhos Municipais de Educação, Londrina e Ibiporã, conduziram suas políticas educacionais municipais sem grande evidência do princípio da gestão democrática em suas elaborações e execuções.Item A legislação educacional e o trabalho do diretor escolar no contexto de pandemia por Covid-19, em Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina – PR(2023-02-01) Gaion, Patrícia de Fátima Ferreira; Fernandes, Tania da Costa; Ruiz, Maria José Ferreira; Militão, Andreia NunesA presente pesquisa versa sobre a legislação federal, estadual e municipal destinada à Educação em tempos de pandemia por Covid-19, a fim de compreender como a legislação educacional impactou a rotina de trabalho dos diretores escolares de Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina - Paraná. O objetivo geral é investigar a legislação que orientou a organização e o desenvolvimento do trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil em período de isolamento social durante a pandemia por Covid-19 e, nesse contexto, refletir sobre as principais mudanças ocorridas nas atividades dos diretores escolares durante o período de março de 2020 a dezembro de 2021. Os objetivos específicos são: analisar a legislação e normativas (federais, estaduais e municipais) disponibilizadas na página da “Educação em tempos de Covid-19”, do município de Londrina, e refletir sobre as mudanças que essas causaram na rotina de trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil; compreender como se deram as alterações e encaminhamentos no trabalho dos diretores; refletir se as ações implantadas conseguiram atingir ou aproximar-se do concreto pensado em termos de gestão democrática; inferir sobre o que propalaram as políticas públicas destinadas à Educação Infantil e sob quais interesses. O problema norteador consiste em compreender: quais foram as principais políticas educacionais elaboradas e implementadas na Educação Infantil durante o período de pandemia por Covid-19? Houve uma preocupação com a educação pública e democrática na vigência da pandemia por Covid-19? Quais foram as principais mudanças na rotina de trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil neste período? A pesquisa está ancorada no método do materialismo histórico e dialético, que busca na história e no movimento dos acontecimentos sociais a síntese das contradições. Como recurso metodológico, se recorreu à pesquisa bibliográfica, análise documental da legislação educacional e lançou-se mão de questionários semiabertos destinados a 8 gestores, dos quais 5 foram respondidos. Os questionários foram respondidos por meio de formulário eletrônico e tinham como finalidade investigar como os diretores foram impactados pela legislação educacional produzida na pandemia. Dentre os principais resultados alcançados, identificamos: uma excessiva sobrecarga de trabalho aos diretores; os mesmos, ainda que sem o preparo técnico e pedagógico e as condições estruturais e emocionais necessárias mínimas, tiveram que fazer uso de diversas plataformas digitais e essas contribuíram para tornar o trabalho deles ainda mais precário; a mantenedora não conseguiu fazer os ajustes prediais necessários em todos os estabelecimentos de ensino e aquilo que já era dificultoso antes da pandemia só foi agravado; a legislação educacional durante a pandemia inclina-se a princípios neoliberais e os diretores tiveram prejuízos quanto ao exercício da gestão democrática durante o período pandêmico por Covid-19.Item A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor(2023-10-02) Sanches, Gislaine Gomes Granado; Franco, Sandra Aparecida Pires; Valiengo, Amanda; Jesus, Adriana Regina deA presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), vinculada à Linha 2 de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. Versa sobre a relevância do aporte pedagógico intencional na constituição leitora das crianças na pré-escola. A pesquisa foi desenvolvida com base no seguinte problema: como a ação do professor no trabalho com a leitura literária pode contribuir para a formação leitora em crianças de P5 (pré-escola)? Diante desse problema, teve como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico acerca da leitura literária, com crianças de P5 na pré-escola, a fim de identificar se a ação do professor contribui para a formação leitora. Com essa finalidade, foram enumerados os objetivos específicos: a) conceituar sobre a concepção e importância da leitura, leitura literária, literatura infantil e o ato de ler; b) verificar os planos de aula da professora, no que se refere aos momentos destinados ao trabalho com a leitura literária, para entender seus objetivos e os meios para alcançá-los; c) elucidar em que medida a ação do professor com o uso da leitura literária contribui para formação leitora. Quanto à metodologia, a classificação da pesquisa é de tratamento qualitativo dos dados, tipo descritiva, de cunho documental e bibliográfica, com pesquisa de campo. Tomamos como referencial teórico e base da análise dos dados o Materialismo Histórico e Dialético e a Teoria Histórico-Cultural. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista com a professora da turma de P5 da instituição participante, por observações e gravações das aulas de leitura literária. As discussões apontaram a necessidade de o professor ter como fundamento do trabalho pedagógico um planejamento intencional que envolva atividades organizadas sistematicamente com a leitura literária, com a intenção de mediar e garantir a formação do pequeno leitor. Como resultados, entendemos que a ação do professor exerce um papel fundamental no processo de formação de leitores, pois o trabalho pedagógico que estimula a leitura e a compreensão literária contribui para o desenvolvimento infantil, no que se refere à formação da consciência e à compreensão do mundo e de si próprio.Item A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais)(2023-02-10) Klem, Suelen Cristina dos Santos; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim; Oliveira, Katya Luciane de; Valiengo, Amanda; Mello, Diene Eire deEsta pesquisa teve como objetivo central compreender a contribuição das atividades de leitura acerca de personagens negras na Literatura com alunos do Ensino Fundamental para ampliação da capacidade leitora e desenvolvimento do psiquismo humano, como: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de pesquisa – Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. O trabalho possui natureza dialógica e foi realizado sob a regência da professora-pesquisadora, juntamente com dez alunos da turma de sétimo ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) em uma escola pública na cidade de Londrina, Paraná. Para o problema de pesquisa investigou-se: Como as atividades de literatura com temática africana ou afro-brasileira contribuem para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em alunos do Ensino Fundamental? Como justificativa, ressalta-se a relevância social do trabalho educativo de permitir o contato dos alunos com a leitura de obras e produções textuais que valorizem a cultura negra, as quais contribuem para romper com os estigmas raciais, independentemente de suas etnias. Destaca-se ainda, a mediação do trabalho docente e a organização do ensino com base nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, pois estes referenciais teóricos possibilitam o desenvolvimento dos indivíduos durante o processo formativo. Para a produção de dados (devido ao ensino híbrido) utilizou-se: a gravação (no Google Classroom e pelo Meeting) das atividades durante aulas presenciais, com o uso de gravador de voz, fotografias, questionários e entrevistas individuais. Como se trata de uma pesquisa quase experimental optou-se pelo tratamento qualitativo dos dados com a abordagem crítico-dialético. Os resultados apontam que o processo de humanização do indivíduo acontece por meio das relações que se estabelecem com os instrumentos mediadores da cultura historicamente construída, a partir da apropriação da função social da leitura literária e produção textual. Conclui-se que, em decorrência da escolha metodológica e da práxis docente, abrem-se perspectivas para desenvolvimento do psiquismo humano e ampliação da capacidade leitora com a leitura literária em alunos dos Anos Finais.Item A objetivação da pedagogia histórico-crítica na atividade de ensino do professor : contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais do ensino fundamental(2023-09-14) Vicentini, Dayanne; Barros, Marta Silene Ferreira; Caligaro-Falco, Aparecida Meire; Rodrigues, Divania Luiza; Franco, Sandra Aparecida Pires; Paschoal, Jaqueline DelgadoConcebendo a escola como instituição potencializadora da aprendizagem e do desenvolvimento humano, essa pesquisa originou-se da observação das dificuldades que os professores dos Anos Iniciais de uma Rede Municipal de Ensino têm em objetivar os pressupostos crítico-dialéticos recebidos nos cursos de formação continuada, em sua atividade de ensino, bem como uma acentuada fragilidade na transposição dos saberes escolares para o planejamento. Considerando esse cenário, o estudo faz parte da linha de pesquisa “Docência: saberes e práticas”, núcleo “Ação docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL e tem como objetivo central compreender como o professor pode efetivar os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino, a fim de superar as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico e contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola na qualidade de promotora da socialização do conhecimento científico e não do senso comum, demanda do professor, o domínio dos saberes escolares e dos conhecimentos didáticos pedagógicos. Quanto mais o professor comprometer-se na atividade de estudos e dominar os conhecimentos em suas formas mais elaboradas de transmissão, com mais qualidade os indivíduos em formação se apropriarão destes saberes. Isto posto, a metodologia tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação fundamentadas nos pressupostos crítico-dialéticos, almejando solucionar o seguinte problema: de que forma os professores podem superar as dificuldades encontradas na objetivação dos pressupostos crítico-dialéticos na organização do ensino, a fim de contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, a partir do percurso do método dialético síncrese-análise-síntese, o estudo propõe uma investigação, a iniciar por um questionário destinado aos professores, observações em sala de aula e análise de planejamentos, a fim de verificar quais as principais dificuldades do corpo docente na concretização dos pressupostos teóricos mencionados. Em seguida, será proposto um curso de formação, elaborado especificamente com base nos dados coletados. Por fim, haverá um novo processo envolvendo um questionário final, observação em sala de aula e análise de planejamentos tendo como intuito verificar em que medida houve a superação das dificuldades sinalizadas. A pesquisa revelou que os professores precisam de motivos conscientes e se dedicar de forma efetiva na atividade de estudo. Se apropriar apenas de “fragmentos” da Teoria e não de sua totalidade, impossibilitará a compreensão do processo pedagógico como um todo e a concretização das premissas da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino. Quanto mais o professor conhecer a essência do fenômeno educativo, melhor estará preparado para disseminar o conhecimento científico aos estudantes com maior qualidade e assim promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos indivíduos.Item A organização e representação do conhecimento em uma perspectiva decolonial: análise dos conceitos do relatório Figueiredo a partir da classificação facetada(2023-11-17) Zammataro, Ana Flávia Dias; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Furlanete, Fábio Parra; Barité, Mario; Gracioso, Luciana de Souza; Crippa, GiuliaIntrodução: Esta tese tem como objeto de estudo o Relatório Figueiredo, documento que resulta de uma Comissão de Inquérito instaurada em 1967 a respeito da conivência do extinto Serviço de Proteção ao Índio com a violência cometida contra os povos indígenas do Brasil. São coletados termos do Relatório, por meio de processo de inferência e por software de mineração de dados, submetendo-os a uma categorização por meio do uso de facetas, oriunda da Teoria da Classificação Facetada elaborada por Shiyali Ramamrita Ranganathan. Objetivo: Analisar os conceitos do Relatório Figueiredo sob uma perspectiva epistemológica decolonial aplicada à Organização e Representação do Conhecimento a fim de elaborar sistemas de organização do conhecimento com características decoloniais. Metodologia: Pesquisa de caráter documental e bibliográfica, de enfoque qualitativo, com o uso da abordagem metodológica da Análise de Domínio, por meio das abordagens dos estudos históricos, epistemológicos e das classificações especiais. A metodologia empregada contribui para responder ao seguinte problema de pesquisa: De que maneira o fundamento epistemológico decolonial contribui para embasar discussões contra-hegemônicas na Organização e Representação do Conhecimento e, a partir disso, elaborar sistemas de organização do conhecimento que tenham características decoloniais? Resultados: A categorização dos conceitos no sistema facetado de Ranganathan e as múltiplas possibilidades de combinações entre suas facetas e subfacetas, em conjunto com uma ferramenta de mineração de dados do documento em estudo na tese, fomentaram a elaboração de uma proposta de modelagem conceitual, cujas entidades, atributos e relações, quando estruturados e representados com base na epistemologia da decolonialidade de Anibal Quijano, podem ter características decoloniais e contra-hegemônicas, demonstrando assim a viabilidade de elaborar sistemas de organização do conhecimento alinhados às necessidades de suas respectivas unidades de informação e, ao mesmo tempo, que contribua com a desconstrução da colonialidade do poder, dialogando com problemáticas históricas que se refletem em questões da realidade social e representando a diversidade étnica e cultural brasileira. Conclusão: As discussões colocadas expressam que, embora seja possível, a literatura da Organização e Representação do Conhecimento a respeito das bases decoloniais ou pós-coloniais está, ainda, em fase de desenvolvimento, necessitando, portanto, solidificar seus alicerces para a construção de uma área que opere pela inclusão e pela contra-hegemonia. Assim, torna-se possível a constituição de processos e sistemas de organização do conhecimento que possam adquirir características decoloniais e contra-hegemônicas.Item A relação entre presença física e virtual na era da mobilidade nas tecnologias de informação e comunicação : pesquisa empírica em uma escola pública na cidade de Londrina/PR(2023-02-06) Costa, Josemary Galvão; Londero, Rodolfo Rorato; Klein, Alberto Carlos Augusto; Marques, Barbara CristinaO que se tem visto com o desenvolvimento das tecnologias que permitem mobilidade na telefonia, no acesso à internet, e consequentemente na comunicação é a emersão de um ser de múltiplas presenças, cuja própria noção corporal e territorial é ampliada. Esse tem suas percepções mais primitivas conectadas as estas tecnologias, e a cada dia se torna mais dependente delas. A presença, foco principal desse trabalho, é motivo de embate entre autores das mais diferentes áreas. Tanto no conceito quanto na discussão sobre a existência ou não de uma presença virtual por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo geral elencar pontos de coesão nessas visões divergentes a respeito de presença, sua conexão com corpo, território e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e confrontar com os dados da pesquisa empírica. A hipótese inicial dessa pesquisa é que para existir presença, precisa haver corpo físico vivo conectado a ela. Portanto numa videoconferência, ela existe. Com intuito de buscar elementos que poderão servir para construir mais uma parte do amplo conceito de presença foi utilizada como metodologia pesquisa bibliográfica sobre as diversas áreas envolvendo presença, suas variantes ligadas ao virtual, sua ligação com o corpo e com as TICs. Em seguida foram agrupados os conceitos que mais se aproximam e os que mais divergem, passando pela necessidade de uma validação histórica. Principalmente em relação ao desenvolvimento das TICs, as investigações passaram por uma análise documental. Posteriormente, com o objetivo de comparar a pesquisa teórica com dados empíricos, aplicou-se questionários e entrevistas com questões semiabertas em adolescentes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública em Londrina. Foram selecionados alunos e uma de suas professoras que tinham pouco contato com a presença virtual por meio das TICs e em função da Pandemia de Covid-19, no ano 2020, foram sujeitos a ela para poderem participar das aulas que foram realizadas de forma virtual, por meio de videoconferência utilizando o programa Google Meet. Para esse estudo de caso decidiu-se o emprego do método da pesquisa qualitativa do tipo grupo focal e para análise dos dados, foi utilizada a metodologia análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa empírica confirmaram as divergências encontradas na pesquisa bibliográfica tanto na conceituação de presença como na sua relação com o corpo e território. Foi utilizado como referencial teórico as definições de presença e suas ramificações abordando o pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Virilio, Jason Jerald, Marvin Lee Minsky, Marshall McLuhan, Pierre Lévy, Cormac Power, entre outros. Ao final, são tecidas considerações acerca do pensamento de tais autores e dos resultados obtidos na pesquisa empírica. E sobre a impossibilidade de separação da presença do ser, por isso ela o acompanha tanto no físico como no virtual por estar ligada à sua essência.Item A representação descritiva na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: estudo comparativo entre Brasil e Colômbia(2021-03-22) Pérez Amaya, Maria Girleza; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Torres, María Teresa MúneraA representação da informação constitui um dos principais processos da Organização e Representação da Informação, cuja finalidade é identificar, descrever e possibilitar o acesso à informação contida nos documentos arquivísticos, nos materiais bibliográficos e nos documentos de museu. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as semelhanças e diferenças nas noções conceituais de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia no Brasil e na Colômbia. Adotamos a pesquisa bibliográfica e o método comparativo, como métodos da pesquisa, e a análise de conteúdo e o estudo comparativo, como técnicas de análise de dados, possibilitando a identificação, discussão, categorização e confrontação das noções conceituais apresentadas nos artigos científicos dos periódicos da Ciência da Informação com Estrato Qualis Capes A1 na área de avaliação Comunicação e Informação, no quadriênio 2016-2019 – Transinformação; Informação & Sociedade: Estudos e Perspectivas em Ciência da Informação - do Brasil, no período compreendido entre 2010 e 2019, e das definições expostas pelos sites oficiais do Archivo General de la Nación, da Biblioteca Nacional e do Museo Nacional da Colômbia. Foram identificadas dezenove noções conceituais de representação descritiva da informação, em dezessete artigos e documentos selecionados, sendo quatorze artigos do Brasil e três documentos da Colômbia. Destas noções, cinco correspondem ao conceito de descrição arquivística, nove à catalogação descritiva, dois à catalogação na Museologia e três à representação descritiva segundo a Ciência da Informação. Como resultados, foram caracterizados os processos de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia; foram também identificadas e categorizadas as noções conceituais selecionadas e, por último, apresentamos, mediante um quadro comparativo, as semelhanças e diferenças evidenciadas entre estas áreas e entre os países. Concluímos, assim, que as semelhanças evidenciadas significam o ponto de encontro para a integração e o desenvolvimento de formas de compartilhamento de informações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia e entre os países Brasil e Colômbia. E, por sua parte, as diferenças vêm sustentar as especificidades que cada uma destas áreas apresenta.Item A representação temática da literatura de Cordel à luz da teoria dos campos lexicais(2023-03-14) Paiva, Andréia Del Conte de; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; Albuquerque, Ana Cristina; Santos, Raimunda Fernanda; Moraes, MarcoA Literatura de cordel possui incontestável importância para a sociedade, seja como documento histórico, fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação ou pesquisa científica. Registros da memória, da trajetória social, política e econômica do povo brasileiro, trata-se de um gênero literário que se estabelece como significativo instrumento no processo de ensino e aprendizagem em variadas áreas do conhecimento. Devido às suas características, a gama de contextos de utilização e o grau de aceitação por variados tipos de leitores, surge à necessidade de organizá-los. Nesse sentido, evidencia-se a Ciência da Informação (CI) a qual, por intermédio do Tratamento Temático da Informação, possibilita o acesso a estas obras literárias. Nessa perspectiva, a questão norteadora da pesquisa em tela caracteriza-se em como propiciar aos profissionais da Área condições de representar de forma eficiente os folhetos de cordel. Representar para organizar esses materiais, constitui-se em processo de expressiva complexidade. As competências informacionais inerentes ao processo do Tratamento Temático da Informação, requeridas aos profissionais da informação, entre outros aspectos, reforça a hipótese de que o delineamento da classificação dos folhetos fundamentados nas vinte e sete classes temáticas propostas por Albuquerque (2011), bem como da Teoria dos Campos Lexicais, contribuirão com a organização e acesso a estes materiais. Objetivando aplicar a Teoria do Campo Lexical no que tange o Tratamento Temático da Informação da literatura de cordel. O percurso metodológico concretizou-se por um estudo de caráter qualitativo, com objetivos exploratórios descritivos utilizando-se do procedimento da pesquisa-ação. Justifica-se este trabalho, devido à escassez de estudos relacionados à construção teórica e metodológica para a representação do conteúdo informacional dos folhetos, contribuindo com os profissionais da informação para o tratamento temático dos folhetos de cordel.Item O abandono do ensino médio regular pelos estudantes e a juvenilização da EJA : uma teia de relaçõesBarrios, Juliana Bicalho de Carvalho; Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]; Zanardini, Isaura Monica Souza; Garcia, Sandra Regina de Oliveira; Fernandes, Tania da CostaResumo: Esta pesquisa tem por finalidade empreender uma análise do fenômeno da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Sob o viés das Políticas Educacionais à luz do método Materialista Histórico, buscou-se entender a correlação existente entre o abandono do Ensino Médio regular pelos estudantes e a inserção dos mesmos na EJA As questões que permearam a discussão foram: como se configura a EJA? Há relação entre o fenômeno da juvenilização na modalidade e os encaminhamentos políticos do Ensino Médio? Apresentou-se como objetivo geral compreender a juvenilização da EJA a partir da análise da política desta modalidade e da política do Ensino Médio Enquanto objetivos específicos, discutir a relação entre a EJA e o Ensino Médio, levantar e analisar os dados educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e discutir o impacto educacional e social que os mesmos provocam no Brasil Trabalhou-se com a abordagem qualitativa a partir da utilização de dados bibliográficos, documentais e estatísticos Ao fim da análise considerou-se que, embora a juvenilização da EJA tenha sido apresentada como resultante de problemas psicopedagógicos individuais dos estudantes e sociais, as raízes de seu desenvolvimento estão calcadas na influência da política e da estrutura social na educação Considera-se, portanto, a necessidade de suscitar o debate nos diversos espaços sociais sobre o direito à educação e as formas veladas de exclusão educacionalItem A abordagem da análise de domínio na organização e representação do conhecimento em arquivísticaSuenaga, Cynthia Maria Kiyonaga; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Moraes, João Batista Ernesto de; Lunardelli, Rosane Suely ÁlvaresResumo: Análise de Domínio e Arquivística são os pontos norteadores desta pesquisa, que discute sobre a abordagem da Análise de Domínio no âmbito dos Arquivos Pondera que os produtos do tratamento documental encontrados em instituições arquivísticas são considerados, em sua maioria, esquemas de ordenação e descrição física dos documentos A estruturação das informações contidas nos documentos que visam ao conhecimento pode constituir um avanço para as áreas de Organização do Conhecimento e de Arquivística Apresenta como objetivo geral investigar estruturas de conhecimento presentes em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros, e como objetivos específicos: identificar a existência de Planos de Classificação de Documentos em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros; verificar a presença de normas para a elaboração dos Planos de Classificação de Documentos; relacionar os Planos de Classificação de Documentos ao Domínio e à Comunidade Discursiva e selecionar os conceitos e possíveis relacionamentos presentes nos Planos de Classificação de Documentos Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre a Análise de Domínio aplicada à Organização do Conhecimento no Domínio da Arquivística que investiga como a Análise de Domínio no contexto da Organização do Conhecimento em Ciência da Informação pode contribuir para a compreensão da estrutura de conhecimento existente em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros Para acessar o conhecimento presente nos arquivos, partiu-se da análise dos Planos de Classificação de Documentos desses arquivos à luz da Análise de Domínio O instrumento Plano de Classificação de Documentos foi selecionado como objeto da pesquisa por tratar-se de um produto intelectual produzido pelo arquivista, que reflete amplamente a instituição geradora dos documentos, considerada neste estudo como uma comunidade de Discurso, que é base da constituição do Domínio A busca pelos Planos de Classificação de Documentos realizou-se pelos websites dos Arquivos Públicos Brasileiros, contato por e-mail e por telefone Como resultado evidencia que o Arquivo constitui-se em uma Comunidade Discursiva e constata-se que por meio da análise das entradas (títulos e termos apresentados nos níveis de categorização) dos Planos de Classificação de Documentos é possível identificar um Discurso semelhante no Domínio dos Arquivos Públicos Estaduais Conclui que a aplicação da Análise de Domínio em Arquivística proporciona a Organização do Conhecimento nesse Domínio, uma vez que a perspectiva da Análise de Domínio é fundamentalmente ligada ao conhecimento e à forma como é processado nos indivíduos e comunicado ao grupo, e todo esse processo reflete-se nos Arquivos, nos documentos e na forma como são classificados