CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 768
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item 7x1 : o dia em que a imprensa escanteou em definitivo o mito da objetividadeMoraes, Diego Henrique Rodrigues de; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Silveira, Fábio Alves; Contani, Miguel LuizResumo: Nesta Dissertação , analisamos o conteúdo e a concepção das capas de doze jornais brasileiros: Extra, O Lance, O Dia, Metro, Meia Hora, Gazeta do Povo, Diário do Nordeste, Correio Braziliense, Folha de Londrina, Diário de Santa Maria, A Tarde, Zero Hora, um dia após a derrota da seleção brasileira de futebol para a Alemanha, na copa de 214, no estádio do Mineirão, no confronto que resultou na maior derrota da seleção brasileira em todos os tempos – 7 a 1 para os visitantes As capas dos periódicos são dotadas de uma alta carga semântica, seja pelo texto verbal, ou pelo não verbal escolhidos, gerando uma simbologia que dialoga em vários aspectos com o chamado público-alvo do jornal Embasados nisso, almejamos decifrar, com os aportes teóricos do semioticista argentino Eliseo Verón, na noção de contrato de leitura, e do semiólogo Roland Barthes em seus estudos acerca de fotografia e de mito, a fim de conduzir reflexões requeridas pela complexidade do fenômeno que, naquele contexto específico, estabeleceu-se na relação entre emissor e receptor Buscamos apontar a função de cada um desses dois agentes no cenário destacado e elucidar os aspectos conotativos e denotativos presentes nos conteúdos em análise, tais como legendas e título, imagem e diagramação, dentre outras ocorrências Os resultados permitem afirmar que o emissor assumiu para si a linguagem do receptor e, ao suprimir a história, devolveu apenas a subjetividade exasperada, não só pelo fato de o país ter perdido o hexacampeonato, mas também de ele (receptor) não ter conseguido realizar “o grito que ficou preso na garganta de seus antepassados” Com isso, a objetividade jornalística ficou totalmente proscritaItem O abandono do ensino médio regular pelos estudantes e a juvenilização da EJA : uma teia de relaçõesBarrios, Juliana Bicalho de Carvalho; Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]; Zanardini, Isaura Monica Souza; Garcia, Sandra Regina de Oliveira; Fernandes, Tania da CostaResumo: Esta pesquisa tem por finalidade empreender uma análise do fenômeno da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Sob o viés das Políticas Educacionais à luz do método Materialista Histórico, buscou-se entender a correlação existente entre o abandono do Ensino Médio regular pelos estudantes e a inserção dos mesmos na EJA As questões que permearam a discussão foram: como se configura a EJA? Há relação entre o fenômeno da juvenilização na modalidade e os encaminhamentos políticos do Ensino Médio? Apresentou-se como objetivo geral compreender a juvenilização da EJA a partir da análise da política desta modalidade e da política do Ensino Médio Enquanto objetivos específicos, discutir a relação entre a EJA e o Ensino Médio, levantar e analisar os dados educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e discutir o impacto educacional e social que os mesmos provocam no Brasil Trabalhou-se com a abordagem qualitativa a partir da utilização de dados bibliográficos, documentais e estatísticos Ao fim da análise considerou-se que, embora a juvenilização da EJA tenha sido apresentada como resultante de problemas psicopedagógicos individuais dos estudantes e sociais, as raízes de seu desenvolvimento estão calcadas na influência da política e da estrutura social na educação Considera-se, portanto, a necessidade de suscitar o debate nos diversos espaços sociais sobre o direito à educação e as formas veladas de exclusão educacionalItem A abordagem da análise de domínio na organização e representação do conhecimento em arquivísticaSuenaga, Cynthia Maria Kiyonaga; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Moraes, João Batista Ernesto de; Lunardelli, Rosane Suely ÁlvaresResumo: Análise de Domínio e Arquivística são os pontos norteadores desta pesquisa, que discute sobre a abordagem da Análise de Domínio no âmbito dos Arquivos Pondera que os produtos do tratamento documental encontrados em instituições arquivísticas são considerados, em sua maioria, esquemas de ordenação e descrição física dos documentos A estruturação das informações contidas nos documentos que visam ao conhecimento pode constituir um avanço para as áreas de Organização do Conhecimento e de Arquivística Apresenta como objetivo geral investigar estruturas de conhecimento presentes em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros, e como objetivos específicos: identificar a existência de Planos de Classificação de Documentos em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros; verificar a presença de normas para a elaboração dos Planos de Classificação de Documentos; relacionar os Planos de Classificação de Documentos ao Domínio e à Comunidade Discursiva e selecionar os conceitos e possíveis relacionamentos presentes nos Planos de Classificação de Documentos Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre a Análise de Domínio aplicada à Organização do Conhecimento no Domínio da Arquivística que investiga como a Análise de Domínio no contexto da Organização do Conhecimento em Ciência da Informação pode contribuir para a compreensão da estrutura de conhecimento existente em Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros Para acessar o conhecimento presente nos arquivos, partiu-se da análise dos Planos de Classificação de Documentos desses arquivos à luz da Análise de Domínio O instrumento Plano de Classificação de Documentos foi selecionado como objeto da pesquisa por tratar-se de um produto intelectual produzido pelo arquivista, que reflete amplamente a instituição geradora dos documentos, considerada neste estudo como uma comunidade de Discurso, que é base da constituição do Domínio A busca pelos Planos de Classificação de Documentos realizou-se pelos websites dos Arquivos Públicos Brasileiros, contato por e-mail e por telefone Como resultado evidencia que o Arquivo constitui-se em uma Comunidade Discursiva e constata-se que por meio da análise das entradas (títulos e termos apresentados nos níveis de categorização) dos Planos de Classificação de Documentos é possível identificar um Discurso semelhante no Domínio dos Arquivos Públicos Estaduais Conclui que a aplicação da Análise de Domínio em Arquivística proporciona a Organização do Conhecimento nesse Domínio, uma vez que a perspectiva da Análise de Domínio é fundamentalmente ligada ao conhecimento e à forma como é processado nos indivíduos e comunicado ao grupo, e todo esse processo reflete-se nos Arquivos, nos documentos e na forma como são classificadosItem Abordagens de comunicação visual sobre a representação da mulher : o caso #DonasdaRuaFerraz, Mariana Garcia; Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Fornasier, Cleuza Bittencourt RibasResumo: A presente pesquisa visa compreender os atributos das abordagens comunicativas contemporâneas destinadas à conscientização de crianças e jovens Nos últimos anos, surgiram diversos projetos com o propósito de desconstruir a mentalidade desse público acerca dos tradicionais papéis sociais de gênero associados à feminilidade e masculinidade Esta Dissertação apresenta um estudo de caso do projeto #DonasdaRua, que tem como foco a produção de conteúdos da Turma da Mônica que promovam mensagens positivas sobre a temática de igualdade e representação de gênero, em especial por meio da atuação no ciberespaço O trabalho explora a relação entre as expressões feministas contemporâneas e as tecnologias digitais, analisando os conteúdos sobre concepções de gênero do #DonasdaRuas nas mídias sociais, destinados, sobretudo às gerações Y, Z e Alpha O corpus da pesquisa é constituído por materiais gráficos digitais da coleção de pôsteres “Donas da Rua da História” e HQs da série “Construindo Novas Histórias para Meninas e Meninos”, divulgados no site, Facebook e Instagram Foi realizada uma análise qualitativa, descritiva e exploratória, a partir de dois protocolos – um teórico e outro prático –, sobre aspectos formais e de conteúdo dos materiais em questão Os resultados demonstram que a iniciativa #DDR é uma abordagem inovadora que apoia-se na utilização de ferramentas virtuais para engendrar um espaço de comunicação e engajamento entre os receptores, viabilizando o surgimento de vínculos de apoio e atuando como um mecanismo de denúncia ao desempenhar a função de informar, educar e empoderar os agentes envolvidos no processo comunicativoItem A ação comunicativa na práxis pedagógica : um estudo a partir de HabermasRuiz, Maria José Ferreira; Zancanaro, Lourenço [Orientador]; Henning, Leoni Maria Padilha; Dutra, Delamar José VolpatoResumo: Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio, já que a escola é ainda bastante permeada pela razão instrumental Nesse locus, por vezes, os fins acabam por justificar os meios, valorizando-se mais os resultados estatísticos do que o processo em si mesmo A escola, dessa forma, passa a ser “colonizada” pelo mundo sistêmico A pesquisa discute como alguns estudiosos da educação vêem a possibilidade de aproximação das idéias da razão comunicativa à escola, como contraponto à racionalidade instrumental que reifica o homem, assim como a natureza Nesse prisma, defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional, tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio Apresenta alguns princípios da “Teoria da ação comunicativa” e da “Teoria dos atos de fala” buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua “ética discursiva” Estabelece, também, um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola Discute, ainda, alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola, estimulando a racionalidade comunicativa Apresenta uma proposta prática: as assembléias escolares Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa Finaliza compreendendo que, embora muitas críticas se façam à “Teoria da Ação Comunicativa”, a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentesItem A ação docente : possibilidades do ato de ler na educação básicaFernandes, Geuciane Felipe Guerim; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Gasparin, João Luiz; Barros, Marta Silene Ferreira; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar se a ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, é fundamental para o desenvolvimento do ato de ler na Educação Básica A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente O trabalho foi desenvolvido em uma Instituição Pública de Ensino da região norte do Paraná, junto a dois professores de Língua Portuguesa e suas respectivas turmas de 1º ano do Ensino Médio Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: A ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para o ato de ler na Educação Básica? Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao ato de ler Assim, trata-se de uma pesquisa epistemológica de abordagem crítico-dialética, com estratégia de pesquisa-ação Para a coleta de dados, foram utilizados questionários iniciais e finais junto aos professores participantes, um Grupo de Estudos e, posteriormente, intervenções em sala de aula, observadas pela pesquisadora Os objetivos específicos buscaram investigar as possíveis concepções e práticas de leitura presentes na ação docente de professores de Língua Portuguesa e analisar as possíveis mudanças obtidas após a realização de um Grupo de Estudos com os respectivos professores e suas intervenções em sala de aula As análises foram contextualizadas a partir de um prévio referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica, que ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram que o desenvolvimento do ato de ler pressupõe apropriação, compreensão e produção de sentidos pelo leitor, só assim torna-se uma atividade consciente para uma nova percepção do conteúdo e de suas dimensões frente à prática social Conclui-se desta forma que o processo metodológico realizado junto aos professores, constitui-se um referencial pertinente para o desenvolvimento do ato de ler em sala de aula e suas possibilidades podem ser observadas no decorrer do trabalho pedagógico, no desenvolvimento dos alunos, na superação do conhecimento sincrético e no novo posicionamento frente ao ato de lerItem Acesso e permanência de pessoas com deficiência visual no ensino superior : análise dos indicadores educacionais brasileirosEches, Elisabete Cristina Pereira; Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Orlando, Rosemeire MariaResumo: Os indicadores educacionais subsidiam a formulação de políticas públicas, logo, são dados de extrema relevância para o campo da educação A primeira instituição de ensino brasileira voltada para pessoas com deficiência, criada em 1854, atendia estudantes com deficiência visual Atualmente, pesquisas apontam o aumento da matrícula de pessoas com deficiência no Ensino Superior nos últimos anos, logo entende-se a necessidade de obter informações sobre o acesso e permanência de pessoas com deficiência visual neste nível de ensino Deste modo parte-se do seguinte problema: sendo as matrículas das pessoas com deficiência visual no Ensino Superior brasileiro o segundo maior índice entre o público-alvo da Educação Especial, qual o contexto do acesso e permanência desses indivíduos nesse nível de ensino, a partir dos indicadores educacionais da última década? Este trabalho objetivou analisar o acesso e permanência de pessoas com deficiência visual no Ensino Superior, com base no Materialismo Histórico e no Materialismo Cultural, a partir dos dados dos indicadores educacionais brasileiros dos últimos dez anos Desse modo, utilizou-se o software estatístico SPSS para acessar os microdados Em seguida, os dados foram analisados, discutidos e apresentados neste trabalho Dessa maneira, os resultados encontrados foram: 1 na última década, entre as pessoas com deficiência, há maior número de matrículas daquelas que têm deficiência visual no Ensino Superior; 2 a maioria do público estudado é oriunda de escola pública, mas está matriculada em instituições privadas; 3 a maioria dos estudantes com deficiência visual no Ensino Superior é branca e isso se manteve em todos os anos; 4 a maior parte das pessoas com deficiência visual que acessam o Ensino Superior estava em cursos noturnos; 5 o maior acesso se deu por meio de vestibular; 6 a reserva de vaga mais utilizada foi de ensino público e não a de deficiência, assim como foi utilizada por poucos estudantes; 7 o maior índice dos recursos de acessibilidade voltados para pessoas com deficiência visual e disponibilizados nos cursos superiores é de 55%; 8 o índice de acessibilidade arquitetônica dos locais de oferta dos cursos esteve abaixo de 49%; 9 os professores com deficiência visual no Ensino Superior representam o segundo maior índice entre os professores com deficiência, contudo a maioria é do sexo masculino e branca Mediante os resultados encontrados, pôde-se concluir que apesar da existência de diversas políticas públicas que favoreçam a inclusão e ações afirmativas, criadas principalmente a partir dos anos 2, sua efetivação tem sido deficitária, pois: o maior acesso das pessoas com deficiência visual ao Ensino Superior se dá em instituições privadas; há pouco uso de reserva de vagas; há falta de recursos humanos e de acessibilidade tecnológica e arquitetônica; há pouco acesso dos negros a esse tipo de ensinoItem Ações de gestão do conhecimento aplicadas ao processo decisório no contexto empresarialCarmo, Paula Frassinette do; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Valentim, Marta Lígia Pomim; Cavalcante, Luciane de Fátima BeckmanResumo: Este estudo consistiu em abordar a relevância da Gestão do Conhecimento presente explicitamente em algumas empresas, perante de um cenário importante que consiste na tomada de decisão O estudo dessa temática justificou-se devido à quantidade incipiente de pesquisas na área da Gestão do Conhecimento, como uma possível e significativa contribuição para a Ciência da Informação Como objetivo geral, o estudo ponderou as ações de Gestão do Conhecimento nas decisões empresariais Para tanto, delimitou-se como objetivos específicos: analisar a literatura da área de Ciência da Informação e das Ciências Contábeis voltada à Gestão do Conhecimento; identificaras ações de Gestão do Conhecimento relacionadas à contabilidade gerencial; verificar o impacto das ações de Gestão do Conhecimento nos processos de tomada de decisão das empresas Ademais, a metodologia utilizada neste trabalho foi a descritiva exploratória, qualiquantitativa, na qual empregou-se o questionário como instrumento para a coleta de dados A partir dos resultados, foi possível traçar um perfil dos profissionais responsáveis pelas mais relevantes decisões, constatar quais os documentos mais utilizados para auxiliar nessas decisões, os procedimentos seguidos, se há registros dessas ações e demais questões que visam atender o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa Sendo assim, a problematização deste trabalho permitiu a verificação da Gestão do Conhecimento nas decisões das empresas, de que forma isso ocorre e qual o impacto que proporciona Espera-se acrescentar princípios teóricos em relação às práticas profissionais, não somente da contabilidade, mas das Ciências Sociais, aplicando-os nas empresas, bem como apresentar peculiaridades da Gestão do Conhecimento ainda não exploradasItem Adequação curricular : um caminho para a inclusão do aluno com deficiência intelectualLopes, Esther; Marquezine, Maria Cristina [Orientador]; Shimazaki, Elsa Midori; Meletti, Silvia Márcia FerreiraResumo: Esta Dissertação trata da inclusão educacional do aluno com deficiência intelectual na escola regular e das adequações curriculares como um caminho para a efetivação do direito garantido em leis e manifestado nas políticas públicas educacionais, desde o início da década de 199 A pesquisa foi desenvolvida em uma escola que ofertava as séries iniciais do ensino fundamental, num município situado no Norte do Paraná, com o objetivo de analisar como vinham sendo processados a inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular e o atendimento educacional especializado nos serviços da rede de apoio ofertado pela escola O procedimento metodológico do estudo de natureza qualitativa, com ênfase nas práticas da pesquisa-ação, incluiu grupo de estudo e entrevista com roteiro semi-estruturado com os professores envolvidos, pesquisa documental e observação participante, com intervenção pedagógica dos alunos que frequentavam a sala de recursos da escola Os dados da pesquisa documental foram obtidos com base no Relatório de Avaliação Psicoeducacional no contexto escolar e nos Relatórios Semestrais de acompanhamento individual O referencial teórico contempla breve histórico da educação especial, apontando a deficiência intelectual como um dos maiores desafios nesse processo; a importância das adequações curriculares como oportunidades de sucesso acadêmico do aluno incluído; a sala de recursos como serviço de apoio da educação especial, para o atendimento educacional especializado e a capacitação docente para inclusão, valorizando o grupo de estudo como estratégia Os resultados corroboram outras pesquisas da área, que identificaram a necessidade de adequação curricular para o êxito acadêmico do aluno com deficiência e as dificuldades enfrentadas pela escola em consequência da falta de conhecimentos dos professores, dadas as lacunas na formação inicial e a incipiente capacitação continuada que lhes é oferecida, o questionável diagnóstico e a pequena contribuição dos relatórios de avaliação para a ação pedagógica, na classe comum ou na sala de recursos, apesar dos esforços e do comprometimento tanto de quem avalia quanto das professoras E, ainda, revelaram que é preciso conscientizar a comunidade escolar que a responsabilidade pela inclusão é coletiva e não individual O aluno com deficiência é aluno da escola e não apenas do professor que está trabalhando diretamente com ele O aluno participa de outras atividades escolares fora da sala de aula e, portanto, a inclusão precisa acontecer em todos os espaços e contar com a participação de todos, para que seja verdadeira e efetivaItem Agitprop em cena : uma contribuição aos estudos da comunicação popular e comunitáriaSoranso, Ana Martinez; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Villas Bôas, Rafael LitvinResumo: A partir dos pressupostos teóricos-metodológicos da práxis reivindicada pela Comunicação Popular e Comunitária, este trabalho tem a intenção de investigar a formação e práxis comunicacional do agitprop soviético a partir de três textos de peças elaboradas pelo coletivo A Blusa Azul entre os anos de 1924 e 1925 Destacamos nestes textos, por meio da produção de pequenos ensaios, os elementos estruturais do agitprop que fazem dele uma ação formativa, organizativa e estratégica para o movimento operário organizado em sovietes na Rússia revolucionária Os grupos de agitprop incitavam a propaganda revolucionária para convocar trabalhadores operários e camponeses às pautas de luta por meio de estudos e práticas coletivas Esse novo sujeito histórico, com pautas de interesse das massas, fez explodir as velhas formas dramáticas e caminhou para uma estética que representasse o então novo personagem, a classe operária Para avançar na formação política, o agitprop se organizava por meio do trabalho coletivo em que a divisão de trabalho entre escritores, dramaturgos, diretores, atores e público é substituída pela criação comunitária A proposta metodológica para a produção dos ensaios é a da imaginação, recurso proposto por Raymond Williams para explorar textos teatraisItem Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadorasPuschel, Silvia Unbehaun; Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]; Trevisan, Maria de Lourdes; Capelo, Maria Regina ClivatiResumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os dizeres de 3 professoras de uma rede municipal de ensino, quanto a suas concepções sobre leitura e formação de leitores A opção metodológica insere-o como exemplo de uma pesquisa qualitativa As professoras-participantes encontravam-se envolvidas, quando da coleta das informações, em um processo de formação continuada, propiciado por consórcio entre o município e o MEC, no Programa de Formação de Professores Alfabetizadoras - PROFA Dentre as fontes de informação utilizadas destacam-se os relatos escritos, sob a modalidade de memórias, um questionário com questões fechadas e abertas sobre as práticas atuais de leitura, conceitos relativos a leitura, leitor, e leitura na prática escolar do professor, além do diário de campo da pesquisadora A partir da constatação dos distintos percursos históricos e educativos das participantes, enquanto alunas e professoras, as participantes foram agrupadas em dois grupos levando em conta o tempo de experiência profissional e as políticas públicas educacionais do PR (Currículo Básico do Paraná e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs) As informações coletadas foram analisadas sob os seguintes eixos temáticos: práticas leitoras; concepções sobre leitura; dificuldades com o ensino de leitura Após triangulação das informações obtidas conclui-se que ao contrário do que se divulga na mídia e em alguns discursos acadêmicos sobre o fazer profissional, essas professoras lêem sendo que na, maioria das vezes, a finalidade que reportam para suas leituras é a de atenderem a suas necessidades profissionais e acadêmicas e a preocupação em estarem informadas e atualizadas A análise permitiu que fossem identificados em seus ditos e não-ditos implicações das distinções entre leituras autorizadas e não autorizadas, condicionadas às tramas dos discursos oficiais (orais e escritos), seja quanto às concepções sobre leitura, formação de leitores e às razões que atribuem para as dificuldades que encontram enquanto ensinam leitura O presente trabalho revelou, ainda, a importância da narrativa das histórias das participantes, sejam as de um passado mais remoto, ou mais recente, como possibilidade de descobrirem suas identidades pessoais e profissionais e inserções Os resultados obtidos e a produção pertinente aos saberes dos professores, narrativas e memórias sugerem a narrativa autobiográfica, como estratégia para a formação continuada de professores em serviçoItem A alimentação como elemento essencial para a aprendizagem e desenvolvimento integral da criança : questões para o trabalho pedagógico na educação infantilBarros, Priscila Cordeiro Soares; Paschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]; Furlanetto, Flávio Rodrigo; Leite, Sandra Regina MantovaniResumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar a importância da alimentação como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança no contexto da Educação Infantil O interesse pela temática se justifica em função da falta de clareza, por parte de muitas instituições, sobre como se trabalhar a alimentação, muitas vezes relacionada somente aos atos de cuidado, não levando em consideração o seu caráter cultural e educativo, que devem permear a organização da rotina, além de outras situações que envolvem a saúde e o bem-estar da criança Ainda que a legislação tenha avançado sobre o reconhecimento do direito da criança à educação desde o nascimento, a qualidade dos serviços prestados é bem diversa e depende da classe social de origem das famílias Isso porque, enquanto para as classes econômicas de baixa renda se oferece um trabalho mais voltado para a assistência e guarda das crianças, aquelas das classes mais abastadas recebem um atendimento educacional que privilegia a formação integral Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e fundamentada na abordagem crítico-dialética e na Teoria Histórico-Cultural A opção por tal abordagem é por entender que se pode desenvolver um trabalho educativo visando a promoção das crianças na apropriação das máximas qualidades humanas, sendo que essa formação se dá por meio das interações sociais e é por meio desse processo que ocorre o pleno desenvolvimento infantil Os resultados da pesquisa indicam que a alimentação nem sempre é oferecida às crianças de maneira educativa, por meio de diferentes estratégias lúdicas de trabalho, ao contrário, é valorizada apenas como parte do suprimento de uma necessidade básica e biológica O que se propôs neste trabalho, portanto, foi apresentar a alimentação como elemento essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, que pode ser ensinada de forma intencional, desde que a professora se aproprie do conhecimento teórico e metodológico por meio de atividades prazerosas, promovendo o gosto e o hábito pela alimentação saudável Assim, espera-se que esta pesquisa traga contribuições para a formação dos professores, capacitando-os a contemplar a alimentação como parte necessária na organização do trabalho pedagógico na Educação InfantilItem Alinhavando vínculos : circulação de imagens de moda nas redes sociaisMatté, Lívia Laura; Lopes, Dirce Vasconcellos [Orientador]; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Contani, Miguel LuizResumo: Este estudo se propõe a delinear os aspectos da moda, na contemporaneidade, sob um viés comunicacional, ou seja, é uma busca por identificar, por meio das imagens que circulam em redes sociais, as características que distinguem a moda contemporânea circunscrita à pós-modernidade Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer os conceitos de pós-modernidade Entre os autores estudados, optou-se por seguir os caminhos trilhados pelo sociólogo francês, Michel Maffesoli, visto que suas ideias acerca da pós-modernidade são fundamentais para explicar a contemporaneidade e a moda na pós-modernidade O corpus desta pesquisa consiste em imagens extraídas de uma rede social de compartilhamento de imagens de moda: Lookbooknu: Collective Fashion Consciousness Acredita-se que estas imagens constituem materiais carregados de informações que podem explicar a moda na pós-modernidade, além de contribuir para discussões sobre a criação de vínculos possibilitados pela circulação de tais elementos imagéticosItem Alteridade e educação : uma contribuição de Paulo Freire e da filosofia Ubuntu para uma educação humanizadoraDju, Antonio Oliveira; Muraro, Darcísio Natal [Orientador]; Streck, Danilo Romeu; Henning, Leoni Maria Padilha; Sousa, Claudiney José deResumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a problemática acerca do conceito de outro na perspectiva de Freire e da filosofia Ubuntu e buscar compreender sua importância para uma educação humanizadora Para isso, elencamos os seguintes objetivos específicos: compreender a concepção de alteridade/outredade a partir da relação de identidade e diferença no pensamento de Freire; compreender a conceito de alteridade/outredade na cultura sul africana expressa em Ubuntu como reciprocidade, interdependência e inter-constituição; entender o papel que o outro cumpre numa educação humanizadora O que justifica esta pesquisa é a preocupação com o desmonte da educação pública pela política neoliberal que, guiada pela ideologia de mercado, concebe a educação como um serviço a ser prestado pela iniciativa privada, negando a intervenção do estado nesta área Essa política privilegia o capital financeiro que transforma a educação em mercadoria em detrimento das formas democráticas de conduzir a educação como um bem comum Esta política tem sustentado movimentos “ideológicos” que defendem a manutenção de privilégios das elites e combatem a educação de qualidade, gratuita, laica e para todos como um direito social É neste contexto que o outro está imerso ora na condição de oprimido pelo sistema que é fixo, estático, rígido e autoritário e que não considera o diferente em suas particularidades e interesses; ora como sujeito de transformação pela conscientização, resistência e libertação Os procedimentos metodológicos usados são de caráter bibliográfico, constituindo-se numa pesquisa qualitativa de abordagem conceitual As fontes que nos permitiram fazer este trabalho são as obras de Paulo Freire, de Mogobe Ramose e de Yusef Waghid O estudo parte da concepção freiriana de outro no âmbito de sua noção de “homem novo”, e a conceituação de outro na filosofia africana, expressa em Ubuntu, para pensar uma educação humanizadora em oposição a uma educação que serve como meio para continuar a opressão, a colonização (neocolonização), a dominação e a manipulação de alguns sobre os outros, confundindo privilégios com direitos, mercadoria (objeto) com subjetividade, isto é, uma educação desumana É esse outro freiriano que permite pensar uma educação humanizadora como processo que possibilite o ser mais na sua formação e vivência, tendo liberdade para reconhecer a dignidade e a diferença dos outros E Ubuntu, por meio de seu axioma – indivíduo só se torna humano na relação interdependente com o Outro – pode ajudar nessa humanização A educação humanizadora, sendo processo e não acabamento, é inclusiva, esperançosa e democrática Ela se constitui como um campo aberto e dinâmico que permite integração com o contexto, diálogo, libertação, efetivação do projeto comum, busca contínua de saber mais, transitividade de consciência e interdependência, cuidado entre seus sujeitos Aceita e reconhece o Outro na sua diferençaItem Ambientes on-line como espaços de aprendizagem colaborativa : uma experiência para o desenvolvimento da escrita acadêmicaZirondi, Maria Ilza; Mello, Diene Eire de [Orientador]; Alonso, Kátia Morosov; Franco, Sandra Aparecida PiresResumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as potencialidades de interfaces on-line como espaço de interatividade e colaboração e a maneira como este pode contribuir para a apropriação/desenvolvimento da escrita acadêmica por estudantes de um curso de graduação Para isso, desenvolvemos um Curso de extensão on-line com carga horária de 4 horas de duração A experiência teve como participantes 3 estudantes do Curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) A pesquisa, de cunho qualitativo e de caráter experimental, utilizou a Plataforma Moodle em conjunto com outras ferramentas da web 2 (WhatsApp, Meet, Facebook) para a geração dos dados Para isso, nos amparamos nos pressupostos da Teoria da Cognição Distribuída (SALOMON, 1993) e de outros autores que corroboram para sua elaboração, advindos de vertentes epistemológicas, principalmente, de caráter sócio-histórico e cultural Partindo de conceitos como cibercultura (LÉVY, 1999) e hipertexto (RAMAL, 22), o Desenho Didático proposto foi desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle e abarcou quatro semanas de conteúdos envolvendo o gênero textual Resumo Acadêmico, no qual abordamos: o contexto de produção da linguagem científica e escrita acadêmica, características estruturais do plano textual global, mecanismos gramaticais, escolhas linguísticas e posicionamentos enunciativos Os dados foram gerados por meio de: 1) questionário inicial; 2) o Ambiente Virtual de Aprendizagem e ferramentas da web e suas interfaces; 3) conteúdos gerados e produzidos nos ambientes virtuais; 4) as produções iniciais e finais e; 5) questionário Final; entrelaçados aos processos de interatividade e colaboração (SILVA, 21) estabelecidos e vivenciados pelos sujeitos participantes em interação com os artefatos digitais A análise comparativa entre a produção inicial e final demonstrou que houve apropriação das características pertinentes ao gênero de texto Resumo Acadêmico e à escrita acadêmica Por outro lado, observou-se dificuldades em se estabelecer trabalho colaborativo entre o(a)s participantes a partir das interfaces disponibilizadas, devido a questões relacionadas aos problemas contextuais, como tempo e acúmulo de atividades, assim como limitações relacionadas ao processo formativo e questões contextuais envolvendo o trabalho do professor-pesquisador Contudo, a experiência demonstrou a importância de pesquisas que desenvolvam trabalhos formativos para o cenário contemporâneo de aprendizagens colaborativas, considerando não somente as relações contextuais envolvendo os sujeitos aprendentes, mas também, a construção de uma rede envolvendo os objetos de aprendizagem, os artefatos culturais e materiais para o desenvolvimento de uma cultura coletiva de aprendizagensItem Uma análise comunicacional da Comissão Nacional da Verdade : das ruínas e monumentos à narraçãoSoares, Alina Rani Costa; Buzalaf, Márcia Neme [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Vicente, Maximiliano MartinResumo: Esta Dissertação tem o objetivo de discutir a comunicação sobre passado, partindo do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) Discutimos os conceitos de história, memória e verdade a partir da obra de Walter Benjamin e Vilém Flusser, para tratar a relação entre os sujeitos e os produtos culturais codificados sobre o passado como coisa viva e aberta para o futuro; entendendo a narração do passado da coletividade como um processo fundamentalmente comunicacional, construído entre monumentos e trabalhos de memória, para a superação ou permanência de silenciamentos históricos De forma específica, nos empenhamos em uma análise textual discursiva do capítulo intitulado “Casos Emblemáticos” (BRASIL, 214a) para propor um meta-texto inacabado, em processo contínuo de desconstrução e construção Conclui-se que o projeto da CNV foi de um aparelho burocrático e dependente de interações humanas, cujo objetivo foi fazer o caminho inverso das máquinas fascistas, ou seja, restaurar a humanidade a partir do código Entretanto, sua ação e resultado no mundo esbarram no âmbito político de apaziguamento social, antes de ambições bárbaras de escovar a história a contrapeloItem Análise da aprendizagem autorregulada de alunos de cursos a distância em função das áreas de conhecimento, faixa etária e sexoPavesi, Marilza Aparecida; Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]; Portilho, Evelise Maria Labatut; Bzuneck, José AloyseoResumo: O presente estudo, sob a luz da Psicologia Cognitiva, embasado na Teoria do Processamento da Informação, como parte integrante do Grupo de Pesquisa “Cognitivismo e Educação”, teve como objetivo analisar o perfil de aprendizagem autorregulada de alunos de cursos a distância de três instituições de ensino superior de diferentes áreas de conhecimento Um total de 35 participantes, sendo 282 alunos da graduação e 23 alunos da pós-graduação, respondeu a um questionário contendo 12 questões sobre o perfil dos estudantes, e a uma Escala de Aprendizagem Autorregulada Online, com 24 itens distribuídos em seis Fatores (Estabelecimento de Metas; Estruturação do Ambiente; Estratégias para as Tarefas; Gerenciamento do Tempo; Procura por Ajuda e; Autoavaliação) A coleta de dados foi realizada online por meio do programa Google Drive e presencialmente A idade dos alunos variou de 19 a 68 anos, sendo 189 do sexo feminino e 116 do masculino Quanto à área de conhecimento do curso no qual os participantes se encontravam matriculados, 17 (35,1%) eram alunos dos cursos de Ciências Humanas, 163 (53,5%) da área de Ciências Sociais Aplicadas e 35 (11,4%), da área de Ciências Exatas Os resultados mostraram um alto nível de autorregulação dos alunos em relação ao estabelecimento de metas e estruturação do ambiente, e um nível moderado de autorregulação em relação às estratégias para as tarefas, gerenciamento do tempo, autoavaliação e procura por ajuda Este último foi o fator que apresentou a menor média entre os fatores Com relação à faixa etária, os alunos com idades entre 55 e 68 anos (faixa etária 4) foram os que apresentaram a maior média de autorregulação, seguidos por aqueles de 43 a 54 anos (faixa etária 3) e de 31 a 42 anos (faixa etária 2) A faixa etária que apresentou a menor média geral e em cada fator isoladamente, foi a de 19 a 3 anos (faixa etária 1) Com relação ao sexo, em todos os grupos de estratégias, os estudantes do sexo feminino apresentaram maiores competências autorregulatórias em relação aos do sexo masculino Em relação às áreas do conhecimento, alunos da área de Ciências Humanas se mostraram mais autorregulados que aqueles das outras duas áreas Verificou-se que as estratégias de busca por ajuda não são regularmente utilizadas por eles, sugerindo que os diversos suportes disponíveis nos cursos ofertados em EaD, não estão sendo utilizados pelos alunos, da forma como deveriam, o que sugere a necessidade de pesquisas que investiguem sobre as razões que levam a tal condição Alguns estudos têm mostrado que muitos dos alunos que frequentam a EaD não têm os conhecimentos necessários ao bom gerenciamento das ferramentas de interatividade, além da falta de gerenciamento do tempo para estudo Considerando que, apesar do aumento de cursos ofertados a distância, há ainda um número restrito de pesquisas sobre esta temática, em especial, sobre a autorregulação da aprendizagem na EaD e à formação de professores e tutoresItem Análise da implantação e implementação do Programa Mais Educação em Londrina-PR : concepção, limites e possibilidades do macrocampo esporte e lazerBianchini, Leise Cristina; Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]; Zanardini, Isaura Monica Souza; Ruiz, Maria José Ferreira; Perrude, Marleide Rodrigues da SilvaResumo: Nesta pesquisa, discute-se a implantação da educação integral e em tempo integral, um constante desafio, com o objetivo de analisar de que maneira ocorreram a implantação e a implementação do Programa Mais Educação em duas escolas estaduais da cidade de Londrina, no Estado do Paraná Para tanto, procurou-se responder à seguinte problemática: Como ocorreu a implantação e implementação do Programa Mais Educação nestas escolas de Londrina-Pr? Como foi desenvolvido o Macrocampo Esporte e Lazer? Que papel tem assumido? Quais as condições reais da escola para a implantação e implementação deste macrocampo no Programa Mais Educação? Que relação este macrocampo estabelece com a Educação Física? Buscou-se, a partir da análise do Programa Mais Educação, discutir as intencionalidades, concepções e condições concretas de realização do Programa como política pública nacional, especificamente no que se refere às ações do Macrocampo Esporte e Lazer neste contexto O estudo se faz importante, visto que a proposta de educação integral é um assunto polêmico e contraditório na sociedade capitalista, considerando o atual contexto de exigência de mudanças da condição de um país pouco desenvolvido para a posição de em desenvolvimento, o qual pressupõe investimento em educação Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa, na qual foram realizadas pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista, com base em um roteiro semiestruturado, com as equipes diretiva, pedagógica, e professores graduados em Educação Física que atuam em atividades do Macrocampo Esporte e Lazer no Programa Mais Educação de duas escolas públicas estaduais que, desde 21, desenvolvem experiências de jornada ampliada com o Programa Mais Educação no município de Londrina-PR Pelos resultados obtidos, observa-se que o Programa Mais Educação e, consequentemente, seu Macrocampo Esporte e Lazer, e as aulas de Educação Física denotam uma visão salvacionista da educação e do esporte, como solução para os problemas sociais, escamoteando suas causas Depreende-se, ainda, que a escola, no neoliberalismo, tornou-se um local para resolução de questões sociais abandonadas pelo Estado Os dados nos mostram que as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer do Programa Mais Educação, na grande maioria das vezes, são as atividades preferidas por parte dos alunos, uma vez que proporcionam maior adesão, auxiliam na não evasão e frequência dos mesmos ao Programa, dando-lhe sustentação Foi possível perceber, também, que as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer se distanciam da Cultura Corporal como objeto de estudo e ensino, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, aspecto que reforça diferenças entre as aulas do turno regular e as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer do Programa Mais EducaçãoItem Análise da presença dos requisitos de classificação em softwares livres : DSpace, Alfresco e ICA-AtoMFrancisco, Leandro Checo; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Giraldes, Maria Júlia Carneiro; Alcará, Adriana RoseclerResumo: Analisar a presença dos requisitos do Modelo e-Arq Brasil referente à classificação de documentos nos softwares livres DSpace, Alfresco e ICA-AtoM, é o objetivo principal da pesquisa, com base na Organização da Informação, uma subárea da Ciência da Informação Este estudo se justifica por identificar as características de classificação em fundos ou série documentais e as semelhanças na atuação dos softwares livres pesquisados nos diferentes ambientes profissionais Considerando tais pressupostos, este texto envolve-se no seguinte questionamento: Como os softwares livres direcionam as sugestões referentes à classificação feita pelo Modelo e-Arq Brasil? Identifica-se neste estudo de softwares livres a presença de algumas semelhanças, lacunas, a respeito das diferentes normas de cada software sobre a classificação de documentos Os procedimentos metodológicos adotados foram o método comparativo com resultados qualitativos e quantitativos Também utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória A coleta de dados consistiu em 18 requisitos do subgrupo de Configuração e administração do plano de classificação em um SIGAD, e 12 requisitos do subgrupo de Classificação e metadados das unidades de arquivamento A análise dos dados foi obtida por meio de dois quadros para cada software, um para cada subgrupo de requisitos Constatou-se a presença de 8,% de requisitos no software DSpace, 5,% de requisitos no software Alfresco e 9,% de requisitos no software ICA-AtoM A análise qualitativa constituiu-se na dimensão de tratamento da Informação pela Organização da Informação proposta por Café (21) Considera-se que os softwares livres pesquisados realizam a classificação de documentos com métodos semelhantes, porém, com propósitos diferentes O software livre DSpace não pode ser considerado como SIGAD por não abranger a gestão de documentos O software livre ICA-AtoM não atua como SIGAD por não envolver as etapas de gestão de documentos e de repositório digital Referente ao software livre Alfresco não é considerado como SIGAD, como nos demais softwares pesquisados, por não ter o cumprimento de todos os requisitos Obrigatórios e Altamente Desejáveis Recomenda-se pesquisas futuras para abordar os requisitos de metadados e de reclassificação, e também estudos sobre SIGADItem Análise das estratégias de aprendizagem de alunos de um curso de pedagogia ofertado a distância e a atuação do tutorGóes, Natália Moraes; Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]; Portilho, Evelise Maria Labatut; Pullin, Elsa Maria Mendes PessoaResumo: O presente estudo está embasado no referencial teórico da Psicologia Cognitiva/Processamento da Informação e integra-se aos trabalhos do grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação Teve como objetivo geral analisar a frequência do uso das estratégias de aprendizagem cognitivas, comportamentais e autorregulatórias de alunos do curso de Pedagogia ofertado a distância pela Universidade Estadual de Londrina e sua relação com o papel do tutor O estudo empírico foi realizado com 532 alunos, sendo 98,7% do sexo feminino e 1,32% do sexo masculino e com 26 tutores, 76,9% do sexo feminino e 23,1% do sexo masculino Para a coleta de dados dos alunos foi utilizada a Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) desenvolvida e validada por Zerbini e Abbad (28) e com os tutores foi utilizado um questionário composto por três partes, a primeira composta por perguntas que buscaram caracterizar o participante-tutor, a segunda parte foi desenvolvida para investigar a atuação do tutor, em relação ao incentivo do uso de estratégias de aprendizagem e a última parte composta por uma autoavaliação A pesquisa foi realizada on-line utilizando as ferramentas disponíveis no Google Drive, o link da pesquisa gerado pelo Google Drive foi disponibilizado na plataforma do curso para acesso dos alunos e enviado aos tutores por e-mail Os dados obtidos por meio da EEA foram submetidos à análise descritiva e estatística, utilizando-se o Programa Estatístico R A análise das respostas dos tutores foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, conforme proposto por Bardin (24) Os resultados obtidos demonstraram uma tendência maior dos participantes-alunos em utilizarem as estratégias cognitivas de Elaboração e uma frequência menor do uso das estratégias autorregulatórias de Controle da Emoção e Monitoramento da Compreensão, sendo que verificou-se que eles utilizam, com maior frequência, as estratégias cognitivas em relação às comportamentais e autorregulatórias A análise das respostas dos tutores ao questionário evidenciou que, de modo geral, eles indicam utilizar várias ações pedagógicas, entre elas: buscam auxiliar os alunos em suas dúvidas, estar próximos a eles, sugerir bibliografia e incentivar a troca de conhecimentos e experiência entre eles e tutores Portanto, observou-se um esforço maior do tutor em promover o uso de estratégias comportamentais em relação às demais Conclui-se, frente aos resultados apresentados, que os participantes-alunos, adquiriram ao longo de sua escolarização, estratégias de aprendizagem, especialmente, as que trabalham, diretamente com a informação, denominadas como estratégias cognitivas No entanto, os resultados obtidos em relação à utilização de estratégias metacognitivas evidenciaram menor frequência de uso, provavelmente, por serem estratégias que requerem maior esforço ou por não terem sido ensinadas ao longo do processo de sua escolarização Frente aos resultados obtidos, ressalta-se a necessidade de maior investimento na formação dos tutores em relação ao incentivo para o uso de estratégias metacognitivas da aprendizagem, especialmente as de Controle da Emoção e Monitoramento da Compreensão, por reconhecer seus benefícios para a aprendizagem, especialmente, na modalidade a distância, que requer aprendizes mais autônomos