CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 922
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Saberes docentes e história: reflexões sobre ensino e formação de professores(2003-03-14) Reis, Silvana Gomes dos; Gimenez, Telma Nunes; Schimidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Berbel, Neusi Aparecida NavasAdotando o referencial de saberes docentes (Tardif, 2002) e a classificação dos conhecimentos do professor de Shulman (1987), este estudo analisa quais os conhecimentos são considerados necessários ao professor de História, segundo a literatura, professores formadores e atuantes na rede pública do ensino fundamental e médio. Para a coleta de dados utiliza entrevistas semi-estruturadas, abrangendo uma população de 15 entrevistados, sendo nove formadores, subdivididos em três grupos: três de disciplinas específicas do curso de História de uma instituição de ensino superior, três de metodologia e prática de ensino e três das disciplinas pedagógicas (Didática Geral, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Psicologia da Educação) da mesma instituição. Aponta como principais resultados: a) os saberes docentes são múltiplos, tendo um caráter pessoal, social e pragmático vinculado ao tempo de trabalho e às experiências vivenciadas; b) dentre os diversos saberes, as instituições formadoras somente têm focalizado os saberes de formação (saberes pedagógicos e disciplinares); c) a prática é valorizada como espaço contínuo de formação, onde são desenvolvidos os saberes experienciais, que filtram os demais saberes em função das necessidades cotidianas; d) a concepção de propostas de ensino e aprendizagem requer a consideração do contexto escolar no qual elas serão implementadas, através da análise de seus limites de realização; e) as instituições formadoras precisam melhorar a articulação entre seu próprio corpo docente, entre teoria e prática e sua articulação com o ensino médio e fundamental. Conclui-se que existe uma convergência entre os elementos constituintes dos conhecimentos de conteúdo, pedagógicos de conteúdo, curriculares, dos alunos e suas características, de contexto e dos fins educacionais do ponto de vista de formadores e professores atuantes. Entretanto, grande parte dos professores atuantes na rede pública consideram que os conhecimentos pedagógicos são apenas técnicas de trabalho, dissociados do aspecto teórico e reflexivo. Mesmo considerando que todos os saberes estão inter-relacionados, a maioria dos professores formadores dá grande destaque aos conhecimentos de conteúdo e pedagógicos de conteúdo (ligados ao aspecto teórico e metodológico da História), enquanto os professores da rede pública enfatizam principalmente a influência do contexto escolar em seu trabalho.Item A educação infantil no contexto de uma pré-escola: relato de experiência como subsídio à prática pedagógica(2007-03-30) Pelz, Lucy Durant Masquetti; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan; Aquino, Olga Ribeiro de; Yaegashi, Solange Franci RaimundoA escola tradicionalmente tem trabalhado com uma concepção de infância homogênea, cuja delimitação tem sido feita pela imaturidade, pela falta em relação ao adulto. Se partirmos da compreensão de que não há uma infância, mas infâncias, se não há um padrão único de ser criança, o trabalho a ser realizado com elas não pode ser definido a priori, de forma descontextualizada. Cerisara, (2004) discute os aspectos que merecem nossa atenção diante da construção de uma Pedagogia da Educação Infantil com respeito à concepção de Infância e ao currículo. É preciso que a Pedagogia a ser realizada contemple as diversidades das crianças, de cada grupo, nas suas competências, nas suas possibilidades e as estratégias a serem selecionadas para o desenvolvimento deverão ser, também, individualizadas. Uma dessas estratégias é pensar numa proposta que incorpore a cultura lúdica que conseqüentemente contribuirá para a estruturação do pensamento simbólico/humano, visto que este cria/reconstrói suas experiências pela interação social que é fator preponderante para o aprendizado. Na escola o papel do mediador deve se apoiar na concepção de um sujeito interativo que elabora e re-elabora seus conhecimentos sobre a realidade e os objetos em um processo mediado pelo outro. A pesquisa por nós realizada no Centro de Educação Infantil – SESI da cidade de Arapongas – PR, visou a caracterização desta instituição, que atende crianças filhas de trabalhadores de indústrias e relatar os fundamentos e encaminhamentos adotados de modo a socializar as experiências obtidas no tocante ao conhecimento curricular, à interação professor X aluno, aluno X aluno, os conhecimentos dos professores a respeito da criança que educa e a análise das práticas adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa foram análise de documentos, fotografias e observação “in loco”, utilizando-se de videogravação de duas turmas da pré-escola. Com base nas informações obtidas foi possível considerar que as reflexões realizadas sugerem que a instituição desenvolve uma educação com elevado nível de qualidade, num processo dinâmico de ensino e aprendizagem. Os dados indicam, porém, que é necessária a contínua reflexão em torno das questões que envolvem o fazer pedagógico pelos envolvidos no processo educacional. Este trabalho, entretanto, poderá muito contribuir com subsídios teóricos e práticos para o repensar da “práxis” pedagógica em instituições do gênero da aqui enfocada.Item História da implantação da educação escolar na comunidade indígena Ñandeva-Guarani da reserva Porto Lindo no município de Japorã MS(2007-04-03) Couto, Cristiane Beatriz Dahmer; Abbud, Maria Luiza Macedo; Jorge, Marcos; Landa, Beatriz dos SantosO presente trabalho tem como objetivo relatar o processo histórico da educação escolar indígena na comunidade Ñandeva-Guarani, localizada na reserva Porto Lindo, município de Japorã (MS). Para tanto, utilizou-se duas fontes de dados: documentos e depoimentos orais. A partir de um mapeamento inicial do objeto de estudo, realizado com as fontes documentais, foram entrevistados seis professores – três indígenas e três não-índios. A pesquisa privilegiou o período de 1960 até os dias atuais, mas também utilizou dados documentais referentes à região que remontam ao período colonial do Brasil. A apresentação dos resultados tem início com uma retrospectiva histórica da comunidade indígena guarani no estado do Mato Grosso do Sul, do século XVI ao XXI, passando depois a pormenorizar os acontecimentos diretamente vinculados à criação da escola localizada na Reserva Indígena Porto Lindo, da comunidade Ñandeva-Guarani, foco deste estudo. A forma como se inicia a implantação da escola nessa comunidade, tendo como referência os dados documentais e os depoimentos recolhidos, e as práticas que ali vêm sendo efetivadas – especialmente quanto aos significados, assumidos pelas indígenas a partir dos saberes transmitidos pela educação ali praticada – permitiram identificar alguns dos problemas ligados tanto à questão da educação indígena, em geral, quanto aos problemas específicos da comunidade enfocada. Com isto, surgem indagações que, espera-se, auxiliem futuras pesquisas sobre educação indígena, em geral, e sobre os rumos da educação escolar entre os Ñandeva-Guarani, da reserva Porto Lindo, em particular.Item As políticas de formação continuada no Paraná e a precarização do trabalho docente: um estudo dos governos Richa (2011-2018)(2019-12-19) Furlanete, Karina Lane Vianei Ramalho de Sá; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Fernandes, Tânia da Costa; Santos, Silvia Alves dosEsta pesquisa foi desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação (Núcleo de Políticas Educacionais), e no grupo de pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão. O objetivo do trabalho foi discutir as políticas de formação continuada considerando as condições atuais do trabalho docente e o contexto de precarização do trabalho. As políticas de formação continuada analisadas no contexto amplo da carreira docente e, confrontadas com políticas que regulamentam outros aspectos, como o plano de carreira docente ou as regulamentações para hora atividade, são um campo rico de estudos no entendimento de em que medida políticas específicas – considerando sua efetivação e não apenas seu enunciado – podem ser entendidas como mecanismo de precarização do trabalho na educação básica. Tal olhar pode evidenciar a complexidade de fenômenos que contribuem para uma situação de intensificação, responsabilização individual e precarização do trabalho. A pesquisa teve como locus o Estado do Paraná e o período histórico entre os anos de 2011 e 2018, referente aos dois governos de Carlos Alberto Richa (Beto Richa). Os dados coletados foram analisados à luz do materialismo histórico dialético e suas categorias, principalmente a contradição, a mediação e a totalidade. O levantamento dos dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa e análise documental. Tomar o contexto paranaense no período dos governos Richa possibilitou evidenciar o arco histórico no qual observa-se o movimento da política do governo em direção à precarização do trabalho docente. Precarização esta tão acentuada que atinge até aspectos da carreira docente – como a formação continuada – que deveriam ser mecanismos de valorização e acabam por materializar-se no sentido contrário. Foi possível afirmar que a formação continuada paranaense sofreu grandes e importantes perdas nos dois mandatos Richa, sendo inclusive utilizada como mecanismo de punição dos docentes em regulamentações de distribuição de aulas. Evidenciou-se ainda que, com a intensificação do trabalho docente, a formação continuada no Estado do Paraná é realizada de forma que amplia a jornada semanal de trabalho dos professores. Isso se dá em decorrência dos pressupostos neoliberais e gerencialistas adotados pelo Estado que se exime da responsabilidade da formação continuada dos docentes. Houve retrocesso no cumprimento da Lei n. 11.638/08 que regulamenta 1/3 de hora-atividade, tempo que deveria ser disponível também para formação continuada. O não cumprimento da Lei reduziu ainda mais a possibilidade da formação continuada dentro da carga horária semanal de trabalho e agravou o quadro já preocupante de intensificação do trabalho vivido pelos docentes do Paraná. A análise dos documentos que regulamentam e implementam o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná e o bem documentado histórico de notícias da APP-Sindicato a respeito da defesa deste programa de formação continuada trouxeram a dimensão exata de como houve o seu desmonte ao longo dos mandatos Richa. Isso posto, entende-se que a educação básica do Estado do Paraná precisa pautar a discussão de um modelo de formação continuada que não contribua para precarização mas sim que esteja alinhada com condições adequadas de trabalho e com a melhoria efetiva na qualidade da educação de acordo com os pressupostos de uma escola socialmente engajadaItem O documento fotográfico à luz da classificação arquivística : um estudo em teses e dissertações brasileiras(2020-03-03) Leandro, Arlene Aparecida; Albuquerque, Ana Cristina; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Furtado, Renata Lira; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Santos Neto, João Arlindo dosA fotografia desde sua origem tem um papel importante na representação das coisas, seja ela memória ou prova. Quando inseridas no arquivo e possuindo em seu conjunto características próprias recebe o nome de documento fotográfico. No arquivo recebe tratamentos que vão desde a conservação até a organização da informação e conhecimento. Assim como no documento textual a análise documental se faz importante, pois através dela que o usuário terá seu primeiro contato com a informação. A análise do documento fotográfico permite que o usuário consiga fazer a leitura e absorção das informações contido no documento. Uma dessas atividades desenvolvida no processo de análise é a classificação arquivística, ela trata da forma de organização, por representação e ordenamento de elementos, seguindo uma hierarquia e estrutura, agrupando por semelhança e separando por diferenças. Entendendo a importância que as informações contidas nos documentos fotográficos têm, buscou-se através dessa pesquisa analisar como essas informações foram tratadas nas pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação nos últimos vinte anos. O trabalho teve como objetivo investigar como os documentos fotográficos foram abordados em teses e dissertações brasileiras desenvolvidas nos anos de 2000 a 2019, da área de Ciência da Informação quanto à Classificação Arquivística. Utilizando-se do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para a realização do levantamento dos trabalhos. Como metodologia da pesquisa, possui uma abordagem qualitativa, sendo está uma pesquisa exploratória descritiva, as técnicas metodológicas da Análise de Conteúdo foram utilizadas no processo de levantamento dos trabalhos, sua escolha e posterior análise final. Assim sendo, a partir da Análise de Conteúdo, buscou-se identificar nas Teses e Dissertações a forma de abordagem dada ao documento fotográfico, nos últimos anos. A partir da escolha dos trabalhos, caracterizou-se cada pesquisa, apresentando os dados coletados no Banco de Teses e Dissertações que pudesse contribuir com os objetivos propostos. Essas informações apresentadas permitiram a visualização da pesquisa possibilitando a criação de fichas documentais para cada trabalho. De início foram desenvolvidos gráficos, tabelas e quadros de acordo com os resultados das fichas. Essas informações apresentadas permitiram a visualização da pesquisa. As categorias desenvolvidas a partir das fases propostas por Bardin, apresentam a pesquisa, o documento fotográfico e a classificação arquivística do documento fotográfico em cada trabalho. A partir desses dados foi possível observar que os trabalhos têm tratado da classificação voltada ao documento fotográfico, direta ou indiretamente. Notou-se que apesar de existirem pesquisas voltadas para o tratamento da organização da informação do documento fotográfico por parte dos pesquisadores, esse número foi baixo, em parte restrito a uma linha de pesquisa.Item Mitos da identidade sulista : o imaginário separatista do movimento o sul é meu País(2020-08-11) Melo, Michele; Fonseca, André Azevedo da; Miani, Rozinaldo Antonio; Souza, Rose Mara Vidal de; Londero, Rodolfo RoratoO Sul é o Meu País é um movimento que empreende uma série de ações de comunicação e mobilização em busca da separação política dos três estados da região Sul do Brasil. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar as mitologias políticas manipuladas nas práticas de comunicação do movimento para forjar uma identidade cultural sulista e reafirmar seus discursos. Para isso, empregamos os métodos da pesquisa bibliográfica, da análise documental e da mitocrítica em um conjunto de fontes constituídas por entrevistas na imprensa, pelos livros de propaganda ideológica e pela série de vídeos “Mateando com o Sul”, veiculada nas redes sociais. Como resultado, observamos que os mitos da origem, da conspiração e da união sagrada se constituem nas metáforas obsessivas que o movimento reitera para legitimar sua causa e mobilizar seus seguidores.Item Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual(Universidade Estadual de Londrina, 2020-09-24) Pereira, Patrícia Bedin Alves; Klein, Alberto Carlos Augusto; Fonseca, André Azevedo da; Freitas, Flavia Gabriela. da Costa. Rosa deResumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida. Abstract: This research studies Mary Magdalene’s images in the audiovisual media to understand how cultural codes operate to resignify them. The objective is to explore in media images of this myth some presence of Nymph's pathosformel based on Aby Warburg’s studies. The first chapter demonstrates the human understanding of the world under the perception of binarity and how it affected the construction of feminine myths similar to Madalena and presents the Christian myth emphasizing the characteristics that influenced the formation of her image as a sensual, beautiful and intelligent woman. The second chapter discusses Magdalene as a cultural text and how the Semiotics of Culture and Warburg's thought complement each other. He also delves into the concept of Nymph and demonstrates his presence in the iconography of Mary Magdalene, as an image of emotions of pain, suffering and ecstasy. The third chapter analyzes the image of the myth in the television series María Magdalena applying the method similar to that used by Warburg in Atlas Mnemosyne.Eight boards were assembled relating the images of the series to other images of Magdalene, with similar characters in the audiovisual, similar myths from different origins and other images that share the pathosformel. The boards were given names that specify different expressions of Ninfa, demonstrating how the concept can be deepened. It was concluded that Madalena's image can often embody Nymph and that such images that mimic always similar expressions, have their meanings transformed and updated according to the cultural context in which the media production is inserted. In the series studied, the character expresses different pathos throughout the plot, proving to be complex and demonstrating how the discussions about the role of women in society and the breaking of patriarchal paradigms were reflected in this new interpretation of an ancient Christian myth, focusing on aspects hitherto little explored in the audiovisual as her intellectuality and giving less emphasis to her trajectory as a repentant sinner.Item A elaboração da noção de pertencimento a partir das vivências na cidade: um estudo com alunos do 4º ano do Jardim União da Vitória, Londrina-PR(2020-10-30) Carvalho, Juliana Bueno Grizos de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Meinerz, Carla Beatriz; Oliveira, Francismara Neves deEsta investigação realizou-se com alunos do 4º ano de uma escola do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Londrina, localizada no Bairro União da Vitória IV e tem como objetivo: analisar o processo de construção da noção de pertencimento à cidade de Londrina, por meio de uma sequência didática de História e Geografia, apoiada na metodologia do Projeto Conhecer Londrina. A investigação deu-se a partir da realização de uma sequência didática de História e Geografia, contendo dez protocolos de coleta, que foram registrados por meio de produções escritas e orais. Para tal, os protocolos foram a criação de um dicionário, criação de um dicionário espontâneo, criação do fato e apresentação da visitante, ilustração da cidade, roda de conversa sobre o bairro, ilustração do bairro, realização do trajeto do Projeto Conhecer Londrina, elaboração de um roteiro de visita, realização do trajeto com a visitante, encerramento da sequência didática por meio de discussões e produção escrita. Ao longo da dissertação discutiu-se o que nas pesquisas se caracteriza como estudos da cidade com destaque para a noção de pertencimento; por meio da leitura e discussão das coletâneas de Miranda e Siman (2013), Paim e Guimarães (2017) e Siman e Miranda (2017), abordou-se sobre o que se caracteriza atualmente como ensino da cidade nas escolas; realizado-se uma analise do Projeto Conhecer Londrina em seus aspetos histórico e político e apresentou-se como o mesmo se concretiza em uma realidade específica. Este estudo observou que os alunos do Jardim União da Vitória não possuiam noções de pertencimento à cidade, devido às condições geográficas e sociais de sua comunidade que os impedia de transitar pela cidade. Embora compreendessem que cartograficamente o bairro faz parte da cidade de Londrina, não demonstraram a vivência desta compreensão, o que foi perceptível no decorrer da sequência didática. Ao longo da sequência didática, por meio dos protocolos, e ao transitar pela cidade, apoiados por uma metodologia específica, as crianças tiveram suas noções de pertencimento à cidade alteradas, partindo da não pertença à capacidade de apresentar a cidade para uma visitante, elaborando narrativas sobre os lugares visitadosItem Controle da informação e censura no governo Temer (2016-2018) : estudo de caso a partir de entrevistas com jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)(2021-01-22) Ruiz, Gabriel Pansardi; Buzalaf, Márcia Neme; Costa, Cristina; Dourado, Manoel BastosCom a ascensão de Michel Temer (MDB) à presidência do Brasil em 2016, uma de suas medidas iniciais foi a alteração do estatuto de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nesse quadro de mudanças após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), pretende-se identificar ocorrências de censura jornalística nos veículos da EBC, além de possíveis mecanismos censórios presentes na rotina de trabalho das redações da TV Brasil, da Rádio Nacional e da Agência Brasil. Para isso, faz-se necessário compreender a estrutura e funcionamento da EBC (BUCCI, 2015; VALENTE, 2009a; 2009b); estudar os veículos de comunicação pública no Brasil (BUCCI, 2015; FILHO, 2000; 2018); e o modo de funcionamento da censura no contexto após a promulgação da Constituição de 1988 (COSTA, 2017; 2018; MATTOS, 2005; ABRAMO, 2016). Como método, utiliza-se entrevistas em profundidade coletadas diretamente com 10 jornalistas ligados à EBC. Os resultados apontam para a manipulação de informações noticiosas e de práticas censórias, como a interdição de termos específicos e autocensura, até a remoção completa de conteúdos críticos à figura do ex-presidente Temer.Item Projeto de Leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes : um “emplasto” de democratização do ato de ler(2021-02-11) Bernardes, Aline Jéssica Vilas Boas Soares; Franco, Sandra Aparecida Pires; Lima, Elieuza Aparecida de; Rodrigues, Silvia de Fátima Pilegi; Silva, Rovilson José da; Jesus, Adriana Regina deEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do núcleo Ação Docente, teve como aporte a problemática: o trabalho realizado nas bibliotecas escolares de Londrina, nas bases do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes têm contribuído para a formação de sujeitos para o ato de ler? O objetivo geral foi de analisar nas bases das categorias dialéticas fenômeno e essência o desenvolvimento do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes nas BEs - Bibliotecas Escolares do município de Londrina. O estudo dividiu-se em capítulos para tratar especificamente a) identificar o quadro da leitura no país elucidando o ato de ler e a importância do professor/mediador de leitura no processo de apropriação da linguagem; b) apresentar um panorama das bibliotecas ao longo da história no país e das BE – Biblioteca Escolar em específico na cidade de Londrina onde se desenvolve o projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes; c) explicar os procedimentos metodológicos de bases teóricos materialistas utilizados ao longo da pesquisa para o desenvolvimento do estudo; e por fim, d) desvelar o objeto de estudo: Palavras Andantes em suas minúcias amparando-se na categoria dialética: Fenômeno e Essência. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética com base nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e gravações de áudio com: o responsável pelos cursos da Educação Continuada do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; com o idealizador do projeto e com PROBs (Professor Regente de Oficina de Biblioteca) que atuam em duas escolas pré-selecionadas mediante ao maior e menor valor informacional do IDEB. Nos resultados da pesquisa apresentam-se o confronto entre fenômeno e essência diante do trabalho do Palavras Andantes nas BEs de Londrina. Destacaram-se aspectos que reforçam a perspectiva do projeto em formar leitores em ação. Em contrapartida, pondera-se alguns fatores que interferem diretamente no desenvolvimento do trabalho e dificultam a formação do sujeito no ato de lerItem A representação descritiva na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: estudo comparativo entre Brasil e Colômbia(2021-03-22) Pérez Amaya, Maria Girleza; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Torres, María Teresa MúneraA representação da informação constitui um dos principais processos da Organização e Representação da Informação, cuja finalidade é identificar, descrever e possibilitar o acesso à informação contida nos documentos arquivísticos, nos materiais bibliográficos e nos documentos de museu. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as semelhanças e diferenças nas noções conceituais de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia no Brasil e na Colômbia. Adotamos a pesquisa bibliográfica e o método comparativo, como métodos da pesquisa, e a análise de conteúdo e o estudo comparativo, como técnicas de análise de dados, possibilitando a identificação, discussão, categorização e confrontação das noções conceituais apresentadas nos artigos científicos dos periódicos da Ciência da Informação com Estrato Qualis Capes A1 na área de avaliação Comunicação e Informação, no quadriênio 2016-2019 – Transinformação; Informação & Sociedade: Estudos e Perspectivas em Ciência da Informação - do Brasil, no período compreendido entre 2010 e 2019, e das definições expostas pelos sites oficiais do Archivo General de la Nación, da Biblioteca Nacional e do Museo Nacional da Colômbia. Foram identificadas dezenove noções conceituais de representação descritiva da informação, em dezessete artigos e documentos selecionados, sendo quatorze artigos do Brasil e três documentos da Colômbia. Destas noções, cinco correspondem ao conceito de descrição arquivística, nove à catalogação descritiva, dois à catalogação na Museologia e três à representação descritiva segundo a Ciência da Informação. Como resultados, foram caracterizados os processos de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia; foram também identificadas e categorizadas as noções conceituais selecionadas e, por último, apresentamos, mediante um quadro comparativo, as semelhanças e diferenças evidenciadas entre estas áreas e entre os países. Concluímos, assim, que as semelhanças evidenciadas significam o ponto de encontro para a integração e o desenvolvimento de formas de compartilhamento de informações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia e entre os países Brasil e Colômbia. E, por sua parte, as diferenças vêm sustentar as especificidades que cada uma destas áreas apresenta.Item A ampliação da jornada escolar em Cambé/PR: uma análise da proposta implementada no município(2021-04-16) Chamorro, Cristiana Flávia dos Santos Cordeiro; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Silva, Ana Lúcia Ferreira da; Viriato, Edaguimar Orquizas; Meletti, Sílvia Márcia FerreiraA ampliação da jornada escolar tem sido pauta de algumas das discussões como uma das alternativas para a melhoria da educação pública em nosso país. Desta forma, este trabalho visa analisar como tem sido implementada a ampliação da jornada escolar na cidade de Cambé, no Paraná. Destacamos que se apresentam ao menos duas perspectivas diferentes de sugestão de como encaminhar o trabalho pedagógico na ampliação de jornada, especialmente, quanto à definição de seus currículos escolares. Uma delas mostra a ideia de integralidade em relação ao tipo de formação ofertada, a outra indica uma complementaridade do trabalho pedagógico desenvolvido no turno regular. Essa pesquisa é desenvolvida com base em análise documental e bibliográfica, além da realização de entrevistas semiestruturadas com assessores e diretor de departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Entre as referências, utilizamos documentos nacionais e municipais que regulamentam e norteiam a ampliação da jornada escolar no país e no município. Buscamos responder às seguintes questões: Como tem se dado o processo de ampliação da jornada escolar em 3 escolas públicas na rede municipal de Cambé/Pr? Em que orientações teóricas e metodológicas se tem baseado? Que proposta curricular vem seguindo? Que limites a Secretaria de Educação encontra na sua implementação e como tem proposto a resolução? Para isso, objetivamos analisar o processo de implantação da ampliação da jornada escolar no município de Cambé, estado do Paraná. Os objetivos específicos são: compreender a relação e a influência do capitalismo para a educação, e suas implicações nas escolas de jornada ampliada; retomar os dados históricos da implantação e implementação da ampliação da jornada escolar em Cambé/Pr; analisar a proposta curricular adotada pelo município; e destacar o tipo de formação que esta modalidade escolar possibilita aos alunos que frequentam o período ampliado. A pesquisa fundamentar-se-á na perspectiva do materialismo histórico dialético, expresso na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Também é oferecido um painel sobre a discussão atual a respeito da proposta de ampliação da jornada escolar na sociedade capitalista e suas variantes, de modo que se situe o problema mais específico em pauta neste trabalho. Como resultados, verificamos a proposta e a experiência de Cambé, sendo possível compreender o percurso histórico do município em relação ao brasileiro. Percebemos que há a necessidade de valorização da ampliação da jornada escolar visando a formação integral do estudante, e para isso, é preciso ter clareza das convicções pedagógicas adotadas que irão orientar o trabalho pedagógico para que encaminhem de acordo com os objetivos traçados. Pretendemos que essa pesquisa possa contribuir para análises futuras relacionadas ao encaminhamento pedagógico do município quanto à ampliação da jornada de suas escolas.Item Organização e recuperação do acervo de entrevistas de pioneiros do Museu Histórico de Londrina(2021-05-11) Alves, Renato Oliveira; Contani, Miguel Luiz; Cervantes, Brígida Nogueira; Alves, João BatistaOs museus adquirem uma característica semelhante à do ambiente de biblioteca, quando se considera que os objetos sob sua guarda e preservação podem ser entendidos como documentos, e neste sentido transformá-los em unidade de informação. A pesquisa deste estudo objetiva indicar meios de indexação e recuperação de documentos de áudio, proveniente do acervo de áudio do repositório do Museu Histórico de Londrina, constituídos por registros contendo entrevistas concedidas por pioneiros da constituição da cidade, gravadas durante a década de 1970 e digitalizadas em 2018. Uma contribuição essencial buscada é no sentido de evitar que tão precioso e insubstituível material seja subutilizado ou venha a receber acesso pouco significativo. A pesquisa, nesse universo, pode ser considerada como qualitativa, exploratória e documental quanto à natureza, objetivos e procedimentos, respectivamente. No aporte de fundamentação, são discutidos os conceitos de documento e os princípios da análise de domínio de Birger Hjørland. São identificadas e avaliadas quatro formas de orientar a composição de um método de organização e recuperação que permita conhecer o modo como os áudios podem ser constituídos como documentos e receber tratamento de organização e representação do conhecimento. O domínio indexação e recuperação de especialidades aplica-se em todo o repositório de forma geral; o domínio estudos históricos mostra que o objeto traz fortuna crítica acerca de diversos momentos da história da cidade; o domínio estudos de documentos e gêneros enquadra documentos com perfeita audibilidade, audibilidade moderada e danificados, estes últimos recuperáveis por alguma tecnologia para a passagem entre analógico e digital.Item Representação em SKOS da subcategoria "Organização do Conhecimento" do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação(2021-06-15) Silveira, Raidan Cruz; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Tognoli, Natália BolfariniO modelo Simple Knowledge Organization System (SKOS) tem otimizado práticas de organização e recuperação do conhecimento através da representação de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). Esse processo que visa a estruturação de conceitos em SKOS tem permitido a interoperabilidade entre vocabulários, sistemas e máquinas. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a subcategoria “2.1 Organização do Conhecimento” do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação para representá-la em SKOS. Para atingir o objetivo da pesquisa, utiliza-se o TBCI em formato em PDF, publicado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 2014 e a versão eletrônica disponível pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2017. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e cunho teórico-metodológico, do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, busca apresentar uma estrutura conceitual representada em SKOS com capacidade de legibilidade para máquinas e potencializar a capacidade de recuperação e interoperabilidade do TBCI, bem como contribuir com os estudos em Organização do Conhecimento (OC) na Ciência da InformaçãoItem Incomunicabilidade : um debate entre crítica e autor pela definição da obra de Michelangelo Antonioni, das décadas de 1950-1980(2021-10-07) Coqui, Izaque Anversi; Londero, Rodolfo Rorato; Demétrio, Sílvio; Oliveira Jr., Luiz CarlosNa década de 1960, Michelangelo Antonioni lançou três filmes: “A Aventura” (L’Avventura, 1960), “A Noite” (La Notte, 1961) e “O Eclipse” (L’Eclisse, 1962). Apesar da semelhança estética e temática, esses filmes não foram destinados a ser uma trilogia, mas acabaram recebendo o nome de uma, trilogia da incomunicabilidade, devido à insistência da crítica de cinema. Em algumas entrevistas e ensaios, Antonioni discordou dessa nomenclatura, que o consagrou no cinema, como diretor da incomunicabilidade e da alienação. Este trabalho visa refletir sobre duas questões: 1) o que está em jogo nos escritos da crítica de cinema italiana e do autor, nas décadas de 1960-1980, na definição de um estilo de cinema de incomunicabilidade para os filmes de Antonioni?; e 2) O que se coloca em jogo nas ações discursivas dessa crítica e desse diretor de cinema nesses textos? Para contemplar estas questões, analisamos os escritos da crítica italiana, entre as décadas de 1950 e 1980, publicados pelo catálogo Aventura Antonioni (2017), que descrevem “A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse” como uma única trilogia ou reduzem o estilo de Antonioni em termos de incomunicabilidade; e os escritos desse diretor, que descrevem sua insatisfação em relação ao uso dos termos “incomunicabilidade” e “alienação” pela crítica. Esta dissertação parte do pressuposto de que o cinema possui um “discurso aberto” (ECO, 1997) atravessado por várias intepretações que nem a habilidade crítica nem o discurso do autor são capazes de esgotar; e que as interpretações da crítica e os escritos de Antonioni estão vinculados, de algum modo, a acontecimentos do tempo em que se escreve ou se discursa sobre algo, que emergem na escrita do autor ou crítica e repercutem nas formalidades do texto, no modo de falar e de pensar as coisas e o mundo (ECO, 1997; FOUCAULT, 1996). Na análise do material, adotamos os conceitos de “comentário literário”, “função autor” e “discurso”, de Michel Foucault. Como resultado, observamos que as questões colocadas por Antonioni sobre sua estética condizem com a defesa de uma poética - aquilo que ele planejou como diretor para seus filmes; e que, apesar de ter se negado a aceitar um único sentido para eles, a análise do material do cineasta demonstrou um constante jogo de interesses de sua parte no sentido de querer definir seu cinema para seus espectadores e leitores.Item Intervenção no uso de estratégias de aprendizagem autorregulatórias de professores do ensino médio(2021-12-10) Santos, Deivid Alex dos; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Vitaliano, Célia Regina; Rufini, Sueli Édi; Fior, Camila Alves; Boruchovitch, EvelyEvidenciou-se, na literatura pertinente, a importância de que professores se tornem mais autorregulados por meio do uso das estratégias de aprendizagem e promovam a autorregulação de seus alunos, o que implica que eles sejam capazes de refletir sobre seus processos cognitivos e metacognitivos envolvidos no processo de aprender. Vinculado ao grupo de pesquisa “Cognitivismo e Educação”, reconhecendo o importante papel das estratégias de aprendizagem autorregulatórias para a promoção de indivíduos mais autônomos e responsáveis pelos seus próprios processos de aprendizagem, nos dias atuais, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção relacionada ao ensino de estratégias de aprendizagem na autorregulação da aprendizagem de professores de uma escola pública estadual localizada no norte do Paraná. A amostra inicial foi composta por dezesseis professores do Ensino Médio, no entanto, permaneceram no estudo até a conclusão quatorze professores. A pesquisa seguiu um delineamento quase experimental cumprindo as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste. Os professores foram convidados a participar por livre e espontânea vontade e todos os procedimentos éticos foram adotados para dar início a pesquisa. No pré-teste, os professores responderam a uma Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), um questionário sociodemográfico e um semiestruturado com quinze questões abertas, elaboradas especialmente para esta pesquisa. Os professores participaram da intervenção no formato híbrido que durou cinco meses e foi composta por dezessete sessões de intervenção, totalizando 50 horas. A aplicação dos instrumentos no pré-teste foi realizada presencialmente e, no pós-teste, a aplicação dos instrumentos foi realizada no formato remoto, sendo estipulada uma data para que os professores acessassem o Google Meet para que os links com os questionários fossem disponibilizados e respondidos. Os resultados dos professores apontaram diferenças estatisticamente significantes para as subescalas: autorregulação cognitiva e metacognitiva, autorregulação de recursos internos e contextuais e autorregulação total da escala. As análises qualitativas do questionário estruturado aplicado aos professores confirmam os resultados quantitativos e apresentam resultados promissores, principalmente os que se referem ao maior uso das estratégias cognitivas e metacognitivas no pós-teste, entretanto, não foram encontradas diferenças significativas sobre as estratégias de autorregulação social, de planejamento, organização e de regulação emocional. Como limitações ao estudo, considera-se o número reduzido de encontros presenciais em função do contexto da Pandemia da COVID-19 e, as dificuldades apresentadas pelos professores no uso das ferramentas tecnológicas utilizadas para o desenvolvimento das atividades no contexto remoto. Dadas as evidências positivas relacionadas à intervenção realizada junto aos professores em exercício do Ensino Médio, ressalta se a necessidade de mais estudos voltados para a intervenção na promoção de estratégias autorregulatórias de professores em formação e em exercício, considerados como multiplicadores no desenvolvimento da autorregulação de seus alunosItem Precarização do trabalho docente: plano de governo e ações para a (des)valorização do professor paranaense (2011-2018)(2022-02-01) Faustino, Rodrigo Alexandre Cavalarini; Ruiz, Maria José Ferreira; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Czernisz, Eliane Cleide da SilvaO objetivo geral da pesquisa consiste em compreender o que se propôs ao longo do governo da gestão Carlos Alberto Richa para o trabalho e carreira docente da Educação Básica e como estas ações se relacionaram no contexto da (des)valorização do professor. Os objetivos específicos pretendem estabelecer o conceito de trabalho docente, situado no campo do trabalho imaterial e no contexto do Capitalismo; verificar as opções político-ideológicas para a Educação brasileira (a partir dos anos 90) e paranaense (entre os anos de 2011-2018) a fim de compreender a convergência ou distanciamento de ações que contribuam para a valorização docente e, por fim, analisar as relações entre as proposições do Estado e o movimento de resistência dos professores organizados em sindicato (APP-PR). A opção metodológica, entendendo a importância da escolha adequada do método, pois a depender do método também serão as direções dadas às análises, foi pelo Materialismo Histórico-Dialético tendo nas categorias do método o suporte e direcionamento para analisar as informações coletadas. Para além da organização do estudo a partir de autores de perspectiva teórica marxista, representaram fonte neste estudo os planos de governo no período de 2011 a 2018 do governador Carlos Alberto Richa, os Planos Estaduais de Educação de 2005 e 2015, as atas do Sindicato dos trabalhadores em Educação pública do Paraná e os boletins semanais do mesmo sindicato. Triado e analisado o material, este passa a ser agrupado por eixos com a intenção de perceber as proximidades e distanciamentos entre as proposições de lei do governo Beto Richa e o cenário vivenciado pelos professores. O estudo nos permitiu concluir que ao longo dos mandatos o governo Richa apresentou proposições relacionadas aos salários, previdência e hora atividade, no entanto no primeiro mandato o que se observa é apenas o cumprimento da legislação federal, nunca propondo índices de reajustes que evidenciavam a intenção de melhorar as condições do professor. No segundo mandato as negociações se encerram e as relações entre Estado e professores se tornam mais fragilizadas, o governo propõe alteração da hora atividade impactando no trabalho e jornada do professor, não cumpre acordos de reajuste, oferece percentuais abaixo dos indicadores nacionais, altera o sistema previdenciário dos servidores permitindo a realização de saques dos fundos previdenciários e estica a relação ao ponto das tensões entre Estado e servidores culminarem em confronto físico. Não se mostrou um governo que tivesse a intenção de valorizar a Educação do Estado, nem seus profissionais, mas sim alinhar-se às organizações internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e seus pares – atendendo aos interesses liberais/capitalistas mercantilizando a Educação. Para os professores as proposições do governo representaram perdas de direitos e desrespeito uma vez que o governo finaliza seu mandato insistindo que em seu governo os investimentos em Educação superaram a margem de 100%, quando na verdade os documentos – e a vida real material dos professores – não comprovam essa bandeira levantada pelo governadorItem A aprendizagem expansiva e sua contribuição para a formação docente no Brasil(2022-02-16) Galvão, Rosangela Miola; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Sforni, Marta Sueli de Faria; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto deA proposta dessa pesquisa promove uma reflexão fundamentada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade acerca da Aprendizagem Expansiva. Os estudos, nessa vertente teórica, podem ser considerados recentes em nosso país, no entanto, levantamos a tese de que a Aprendizagem Expansiva é um referencial teórico e prático que possibilita a expansão da atividade e, consequentemente, contribui para a melhoria da aprendizagem, visto que nossa hipótese se constitui em considerar que esse viés teórico está estruturado de conceitos e metodologias contemporâneas, que atendem as necessidades de interação, apropriação e produção de novos conhecimentos. De modo a conhecer esse viés teórico, foi levantada a seguinte questão: Como se apresentam no Brasil as pesquisas de intervenção na área da educação embasadas na Aprendizagem Expansiva que contribuem para a formação docente? Para responder esse questionamento, a pesquisa elaborou como objetivo geral compreender esse viés teórico e seus estudos desenvolvidos na área da educação no período de 2018- 2021. Enquanto objetivos específicos, o estudo pretende conhecer e compreender os conceitos chaves dessa corrente teórica, como também apresentar a evolução estrutural modelar da atividade humana que se inicia com Vigotski (2010) na Teoria Histórico-Cultural, indo até Engeström (2016) na Aprendizagem Expansiva, a fim de compreender as redes de atividade que envolvem os ciclos expansivos do objeto. Além de conhecer o método de investigação denominado Laboratório de Mudanças, assim como outras intervenções formativas que contribuem para a evolução dessa teoria. Para tanto, como percurso metodológico, foram selecionados para a coleta de dados 33 trabalhos científicos, que se constituem enquanto intervenções formativas na área da educação, na perspectiva expansiva, encontrados nos repositórios: Dedalus, Google Acadêmico, Acervus, Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Também foi utilizado o instrumento questionário aberto via Google Forms, com 2 pesquisadores brasileiros que desenvolvem trabalhos nessa base teórica. Os dados coletados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa mediante o uso dos princípios da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003) que sugere a formação de categorias para a análise. Mediante algumas evidências da pesquisa, confirmamos a tese levantada, pois podemos considerar como promissores e crescentes os estudos embasados nessa corrente teórica no Brasil, sendo a interdisciplinaridade um caminho a seguir, juntamente com os trabalhos em grupo, a partir de metodologias interativas, baseadas nos princípios expansivos de diálogo coletivo e de produção de significado e sentido pelo sujeito. Contudo, necessitamos, enquanto educação brasileira, superar velhas barreiras representadas por currículos encapsulados, pela cultura do ensino individual, pelas estruturas físicas escolares decadentes e pela falta de formação continuada dos docentes.Item Cangaço, decolonialidade e estereótipos no personagem Lunga, do filme Bacurau (2019)(2022-04-12) Rostirolla, Felipe; Buzalaf, Márcia Neme; Klein, Alberto Carlos Augusto; Cavalcante, Ana Luísa Boavista LustosaA pesquisa desenvolvida busca explorar características relacionadas a Lunga, um dos personagens mais marcantes de Bacurau (2019), filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Para estabelecer as bases necessárias para assimilar os aspectos propostos de Lunga, ao longo da pesquisa fundamentaram-se, nos capítulos dessa dissertação, diversas questões relacionadas aos estudos sobre o movimento histórico do cangaço, da decolonialidade, e de estereótipos. São múltiplas as contribuições de Bacurau, e especificamente do personagem Lunga, para o debate sobre colonialidade e estereótipos. O sucesso comercial e de crítica de Bacurau atestam que sim, o brasileiro quer e gosta de ver narrativas que o colocam como donos de sua própria história, e que contenham personagens reivindicadores, como Lunga é. Além disso, é notória a colaboração de Lunga para as representações cinematográficas de personagens pertencentes a filmes de faroeste e ao universo queer, trazendo maior nuance e símbolos para que a população possa se espelhar e se encontrar.Item A mulher e o mundo do trabalho : as representações de gênero nas charges do jornal Tribuna Metalúrgica na década de 1990(2022-04-28) Souza, Pamella Cristina Basseti de; Miani, Rozinaldo Antonio; Londero, Rodolfo Rorato; Figueiredo, Daniel de OliveiraEssa pesquisa analisa as charges do jornal Tribuna Metalúrgica durante a década de 1990, a fim de entender como a mulher foi representada nas charges do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista no referido período. A pesquisa se divide em duas etapas, a primeira de levantamento teórico e bibliográfico e a segunda de análise do material propriamente dito. A segunda etapa do trabalho ainda se desdobra em outras duas fases, uma de análise estatística do acervo de charges e outra de análise mais qualitativa da produção chárgica. O trabalho apresenta como direcionamento teórico as discussões marxistas sobre o conceito de trabalho e de sindicato, bem como os estudos sobre comunicação popular, comunicação sindical e charges sindicais desenvolvidos por Miani (2005). Para as análises de gênero e de gênero no sindicato estamos amparados pelas discussões teóricas propostas por Kergoat (2010), Izquierdo (1990), Saffioti (2013), Souza-Lobo (2021), dentre outras autoras. A pesquisa aponta que as mulheres estão presentes em apenas 19% das charges produzidas no período, e são representadas, majoritariamente, como esposas e mães metalúrgicas, relegando a segundo plano a condição de trabalhadoras e de companheiras de luta. Em geral, as reflexões e as análises apontam que a presença da mulher nas charges e na comunicação sindical, bem como a participação feminina nos sindicatos, durante a década de 1990, se deu de forma secundária e desigual. Apesar dos esforços de inclusão das mulheres no contexto da comunicação sindical, observamos que os discursos destoam das práticas sindicais, principalmente, no que diz respeito à retratação das pautas femininas na produção chárgica e às discussões acerca de gênero no interior do movimento sindical.