CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Item Saberes docentes e história: reflexões sobre ensino e formação de professores(2003-03-14) Reis, Silvana Gomes dos; Gimenez, Telma Nunes; Schimidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Berbel, Neusi Aparecida NavasAdotando o referencial de saberes docentes (Tardif, 2002) e a classificação dos conhecimentos do professor de Shulman (1987), este estudo analisa quais os conhecimentos são considerados necessários ao professor de História, segundo a literatura, professores formadores e atuantes na rede pública do ensino fundamental e médio. Para a coleta de dados utiliza entrevistas semi-estruturadas, abrangendo uma população de 15 entrevistados, sendo nove formadores, subdivididos em três grupos: três de disciplinas específicas do curso de História de uma instituição de ensino superior, três de metodologia e prática de ensino e três das disciplinas pedagógicas (Didática Geral, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Psicologia da Educação) da mesma instituição. Aponta como principais resultados: a) os saberes docentes são múltiplos, tendo um caráter pessoal, social e pragmático vinculado ao tempo de trabalho e às experiências vivenciadas; b) dentre os diversos saberes, as instituições formadoras somente têm focalizado os saberes de formação (saberes pedagógicos e disciplinares); c) a prática é valorizada como espaço contínuo de formação, onde são desenvolvidos os saberes experienciais, que filtram os demais saberes em função das necessidades cotidianas; d) a concepção de propostas de ensino e aprendizagem requer a consideração do contexto escolar no qual elas serão implementadas, através da análise de seus limites de realização; e) as instituições formadoras precisam melhorar a articulação entre seu próprio corpo docente, entre teoria e prática e sua articulação com o ensino médio e fundamental. Conclui-se que existe uma convergência entre os elementos constituintes dos conhecimentos de conteúdo, pedagógicos de conteúdo, curriculares, dos alunos e suas características, de contexto e dos fins educacionais do ponto de vista de formadores e professores atuantes. Entretanto, grande parte dos professores atuantes na rede pública consideram que os conhecimentos pedagógicos são apenas técnicas de trabalho, dissociados do aspecto teórico e reflexivo. Mesmo considerando que todos os saberes estão inter-relacionados, a maioria dos professores formadores dá grande destaque aos conhecimentos de conteúdo e pedagógicos de conteúdo (ligados ao aspecto teórico e metodológico da História), enquanto os professores da rede pública enfatizam principalmente a influência do contexto escolar em seu trabalho.Item A educação infantil no contexto de uma pré-escola: relato de experiência como subsídio à prática pedagógica(2007-03-30) Pelz, Lucy Durant Masquetti; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan; Aquino, Olga Ribeiro de; Yaegashi, Solange Franci RaimundoA escola tradicionalmente tem trabalhado com uma concepção de infância homogênea, cuja delimitação tem sido feita pela imaturidade, pela falta em relação ao adulto. Se partirmos da compreensão de que não há uma infância, mas infâncias, se não há um padrão único de ser criança, o trabalho a ser realizado com elas não pode ser definido a priori, de forma descontextualizada. Cerisara, (2004) discute os aspectos que merecem nossa atenção diante da construção de uma Pedagogia da Educação Infantil com respeito à concepção de Infância e ao currículo. É preciso que a Pedagogia a ser realizada contemple as diversidades das crianças, de cada grupo, nas suas competências, nas suas possibilidades e as estratégias a serem selecionadas para o desenvolvimento deverão ser, também, individualizadas. Uma dessas estratégias é pensar numa proposta que incorpore a cultura lúdica que conseqüentemente contribuirá para a estruturação do pensamento simbólico/humano, visto que este cria/reconstrói suas experiências pela interação social que é fator preponderante para o aprendizado. Na escola o papel do mediador deve se apoiar na concepção de um sujeito interativo que elabora e re-elabora seus conhecimentos sobre a realidade e os objetos em um processo mediado pelo outro. A pesquisa por nós realizada no Centro de Educação Infantil – SESI da cidade de Arapongas – PR, visou a caracterização desta instituição, que atende crianças filhas de trabalhadores de indústrias e relatar os fundamentos e encaminhamentos adotados de modo a socializar as experiências obtidas no tocante ao conhecimento curricular, à interação professor X aluno, aluno X aluno, os conhecimentos dos professores a respeito da criança que educa e a análise das práticas adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa foram análise de documentos, fotografias e observação “in loco”, utilizando-se de videogravação de duas turmas da pré-escola. Com base nas informações obtidas foi possível considerar que as reflexões realizadas sugerem que a instituição desenvolve uma educação com elevado nível de qualidade, num processo dinâmico de ensino e aprendizagem. Os dados indicam, porém, que é necessária a contínua reflexão em torno das questões que envolvem o fazer pedagógico pelos envolvidos no processo educacional. Este trabalho, entretanto, poderá muito contribuir com subsídios teóricos e práticos para o repensar da “práxis” pedagógica em instituições do gênero da aqui enfocada.Item História da implantação da educação escolar na comunidade indígena Ñandeva-Guarani da reserva Porto Lindo no município de Japorã MS(2007-04-03) Couto, Cristiane Beatriz Dahmer; Abbud, Maria Luiza Macedo; Jorge, Marcos; Landa, Beatriz dos SantosO presente trabalho tem como objetivo relatar o processo histórico da educação escolar indígena na comunidade Ñandeva-Guarani, localizada na reserva Porto Lindo, município de Japorã (MS). Para tanto, utilizou-se duas fontes de dados: documentos e depoimentos orais. A partir de um mapeamento inicial do objeto de estudo, realizado com as fontes documentais, foram entrevistados seis professores – três indígenas e três não-índios. A pesquisa privilegiou o período de 1960 até os dias atuais, mas também utilizou dados documentais referentes à região que remontam ao período colonial do Brasil. A apresentação dos resultados tem início com uma retrospectiva histórica da comunidade indígena guarani no estado do Mato Grosso do Sul, do século XVI ao XXI, passando depois a pormenorizar os acontecimentos diretamente vinculados à criação da escola localizada na Reserva Indígena Porto Lindo, da comunidade Ñandeva-Guarani, foco deste estudo. A forma como se inicia a implantação da escola nessa comunidade, tendo como referência os dados documentais e os depoimentos recolhidos, e as práticas que ali vêm sendo efetivadas – especialmente quanto aos significados, assumidos pelas indígenas a partir dos saberes transmitidos pela educação ali praticada – permitiram identificar alguns dos problemas ligados tanto à questão da educação indígena, em geral, quanto aos problemas específicos da comunidade enfocada. Com isto, surgem indagações que, espera-se, auxiliem futuras pesquisas sobre educação indígena, em geral, e sobre os rumos da educação escolar entre os Ñandeva-Guarani, da reserva Porto Lindo, em particular.Item As políticas de formação continuada no Paraná e a precarização do trabalho docente: um estudo dos governos Richa (2011-2018)(2019-12-19) Furlanete, Karina Lane Vianei Ramalho de Sá; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Fernandes, Tânia da Costa; Santos, Silvia Alves dosEsta pesquisa foi desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação (Núcleo de Políticas Educacionais), e no grupo de pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão. O objetivo do trabalho foi discutir as políticas de formação continuada considerando as condições atuais do trabalho docente e o contexto de precarização do trabalho. As políticas de formação continuada analisadas no contexto amplo da carreira docente e, confrontadas com políticas que regulamentam outros aspectos, como o plano de carreira docente ou as regulamentações para hora atividade, são um campo rico de estudos no entendimento de em que medida políticas específicas – considerando sua efetivação e não apenas seu enunciado – podem ser entendidas como mecanismo de precarização do trabalho na educação básica. Tal olhar pode evidenciar a complexidade de fenômenos que contribuem para uma situação de intensificação, responsabilização individual e precarização do trabalho. A pesquisa teve como locus o Estado do Paraná e o período histórico entre os anos de 2011 e 2018, referente aos dois governos de Carlos Alberto Richa (Beto Richa). Os dados coletados foram analisados à luz do materialismo histórico dialético e suas categorias, principalmente a contradição, a mediação e a totalidade. O levantamento dos dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa e análise documental. Tomar o contexto paranaense no período dos governos Richa possibilitou evidenciar o arco histórico no qual observa-se o movimento da política do governo em direção à precarização do trabalho docente. Precarização esta tão acentuada que atinge até aspectos da carreira docente – como a formação continuada – que deveriam ser mecanismos de valorização e acabam por materializar-se no sentido contrário. Foi possível afirmar que a formação continuada paranaense sofreu grandes e importantes perdas nos dois mandatos Richa, sendo inclusive utilizada como mecanismo de punição dos docentes em regulamentações de distribuição de aulas. Evidenciou-se ainda que, com a intensificação do trabalho docente, a formação continuada no Estado do Paraná é realizada de forma que amplia a jornada semanal de trabalho dos professores. Isso se dá em decorrência dos pressupostos neoliberais e gerencialistas adotados pelo Estado que se exime da responsabilidade da formação continuada dos docentes. Houve retrocesso no cumprimento da Lei n. 11.638/08 que regulamenta 1/3 de hora-atividade, tempo que deveria ser disponível também para formação continuada. O não cumprimento da Lei reduziu ainda mais a possibilidade da formação continuada dentro da carga horária semanal de trabalho e agravou o quadro já preocupante de intensificação do trabalho vivido pelos docentes do Paraná. A análise dos documentos que regulamentam e implementam o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná e o bem documentado histórico de notícias da APP-Sindicato a respeito da defesa deste programa de formação continuada trouxeram a dimensão exata de como houve o seu desmonte ao longo dos mandatos Richa. Isso posto, entende-se que a educação básica do Estado do Paraná precisa pautar a discussão de um modelo de formação continuada que não contribua para precarização mas sim que esteja alinhada com condições adequadas de trabalho e com a melhoria efetiva na qualidade da educação de acordo com os pressupostos de uma escola socialmente engajadaItem O documento fotográfico à luz da classificação arquivística : um estudo em teses e dissertações brasileiras(2020-03-03) Leandro, Arlene Aparecida; Albuquerque, Ana Cristina; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Furtado, Renata Lira; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Santos Neto, João Arlindo dosA fotografia desde sua origem tem um papel importante na representação das coisas, seja ela memória ou prova. Quando inseridas no arquivo e possuindo em seu conjunto características próprias recebe o nome de documento fotográfico. No arquivo recebe tratamentos que vão desde a conservação até a organização da informação e conhecimento. Assim como no documento textual a análise documental se faz importante, pois através dela que o usuário terá seu primeiro contato com a informação. A análise do documento fotográfico permite que o usuário consiga fazer a leitura e absorção das informações contido no documento. Uma dessas atividades desenvolvida no processo de análise é a classificação arquivística, ela trata da forma de organização, por representação e ordenamento de elementos, seguindo uma hierarquia e estrutura, agrupando por semelhança e separando por diferenças. Entendendo a importância que as informações contidas nos documentos fotográficos têm, buscou-se através dessa pesquisa analisar como essas informações foram tratadas nas pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação nos últimos vinte anos. O trabalho teve como objetivo investigar como os documentos fotográficos foram abordados em teses e dissertações brasileiras desenvolvidas nos anos de 2000 a 2019, da área de Ciência da Informação quanto à Classificação Arquivística. Utilizando-se do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para a realização do levantamento dos trabalhos. Como metodologia da pesquisa, possui uma abordagem qualitativa, sendo está uma pesquisa exploratória descritiva, as técnicas metodológicas da Análise de Conteúdo foram utilizadas no processo de levantamento dos trabalhos, sua escolha e posterior análise final. Assim sendo, a partir da Análise de Conteúdo, buscou-se identificar nas Teses e Dissertações a forma de abordagem dada ao documento fotográfico, nos últimos anos. A partir da escolha dos trabalhos, caracterizou-se cada pesquisa, apresentando os dados coletados no Banco de Teses e Dissertações que pudesse contribuir com os objetivos propostos. Essas informações apresentadas permitiram a visualização da pesquisa possibilitando a criação de fichas documentais para cada trabalho. De início foram desenvolvidos gráficos, tabelas e quadros de acordo com os resultados das fichas. Essas informações apresentadas permitiram a visualização da pesquisa. As categorias desenvolvidas a partir das fases propostas por Bardin, apresentam a pesquisa, o documento fotográfico e a classificação arquivística do documento fotográfico em cada trabalho. A partir desses dados foi possível observar que os trabalhos têm tratado da classificação voltada ao documento fotográfico, direta ou indiretamente. Notou-se que apesar de existirem pesquisas voltadas para o tratamento da organização da informação do documento fotográfico por parte dos pesquisadores, esse número foi baixo, em parte restrito a uma linha de pesquisa.Item Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual(Universidade Estadual de Londrina, 2020-09-24) Pereira, Patrícia Bedin Alves; Klein, Alberto Carlos Augusto; Fonseca, André Azevedo da; Freitas, Flavia Gabriela. da Costa. Rosa deResumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida. Abstract: This research studies Mary Magdalene’s images in the audiovisual media to understand how cultural codes operate to resignify them. The objective is to explore in media images of this myth some presence of Nymph's pathosformel based on Aby Warburg’s studies. The first chapter demonstrates the human understanding of the world under the perception of binarity and how it affected the construction of feminine myths similar to Madalena and presents the Christian myth emphasizing the characteristics that influenced the formation of her image as a sensual, beautiful and intelligent woman. The second chapter discusses Magdalene as a cultural text and how the Semiotics of Culture and Warburg's thought complement each other. He also delves into the concept of Nymph and demonstrates his presence in the iconography of Mary Magdalene, as an image of emotions of pain, suffering and ecstasy. The third chapter analyzes the image of the myth in the television series María Magdalena applying the method similar to that used by Warburg in Atlas Mnemosyne.Eight boards were assembled relating the images of the series to other images of Magdalene, with similar characters in the audiovisual, similar myths from different origins and other images that share the pathosformel. The boards were given names that specify different expressions of Ninfa, demonstrating how the concept can be deepened. It was concluded that Madalena's image can often embody Nymph and that such images that mimic always similar expressions, have their meanings transformed and updated according to the cultural context in which the media production is inserted. In the series studied, the character expresses different pathos throughout the plot, proving to be complex and demonstrating how the discussions about the role of women in society and the breaking of patriarchal paradigms were reflected in this new interpretation of an ancient Christian myth, focusing on aspects hitherto little explored in the audiovisual as her intellectuality and giving less emphasis to her trajectory as a repentant sinner.Item A elaboração da noção de pertencimento a partir das vivências na cidade: um estudo com alunos do 4º ano do Jardim União da Vitória, Londrina-PR(2020-10-30) Carvalho, Juliana Bueno Grizos de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Meinerz, Carla Beatriz; Oliveira, Francismara Neves deEsta investigação realizou-se com alunos do 4º ano de uma escola do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Londrina, localizada no Bairro União da Vitória IV e tem como objetivo: analisar o processo de construção da noção de pertencimento à cidade de Londrina, por meio de uma sequência didática de História e Geografia, apoiada na metodologia do Projeto Conhecer Londrina. A investigação deu-se a partir da realização de uma sequência didática de História e Geografia, contendo dez protocolos de coleta, que foram registrados por meio de produções escritas e orais. Para tal, os protocolos foram a criação de um dicionário, criação de um dicionário espontâneo, criação do fato e apresentação da visitante, ilustração da cidade, roda de conversa sobre o bairro, ilustração do bairro, realização do trajeto do Projeto Conhecer Londrina, elaboração de um roteiro de visita, realização do trajeto com a visitante, encerramento da sequência didática por meio de discussões e produção escrita. Ao longo da dissertação discutiu-se o que nas pesquisas se caracteriza como estudos da cidade com destaque para a noção de pertencimento; por meio da leitura e discussão das coletâneas de Miranda e Siman (2013), Paim e Guimarães (2017) e Siman e Miranda (2017), abordou-se sobre o que se caracteriza atualmente como ensino da cidade nas escolas; realizado-se uma analise do Projeto Conhecer Londrina em seus aspetos histórico e político e apresentou-se como o mesmo se concretiza em uma realidade específica. Este estudo observou que os alunos do Jardim União da Vitória não possuiam noções de pertencimento à cidade, devido às condições geográficas e sociais de sua comunidade que os impedia de transitar pela cidade. Embora compreendessem que cartograficamente o bairro faz parte da cidade de Londrina, não demonstraram a vivência desta compreensão, o que foi perceptível no decorrer da sequência didática. Ao longo da sequência didática, por meio dos protocolos, e ao transitar pela cidade, apoiados por uma metodologia específica, as crianças tiveram suas noções de pertencimento à cidade alteradas, partindo da não pertença à capacidade de apresentar a cidade para uma visitante, elaborando narrativas sobre os lugares visitadosItem Controle da informação e censura no governo Temer (2016-2018) : estudo de caso a partir de entrevistas com jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)(2021-01-22) Ruiz, Gabriel Pansardi; Buzalaf, Márcia Neme; Costa, Cristina; Dourado, Manoel BastosCom a ascensão de Michel Temer (MDB) à presidência do Brasil em 2016, uma de suas medidas iniciais foi a alteração do estatuto de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nesse quadro de mudanças após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), pretende-se identificar ocorrências de censura jornalística nos veículos da EBC, além de possíveis mecanismos censórios presentes na rotina de trabalho das redações da TV Brasil, da Rádio Nacional e da Agência Brasil. Para isso, faz-se necessário compreender a estrutura e funcionamento da EBC (BUCCI, 2015; VALENTE, 2009a; 2009b); estudar os veículos de comunicação pública no Brasil (BUCCI, 2015; FILHO, 2000; 2018); e o modo de funcionamento da censura no contexto após a promulgação da Constituição de 1988 (COSTA, 2017; 2018; MATTOS, 2005; ABRAMO, 2016). Como método, utiliza-se entrevistas em profundidade coletadas diretamente com 10 jornalistas ligados à EBC. Os resultados apontam para a manipulação de informações noticiosas e de práticas censórias, como a interdição de termos específicos e autocensura, até a remoção completa de conteúdos críticos à figura do ex-presidente Temer.Item Projeto de Leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes : um “emplasto” de democratização do ato de ler(2021-02-11) Bernardes, Aline Jéssica Vilas Boas Soares; Franco, Sandra Aparecida Pires; Lima, Elieuza Aparecida de; Rodrigues, Silvia de Fátima Pilegi; Silva, Rovilson José da; Jesus, Adriana Regina deEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do núcleo Ação Docente, teve como aporte a problemática: o trabalho realizado nas bibliotecas escolares de Londrina, nas bases do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes têm contribuído para a formação de sujeitos para o ato de ler? O objetivo geral foi de analisar nas bases das categorias dialéticas fenômeno e essência o desenvolvimento do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes nas BEs - Bibliotecas Escolares do município de Londrina. O estudo dividiu-se em capítulos para tratar especificamente a) identificar o quadro da leitura no país elucidando o ato de ler e a importância do professor/mediador de leitura no processo de apropriação da linguagem; b) apresentar um panorama das bibliotecas ao longo da história no país e das BE – Biblioteca Escolar em específico na cidade de Londrina onde se desenvolve o projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes; c) explicar os procedimentos metodológicos de bases teóricos materialistas utilizados ao longo da pesquisa para o desenvolvimento do estudo; e por fim, d) desvelar o objeto de estudo: Palavras Andantes em suas minúcias amparando-se na categoria dialética: Fenômeno e Essência. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética com base nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e gravações de áudio com: o responsável pelos cursos da Educação Continuada do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; com o idealizador do projeto e com PROBs (Professor Regente de Oficina de Biblioteca) que atuam em duas escolas pré-selecionadas mediante ao maior e menor valor informacional do IDEB. Nos resultados da pesquisa apresentam-se o confronto entre fenômeno e essência diante do trabalho do Palavras Andantes nas BEs de Londrina. Destacaram-se aspectos que reforçam a perspectiva do projeto em formar leitores em ação. Em contrapartida, pondera-se alguns fatores que interferem diretamente no desenvolvimento do trabalho e dificultam a formação do sujeito no ato de lerItem A representação descritiva na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: estudo comparativo entre Brasil e Colômbia(2021-03-22) Pérez Amaya, Maria Girleza; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Torres, María Teresa MúneraA representação da informação constitui um dos principais processos da Organização e Representação da Informação, cuja finalidade é identificar, descrever e possibilitar o acesso à informação contida nos documentos arquivísticos, nos materiais bibliográficos e nos documentos de museu. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as semelhanças e diferenças nas noções conceituais de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia no Brasil e na Colômbia. Adotamos a pesquisa bibliográfica e o método comparativo, como métodos da pesquisa, e a análise de conteúdo e o estudo comparativo, como técnicas de análise de dados, possibilitando a identificação, discussão, categorização e confrontação das noções conceituais apresentadas nos artigos científicos dos periódicos da Ciência da Informação com Estrato Qualis Capes A1 na área de avaliação Comunicação e Informação, no quadriênio 2016-2019 – Transinformação; Informação & Sociedade: Estudos e Perspectivas em Ciência da Informação - do Brasil, no período compreendido entre 2010 e 2019, e das definições expostas pelos sites oficiais do Archivo General de la Nación, da Biblioteca Nacional e do Museo Nacional da Colômbia. Foram identificadas dezenove noções conceituais de representação descritiva da informação, em dezessete artigos e documentos selecionados, sendo quatorze artigos do Brasil e três documentos da Colômbia. Destas noções, cinco correspondem ao conceito de descrição arquivística, nove à catalogação descritiva, dois à catalogação na Museologia e três à representação descritiva segundo a Ciência da Informação. Como resultados, foram caracterizados os processos de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia; foram também identificadas e categorizadas as noções conceituais selecionadas e, por último, apresentamos, mediante um quadro comparativo, as semelhanças e diferenças evidenciadas entre estas áreas e entre os países. Concluímos, assim, que as semelhanças evidenciadas significam o ponto de encontro para a integração e o desenvolvimento de formas de compartilhamento de informações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia e entre os países Brasil e Colômbia. E, por sua parte, as diferenças vêm sustentar as especificidades que cada uma destas áreas apresenta.Item Representação em SKOS da subcategoria "Organização do Conhecimento" do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação(2021-06-15) Silveira, Raidan Cruz; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Tognoli, Natália BolfariniO modelo Simple Knowledge Organization System (SKOS) tem otimizado práticas de organização e recuperação do conhecimento através da representação de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). Esse processo que visa a estruturação de conceitos em SKOS tem permitido a interoperabilidade entre vocabulários, sistemas e máquinas. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a subcategoria “2.1 Organização do Conhecimento” do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação para representá-la em SKOS. Para atingir o objetivo da pesquisa, utiliza-se o TBCI em formato em PDF, publicado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 2014 e a versão eletrônica disponível pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2017. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e cunho teórico-metodológico, do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, busca apresentar uma estrutura conceitual representada em SKOS com capacidade de legibilidade para máquinas e potencializar a capacidade de recuperação e interoperabilidade do TBCI, bem como contribuir com os estudos em Organização do Conhecimento (OC) na Ciência da InformaçãoItem Incomunicabilidade : um debate entre crítica e autor pela definição da obra de Michelangelo Antonioni, das décadas de 1950-1980(2021-10-07) Coqui, Izaque Anversi; Londero, Rodolfo Rorato; Demétrio, Sílvio; Oliveira Jr., Luiz CarlosNa década de 1960, Michelangelo Antonioni lançou três filmes: “A Aventura” (L’Avventura, 1960), “A Noite” (La Notte, 1961) e “O Eclipse” (L’Eclisse, 1962). Apesar da semelhança estética e temática, esses filmes não foram destinados a ser uma trilogia, mas acabaram recebendo o nome de uma, trilogia da incomunicabilidade, devido à insistência da crítica de cinema. Em algumas entrevistas e ensaios, Antonioni discordou dessa nomenclatura, que o consagrou no cinema, como diretor da incomunicabilidade e da alienação. Este trabalho visa refletir sobre duas questões: 1) o que está em jogo nos escritos da crítica de cinema italiana e do autor, nas décadas de 1960-1980, na definição de um estilo de cinema de incomunicabilidade para os filmes de Antonioni?; e 2) O que se coloca em jogo nas ações discursivas dessa crítica e desse diretor de cinema nesses textos? Para contemplar estas questões, analisamos os escritos da crítica italiana, entre as décadas de 1950 e 1980, publicados pelo catálogo Aventura Antonioni (2017), que descrevem “A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse” como uma única trilogia ou reduzem o estilo de Antonioni em termos de incomunicabilidade; e os escritos desse diretor, que descrevem sua insatisfação em relação ao uso dos termos “incomunicabilidade” e “alienação” pela crítica. Esta dissertação parte do pressuposto de que o cinema possui um “discurso aberto” (ECO, 1997) atravessado por várias intepretações que nem a habilidade crítica nem o discurso do autor são capazes de esgotar; e que as interpretações da crítica e os escritos de Antonioni estão vinculados, de algum modo, a acontecimentos do tempo em que se escreve ou se discursa sobre algo, que emergem na escrita do autor ou crítica e repercutem nas formalidades do texto, no modo de falar e de pensar as coisas e o mundo (ECO, 1997; FOUCAULT, 1996). Na análise do material, adotamos os conceitos de “comentário literário”, “função autor” e “discurso”, de Michel Foucault. Como resultado, observamos que as questões colocadas por Antonioni sobre sua estética condizem com a defesa de uma poética - aquilo que ele planejou como diretor para seus filmes; e que, apesar de ter se negado a aceitar um único sentido para eles, a análise do material do cineasta demonstrou um constante jogo de interesses de sua parte no sentido de querer definir seu cinema para seus espectadores e leitores.Item Intervenção no uso de estratégias de aprendizagem autorregulatórias de professores do ensino médio(2021-12-10) Santos, Deivid Alex dos; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Vitaliano, Célia Regina; Rufini, Sueli Édi; Fior, Camila Alves; Boruchovitch, EvelyEvidenciou-se, na literatura pertinente, a importância de que professores se tornem mais autorregulados por meio do uso das estratégias de aprendizagem e promovam a autorregulação de seus alunos, o que implica que eles sejam capazes de refletir sobre seus processos cognitivos e metacognitivos envolvidos no processo de aprender. Vinculado ao grupo de pesquisa “Cognitivismo e Educação”, reconhecendo o importante papel das estratégias de aprendizagem autorregulatórias para a promoção de indivíduos mais autônomos e responsáveis pelos seus próprios processos de aprendizagem, nos dias atuais, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção relacionada ao ensino de estratégias de aprendizagem na autorregulação da aprendizagem de professores de uma escola pública estadual localizada no norte do Paraná. A amostra inicial foi composta por dezesseis professores do Ensino Médio, no entanto, permaneceram no estudo até a conclusão quatorze professores. A pesquisa seguiu um delineamento quase experimental cumprindo as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste. Os professores foram convidados a participar por livre e espontânea vontade e todos os procedimentos éticos foram adotados para dar início a pesquisa. No pré-teste, os professores responderam a uma Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), um questionário sociodemográfico e um semiestruturado com quinze questões abertas, elaboradas especialmente para esta pesquisa. Os professores participaram da intervenção no formato híbrido que durou cinco meses e foi composta por dezessete sessões de intervenção, totalizando 50 horas. A aplicação dos instrumentos no pré-teste foi realizada presencialmente e, no pós-teste, a aplicação dos instrumentos foi realizada no formato remoto, sendo estipulada uma data para que os professores acessassem o Google Meet para que os links com os questionários fossem disponibilizados e respondidos. Os resultados dos professores apontaram diferenças estatisticamente significantes para as subescalas: autorregulação cognitiva e metacognitiva, autorregulação de recursos internos e contextuais e autorregulação total da escala. As análises qualitativas do questionário estruturado aplicado aos professores confirmam os resultados quantitativos e apresentam resultados promissores, principalmente os que se referem ao maior uso das estratégias cognitivas e metacognitivas no pós-teste, entretanto, não foram encontradas diferenças significativas sobre as estratégias de autorregulação social, de planejamento, organização e de regulação emocional. Como limitações ao estudo, considera-se o número reduzido de encontros presenciais em função do contexto da Pandemia da COVID-19 e, as dificuldades apresentadas pelos professores no uso das ferramentas tecnológicas utilizadas para o desenvolvimento das atividades no contexto remoto. Dadas as evidências positivas relacionadas à intervenção realizada junto aos professores em exercício do Ensino Médio, ressalta se a necessidade de mais estudos voltados para a intervenção na promoção de estratégias autorregulatórias de professores em formação e em exercício, considerados como multiplicadores no desenvolvimento da autorregulação de seus alunosItem Precarização do trabalho docente: plano de governo e ações para a (des)valorização do professor paranaense (2011-2018)(2022-02-01) Faustino, Rodrigo Alexandre Cavalarini; Ruiz, Maria José Ferreira; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Czernisz, Eliane Cleide da SilvaO objetivo geral da pesquisa consiste em compreender o que se propôs ao longo do governo da gestão Carlos Alberto Richa para o trabalho e carreira docente da Educação Básica e como estas ações se relacionaram no contexto da (des)valorização do professor. Os objetivos específicos pretendem estabelecer o conceito de trabalho docente, situado no campo do trabalho imaterial e no contexto do Capitalismo; verificar as opções político-ideológicas para a Educação brasileira (a partir dos anos 90) e paranaense (entre os anos de 2011-2018) a fim de compreender a convergência ou distanciamento de ações que contribuam para a valorização docente e, por fim, analisar as relações entre as proposições do Estado e o movimento de resistência dos professores organizados em sindicato (APP-PR). A opção metodológica, entendendo a importância da escolha adequada do método, pois a depender do método também serão as direções dadas às análises, foi pelo Materialismo Histórico-Dialético tendo nas categorias do método o suporte e direcionamento para analisar as informações coletadas. Para além da organização do estudo a partir de autores de perspectiva teórica marxista, representaram fonte neste estudo os planos de governo no período de 2011 a 2018 do governador Carlos Alberto Richa, os Planos Estaduais de Educação de 2005 e 2015, as atas do Sindicato dos trabalhadores em Educação pública do Paraná e os boletins semanais do mesmo sindicato. Triado e analisado o material, este passa a ser agrupado por eixos com a intenção de perceber as proximidades e distanciamentos entre as proposições de lei do governo Beto Richa e o cenário vivenciado pelos professores. O estudo nos permitiu concluir que ao longo dos mandatos o governo Richa apresentou proposições relacionadas aos salários, previdência e hora atividade, no entanto no primeiro mandato o que se observa é apenas o cumprimento da legislação federal, nunca propondo índices de reajustes que evidenciavam a intenção de melhorar as condições do professor. No segundo mandato as negociações se encerram e as relações entre Estado e professores se tornam mais fragilizadas, o governo propõe alteração da hora atividade impactando no trabalho e jornada do professor, não cumpre acordos de reajuste, oferece percentuais abaixo dos indicadores nacionais, altera o sistema previdenciário dos servidores permitindo a realização de saques dos fundos previdenciários e estica a relação ao ponto das tensões entre Estado e servidores culminarem em confronto físico. Não se mostrou um governo que tivesse a intenção de valorizar a Educação do Estado, nem seus profissionais, mas sim alinhar-se às organizações internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e seus pares – atendendo aos interesses liberais/capitalistas mercantilizando a Educação. Para os professores as proposições do governo representaram perdas de direitos e desrespeito uma vez que o governo finaliza seu mandato insistindo que em seu governo os investimentos em Educação superaram a margem de 100%, quando na verdade os documentos – e a vida real material dos professores – não comprovam essa bandeira levantada pelo governadorItem A aprendizagem expansiva e sua contribuição para a formação docente no Brasil(2022-02-16) Galvão, Rosangela Miola; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Sforni, Marta Sueli de Faria; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto deA proposta dessa pesquisa promove uma reflexão fundamentada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade acerca da Aprendizagem Expansiva. Os estudos, nessa vertente teórica, podem ser considerados recentes em nosso país, no entanto, levantamos a tese de que a Aprendizagem Expansiva é um referencial teórico e prático que possibilita a expansão da atividade e, consequentemente, contribui para a melhoria da aprendizagem, visto que nossa hipótese se constitui em considerar que esse viés teórico está estruturado de conceitos e metodologias contemporâneas, que atendem as necessidades de interação, apropriação e produção de novos conhecimentos. De modo a conhecer esse viés teórico, foi levantada a seguinte questão: Como se apresentam no Brasil as pesquisas de intervenção na área da educação embasadas na Aprendizagem Expansiva que contribuem para a formação docente? Para responder esse questionamento, a pesquisa elaborou como objetivo geral compreender esse viés teórico e seus estudos desenvolvidos na área da educação no período de 2018- 2021. Enquanto objetivos específicos, o estudo pretende conhecer e compreender os conceitos chaves dessa corrente teórica, como também apresentar a evolução estrutural modelar da atividade humana que se inicia com Vigotski (2010) na Teoria Histórico-Cultural, indo até Engeström (2016) na Aprendizagem Expansiva, a fim de compreender as redes de atividade que envolvem os ciclos expansivos do objeto. Além de conhecer o método de investigação denominado Laboratório de Mudanças, assim como outras intervenções formativas que contribuem para a evolução dessa teoria. Para tanto, como percurso metodológico, foram selecionados para a coleta de dados 33 trabalhos científicos, que se constituem enquanto intervenções formativas na área da educação, na perspectiva expansiva, encontrados nos repositórios: Dedalus, Google Acadêmico, Acervus, Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Também foi utilizado o instrumento questionário aberto via Google Forms, com 2 pesquisadores brasileiros que desenvolvem trabalhos nessa base teórica. Os dados coletados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa mediante o uso dos princípios da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003) que sugere a formação de categorias para a análise. Mediante algumas evidências da pesquisa, confirmamos a tese levantada, pois podemos considerar como promissores e crescentes os estudos embasados nessa corrente teórica no Brasil, sendo a interdisciplinaridade um caminho a seguir, juntamente com os trabalhos em grupo, a partir de metodologias interativas, baseadas nos princípios expansivos de diálogo coletivo e de produção de significado e sentido pelo sujeito. Contudo, necessitamos, enquanto educação brasileira, superar velhas barreiras representadas por currículos encapsulados, pela cultura do ensino individual, pelas estruturas físicas escolares decadentes e pela falta de formação continuada dos docentes.Item Cangaço, decolonialidade e estereótipos no personagem Lunga, do filme Bacurau (2019)(2022-04-12) Rostirolla, Felipe; Buzalaf, Márcia Neme; Klein, Alberto Carlos Augusto; Cavalcante, Ana Luísa Boavista LustosaA pesquisa desenvolvida busca explorar características relacionadas a Lunga, um dos personagens mais marcantes de Bacurau (2019), filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Para estabelecer as bases necessárias para assimilar os aspectos propostos de Lunga, ao longo da pesquisa fundamentaram-se, nos capítulos dessa dissertação, diversas questões relacionadas aos estudos sobre o movimento histórico do cangaço, da decolonialidade, e de estereótipos. São múltiplas as contribuições de Bacurau, e especificamente do personagem Lunga, para o debate sobre colonialidade e estereótipos. O sucesso comercial e de crítica de Bacurau atestam que sim, o brasileiro quer e gosta de ver narrativas que o colocam como donos de sua própria história, e que contenham personagens reivindicadores, como Lunga é. Além disso, é notória a colaboração de Lunga para as representações cinematográficas de personagens pertencentes a filmes de faroeste e ao universo queer, trazendo maior nuance e símbolos para que a população possa se espelhar e se encontrar.Item Organização e representação do conjunto documental nos repositórios digitais integrados da América do Sul(2022-05-02) Pereira, Felipe Caldonazzo de Almeida; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Contani, Miguel Luiz; Gonçalez, Paula Regina Ventura AmorimIntrodução: A Ciência Aberta tem como uma de suas características o conjunto de práticas que permitem o acesso aberto aos procedimentos e resultados de uma pesquisa científica, isso inclui tanto a publicação científica quanto a disponibilização dos dados de pesquisa, fazendo-se necessária a análise de diferentes formas para se organizar e representar a informação científica, entre estas, a do conjunto documental no âmbito do repositório digital integrado. Objetivo: este trabalho tem como objetivo geral analisar o uso de recursos instrumentais para organização e representação do conjunto documental em repositório digital integrado. Os objetivos específicos são a identificação das características do repositório digital integrado, a verificação das características do conjunto documental e a seleção de recursos para organização e representação do conjunto documental aplicáveis ao contexto do repositório digital integrado. Metodologia: esta pesquisa é de natureza descritiva, utilizando-se de levantamento bibliográfico e documental, com uso da Análise de Conteúdo para a identificação e a seleção dos documentos nos repositórios digitais e para a categorização dos elementos coletados. A coleta de dados para a seleção dos repositórios foi a partir da lista existente nos diretórios OPENDOAR e ROAR, sendo identificados 32 repositórios com as características de repositórios digitais integrados. Resultado: tem-se que os 32 repositórios utilizam ou fazem indicação para o depositório de arquivos em formato aberto ou não proprietário, somente um repositório não utiliza recursos e práticas para dados conectados e nove repositórios não relacionam os objetos pertencentes ao conjunto documental. Apesar do uso de vocabulário controlado (assunto e tipologia documental), somente 11 repositórios empregam os recursos de dados conectados para esse fim. Conclusão: a filosofia do movimento de acesso aberto possui aceitação nas instituições responsáveis pelos repositórios digitais integrados, porém, percebeu-se a falta de padronização no emprego dos campos de metadados e no uso de recursos e práticas voltadas para a utilização de dados abertos conectados recomendados nas diretrizes dos órgãos responsáveis pela formulação de políticas de informação científicaItem Teach tech: a formative didactic experiment on technology, digital literacy & english language teaching(2022-05-27) Lima, Maria Paula Pereira de; El Kadri, Michele Salles; Mello, Diene Eire de; Ramos, Samantha Gonçalves ManciniA pandemia da Covid-19, causada pelo vírus Sars-Cov-2 e suas subsequentes variantes fizeram com que as atividades educacionais migrassem repentinamente para um modo emergencial remoto (HODGES et. al, 2020). Inserido neste contexto, neste trabalho objetivamos apresentar um Experimento Didático Formativo (SFORNI, 2015) elaborado para ensinar professores de língua inglesa em formação a respeito de tecnologia durante o período de ensino remoto emergencial, causado pela pandemia da Covid-19, através do desenvolvimento de um revista digital. Objetivamos também investigar e analisar seu potencial como metodologia e ferramenta de organização de aulas para promoção de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento dos referidos professores em formação. Além disso, buscamos investigar se há evidências de desenvolvimento de Letramento Digital nos dados coletados. Os dados foram coletados por meio de gravações de aulas online via Google Meet e atividades também online postadas em sala de aula online, via Google Classroom. A análise dos dados se dá com base na literatura (EL KADRI, 2014; VYGOTSKY, 1997; GERMANOS, 2018; VYGOTSKY, 1978; SANGER; CASSANDRE, 2019; VYGOTSKY, 1994; LEONTIEV, 2005; SFORNI, 2015; MARTIN & GRUDZIECKI, 2006), aula por aula, explicando o objetivo principal e quais princípios sugeridos (SFORNI, 2015) estávamos tentando implementar. Em seguida, transcrições e gravações das aulas são apresentadas e analisadas em busca de evidências de desenvolvimento do conceito de Tecnologia e Letramento Digital. Finalmente, as possibilidades e limitações do Experimento Didático Formativo (EDF) são discutidas. Os resultados indicam que há indícios que apontam para o desenvolvimento do conceito de Tecnologia e de Letramento Digital nos professores em formação participantes. Os resultados também apontam para o potencial do EDF não somente como metodologia de pesquisa, mas também como ferramenta para organização de um ensino com potencial para promoção de aprendizagem e desenvolvimentoItem Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)(2022-05-27) Borges, Matheus Chiconato; Honorato, Tony; Simões, José Luís; Szapu, Ezequiel; Cainelli, Marlene RosaO objetivo dessa pesquisa foi descrever, por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), a trajetória histórica dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e de Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1968-2018). Para isso, foi considerada a documentação institucional, particularmente os Projetos Pedagógicos de Curso, tendo como sustentação teórica a história do tempo presente (CHAUVEAU; TÉTART, 1999), a história das instituições educativas (MAGALHÃES, 2004; 2005; 2007) e o currículo como construção social (GOODSON, 2018). A análise dos PPCs possibilitou pensar uma singularidade da UEL que consistiu na oferta desses três tipos de habilitações profissionais, bem como as razões de suas continuidades e descontinuidades ao longo do percurso histórico. Com a primeira turma do curso de Licenciatura (1972), percebeu-se a preocupação primeiramente com as demandas de professores em Educação Física nas escolas de ensino básico, sendo assim, com a formação de professores. Em 1999, inicia-se o curso de bacharelado em Ciências do Esporte, atentando-se às práticas tecnicistas e esportivas, com sua oferta se estendendo até o ano de 2015. Posteriormente, em 2004, o bacharelado em Educação Física chega com a proposta de atender ao campo não escolar. Esta dissertação revela vários debates e expõe questões referentes aos três cursos ofertados na UEL durante 50 anosItem "Meus tempos de normalista": memórias de alunas sobre a Escola de Educação Familiar de Londrina nas décadas de 1960 e 1970(2022-07-01) Barros, Lucila Monteiro da Silva; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Stamatto, Maria Ines Sucupira; Honorato, TonyEsta pesquisa tem como objetivo conhecer sobre as práticas da Escola de Educação Familiar de Londrina por meio de entrevistas com as normalistas e análise de documentos para ampliar a compreensão sobre a História da Educação das mulheres na cidade. Para tanto, esta investigação, iniciada a partir de fotografias localizadas no acervo em constituição do Centro de Pesquisa em História e Memória da Educação Escolar de Londrina (CPHMEEL), tem ainda como fontes a documentação escolar localizada no acervo do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE-Londrina) e entrevistas realizadas com quatro ex-alunas da escola das décadas de 1960 e 1970, que contribuíram com materiais de seus acervos pessoais. O campo teórico desta pesquisa dialoga com autores como Jane Soares de Almeida e Carla Pinsky (2018) para tratar a questão da mulher e da educação feminina no Brasil do século XX. No campo da História Oral temática, nos reportamos aos autores Verena Alberti (2013), José Carlos Sebe Bom Meihy e Fabíola Holanda (2019). Para abordarmos conceitos fundamentais para esta pesquisa, como Memória e Narrativas, recorremos a autores como Jacques Le Goff (2013) e Lucilia Delgado (2006). A documentação oficial, as fotografias e as entrevistas realizadas com quatro ex-alunas da instituição, formam um material que, além de acrescentar ao acervo do CPHMEEL e serem fontes historiográficas, possibilita a compreensão da História da Educação de mulheres na segunda metade do século XX a partir da Escola de Educação Familiar de Londrina, fornecendo um panorama da História da Educação das mulheres na cidade