CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Item Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual(Universidade Estadual de Londrina, 2020-09-24) Pereira, Patrícia Bedin Alves; Klein, Alberto Carlos Augusto; Fonseca, André Azevedo da; Freitas, Flavia Gabriela. da Costa. Rosa deResumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida. Abstract: This research studies Mary Magdalene’s images in the audiovisual media to understand how cultural codes operate to resignify them. The objective is to explore in media images of this myth some presence of Nymph's pathosformel based on Aby Warburg’s studies. The first chapter demonstrates the human understanding of the world under the perception of binarity and how it affected the construction of feminine myths similar to Madalena and presents the Christian myth emphasizing the characteristics that influenced the formation of her image as a sensual, beautiful and intelligent woman. The second chapter discusses Magdalene as a cultural text and how the Semiotics of Culture and Warburg's thought complement each other. He also delves into the concept of Nymph and demonstrates his presence in the iconography of Mary Magdalene, as an image of emotions of pain, suffering and ecstasy. The third chapter analyzes the image of the myth in the television series María Magdalena applying the method similar to that used by Warburg in Atlas Mnemosyne.Eight boards were assembled relating the images of the series to other images of Magdalene, with similar characters in the audiovisual, similar myths from different origins and other images that share the pathosformel. The boards were given names that specify different expressions of Ninfa, demonstrating how the concept can be deepened. It was concluded that Madalena's image can often embody Nymph and that such images that mimic always similar expressions, have their meanings transformed and updated according to the cultural context in which the media production is inserted. In the series studied, the character expresses different pathos throughout the plot, proving to be complex and demonstrating how the discussions about the role of women in society and the breaking of patriarchal paradigms were reflected in this new interpretation of an ancient Christian myth, focusing on aspects hitherto little explored in the audiovisual as her intellectuality and giving less emphasis to her trajectory as a repentant sinner.Item Dimensões da competência em informação nos processos educacionais de idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Unicentro(Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-28) Gardin, Daniela do Amaral Oliveira; Alcará, Adriana Rosecler; Bortolin, Sueli; Santos Neto, João Arlindo dos; Vitorino, Elizete Vieira; Mata, Marta Leandro da; Zaninelli, Thais Batista; Berti, Ilemar Christina Wey; Santos, Juliana Cardoso dosResumo: O estabelecimento da informação e do conhecimento como fatores de desenvolvimento têm transformado os procedimentos de gestão das nações, entre eles os da educação. Nesse cenário, se inserem os pressupostos das diversas ciências, assim como a competência em informação, campo disciplinar da Ciência da Informação, que trata das ações referentes à informação no que tange à sua identificação, localização, seleção, avaliação e uso consciente. Também sendo associada aos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos pessoais e no aprendizado ao longo da vida. A competência em informação é integrada pelas dimensões técnica, estética, política e ética, as quais, por sua vez, estão relacionadas ao saber fazer e ao uso das tecnologias, à reflexão crítica e à sensibilidade junto à informação e, referem-se, também, à responsabilidade e à interação dela com a coletividade. Sob essa perspectiva, problematizou-se a influência que os pressupostos da competência em informação e suas dimensões promovem no desenvolvimento dos processos educacionais para o aprendizado ao longo da vida, no tocante ao aperfeiçoamento da autonomia, qualidade de vida e exercício da cidadania de idosos, no âmbito de um programa de extensão universitária. Assim, investigou-se de que maneira as dimensões técnica, estética, política e ética da competência em informação encontram-se refletidas nos processos educacionais e pedagógicos desenvolvidos na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pesquisa tem natureza básica com abordagem qualitativa, compreendendo-se ainda como exploratória e descritiva. Caracterizou-se como um estudo de caso e foi instrumentalizada a partir das técnicas de levantamento documental, entrevista e grupo focal, realizados no âmbito do projeto pedagógico, com os idosos e os agentes educacionais do programa de extensão da Unati. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada para o desenvolvimento da interpretação dos achados científicos. Os resultados demonstraram a manifestação das dimensões da competência em informação sob três vieses específicos. Um projeto pedagógico voltado para o alcance do bem estar, da qualidade de vida e do exercício da cidadania dos idosos. Comportamentos, habilidades e atitudes dos agentes educacionais respaldados a partir de condutas específicas. E a disponibilidade e disposição dos sujeitos aprendizes em se engajarem e se inserirem no universo de aprendizado contínuo e permanente. Dessa forma, na medida em que se manifestam harmônicas com a tríplice atuação das partes nesse processo, as dimensões tornam os unatianos pessoas com competência em informação no âmbito dos desafios impostos pela sociedade da informação e do conhecimento. Abstract: The establishment of information and knowledge as development factors has transformed the management procedures of nations, including education. In this scenario, the assumptions of the various sciences are inserted, as well as information literacy, a disciplinary field of Information Science, which deals with actions related to information in terms of its identification, location, selection, evaluation and conscious use. Also being associated with personal knowledge, skills, attitudes and behaviors and lifelong learning. Information literacy is integrated by the technical, aesthetic, political and ethical dimensions, which, in turn, are related to know-how and the use of technologies, critical reflection and sensitivity to information and also refers it responsibility and it interaction with the community. From this perspective, the influence that the assumptions of information literacy and its dimensions promote in the development of educational processes for lifelong learning was problematized, with regard to the improvement of autonomy, quality of life and exercise of citizenship of the elderly, under a university extension program. Thus, it was investigated how the technical, aesthetic, political and ethical dimensions of information literacy are reflected in the educational and pedagogical processes developed at the Open University for the Elderly (Unati) of the State University of the Midwest (Unicentro). The research has a basic nature with a qualitative approach, understanding itself as exploratory and descriptive. It was characterized as a case study and was instrumentalized from the techniques of documentary survey, interview and focus group, carried out within the scope of the pedagogical project, with the elderly and educational agents of the Unati extension program. The content analysis technique was used to develop the interpretation of scientific findings. The results demonstrated the manifestation of the dimensions of information literacy under three specific biases. A pedagogical project aimed at achieving well-being, quality of life and the exercise of citizenship for the elderly. Behaviors, skills and attitudes of educational agents supported by specific behaviors. And the availability and willingness of the learning subjects to engage and insert themselves in the universe of continuous and permanent learning. Thus, to the extent that they manifest themselves as harmonious with the triple action of the parties in this process, the dimensions make unatianos people competent in information within the scope of the challenges imposed by the information and knowledge society.Item Representação Temática da Informação no contexto da saúde em folhetos de cordel de Manoel Monteiro(Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-30) Lage, Sandra Regina Moitinho; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Albuquerque, Ana Cristina; Loch, Mathias Roberto; Santos, Raimunda Fernanda dos; Gaudêncio, Sale Mário; Nogueira, Carlos Manuel TeixeiraResumo: Em tempos em que pesquisar a temática “Saúde” torna-se recorrente e fundamental, esta tese traz como questionamento se o conteúdo dos folhetos de cordel de circunstância, produzidos pelo poeta Manoel Monteiro, representa a informação confiável, quando produzidas temáticas pertinentes à saúde. Para responder à questão, objetivou-se analisar como estão representados os assuntos, relacionados à saúde, em folhetos de cordel produzidos pelo poeta Manoel Monteiro. De modo específico, a tese teve como requisito caracterizar a relevância da área da Ciência da Informação, em especial a Representação Temática da Informação; constatar o caráter circunstancial e informativo dos folhetos de cordel analisados e cotejar as temáticas da saúde apresentadas nos cordéis de Manoel Monteiro, com base em documentos científicos validados. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental, descritivo e qualitativo, no qual foi empregada a amostragem intencional e a Revisão Bibliográfica Integrativa, que tem por finalidade reunir, construir e sintetizar resultados que estejam relacionados ao tema como contribuição para os assuntos pesquisados. Assim sendo, após o acesso a 163 (cento e sessenta e três) folhetos de cordel do poeta, optou-se pela análise de dez (10) folhetos, caracterizados cordéis de circunstância, uma vez que assumem o papel de informar temas pertinentes à Saúde Pública. Aplicada a Teoria do Campo Lexical, foi possível identificar o conteúdo informacional dos folhetos, a saber: Saúde Mental; Envelhecimento; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Vulnerabilidade Social; Alimentação Saudável; Mudanças Climáticas; Tabagismo e Substâncias Nocivas; Diabetes Mellitus; Violência de Gênero; e Violência Juvenil. Conclui-se que os folhetos são importantes recursos informacionais, visto que como um dos principais critérios de validação, fundamentam-se em documentos cientificamente aprovados. Estudos na Área da Ciência da Informação, abarcando à Representação Temática oferecem aos usuários, na busca pela informação desejada, possibilidades de acesso e recuperação de conteúdos documentais. Assim, destaca-se o interesse e competência da Ciência da Informação, no diálogo e na interseção com outras Ciências, reforçando desta forma seu caráter interdisciplinar ao colaborar com outros saberes científicos e, assim, permitindo ampliar perspectivas com vistas ao processo de democratização e socialização da informação. Abstract: In times when researching the theme "Health" becomes recurrent and fundamental, this thesis brings as a question whether the content of cordel leaflets of circumstance, produced by the poet Manoel Monteiro (1937-2014), represents reliable information, when produced themes relevant to health. To answer the question, we aimed to analyze how issues related to health are represented in cordel leaflets produced by the poet Manoel Monteiro. Specifically, the thesis had as a requirement to characterize the relevance of the area of Information Science, in particular the Thematic Representation of Information; to verify the circumstantial and informative character of the cordel leaflets analyzed and to compare the health themes presented in Manoel Monteiro's cordels, based on validated scientific documents. This is a bibliographic, documental, descriptive, and qualitative study, in which intentional sampling and the Integrative Bibliographic Review were employed, whose purpose is to gather, build, and synthesize results that are related to the theme as a contribution to the researched subjects. Thus, after access to 163 (one hundred and sixty-three) leaflets of the poet, we chose to analyze ten (10) leaflets, characterized as cordéis of circumstance, since they assume the role of informing themes pertinent to public health. Applying Lexical Field Theory, it was possible to identify the informational content of the leaflets, namely: Mental Health; Aging; Sexually Transmitted Infections; Social Vulnerability; Healthy Eating; Climate Change; Smoking and Harmful Substances; Diabetes Mellitus; Gender Violence; and Youth Violence. It is concluded that the leaflets are important informational resources since as one of the main validation criteria, they are based on scientifically approved documents. It is noteworthy that studies in Information Science, encompassing the Thematic Representation offer users, in the search for the desired information, possibilities of access and retrieval of documentary content. Thus, the interest and competence of Information Science is highlighted, in the dialogue and intersection with other Sciences, reinforcing its interdisciplinary character when collaborating with other scientific knowledge and, thus, allowing to broaden perspectives with a view to the process of democratization and socialization of information.Item Autoeficácia de professores : análise de um modelo de intervenção para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicaçãoSchmid, Mônica Bossa dos Santos; Rufini, Sueli Édi [Orientador]; Oliveira, Katya Luciane de; Polydoro, Soely Aparecida JorgeResumo: Entre os desafios enfrentados por professores, destaca-se o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas não permitem que as novas linguagens de comunicação fiquem fora do contexto escolar Para utilizar novas tecnologias, o professor precisa conhecê-las e sentir-se capaz de introduzi-las no ensino As crenças de eficácia pessoal (autoeficácia) referem-se à avaliação pessoal de ser capaz de organizar as ações necessárias para a realização de determinada atividade Seguindo um delineamento quase-experimental, no presente estudo buscou-se analisar o impacto de um curso de formação continuada nas crenças de autoeficácia computacional docente, acerca do uso das mídias digitais em sala de aula de um grupo de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio A pesquisa foi realizada em 214 no Município de Londrina, Paraná Participaram 85 professores estaduais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Município de Londrina Destes, 45 responderam à Sondagem Inicial, 2 compuseram o grupo experimental (GE) participando do curso de formação para professores: O uso das Mídias Digitais na Sala de Aula e 2 professores compuseram o grupo controle (GC) que não participou do curso de formação Os resultados indicaram que os professores do Grupo Experimental informaram não acreditar que o uso das tecnologias em sala de estivesse relacionado com a motivação e a aprendizagem dos estudantes e não consideraram a necessidade de dispêndio de maior tempo e esforço para sua implementação Os participantes obtiveram alto resultados na avaliação das crenças de autoeficácia, nas duas etapas, não se modificando no período de pós-teste Na análise qualitativa, por meio do relato das experiências, grande parte dos professores utilizaram o curso de formação continuada como um estímulo para se desenvolver ainda mais na área As implicações pedagógicas dos resultados são abordadas na discussãoItem A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanasRosa, Maria Aparecida Lima Piai; Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]; Brocanelli, Cláudio Roberto; Muraro, Darcísio Natal; Weber, José FernandesResumo: Este trabalho apresenta a filosofia na infância como uma possibilidade para o desenvolvimento de uma forma de pensar mais elaborada, a qual Lipman denominou pensamento de ordem superior O enfoque é dado no pensamento crítico (lógico), que juntamente com o pensar criativo e cuidadoso compõe o pensar de ordem superior Estes conceitos são apresentados e discutidos a partir da filosofia pragmatista de Dewey, que discute a importância do ambiente social no desenvolvimento humano, e Lipman que discute o papel da filosofia enquanto disciplina, desde a mais tenra idade, no contexto escolar infantil Posteriormente são apresentados alguns embargos para o desenvolvimento do pensar bem, como as dificuldades individuais, as dificuldades de formação dos professores, o ambiente de socialização primária, a cultura e os meios de comunicação O pensamento crítico é visto também dentro da perspectiva histórica de uma formação integral passando pela paideia grega, pela Bildung alemã e pela proposta iluminista de Condorcet para uma escola universal e laica que estimula as inclinações individuais; chegando a uma discussão sobre o papel da escola na atualidade e a necessidade de instigar o pensamento de ordem superior, principalmente em seu aspecto crítico Ao finalizar, propõe-se a apresentação do conceito de infância atrelada a possibilidade da filosofia para crianças que recorre a ideia de pensar bem para um agir bemItem Memes de discussão pública : o mito político do comunismo no facebookPopolin, Guilherme; Bastos, Manoel Dourado [Orientador]; Ferreira, Kennedy Piau; Buzalaf, Márcia NemeResumo: Os memes políticos da internet carregam mensagens, informações, ideologias, estereótipos e, também, mitologia Os mitos políticos (GIRARDET, 1987) fervilham no imaginário político da população em épocas de crise ou de ruptura Este trabalho busca compreender de que maneira os memes políticos de discussão pública reatualizam o mito político do comunismo no Brasil A pesquisa segue a categorização de memes da internet (SHIFMAN, 214) e uma proposta taxonômica para memes políticos que os divide em memes de persuasão, memes de ação popular e memes de discussão pública (CHAGAS et al, 217) A análise de conteúdo (HSIEH & SHANNON, 25) leva em consideração também os estilos e os tipos de humor propostos por Taecharungroj e Nueangjamnong (215) para memes do site de rede social Facebook Os memes coletados na página O Retrógado, do Facebook, são analisados conforme a fundamentação teórica da pesquisa sobre a direita política no Brasil (SILVEIRA, 215), o comunismo no Brasil (SCHWARCZ, 215) e os efeitos da crise no imaginário de parte da população (AB’SABER, 215)Item Tendências e arquétipos nas resultantes visuais de comportamento e consumoZacarias, Lórien Crishna; Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Holland, Márcia Cristina Gonçalves de OliveiraResumo: O estudo sobre tendências de comportamento e consumo tem sido um norteador para o desenvolvimento de novos produtos e serviços Por se tratar de um campo de estudo relativamente novo, essa atividade busca em diversos métodos novas formas de mapear e interpretar as manifestações comportamentais no cenário contemporâneo a fim de projetar possíveis cenários futuros, usados como norte de decisões em áreas como o design, a moda, a publicidade, nos âmbitos do comércio e da indústria Uma das áreas que contribuem para essa linha de estudo é a psicologia, por tratar de assuntos que concernem à investigação do pensamento e do comportamento humano Dentre as diversas teorias apresentadas por essa ciência, os estudos de Carl Gustav Jung sobre o inconsciente coletivo e os arquétipos são bons orientadores para a compreensão dos sinais comportamentais apresentados pela humanidade Assim, este trabalho apresenta e discute o modo como a teoria junguiana dos arquétipos pode ser aplicada à noção de tendência quando se trata de comportamento e consumo O corpus é constituído de resultantes visuais apresentadas em diversas mídias culturais (moda, publicidade e cinema), compreendidas como processos codificadores das linguagens e analisadas sob o método netnográfico, a fim de demonstrar o uso dessa teoria como possível fundamento da pesquisa de tendência de comportamento e consumo através de exemplos práticosItem A infância vai à escola : representações sociais de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental sobre a infância, criança e alunoFerreira, Keli Cristina da Silva; Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]; Guimarães, Célia Maria; Oliveira, Francismara Neves deResumo: A presente pesquisa sobre representações sociais de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental sobre infância, criança e aluno tem como objetivo identificar a representação social destes professores tendo como referência a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central propostas, respectivamente, por Serge Moscovici e Jean-Claude Abric A relevância da Teoria das Representações Sociais (TRS) no campo da educação é indiscutível (ALVES-MAZZOTTI, 1994; MADEIRA, 23) por possibilitar a análise dos fenômenos educativos, focalizando o papel que conjuntos organizados de significações sociais desempenham (GUILLY, 21) Entre as atividades imprescindíveis a quem realiza pesquisa estão as de levantamento bibliográfico para a revisão da literatura pertinente ao seu estudo (WITTER, 1992), as quais não precisam gerar produtos, como os classificados como estados de arte (ROMANOWSKI; ENS, 26) Situado nesta perspectiva, este trabalho apresenta um acercamento a dois tipos de produção científica sobre representações sociais (RS) de infância, criança e aluno, realizadas para certificação em programas de stricto sensu (dissertações e teses), disponíveis no portal da CAPES, e de artigos publicados no SciELO As leituras realizadas permitem endossar dimensões reconhecidas em outras análises sobre a TRS, como as de sua fecundidade e transversalidade, pelo volume da produção verificada nas diversas áreas do conhecimento e multiplicidade de possibilidades metodológicas que viabiliza Realizou-se também a coleta de dados com 37 professores e estagiários que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Londrina, sobre os indutores “infância”, “criança” e “aluno”, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário sociodemográfico e três testes de evocação livre de palavras respectivamente O processamento das informações foi realizado com o auxílio do software Ensemble de Programmes Permetettantt’s l’Analyse des Evocations (EVOC), o qual dispõe em quadrantes a estrutura da organização do conte, distribuindo-os pelo provável núcleo central e sistemas periféricos Processamos os dados referentes aos indutor “infância”, “criança” e “aluno”, como resultado desta pesquisa, identificamos que, por meio do processamento dos dados pelo EVOC, o provável núcleo central de “Infância” e “criança” é brincar e alegria, pois o brincar prevê a utilização de práticas agradáveis e adequadas às crianças, capazes de fazer acontecer o aprendizado das coisas que lhes são importantes e naturais e que respeitam as características próprias das crianças, seus interesses e esquemas próprios de raciocínio, trazendo divertimento e alegria ao seu mundo No indutor “aluno” o provável núcleo central é “aprender” relacionado mais ao contexto escolarItem Organização e representação da informação de blog : uma análise de artigos indexados na BRAPCISuave, Alessa Laureano; Contani, Miguel Luiz [Orientador]; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Pires, Jorge Luiz Vargas Prudêncio de BarrosResumo: Este trabalho estuda as fontes de organização, estruturas e modos de representação da informação presente na modalidade blog O corpus é constituído do conteúdo dos artigos encontrados na base de dados Brapci Parte-se do pressuposto de que com o grande fluxo de informações, acontecem lacunas de organização e de elementos que representam a informação, de modo que, em um ambiente web, torna-se sempre mais difícil compreender como eles se constituem, para que o usuário os localize e possa determinar o modo como poderá utilizá-los Os dados são obtidos dos artigos que estudam os blogs na mencionada base, e o método tem a natureza de um estudo exploratório e descritivo, voltado a encontrar elementos que expliquem a organização e representação da informação com essa peculiaridade As técnicas de pesquisa são de caráter documental e bibliográfico, e obtidas por meio de registros e aportes constituídos por informações provenientes de livros, artigos, sites, endereços eletrônicos, entre outros A fundamentação teórico-metodológica é dirigida para reflexões guiadas pelos princípios da análise de conteúdo, apoiadas por um enfoque semiótico na dimensão de representação Os resultados permitem afirmar que com a web 2 (web interativa), o blog tornou-se uma ferramenta de busca e acesso de informação cada vez mais constante, devido à interação com seus usuários e, desse modo, um ambiente informacional indispensável de organização e representação da informaçãoItem Caracterização do atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional : um estudo do contexto paranaensePorto, Patrícia Padilha; Marquezine, Maria Cristina [Orientador]; Vitaliano, Célia Regina; Mori, Nerli Nonato RibeiroResumo: Este estudo trata do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado às pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, definido pelo Ministério da Educação (MEC), como um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular O AEE poderá ser ofertado pelos sistemas públicos de ensino ou pelas instituições especializadas, com a Sala de Recursos Multifuncional (SRM), como espaço prioritário dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para a oferta do AEE Visou-se com esta pesquisa caracterizar o AEE ofertado em SRM pelas escolas regulares da rede estadual de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná Para alcançar esse objetivo, foi feita uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa do tipo “Survey” ou de “levantamento” O estudo foi realizado nas oito escolas da rede estadual de ensino de um município da região norte do estado do Paraná que tem autorizado o funcionamento da SRM Para coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: formulário/questionário com questões fechadas e roteiro de entrevista semiestruturada Os participantes foram as nove professoras que atuam nessas SRM Para tratamento dos dados do formulário utilizou-se a estatística descritiva e para os dados da entrevista, a opção foi a análise de conteúdo Esses dados foram divididos e reorganizados em cinco grandes temas: implantação da sala de recursos, organização e funcionamento da sala de recursos multifuncional, avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, formação do professor especialista e possibilidades do atendimento em sala de recursos multifuncional Concluiu-se que o AEE ofertado em SRM foi considerado como relevante para o processo de inclusão escolar dos alunos, público-alvo da educação especial, embora tenha apresentado dificuldades quanto a sua organização e funcionamento Dentre alguns pontos que foram discutidos, podem-se destacar: o espaço físico, que foi considerado inadequado, a formação em serviço dos professores especialistas, que ocorre sem um planejamento aparente, o público-alvo que se constitui majoritariamente de alunos sem deficiência, o trabalho colaborativo entre professor especialista e professor do ensino comum que não é prioridade na organização do atendimento Dessa forma, as possibilidades identificadas no trabalho de SRM ainda são muito incipientes e fragilizadas Seria preciso reorganizar o serviço de apoio, em sua estrutura física, adquirindo-se materiais didáticos e pedagógicos apropriados e fortalecendo-se tanto o papel do professor especialista, como profissional articulador desse processo, quanto o de toda a equipe de profissionais e professores da escola, como responsáveis pelo trabalho com esses alunosItem Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em focoSilvério, Luciana Begatini Ramos; Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Miani, Rozinaldo AntonioResumo: Este estudo destaca as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs) na formação do leitor como um material literário e pedagógico no contexto escolar O foco da pesquisa está voltado para os seguintes aspectos: i) a importância da leitura; ii) gênero HQs, literatura e trajetória profissional de Maurício de Sousa; iii) o uso das HQs como gênero literário e material pedagógico Foram convidados para esta pesquisa dez professores que lecionam Língua Portuguesa em três escolas do Ensino Fundamental situadas no município de Primeiro de Maio, ao norte do Estado do Paraná e cinquenta e oito alunos do 6° ao 9°anos A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e, para tanto, foram configurados os seguintes objetivos: delinear aspectos literários e pedagógicos presentes no gênero HQs; descrever o valor atribuído a elas no contexto educacional, bem como da obra do autor Maurício de Sousa; verificar o uso das HQs como material literário e pedagógico Destacam-se como problema de pesquisa as seguintes questões: i) Como pode ser situado o gênero HQs em relação à leitura/literatura e de que maneira está constituída a obra de Maurício de Sousa nesse universo? ii) Dentre as múltiplas leituras possíveis, as HQs têm sido utilizadas em sala de aula no trabalho com a leitura e, mais que isso, elas estão sendo compreendidas como material literário e pedagógico pelos professores de Língua Portuguesa no município de Primeiro de Maio? As respostas dos questionários obtidos na pesquisa foram organizadas em quadros, descritas e comentadas com base em obras de autores que tratam das temáticas abordadas A pesquisa revelou a presença de aspectos literários no gênero HQs e também na obra de Maurício de Sousa e que os professores participantes têm utilizado essas obras na formação do leitor, compreendendo-as como material literário e pedagógico No entanto, ainda faltam elementos de fundamentação teórica que os auxiliem nesse processo Com relação aos alunos, grande parte deles aprecia as HQs como obras que auxiliam na motivação para lerItem A sociedade em choque : o jornalismo e a desrazão midiática a partir de Shock CorridorCastro, Laís Fernanda de; Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]; Silveira, Fábio Alves; Moreira, ReginaldoResumo: A doutrina de choque e a ascensão do neoliberalismo começaram com o golpe de Pinochet no Chile em 1972, e segue até os dias atuais com o uso do choque e da mídia para disseminar novas políticas econômicas e sociais durante períodos de fragilidade da população Jornalismo e loucura caminham juntos no mundo onírico do cinema e, muitas vezes, são um reflexo da realidade Por isso, este estudo tem como base a análise fílmica de Paixões que Alucinam (1963), de Samuel Fuller, para refletir sobre loucura, desrazão, mídia e doutrina de choque durante o mais recente choque mundial - a pandemia de covid-19Item O fotógrafo como testemunha ocular : Evandro Teixeira e o movimento estudantil em 1968Torres, Maria Fernanda Almeida; Buzalaf, Márcia Neme [Orientador]; Boni, Paulo César; Vicente, Maximiliano MartinResumo: Evandro Teixeira, um dos mais importantes fotojornalistas do Brasil, documentou a ditadura civil-militar (1964-1985) e contribuiu para atribuir à fotografia significado e relevância históricas Em uma abordagem analítico-crítica, esta pesquisa visa compreender de que forma as fotografias de Teixeira contribuem para a preservação da memória e são testemunhas visuais do período ditatorial, especificamente das movimentações estudantis em 1968, como a “Sexta-feira Sangrenta” e “Passeata dos 1 mil” Pretende-se, portanto, revisitar a luta do movimento estudantil por meio de levantamento histórico; analisar iconograficamente fotografias de Evandro Teixeira, compreendendo o significado convencional da imagem; interpretar iconologicamente as imagens e narrativa do fotógrafo como testemunha ocular dos fatos, buscando detectar seus elementos constitutivos (fotógrafo, assunto, tecnologia) e suas coordenadas de situação (espaço, tempo) e, por fim, compreender os desdobramentos da imagem, observando sua ressignificação com o passar dos anos, como expressão da memória histórica da ditadura civil-militar e do movimento estudantil Os dois níveis de análise e leitura de imagens - iconográfica e interpretação iconológica – são fundamentados em conceitos de Erwin Panofsky levantados por Peter Burke na obra Testemunha Ocular: História e Imagem (24) e Boris Kossoy, em Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo (27) Como parte complementar e derivativa da análise será proposto, também, um debate sobre história e memória a partir de conceitos de Jacques Le Goff no livro História e Memória (23) e Jeanne Marie Gagnebin, em Lembrar escrever esquecer (29) Concluiu-se que, embora algumas de suas fotografias não tenham conseguido driblar, naquele ano, o aparato da censura, suas imagens alcançaram o objetivo de denúncia e testemunho, sobrevivendo ao tempo e ao imaginário coletivoItem Artesãs do desejo : a função das educadoras de creche na constituição subjetiva dos bebêsMaia, Silvia Helena de Rezende Siste; Batista, Cleide Vitor Mussini [Orientador]; Mariotto, Rosa Maria Marini; Lustoza, Rosane ZétolaResumo: A presente pesquisa aborda a participação das educadoras de creche na constituição subjetiva dos bebês que frequentam tal instituição, a partir dos conceitos psicanalíticos propostos por Freud e Lacan Propõe uma articulação entre o conceito psicanalítico de sujeito, educação, entendida em seu conceito amplo e a primeira infância Mostra os diferentes momentos históricos vividos pela creche e as representações existentes sobre ela nos dias atuais Aponta os caminhos pelos quais a criança deve passar, desde seu nascimento para a constituição de seu psiquismo, e o papel preponderante que o outro semelhante desempenha no processo desta constituição Analisa a função das educadoras de creche na constituição subjetiva dos bebês que frequentam estes espaços, função entendida como transmissão de marcas simbólicas Discute que a educadora de creche é mais um modo de fazer operar as funções materna e paterna, situando-se como um significante que transita mais pela via da função paterna, pois, ao acolher o bebê na creche, o faz na condição de terceiro, que marca a separação da relação privilegiada do bebê com sua mãe Esclarece, ainda, que a educadora de creche estabelece laço com o bebê a partir de sua própria posição subjetiva e também a partir dos discursos da cultura que a atravessam, podendo, dessa forma, ser reconhecida como um ser de linguagem e, portanto, um ser de desejo, que confere à creche sua função constituinte Por fim, destaca a importância do brincar e da palavra para a constituição subjetiva e a necessidade de se ofertar atividades lúdicas às crianças e fazer circular a palavra na creche, a fim de proporcionar condições estruturais, além das instrumentais no ambiente educativoItem As propostas de ensino de história das diretrizes curriculares do estado Paraná e da BNCC : caminhos divergentes e suas aproximaçõesPavan, Renata Madureira; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alves, Ronaldo CardosoResumo: A presente pesquisa analisa a concepção de ensino de História das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do estado do Paraná (28) e da Base Nacional Comum Curricular (218) dos anos finais do ensino fundamental A problemática desta pesquisa engendrou-se no entendimento da intermediação, pelo Referencial Curricular do Paraná (218), entre os dois documentos e quais são as possíveis aproximações e distanciamentos no que se refere à concepção de ensino e aprendizagem da História, sua concepção de História e seu direcionamento na seleção e organização dos conteúdos A metodologia utilizada foi a qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 218) acrescendo-se da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) A teoria da História e a Teoria da Aprendizagem Histórica de Jorn Rusen (21, 27a, 27b, 211a, 211b, 211c, 211d, 212, 215), com apropriações pelo campo teórico da Educação Histórica, encontram-se como subsídios teórico-metodológicos das DCEH (28), a qual entende a aprendizagem histórica a partir da formação da consciência histórica, na contramão da concepção de ensino de História baseada no desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC (218) A finalidade do ensino de História, de formação do pensamento histórico, de tipo ontogenético, do documento paranaense, revela uma concepção de aprendizagem histórica como aquisição de competência narrativa (RUSEN, 212), de significar o mundo e a si mesmo, com vistas a orientar-se internamente (identidade) e externamente (agir humano) em que o ponto de partida de constituição de sentido sobre a experiência do tempo são as carências de orientação dos alunos, divergindo da presente na BNCC (218), de desenvolvimento de competências elencadas como objetivos de aprendizagem, sendo operações mentais genéricas não referentes às formas específicas de compreensão histórica (SCHMIDT, 29a, 215) Com relação à seleção e organização dos conteúdos históricos, o currículo nacional reproduz cânones de uma tradição seletiva que se perpetua nos programas curriculares (LAVILLE, 1999), pois, ao propor procedimentos investigativos para o processo de aprendizagem da História (BNCC, 218), partindo de eventos históricos aprioristicamente listados, fragmentados, sem quaisquer discussões historiográficas, teóricas e didáticas que lhes respaldem, legitimando a seleção e a organização, mantém a lógica de um ensino de História que não considera a cognição (SCHMIDT, 29a) situada na História Portanto, o ajustamento realizado pelo RC (218), ao estabelecer diálogos pela prática investigativa do ensino de História entre as duas propostas curriculares, procura manter a organização curricular das DCEH (28) a fim de evidenciar a coerência e solidez de um caminho potente que se constrói no ensino de História no estado do ParanáItem A linguagem musical no desenvolvimento do psiquismo humano : a atividade de estudo no ensino de pianoCampos Neto, Edgar de; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Arena, Dagoberto Buim; Barros, Marta Silene Ferreira; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano Tal pesquisa está vinculada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente e foi desenvolvida no Conservatório Musical de com Londrina com um aluno participante Seu problema norteador teve o seguinte questionamento: quais são as contribuições da música como linguagem na mediação da cultura para o desenvolvimento do psiquismo humano? Como objetivos específicos, elencamos: 1º - entender a situação social, política, econômica e cultural da Educação Brasileira em termos de objetivação do trabalho, a fim de poder perceber o processo de desenvolvimento humano; 2º - definir a tríade música, linguagem e cultura para poder expor as características da arte no desenvolvimento do sujeito; 3º - descrever o processo do desenvolvimento das funções psíquicas superiores (sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento) para o processo de humanização do homem, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; 4º - explicar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e as atividades de estudo do sujeito participante; e 5º - investigar como o aluno operacionaliza suas ações para o desenvolvimento do pensamento teórico por meio da atividade de estudo Eles possibilitaram a construção dos elementos necessários para a apreensão do nosso objeto de estudo Nosso referencial teórico são os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético A metodologia desenvolvida para a geração dos dados foi o Experimento Formativo no desenvolvimento da Atividade de Estudo Utilizamos duas entrevistas semiestruturadas antes e depois do Experimento Formativo Na análise dos dados, destacamos os índicos da atividade de estudo desenvolvida com o aluno, como também as percepções das alterações no desenvolvimento psíquico do sujeito participante Evidenciamos transformações na elaboração do pensamento e da linguagem do alunoItem Satisfação corporal em estudantes do ensino médio : contribuições da epistemologia genéticaSantos, Églin Ribeiro dos; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Saravali, Eliane Giachetto; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: O processo de conhecimento acerca do corpo é contínuo e se modifica nas interações do sujeito com o meio ao longo do ciclo vital Assim, corpo representa um sentido físico, porém a corporeidade será a expressão do sensível e por meio do corpo o sujeito vai perceber/conhecer/se identificar com o mundo ao seu redor A imagem corporal é construída análoga e concomitantemente à imagem mental e envolve aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motores Depende da estrutura de pensamento, das experiências e do contexto cultural em que cada sujeito está inserido O período das operações formais, no correspondente à adolescência, constitui-se particularmente importante para investigar os processos de construção da imagem mental e corporal, tendo em vista a construção identitária em curso Sendo a Educação Física um dos componentes curriculares da área de linguagens, ela é responsável por desenvolver as práticas corporais, portanto a corporeidade, considerando o processo de significação do sujeito A pesquisa realizada ancorou-se no aporte teórico da Epistemologia Genética e objetivou analisar o nível de satisfação da imagem corporal em estudantes do Ensino Médio, relacionando os processos de construção da imagem mental e corporal Participaram do estudo 93 estudantes, sendo 51 do gênero feminino e 42 do gênero masculino, com idades entre 15 e 17 anos A pesquisa classifica-se como quantitativa O instrumento utilizado foi a Escala de Satisfação Corporal que tem como finalidade identificar o grau de satisfação em 15 áreas corporais de uma forma geral O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5%, ou seja, p<5 Verificou-se diferença significativa para as áreas de: nádegas, estômago, braços, tônus muscular e peso No geral, o gênero masculino mostrou-se mais satisfeito com o corpo em relação ao gênero feminino Observa-se diferença significativa para as áreas corporais de tórax/seio, valores maiores para os adolescentes de 17 anos e menores valores no caso dos participantes com 16 anos Embora ainda seja preciso avançar, percebemos que a preferência por determinadas áreas corporais não é uma questão de gênero É necessário ampliar as pesquisas no que se refere à imagem corporal para capturar a noção de corporeidade e a satisfação corporal em amostra de maior amplitude, o que poderá favorecer no estudo de como ocorrem essas construções e na compreensão dos processos envolvidos Além disso, indica se a incorporação de entrevista baseada no método clínico-crítico piagetiano para capturar o pensamento dos participantes, significações acerca do corpo, das relações com os diferentes gêneros e as questões sociais nas diferentes possibilidades de constituição da imagem corporal e mentalItem A qualidade motivacional para o trabalho em professores do ensino superiorOliveira, Poliana Chinelli de; Rufini, Sueli Édi [Orientador]; Boruchovitch, Evely; Bzuneck, José AloyseoResumo: No contexto escolar, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento tanto do aluno, como do professor no processo de ensino e aprendizagem Essa pesquisa tem como tema a motivação de professores para o trabalho O objetivo geral é compreender aspectos contextuais da qualidade motivacional de professores do Ensino Superior para o trabalho, em uma pesquisa exploratória e correlacional Para isto, participaram do estudo 51 professores do Ensino Superior, em amostra de conveniência, que responderam a um questionário de levantamento do perfil dos participantes com informações acerca de dados pessoais como sexo, idade, experiência no magistério, formação profissional; uma escala da avaliação da qualidade motivacional, uma escala de avaliação da necessidade de pertencimento, construída a partir de itens disponíveis na literatura da Teoria da Autodeterminação adaptados para o estudo e uma escala de avaliação da atribuição interpessoal, elaborada com base na Teoria da Atribuição Interpessoal proposta por Weiner Os dados coletados foram analisados por meio de Análise Fatorial Exploratória, Estatística Descritiva, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Os resultados indicaram que os professores do Ensino Superior, participantes do estudo, apresentam motivação autônoma para o trabalho e baixa desmotivação Em relação a atribuição interpessoal, descobriu-se que os professores atribuem o sucesso de seus alunos ao esforço e a capacidade dos mesmos, e o fracasso à falta de esforço e de capacidade Por fim, os resultados apontaram uma relação significativa entre a necessidade de pertencimento e a desmotivação, mostrando que quanto mais essa necessidade for satisfeita, menos desmotivação o professor possui Na discussão dos resultados são indicadas as contribuições para a compreensão da motivação de professores e as implicações pedagógicas do estudo Finalmente, são destacados os elementos para a compreensão dos fatores relacionados com a motivação do professor para o trabalho no Ensino Superior e atribuições interpessoais, tema pouco explorado pela pesquisa no BrasilItem Intervenções em situações de conflitos interpessoais nas aulas de educação físicaSilva, Luana Cristine Franzini da; Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria [Orientador]; Vinha, Telma Pileggi; Palma, José Augusto VictoriaResumo: Na instituição escolar constata-se a construção da moral, ou das relações morais, acontecendo em diversos momentos e espaços físicos Não há como evitar, ao educar, a formação do ser moral, uma vez que faz parte da dimensão humana A constatação de que a qualidade do ambiente sócio-moral influencia na construção de valores, atitudes e na formação moral pode ser comprovada por diversos estudos O estudo teve como objetivo principal analisar a concepção de conflito interpessoal, bem como a ação pedagógica dos professores de Educação Física, estabelecendo correlações entre a concepção, o sentimento e a ação do professor frente às situações de conflito interpessoal escolar Para tanto, optamos pela abordagem qualitativa e realizamos uma Pesquisa de Campo Na tentativa de alcançar o objetivo proposta foram feitas observações e entrevistas com dez professores de Educação Física atuantes na rede pública de ensino Utilizamos como referencial teórico os pressupostos teóricos da Epistemologia Genética e autores que estudam o desenvolvimento moral das crianças segundo a teoria piagetiana Constatamos na pesquisa, que os docentes, em sua maioria, concebem os conflitos como anti-naturais, e não como fator que podem gerar a aprendizagem e desenvolvimento moral do educando As concepções de conflito enunciadas pelos docentes são coerentes com suas ações em aula, as quais indicam posturas que visam eliminar o foco de problema, conduzindo a ações autoritárias, de contenção, punição Verificamos que há correlações nas formas pelas quais os docentes concebem os conflitos e suas ações pedagógicas, sendo que ao interpretar o conflito como negativo agem de maneira a perpetuar a heteronomia dos educandoItem Ações de gestão do conhecimento aplicadas ao processo decisório no contexto empresarialCarmo, Paula Frassinette do; Molina, Letícia Gorri [Orientador]; Valentim, Marta Lígia Pomim; Cavalcante, Luciane de Fátima BeckmanResumo: Este estudo consistiu em abordar a relevância da Gestão do Conhecimento presente explicitamente em algumas empresas, perante de um cenário importante que consiste na tomada de decisão O estudo dessa temática justificou-se devido à quantidade incipiente de pesquisas na área da Gestão do Conhecimento, como uma possível e significativa contribuição para a Ciência da Informação Como objetivo geral, o estudo ponderou as ações de Gestão do Conhecimento nas decisões empresariais Para tanto, delimitou-se como objetivos específicos: analisar a literatura da área de Ciência da Informação e das Ciências Contábeis voltada à Gestão do Conhecimento; identificaras ações de Gestão do Conhecimento relacionadas à contabilidade gerencial; verificar o impacto das ações de Gestão do Conhecimento nos processos de tomada de decisão das empresas Ademais, a metodologia utilizada neste trabalho foi a descritiva exploratória, qualiquantitativa, na qual empregou-se o questionário como instrumento para a coleta de dados A partir dos resultados, foi possível traçar um perfil dos profissionais responsáveis pelas mais relevantes decisões, constatar quais os documentos mais utilizados para auxiliar nessas decisões, os procedimentos seguidos, se há registros dessas ações e demais questões que visam atender o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa Sendo assim, a problematização deste trabalho permitiu a verificação da Gestão do Conhecimento nas decisões das empresas, de que forma isso ocorre e qual o impacto que proporciona Espera-se acrescentar princípios teóricos em relação às práticas profissionais, não somente da contabilidade, mas das Ciências Sociais, aplicando-os nas empresas, bem como apresentar peculiaridades da Gestão do Conhecimento ainda não exploradas