01 - Doutorado - Educação
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Navegando 01 - Doutorado - Educação por Autor "Czernisz, Eliane Cleide da Silva"
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Item A concepção crítica do trabalho docente dos alunos do curso de pós-graduação em educação : contradições e possibilidades para a formação omnilateralMariano, Maria Luzia Silva; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Oliveira, Katya Luciane de; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Nunes, César Aparecido; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Resumo: A presente pesquisa faz parte da Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente que investiga os aspectos didático-pedagógicos e motivacionais da docência Entende-se que é o modo de produção da vida material de uma sociedade que vai determinar a forma de pensar, agir e transmitir as ideias e os conhecimentos que os homens têm acerca da realidade natural, social e da sua própria vida Sendo assim, a educação e também o ensino são determinados por essa forma de produção, pelo sistema econômico dominante, ou seja, o sistema capitalista A fim de compreender a história e a estruturação do Programa de Pós-Graduação em Educação em que a pesquisa está inserida realizou-se uma entrevista semiestruturada com um dos professores que foi responsável pela fundação do Programa Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral verificar em que medida o curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina possibilita que os futuros docentes tenham uma formação omnilateral para a prática de uma ação docente transformadora Buscou-se também compreender os fenômenos educacionais e sociais que compõem tais questões e contribuir com avanços para esse campo de pesquisa Para tanto realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem crítico-dialética, tendo como base teórica-metodológica o materialismo histórico dialético Primeiramente foi realizada uma entrevista aberta semiestruturada com os alunos regularmente matriculados na Linha 2: “Docência: Saberes e Práticas”, Núcleo 2: “Ação Docente” que ingressaram em março de 216 Com base nas respostas obtidas a partir das entrevistas de tais alunos foi elaborado um questionário que foi enviado a todos os alunos matriculados de forma regular no referido programa no período anteriormente descrito Os resultados indicaram que os alunos entendem que a ação docente envolve todo o contexto de aquisição e desenvolvimento do conhecimento Entretanto, mesmo o professor podendo ser considerado o protagonista do processo educacional no sentido de levar seus alunos à emancipação e consequentemente à formação omnilateral, é preciso compreender que a escola e a universidade são influenciadas e determinadas pelas questões econômicas, políticas e sociais que são características de uma sociedade capitalistaItem Desigualdade e pobreza : análise da condição de vida da pessoa com deficiência a partir dos indicadores sociais brasileirosSantos, Natália Gomes dos; Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]; Bueno, José Geraldo Silveira; Orlando, Rosimeire Maria; Oliveira, Francismara Neves de; Czernisz, Eliane Cleide da SilvaResumo: Este estudo teve como finalidade analisar a condição de vida da pessoa com deficiência a partir dos indicadores sociais A análise foi baseada na perspectiva marxista da unidade entre qualidade e quantidade, visto que os indicadores propiciam um panorama da realidade social e também permitem compreender a efetivação (ou não) das políticas públicas Justifica-se a utilização do censo de 21, pois ele é o dado demográfico mais atual, o qual subsidia a elaboração das políticas no país Para o tratamento dos dados utilizou-se o software STATA, sendo assim os indicadores foram organizados em quatro categorias: deficiência, rendimento e escolarização; deficiência, gênero e rendimento; deficiência, raça e rendimento, e deficiência, raça, gênero e rendimento Os resultados apontaram que a condição socioeconômica das pessoas com e sem deficiência é precária, visto que em média 74,% possuem uma renda de até dois salários mínimos e os índices de rendimentos superiores a vinte salários mínimos não ultrapassam 1% Entretanto as pessoas com deficiência apresentaram uma realidade mais acentuada, pois 3,6% da população com deficiência tinha uma renda de até um salário mínimo Os dados de raça, gênero e renda indicaram que pessoas com e sem deficiência sofrem com essas marcas sociais Os homens brancos vivem uma condição socioeconômica mais favorável Já os maiores índices de pobreza se concentraram na realidade de mulheres negras Este contexto se apresentou nos dados de toda a população, sendo que as diferenças percentuais entre mulheres com e sem deficiência era em média 4% No caso dos homens a diferença era em média ,6% É possível afirmar que a condição de vida das pessoas com deficiência é desigual, pois essa população vive, predominantemente, com recursos que não ultrapassam dois salários mínimos Poucas pessoas com deficiência possuem condições favoráveis de vida, sendo um índice de ,66% desta população Apesar de apresentar índices maiores de pobreza do que das pessoas sem deficiência, de um modo geral as diferenças percentuais não são tão discrepantes, configurando uma realidade similar Esta pesquisa constatou que a junção das marcas de gênero e raça agrava a realidade de toda a sociedade e isso se reflete no abismo econômico e social entre a classe popular e a elite brasileira Essa condição é a expressão da construção histórica desigual do país que tem sua herança na escravidão e no patriarcalismo Para superar essa conjuntura, observa-se a relevância da consciência de classe e da organização de ações que permitam problematizar e modificar a ordem vigente A educação é um dos instrumentos para que essa mudança ocorra