01 - Doutorado - Educação
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Navegando 01 - Doutorado - Educação por Autor "Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]"
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Item Humanismo e didática : contribuições para o ensino e a aprendizagem da históriaThomson, Ana Beatriz Accorsi; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alves, Ronaldo Cardoso; Schmidt, Maria Auxiliadora; Gago, MaríliaResumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender o modo como os jovens pensam o conceito de humanidade, a partir da perspectiva da didática da história humanista de Jörn Rüsen (215b) Para embasar esta tese, nos apropriamos dos princípios teórico-metodológicos do campo da Educação Histórica, que almeja uma maior compreensão acerca do pensamento histórico dos alunos levando em conta a estrutura epistemológica da História A investigação empírica é formada por dois estudos: um de caráter longitudinal realizado no Brasil no ano de 219 e uma análise exploratória realizada em Portugal em 221 No Brasil, realizamos intervenções em duas turmas de 9° ano, totalizando 45 alunos da cidade de Londrina/Paraná ao longo de um ano, utilizando os pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) Nesse estudo longitudinal coletamos diversas atividades escritas que foram utilizadas como fontes dessa pesquisa, além de um diário de sala No final do ano letivo, aplicamos ainda um questionário com 11 perguntas aos mesmos alunos que participaram das intervenções Um questionário similar foi aplicado com 78 alunos de 9° ano em Portugal, em um estudo de caráter exploratório, sob o âmbito do estágio de doutoramento sanduíche realizado na Universidade do Minho A metodologia utilizada para a análise dos dados teve como base alguns princípios da Grounded Theory (CHARMAZ, 29) Identificamos cinco categorias em relação às narrativas dos alunos sobre o conceito de humanidade: pessimismo, otimismo, igualdade, pragmatismo e noções biológicas/racionais Quatro conclusões principais foram percebidas a partir do estudo empírico O uso de fontes históricas imagéticas é um fator motivador de indignação, sendo que os episódios de desumanidade são promissores em desenvolver níveis emocionais de análise A relação passado/presente nas aulas não se efetivou entre os alunos, de modo que apenas pontualmente vemos o uso da História como modo de operar a orientação na vida prática Os alunos apresentaram dificuldades de se inserir em um “quadro maior” da História para além dos seus interesses cotidianos Por fim, majoritariamente, a conceituação de Humanidade pelos jovens se estabeleceu em uma percepção binária (boa ou ruim), com uso de qualificações valorativasItem Orientação temporal, consciência histórica e a constituição da identidade docente : um estudo com professores de históriaSantos, Flávio Batista dos; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Ramos, Márcia Elisa Teté; Schmidt, Maria Auxiliadora; Alves, Ronaldo Cardoso; Oliveira, Sandra Regina Ferreira deResumo: Os desafios do ensino de História são grandes e numerosos Analisar a função do ser professor de História nos remete a uma série de questões que envolvem desde a formação inicial e continuada, teorias e práticas, bem como o currículo estabelecido O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, é levantar, sob a perspectiva do professor, como a metodologia, os recursos utilizados e o tempo histórico se constituem enquanto suportes formativos para as aulas de História A pesquisa foi realizada com professores de História que fazem parte do quadro de docentes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, circunscrito ao Núcleo Regional de Educação de Ibaiti Através dos instrumentos de coleta de dados construiu-se o perfil profissional e formativo dos participantes, assim como possibilitou investigar aspectos sobre suas práticas docentes e como a categoria tempo é entendida e trabalhada em sala de aula Como pressupostos teóricos desta pesquisa, orientou-se nos estudos de Tardif (212), Freire (22), Perrenoud (2) e Schön (2) para compreender os professores diante de seus saberes, como também nos estudos de Rüsen (21, 211, 215), Schmidt (218), tendo como referência a teoria da consciência histórica, especialmente na articulação passado, presente e futuro, observada como essencial para uma orientação temporal, relacionando ao domínio da Educação Histórica O método de coleta de dados escolhido foi de questionários individuais em profundidade e o método para a condução do trabalho e análise dos dados foi a Grounded Theory O estudo aponta para uma identidade profissional marcada pela experiência, com formação inicial e continuada diversificada Em relação à consciência histórica, observa-se através de suas práticas ações que remetem a um processo de constituição variável ao transitar entre o presente, passado e as perspectivas de futuro Quanto à questão temporal, verifica-se toda uma preocupação com este tema, porém o modo como é trabalhado se manifesta de diferentes formas, tanto preso ao passado, quanto associado a diferentes perspectivas tanto sociais como cronológicasItem Professores de história e educação histórica : apropriações de um campo em formação no ensino de história na rede pública do estado do ParanáDias, Sueli de Fátima; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Pina, Maria Cristina Dantas; Fronza, Marcelo; Honorato, Tony; Oliveira, Sandra Regina Ferreira deResumo: Esta pesquisa aborda a formação continuada e atuação de professores de História, nas escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, da rede pública, no Estado do Paraná Tem como objeto de estudos as interações e apropriações que professores em serviço fazem com as ideias e aporte teórico metodológico da Educação Histórica O principal objetivo é compreender como os professores em serviço, na rede pública estadual paranaense, se apropriam da Educação Histórica e se a relacionam ou não em suas formações e práticas Para o desenvolvimento deste estudo foram consultados, por meio de grupo focal, questionários e entrevistas, 26 professores atuantes no ensino de História, nas Escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, da rede pública de ensino, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino de Apucarana, que é uma das 32 unidades que compõe com a Secretaria da Educação e Esporte, no Estado do Paraná Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, embasada na Grounded Theory (Teoria Fundamentada nos Dados), na tendência construtivista (CHARMAZ, 29) Baseia-se em autores que abordam a estruturação do ensino de História (ABUD, 213), (FONSECA, 26), (SCHMIDT, 212) E em autores que apresentam a Educação Histórica como um campo em formação e expansão no Brasil, a partir de 23, investigando a cognição em História (BARCA, 211), (SCHMIDT, SILVA, CAINELLI, 219), (SCHMIDT, 221) e fundamentando-se em concepções da Teoria da História de Jörn Rüsen (216) que aponta para a atribuição de sentido no aprendizado histórico e a consciência histórica como forma de agir na vida prática Enfatiza que professores relacionam Educação Histórica à formação, especialmente a formação continuada e desenvolvimento de práticas pedagógicas em aulas de História Considera que professores associam Educação Histórica a metodologias no ensino de História e apresenta a distinção ressaltando a aula oficina, a unidade temática investigativa e a aula histórica como possibilidades metodológicas ancoradas nesse aporte Conclui que professores, reconhecem elementos e concepções da Educação Histórica possibilitando análises da complexificação destas relações e da organização de ações educacionais que orientam o processo de ensinar e aprender