02 - Mestrado - Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Letras por Autor "Alves, Lourdes Kaminski"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Figurações da morte em "A menina morta" de Cornélio PennaMartins, Denis Pereira; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Silva, Marta Dantas da; Alves, Lourdes KaminskiResumo: Uma casa de fazenda, opulenta, sóbria e sombria, às margens do Rio Paraíba Vésperas da abolição da escravatura Tempo de febre amarela devastadora Uma menina, carregada de equilíbrio e de paz familiar, morre Mas sua presença permanece, mobilizadora, na complexidade de conflitos: a mãe, presença escondida; o pai, senhor todo-poderoso e distante Irmãos ausentes Oito mulheres, seus desencantos e neuroses A irmã que chega, esperança de reequilíbrio, personalidade complexa e solitária, amplia os espaços conflitivos e culmina por conviver com o declínio da família e da propriedade Essa Dissertação busca interpretar o romance A Menina Morta de Cornélio Penna sobre o viés da morte A morte é uma espécie de artifício literário e, nesse sentido, deve ser estudada como procedimento estético O texto é iniciado com a preparação dos acessórios fundamentais para o enterro da menina, o rito funerário, que começa com a agonia, coincidindo com a fase inicial do luto dos vivos Os primeiros capítulos dessa narrativa fúnebre trazem descrições das frustrações das personagens, desencadeadas pela morte da menina Contudo, a dor e o sentimento de perda lhes são interditados, são fraquezas e, por essa razão, não são permitidas É o luto reprimido, seguido das mudanças dos papéis na família patriarcal, da tristeza, da melancolia, da degradação Aqui, o espaço é de extrema importância para a construção da fábula, a fazenda do Grotão é vista como articulação dos sentimentos dos que ali vivem A chegada da menina mais velha – Carlota – faz com que as outras personagens possam se abrir “às desgraças das outras” Ela passa a ser outra mulher, e o novo poder, que com ela inicia, é marcado pelo medo e pela sensação de ameaça que todos sentemItem Significação dialógica do messianismo em vereda da salvação de Jorge AndradeBolzani, Márcia Cristina de Lima Aguillar; Ávila, Henrique Manuel [Orientador]; Alves, Lourdes Kaminski; Silva, Joaquim Carvalho daResumo: Este estudo analisa a obra dramática Vereda da Salvação, pertencente ao ciclo Marta, a árvore e o relógio de Jorge Andrade, pelo método da análise do dialogismo discursivo de Mikhail Bakhtin Dá ênfase especial ao discurso religioso messiânico como apropriação parodística (não cômica), por parte de um grupo de trabalhadores rurais que tinham sido posseiros, do discurso religioso católico tradicional, próprio da sociedade dominada pelos fazendeiros, entre os quais se encontram os que lhes retiraram as terras Mostra também como um discurso cristão fundamentalista, portanto autoritário, contribuiu para a formação contraditória desse discurso messiânico Aprofunda a análise do conflito discursivo entre os próprios ex-posseiros, através da utilização persuasiva dos discursos da natureza e do bom senso em confronto, que em alguns momentos se torna aberto, com os autoritários discursos fundamentalista e messiânico Observa o conflito vivido intimamente por Dolor, mãe de Joaquim, protagonista do movimento messiânico, entre o uso do discurso da natureza e do senso comum e o uso do discurso messiânico, ao qual acaba por aderir, consciente do seu caráter ilusório, por amor ao filho e com o fim de denunciar a sociedade injusta que os tem feito sofrer como sofreram Cristo e a Virgem Maria, com os quais Joaquim e Dolor se identificam E interpreta o desfecho do drama como o resultado da oposição entre dois discursos autoritários, em que os detentores do discurso católico tradicional preferem recorrer à força das armas da polícia para silenciar os potencialmente subversivos seguidores do discurso messiânico, enquanto os agregados mais conscientes se deixam matar, não como crentes messiânicos, mas como pessoas que partilham de um protesto radical contra a injustiça estrutural daquela sociedade O recurso à teoria de Durkheim sobre a religião como forma de coesão social e à teoria de Northrop Frye sobre o mito de interesse ajuda a explicar a transformação de um conflito social num conflito religioso, expresso pela figuração artística original de uma obra de literatura dramáticaItem Teatralidade na obra audiovisual CapituNonato, Lívia Martins; Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]; Alves, Lourdes Kaminski; Godoy, Maria Carolina deResumo: Fruto de um processo criativo complexo e distanciado de preocupações realistas, Capitu é uma obra audiovisual que mescla diferentes formas de manifestações artísticas, originando uma linguagem única de amplo alcance expressivo A presente pesquisa analisa a linguagem sincrética composta por Luiz Fernando Carvalho, enfocando sua dimensão teatral A fim de delinear o que distingue o signo próprio do espetáculo teatral em contraste com a materialidade expressiva do cinema, apresentamos os traços elementares de cada linguagem e seus aparatos técnicos, passo necessário para a análise da composição audiovisual e compreensão da intrincada rede de sentidos orquestrados pela presença da teatralidade na composição da mise-en-scène