02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social
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Navegando 02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social por Autor "Anhucci, Loren Pelik Kempe"
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Item A produção de sentidos e significados : o olhar de crianças e adolescentes que vivenciaram uma prática educativa não formalAnhucci, Loren Pelik Kempe; Silva, Cláudia Neves da [Orientador]; Suguihiro, Vera Lúcia Tieko; Souza, Márcia Rejania Lemos deResumo: A partir do conceito discutido por Gohn (1999; 21) e Simson, Park e Fernander (21), o presente estudo tem como objetivo refletir criticamente sobre os aspectos relacionados a uma prática educativa não formal e sobre seus limites e possibilidades em um determinado contexto social, visando a produção de sentidos e significados produzidos por tal prática para crianças e adolescentes que a vivenciaram Nesta perspectiva, pretende-se responder à seguinte problemática: Quais os sentidos e significados produzidos pelas crianças e adolescentes, moradores da Região Oeste A, do município de Londrina, sobre a prática educativa não formal? Para atingir os objetivos propostos, este estudou optou por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo À vista disso, foi utilizada a técnica da história oral, uma vez que esta é capaz de produzir interpretações sobre um passado recente Para a coleta de dados, decidiu-se pelo uso do depoimento, o qual permitiu, em encontros únicos, o contato com os sujeitos da pesquisa Portanto, o universo da pesquisa empírica constituiu-se em crianças e adolescentes que fizeram parte do Programa Atitude na Região Oeste A, do município de Londrina, no período de 29 a 211 A partir do referencial teórico construído e da análise dos dados coletados, pretendeu-se responder ao objeto delimitado nesta pesquisa Este estudo permitiu o aprofundamento da reflexão sobre a prática educativa não formal enquanto possibilidade de intervenção Além disso, trata-se de uma discussão que buscou ampliar o debate sobre o acesso de crianças e adolescentes ao processo de construção das ações voltadas a estes, contribuindo, dessa forma, para a consolidação de um Sistema de Garantia de Direitos, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, à medida que valoriza e apresenta os sentidos e significados produzidos pelo segmento a respeito de um serviço que passou por suas vidas