02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social por Autor "Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item As expressões da evasão dos estudantes atendidos [pela] Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - Campus LondrinaAbreu, Renata Pacheco; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Martins, Eliana Bolorino CanteiroResumo: O presente estudo tem como tema a Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e os motivos de evasão dos estudantes atendidos pelos seus programas de bolsas e auxílios durante a realização de cursos presenciais no Campus Londrina O interesse pelo estudo se deu a partir da inserção da pesquisadora enquanto assistente social na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis no Campus Londrina do IFPR Foi a partir da realidade vivenciada no atendimento aos estudantes e suas famílias, no contato diário com suas condições objetivas de vida, que por vezes os levam à evasão, que surgiram indagações sobre a contribuição da Política de Apoio Estudantil do IFPR enquanto instrumento para a efetivação e a democratização do direito ao acesso à educação pública e de qualidade e de que forma a mesma é compreendida e vivida pelos estudantes A pesquisa tem como objetivo principal: analisar os motivos de evasão dos estudantes atendidos pela Política de Apoio Estudantil do IFPR – Campus Londrina Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, tendo como centralidade os sujeitos sociais envolvidos no tema da pesquisa, os estudantes Os procedimentos metodológicos constituíram-se de revisão bibliográfica; levantamento de dados e análise de documentos institucionais; e pesquisa de campo a partir da realização de entrevistas com estudantes beneficiados por programas de apoio estudantil e evadidos da instituição Os resultados obtidos indicam a evasão como fenômeno multifatorial e a política de assistência estudantil como elemento fundamental para a permanência do estudante Contudo, esta política, de forma isolada, não garante a permanência É necessário que esteja sintonizada com a proposta pedagógica institucional, sob pena de se tornar fragmentada e parcializada no atendimentos às demandas dos estudantesItem O Haiti está aqui : uma análise da compreensão dos imigrantes haitianos sobre a política social no Brasil = : Ayiti nan peyi isit : yon analiz konpreyansyon imigran ayisyen yo sou politik sosyal nan BrezilJean Baptiste, Marc Donald; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Pastor, Márcia; Fraga, Nilson CesarResumo: A presente pesquisa tem como temas centrais a migração haitiana e a política social brasileira O estudo seguiu a lógica do percurso dos imigrantes haitianos, desde a sua vivência sociocultural e política no Haiti, passando pelas motivações de seu deslocamento ao Brasil até sua permanência nesse país O objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar as compreensões dos imigrantes haitianos acerca das políticas sociais brasileiras delimitadas ao atendimento de suas demandas Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como amostra intencional imigrantes haitianos considerados como pessoas destacadas, residentes no Parque Residencial Ana Rosa e no Jardim Santo Amaro, ambos no município de Cambé-PR Os procedimentos metodológicos foram organizados em três momentos, sendo: revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas Os resultados obtidos evidenciam a re-descoberta de um outro modelo de Estado interventivo pelos imigrantes, contrário ao Estado contestado do seu país de origem A pesquisa foi realizada por um pesquisador haitiano, sendo fundamental a reflexão metodológica sobre o seu papel enquanto investigador e, ao mesmo tempo, pertencente ao grupo pesquisadoItem As intenções e expectativas dos imigrantes haitianos na educação de jovens e adultos (EJA) : desafios e possibilidadesAntoine, Dominique; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Zanetti, Maria Aparecida; Rocha, Andréa PiresResumo: A presente pesquisa tem como centralidade a questão da educação no contexto dos fluxos migratórios, problematizando o direito à educação dos migrantes haitianos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, particularmente no município de Cambé, PR O estudo pretende desvelar o percurso dos imigrantes, desde a suas vivências socioculturais nas escolas do Haiti, passando pelo deslocamento ao Brasil até sua a inserção na educação básica, via modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) O objetivo é analisar as intenções e expectativas dos imigrantes haitianos na EJA, quando buscam essa modalidade de educação gratuita no Brasil Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que tem como amostra intencional os migrantes haitianos na EJA, em duas instituições: Escola Municipal Padre Symphoriano e CEEBJA Professora Maria do Carmo Bocati, localizadas em Cambé, PR No desenvolvimento da pesquisa foram estabelecidos procedimentos metodológicos organizados em três momentos: revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, aplicado aos educandos haitianos, sendo precedido pela observação não participante nas duas escolas e observação participante do pesquisador nas duas igrejas evangélicas haitianas nesta mesma municipalidade, frequentadas pelos sujeitos Os resultados obtidos evidenciam que as motivações iniciais dos educandos haitianos para ingresso na EJA são: falar a língua portuguesa, ser um filósofo (concluir o ensino médio na cultura popular haitiana), ter um diploma internacional e estudar numa escola gratuita A pesquisa possibilitou a identificação de dois perfis desses educandos na EJA: os recém-chegados ao Brasil, que buscam a aprendizagem do português, com foco na inserção no mercado de trabalho, e os que vivem há mais tempo no Brasil e aspiram concluir o ensino médio, para ingresso no ensino superior, objetivando uma ascensão social neste paísItem O lugar da escola para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto : expressões de direitos, de resistências e de re-conhecimentosSantos, Eliana Cristina dos; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Rocha, Andréa Pires; Lolis, Dione; Paes, Paulo Cesar Duarte; Saliba, Maurício GonçalvesResumo: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a relação do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa com a escola, localizando o direito à educação enquanto política integrante à perspectiva da Proteção Integral prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e estruturante do Sistema de Atendimento Socioeducativo no Brasil Tal inquietação surge ao perceber que a educação escolar vem sendo desenvolvido no âmbito das medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, conforme a previsão legal do Estatuto da Criança e do Adolescente, e nem sempre a ação tem alçando os resultados que se almeja Conhecer a relação dos adolescentes com a escola se faz importante e é um dos elementos que pode colaborar na compreensão deste fenômeno As narrativas dos adolescentes, sujeitos desta pesquisa, apontam que esta é uma relação complexa e paradoxal atravessada por elementos de negação e afirmação Neste sentido, a escola se constitui num espaço institucional que abriga outros lugares que se entrelaçam, caracterizados nesse trabalho como sendo: o lugar do direito, o lugar da resistência e o lugar do re-conhecimentoItem Mulheres Avá-Guarani no oeste do Paraná : a educação superior indígena enquanto espaço de resistênciaPereira, Gilza Ferreira de Souza Felipe; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Rocha, Andreia Pires; Potyguara, Rita Gomes do NascimentoResumo: Este trabalho, escrito em primeira pessoa por uma estudante de pós-graduação stricto-sensu, reflete parte do meu percurso enquanto mulher, mãe e pesquisadora Kaingang, me encontrando e dialogando com as vivências das mulheres Avá-Guarani acadêmicas e egressas da educação superior Resultado da minha participação como pesquisadora Kaingang junto com outros pesquisadores indígenas e não indígenas, este trabalho intencionou analisar a participação das mulheres Avá-Guarani, acadêmicas e egressas da educação superior, no processo de resistência política desse grupo étnico Para isso, o trabalho foi constituído por aspectos fundamentais: apresento, inicialmente, uma breve contextualização histórica, política e cultural do povo Guarani no Brasil e no Paraná; reflito sobre a emergência e expansão do movimento indígena, a luta das lideranças indígenas na conquista de direitos específicos por meio da Constituição Federal de 1988; apresento um breve retrospecto histórico, trazendo reflexões sobre a educação indígena, bem como da política de educação escolar indígena e da educação superior indígena no Brasil e no Paraná A pesquisa constitui-se de três momentos os quais se apresentam articulados por meio de revisão bibliográfica, de levantamento e analise documental e da pesquisa de campo A partir de minhas incursões nos tekohás Avá-Guarani na região Oeste do Paraná por meio das observações, diálogos e entrevistas ouvindo e sentindo as narrativas das sujeitas da pesquisa, destaco que as mulheres Avá-Guarani destes territórios, estão ocupando todos os espaços de luta, inclusive a escola indígena e as universidades, adentrando os movimentos indígenas e buscando políticas especificas, tornando-se, cada vez mais, mulheres lideranças na busca por melhores condições de vida para sua família e, sobretudo, para seu povoItem As trajetórias dos indígenas assistentes sociais no Paraná : desafios e perspectivas para o exercício profissionalBilar, Jenifer Araujo Barroso; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Paladino, MarianaResumo: O presente trabalho se inspira na recente presença, atuação e percursos de indígenas assistentes sociais graduados em Serviço Social nas instituições estaduais de educação superior do Paraná Tal fenômeno emerge e se contextualiza a partir das experiências de ingresso de indígenas na educação superior pública nas duas últimas décadas no Paraná e no Brasil De tal forma, intenciona identificar e analisar os aspectos que caracterizam as trajetórias profissionais dos assistentes sociais indígenas no Paraná por meio das vozes de tais sujeitos A pesquisa constitui-se de três momentos os quais se apresentam articulados por meio de revisão bibliográfica, de levantamento e analise documental e de pesquisa de campo As narrativas dos sujeitos da nossa pesquisa sinalizam que a ocupação de cargos nos circuitos de trabalho indígena, dentro e fora das terras indígenas, dependerá das negociações e reivindicações estabelecidas por estes profissionais junto as lideranças indígenas e instituições contratantes Para tanto entendemos que a ampliação, criação e consolidação dos circuitos de trabalho indígena que envolvam os assistentes sociais indígenas, dependerão das compreensões acerca da profissão, bem como do reconhecimento atribuído a estes profissionais por suas próprias comunidades e lideranças