01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Navegando 01 - Doutorado - Estudos da Linguagem por Autor "Almeida, Paulo Roberto"
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Item Adaptação, criação e juventude : diálogos entre práticas de letramento escolar e não escolarMartins Neto, Irando Alves; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pietri, Émerson de; Almeida, Paulo Roberto; Mateus, Elaine Fernandes; Lima, Sheila OliveiraResumo: Embasado em uma perspectiva sociocultural de letramento (STREET, 214; BARTON & HAMILTON, 2), este estudo de caso de orientação etnográfica objetiva compreender de que forma práticas de letramento desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em aulas de Língua Portuguesa dialogam com práticas de letramento que esses estudantes desenvolvem em contexto não escolar Os dados foram coletados/gerados mediante utilização dos seguintes instrumentos: observação de aulas, observação de interação dos estudantes em redes sociais digitais, análise de material didático, entrevistas informais e questionários A pesquisa evidenciou dois modelos de letramento escolar Os “letramentos de adaptação” estão vinculados ao propósito da escola de promover a mobilidade social mediante a aquisição/adaptação dos/aos modelos escolares de leitura e escrita Já os “letramentos de criação” manifestam-se nos usos da leitura e da escrita que abrem possibilidade para que os estudantes se posicionem enunciativa e identitariamente e produzam textos com indícios de autoria Fora da escola, constatou-se que os participantes optam por ler/escrever em suportes digitais Tais práticas, nesta tese nomeadas de “letramentos juvenis”, estão ligadas aos posicionamentos identitários que os jovens estudantes assumem nas redes sociais digitais, além de revelarem a (re)produção de textos vinculados a discursos dominantes, como os que estabelecem uma relação de causa e consequência entre escolarização e mobilidade social Ao traçar um paralelo entre os letramentos escolares e os não escolares, os resultados apresentam semelhanças e diferenças no que se refere principalmente à/ao: presença de discursos dominantes pautados por conceitos como superação, desempenho e meritocracia; aceitação/silenciamento de posicionamentos de identidade dos jovens estudantes; utilização de variedade linguística socialmente prestigiada/não prestigiada; criação/reprodução de textos Como conclusão, argumenta-se a favor de uma escola que minimize as “divisas culturais” entre os saberes escolares e não escolares, e considere o desenvolvimento de “zonas culturais híbridas”, não apenas reconhecendo a existência de diferentes letramentos, mas também ensinando, criticamente, essas diferençasItem Era uma vez um estágio de língua portuguesa : diálogos sobre formação docente inicial, o gênero discursivo conto de fadas e suas contrapalavras contemporâneasDuarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Perfeito, Alba Maria [Orientador]; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Almeida, Paulo Roberto; Cristóvão, Vera Lúcia LopesResumo: À luz da Linguística Aplicada, esta tese de doutorado parte da hipótese de que se os professores, em sua formação inicial, apropriarem-se de uma segura fundamentação teórico-metodológica poderão elaborar/reelaborar e aplicar propostas didático-pedagógicas produtivas e significativas para o trabalho com leitura e análise linguística, por meio de textos-enunciado de gêneros discursivos da esfera literária, visando à formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa consiste em desenvolver e compreender o processo de apropriação da teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos e do Plano de Trabalho Docente gaspariniano, visando à didatização de textos-enunciado dos gêneros discursivos conto de fadas tradicional e conto de fadas contemporâneo, pelo professor em formação inicial, em uma universidade pública do estado do Paraná, por ocasião do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Trata-se de pesquisa-ação crítica, de natureza qualitativo-interpretativa e cunho etnográfico, que prevê a colaboração de todos os sujeitos: três acadêmicos-estagiários, integrantes do projeto de pesquisa coordenado pela professora-pesquisadora Na confluência entre a esfera acadêmica e a escolar, a pesquisa fundamenta-se, sobretudo, em duas vias teóricas – a epistemologia filosófica da linguagem do Círculo de Bakhtin e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky – e uma via metodológica: o Plano de Trabalho Docente de Gasparin (29) A seleção dos gêneros justifica-se mediante a compreensão de que os contos de fadas tradicionais contribuem para a satisfação da necessidade de ficção e fantasia (CÂNDIDO, 1972), necessárias ao desenvolvimento das crianças e adolescentes Já os contos de fadas contemporâneos, por se constituírem contrapalavras ativas e críticas aos contos tradicionais, propiciam o entendimento sobre o caráter dialógico da linguagem Nos encontros do grupo de pesquisa, de forma colaborativa, a equipe estudou as bases teórico-metodológicas arroladas e elaborou uma proposta de didatização para os gêneros estudados, implementada em turmas de nono ano do Ensino Fundamental, nas quais os acadêmicos-estagiários realizaram seus estágios obrigatórios O corpus de análise, portanto, é constituído dos seguintes elementos: a) encontros do grupo de estudos para estudo teórico, reflexão e análise dos contos selecionados; b) encontros do grupo de estudos para planejamento e elaboração da proposta pedagógica; c) Planos de Trabalho Docente elaborados; d) aulas ministradas no Ensino Fundamental; e) diários reflexivos sobre o processo de apropriação e didatização dos gêneros; f) relatórios de estágio; g) questionários aplicados aos estagiários; h) contos de fadas tradicionais e contemporâneos Por objetivar compreender de que forma e em que medida os sujeitos apropriaram-se do construto teórico-analítico adotado, a professora-pesquisadora analisou as manifestações de responsividade dos professorandos, nas interações do grupo e na construção dos diários reflexivos As atitudes responsivas dos sujeitos, por conseguinte, foram examinadas em associação com as etapas do processo de internalização Dessa forma, a pesquisa lança luzes à formação docente inicial, estabelecendo relações de interdependência entre as manifestações de responsividade e as etapas do processo de internalizaçãoItem Formação colaborativa de professores e projeto de letramento : um olhar reflexivo sobre a realidade dos alunosPereira, Liliane; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Magalhães, Tânia Guedes; Almeida, Paulo Roberto; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Grande, Paula Baracat de [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições das ações desenvolvidas em um programa de formação continuada colaborativa para a elaboração e a implementação de um projeto de letramento junto aos alunos de uma escola pública situada em zona urbana periférica na cidade de Londrina Foram seguidos os seguintes objetivos específicos: a) investigar os acervos escritos e as agências de letramento dos professores; b) descrever um curso de formação colaborativa do qual fizeram parte docentes do colégio Estadual Vani Ruiz Viessi; c) analisar os sentidos construídos nos discursos dos professores, dos alunos e da comunidade em interação nos eventos de letramento; d) descrever e analisar o processo de implementação de um projeto de letramento; e) compreender as contribuições do desenvolvimento de um projeto de letramento na escola no tocante às práticas escritas dos alunos A perspectiva teórica vinculou-se à abordagem sociocultural e etnográfica dos Estudos de Letramento (STREET, 1984, 1993, 21, 23, 212, 214; KLEIMAN, 1995) e nos pressupostos do dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHINOV, [1929] 29; BAKHTIN, [1934-35/1975] 1988, [1952-53/1979] 23)Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo-interpretativista e de cunho etnográfico, em que os dados foram gerados a partir dos seguintes instrumentos: questionários; gravações; diários das reuniões e análise de documentos Quanto ao corpus de análise, constituiu-se das respostas dos professores aos questionários; dos discursos dos docentes, alunos e comunidade durante os eventos de formação colaborativa; dos diários e das produções realizadas durante o projeto de letramento Para colher os dados desta pesquisa, primeiramente, entregou-se um questionário aos professores do Colégio Vani Ruiz Viessi, a fim de obter informações sobre os acervos escritos e as agências de letramento Em seguida, foram organizadas e implementadas reuniões coletivas quinzenais com um grupo de professores, na mesma escola, tomando-se como ponto de partida um problema de interesse do grupo: o descarte irregular de lixo Por último, tendo o projeto de letramento como elemento integrador, foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas de forma colaborativa pelos docentes e alunos no colégio Quanto aos acervos escritos e às agências de letramento dos professores, a análise dos gráficos ofereceu uma percepção mais ampla das múltiplas práticas de letramento dos docentes No que se refere aos dados sobre a formação colaborativa no local de trabalho, ao entrecruzar as vozes presentes, o principal propósito foi o de dar voz aos professores e de destacar a importância de haver nas escolas momentos de trabalho coletivo O respeito ao outro e a suas opiniões é capaz de dar suporte a uma formação pautada com (e não para) os professores Já quanto à implementação do projeto de letramento, alunos e professores se colocaram como agentes sociais, o que acabou fomentando a pluralidade cultural, uma vez que, partindo de um problema da comunidade, o conhecimento passou a ser vinculado à experiência humana, por intermédio do compartilhamento de saberes e de fazeres, da interdisciplinaridade e da transversalidade dos assuntos trazidos à tona por professores, por alunos e por membros da comunidade quando vistos como sujeitos do conhecimentoItem O ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da sociolinguística educacional : um olhar para as escolas públicas de Londrina-PR(2021-06-15) Assis, Álida Laryssa Espozetti de; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Cox, Maria Inês Pagliarini; Almeida, Paulo Roberto; Altino, Fabiane Cristina; Santana, Andreia da Cunha MalheirosCompreender a escola como um espaço heterogêneo é fato indiscutível; da mesma maneira, é inegável a existência da variação linguística neste ambiente, contudo, o ensino de Língua Portuguesa, muitas vezes, não abrange esse fenômeno. Neste contexto, e com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, esta pesquisa busca compreender qual concepção linguística embasa o ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas da cidade de Londrina-PR. Para tanto, os seguintes objetivos foram traçados: (i) Conferir a abordagem utilizada pelos professores nas aulas de Língua Portuguesa; (ii) Observar como ocorre a pluralidade linguística durante as aulas de Língua Portuguesa; (iii) Apurar a crença dos professores a respeito do ensino de Língua Portuguesa; (iv) Averiguar a compreensão dos alunos a respeito da relação entre gramática e língua; (v) Verificar os documentos oficiais utilizados por professores e escolas. Assim, três corpus foram analisados para o cumprimento dos objetivos: Documentos oficiais (PCN - Parâmetros curriculares nacionais; PPP - Projeto político pedagógico); observação de aulas; respostas a questionários aplicados aos professores aos alunos. A análise dos dados coletados esclarece que os estudos sociolinguísticos estão presentes nos documentos oficiais e nas respostas aos questionários dos professores, contudo, expõe práticas que divergem do esperado.